Estado de graça?

derby

Ainda não ouvi uma palavra do nosso presidente. Nada. Viu-o a dirigir-se para a claque, com um tipo de bandeirola de canto erguida, atrás dele. Dizem-me que deu um pólo verde a uma senhora e que saltou ao ritmo de “quem não salta é lampião”, repetindo uma receita de sucesso. Não o vi nem o ouvi mais acerca de um dos maiores insultos feitos ao Sporting por representantes do clube rival.

O Bettencourt não tem culpa do que se passou, cumpriu as regras, foi um bom anfitrião e, acredito, tentou resolver as coisas a quente, directamente com os homólogos lampiões.

O que se passou foi demasiado grave. Com todo o respeito, acredito que só quem lá esteve percebeu mesmo o que se passou. Sol, famílias, campo, um derby, a pérola do novo Sporting, a formação como maior orgulho leonino, novas promessas, a rivalidade, um título. O futebol puro na sua essência maior. O futuro descomplexado à nossa frente, para sarar um passado recente traumatizante. Tudo isto acabou em poucos minutos. Porque o Sporting foi agredido por adeptos do Benfica e insultado pelo maior símbolo do Benfica. E, cereja no topo, ficou um cheirinho a concertação entre arruaceiros e dirigentes rivais, agarrados à perspectiva de uma vitória que salve umas eleições ilegais e fraudulentas.

Aí estava o primeiro verdadeiro teste ao Bettencourt, para provar que é diferente, que a conversa que o elegeu não é da treta. Que ele próprio não é uma treta.

Ora, todas – e sublinho, todas – as reacções leoninas são patéticas. Um representante que nunca ninguém tinha visto (por muito respeito que o seu trabalho na Academia mereça) falar de questões metafísicas e/logísticas, dois comunicados institucionalmente vazios e – inacreditável – fontes anónimas à Lusa!! Do outro lado, tivemos o símbolo do rival a juntar-se aos deliquentes no ataque. Do lado de cá tivemos fontes anónimas a defender, em vez do presidente do clube a contra-atacar.

O presidente que eu queria para o Sporting era o primeiro a dar a cara, minutos depois de ter ouvido o Rui Costa (provavelmente até terá ouvido de viva voz), e a pôr os lampiões numa posição impossível: ou se demarcavam daqueles adeptos e puniam-nos ou deixavam de ter qualquer relação institucional com o Sporting, ficavam sem bilhetes para os derbys em Alvalade e seriam declarados cúmplices de um crime pelo qual teriam de responder em tribunal.

Em vez disso, Bettencourt saltou com a claque, insultou o adversário e desapareceu entre os sobreiros da Academia. E deixou os estados de alma (“os dirigentes do Sporting dizem-se chocados”) para as fontes anónimas. Ainda espero que apareça, defenda a imagem do clube e acabe com a sensação de impunidade que continua a existir de forma generalizada no futebol português. De um presidente do clube eu espero que faça os benfiquistas terem vergonha dos lampiões. E os sportinguistas orgulhosos de serem lagartos.

Fico à espera.

34 thoughts on “Estado de graça?

  1. Amigo Douglas,
    não é de agora que as relações com o Benfica deviam ter sido cortadas. E também não é de agora que temos a sensação de que os nossos presidentes são demasiado bem comportados. Se não querem falar, ponham alguém de fibra a fazê-lo. Sá Pinto, por exemplo.

    Até ao momento, as únicas palavras do nosso “juba branca”, foram as seguintes, publicadas no site do Record:

    José Eduardo Bettencourt reafirmou hoje a total oposição do clube a que o jogo de juniores com o Benfica, interrompido sábado na Academia de Alcochete, seja realizado em campo neutro. “De maneira nenhuma!”, garantiu o presidente do Sporting, quando questionado sobre essa possibilidade.
    […]
    Bettencourt, que falava à margem da inauguração da nova “Loja Verde”, no Alvaláxia, salientou que não quer “entrar em polémica” relativamente aos acontecimentos de sábado passado em Alcochete. “Não vou falar nada sobre isso”, frisou, acrescentando que o que importa é “ver futebol e falar sobre futebol”.
    […]
    De qualquer forma, o líder leonino lembrou que “ninguém pôs em causa as condições de segurança” antes do encontro realizado na Academia e espera agora que os intervenientes se “empenhem em encontrar uma solução”.

