O Bloco de notas do Gabriel Alves – 3ª jornada

É um estádio bonito, novo… arejado
Académica – Sporting
30 Agosto 2009, 20h15, Municipal de Coimbra

Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Mais uma jornada, mais um jogo com luz artificial. Porquê 20h15 em vez de 18h15, por exemplo? Bom tempo, noite espectacular para usar a camisola oficial. Com ou sem babete.

A selecção do Mali tem um futebol com perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
A Académica, equipa simpática que joga num 4-3-3 que facilmente se transforma em 4-5-1, está como nós. Um empate e uma derrota. Às 22h é obrigatório que continue a somar apenas um ponto na tabela.

Este homem é um Mister
Rogério Gonçalves tanto podia ser treinador como dizer-nos bom dia quando vamos à mercearia. No fundo, só nos lembramos que existe quando damos de caras com ele.

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva
Amaury Bischoff, o tal que, ao que parece, esteve para vir para o Sporting, tem tudo para tornar-se na figura desta equipa, mas enquanto o certificado internacional não chega as atenções viram-se para o avançado Sougou (em dúvida).

 A vantagem de ter duas pernas!
Tenho pena que Pedro Roma já não jogue, ele que era constantemente “enrabado” pelo Liedson. Mas há toda uma defesa aos tremeliques para apertar, com um lateral esquerdo do tamanho do Quim Berto, Pedro Costa, e um central que parece saído de uma telenovela, Luiz Nunes.

E agora entram as danças sevilhanas da Catalunha
Paulo, não há volta a dar-lhe: é obrigatório ganhar em Coimbra. Se preferires o trocadilho fácil, tens que passar no exame. Ao que parece não vais mexer na equipa que jogou em Florença, embora eu achasse que devesses colocar o Vuk no lugar do Djaló, ao lado do Liedson. Independentemente disso, depois de termos atirado borda fora aquela mobília brasileira que pesava demasiado, tenho a certeza que o nosso Titanic vai contornar mais este iceberg.

Vamos jogar no Totobola
Académica – Sporting     2

Cantinho Zandinga
Académica – Sporting     0-3 (Liedson 8′, Liedson 27′, Matias 54′)

20 thoughts on “O Bloco de notas do Gabriel Alves – 3ª jornada

  1. Caro adepto sportinguista, gostava que me explicasse algumas dúvidas surgidas da leitura rápida do seu texto.

    Primeiro, que me diga em que é que o Pedro Roma, internacional português, era «diminuído» nos confrontos com o Liedson, principalmente tendo o Rui Patrício como termo de comparação (claramente deficitário em termos de saídas da baliza)

    Depois, Qual a razão de relevar a altura do Pedro Costa? É que talvez Caneira, Moutinho, Matias Fernandez, Izmailov, e outros que tal, não sejam as pessoas mais altas deste mundo.

    Luiz Nunes é um dos melhores centrais do Campeonato. O melhor não posso dizer desse tal campeão do mundo de seu nome Polga.

    Portanto, e embora a Académica tenha os seus melhores jogadores lesionados, talvez seja melhor rever aí as suas capacidades premonitórias. É que para quem tem a produção ofensiva do Sporting talvez seja um bocadinho puxado prever 3 golos. Veja lá isso.

    • ó mitico vai levar com o canudo no teu buraco mais a sul …

      todos gostamos da briosa, mas aki o k conta é o SCP …

      claro k o roma era bom, até dava sempre frangos contra o seu Benfas, e o p. costa é 1 jogador valoroso, peitudo e raçudo cm dizia o outro, mas a verdade é k ele p chegar ao 1, 70 m precisa de se colocar em cima da cx da fruta …

    • Boa, Cherba… conseguiste irritar um “estudante”. Aplaudo a capacidade de conseguires mexer com um dos baluartes do porreirismo futebolístico nacional (não gosto da Académica, pronto. Nem do Belém, pronto)

    • Caro mitic0 (gosto do zero a finalizar o nick),
      quer-me parecer que é a primeira vez que comenta e, provavelmente, lê o Cacifo e, mais especificamente, o Bloco de Notas.

      Assim sendo, não estranho que considere despropositada a alusão à estatura do Pedro Costa, mas se quiser dar-se ao misto de trabalho e prazer que será ler antigos posts, por certo vai compreender que o espaço dedicado aos “pernas de pau” tem por diversas vezes o seu lado de puro gozo.

      Sim, o Luiz Nunes tem ar daqueles moços com bom coração que aparecem nas novelas. Isso não quer dizer que não tenha lugar em qualquer clube do mundo (ou não, ou não…), tal como o Pedro Roma podia ser dos guarda-redes marrecos mais simpáticos, o que não invalida que, se não me falha a memória, tenha sido um dos que comeu mais golos do Liedson.

      Quanto ao prognóstico, podes deixar o teu.

      • Cherbakov:

        Até concordo com o que agora diz!
        Basta ler alguns blogs «academistas», para encontrar bastante gente que partilha a mesma opinião e são até bem mais agressivos. :)

        A sátira é um modo inteligentíssimo de análise, na minha opinião.

        Mais uma vez as minhas desculpas se me excedi de algum modo na linguagem utilizada.

        Fica aqui um pequeno portal da (para) o meu clube.
        São bem-vindos.

        http://www.academicacoimbra.com

    • mitic0,
      afinal parece que eu não me enganei relativamente ao Luiz Nunes. Era capaz de ter mais futuro a fazer novelas. Aliás, aposto que o gajo vai jantar muitas vezes ao Dona Xepa…

  2. A Académica sempre foram vermelhos pintados de preto. E o Pedro Roma deve bater com a cabeça todos os dias na parede, desejoso de ter voltado atrás na decisão de ter assinado pelo Benfica (tornando-se 3º Guarda Redes) quando em Alvalade morava o Sérgio… (Ivkovic como estrangeiro não contava para Robson, que usava Valcks, Juskowiak e Balakov).

