Nível de endorfinas: zero. Errar uma vez, perdoa-se. Duas vezes, só se tivermos algum carinho especial pela pessoa. A partir daí, somos estúpidos. E nós já somos estúpidos há muito tempo. Mais uma vez, perdemos o jogo, não foi o nosso adversário que ganhou. E pelas mesmas razões. Emocionais e tácticas. Concentro-me primeiro no emocional: o Paulo quer começar os jogos a controlá-los. E lá vamos nós, devagarinho, sem cometer erros até… ao primeiro erro! E levamos no cu, sucessivamente… A nossa defesa não serve para controlar! Erra o Abel na Luz, erra o Grimi no 1º golo de hoje, erra o Polga na falta do 2º, erra o Patrício no livre directo… erra toda a gente! Então para quê controlar? E nem sequer sabemos ter a bola… O Veloso falha passes a dois metros, o Grimi não mete uma bola se pressionado, etc, etc… embora haja graves equívocos tácticos (abaixo). Assumamos o erro como inevitável… e façamos os outros cometerem mais erros.
Disse isto no primeiro dia do campeonato: o Sporting tinha obrigação de chegar à sexta jornada na liderança e com pontos de avanço sobre os rivais. Pois… não chegou… o erro foi meu: pensava que ia assistir-se a uma evolução na continuidade, a uma correcção dos erros do passado que nos custaram títulos. Não foi o que aconteceu. Continuamos exactamente na mesma, a fazer a mesma merda, sempre com jogadores com lesões musculares, sem nenhum jogador a evoluir, todos estagnados, sem rasgo, sem surpresa, sem confiança… A paciência está no limite… e eu sou um gajo muito paciente.
Momento-chave: Golo do Bruno Alves. Pois é. O penalty caiu do céu. Mas nós devolvemos logo a sorte, numa demonstração de falta de competitividade que assusta… Marcámos? Ok, vou fazer falta sobre um gajo que está de costas para a baliza e quase a perder a bola, à entrada da nossa área… Perfeito!
Prémio El Dieguito: Cabrito do Moutinho sobre Fernando, bola no peito, bola no pé, passe de primeira… fossem todos assim…
Prémio Zé Piqueno: Dupla falta do Tomás Costa sobre Moutinho. Devia ter ido para a rua, não foi… quer dizer, foi… mas substituído.
Prémio Gladstone: é escolher: decisão do Grimi antes do 1º golo; falta do Polga para o livre do 2º; dois passes errados do Miguel Veloso para o lado… (e, pior, irritante ausência de vontade de emendar o próprio erro… um deles, resultou num remate perigoso do Lisandro); Falhanço do Derlei a dois metros da baliza (a relva não desculpa… em vez de tentar chutar em força, fosse lá com jeitinho…).
Visão Zeman: Erro nº 1: losango. Ponto. Não funciona… o Porto já percebeu (depois de tanto penar). E fechou as laterais no meio campo, deixando o Veloso sozinho… mas ninguém lhe metia a bola, porque cada vez que a tinha, perdia-a. Depois, o Porto meteu o Lucho na direita, no tal quadrado vazio do meio campo defensivo do Sporting. E foi matando o jogo, como lhe convinha… Antes do 1º golo, estava mesmo a pressentir-se… nós, pura e simplesmente, não conseguíamos sair a jogar…
Erro nº2: Djaló a 10… disparate total, sintomático da contínua falta de experiência do Paulo. Então meter um rapaz que faz da velocidade a sua arma numa zona sem espaço para correr. E num estilo de jogo lento e de bola no pé, para um jogador cuja maior dificuldade é, precisamente, parar a bola no pé… Enfim, não admira que a equipa não conseguisse sair: o Moutinho e o Roca não rendem nas laterais e o único jogador que aproveita bem a monotonia do losango estava… no banco. Incrível!
Decisão certa nº1: Rochemback a trinco e Veloso a defesa esquerdo (por favor, que fique lá durante muito tempo: enquanto o Veloso for o trinco da equipa o Sporting não vai jogar mais à bola); a equipa começou a respirar (risco igual nas recuperações, já que um gordo deu lugar a outro, mas com mais tomates…).