    E para completar esses paninhos quentes, só mesmo a posição assumida em resposta à vergonhosa intenção dos lampiões em terminarem o jogo num campo neutro:
    Os responsáveis leoninos estiveram reunidos esta segunda-feira com os homólogos benfiquistas, mas o encontro realizado na Associação de Futebol de Lisboa não permitiu o entendimento entre os clubes, pois os leões admitem apenas “não realizar o jogo ou concluí-lo na Academia, à porta fechada, a partir do momento em que foi interrompido”.

    Não realizar o jogo?!? Há que realizá-lo e há que ganhá-lo!!! Até sou capaz de ir buzinar para a Baixa!

  2. Caros Sportinguistas, toda esta situação com os lampioes me faz ter mais certezas que lhes damos muito mais importancia do que eles merecem.. tambem não concordo em dar bilhetes a vandalos( penso que ninguem convida marginais para ir a nossa casa nos estragar as coisas), mas a culpa disso é nossa(Sporting), ainda não aprendemos a lição.. como ja alguem disse.. continuamos a baixar as calcinhas aos meninos e siga.. somos muito macios.. o Sporting(nós) tem que se deixar de ser tao bonzinho.. simpatico e amigo dessa gente.. temos que olhar mais para nos.. temos que evoluir.. pensar só na nossa casa e defende-la.. tou farto de ver o Sporting a ser roubado(taça da liga) e o que fizemos de concreto ? nada… campeonato de juniores.. entram na nossa casa.. atiram pedras.. dao cabo do que é nosso.. e o que fazemos ? ..chamamos “nomes feios” aquela gente.. e depois passa.. precisamos de energia nos nossos dirigentes.. talvez o Cristovão tenha perdido as eleiçoes… mas seja alguem com perfil para o futebol.. para ir para a liga.. para refilar.. ou porque não Sá Pinto ? ..temos é que mostrar que não somos uns totós que somos muito simpaticos e queridos.. se assim continuarmos vamos continuar a ter mais uns anos de tetras-vice.. a historia do quase…

    Saudaçoes Leoninas

  3. Li agora que “Devido a esta desencontro de opiniões, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Lisboa determinaram que não vai haver jogo, logo a época 2008/2009 de juniores não vai ter um vencedor.”

    Fica um tremendo cheiro a benefício do infractor.

    SL

  4. Quem acreditava que com JEB as coisas iriam mudar parece começar a ter dúvidas. Eu, apesar de não o ter apoiado, ainda quero acreditar que seja possível, mesmo com esta falta inacreditável de reacção. Parece que toda a gente vê que fomos agredidos, fomos comidos e ninguém se importa muito com o assunto.

    Mas mais uma vez isto vem provar que estes dirigentes se perfilam como mais do mesmo: dar pulinhos e usar cascol ao pescoço é muito pouco para quem apregoa mudanças!

  5. Isto é uma vergonha!!! Então são os dois castigados como se não houvesse um culpado??? Aqueles lempiões de merda sabiam que iam perder e fizeram a merda que fizeram pois até preferem que não haja campeão a ver o Sporting sagrar-se novamente campeão de júniores!!! Mais uma grande vergonha com a assinatura do sr. Madaíl, o mesmo que mandou entregar uma Taça de Portugal no dia em que os mesmos animais vermelhos mataram um adepto do Sporting em pleno Estádio Nacional!!! Era isto que o nosso presidente devia dizer!!!

  6. Ainda nem com o Liedson renovaram… Não sei do que é que estão à espera! Que dê à sola?… Que aperaça melhor oferta doutro clube e culparem o empresário e/ou o jogador?

