O GUROSAN DA LUZ

Sporting-2 (Moutinho, Rochemaback), A equipa do Gaspar – 0

Nível de endorfinas: Anestesiado. Literalmente. O melhor deste Sporting é existir o Benfica. Não há crise leonina que os patéticos lampiões (que estão num buraco de incompetência, oportunismo e pequenez maior que o nosso, mas continuam cegos pela boçalidade patética de uma ilusão nostálgica) não atenuem com os seus consecutivos ridículos. Amorteceram a raiva nas bancadas, deram um estímulo abstracto aos jogadores (ainda assim, não me lembro de ver uma equipa começar o jogo com tal sensação de pânico… o Rio-Ave teve uma série de cantos sucessivos nos primeiros cinco minutos).

E perante uma fraquíssima equipa, bastou uma pouca competência para ganhar pelos habituais 2-0. Perante uma soberana oportunidade para começar a cicatrizar a ferida ainda a jorrar sangue – com uma goleada razoável, bastavam três ou quatro – Paulo Bento preferiu não correr riscos na 2a parte. Contra 10. Enfim, o medo de ser feliz será a marca da passagem deste homem pelo Sporting. E será, também, a razão do seu insucesso.

Bem haja pelo Benfica? Nem por isso… foi graças à merda que são que nós continuamos uma merda apenas ligeiramente menos decadente… mas nunca campeões. Esses, são sempre os mesmos, que só precisam de continuar a usar as velhas manhas dos últimos 20 anos para se celebrarem… sem qualquer pingo de vergonha na cara.

Momento-chave: Início da segunda parte. Jogo ganho, mais um jogador, o que a equipa faz? Controla. Para quê? Para nos deixar moralmente na mesma. E manter a pressão exactamente igual para o próximo jogo.

Prémio Gladstone: Caneira. Assustador…

Prémio Zé Piqueno: Rochemback… cada entrada era um amarelo à espera de acontecer. Ao menos impõe respeito, um atributo escasso pelos lados de Alcochete.

Prémio El Dieguito: Cueca de Liedson à meia-hora. Uma cueca ainda é uma cueca e será sempre uma cueca.

Visão Zeman: Melhor onze do Sporting contra… o Rio-Ave. Um onze que nunca jogou contra o Bayern, nos oitavos da Champions. Esta merda continua a foder-me o juízo! Como é que se tomam decisões destas? Como se explica isto aos jogadores? “Olha, Romagnoli, tu vais ser titular contra os alemães”… “Ahn?”. “Liedson, ficas em Lisboa, tá bem? Para descansares, porque contra o Rio-Ave vamos dar a segunda parte de borla, ok?”. “Vai tomar no cu!”

A substituição do Vuk pelo Djaló, regressando ao losango, afastando o Moutinho do centro do jogo, metendo Pereirinha mais longe da linha lateral, cometendo pela centésima décima quinta vez o erro de meter o Djaló a 10, prova, se fosse preciso, que a falta de bom senso é o maior defeito do Paulo Bento. E gerou aqueles miseráveis 15 minutos finais… Aflitivos, desesperantes! Quando até podiam, surrealmente, ser de celebração de um clube muito ferido.

Vivó Sporting… até morrer!: Esta faixa foi retirada pela polícia, poucos minutos depois de ter sido colocada, no início da segunda parte. E os sportinguistas que quiseram exercer o seu direito constitucional de liberdade de expressão foram espancados e levados pela polícia.  

140320090881

Independentemente do efeito contra-producente que provocou na equipa – durante 10 minutos os jogadores não sabiam se os cânticos e os assobios eram para eles, e o medo voltou às suas doridas cabeças… ajudando a hipotecar toda a 2a parte -, independentemente disso, o que se passou é, para mim, o mais grave de toda a crise de raízes bávaras. A liberdade é estrutural para o progresso das sociedades, dos países, das instituições… do Sporting. Esta censura, a mando do presidente do clube, seguramente, é o sinal exterior da grave crise que o Sporting vive…

O Sporting precisa de uma revolução… de pessoas, de mentalidades, de valores, de ideais, de competências… quem está disposto a fazê-la?

