Avançado XXI

Em clima natalício de listas, balanços e memórias, fica uma discussão metafísica para nos ajudar a todos a passar pelas insónias…

Qual é a melhor dupla de avançados do Sporting desde que o século XXI superou, heroicamente, o bug do ano 2000?

Acosta-Jardel
Acosta- Liedson
Jardel-Liedson

No conceito de “melhor” cabe tudo… desde “os que melhor ficavam de verde e branco” até “os que melhor se davam numa noite de putas”, passando pelos mais interessantes “caricaturas da história do Sporting”, “titulares numa hipotética final da Champions” ou “sem eles a minha vida ficava mais difícil”.

Para mim, Acosta-Jardel… apenas porque o Liedson ainda não foi campeão. Já nos deu muito, mais do que ele próprio imaginava, mas falta aquele danoninho que faz a diferença… E faz toda a diferença, porque foi esse danoninho que os outros dois nos deram quando era preciso… Eles não foram campeões com o Sporting… o Sporting foi campeão com eles… por causa deles… eles foram o danoninho… o Liedson ainda não nos deu um título de campeão. Espero que dê, porque já nos deu tanto… e entrava logo para o lugar do Jardel, nas caricaturas, na final da Champions e facilitava muito mais a minha vida…

7 thoughts on “Avançado XXI

  1. Vendo as coisas desse ponto de vista, temos que eleger quem nos deu títulos, mas a verdade é que o Jardel, mesmo sendo uma máquina de golos sem igual, não desperta o meu lado emocional e não me parece ter sentido minimamente o significado de vestir a camisola do Sporting (ou de qualquer outro clube por onde passou).

    No fundo, o Jardel sorria por ser o predestinado que é. Por poder dizer que era um verdadeiro assassino de guarda-redes. Por poder mostrar a camisola interior do guaraná. Por, e se quiserem linguagem Paulo Bento, colocar sempre o “eu” acima do “nós”, num estilo “o Jardel está feliz porque marcou e porque a equipa ganhou” (sempre por esta ordem de prioridades e interesses).

    Portanto, eu prefiro apostar no meu lado afectivo. Acosta e Liedson, como já tinha dito aqui: https://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2008/12/12/990/

  2. Basta o Jardel, a função primordial de um ponta de lança é marcar golos. Nesse aspecto o rácio golos/jogos está muito a frente dos outros dois. Até porque o Jardel não necessitava de mais nenhum avançado ao lado dele.

  3. Eu acho que o Jardel anula o conceito de dupla ofensiva. Posto isto, e perante as opções que são dadas neste exercício, escolho a dupla Liedson-Acosta.
    Quanto à teoria dos danoninhos que fazem a diferença no “estatuto” de cada jogador nas nossas memórias sportinguistas… percebo o princípio, mas discordo na essência. Dou um exemplo prático:
    – meio-campo do Sporting 93/94 que não ganhou nada. Figo, Paulo Sousa, Balakov, Capucho/Pacheco.
    – meio-campo campeão em 2001/02: Rui Bento, Paulo Bento, Hugo Viana, Barbosa. Ranking de preferência das minhas memórias:
    1- Balakov
    2- Figo
    3- Barbosa
    4- Paulo Sousa
    5- Pacheco
    6- Paulo Bento
    7- Hugo Viana
    8- Rui Bento
    Conclusão: tirando o Barbosa, os restantes 3 titulares do último meio-campo campeão no Sporting não me merecem mais consideração do que outros ex-jogadores que nada ganharam. O mesmo é (será?) válido para o Liedson. Mesmo que não seja campeão, mesmo que não ganhe nada no Sporting, não esquecerei os sucessivos encavanços ao Benfica ou as suas exibições na Europa na época Peseiro/UEFA.

  4. ‘Matador, Matador, Beto Acosta, Beto Acosta és o Nosso Matador’

    ‘Ledson resolve’… ‘Levezinho’.

    Não há qlq dúvida… O ‘cabeção’ podia ser uma máquina de meter golos. Foram os golos dele que nos deram o ultimo título de campeão…

    Mas no meu coração, moram Liedson e Acosta.

    SL!

    P.S.- Ainda me lembro de Acosta a despedir-se… El Sporting es um club muy lindo… Ah.. O velho Acosta… :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s