BANHO DE BOLA 2, O REGRESSO

Nível de endorfinas: Máximo! Uma grande segunda parte, de faca nos dentes, contra a parede! A equipa esteve à altura da magnitude do momento. Este era o jogo mais importante da época (até agora) e os jogadores responderam nessa medida… adrenalina máxima, senso do risco e inconsciência suficiente para ter prazer em jogar à bola… quantas vezes vimos este Sporting, este ano? Poucas, talvez a primeira parte contra o Porto, alguns bochechos nas goleadas da Taça da Liga. Pouco mais. Porquê? Não sei. E hoje, pouco me interessa… Os passes de primeira, para a frente, o toque e foge, a pressão constante, a pôr o pé em todas as bolas… a empurrar, a gritar, a entusiasmar.

A diferença entre a primeira e a segunda parte é a diferença entre o Sporting normal, do costume, à rasca, com medo, e o Sporting com genes de campeão. O Sporting com colhões! Basta isso para subir o nível. Porque qualidade há, nos pés de gente como Izmailov, Vukcevic, Derlei e Liedson.

Liedson. Liedson. Liedson. Liedson. Liedson. Liedson. Liedson.Liedson. Liedson. Liedson. Liedson. Dez. Golos. Contra os lampiões. Estes dois últimos entram directamente na galeria dos memoráveis (não são todos?)… A relembrar aquele épico na Luz, também com a faca nos dentes na segunda parte, também contra a parede. A diferença? Estávamos a dez, agora estamos a quatro. Mas o banho de bola foi o mesmo. A humilhação, o sentimento de impotência dos pardalitos, foi o mesmo. Tal como a genialidade de um jogador que, se fizer isto mais vezes este ano, levar-nos-á ao título. Este também é o ano mais importante da sua carreira. Aquele que pode significar o salto entre a lenda (que já é) e o mito!

Momento-chave: Golo do Derlei, o Ninja glorificado nas Antas e gozado na Luz, regressa (a espaços) ao melhor em Alvalade. Dá gosto ter um jogador a festejar golos daquela maneira! E inverteu completamente a natureza anímica do jogo… a partir daí, o Benfica teve medo, o Sporting libertou-se.

Prémio El Dieguito: Golos do Liedson. Absolutamente maravilhosos!

Prémio Zé Piqueno: Ninja. A maldade é a mesma das agressões parvas das duas expulsões. Mas nos últimos jogos afinou-a. E tornou-a útil. A padeirada no Luisão depois deste ter dado uma chapada ao Liedson é precisamente o que distingue um bando de putos de uma equipa de homens.

Prémio Gladstone: Penalty do Polga. Péssima leitura do lance, pior definição… Uma primeira parte horrível do campeão do mundo (há sete anos…)… para se recompor quando a equipa desabrochou.

Visão Zeman: Tacticamente, a primeira parte foi, em boa parte, do Benfica. Meio campo muito superior, em posicionamento e agressividade. O Sporting já vinha com a lição meio estudada, daí os lançamentos longos do Polga e o medo de perder a bola no centro, para evitar os contra-golpes dos lampiões. Sempre que passava os 30 metros do meio, criava a sensação de gerar perigo… faltaram aos jogadores do Sporting mais decisões certas nas poucas vezes que rompia o cerco, como a do golo do Liedson. Ainda assim, o Benfica só criou perigo em bolas paradas ou quando o Polga adormecia.

Na segunda parte, ficou à mostra que a táctica não ganha os jogos. Ajuda a ganhar, mas é preciso outra coisa. Vontade, garra, inconsciência, alegria, confiança. Na segunda parte, o xadrez foi o mesmo, mas o Sporting mandou a inferioridade numérica no meio às malvas, por uma razão. Roca e Moutinho afogaram Katsouranis e Yebda pela vontade de reconquistar a bola… E contaram com ajuda preciosa de Liedson e Derlei a recuperar bolas. Quando eles fugiam para as laterais, o Vuk e o Izmailov mordiam. Quando procuravam o Aimar, não encontravam.

No ataque, aqueles minutos a escavar o tal de Luiz foram épicos. Coitado do rapaz do cabelo ridículo. Fica uma jogada na retina que resume o Sporting Champanhe: Vuk, na direita, de primeira para Liedson, calcanhar para o um-dois, sobra para Derlei, de primeira para o sprint de Vuk, entrada na área, remate em arco, ao lado. Não importa. Foi champanhe, futebol de Champions. Com o Pereirinha, mais do mesmo, mas pior (para eles). A velocidade, o “regate”, a intencionalidade no centro. Golo, Liedson, lindo!

