Autofagia

1- Gostava, como sócio e gameboxer, que o sr. Paulo Bento me pedisse pessoalmente desculpa pela primeira parte…
2- Gostava que o Veloso fosse homenzinho…
3- Gostava que o Postiga não jogasse no Sporting…
4- E assumo, aqui, hoje, depois de uma das mais humilhantes primeiras partes da história do Sporting, que gostava que os seguintes jogadores fossem aplaudidos de pé no próximo jogo em Alvalade: Tonel, Abel, Izmailov, Romagnoli e Djaló! Obrigado, sinceramente.
5- Gostava mesmo que o Postiga não jogasse no Sporting…

Apesar de tudo, há consolo.

19 thoughts on “Autofagia

  1. Deduzo que não incluas o Moutinho nesse leque de “aplaudíveis de pé” por causa do passado recente. É que acho que ele tb foi importante para a capacidade de restituir um pingo de decência à triste figura da primeira parte. Quanto ao resto, totalmente de acordo.

  2. É realmente ponto assente que não dá para jogar com o Veloso e o Rochemback (valia mais ter dito ao Paulo Bento que não queria jogar) num meio campo em linha. Aliás, acho que não dá para jogar com o Veloso em linha, seja com quem for ao seu lado. O gajo andou completamente perdido o jogo todo, deixando completamente escancarada a zona central, fazendo-se tarde aos lances e chegando ao ponto de aparecer na posição de… líbero. Teste redondamente falhado, pelo menos em termos defensivos.

    Depois aqueles trastes de que falaste. Eu continuo sem perceber a razão pela qual o Ronny ficou no planel (na volta conta piadas fixes no balneário). Também não percebo como é que o Tiuí chegou a profissional de futebol. E acho lamentável que um jogador se apresente em campo com 10 quilos a mais do que devia pesar (Pedro Silva).

    Valeu-nos a segunda parte para não sermos enxovalhados, mas ainda assim posso destacar a confirmação do excelente momento do Izmailov e do Djaló, o caminhar do Moutinho para o seu melhor nível e aquele gesto técnico fantástico do Tonel, com uma ratola para mais tarde recordar. Se estivessemos a ganhar, tinha cantado o fantástico “é o Tonel” até ao apito final.

    Já agora. Será que também vamos ter um penalti contra, no jogo de Braga? E será que o Paulo vai explicar o porquê do Vuk não ter jogado, nem que fossem cinco minutos?

  3. Pingo de decência é o termo. Valeu o brio da segunda parte. Perguntas a que urge responder: que faz um… digamos, vá lá…jogador (?) como Pedro Silva no plantel da equipa principal do Sporting. Poruq é que VUk não joga? Porquê???!!

    Em suma, perdemos 2-0 com o Real Madrid. Que este resultado não se volte a verificar caralho!!

  4. Esqueci-me de sublinhar os bons apontamentos deixados pelo Pereirinha, que com o Izmailov foram os únicos a mostrar alguma vontade na primeira parte.
    Ponham o Pedro Silva nas putas (um num campo de férias para obesos), fiquem com o Pereirinha como mais uma opção para lateral (se for necessário desenrascar) e vão ao mercado ou à Academia buscar mais um médio.

  5. Tenhamos um bocado de calma. Concordo que o nome do Sporting ficou de certa forma manchado (e como) com aquela primeira parte. Mas tambem acho que este tipo de “chamadas a Terra” fazem bem porque se calhar estavamos todos demasiado euforicos e a sonhar com uma equipa que (ainda) nao temos.

    O que ficou bem patente e que os Ronnys, Pedros Silvas e Tiuis nao chegam para jogos “a serio”. Poderao chegar para tapar um remendo no campeonato contra o Trofense, Pacos de Ferreira ou Alhos Vedros, mas nunca num jogo de Liga dos Campeoes e muito menos em casa de colossos europeus. E nao se esquecam que devem ao Tiui a Taca de Portugal que conquistamos em Junho – ou sera que ele ai sabia jogar e agora de repente desaprendeu?? Memoria curta….

    Prefiro perder jogos amigaveis “de goleada” e que os jogadores acordem do que levar bofetadas destas em jogos a serio. E como se diz na Centuria, assim sempre ficamos a saber a sensacao de levar um banho de bola. E que o Sporting, a bem dizer, ja nao tinha um desafio com este grau de dificuldade desde a deslocacao a Manchester para a Champions do ano passado.