Decisão certa nº2: Entrada de Liedson (alguém que meta a bola na baliza!) e duplo pivot com Roca e Moutinho. Pois é. Embora num pouco bizarro 4-2-3-1, mas sempre a puxar para a direita onde estava o Djaló, a equipa fez os melhores 15 minutos da época. Viram o Roca? Viram o Moutinho? Ainda há dúvidas? Enfim, eu agarro-me a isto para conseguir aguentar o Paulo Bento. A solução está lá na cabecinha, algures no risco ao meio… é só preciso assumi-la…
Vivó Sporting… até morrer!: Moutinho. O capitão. O líder e o melhor jogador do Sporting… atitude, técnica, classe… É um exemplo… e quanto ao erro do Verão, é muito mais difícil continuar a ser o que Moutinho já foi (e está a sê-lo!) depois do que aconteceu… mas, honestamente, também eu queria ir embora se tivesse um treinador a foder-me a carreira, metendo-me sempre numa posição onde eu não conseguisse evoluir.
Estou farto. Bendita pausa para a selecção e para a taça… estou farto do Paulo Bento, do Veloso, dos assobios, do Polga em má forma, do caso Vuk, das lesões do Izmailov, do discurso da “tanga”… um grande pensador do sportinguismo (e colaborador fantasma do Cacifo), disse-me hoje, antes do jogo: “Tenho saudades do Sporting”… Touché, meu caro, touché…
Só neste clube é que uma equipa que está em 1º lugar no campeonato, já ganhou o único troféu disputado esta época, vai para as duas últimas jornadas altamente pressionado.
Agora são duas semanas a bater no Sporting (que diga-se de verdade, fez por merecer tal dádiva).
ps: Djaló na selecção? Deixa lá, a culpa não é só tua. Mas que não sabes o que é uma bola lá isso não podes negar.
ps2: quanto à derrota, é justa.
Não vou comentar o jogo, porque ainda não consigo, mas soube há bocado que o Pinto da Costa esteve uma vez mais na tribuna ao lado do FSF. Epá, sou só eu ou isto é mais um tiro enorme no pé???
Não era dramático o Paulo Bento errar se fosse só neste jogo. O facto é que os erros estão a acumular-se de uma forma despudorada.
Que pena!!! Ainda estou “azamboada”!!!
No ano transacto diria que ele, este ano, estaria mais maduro para fazer um trabalho mais consistente e erradicar de vez os erros cometidos.
Hoje, tenho que reconhecer, que ainda lhe falta muito para ter estrutura técnica e psicológica para levar de vencida todos os objectivos que se propôs.
É certo que o Campeonato ainda só vai na 5ª jornada e os últimos adversários foram só… o SLB e o FCP.
Não desanimemos, não pelo PB, mas acima de tudo pelo nosso Sporting.
Os homens partem e o clube permanece… SEMPRE!
Rugidos divididos entre a raiva a PB e de confiança no Sporting SEMPRE
Sendo certo que o Sporting perdeu com o…Bruno Alves.
Ah! Quero aqui declarar solenemente uma coisa: se por acaso um destes dias me cruzar na rua com o Desembargador Abrantes Mendes sou muito bem capaz de lhe desembargar umas sacholadas no lombo. Abutre de merda, pá!
Sportinguistas!!! vamos apelar á uniao e vamos nos fazer uma REVOLUÇÃO… vamos fazer cair o paulo bento porque senao vamos continuar a ver os miseraveis jogos do nosso sporting…com um futebol mediocre que nao excita….como explicam a nossa media de assistencia ser tao baixa??? ate pessoas com gamebox ficam em casa….por amor de deus…estou revoltado sou socio ha 25 anos e nunca vi o sporting a jogar tao mau futebol!!!! FORA COM O RISCO AO MEIO!!!!
Renato,
Eu não subscrevo a tua petição.
Renato,
vai pró caralho!
