Sr. Presidente,

jeb

dada a sua mais recente estratégia de dinamização do universo leonino (e não me refiro às declarações suicidas de ontem, mas por causa delas), gostaria de desafiá-lo para mais uma nova série de respostas a perguntas da blogosfera, agora de forma menos domesticada (já agora, se as próximas contratações do Sporting passam a ser dadas em exclusivo a blogues, o Cacifo candidata-se à do próximo defesa direito). Faço-lhe dez perguntas. Responda se quiser ou mande alguém responder. Ou não. Mas rogava-lhe que o fizesse, no âmbito da sua campanha de angariação de sócios. Ou, no meu caso, de manutenção (de sócio e gamebox).

– Porque é que, desde que foi eleito, ainda só fez elogios a casos perdidos de podridão: ao bafiento treinador, à gestão criminosa do FC Porto, à estratégia salazarenta do Benfica?

– Porque é que disse que os sócios estavam fartos de números e só faz referência ao aumento nominal de cartões de sócios e compras na Loja Verde?

– Onde é que está o urgentíssimo Project Finance, vendido pelo seu antecessor como o antídoto ao desaparecimento do clube (a propósito, ainda não nos disse o que acha das VMOC ou da passagem da Academia e do Estádio para a SAD)?

– [Peço-lhe total sinceridade nesta, ou não vale a pena responder] O que acha desta perfeita fotografia do futebol do Sporting?

– Quanto é que o Sporting poupa com as taxas de juro em mínimos históricos (e quanto dessa poupança é utilizada no futebol)?

– Porque é que baixa os preços dos bilhetes em vez de lhes aumentar o valor? (pelo espectáculo deprimente e sofrimento garantido que são os jogos em Alvalade, as gameboxes nunca foram tão caras… eu até desenvolvia um pouco as teorias expansionistas da economia, mas não temos tempo: digo-lhe apenas que dinheiro gera dinheiro, como sabe tão bem depois de ter acompanhado a estratégia de crescimento global do seu anterior patrão… mais, a anémica redução de custos no Sporting, em vez de potenciar as receitas de forma racional, é apenas um sintoma de um péssimo merceeiro… e de uma total falta de visão empresarial… quer ter orgulho em ver 50 mil em Alvalade em todos os jogos? Dê razões às pessoas para fazer um sacrifício e ir ao futebol… em alternativa, vão ao cinema, para onde foram mandadas pelo seu treinador)

– De adepto que já carregou estandartes, como vê o melhor jogador da Liga chamar-se Hulk e vestir… de azul!?

– Porque é que o primeiro jogo da época em Alvalade é às 21h15, outra vez?

– Se formos eliminados da Champions, ficarmos a seis ou nove pontos dos rivais em Outubro, tivermos menos de 30 mil no estádio nos primeiros três jogos em casa e casos de indisciplina com o Vukcevic, Veloso e Djaló, despede o treinador? Ou demite-se?

– Porque é que, feito o balanço destes dois meses, quis mesmo ser presidente do Sporting (eu também gosto muito de cozido à portuguesa, mas nunca me passaria pela cabeça candidatar-me à sua confecção… quando não sei, fico quietinho no meu lugar)?

Obrigado.

18 thoughts on “Sr. Presidente,

  1. Douglas:

    Se me permite, junto as minhas curiosidades pessoais às suas (pertinentes) perguntas:

    “Sr. Presidente, se tudo está bem com as contas da SAD, porquê o rotundo “não” à auditoria?”

    “Quando referiu que vinham reforços que iam entusiasmar, estava a falar do Caicedo?”

    “Como explica ter criticado incessantemente a comunicação do SCP durante o período eleitoral e ter promovido o anterior director de comunicação, em vez de o demitir?”

    “Como pretende trazer a mudança mantendo TODA a gente na estrutura directiva?”

    “Como vê a relação de Ernesto Ferreira da Silva com a BDO e o facto da BDO ser auditora do SCP?”

    “Porque é que a sala em que apresentou a sua candidatura estava marcada em nome do Banco Espírito Santo?”

    Assim de repente acho que é isto.