    Saudacoes Leoninas

    PS: A unica coisa para a qual nao tenho explicacao e a ausencia do Vukcevic, porque realmente me pareceu que tudo estava reunido para ele poder voltar a ter uma oportunidade. O facto de jogarem quase todos menos ele e sintomatico. Mas nao tenho razoes de duvidar da boa-fe do nosso treinador. Ficarei alerta para tentar perceber o que se passa…

  6. Petinga,

    Apesar do feito extraordinário do Tiuí na final da Taça, o homem não joga um caracol, é ridiculo. Nenhuma equipa da 1ª liga portuguesa lhe daria a titularidade, o que é que está a fazer no Sporting?
    Acima de tudo, espero que tenha sido uma lição para o Paulo Bento. O principal culpado da primeira parte.

  7. Caro Meszaros,

    Nao estaras a ser um bocadito exagerado em relacao ao Tiui? E sempre facil vir a posteriori dizer que o tipo nao joga nada, nao achas?
    E tambem e facil vir agora dizer que foi muito ma opcao ter-se optado pour poupar os habituais titulares. Tivesse o Sporting entrado com o 11 “habitual” e visto o Caneira e o Moutinho lesionarem-se numa entrada mais violenta, e estavamos agora todos a criticar a utilizacao de jogadores fulcrais num jogo amigavel sem qualquer valor.

    A grande culpa do Paulo Bento e nao ter uma segunda equipa capaz de resistir sequer aos titulares do Real Madrid.
    E talvez isto ensine ao Sporting que jogos “amigaveis” contra colossos europeus a meio da semana, no inicio do campeonato, nao sao de todo produtivos para o plantel.
    Quando ao treinador, acho que depois do jogo de hoje ele nao devera ter a mais pequena duvida de que certos jogadores nao teem valor para ser titulares, a menos de um problema grave com lesoes e, repito, num contexto de um jogo realmente menos complicado.

    Nem o Bento passou a ser o pior treinador da Liga portuguesa, nem o Sporting passou de repente a ter um plantel muito pior do que nos pensavamos. Encontrar bodes expiatorios para todos os resultados negativos do clube e um exercicio (tipicamente Sportinguista?) que, pessoalmente, nao me agrada. Mas e apenas a minha opiniao.

    Saudacoes Leoninas

  8. Petinga,

    Mal acabou o jogo da Taça, o da glória do Tiuí, pensei e disse (aqui), “pronto hoje és o maior, mas agora podes ir embora”. Não há memória curta.

    A culpa do Paulo Bento reside em colocar a jogar na mesma equipa, contra o Real Madrid (!) Ronny, Pedro Silva e Tiuí. Estes três são muito fracos para estarem no plantel do Sporting, já sabemos, então, em nome do prestígio, só devem jogar juntos contra o Atlético do Cacém, no primeiro jogo de preparação da época e em separado para a taça da liga.

    O Paulo Bento não é mau treinador, não foi isso que eu disse. O Paulo Bento é inexperiente e às vezes torna-se muito evidente. Ontem aprendeu uma valente lição, aprendeu que contra equipas deste calibre não há rotatividade possível.
    Se têm medo das lesões, então não aceitem fazer jogos particulares quando já começaram as competições oficiais!

    Eu não quero encontrar bodes expiatórios, mas tenho de perceber as razões de sofrer 5 golos em 45 minutos. Sim, sou Sportinguista.

  9. Foi o Paulo Bento que decidiu que a melhor forma de encarar um jogo no Bernabéu era mudar do losango afinado para o 4-4-2 pouco treinado. Foi o Paulo Bento que decidiu juntar o Roca e o M. Veloso no meio, qualquer um dos dois com uma ética de trabalho defensivo muito inferior à do Moutinho. Foi o Paulo Bento que decidiu optar pelo Pedro Silva e pelo Ronny para defender o Robben e o Higuain (!!!). Foi o Paulo Bento que decidiu colocar o Tiuí e o Postiga no ataque. Se foi o Paulo Bento que decidiu isto tudo, então devia ser homenzinho e não culpar os jogadores por não terem metido o pé… Devia pedir desculpa e admitir os erros próprios. Porque a desresponsabilização é sinal de cobardia. E ele deve ter noção – porque já jogou fora de Portugal – do mal que a 1ª parte de ontem fez à imagem do Sporting na Europa… enfim, detalhes para quem prefere discutir a “perseguição” dos árbitros em Portugal…