Renato, revolucionário era fazer uma lobotomia ao Grimi. Revolucionário era o Miguel Veloso, a jogar no seu Estádio, ter a confiança para fazer UMA finta. Revolucionário era o Polga jogar sempre bem e não apenas em épocas em que precisa de renovar o contrato. Revolucionário era o Liedson não estar lesionado. Revolucionário era conseguires tirar 3 anitos à idade do Derlei. Revolucionário era conseguires ter uma média de espectadores de, vá lá, 35000 mil almas.
A essa revolução eu adiro já. Ao golpezinho de estado palaciano e cobardolas que propões nem respondo.
Cherba,
Eu subscrevo a tua petição.
Renato,
Leste o que os outros meninos escreveram? Já foste?
Pela minha parte, e só por teres escrito Sporting com letra pequena, nem tem mando para lado nenhum.
Dinis,
Abranyes Mendes é desembargador?
Amigo Douglas,
excelente análise, na qual apenas trocaria o momento-chave. Penso que o falhanço do Derlei, mesmo a terminar a primeira parte, com aquela cabeçada que pareceu uma bufa, podia ter alterado tudo. E a não expulsão do Tomás Costa permitiu ao Porto aguentar-se até final. O Lucho estava nas lonas e um vermelho a este gajo complicaria em muito as contas ao jesualdo.
Quanto ao erro de colocar o Yannick a 10… eu penso que o erro foi não dar indicações para que ele partisse em diagonais para as linhas, tornando num pesadelo a noite dos patéticos defesas laterais do fcp e obrigando o trinco, Fernando, a sair da sua posição. O rapaz tentou à força tabelar com os outros avançados e, claro, assim não deu em nada. Já que falo em descair para as alas, será que alguém podia dizer ao Romagnoli que o Sapunaru estava todo borrado e que tinha dado imenso jeito aguém a ajudar o Miguel Veloso?
Ainda mais surpreendente foi a substituição do Postiga, tal como já tinha acontecido com o Basileia.
Como notas finais, tenho pena que tenhamos partido para este jogo sem o Vuk e o Izma. Os laterais do fcp são tão fraquinhos… E um aplauso de pé para o João Moutinho, pela forma como deu tudo, sendo mesmo ele a perceber que o nosso iniciado, o Romagnoli, estava completamente a cagar-se para o lado esquerdo do ataque e era necessário alguém que carregasse por ali.
Podemos fazer uma petição para o franco renovar com o paulo bento, aí no mínimo uns 16 anos.
Sporting na família,
É.
Desculpa o atraso.
Dinis,
Como é que um gajo destes chega a desembargador?
estou a ver que ninguem percebeu a ideia….e se escrevi SPORTING c com letra pequena foi apenas erro de escrita…nenhum de vós e mais sportinguista que eu!! vos garanto… ja levei porrada por estar de cachecol do sporting ao pe da claque dos lampioes, e obrigaram me a dizer frases abusivas ao meu clube e eu nao disse preferi levar mais porrada…por isso para o caralho vao voces…que nao sabem respeitar opinioes e nao sabem ver para onde esta a ser levado o SPORTING….que esta a ser governado por BETOS…e querem ainda renovar com o paulo bento…um homem que queimou o c.martins um jovem formado nas nossas escolas para agora estar a brilhar nos lampioes…daqui a pouco e capitao como o suinao…fdax…nao sabemos acarinhar e apoiar os nossos atletas quando nao estao bem da cabeça….viram o k o ferguson fez qd o ronaldo quis ir embora a todo o custo?? nao e agir como o nosso mister k e dispensa los logo….fdax…abram os olhos… ah e mais uma vez sou um LEAO DE PRATA!! SOCIO HA 25 ANOS E voces nao sao nada…depois nao digam que nao vos avisei!!! com paulo bento o sporting nao nao evoluir….ah e querem apostar k o vukcevic estara a jogar no porto para o ano?? vamos ver…aqueles sorrisos com o p.costa vao levar a algo de certeza…
Renato,
Só não te respondo porque o blog não é MEO. Não quero abusar.
Renato,
Subscrevo as palavras do Dinis (que grande trocadilho).