12 thoughts on “O GUROSAN DA LUZ

  1. Sem dúvida. O direito à indignação é sagrado. Independentemente de se concordar ou não, quem é que mandou retirar as faixas (direcção?) pensam que são?
    Provavelmente sabem que são uma bela merda.

    Saudações Leoninas

  2. Ah, e já agoravá lá, 6 pontos.
    O Cajuda não vai conseguir dormir hoje devido a um forte ataque de esquizofrenia aguda.

    Saudações Leoninas

  3. Liberdade de expressão é um direito de todos e para todos, logo não deve ser “tocado”, quer por alguém, quer por qualquer instituição. Reprovo, desta forma, o que se passou em Alvalade, onde, mais uma vez, tive e me enervei.

    O que os jogadores (??) do Sporting fazem em campo é tudo, menos jogar futebol.
    Não concordo que Bento tenha dito para só se controlar, mas quando se tem jogadores como Roca, Caneira (que desilusão…), Djaló (se fosse o Tiui a fazer a controlo de bola na área do Rio Ave em que a bola lhe vai à cara..meu Deus o que seria de discussão aqui), enfim, mau de mais.

    Liedson não fez um remate contra o Rio Ave!!! (tenho pena deste jogador) Este jogo devia atenuar a imagem de Munique mas foi miserável.
    Sinceramente, Bento falhou nas substiuições. No inicio da 2º parte tem que por jogadores que querem jogar. E esses eram o Adrien (2 minutos do fim…), Pereirinha e o Tiui. Com este Rio Ave, bastava vontade e querer para golear.

  4. “A ansiedade não nos permitiu dar mais. Entendo a tensão dos jogadores e acho que era complicado fazer mais”. Paulo Bento, na conf de impensa.

    Foda-se!!! Estou farto desta mentalidade pequenina!!!

  5. Ah, já agora. É maravilhoso ficar a saber que o Beto, o tal redes que teve um dia mau, vai mesmo 4 anos p o Porto. Ah, e que os simpáticos senhores de azul e branco também já estão interessados no Ruben Micael, um dos mais influentes jogadores do Nacional da Madeira. Espectacular…

  6. A retirada das faixas ontem por parte da PSP foi vergonhosa. Com que direito o fizeram!?

    Quanto ao jogo…valha-nos o resultado. Aquela 2ª parte, pelo que não se jogou e pela nítida falta de ambição, foi do pior que já se viu. Contra 10, ao invés de tentarmos marcar o 3º e depois o 4º, preferimos controlar. Controlar o quê ao certo!?
    Finalmente o Roca acertou num livre. Será que o Moutinho aprendeu a rematar?
    Quanto ao Djaló – não fosse o Paulo Bento ter acreditado nele e dificilmente estaria no SCP. E ainda amua, o merdas.

    O fcp continua com o seu sistema bem montado. Só não vai buscar o Nenê, e ainda não é garantido, porque há clubes estrangeiros interessados.

  7. “durante 10 minutos os jogadores não sabiam se os cânticos e os assobios eram para eles, e o medo voltou às suas doridas cabeças…”

    Notei e comentei isso. Tornou-se notório até para quem estava de sofá, como eu. Uma pulhice que fizeram aos adeptos, que até souberam estar à altura do momento, preferindo engolir a indignação, de certeza por amor ao clube.

    PS:Sousa Cintra: eu e JVL andamos a twitar mas estamos na duvida se recebeste alguma coisa. Devolvo a amabilidade com o Leixões.