  10. Não querendo desviar o assunto (até pq se enquadra também no leque de questões a que o Paulo Bento deveria responder por causa da merda de ontem), também começo a ficar farto do “caso Vukcevic”. Seja qual for o ângulo de análise, é inegável: já há, de facto, um “caso Vukcevic”. E o discurso do Paulo Bento sobre este tema… aborrece-me! Tem o direito de dizer que não joga “por opção”. Está também no seu direito quando disser que não joga “porque os outros estão melhores fisicamente”. Também pode argumentar que não joga “porque não está a encaixar no sistema da equipa”. O que não pode é comparar a sua não utilização no jogo de ontem à não utilização do Carriço. Isso é um atestado de estupidez que ele está a passar aos adeptos. Da mesma forma que não me parece honesto estar a contrapôr os alegados amuos do Vuk com recurso a… “um abraço em Fevereiro”. Para este tipo de argumentação, prefiro que diga: “Não falo”. Ou “é tabu”. Ou “são questões internas”. Caso contrário, acho que só serve para alimentar a polémica.
    Dito isto, continuo a acreditar que o regresso do Vuk vai ser assinalado por 8 golos em cinco jogos. E com 34 abraços ao Paulo Bento. Golo? Abraço! Assistência? Abraço! Sprint de 20 metros? Abraço!, etc, etc, etc…

  11. Meszaros

    Nesse caso as minhas desculpas.
    Queria so salientar que este jogo era para se realizar na pre-temporada passada, mas com o falecimento do jovem Puerta foi adiado “sine die” e o Sporting, para honrar o seu compromisso, acabou por aceitar disputa-lo agora. Erro grave numero 1.
    Instalou-se no Sporting uma verdadeira faccao de detractores de tudo e todos, que adoptam o discurso seguinte: tudo o que acontece de bom ao Sporting e porque “temos uma grande equipa e ja era altura de darem alegrias aos adeptos”; tudo o que sucede de negativo e “100% culpa do treinador”. Isto parece-vos racional?

    Douglas

    A generalidade da critica (blogs Sportinguistas a cabeca) aplaudiu a contratacao do Roca como “um centrocampista para conferir mais musculo ao meio-campo do Sporting”. Se agora se verifica que a etica de trabalho defensivo dele e do unico verdadeiro medio-defensivo do plantel (Veloso, talvez o Adrien tambem o possa vir a ser) sao inferiores a do Moutinho isso e para mim uma bela novidade.
    Para mim, estes momentos sao ideais para este tipo de experiencias, por muito que os resultados possam ser (como o foram) catastroficos. Imagina la tu (por um breve momento) que o Ronny metia o Robben no bolso? Parece impossivel? Pois lembra-te que o ano passado o Pereirinha fez o mesmo ao Quaresma no jogo contra o FCPorto e antes do dito praticamente nenhum adepto do Sporting dava uma sandes de presunto pelo miudo. Idem com o Yannick, que para muitos de entre nos podia ter ido arejar para o Povoense, por emprestimo com opcao de compra, a seguir a ter-se lesionado.
    A experiencia falhou REDONDAMENTE (ninguem esta a tentar escamotear isto), e o pior foi ter ficado a clara conviccao de que estes jogadores nao valem mesmo mais do que para o Cacem e a Taca da Liga – sobretudo se actuarem os 3 ao mesmo tempo.
    E depois, dizer que porque os jornalistas dos periodicos espanhois aproveitam para gozar com os seus homonimos espanhois, a imagem do Sporting na “Europa” saiu afectada, e dar mesmo muita importancia a imprensa de “nuestros hermanos”.

    Eu quero la saber da porcaria do trofeu Santiago Bernabeu se o Sporting fizer uma campanha como deve ser na Champions!
    Criticar, tudo bem, agora “bater no ceguinho” e que nao… quando se ganha, a responsabilidade e de todos. Quando se perde, tambem.

