O meu dérbi (aquele que eu não vi)

Ter nove anos, querer ir à bola e não poder, é lixado.
Foi o que me aconteceu, em Dezembro de 1986, mês em que se jogava, precisamente, um Sporting-Benfica.

Como está bom de ver, culpei os meus pais por todos os males do mundo e mais alguns e, para não ter que partilhar o mesmo espaço com tais “criaturas”, agarrei no rádio de bolso e fui para a rua, ignorando os meus amigos lampiões (todos eles eram lampiões, pelo menos os mais chegados).

E foi sentado em cima da casinha onde o jardinheiro guardava as mangueiras, com um inesquecível portão verde garrafa, que fui festejando os golos. 1-0 e depois 2-0, a abrir a segunda parte. O Hugo, quatro anos mais velho, que entretanto tinha ido para casa ouvir o relato porque não acreditava que estava a levar duas batatas, ainda veio à janela feito estúpido (ou feito lampião, como preferirem), gritar o golo do Benfica, mas nessa tarde de Dezembro não voltou a pôr o nariz fora de casa.

3-1, 4-1, 5-1, 6-1, 7-1. O meu pequeno rádio em cores de táxi, verde e preto, pois então, berrava cada golo com toda a força que duas pequenas pilhas lhe permitiam. E eu berrava ainda mais, na direcção dos cinco pequenos lampiões incapazes de esboçarem uma reacção e, muito menos, continuarem a jogar às cartas.

Aquele dérbi, ainda hoje perdura na minha memória.
O dérbi em que um pequeno sportinguista calou uma rua de lampiões.
O dérbi em que o meu irmão, do alto dos seus seis anos, feitos há um mês, percebeu que a equipa mais fixe do mundo era o Sporting e não o Vitória de Setúbal.
O dérbi que eu não vi.

13 thoughts on “O meu dérbi (aquele que eu não vi)

  1. Eu estive lá, na antiga Superior Sul! Curiosamente tb tinha 9 anos e nunca mais me ei de esquecer das fogueiras que se acendiam na superior norte onde os lampiões queimavam as suas bandeiras e cachecois… lindo!

  2. Eu tinha 10 anos, mas só comecei a gostar de bola a sério mais tarde (já gostava muito do Sporting nessa altura). Também não estava lá, mas lembro-me lindamente de estar a ouvir o relato com o meu Pai em casa, incrédula e em êxtase e de ter ficado a gostar mais de futebol nesse dia.

    No Sábado, vou estar lá.

  3. Cherbakov,

    Afinal, estiveste mais presente nesse jogo, que muitas alminhas cuja presença fisíca não teve corespondência a nível de militância.

    Tirando a grandiosidade do jogo e do resultado, a imagem que ainda hoje retenho, é a de um senhor de alguma idade, ajoelhado, com as mãos apertadas com tanta força que estavam vermelhas, repetindo alto e em bom som, – Obrigado meu Deus, por me teres permitido ver isto -.

    E pronto, já estou de lágrima ao canto do olho.
    Por muitas razões, incluindo 23 anos que voaram.

  4. “Por muitas razões, incluindo 23 anos que voaram.”

    Parece que foi ontem.. É incrível, mas é verdade: 22 anos e dois meses!…

    Eu já ligava à bola de tal forma que até jogava futebol federado… Como adolescente fanático pelo SCP imaginam o que os quatro anos de jejum me faziam sofrer… Mal eu sabia para o que estaria guardado! No entanto, nesse dia, muito desse sofrimento esvaneceu-se. E foi indiscritível o prazer que senti em treinar na semana seguinte com os meus colegas dos juvenis que se devidiam entre sportinguistas (eufóricos) e lampiões (de crista baixa)… A verdade é a conhecida gabarolice aviária não voltou a surgir mais durante toda essa época… Nem mesmo depois da conquistarem o titulo… Os 7 a 1, estavam lá, entalados no garganil…

    SL!

  5. Tive a felicidade de estar lá. E nem sequer ia a muitos jogos. Tinha 17 anitos e lembro-me de dizer no carro aos meus vizinhos com quem ia “epa, se calhar ainda vamos saír de lá todos de trombas”. Nem queria acreditar no que via à medida que o “Manel”, o Meade e o Mário Jorge esmagavam a soberba galinácia. Nesse dia soube que a felicidade existia, afinal. E para coroar um dia perfeito, quando cheguei a casa, ainda deu o jogo completo em diferido na RTP1, eheh! Para que todos vissem que era verdade.
    E não hei-de morrer sem ver as galinhas engolirem o 6-3 na Luz, com juros!