    Ou, talvez, manter mais um ‘caso’ para desesperar os sócios e adeptos leoninos que aguardam (pacientemente?) mudanças de atitude que tardam em chegar…

    O Matias lá apareceu… Três semanas depois dos jornais noticiarem negociações…

    No SCP é tudo mt lento e frouxo… Demasiado lento e frouxo.

    Relativamente a este caso, dizia aqui (http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/06/vergonha-vermelho-iii-urge-reagir.html) que urgia reagir… Pois sim! Já tenho as minhas conclusões: aí está a primeira oportunidade de JEB desperdiçada!

    SL!

  7. Aquele porco de merda suplente do milão insulta-nos e temos um presidente que quer falar de futebol.

    Temos um gabi na tv com o dildo ao lado a falar dum justo vencedor na taça da liga.

    É que já não há ponta de paciencia para estes dirigentes. Nem um cominicado de jeito sabem fazer, nem uma resposta aqueles porcos nojentos dão.

    E nós sempre com os corninhos no chão para vermos se ninguem se mete connosco.

    Se não tivessem comprado a JUVE e as outras claques talvez o JEB tivesse levado no focinho do F. Mendes para ver se aprendia o que era sofrer pelo clube.

    • Oh Metralha,
      o teu comentário estava muito bem até chegarmos ao último parágrafo.

      Olha lá, mas tu achas que o FM é mais sportinguista que os outros pq?

      Por tatuar um leão misturado com alusões a regimes de extrema direita?

      Ou por estar há anos e anos a mamar à conta de clube e, por conseguinte, à conta das quotas que eu pago há mais de duas décadas?

      Não me digas que achas que ele está ali só porque ama o Sporting? Não me digas que achas que o Directivo nasceu só porque sim? Pró caralho, pah!

      Antes de termos um presidente que recebe ordenado já tínhamos “claqueiros a recibo verde”!!!

  8. Aquela fotografia do beijo do F.Mendes na testa do JEB deixou-me com náuseas.
    Primeiro, pela estética em si. Depois, porque cria a imagem de uma certa intimidade entre dois pólos de um clube que, a meu ver, deveriam ficar bem separados (direcção e claques), precisamente para evitar estas confusões.
    Depois, porque não auguro nada de bom. É um beijinho que mais parece “descanse presidente vamos partir os dentes àquela lampionagem toda”.
    Ora, eu detesto lampiões: é óbvio e os motivos go without saying.
    Mas uma escalada de violência é tudo o que não precisamos.

  9. Virgilio,

    Quanto à renovação do Liedson, o empresario dele só chega amanhã para tratar disso.

    Todos,

    O nosso presidente quis passar uma imagem de que não desce ao nível dos dirigentes do benfas. E respondeu muito bem ao Rui Bosta….ignorou-o !!! O comunicado emitido também foi uma bela resposta, desmentindo os lamps de que tinham falado sobre as condiçoes de segurança.

    Cortar relações institucionais com o benfas não resolve nada, porque se vamos descer ao nível de um idiota, também nos tornamos idiotas.

    • Conversinha de merda, é o que é! Por idiotas passamos nós sempre que não abandonamos o campo depois de nos matarem um adepto, quando vamos receber medalhas depois de nos roubarem uma taça e quando não tomamos uma atitude forte quando nos entram casa adentro e nos retiram a possibilidade de revalidar o título de campeões de júniores!

      esta tua conversinha já parece aquela de que coitadinho do Paulo Bento tem feito tanto com tão poucos recursos, meu rapaz!

      • Tu deves ser daqueles que não tem jeito nenhum para lidar com pessoas. Não fazes puto de ideia do que é a psicologia nem como ela se aplica na vida real.

    • Jedi,
      não posso concordar contigo e até te dou um exemplo básico: imagina um gajo que te prejudica. Imagina que esse gajo faz isso mais do que uma vez. Imagina que, pior, esse gajo tem depois a desfaçatez de acusar-te de teres a culpa das merdas que ele fez, quase gozando com a tua cara.