Mas também te aviso que se os patrões não te responderem durante as próximas horas, vais ter que levar comigo.
Boa noite pessoal,
é com imenso interesse que tenho visto este braço de ferro entre o renato e todos os demais…
Para vocês que estão em desacordo com o renato só vos digo uma coisa….são uns idiotas do caralho…e porquê?
Passo a explicar, então porque se contratou o Ricardo Baptista, quando a época passada se comprou um internacional sérvio de grande valor que dá pelo nome de Stoijkovic?
Eu explico, porque o menino do risco ao meio embirrou com ele, e embirrou porquê?
Eu também explico, porque o menino do risco ao meio não consente que lhe digam que não, por isso prefere Patricios; Farneruds; Pereirinha( este miudo tem valor mas ainda não para o Sporting);etc; etc;etc…..).
Já para não falar do Simon….Meu Deus lembra a alguém que jogue o Tiuí em vez do Simon?
Isto é de bradar aos céus…Tem a mania que o Sporting é dele?
Mas ele está para ser o nosso treinador ou seremos nós que somos os adeptos dele?
Afinal que merda é esta?
Envergonha-me este tipo a falar…envergonha-me este tipo a treinar…envergonha-me a sua cara de pau…enfim.
O nosso jogador mais alto que joga a titular tem 1,84 e é o Tonel, afinal este cabrão do caralho do risco ao meio não tem a decência de comprar jogadores de luta, de raiva, de abnegação, de espirito guerreiro?
O único guerreiro que eu vejo neste momento na equipa é o Tonel, já nem o Moutinho tem esse estofo, e porque?
Porque não gostam do Paulo Bento…..seus espertos aqui vai em letra Maiuscula para todos verem.
OS JOGADORES NÃO GRAMAM O PAULO BENTO.
E eu sei do que falo, acreditem porque eu vivo diáriamente isto, e mais não digo pois muito mais ficou por dizer.
RENATO ESTOU CONTIGO, PAULO BENTO COM O CARALHO DAQUI P´RA FORA!!!
Renato,
assim como quem não quer a coisa, e só para não pensares que és mais sportinguista que nós e, mais particularmente, do que eu, posso dizer-te que, por exemplo, fui um dos que caíu quando o varandim cedeu. Ou, se preferires, também levei umas porradas na estação de metro do campo grande, num Sporting-benfica em que a polícia teve a brilhante ideia de concentrar as claques lampiãs dentro da estação de metro. Basicamente, recusei-me a esconder o cachecol e saí de peito feito da carruagem. Levei, dei e ainda me ri por ver dois idiotas vermelhos serem levados pelos paisanas. Ah, ninguém me ficou com o cachecol nem me obrigaram a cantar o que quer que fosse.
Aliás, Renato, dada a forma traumatizada como escreves, desconfio que te fizeram mais qq coisa do que obrigar-te a dizer frases abusivas…
E é aí que entra o Reinaldo, estilo Paradise Café. Cucu, Reinaldo! Olha lá, meu, faz-me um favor. Já que gostas tanto de estatísticas, espreita a altura da selecção espanhola que limpou com toda a pinta o Campeonato da Europa. Tu queres o quê? Uma equipa de cabeçudos de Torres?
Não posso deixar de sublinhar esta tua frase: “E eu sei do que falo, acreditem porque eu vivo diariamente isto, e mais não digo porque muito mais ficou por dizer”. Meu caro Reinaldo, cucu, tenho a dizer-te que conseguiste superar o Octávio Machado. Deixa-me adivinhar: era um dos treinadores que gostavas de ver no Sporting?
ó tu que andas de cadeira de rodas…faz um favor á malta e escreve um romance já que tens tanto jeitinho para a escrita…MAS PARA O FUTEBOL PELOS VISTOS PERCEBES POUCO OU NADA.
E o casillas? já para não falar do Fernando Torres.
Deixa-te de tretas e não queiras comparar a fome com a vontade de comer…alguma vez a furia espanhola tem a ver com algum jogador do Sporting?
Mas afinal porque será que és fundamentalista do PB?