    Uma outra nota: JEB afirma que PB está a ser vítima duma “campanha”. Qual? A movida por todos os Clubes que jogam contra o SCP, que se uniram com o desiderato único de envergonhar e desmoralizar PB, dando-nos grandes bailes de bola?

    Esses sacanas…ainda bem que o Presidente anda atento e os topa à légua…

    É preciso ser-se uma raça especial de desavergonhado para, face ao futebol do SCP esta época e a passada, dizer que o treinador está a ser “vítima” de seja o que for.

    Com muita pena minha, acho hoje que a única via para o SCP é a sublevação dos seus Sócios. Só quando JEB, Bento e toda a estrutura directiva do SCP forem arrastados para fora do Visconde a espernear é que voltamos a ter hipótese. Até lá, é isto.

    SL

    • JL,
      quer-me parecer que ao ter-se colado “forever” ao PB, o Bettencourt deu, precisamente, o primeiro passo para, se as coisas correrem tão mal como parecem poder correr, ser corrido de mão dada com o treinador. Ou então, terá que vir dizer que o “forever” era apenas uma força de expressão.

      No meio de tudo isto, louve-se a tentativa de trazer para Alvalade o Daniel Carvalho, embora queira parecer-me que, caso venha, o desgraçado ainda acaba, tal como o Izmailov, mais preocupado em tapar as subidas do lateral adversário do que propriamente em atacar.

      • Cherba,
        o Bettencourt já disse precisamente isso: que a frase do “Paulo Bento forever” tinha sido uma força de expressão. Ninguém, no seu perfeito juízo, pode achar que o Bettencourt não despede o Paulo Bento se chegarmos à 10.ª jornada com 1 ponto.
        Posto isto, concordo com (grande) parte do que por aqui se vai escrevendo contra lo Sr. Presidente. Mas não concordo com tudo. Sou o primeiro a assumir a “tolerância zero” para com a perspectiva de mais um ano futebolístico a papel químico dos últimos três. Mas também acho que há algum excesso de negrume (arrisco dizer que até é um pouco despropositado) nas considerações que por aí circulam. Mas pronto, deixarei essas minhas ideias para um futuro “post”, nos próximos dias. Basicamente, o que tenho para dizer é o seguinte: puta que pariu toda esta falta de crença no Sporting! Com este ambiente, quase que dou por mim a desejar não ter crescido a adorar futebol. Pronto.

  2. Sousa Cintra, pelos vistos o facto de estarmos à 10 dias sem jogos já atenuou um pouco a miséria que fizemos nos primeiros 5 jogos desta época.

    Mas alguém duvida que esta merda tem de correr terrivelmente mal aos 2 rivais para asseguramos outra vez o 2º lugar, que segundo o presidente é a nossa meta?
    FDX, e depois do espectaculo deprimente do 1º jogo em casa contra o Twente, aumentam os preços para o dobro com a Fiorentina? Mas quem é o profissional de excelência que tem esta genialidade de ideia?
    É que isto não está muito fácil para os nossos lados, o caminho que levamos está cada vez mais enviesado, sem rumo, sem nexo e com inúmeras interrogações à mistura.
    Ontem falava com dois amigos que me chamavam doente pelo Sporting ao que lhes respondi: “ Fdx, porque é que acham que sou doente? Em 27 anos só ganhámos 2 campeonatos, acham que para manter viva a chama não tem que se ser doente?”
    E disse ainda que se não forem os pais doentes a incutir o fervor sportinguista, poucos serão aqueles que escolhem o nosso clube desde pequenos, por não ganharmos um peido ( alusão aos corruptos de PdC) e por não termos um circo tão bom, com tanto palhaço e malabarista ( alusão à merda vermelha).

    PS: desde que puseram aquele post a musica não me sai da cabeça quando por aqui passo: “Vivó Sporting!”

  3. Douglas, Cherba

    Eu ate concordo com algumas das criticas mas outras parecem-me demais. Como e que chegamos a este ponto?? Como e que NOS, os adeptos que andavam na escola preparatoria a ser gozados porque o Sporting nao ganhava nada, na escola secundaria a ser gozados porque o Sporting nao ganhava nada, para na faculdade finalmente vivermos um Campeonato Nacional como a melhor coisa que nos aconteceu na vida, estamos agora, em 2009, descrentes no futuro??

