Depois de um forçado mergulho no povo veraneante, volto com a distinta sensação de que somos os campeões do Verão. Pelo mesmo, o orgulho leonino está inchado nas praias, nas esplanadas desse Algarve tão maltratado e cheio de bimbalheira invasora. O barómetro absolutamente científico é o número de adereços que pulalam pelos espaços apinhados da costa algarvia. Desde 2002 que não via um tal massacre. As camisolas do leão, os bonés (é o adereço do Verão!), os cachecóis nos carros, até os tradicionais e chungas galhardetes nos espelhos dos carros. É tal a goleada que, no caso, por exemplo, dos lampiões, até o Liverpool está melhor representado.
Pode ser que em Agosto o balão dos pardalitos volte a inchar e a equilibrar a coisa. Mas, até agora, o Verão é nosso. Já quanto aos campeões nacionais, não sei se é do apito, das lágrimas do Jamor ou de um assomo de vergonha, mas nem parece que ganharam o título com dezenas de pontos de avanço…