  8. Leão,
    O telemóvel sucumbiu ao twittanço frenético da reportagem do Cacifo. Só quando cheguei a casa é que percebi que houve alguma interacção. Com o Dinis (claro!), contigo e com uma Dalila que desconheço, mas que deve ser gira e boa pessoa. Veremos se corre melhor para a próxima.
    Aguardamos pelo teu twittanço em Matosinhos. Pode ser que nos cruzemos a twittar no Marquês, lá para Maio. :-)

    Qto à análise do Douglas, gostaria apenas de sublinhar a minha concordância com um fenómeno que deve ser bem discutido na preparação da próxima época: o Caneira NÃO PODE continuar a ser titular do Sporting a jogar a este nível.
    Está bem, ok, não está a jogar na posição dele. Seja… Concordo com isso. Mas não é isso que eu estou a dizer. O que eu digo é que o Caneira NÃO PODE jogar a este nível. Não pode ser titular indiscutível na esquerda se fizer esta merda de jogos. Está a ser tão bom qto o Ronny foi no semestre em que levámos com ele a titular. Tem é a vantagem de ter “boa imprensa” e “bom público”. Estamos sistematicamente a jogar com menos um, pq além de não subir, também está longe de ser um tampão na defesa. Tresanda a Ronny, esta merda. E isso começa a irritar-me. Porque eu até curto o Caneira. Mas não este Caneira.

  9. Sousa Cintra,

    Já vi que as mensagens que coloquei via twitter, não chegaram.
    Quanto ao Caneira, perfeitamente de acordo. Muito, muito mau. Fosse o Ronny a jogar a este nível, nível do mar portanto, e o que se diria nos jornais e em conversas de café.

  10. Pois eu não vou falar na alegria que senti por termos ganho o direito ao 2º lugar.
    Falarei antes na alegria de perceber que havia mais leões a apoiar os jogadores que os que insistiram em vaiar, assobiar e insultar os mesmos. Foi bom existir essa maioria para os ajudar no mau momento vivido bem como para aproveitar a oportunidade de passar à frente do nosso rival da vizinhança.
    Só não gostei do espectáculo da polícia a bater nos sócios que insistiram em abrir as tarjas que conseguiram transpor as entradas.
    Lembrei-me que a liberdade foi conquistada com o 25 de Abril. Lembrei-me que a polícia hoje existe para nossa segurança e não para bater em quem tem o direito à indignação sem violência (A Polícia só actuou assim porque lhe encomendaram o serviço sujo). Será que quem encomendou o serviço não está a exorbitar na sua prepotência?
    Pensem nisso amigos leões.
    A coisa está a ficar preta. Por isso recomendo, não se insurjam contra os jogadores…

  11. Foi uma primeira parte competente e que chegou para ganhar o jogo. Se fizéssemos sempre 1ªs partes assim contra os mija-na-escada, estávamos em 1º.

    Se continuo a sonhar? Claro.
    Se toda a racionalidade que tenho me diz que não vamos ser campeões? Diz.

    Quanto ao retirar das faixas, alguém tem de ser processado nesta história. Censura é crime de estado. A direcção do Sporting não tem poder para mandar fazer o que fez e não tem o direito de usar os meios que usou. A PSP existe para nos proteger a todos e não para fazer a vontade à direcção de um clube de futebol.

  12. Fui ao jogo, e o meu filho gostou. Nem reparou no non-sense que se passou naquele início de 2ª parte nas bancadas….

    Tb gosto do Caneira, mas está de facto muito em baixo de forma.

    O Polga escapou, mas espero que ele vá para o raio que o parta na próxima época. Não se esqueçam, quando ele mais for preciso, vai ser naquele momento em que vai falhar redondamente. E quem duvidar que me venha aturar para aqui quando isso acontecer. E com este desemPolgador, é certo que acontecerá, a não ser que surja uma salvífica lesão, ou aparentado….

    O Roca provou que é o único a ter olhos para a posição, mesmo estando um pouco lento, ou gordo como alguns dizem.

    Um jogo a meio gás. Queriam 5? ou 7? Também eu, mas contento-me com os dois e zero. A exibição? Escapatória, dois golos bons, vamos acreditar que não foi melhor por não ter sido precisod melhor contra este Rio Ave deprimente.

    Eu cá, só queria mais oito jogos assim, tal e qual….

    Um abraço a todos!

    D’o “Coração de Leão”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s