GOLO PROCURA-SE

Nível de endorfinas: Baixo, para variar. Hoje não ganhámos e, curiosamente, não encantámos. O que correu mal? Não marcámos em nenhuma das três ou quatro oportunidades durante o jogo todo. Na Ucrânia, marcámos uma em duas. Em Leiria, marcámos uma em três. Na Luz, nenhum em duas. Contra o Porto, uma em duas ou três. A diferença: Liedson… falhou um golo fácil. O problema não foi ter falhado esse, foi não ter tido mais nenhuma assim tão clara… e vamos lá ver se nos entendemos, ó Paulo… O nosso adversário de hoje é uma equipa de futebol fraca… A defesa, então, é um pavor, como se viu em alguns momentos da primeira parte… E, depois, há outra questão: comprámos jogadores experientes para jogar estes jogos, a roçar a Liga dos Últimos (GNRs em vez de bandeirinhas, cobertores a aquecer mulheres feias, muros sem tinta, redes de galinheiro, putos bêbados a gritar…)… ok, não levámos quatro como no passado. Palmas, espero que isso te faça dormir descansado. Eu, se mandasse no Sporting, certificava-me que tu não dormias descansado esta noite.

Momento-chave: Defesa de Rui Patrício, a dez minutos do fim. Excelente, a salvar um pontinho. Já não subtrai, adiciona…

Prémio Gladstone: dois nomeados: Abel, quando define uma nova forma de defender em pressão: empurrar… e nem nisso é capaz, já que é ultrapassado, puxa a camisola e obriga o Moutinho a fazer falta para amarelo… Roca, quando conduz a bola pelo meio, passando vários adversários e colegas em direcção… à grande área do Sporting… se não fosse o Grimi, era golo!

Prémio Zé Piqueno: Tonel, é escolher.

Prémio El Dieguito: Mais uma excepção à regra: Cassio, ex-guardião do Macaé, nome de marca antiga de relógios dos anos 80, fez duas excelentes estiradas a remates de Postiga. Merece um prémio e, à falta de melhor, este é dele.

Visão Zeman: Curiosamente, a equipa até jogou com alguma ambição táctica: jogou alta, os laterais começaram a atacar acima da linha do meio campo e isso é bom. O Roca até varreu bem, apesar das faltas estúpidas. De resto, Romagnoli sem chama (já está! A hora já mudou, adeus Romagnoli, até Março…), Moutinho perdido e Izmailov não é jogador para estes jogos… Só com a dinâmica de Postiga e Liedson é que se conseguiu pôr o losango a funcionar, com as subidas do Abel e o apoio, aos bochechos, do Moutinho.

Ao intervalo, volta-se a avistar o 4-4-2, com o Moutinho e o Roca a funcionarem, não em linha, mas como um fole (aperta e foge). Mas acabou rápido, até o Izmailov desaparecer completamente e o Pereirinha errar o suficiente para se esconder da bola. Depois, bom, depois novo erro parecido com o do Djaló contra o Porto… Postiga a dez! Moutinho para a direita. Pereirinha para lateral.. E logo quando o Moutinho estava a aquecer a dez (um remate com selo de golo)… O Moutinho tem muita paciência e demasiado bom feitio…

Vivó Sporting… até morrer!: Não houve nada de particularmente edificante para a alma sportinguista. Como tal, levanto questões: porque é que o Djaló não foi convocado? O jogador em melhor forma no início da época, vai à selecção, regressa para o banco, joga a dez e… desaparece! Porque é que o Paulo Bento só agora sentiu necessidade de deixar cair o Vukcevic perante os adeptos (ao mesmo tempo que se faz algo semelhante na VCI com o guarda-redes)? E porque é que o Miguel Veloso só sai agora da convocatória, quando anda a jogar desde o início da época em total sub-rendimento?

11 thoughts on “GOLO PROCURA-SE

  1. Pois é, amigo Douglas
    são tantas as interrogações que, quando o jogo terminou, não sabia muito bem o que havia de pensar. Ou melhor, até sei: fiquei contente por não haver jogos durante a semana. Sinto-me saturado. Não percebo as opções, não percebo as tácticas, não percebo as abordagens aos jogos…

    O que sei é que voltámos a não aproveitar uma derrota de um adversário directo e deixámos fugir os lampiões. A sensação com que fico é que é tudo feito aos repelões e sem cabeça. Ou melhor, com uma cabeça tão deslocada como a que o Izmailov colocou à bola no último lance do jogo.

    E, ao ouvir o Paulo Bento dizer que ainda falta muito campeonato, fico sem saber se devo pensar que ainda podemos lutar pelo título ou se, pelo contrário, devo temer a certeza de vários meses a jogar este futebolinho.

  2. Só mais uma coisa. O Paulo Bento dizer que a organização defensiva do Paços obrigou o Sporting a jogar um futebol mais directo foi uma graçola, não foi? É que eu tinha ideia de que o Sporting jogava precisamente e erradamente um futebol directo…

  3. Desculpem lá o palavrão, mas… FODA-SE !
    É pá, assim não!
    Tenho ou não tenho razão quando digo que cada vez jogamos pior?
    Que saudades do Peseiro….

  4. Jgoar mal é favor, nao jogaram nada o Paços coitados é k nao sabiam mais pq se nao……… Sinceramente ontem ainda me ri so para disfarçar a vontade de xorar, foi aterrador a maneira como jogamos!!Acho k vou deixar de ver os jogos na tv e assim la se vai perdendo a militancia ate pela tv, sim pq eu nao faço 500 km e gasto 75 euros no minimo para ir ver jogar akeles individuos k dizem jogar no SCP.
    Abraços JB

  5. Rudolfo,
    não tenhas problemas em libertar os “foda-se” que te atormentam a alma :)

    bem, eu não sei se tenho saudades do Peseiro, mas aquilo que, cada vez mais, questiono é se um qualquer Mário Reis ou Vítor Manuel não conseguiria pôr o Sporting a jogar um bocadinho melhor? Quase que posso dizer que trocava uma Taça por uma época com um futebol um bocadinho mais estético…

    Ah, outra coisa que me atormenta e muito, é pensar que esta época tinha (será que ainda tem?) tudo para dar certo: melhor plantel, escolhido pelo treinador, fcp mais fraco, lampiões em construção… no fundo, e olhando para o calendário, neste momento devíamos ter pelo menos mais cinco ponto do que temos e estar em primeiro lugar.

  6. Rudolfo,
    Não tens razão nenhuma quando dizes “jogamos cada vez pior”. Desta vez jogamos melhor. Objectivamente. Não chega? Concerteza. Gosto eu desta merda? Não. Jogamos mal? Evidente. Jogamos pior? Não. Por incrível que pareça jogamos um bocadinho melhor. Pronto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s