    Hoje, ou muito me engano, vão fazer a (derradeira) cama ao Paulo Bento.

  3. Caro Pedja, tanta palavra e nada de jeitos.

    O («seu») clube do Pedro Roma sempre foi a Académica e não qualquer outro. E se o Pedro Roma é mau, então o Ricardo devia ser de todos os clubes menos do Sporting.

    Para finalizar.. João Moutinho = 1,69 metros. Agora pense.

    Já para o senhor-empresário-dos-piores-presidentes-de-sempre:

    Não mexeu com nada. Defendo o meu clube com toda a «tranquilidade».
    Que eu saiba quem é o baluarte do porreirismo em Portugal é o seu clube. O clube que se arma em calimero todas as jornadas para justificar os resultados medíocres, mas que nos bastidores dá a mão ( e outras partes do corpo) aos personagens que traficam influências. Que se recusam em contribuir para o progresso das estruturas desportivas, demitindo-se das suas responsabilidades e apenas mantendo a tradicional pressão sobre a arbitragem.

    • olha lá o troll tens a certeza k o roma sempre foi da academica?
      desde pekenino n foi?
      e qd ele kis assinar plo benfas para servir de boneco p os treinos do isaias? o negocio estava feito c outro clube e el kis ir p o clube do coração…
      senao sabes pesquisa …
      qt ao j. moutinho, é 1 bom termo de comparação, sem duvida.
      o p. costa qd acabar a carreira quase k foi tao bom cm o j. moutinho qd era juvenil …

  4. Caríssimo mitic0

    Antes de mais, deixa-me desejar-te as boas vindas ao Cacifo. Nao sei se tenho autoridade para o fazer, mas também ando por aqui há já algum tempo e parece-me que nao foste recebido como deve ser (apesar de teres entrado “a matar”, possivelmente para evitares dar porrada na tua namorada – ela agradece).

    Depois, deixa-me que te diga que se andares um bocadito por este espaco e leres os arquivos perceberás que aquilo que dizes para tentar insultar, enervar, ou irritar o pessoal aqui… já nós constatámos com muita tristeza, e de forma bem repetida. É que este blogue é de apoio ao Sporting, sim, mas nao moram cá carneiros. A malta sabe pensar, nao te preocupes.

    Depois, se queres discutir factos históricos do estilo a altura em que o Pedro Roma cometeu o pior erro da sua carreira ao ir para o Benfica, ou a última taca de Portugal conquistada pela Académica, aconselho-te o blogue “armazém leonino” onde a malta até gosta de recordar coisas antigas.

    Aqui, e exceptuando a rubrica do Gabriel Alves, que nos faz rir um bocadito para disfarcar as tristezas que o Sporting nos tem dado ultimamente dentro e fora do campo, raramente se entra no insulto fácil. E como eu até simpatizo com a Académica (que é o clube do meu Pai), pedia-te por favor que nao estragasses a excelente impressao que eu tinha (e tenho) de todos os adeptos que conheco desse clube. Mas volta sempre, OK?

    Saudacoes Leoninas

  5. Petinga:

    Muito obrigado pelas suas palavras amistosas. A sua cordialidade, ponderação e humildade demonstram um verdadeiro espírito desportivo.

    Posso garantir que o meu objectivo não era de forma nenhuma provocar uma reacção negativa por parte de quem está aí desse lado do computador. Talvez espicaçar um pouco sim, mas para fazer ver a invalidade de alguns argumentos mobilizados aí por uns adeptos «leoninos». Como aliás você próprio não deixou de fazer. É saudável, e posso garantir que não entrarei em violências físicas por causa disso.

    Folgo em saber que a massa crítica sportinguista está bem activa e consegue analisar as coisas com o devido distanciamento.

    O Pedro Roma, grande símbolo da Académica/OAF ( últimas duas décadas), umas das pessoas mais fieis de sempre ao seu clube, fez uma escolha de que talvez se tenha arrependido. Quem nunca o fez?
    Mas devo realçar que não fui eu que realcei esses factos passados. Pedro Roma é agora director da Formação e treinador de Guarda-redes do meu clube. Está ainda inscrito e poderá jogar se for caso disso(!!)

    O argumento da altura, esse sim, me parece inacreditável. Porque, e recorrendo uma vez mais à comparação, O Sporting tem dos planteis mais baixos da liga. Como refutar este facto? Terá a altura um contributo tão acentuado para o rendimento desportivo? E não preciso de fazer lembrar nem Messi nem Iniesta, mas tão-só o internacional português Moutinho!

    Por último, fica o meu reconhecimento de que não serei o mais representativo dos adeptos da minha Briosa. Falta-me muito para chegar à força de carácter de muitos vultos que felizmente (ainda) pupulam no Estádio Cidade de Coimbra.

    Os melhores cumprimentos e bom jogo.

  6. mitic0,

    Quanto ao factor altura, podemos constatar que não vês nenhuma equipa a ser campeã europeia só a maioria de jogadores baixos. No Barça tens 2 ou 3 que são baixos, mas depois os outros compensam.

    A altura não garante qualidade, como é obvio, porque haverá sempre Messis e afins, mas lá que dá uma GRANDE ajuda……..

      • Não anda a jogar mas vai. O Etoo que já la nao está tambem é alto. Tens o Gerard Piqué, Rafael Márquez, Eric Abidal, Seydou Keita, Touré, Henry e Ibra. Nós só temos o Polga e o Caneira entre os mais altos….ah e o Patricio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s