      À primeira, talvez consigas manter o sangue frio, até porque sabes que a razão está do teu lado e que só os tapados vão dar razão a esse cabrão. Talvez até consigas fazê-lo uma segunda vez. Mas, e desculpa que te diga, se à terceira continuas sem reagir, e por mais razão que tenhas, vais passar por banana.

      E acredita que se chegares ao pé do tal gajo e lhe mandares um cabeçadão no focinho, não vais estar a descer ao nível dele nem a mostrar que não sabes lidar com pessoas. Bem pelo contrário, vais colocá-lo no devido lugar e deixar um aviso à navegação.

      • Cherba,

        Tens o direito à tua opinião. E veja-se a diferença de argumentação entre ti e o outro que comentou antes.

        Ora bem, já que falaste nisso, passo a explicar: é claro que por vezes não há outra saída senão “mandar uma cabeçada à cais-sodré” na outra pessoa. Não é este o caso….ainda !!! Cortar relações com o benfas só lhes dá mais poder sobre nós, uma vez que mostram que nos conseguem afectar psicologicamente com as suas trafulhices. Se, cortar relações ainda tivesse algum efeito prático, eu ainda podia concordar, agora pensa lá….o que é que na pratica vai acontecer ??? NADA !!!

        O comunicado emitido por nós foi bastante inteligente, porque tu não podes vencer um argumento burro, com outro argumento burro. O JEB limitou-se a desmentir o que o benfas disse sobre ter alertado para a falta de condições e que não recebeu nenhum aviso da FPF.

        O Vieira é uma pessoa sem nível, sem estudos e quem ouviu a entrevista dele na RTPN no trio de ataque e ouviu na semana anterior a do JEB, percebe bem a diferença entre eles. O 1º atacou tudo e todos de forma a valorizar-se e é assim que ele faz no seu dia-a-dia, armando-se em vitima. Estarmos a responder ao nível dele é estarmos a rebaixar-nos a um nível a que ELE está habituado, logo, onde nos pode vencer com facilidade.

        Sei que isto da psicologia pode não fazer muito sentido, mas acredita que a médio/longo prazo NÓS ganhamos. E há uma diferença entre ser anjinho e ser calmo !!! Não confundir !!!

        Se há uma coisa que eu posso apontar ao SCP, foi o facto de não ter precavido a ida dos NN lá, esse sim, um erro grave da nossa parte. Podiam até ter vendido bilhetes aos gajos (porque até sabe bem ganhar dinheiro com os NN) mas cercavam-nos com policia de choque…isso é que era !!!

      • Jedi,

        O problema é que aos anos que estamos a ter esta postura, para que a médio/longo prazo tenhamos razão e até agora o que mudou? NADA!

        Em relação ao “que ganhamos em cortar relações”, deixo aqui o comentário do JL feito na Centúria, que responde a pergunta idêntica, e com o qual concordo plenamente:

        “Caro NMB,

        Quando de princípios se tange, consideracoes de “ganho” devem ser relativizadas.

        Talvez não se ganhe nada, mas a virtude é a sua própria recompensa.

        Se o benfica não quer ser tomado como sendo apenas aquela gente, então o mínimo que se deve esperar é que se demarque totalmente destes actos e os repudie vivamente.

        Não o fazendo, está tacitamente a concordar com eles, ou, no mínimo, a não os reputar dignos de censura expressa.

        Não contente com isso, tem o dislate de imputar culpas ao SCP, como se este tivesse responsabilidade sobre os actos de animais.

        Face a esta reacção absolutamente miserável do benfica, o SCP tem TODA a legitimidade para recusar relacoes institucionais com o Benfica.

        In a nutshell, o benfica é comparável ao dono de um pitbull. O seu animal atacou terceiros, e ele não só não pede desculpa, como ainda diz que o foi a pessoa agredida que se pôs a jeito porque não acautelou devidamente a existência de um cão feroz na rua.