    E porque e que tu nao perguntas coisas mais fundamentais como:

    1- Que tipo de medidas equaciona tomar em caso do recurso para a FPF no caso dos Juniores ser indeferido? Ponderou avancar para as entidades reguladoras do futebol a nivel Europeu?

    2- Para quando uma auditoria as contas do clube? (copia do JL)

    3- Qual o seu plano DETALHADO para reduzir efectivamente o Passivo do Sporting sem para tal necessitar de VMOC’s ou transferencias de bens para a SAD? Quais as metas e os timings das ditas? Que consequencias se nao as alcancar?

    Gostei da pergunta das taxas de juro. Mas sinto no teu post um desespero real. Que tambem se comeca a apoderar de mim. E que so da razao ao pessoal que diz “como podem estar desesperados ainda antes da bola comecar a rolar?”.

    SL

    PS: Imaginem que o Paulo Bento daqui a 2 semanas era eliminado pela Fiorentina e pedia a demissao. Seria essa a solucao para todos os males do Sporting?

    • Eu também acho que é por aí Petinga, mas o que a malta quer neste momento é sangue.
      Haverá alguém capaz de fazer melhor naquelas condições do que aqueles que lá estão?
      Duvido!
      A presidente, basta ver a concorrencia a JEB nas eleições para perceber que é de meter medo.
      A treinador, nas condições em que Bento tem trabalhado, duvido que haja quem faça melhor com tanto “menino de copo de leite” (Djaló, Veloso, Vuk) no plantel.

      Já agora…
      Só os adeptos (alguns minados pela imprensa vermelha) parecem ter uma predileção especial em dar pancada no Bento.
      Passo a explicar: entre os seus pares é reconhecido que Paulo Bento tem tido dificuldades mas tem feito um bom trabalho, entre candidatos à presidencia durante todos foram unanimes em manter Bento (a excepção foi PPCristovão).
      Já entre jogadores apenas 3 mariconços se revelam claramente contra Paulo Bento e tudo têm feito para lhe enfernizar a vida.
      Era contra esses 3 rapazinhos que eu gostava que os adeptos mais voltassem as suas atenções criticas.

      São os 3 estarolas: Djaló, Veloso, Vuk.

      Até podem ser bons jogadores (Djaló???) mas andam há tempo demais com os chamados “CORNOS NO AR”!
      Olho da rua pra eles.

    • Jaques,

      e a seguir aos 3 estarolas? São os outros 21 jogadores? e quando é que a responsabilidade chega acima dos jogadores?
      É a desresponsabilização total de quem comanda que está a levar para este marasmo.

  4. Cintra,

    Repito, sempre bem!!!

    Metralha,

    Se correr tudo »terrívelmente mal« aos nossos 2 rivais, e dado que ficamos em 2º, quem fica em primeiro, O Braga ou o Paços?

  5. Marinho, eu explico. Mesmo correndo terrivelmente mal aos 2, a nossa qualidade não dará mais do que um 2º lugar.

    Se tivermos em conta a época passada, ficámos a 4 pontos do fcp, e numa fase em podiamos ter dado o golpe final naquela equipa eles vêm arrancar uma vitória a Alvalade sem saber ler nem escrever. Aliás como é regra no Sporting, cada vez que nos temos que assumir, ou falta isto ou falta aquilo ou falta um boi de preto que nos ajude nestas alturas.

  6. Obrigado Metralha.

    Que nós ficamos em 2º eu já percebi.

    Agora »correr terrívelmente mal» implica que o FCP nem sequer ganhe em Alvalade. Logo, e emulando a época passada, ficaria atrás de nós. Afinal com esta merda toda, ainda corremos o risco de ficar em 1º…

    Mas também é verdade, como diz, que cada vez que temos de pegar o boi pelos cornos, falha sempre qualquer coisita.