    Saudações Leoninas

  6. Às vezes sinto-me burro a ver um jogo de futebol. Não porque tenha orelhas grandes, não porque seja alimentado a pão de ló, não porque tenha 4 patas, mas sim por estar a ver uma coisa que foge aos contornos da verdade.
    É realmente o que tenho sentido ao longo dos anos. E é justamente isto que me está a matar o bicho pelo futebol. No jogo contra o Belenenses, mal o Liedson sofreu o empurrão na área, deixei de ver o jogo…

    Mas vou ser objectivo:

    Penalties assinalados por empurrões nas últimas jornadas:

    -Néné (penalty do Abel…)
    -Ti Maria (contra o Braga)
    -Farias (Rio Ave)

    Só o do Liedson é que não é…

    Braga

    Inacreditavelmente roubado contra Porto e Benfica, em Alvalade consegue o contrário: falta sobre Vukcevic não assinalada e, no contra ataque, fazem o 2-1. Equipa de arbitragem?? A mesma do jogo da Taça da Liga contra o Rio Ave, do fora de jogo do Vukcevic. É o que sempre disse: a taça da liga serve para isto; serve para se poder lavar a roupinha toda suja!Deliberadamente!

    Avaliações dos árbitros

    Duarte Gomes em Alvalade – não assinala penalty sobre o Izmailov no primeiro minuto e não valida um golo do Postiga em que a bola entra dentro da baliza. Nota? POSITIVA. Pedro Henriques e Pedro Proença levam nota negativa, por um golo não validado e por um penalty não assinalado, respectivamente. Nota? NEGATIVA. Ou seja, podem errar contra o Sporting e até cometerem mais do que um erro, mas, não se preocupem, a nota será sempre positiva.

    Outra… (esta já aqui falei)

    Olegário Benquerença – Há uns aninhos, quando o bemmerda ganha o campeonato, mostra o 5º amarelo ao Liedson por pontapear a bola com o jogo interrompido. Esta época, David Luíz faz exactamente o mesmo contra o guimarães, com o mesmo árbitro, mas leva apenas…. um aviso.

    Onde é que está a merda do critério?

    Todos estes factos são apenas uma gota no oceano do que nos últimos 20 anos tem acontecido no futebol português, e é por esta razão, que às vezes sinto-me BURRO E IDIOTA, A OLHAR PARA UM DESPORTO QUE NÃO PASSA DE UMA GRANDE FARSA.

    A minha única certeza, é a de que o Sporting existe. Uma instituição com um ano de fundação que não levanta quaisquer suspeitas, ao contrário de outros ( mais um exemplo da farsa desportiva portuguesa…).

    Será que, pelo Sporting existir, eu vou continuar a ver jogos de futebol? vamos ver, mas talvez daqui a uns anos já não tenha muita vontade. Pode ser que nos deixem ganhar um campeonato e faça uma vez mais figura de idiota e volte o gosto pelo futebol português…

    Por enquanto cá se anda, apoiando sempre e indo sempre ao Estádio, porque fanático pelo Sporting, lá isso sou.

  7. Pois é … 7-1. Única derrota do Benfica nesse campeonato. Benfica campeão. Sporting continuou numa seca até 18 anos …..
    Não sei qual a saudade, só se for de um sonho

  8. Oi, amigo torcedor,
    Você é convidado a virar um membro em nossa Comunidade Brasileirão.com e enviar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver. O Brasileirão.com é o melhor lugar para notícias livres de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil.

    Para quem curte ser repórter mesmo não sendo formado em jornalismo ai vai uma Dica: O Portal http://www.brasileirão.com está lançando o Vc Repórter, com ele qualquer pessoa pode enviar notícias, fotos e áudios para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas, e se um sua notícia tiver uma maior relevância ranking ela poderá parar na home do portal.

    Você pode enviar qualquer notícia, seja de futebol, alguma coisa que tenha acontecido com você ou com algum amigo seu, algum acontecimento com o seu time ou Torcida, novidade em tecnologia, enfim, o que você quiser!

    Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.

    Se você gosta de se comunicar, escrever, tem paixão pelo futebol, e acompanha os principais eventos e campeonatos do mundo, este grupo de discussão é perfeito pra você. Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

    Nosso grupo é modelado para discutir ou debater tudo sobre os times brasileiros, ligas e notícias do esporte no Brasil e ao redor do mundo. Você pode escrever opiniões em qualquer formato que escolher e nossos membros podem adicionar comentários. Suas opiniões serão arquivadas e pesquisáveis pela internet e assim, qualquer pessoa poderá vê-las. Bem-vindo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s