É um estádio bonito, novo… arejado
Sp. Braga – Sporting
Segunda, 1 Setembro 2008
Estádio Axa, 21.15
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Os senhores do tempo dizem que durante o fim-de-semana deve chover na zona norte do país, mas se tudo correr bem segunda já será um dia de sol. No entanto, este Estádio Axa que continua a ser chamado de 1º de Maio, de Municipal de Braga e até de A Pedreira, tem a particularidade de, precisamente, ter pedra em vez de topos, o que faz dele um estádio frio como poucos. É claramente melhor ir lá jogar em Setembro do que num gélido Janeiro, mas volto a sugerir que façam-se acompanhar por um casaquinho.
A selecção do Mali tem um futebol com perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Braga é o principal candidato ao prémio “Dor de Cabeça dos Três Grandes 2008”, com a curiosidade de apresentar um plantel com mais soluções do que alguns plantéis com que o Sporting se assumiu candidato ao título nas últimas duas décadas. Carlos Freitas chegou e desatou a comprar tudo o que mexia, principalmente avançados (Mossoró, Alan, Meyong, Rentería e até o velhinho Paulo César, ex-União de Leiria, juntaram-se a Jorginho, Wender, Matheus e Linz), dando a Jorge Jesus um considerável poder de fogo e uma maior segurança na baliza, com a recuperação de Eduardo, emprestado ao Setúbal.
Ainda sem conhecer o sabor da derrota tanto em jogos de preparação como oficiais, o Braga tem jogado numa espécie de losango, só que com extremos e não médios interiores nas alas (Alan e César Peixoto), o suficiente para ir ganhando enquanto espera que alguns jogadores importantes recuperem de lesões e que o entrosamento da defesa melhore (ponto a explorar).
Este homem é um Mister
Assumo desde já: não gosto do Jorge Jesus, mesmo sabendo que é um dos treinadores mais competentes cá do burgo, que passou pelo Sporting enquanto jogador e que teve a brilhante ideia de dizer que ia passar a jogar com defesas manetas, depois de terem assinalado um penalti contra a sua equipa, por bola na mão.
Irrita-me aquele seu estilo “vaidosolas”, aqui e ali polvilhado de falsa modéstia, já para não falar do facto de ser lampião. Mas a verdade é que o “Cruyjff de Felgueiras”, onde se deu a conhecer trazendo o clube para a 1ª divisão, tem um percurso interessante com passagens simpáticas pela Amadora e por Leiria, indo o maior destaque para a sua passagem por Belém, onde conseguiu apurar-se para a UEFA e ir à final da Taça de Portugal (sendo encavado pelo Liedson).
Adora que as suas equipas consigam “dominar o espaço e o tempo”, outra das frases inesquecíveis deste mister que caiu nas boas graças dos cacifeiros Jordão e Sousa Cintra.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva
A tentação é eleger o Linz como a estrela desta equipa, mas o jogador que mais tem dado nas vistas neste início de época é o médio uruguaio, Luís Aguiar. Joga na posição 10 e não será boa ideia darem-lhe muito espaço à entrada da área, porque o rapaz adora tiro ao alvo.
A vantagem de ter duas pernas!
Confirmando o grau de dificuldade desta deslocação, não é nada simples eleger um “perna de pau” na equipa bracarense. Há, isso sim, dois ou três gajos com a mania que são melhores jogadores do que realmente são e nesse aspecto tenho que destacar o João Pereira, um dos jogadores que mais odeio na nossa Liga.
E agora entram as danças sevilhanas da Catalunha
Paulo, este é daqueles jogos que servem para uma equipa poder afirmar-se definitivamente como candidata ao título. É um dos jogos mais complicados que teremos durante toda a época (dava jeito ter o Polga) e, assim de repente, penso que o melhor conselho que posso dar-te, para além de sermos os primeiros a marcar para terminarmos com os contra-ataques à Jesus, é o de explorares o lado direito do Braga.
