Resumidamente

Prometo não ir alongar-me muito no rescaldo ao jogo de ontem, em Guimarães, até porque já desabafei aqui e, também, aqui, sobre a nossa pré-época.

Assim sendo, ficam cinco ou seis ideias rápidas:
– Se eu fosse treinador, com toda a certeza aproveitaria o último jogo de preparação para dar minutos de conjunto aos onze jogadores que forem entrar de início no primeiro jogo a doer. Mas tudo bem, com o Twente a jogar ali ao lado, em Braga, deve ter sido uma forma de baralhar o observador;

– Gostei do Adrien. E do Miguel Veloso que, curiosamente, é um dos nossos três jogadores em melhor forma física;

– O golo do Mat14s é de classe. Dá, desmarca-se, recebe, levanta a cabeça, vê a posição do redes, golo. Oxalá seja o primeiro de muitos;

– Quando o Postiga marcou o segundo golo, pensei: “será que já deu para perceber a diferença entre entre um lateral direito que vai à linha (Pedro Silva) e um lateral direito que faz centros do meio campo (Abel)?”;

– Contra o Forest enervámo-nos sem justificação, contra o Feyenoord fomos imaturos, ontem não tivemos coração. Por este andar, o Paulo Bento vai esgotar as justificações para os maus resultados ainda antes do campeonato começar…

– Adorei, mas adorei mesmo, a exibição do Tonel! Que grandes sorrisos devem ter ficado estampados na face de todos aqueles que estão quase a promover uma petição para que o rapaz seja titular!

20 thoughts on “Resumidamente

  1. Parece-me que o Sporting esta a beira de um ataque de nervos. Falo d’A Nacao Sportinguista.

    Com a eleicao de JEB e o “Paulo Bento Forever”, criou-se uma expectativa enorme. O problema e que essa expectativa foi criada sobre algo que ja de ha algum tempo ate esta parte era criticado/criticavel e altamente duvidoso – leia-se a capacidade do Paulo Bento colocar a equipa a jogar bom futebol, inovar em termos tacticos, etc. Para completar o ramalhete, a dita Nacao leva com um leque de reforcos = 1 Matias Fernandez. E mais nada.

    Assim como uma cantina que costuma servir acorda para o almoco. Os anos passam e toda a gente detesta a acorda e ja quase ninguem a suporta. Vamos todos de ferias, churrascos, picanhas e peixinho grelhado. Durante a fase final das ferias, o Director da cantina muda e anuncia que vai manter o seu cozinheiro “forever”, mas que a comida vai ter outra paixao. O pessoal empolga-se. Ja ninguem se lembra do que eram os almocos.
    Voltamos de ferias e levamos ao almoco com a mesmissima acorda de sempre. Ate parece pior do que antigamente de tal forma nos tinhamos esquecido dela. E a expectativa era tao grande que agora desculpem la, mas esta acorda ja (quase) nao a consigo comer!

    Saudacoes Leoninas

  2. tens razão em todas as afirmações que fazes, mas …
    eu gosto mt do jogador tonel. Como profissional de futebol é irrepreensivel. Dá tudo nos treinos e nos jogos. Não fala mal dos colegas nem do treinador. Recusa propostas muito superiores em vencimento de outros clubes porque adora jogar no nosso SCP. Respeita as opções do treinador (lembras te da frase dele qd regressou de lesão 1 semana antes do scp ir jogar às antas e o caneira estva a jogar c o polga?).
    Pois bem mas esses são os argumentos fora das 4 linhas, mas dentro das 4 linhas tb os tem.
    Diz me s kiseres claro, onde errou ontem o tonel? Foi o unico defesa k ganhou bolas de cabeça e ganhou todos excepto um, claro k deu golo, mas revê o lance e k podia ele fazer? Estava bem posicionado e o jogador do vitoria teve mérito. No 2 golo tenta o corte e a bola sobe e vai parar ao 2 poste onde o veloso falha (grande jogo do miguel). E k + podes dizer?? Nada. Na primeira parte não perdeu 1 lance e fez dobras a TODOS os colegas da defesa. Não acho que seja justo essa campanha que tu fazes aqui contra ele em detrimento de outros.
    O Polga é bom mas não está minimamente em forma, porque? OLha se pudesses assistir aos treinos percebias. Se vivesses ou frequentasses as zonas que ele frequenta tb percebias. O daniel é bom sim, gosto dele. Mas entre os 3, tu podes claramente dizer que o Tonel não deve jogar??