    Eu vou esperar pelo post do Cintra. Tirando aquela merdaça que ele fez com Robson, o gajo até é atinadinho. E, apesar das caralhadas, é mais ou menos ponderado. Ao contrário de muitos que por aqui anda.

    Mas isto é só a minha opinião. E mais não digo senão ainda chega o arreda, e diz que eu estou armado em inteligente.

  7. Caro Presidente Cintra,

    Se JEB o despede ou não, sinceramente não sei. Entre o mau gosto de aproveitar o falecimento de Robson para mandar o recadinho de que erros históricos como despedir treinadores de cabeça quente com ele não se repetirão, e afirmar com as letrinhas todas que PB está a ser vítima duma “campanha”, parece-me que o treinador ainda tem muita margem de manobra junto do Presidente antes que ele pense sequer em correr com ele.

    Quanto à falta de crença, só lhe posso dizer isto: Até Cristo teve que mostrar que se podia acreditar nele. Porque é que o Paulo Bento ou Bettencourt merecem a especial cortesia de se acreditar neles sem mostrarem nada? Quanto o presidente diz que temos “muita ambição, mas sempre conscientes da nossa dimensão”, que crença é que isto inspira?

    O SCP é mais que esta gente que o dirige, mas infelizmente, é refém dela enquanto ela o dirige. No SCP acredito, sempre. No PB e no JEB, não. Simple as that.

    Caro Marinho de Alvalade,

    Esta é uma altura de prognósticos, que são enformados pelo que a equipa deixa antever em termos de mecanismos, preparo físico, futebol jogado e espectáculo.

    Como é que o que viu lhe permite augurar algo de bom? São os bota abaixistas que só destilam veneno, ou é o treinador que é um incompetente, a equipa que não joga nada e o Presidente que, para além de 2 meses depois de eleito, renegar TUDO o que prometeu, tenta agora pelos vistos quer bater algum record de “mais tiros no pé e tiradas infelizes consecutivas”?

    Não há maldade em ver o quadro negro se ele efectivamente for negro.

    SL

  8. Marinho, vou-me repetir pq não me estou a fazer entender. O fcp veio a Alvalade com a época a correr-lhe “terrivelmente mal”. O que aconteceu depois já o repeti. A equipa liderada por Paulo Bento não tem ambição para mais, os jogadores acomodados e o presidente está assustado.

    Esta mistura vai dar merda, acumulado por 4 anos deste filme.

  9. Metralha,

    Estamos conversados.

    JL,

    Vá dar uma curva, e veja lá se consegue compreender que também não há mal nenhum em não ver tudo negro.

  10. Marinho de Alvalade,

    Não se amofine, que não é caso para tanto. Talvez se o SCP jogasse melhor, andasse melhor disposto e não mandasse as pessoas darem uma curva.

    SL

  11. Onde está aquela que Balakov um dia apelidou de “melhor massa adepta do Mundo”? Desde os 6 anos que vou a Alvalade faça chuva ou sol estejamos em primeiro ou em 6º a lutar por um lugar na Taça UEFA com o Guimarães e nunca assobiei um jogador ou alguém que represente o meu clube! Hoje os ditos Sportinguistas vão a Alvalde para asobiar o treinador… ou então gabam-e de não ir apoiar a sua equipa!

    É verdade que quando o Sporting quebrou o jejum Portugal se vestiu de verde e branco. Mas também é verdade que se vestiu de adeptos verde e brancos da treta… que apenas sabem dizer mal em vez de apoiar quando mais precisamos! Vem aí a Fiorentina que pode ditar o nosso apuramento para a LC e o que se faz por aqui? Ressabia-se de uma derrota eleitoral onde ficou provado o que (e quem) os Sportinguistas querem… os verdadeiros Sportinguistas e não aqueles que apenas são do Sporting quando ganha!

    Querem ajudar o Clube a crescer? Têm opiniões? Não concordam com alguma coisa? Têm ideias melhores relativamente ao marketing e preçarios praticados? Escrevam um mail e enviem-no… para o Sporting, não para os jornais! Somos (ou deveríamos ser!) uma família, mas anda por aí muita gente que não sabe o que é ser Sportinguista!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s