        NMB, se o seu cão feroz me atacasse, em minha casa, e o meu amigo ainda me dissesse que a culpa era minha, garanto-lhe que (no mínimo) não queria mais conversas consigo. E era-me indiferente o que ganhava ou perdia com isso.

        Há momentos para consideracoes de estratégia. Este não é um deles.

        Até porque, pelo que tenho lido em blogs etc., se a Direccao do SCP não vingar, seja de que forma for esta ofensa, não faltará quem o faca. E isso é a última coisa que queremos, e a primeira que o SCP deve procurar evitar. Se os Sportinguistas sentirem que tem uma Direcção capaz de se indignar por eles, talvez se evitem episódios desnecessários no futuro.

        SL”

  10. Cansado das teorias do “não descer ao nível”.

    Quero um presidente que não passe por coninhas e gajo porreiro. Porque isto não é um jogo de cavalheiros nem é jogo de criar laços de fraternidade com o adversário.

    Era dizer “foram uns cretinos de vermelho que causaram confusão, queremos indemnização, e jogo na Academia sem presença de adeptos adversários. E o Rui Costa não tem gosto nenhum para gravatas e isso é estúpido. PS. Hoje limpei o cu ao jornal ABola”

    Aqui está um belo comunicado.

  11. Caro Jedi Master, desculpa, mas não estou de acordo contigo. Enquanto estamos preocupados em não “descer o nível” e em sermos “diferentes”, os outros comem-nos as papas na cabeça e ainda gozam no fim. Julgas que eles têm alguma espécie de preocupação com o futebol português e com regulamentos que desprezam e aos quais passam por cima com a conivência das autoridades desportivas e judiciais? Acorda, pá!
    Devemos tratar como cavalheiros quando sabemos que temos cavalheiros pela frente. Temos que aprender a saber despir o casaco, tirar o chapéu e as luvas de pelica, arregaçar as mangas e erguer os punhos, dizendo: “Quem é o primeiro valente a provar os meus punhos?” Porque é a única linguagem que a escumalha percebe.
    A minha mãe, sportinguista e transmontana de gema dizia: “Quanto mais nos abaixamos, mais o cu se nos vê”. Enquanto não nos dermos ao respeito, nunca seremos respeitados. E se não o fizermos depressa, vai ser cada vez pior e com mais frequência.
    JEB não está a começar bem. Esta é a primeira prova de fogo. Atitude e tomates, exige-se.

    Saudações Leoninas

  12. Não me interessa que tenhamos excelentes jogadores, treinadores, dirigentes (LOL), apanha-bolas, etc. O jogo terá que, a ser realizado, ser em nossa casa. É que nem podemos admitir outra situação. Jogamos em casa, como fazemos de há vários anos a esta parte, vem um bando de animais que interrompe o jogo quando já ia em 26 minutos e depois a solução que se coloca é realizar em campo neutro!?!? FODA-SE!!! O que é isto!? Haverá maior benefício do infractor, nesta situação, que este!?!?
    O palhaço vestido de diabo manda uma passa no bandeirinha e não me lembro de qualquer reacção por parte do presidente do CESD nessa altura. Por acaso disse que o estádio pré-fabricado não tinha condições?

    Estou completamente desiludido, mais uma vez, com a postura do SCP neste processo. Continuamos a comer e calar. Até quando?

    Hoje n’O Jogo, JEB diz que quer que o SCP seja falado pelos aspectos positivos do desporto. Sinceramente, isto é conversa da merda. É por andarmos constantemente, a tratá-los e aos outros como pessoas de bem, que depois temos isto como paga. Será possível que ainda este século, concluam que nunca iremos mudar o comportamento dos outros, através da nossa postura?

