O Dia do Juízo Final

O Dia do Juízo Final

 

Somos tidos como a melhor escola de formação de Portugal. Há quem arrisque, uma das melhores do mundo. Não discuto a ideia. Em termos futebolísticos, acredito que a Academia Puma não anda longe disso. E o resto?

De que são feitos os nossos pequenos campeões? Pernas robustas, tronco musculado, pés de veludo. E a cabeça? Na linha de produção, os nossos operários estão a trabalhar muito bem o básico. Mas parece-me que se estão a esquecer do óbvio. Dotar toda esta gente de cérebro. Não faz mal, senhores. A fábrica não morre por haver uns quantos que tenham ideias próprias. Se chegar o sindicato, pode haver umas greves. Não passa disso. O que não pode acontecer é desenvolvermos séries de jogador vintage com cabeça de melão. O que se passa neste caso é, mais tarde do que se julga, o cérebro (ou a ausência dele) ser indevidamente apropriado pelos oportunistas de turno. Os parasitas do momento que usam e abusam do vento que passa pela cabeça dos pobres miúdos. Um filme visto e revisto. Um espectáculo desprezível, esta verdadeira guerra de máquinas contra humanos. O objecto vira-se contra o criador. De repente acordam, olham-se ao espelho e vislumbram uns pêlos no buço. E pronto, o caldo entorna. O final já todos sabemos como é. Assistir sem grande capacidade de manobra ao dia do Juízo Final. Jogadores rebeldes sem causa em revolta cega contra o clube.

E que tal investir no carácter para além das qualidades físicas? Homens a sério e de barba rija são precisos neste mundo.

Neste particular, o nosso passado recente está repleto de histórias dispensáveis. Não apenas protagonizadas por aqueles que querem sair a qualquer custo, mas também, pelos artistas que não sentem um pingo de reconhecimento por quem tão bem cuidou deles.

Futre, Figo, Quaresma, Simão…e agora João Moutinho. Há quem vá mais longe. A rábula da ida do Cristiano Ronaldo para o Real Madrid é absolutamente aterradora e exemplar. Falta de respeito, de amor e de lealdade numa só e única vontade. Há anos atrás levámos com a transferência mais cobarde e traidora da história do futebol quando o Figo trocou o Barça pelo Real Madrid. E agora, temos o caso Moutinho. Esforço, Dedicação, Devoção e Glória? Pelo amor de Deus. O nosso capitão fez ouvidos de mercador às palavras do Visconde e deixou-se levar pela música que vem da caverna dos Beatles.

Não é triste os nossos meninos serem os melhores da bola e os piores no ranking da decência?

 

 

 

7 thoughts on “O Dia do Juízo Final

  1. O que se passa na Academia, em termos de formação de carácter dos homens de amanhã, é o que se passa com toda uma geração, que devido a uma certa permissividade só alimenta a juventude para crescer, mas não para enfrentar a vida profissional com dignidade e respeito pelos outros, inclusivé com superiores hierárquicos, patrões e até mesmo com os educadores onde se incluem os progenitores.
    É mesmo “O Dia do Juízo Final” que se aproxima a passos largos.
    SL

  2. 100% de acordo, Tite.
    Limitar-se a analisar os problemas dos jovens formados no Sporting sem os enquadrar na crise de valores imensa que assola a nossa sociedade e desonesto.
    A menos que se pretenda que a Academia do Sporting seja um local de “lavagem de cerebros”. Eu nao concordo, embora ao menos isso sempre significasse que os nossos prodigios que por la crescem seriam dotados de um….

    Saudacoes Leoninas

  3. Como é evidente, não é objectivo deste post, elaborar um tratado de sociologia sobre a o carácter dos adolescentes. Isso é mais do que evidente. A Academia não é um bunker e existe um contexto que a enquadra e que todos conhecemos. Limitei-me a estabelecer um paralelismo de casualidades que têm sempre a chancela do “made in alcochete”. E nunca me ocorreu sugerir lavagem de cérebros. Aliás, muito pelo contrário. Lavados já eles estão. e demais.

    Saudaçães Leoninas

  4. Jordao, espero que nao tenhas interpretado o meu comment como um ataque. Foi apenas uma opiniao.
    O que acho e que estas coisas teem que ser vistas com algum enquadramento. Nao discordo de que se calhar os jovens jogadores do Sporting devessem ter algum acompanhamento de outra natureza para se tentar combater estas situacoes. Mas duvido sinceramente que isto nao se venha a repetir muitas mais vezes no futuro.
    O Sporting nao e caso unico nestas coisas. O Benfica, clube que apregoa essa tal “paixao pelas camisolas” tambem tem mas experiencias: o Paulo Sousa, quando fugiu para o Sporting em 1993, fez muitissimo pior do que agora o JM. No passado recente, o Manuel Fernandes tambem fez das suas.
    O Porto permanece imune porque nao havera mais do que 4 ou 5 jogadores das suas escolas que vingaram no plantel principal nos ultimos 15 anos! E tudo uma questao de percentagens.

    Saudacoes Leoninas e parabens pelo blog

  5. Compreendo-te perfeitamente, grande Jordão.
    Tenho muita dificuldade em compreender este excesso de ambição.

    Das centenas de miúdos que passam anualmente pela Academia, uma curtíssima percentagem chega à primeira equipa.
    A maioria perde-se pelo caminho, ou faz carreira em clubes de menor dimensão.
    Ora chegar à primeira equipa do Sporting, deveria cultivado, exaltado, encarado como algo de excepcional, um orgulho imenso!

    Infelizmente, os jovens que passam à primeira equipa apenas sentem que estão em cima de um trampolim, não querem mais nada, apenas dar o salto.

    Hoje vemos sujeitos como o Pereirinha hesitar na renovação do contrato, já julga que o campeonato português é pequeno para o seu talento. Inglaterra é que é!

    Foda-se ó Little Pear, ainda há pouco jogavas no Olivais e Moscavide, o Sporting não é suficientemente grande para o teu pomar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s