  12. Se me permitido comentar o que escreve o carissimo Sousa Cintra, devo concordar que a gestao deste caso nao esta a ser facil. Da mesma forma que o Moutinho tambem deveria abster-se de comentar a sua hipotetica saida para o Recreativo de Huelva, o Paulo Bento esta a tentar evitar comentar esta situacao mas sem sucesso – e da demasiada importancia a A Bola, ao ponto de desmentir as baboseiras q eles escrevem em plena conferencia de Imprensa; de resto, o facto de na versao online d’A Bola se omitir esta frase do seu discurso mostra bem a ma-fe daquele jornal.
    O que quer que o Vukcevic tenha feito ou venha a fazer, espero que seja resolvido rapidamente e a bem do Sporting. O Vuk tem 21 ou 22 anos e nao e nenhuma crianca, ja viu o que sucedeu com o Stojkovic portanto nao pode ter duvidas naquela cabecinha.
    Nao posso comentar mais porque nao sei de fonte segura o que se passou. Mas recordo que o Jesualdo tambem tem respondido “nao jogou por opcao” as ausencias do Quaresma e ai ninguem levanta ondas.
    Quanto aos abracos e golos, sou um grande admirador do Vuk e acho que e uma peca fundamental do meio-campo no ataque ao titulo. Abracos e beijinhos, multiplos por cada golo, e o que pretendemos!

    Saudacoes Leoninas

  13. É permitido comentar, pois claro. Não precisa de autorização.
    Quanto aos cenários traçados, Petinga, peço desculpa… peço mesmo desculpa, mas não consigo. Não consigo imaginar o Ronny a meter o Robben no bolso. Nem por um momento, nem por um segundo, nem por um micro segundo. É uma hipótese que não consigo enquadrar no meu limitado cérebro. No bolso do Ronny, confesso, só consigo imaginar uns calhaus de 15 kgs cada. Isso consigo imaginar. E sempre explicava aquela peculiar forma de se movimentar no terreno. Sim, movimentar, porque aquilo, peço desculpa, não é correr.

  14. Petinga,
    percebo tudo aquilo que dizes, mas resumo a minha posição a algo simples: se eu fosse treinador do Sporting e tivesse agendado um jogo contra o Real Madrid, colocava em campo os melhores jogadores que estivessem disponíveis.

    Os Ronnys, os Pedros Silva e os Rodrigos Bonifácio ficavam no banco e entravam quando o adversário começasse também a rodar (e até podiam não entrar). Antes disso, muito antes, entraria o Vuk, que até poderia jogar de início se me apetecesse, por exemplo, deixar o Djaló a descansar.

    Agora espetar com estes jogadores de terceira (se um dia te apetecer ver uns jogos da segunda divisão, garanto-te que vais ver lá gajos capazes de fazer o mesmo) todos ao mesmo tempo, ainda por cima contra o Madrid, é um inexplicável misto de tomates e loucura, que resultou no que resultou. Só espero, muito sinceramente, que o Paulo Bento tenha percebido que estes gajos só devem ser usados em situações de total emergência ou contra equipinhas das primeiras eliminatórias da Taça.

    Ah, e quanto ao Rodrigo Bonifácio, o que aconteceu na final da Taça foi um acaso e não devia ter servido de justificação para o mantermos no plantel. Não posso admitir que um jogador do Sporting, em três recepções de bola não consiga dominar nenhuma à primeira e que em outros tantos passes que tenta fazer só consiga acertar um.

  15. Concordo absolutamente com o post que deu origem a esta discussão.
    De tal modo que assino por baixo e não quereria dizer mais nada, mas…
    como aqui se comenta o Tiuí também tenho que dizer, que quando o vejo entrar em jogo tremem-me tanto as pernas como devem ter tremido as do Rui Patrício ontem na1ª parte.
    Abraços leoninos

  16. Sousa Cintra,
    pegando no “caso Vukcevic”, O Jogo escreve hoje o seguinte:

    “Opção de última hora ditou o afastamento de Simon Vukcevic do encontro de anteontem em casa do Real Madrid. Ao que O JOGO apurou, o internacional montenegrino estava na calha não apenas para alinhar no Troféu Santiago Bernabéu como até para figurar no onze titular, mas acabou por nem sequer sair do banco de suplentes.
    A decisão de Paulo Bento colheu de surpresa o próprio grupo de trabalho, uma vez que todo o trabalho de preparação para o embate com os merengues indiciava ser desta que o 10 leonino voltaria a alinhar, e logo como primeira opção. No entanto, o técnico leonino decidiu remover o esquerdino das suas cogitações antes da partida. Continua sem fim à vista o afastamento de um jogador cuja personalidade terá levado a alguns conflitos com o técnico, que parece estar a promover uma “cura de humildade”.

    Eu não sei como é que isto vai terminar, mas começo a ficar realmente preocupado…

  17. Pingback: RATINHOS NA EUROPA… « O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s