Vivó Sporting… até morrer!: Continuamos na corrida. Friamente, só precisamos de não perder neste ciclo para continuarmos na corrida. A injecção de confiança vai contrabalançar as pernas doridas. Se ganharmos no Dragão, começa a onda. Se perdermos, voltamos ao mesmo. Se empatarmos, ainda estamos a correr.

Uma palavra para os estúpidos que preparam a animação do jogo: deixem as bancadas fazer o trabalho!!!! Parem de pôr as cheerleaders a abafar os cânticos. Parem de pôr o “My Way” no lugar da “Marcha” ou do “Só eu sei”. Acordem para o clube em que trabalham. Vejam jogos lá fora, em Madrid, em Barcelona, em Roma, em Milão. Vejam futebol e esqueçam a NBA. Parem de prejudicar o clube, por favor!!!!

11 thoughts on “BANHO DE BOLA 2, O REGRESSO

  1. Vou começar pelo fim e concordar com o Douglas quanto à animação em geral em Alvalade.

    Detesto a maior parte. Só gostei de cheerleaders quando vi ao vivo a NBA (e só porque dá para ver o rabo). Música não obrigado, e felizmente não existe mais o anuncio do sapo que pareciam berlindes a cair a terminar num rugido. Sinatra era algum sportinguista? Então ponham a marcha. E VOLTEM AS PUTAS DAS ROULOTTES! Clássico fim de jogo para beber umas a falar do jogo.

    Quanto ao jogo, 1ª parte do losango. Preso e sem ideias. Eu contei 16 bolas bombeadas pelo Polga. Vuk e Izma sem bola de frente para o defesa. Moutinho em todo o lado menos no lugar dele. Grimi a chutar sem nexo. Roca a passar para trás. Dependentes do génio de alguém (aka liedson) e a cometer erros estúpidos (aka polga).

    2ª parte – melhores 45min da época. Principal mudança foi colocar o moutinho no lugar. É uma opinião que mantenho e já fui criticado aqui – dividindo o campo em nove partes iguais, o moutinho devia ser proibido de sair da parte do meio. No 3º golo reparem que está atrás do izmailov quando este passa a bola. Com o moutinho encostado ao trinco, a equipa toda ganha. Pq moutinho sai bem com a bola e coloca à frente dos alas. Pq o balão para a frente não costuma ser opção. Pq consegue correr 15 metros com a bola pelo meio. Pq faz os outros parecerem melhores.

    A garra juntou-se à parte técnica/táctica. Grandes jogadas (a perdida do vuk e o 3º são óptimas), bons remates, raça e naturalmente, 40 mil vozes roucas.

    10 golos em 12 derbies. Obrigado Liedson.

    Obrigado cão de água por seres o defesa esquerdo dos lamps. Um nojento na equipa certa, e humilhado no palco certo.

    Olegário seu filho da puta. Penalty do maxi é um escândalo, as 20 faltas para os livres do benfica idem.

    Eu odeio o benfica e o porto. Faz parte. Mas termos claques que 80% dos canticos são para ofender o adversário é ridiculo (já nem falo qd não estão em campo). SLB FDP uma vez, ok. Quem nao salta é lampiao de vez em quando, também salto. E se é para gozar, que tal “UM DOIS TRÊS, O BENFICA É FREGUÊS”?

    Tão a ver a falta que fazem as roulottes? Tenho necessidade de estar no computador num sábado às 2,45 a desabafar…

  2. SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Assim é que é! Big Balls a enrabar lampiões. Sempre disse que quando entramos com força, determinação e orgulho, muito dificilmente perdemos com os galináceos.

    Saudações leoninas

  3. Até as derrotas são à Benfica!! A vaca esteve lá, como sempre. O Benfica no seu jogo do erro, das bolas paradas e ajudas externas lá ia levando a água ao seu moínho.
    3-2… até parece que foi equilibrado. A nossa 2ª parte dava para escrever este jogo nos livros. Se calhar nos 7-1 não tivemos tantas oportunidades assim. Até nas derrotas têm sorte. Levam um banho de bola e aínda acabam o jogo à nossa frente no campeonato.
    Após o 1º golo não tivemos bola. Demos o domínio do jogo mas não o controlo. O golo do empante é uma Polgada. Não pode ser… Fez uma exibição notável, mas também fez aquela asneira.
    Moutinho é trinco! E tem que jogar ao lado de Roca (ou de outro qualquer). Roca teve forte, com o corpo a trabalhar.
    Gostei de ver a raça, a vontade de querem chegar ao 3º golo. A desilusão quando criavam um canto ou um livre. As antecipações e as corridas de Grimi na 2ª parte, a confiança de Pedro Silva em fintar, em ganhar os lances de cabeça a Reyes. Gostei!

