Efeito Ronny ou o constatar de um facto?

Foi o Ronny ou foi o facto do Paulo Bento ter abdicado de um lateral que não passa do meio campo, que mudou o jogo em Guimarães?

É um facto que o Ronny entrou muito bem em jogo, um pouco à imagem do Tiuí na final da Taça de Portugal, e teve peso enorme na reviravolta mas, para mim, este acontecimento só veio reforçar algo que estou farto de escrever aqui no Cacifo: uma equipa que precisa de atacar e encontrar espaços no meio campo adversário, não pode dar-se ao luxo de ter laterais que jogam de cadeirinha, como o Abel que faz centros do meio-campo (os centrais adversários agradecem) porque não vai à linha, ou como o Caneira, que equilibra defensivamente, mas que nem centros do meio campo faz.

É por isso que o Pedro Silva depressa ganhou a nossa simpatia, que o Pereirinha sempre será melhor lateral que o Abel, ou que o Grimi nos cativou e nos (me) fez pensar que era um bocado melhor do que realmente é. É por isso que perdemos pontos na Trofa ou em casa, com a Académica.

O Sporting, como qualquer clube que encontre 18 clubes defensivos em 20 jogos que faça, precisa de ter laterais capazes de desequilibrar. O Ronny conseguiu fazer isso.
(mas pedir que o homem seja o nosso médio esquerdo, é capaz de ser um bocadinho demais)

3 thoughts on “Efeito Ronny ou o constatar de um facto?

  1. Muito bem colocada a questão. O Caneira está pior que nunca e por isso também Ronny nos parece tão bem. A comparação com o “efeito Tiuí” é perfeita. Ainda nas bancadas em Guimarães pensava eu com os meu botões que nas laterais está o calcanhar de… Bento e, por arrasto, o nosso. Os defesas são limitados e o losango é de menos para compensar esse handicap.

  2. O Ronny é fraco a defender, por isso é que tivemos todos aqueles problemas na defesa no inicio da época passada. Mas o Ronny tem uma coisa que só o Tello tinha: um pé capaz de centrar e cobrar lances de bola parada com uma precisão incrivel.

    Ele não é um primor tecnico e até erra montes de passes curtos, mas se o Izmailov não recuperar para o jogo com o estela seria de considerar a sua inclusão no 11, mas não a lateral. E sim, a médio esquerdo à frente do Caneira. Um dá segurança defensiva e outro alguma acutilência ofensiva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s