O Alan esquece-se demasiadas vezes de ajudar o João Pereira a defender e este traste tem uma capacidade de controlar os nervos quase nula, portanto já sabes para que lado deve descair o Derlei (e podes sempre pôr o Vuk em cima dele). Com jeitinho, o pequeno lampião é expulso depois de cuspir-se todo a insultar o árbitro.
Vamos jogar no Totobola
Braga – Sporting: X 2
Se tudo correr bem estarei lá, ainda mal curado de recente faringite, mas enquanto as cordas aguentarem… Ah porque isto de estar a norte e ser sportinguista é um privilégio: gastamos menos dinheiro nas deslocações, que são quase todas perto do meu quintal. Partilho da pouca simaptia por Jesus (não são questões religiosas…) ou por João Pereira (aqui nunca se sabe… crucificado era pouco…). ah, pois! podiam-nos emprestar 2 avançadozitos. O PB até segunda ainda pode encostar o Yanick ou o Derlei por não gostar do penteado do 1º ou costura do joelho do 2º
Aproveito para saudar este leão do norte e dizer que já tenho saudades do nosso sportinguista de Israel.
E já que falamos em encostar jogadores, estive uns bons 20 ou 30 segundos a olhar para a foto que vem hoje no O Jogo, onde aparece o Vukcevic sentado no banco de suplentes, em Madrid. A expressão de tristeza do puto (afinal, tem 22 anos) é impressionante.
“Se eu tivesse a equipa dele (Schuster), dava 3 de avanço e o jogo acabava aos 5”.
Vocês sabem de quem são estas palavras? Jorge Jesus em plena sala de imprensa depois depois de o Belenenses ter perdido 1-0 contra o Real Madrid para o Teresa Herrera.
Gosto deste tipo. Vaidoso, piroso e balelas. Além de ser completamente obcecado pela táctica. Um verdadeiro Zeman de Alcântara. Acho que estás enganado quanto à filiação clubística, camarada Cherbakov. Segundo o que sei, o Jesus é Leão dos pés à cabeça. Ele é um dos nossos, portanto. Vejo-o perfeitamente capaz de mamar jolas e coiratos enquanto discute as basculações do interior direito do Pinhalnovense numa qualquer Roulote de Alvalade.
Já imaginaram este homem à frente dos destinos do nosso clube? O que seria uma conferência de Imprensa de antevisão da Champions League com este gabarolas?Depois de Paulo Bento, é o homem certo para o Sporting. E o trabalho no Braga não o vai desmentir. É o campo mais lixado onde os grandes vão ter que provar que o são de facto.
Saudações Leoninas,
Este jo
Saudações Leoninas,
Este jogo vai ser mais complicado do que uma ida à Luz ou Dragão.
Vamos ter um Braga muito moralizado com a recente qualificação para a Taça UEFA e um Sporting recentemente semi-humilhado em Madrid.
Mas, ainda acresce que a malta para os lados de Braga ( incluindo os sócios ) são na sua maioria Lampiões.
Eu vou lá estar, já que sou daqui do Norte ( embora nascido, e bem, na freguesia de Alvalade/ Lisboa ), como já é habito, com mais uns lagartos amigos meus.
SPOOOOOOOOOOORTING!
Vocês tem lido o que o Rui Cartaxana tem dito no Pasquim do Record?
Este gajo continua a afirmar que é penalti o lance entre o Polga e o Zé Carlos e chama de Atrazados Mentias àqueles que dizem que não.
“Sr Rui Cartaxana,
Em que grande Lampionada que se meteu…. Encheu tanto o Lampião dentro de si, que a gosma azeitada esbordou e começou a arder !!!
Pode ser que uma BANHADA com o FC PORTO lhe apague esse fogozinho, UI, AI….
Saudações Leoninas”
O sr. Jesus é leão de ouro, com as quotas pagas pelo pai há 50 anos… Ele próprio o disse em entrevista do DN, na altura em que o Paulo Bento estava encostado às cordas (curiosamente…).