    • pedja,
      preciso mesmo de dizer-te onde errou o Tonel? Então o homem dá duas barracas que ficam directamente ligadas aos dois golos sofridos e tu perguntas-me onde é que ele errou? Please…

      Esforçado? bom profissional? Sim, sem dúvida. Um central para ser titular do Sporting? Não, nem pensar nisso. É mediano, nada mais. E sim, eu sei que o Pedro Barny, entre outros, já foi titular do Sporting…

      Quanto à conduta pouco profissional do Polga, provavelmente seguida de perto pelo Roca, ora aí tens mais um bom exemplo do amadorismo que, em tantos aspectos, impede o Sporting de evoluir: o FCP tem três ou quatro gajos com a função de varrer a noite da Invicta e arrebaldes à procura de jogadores, ao ponto dos gajos terem que ir para Vigo quando querem beber um copo. E, depois de ouvir dizer tantas vezes que o FCP é um modelo a seguir, este parece-me um pormenor relevante.

      • olha qt ao jogador tonel, nao vou voltar a individualizar, pois ja entendi k tens 1 antipatia especial por ele …
        qt a tudo o resto, axo k todos devemos falar qd está mal, mas devemos ter sempre em mente k somos todos sportinguistas, e k o nosso mal é sofrer tanto c as incidências diárias no nosso clube …

  3. Cherba,

    Excelente análise. Subscrevo na íntegra. Sobre o Tonel queria apenas acrescentar que, apesar do excelente profissional que possa ser, avalizado pela observação in loco do Pedja, esta exibição dá-me vontade de rir. Falhou escandalosamente no primeiro golo errando o timming de ataque à bola e no segundo faz um alívio patético devido ao mau posicionamento. O problema do Tonel não são os erros. Infelizmente, todos têm falhado e o Polga desde há uma ano a esta parte volyou a jogar como na época do Peseiro. Mal. O problema, dizia eu, é as pessoas acharem que o mal do Polga se resolve com a entrada do Tonel. Digo isto já há algum tempo: o Sporting, partindo do princípio que vai apostar tudo no Carriço devia ter vendido o Polga e procurar no mercado um jogador de características diferentes. Para mim, um jogador à imagem de Phill Babb. Robusto fisicamente, mais simples a jogar e autoritário no jogo aéreo. Mas patrão a sério. A varrer todas as bolas pelo ar. O Tonel já demonstrou que é esse tipo de jogador mas na sua versão mediana ou medíocre. Nós precisamos de um Bruno Alves para limpar tudo à volta e deixar a velocidade e comando para o Carriço.
    Petinga, grande metáfora. É exactamente essa a sensação. Sabe tudo a comida requentada.

  4. jordão
    percebo perfeitamente o k diz. qt ao tonel, não defendo k seja ele e + 10 … agora defendo k todos os jogadores tem de estar em pé de igualdade perante o treinador e isso não acontece. esta é apenas + uma das razões para k o scp nao esteja bem.
    supondo k nao existe capital para investir num central (alguem se lembrou k o j. andrade nao tinha clube e é sportinguista?) e contando com os 3 ou 4 k cá estão, pq nao jogar o tonel e o carriço? e qd 1 deles nao estiver bem só tem de dar lugar a outro! o polga de há 2 anos é sem duvida o melhor central do campeonato. agora o do ano passado e desta pre epoca, é como dissest, o polga do tempo do peseiro!!
    eu sou do SCP acima de qq jogador, agora k o PB não o sente assim, vcs não tenham duvidas…
    e tanta coisa não sai cá para fora …

    • pedja, eu defendi a contratação do Jorge Andrade há umas boas semanas, como podes comprovar aqui https://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2009/05/07/um-leao-que-nunca-vestiu-de-verde-e-branco/

      Jordão,
      concordo plenamente. Precisamos de um central desse género e tenho pena que não tenhamos aproveitado o facto do Bölöni ser treinador do Standard Liège para irmos lá buscar um jogador em final de contrato chamado Oguchialu Onyewu (27 anos, 1,93, titular da selecção dos Estados Unidos) que, depois de três ou quatro meses “à mão de semear” foi comprado pelo AC Milan.