O que é que esse gajo trouxe de novo ao SCP?
o jogador favorito do Paulo Bento é o pipi (lol) Romagnoli meu amigo como diz o Aurélio Márcio da TSF, é um jogador que já não se usa, num jogo com mais vento ele esvoaça.
RISCO AO MEIO PARA A RUA JÁ.
APROVO E NO PRÓXIMO JOGO VOU LEVAR O MEU LENCINHO BRANCO PARA PEDIR A SUA SAIDA, E DEVIA ERA LEVAR UM LENÇOL.
Reinaldo,
Tu não existes. És uma personagem de ficção. Da má (ficção). Uma espécie de Fricção centrifuga. Lembras-me a “estória” daquela gaja das Doce e portanto, lembras-me um gajo que jogou nas papoilas. Em suma: vai-te fôder – Ponho o circunflexo que é para entenderes, não vá haver trocas de “diccionários”.
Reinaldo,
não sou fundamentalista do Paulo Bento.
odeio o Romagnoli.
o Rui Patrício tem mais de 1,84m (embora não sirva de muito)
lencinho branco é uma bonita expressão.
Vai para o caralho! Já!
Sê bem-vindo ao Cacifo.
Renato a.k.a Reinaldo,
Tenho para te dizer que o facto de seres sócio há 25 ou mais anos não significa pevide. Pelo que escreveste, nomeadamente a parte em que dizes que nós (não sei a quem te referes em particular) não somos nada, revela que és um mau sócio, mas fundamentalmente um pomposo asno convencido. Em que página do Guiness é que vens?
Portanto, só por isso, tudo o que possa vir da tua cabecinha, desde logo, não me agrada. Podes enfiar a parte do alfinete ou do prende-lapela do emblema no cú e devolver o Leão ao Sporting porque de certeza que haverá sócios que merecem a distinção mais que tu, que não passas de um tarimbeiro.
Não sei que parte dos posts e comentários do Cacifo é que te levaram a concluir que, tanto os autores, como os comentadores são apoiantes deste ou daquele.
Tens o direito de não gostares do Paulo Bento, do Pipi, de ti próprio, da tua vida, etc… Não tens é o direito de te afirmares mais o que quer que seja do que os outros.
No próximo jogo leva um lençol e embrulha-te nele. Ou melhor ainda, faz uma vela e desaparece no ar. E já agora, leva o desembargador contigo.
Ó CADEIRAS DE RODAS…E DO PAULO BENTO GOSTAS?
DINIS SIM SOU EU QUE REBENTEI O CU À GAJA DAS DOCE….
MAS OUVE MAIS UMAS QUANTAS SENHORAS ÁS QUAIS REBENTEI COM A PEIDOLA TAMBÉM…
POR ACASO NÃO NASCESTE COM CARA DE CU, POIS NÃO?
É QUE SENÃO JÁ ME CHAMARIAS DE PAIZINHO.
TEM JUÍZO PÁ.
Reinaldo,
conforme te disse, não sou fundamentalista do Paulo Bento. Gosto da postura do gajo, da frontalidade, mas obviamente que é um treinador em formação que comete vários erros. Não, não tenho paciência para suportá-los anos a fio, mas não me parece lógico despedi-lo neste momento. Ele mesmo assumiu que esta era a sua época do tudo ou nada e eu estou disposto a dar-lhe essa oportunidade.
Reinaldo,
ninguém te ensinou que escrever em caixa alta significa que estás aos gritos e é falta de educação? Tira lá a merda do caps, sff.