Estou para ver o que faz ele com a equipa que tem… uma coisa é trabalhar muito bem as equipas tacticamente para defender e depois, de forma igualmente estudada, atacar cirurgicamente… sting like a bee… outra bem diferente é expor-se aos Jesus desta vida. E trabalhar a equipa para pensar mais em atacar que em defender. Veremos como se safa, naquele que é o verdadeiro teste à sua candidatura aos grandes… mas tenho algumas dúvidas que deixe de ser um João Alves (jogador) dos treinadores.
(Não acho que seja o Zeman de Alcântara, o Zeman tinha perdido a taça contra o Sporting por 4-3, não 1-0).
Agora é que me lixaram, caraças. O gajo não tem um ar nada leonino. Bem, as aparências enganam, portanto deixo desde já as minhas desculpas ao mister JJ por tê-lo ofendido chamando-lhe o pior nome que pode chamar-se a alguém: lampião!
E já que o Jordão falou nas roulotes de Alvalade e estamos numa de Jesus, tenho a dizer que a roulote Espírito Santo não passou na avaliação gastronómica do Meszaros.
Muito bem visto, Cherba.
É o segundo jogo consecutivo que se avaria a máquina da imperial, inadmissível.
As bifanas são secas e a mostarda aguada. Uma merda.
Conto esta época analisar em pormenor todos os estabelecimentos móveis que circundam o estádio. Uma espécie de “Boa Mesa” do Expresso à maneira do Cacifo.
Aceito sugestões para o nome da rubrica. Estava a pensar em Paulinho´s Gourmet…
Este blogue está cada vez mais a un nível, que tomara eu ver o Sporting atingir… Era bom sinal!
Esta nova rúbrica então , está muito boa… Consegue conciliar análise com humor de uma forma soberba!
Os meus sinceros parabéns!
SL!
Caro meszaros,
Chez Paulinho ;)
Abraço Leonino!
É claro que está bem visto. Mas até segunda á noite não haverá “postas”?!
O Braga esta de facto em grande neste comeco de epoca. Acho que este e mesmo daqueles jogos onde se define um candidato ao titulo. O Sporting tem que ter os olhos postos na vitoria, por mais que o Jorge Jesus tenha vontade de se mostrar…
Isto de jogar durante a semana complica um bocadito a vida… com os fusos horarios os jogos calham sempre a hora do almoco! O que vale e que na segunda-feira e Labor Day! :-)
Saudacoes Leoninas
Meszaros,
Paulinho’s Gourmet parece-me bem. E acho excelente que avances com esse verdadeiro Guia Michelin das roulottes de Alvalade. O povo leonino merece-nos esse serviço. A roulote “Espírito Santo da Beira Alta” (era este o nome completo) merece, de facto, nota negativa. Até a TV que tinham era fraca. Não é que com aquele tipo de serviço que se animam as hostes antes de entrar para o estádio.
Caro Cherba,
O “Sportinguista de Israel”, temporariamente em Portugal por motivos de trabalho, estará logo à noite em Braga, assim como esteve a semana passada em Alvalade. O “Norte leonino” faz falta a um Sporting campeão. Organizem-se, juntem amigos ou família e vão à bola. 25.000 no jogo inaugural em Alvalade é uma vergonha que já vem sendo habitual no nosso clube, por muito que nos custe.
Um abraço para todos e “vemo-nos logo”!