    Também não gosto dos insultos a quem não nos merece o mímino de atenção, só desprezo. Estamos ali para apoiar o que é nosso, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    Grande Vuk, grande Izmailov, grande Derlei (entrou demasiado cedo e só se encontrou na 2ª parte; jogou muitos minutos; grande profissional)e grande Pereirinha (a títular só a defesa-direito; quando joga a médio, tem que entrar na 2ª parte)

    Mas a palavra final vai para o melhor entre os melhores….LIEDSON! LIEDSON! LIEDSON!
    O melhor jogador do Sporting desde 2003. Um dos melhores de sempre! Merece tudo! Merece ir para o Brasil e chegar atrasado aos treinos! Merece treinar de calças! Merece não querer bater penaltys! Merece ganhar este mundo e o outro! Merece sair do Sporting se assim o desejar! Merece tudo! Não podemos ter um jogador como este, durante 6 épocas, e não ganhar um campeonato. Liedson, renovem já! Façam uma estátua! Para mim o seu 2º golo só está ao alcance dos melhores! Obrigado LIEDSON! Por tudo…

  4. Neste momento ainda não me apetece escrever muito. Apenas que o sorriso com que adormeci e acordei, se transformou em gargalhada quando confirmei aquilo que tinha dito ao Cintra, no final do jogo: nenhum dos jornais teve coragem para escrever na capa o que realmente se passou: um banho de bola!

  5. :-)

    Já posso regressar à Alemanha… missao cumprida (até perdi a voz)!

    Façam-me um favor e repitam o inferno na 4a feira, ok? 45000 fazem uma grande diferença e eu prometo que farei o meu melhor em frente ao monitor do laptop.

    Saudações Leoninas

  6. Grande jogo, com mais 2 enterradelas do Polga. Até o Pedro Silva jogou bem…..até o Grimi, foda-se !!! lol

    O Roca apesar de ter feito um jogo OK, está em má forma. Deu demasiada cacetada e se fosse um árbitro mais severo, estaria na rua aos 70m. Felizmente o boiquerença é mesmo mau árbitro !!!

    Derlei, Liedson e Pereirinha deram um recital !!!

  7. “Uma palavra para os estúpidos que preparam a animação do jogo: deixem as bancadas fazer o trabalho!!!! Parem de pôr as cheerleaders a abafar os cânticos. Parem de pôr o “My Way” no lugar da “Marcha” ou do “Só eu sei”. Acordem para o clube em que trabalham. Vejam jogos lá fora, em Madrid, em Barcelona, em Roma, em Milão. Vejam futebol e esqueçam a NBA. Parem de prejudicar o clube, por favor!!!!”

    Nem tudo está tão mau como já esteve. Registo o regresso do formato PENALTY FIDELIDADE que, a espaços, tem regressado nos intervalos.

  8. O Polga enterrou? Enterrou.
    O Polga fez um passe brutal para a entrada do Derlei, no segundo golo? Fez.
    O Sporting ganhou? Porra, ganhou e deu um banho de bola aos lampiões!

    Enquanto vocês discutem o Polga, eu continuo a saborear a resposta à terceira pergunta.

  9. Que grande vitória e que grande ambiente esteve no Estádio! Grande jogo do Liedson e de toda a equipa incluindo os defesas laterais que jogaram bastante bem. Era espectacular se conseguissemos encher Alvalade na quarta-feira, contra o Bayern!

  10. Grande vitória e ainda estou com um sorriso enorme que vai durar possivelmente até ao fim de semana.

    “Eu odeio o benfica e o porto. Faz parte. Mas termos claques que 80% dos canticos são para ofender o adversário é ridiculo (já nem falo qd não estão em campo). SLB FDP uma vez, ok. Quem nao salta é lampiao de vez em quando, também salto. E se é para gozar, que tal “UM DOIS TRÊS, O BENFICA É FREGUÊS”?”

    Completamente de acordo!! Estar constantemente a cantar o “FDP” é dar-lhes demasiada importância. Afinal estão lá para apoiar o Sporting Clube de Portugal ou não? É que sou Sportinguista antes de anti-lampião, não o contrário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s