      • pois cherbakov, eu fico mt surpreso pq no nosso clube, ninguem vê coisas k até o + comum adepto vê! Afinal k interesses mandam +? Os dos empresários?
        Esse jogador de k falas k assinou pelo Milan, já foi falado para o SCP há 2 épocas atrás qd jogamos contra o standard na pré epoca … Se calhar não evoluiu o suficiente, para jogar no scp …
        Na america do sul ou em africa por 2 milhoes € (cada) arranjas pelo menos 6 centrais de nivel medio\alto, com margem de progressão com as caracteristicas k necessitamos. Mas nós vamos é buscar gladstones …

      • pedja, pá, disseste a palavra mágica: África. Há anos que desgraço a cabeça ao Cintra, ao Douglas e ao Jordão com a teoria de que devíamos apostar em África, tendo como exemplo tantos jogadores que servem de base aos campeonatos francês e holandês e que, de um momento para o outro, são cobiçados por meio mundo!

        Não sei quem és nem que ligações à estrutura leonina tens, mas voto em ti para director desportivo!

  5. pedja,

    Deixas insinuações no ar que gostava que as concretizasses.

    “OLha se pudesses assistir aos treinos percebias. Se vivesses ou frequentasses as zonas que ele frequenta tb percebias. ”

    Que se passa nos treinos? E nas zonas que ele frequenta?

    Já agora, o que é que não sai cá para fora e tu sabes?

    Acho fantástico o Jogo culpar o MV em ambos os golos. No primeiro é porque deixa centrar o Jorge Gonçalves, esquecendo que tanto o Douglas e o Roberto participaram na jogada. Quem se deixa antecipar pelo priemiro e quem ficou de marcar o segundo? É verdade que falha no 2º golo mas quem dá o charuto 1º? Já não bastava a campanha para a sua venda, agora isto. Ainda por cima foi dos melhores em campo e é dos que melhor se apresenta nesta fase.

    Da 1ª parte nem falo mas na 2ª tivemos um bom início. Gostei bastante do jogo do Adrien, da entrada do Matias e Postiga também esteve bem. Pena foi que nem com uma vantagem de 2 golos conseguimos “controlar”.

    A açorda é um excelente exemplo Petinga. É que mais mastigado e monótono que o nosso futebol, não há.

  6. eu não vou falar nunca em nomes.
    agora é triste para mim, ser sócio do scp, amar o scp, acompanhar o scp, fazer sacrificios pelo scp, e depois acontecerem certas coisas …
    só vou falar em 2 casos, k se passaram a 2 dias de jogos importantes p o scp:
    a) 1 jogador do scp estava num restaurante numa localidade bastante perto da academia às 01h, com cerca de 10 litros de cerveja bebidos.
    lógico k não os tinha bebido soz …
    nota: este restaurante tem por cima das mesas 1 contador de litros de cerveja bebidos do barril k está em cada mesa!!!
    b) 1 jogador do scp estava numa bar\discoteca de lx com a sua linda acompanhante às 4h da manhã

    axas k isto no porto era tolerado? este tipo de comportamento deixa te ter bom desempenho durante os jogos? prejudica os colegas? dá bom ambiente?

    palavra de honra, não vou ser cm o octavio, mas k eu gostava de puder dizer certas coisas, ai isso gostava …
    e mais, basta frequentares a academia ao sab à tarde e ao domingo de manha, k vais ouvindo certas coisas e dps juntas tudo e … voilá! percebes pq nos dão tantos desgostos …

  7. Cherba…looooool

    Não concordo com a 1ª
    Concordo com a 2ª, 3ª e 4ª
    Não concordo com a 5ª, porque ainda falta a desculpa do árbitro…lol
    Com a ultima concordo…o Tonel só falhou neste jogo e o Polga já falhou em 2, portanto o Polga ainda está a vencer…looool

  8. Elano? Seria do melhor… mas um internacional Brasileiro, titular no City, não vai para o Inter e vem para o Sporting apenas porque se dá opção de compra do Moutinho, Veloso, Vuk e Izma, acho muita fruta! O Cacete, esse deve vir… mas porra… 10 dias para entrar a doer e ainda estamos a fazer o plantel…

  9. E porque não ter experimentado o Caneira a central? Afinal até era o lugar dele e tudo…

    Podia dar buraco, mas afinal as pré-épocas também servem para fazer outras experiências que não sejam estragar o Vukcevic.

  10. Acho complicado o Elano vir para o Sporting mas, a ser verdade, pelo menos a tentativa é de louvar.

    Seja como for, e se a ideia é vir com a carga toda de Manchester, podiam trazer o Martin Petrov para o meio-campo e um rapazinho que por lá anda, chamado Bojinov, e que se deu a conhecer ao mundo num campeonato nada fácil para os avançados, o italiano.

  11. Avançado por avançado preferia o Bojinov. O Caicedo do que vi, não me parece que seja o avançado que precisamos. Se bem que na minha opinião, nós precisamos é de laterais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s