Sou BENFIQUISTA , e padre na terra onde nasceu o Sousa Cintra , ou seja na Raposeira , entre Lagos e Sagres . Por mero acaso , descobri o vosso blogo e fiquei logo ( até rima ) entusiasmado , pois quando andava no seminário , brincava muito com os outros meninos , dentro dos CACIFOS , e um desses meninos tambem se chamava Paulinho , que por acaso , hoje , tambem é padre numa aldeia situada muito perto da serra do Caramulo , a qual não posso citar o nome , senão ficavam a saber quem é a pessoa..pois..pois . Ainda hoje , de vez em quando , faço uma escapadelazita até ao Caramulo , e voltamos os dois ao tempo do seminário , não imaginam o que nós cacifamos . Na minha paróquia , todos os paroquianos sabem conjugar o verbo CACIFAR …Eu cacifo , Tú cacifas , etc etc . É sempre uma grande alegria , quando no final da missa ( Domingos ás 10 horas ) , eu peço aos presentes para conjugarem o verbo Cacifar no Pretérito Imperfeito , aquilo é que é uma alegria , aquelas carinhas todas a sorrirem , sobretudo as dos meninos , bem bronzeadinhos pelo nosso sol do Algarve . Gostei muito deste bocadinho , prometo voltar . Não se esqueçam do preservativozinho , quando as vossas cabecinhas ( cruzes ) tontinhas , pensarem em
cacifar .
Zedatoca,
Lamento seres benfiquista. É que, para além disso, és parvo. O cacifo é livre e aceita comentários de todos os credos e religiões. Só não tolera a estupidez profunda.
Grande Zé da Toca,
padre, amigo, companheiro, compincha, camarada de lides raposeiras… Bem vindo sejas ao Cacifo, que isto andava escasso de algarvios. A tua condição lampiã fará, com certeza, com que sejas um alvo a abater por estes lados. Mas por aqui, gostamos de lembrar o Zeca. É bem vindo quem vier por bem. Força nesses dedos. Força no teclado. Tem apenas cuidado com a intensidade da escirta, não vás tu também sofrer umas cãibras como as do Yebda. Ou as do Di Maria. Ou as do Reyes. Ou as do Leo.
Abraço
Zezinho,
não precisas de ficar tão entusiasmado por já teres conseguido dois pontinhos…
Caro Jordão ,
Não acredito nos teus lamentos , pois tú ( JORDÃO ) , tambem fizeste parte desse GRANDE CLUBE que se chama BENFICA . Em dado momento da tua vida , deste o fora para o outro lado da 2ª circular , ou não é verdade ? Sobre a estupidez , deves saber tão bem como eu , que só os estúpidos podem chamar estúpidos aos outros , porque eles conhecem a ESTÚPIDEZ . Vou continuar a escrever no vosso blogo , porque sou estúpido e Lampião assumido , neste caso saí do armário e entrei para o cacifo , mas cheira-me que de seguida devem vir mais insultos , mais impropérios , mais vozes de burro que nunca chegarão ao céu . Se , Porventura , passares pela Raposeira , podes marcar uma confissão , eu estou na igreja às 2ª , 4ª e 6ª feiras entre as 10 e o meio dia , e posso-te dizer que últimamente , só tive duas confissões , uma do Sousa Cintra ( que de vez em quando volta à santa terrinha ) , e outra de um lagarto arrependido , por acaso mora no Prado da Penina , na freguesia de Alvor , concelho de Portimão , genro de um ex-presidente do meu GLORIOSO , e cuja vivenda ( que era do sogro ) chama-se ” O NINHO DA ÁGUIA ” . Sabes de quem estou a falar…. exactamente do teu presidente … é giro não é , podes confirmar tudo isto , passando pelo meu Algarve . Como se diz na minha paróquia ” Vai-te embora choco que turvas a água ” . Saudações BENFIQUISTAS .
Zedatoca,
tu, estupidez e ultimamente não são palavras acentuadas… Já que vais continuar a escrever disparates, pelo menos fá-lo com algum estilo…
Exmo.Cherbakov ,
Deixa-te de coisas , e comenta essa novidade…. o teu presidente mora numa vivenda , a qual tem por nome ” O NINHO DA ÁGUIA ” , está dito e pronto . Se quiseres saber para onde foi algum do CACAU da transferência do João Pinto , pergunta-me que eu prometo responder . Não ligues aos acentos , e põe o cinto .
Pingback: Recent Links Tagged With "notas" - JabberTags