    O Luisão carrega o Ricardo e aparece um idiota a dizer que não era falta – teve que ser o Collina, nosso “sócio honorário”, a dizer que aquilo era falta em todo o Mundo; temos um corte transformado em atraso no Dragão; temos regras próprias; fazemos “alianças” cujo benefício é 0, seja com o fcp ou com o slb; temos que gramar com tentativas de desvio de jogadores: Vuk & Moutinho e desrespeito constante por parte do Vítor (o Rui do Norte) sem qualquer reacção; somos desrespeitados em casa por um árbitro que invade a área de aquecimento dos nossos GKs e ainda é o treinador dos mesmos que fica suspenso; temos a Polícia a distribuir porrada a pessoas que apenas colocaram faixas – já sabem para a próxima, usem calhaus, tochas e petardos porque isso pode entrar no estádio sem problemas – e da Direcção nada.

    Já repararam o que é comum a todos estes episódios? O SCP a ser prejudicado e quem deveria proteger os nossos interesses, a não fazerem nada! NADA!!!

    “Ah não tenho perfil para…” PUTA QUE PARIU!!!

    É por comportamentos destes que o SCP foi ultrapassado, em títulos, pelo fcp. É por merdas destas que ouvimos que somos a maior potência desportiva nacional mas no que toca a criar condições para mantermos essa designação, 0. São episódios destes que continuam a afastar as pessoas do SCP. Somos atacados e o que fazemos? Em vez de protegermos a nossa casa, estamos preocupados com a imagem que os outros terão de nós!

    Estou fodido com esta reacção sinceramente! Por uma vez, tenham TOMATES e façam o que deve ser feito. Cortem relações com esses fdp!

    Ser falado positivamente…foda-se! Aproveita e diz ao PB para nunca mais falar nas arbitragens porque passa uma imagem de desculpabilização. Independentemente de ter razão – que é o que acontece nos juniores – ou não.

    FODA-SE!!

    • Ó meu palerma! Mas julgas que tenho a tua vida?! Julgas que eu estou permanentemente na blogosfera? E o meu trabalho, és tu que o fazes? E tb tenho vida social, ó triste…

      Está resolvido, FINALMENTE! Mas era para estar encerrado ANTES da época começar! E sem andar cá a contar tostões! É o LIEDSON, caralho! O melhor ponta de lança desde a dupla Manel – Jordão!

      Quero ver agora como é a TUA tesão do mijo…

      • Virgílio,
        gosto de falar contigo, tens o nome do meu avô. E gosto da tua revolta, bem ao estilo do Cacifo.

  13. Gentlemen, 3 points:

    1- Belissimo post, Douglas.

    2- Nao vale a pena esperar. Ja se percebeu que atitudes de forca nao sao coisa que va sair da nova Direccao do Sporting. Nem isso nem contratacoes tratadas com secretismo (ou se nao nos pomos a pau contratacoes “de todo”, porque esta temporada comecou muito morna).

    3- Confesso que esta e daquelas situacoes que deveria ser colocada hipoteticamente a todos os antigos presidentes do Sporting, e a todos os candidatos a candidatos.
    Como acham que reagiriam, nesta circunstancia:

    a) Sousa Cintra
    b) Jose Roquette/Santana Lopes
    c) Soares Franco
    d) PPC (o gajo que se peida no duche, lembram-se? :-))
    e) Dias da Cunha

    Saudacoes Leoninas

    • Deixa-me corrigir apenas um erro.
      Não é
      […] sair da nova Direccao do Sporting. […]
      mas sim
      […] sair da direcção do Sporting que jurou por tudo que ia ser diferente, manteve os mesmos e continua a gostar de ser enrrabada a torto e a direito sem dizer nada porque “fica mal” […]

      Fica a correcção.

  14. Cherba, estou-me cagando para o lider da JL ou do Directivo ou da Torcida, a minha questão era para com o JEB e o “vamos falr do futebol” quando fomos atacados pelos gajos que têm um simbolo nazi como bandeira mas a maioria são pretos ou de cor para não ofender. São estas coerencias no clube vermelho que devem ser combatidas para fora e assim evitavamos que um sportinguista mandasse outro para o caralho.

    Um abraço (do caralho)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s