Mesmo que queiras continuar a ser uma besta acéfala, fá-lo com estilo…
é a ultima vez que vou escrever um post aqui….uma pessoa diz a sua opiniao e e vaiada por “agentes da pide”…fiquem la com o vosso blog porque voces nao sabem ouvir opinioes!!! no fim da epoca venho so aqui dizer isto…. nao tinha razao???? o p bento nao vai ganhar nada, mais uma vez nao vamos aos oitavos da champions…(e desta vez com um grupo acessivel) e vamos a taca uefa….e continuamos a jogar aquele futebol mediocre…..este ano fomos 2 vezes a espanha jogar com barça e real madrid…e fomos a anedota para os espanhois….nao temos mt dinheiro e verdade….mas o prestigio do sporting esta a ser abalado isso vos garanto… obrigado reinaldo por perceberes de futebol e teres a mesma visao que eu….a visao realista… dar credito ao p.bento…? 2 anos ja e mt credito como nenhum treinador teve!!! eu prefiro o futebol do peseiro…(que ate esta livre) dava mos espectaculo e fomos a final da uefa!!! saudaçoes leoninas….(ah e se formos campeoes tb sou homenzinho para vir aqui dizer k me enganei….mas isso faz parte do meu sonho!!!)
Renato,
já paraste um pouco para leres o que acabaste de escrever?
primeiro dizes “uma pessoa diz a sua opinião e é vaiada por “agentes da pide”… fiquem lá com o vosso blog porque vocês não sabem ouvir opiniões!!!”
depois dizes “obrigado reinaldo por perceberes de futebol e teres a mesma visão que eu… a visão realista”.
epah, Renato, ou eu estou com as minhas capacidades interpretativas completamente em baixo, ou parece-me que quem não respeita a opinião dos outros é tu. Portanto, só porque concorda contigo, o Reinaldo percebe de futebol. Todos os outros, os que não concordam, são burros. É isso?
olha, eu até gosto de debater posições e pontos de vista, mas depois de ler a tua última intervenção só tenho vontade de dizer uma coisa: pró caralho, Renato!
Quando cresceres, volta aqui. As portas do Cacifo estão sempre abertas a todos os géneros, raças e crenças.
Amigo cadeirado de rodas, é triste a tua interpretação das coisas escritas, sinto que o acéfalo aqui não sou eu, eu não tenho uma postura degenerativa e e circunstancial da questão, aliás a minha visão é objectivamente realista e conjuntural!
Tendo em conta o actual momento de forma e momento táctico da equipa, sou crente que o cenário mais favorável é a destituição do cargo de treinador da equipa de futebol profissional sénior do Sporting Clube de Portugal.
Essa é a minha posição, à qual eu espero respeito e bom censo na respectiva análise.
Sem mais caros amigos, um respeitoso apertar de ombros a cada um de vós.
Reinaldo.
Bom censo 2011 para ti também Reinaldo. Espero que fiques recenseado como “enrabador”.
O Bode Expiatório preferido e do costume!
Os Portistas têm um trauma?
Por que raio deve ser uma regra não se marcar penalty contra o FCP???
E porque raio, quando raramente isso acontece, e por mais erros que aconteçam depois nos jogos, para os Portistas o árbitro ROUBOU-OS SEMPRE?
Gastem uns minutos a ver um vídeo:
Sabem o que é um jogo cozinhado?
Conhecem o árbitro?
É inimigo do FCP não é???
E nos 9 Clássicos apitados por ele, o Sporting venceu 1, empatou outro e perdeu 7!
Nos últimos 2 anos não tinha aparecido, e o Sporting “só” levou 1 Taça e 2 SuperTaças para Alvalade.
Sim filhote cara de cu Dinis que nunca se engana…..será afinal SENSO.
Urso.
Uáu! Escreveste Dinis com “letra grande”!!
Dinis,
Chegou-me aos ouvidos que Abrantes Mendes vai perfilhar o Renato e o Reinaldo.
Dinis cloca a tua lingua á volta dos meus tubaros e faz “dor boa”…
Perdão…. coloca
Reinaldo,
poupa-nos às tuas paneleirices. Marca um encontro com o Renato e tira a barriga de misérias.
Renato e Reinaldo,
Por favor entendam-se.
Por sugestão do Cherbakov, o Dinis e eu vamos comer chocolates e ver o próximo jogo juntos, não sei se em minha casa ou na dele.
Portanto, desapareçam, não há língua para ninguém e se querem arranjar namorados, frequentem outras paragens e deixem-nos em paz.
Post Scriptum – Dinis, levamos as efectivas ou as pontuais?