Zemanlândia

É o nome de um documentário onde a figura principal é o técnico Zdeněk Zeman. Na apresentação do mesmo, Zeman, que sempre reconheci como sendo adepto do futebol de ataque, foi questionado sobre o facto de Cláudio Ranieri, o novo treinador da Roma, clube por onde Zeman passou, ter dito que “o melhor é esquecerem o futebol bonito que a equipa praticava com Luciano Spalletti”.

Zeman, respondeu: “Essas são declarações que fazem o meu coração chorar. No futebol de hoje só conta o resultado e ninguém pensa em divertir as pessoas. Para os treinadores tanto lhes faz se as pessoas vão ou não aos estádios.”

15 thoughts on “Zemanlândia

  1. Cherba,

    Se soubesses o que me alegrava quando estalava o chicote em Alvalade ver os pasquins avançarem o nome do Zeman…

    Saudades de futebol bonito em nossa casa. Com o Peseiro ainda deu para andarmos contentes.

    Mas bom bom, foi com o Jozic.

  2. JL, com o Peseiro foi um verdadeiro caso de bi-polaridade. Nunca teve mãos para orientar o Sporting.
    Não admito ter treinadores que cada vez que têm hipoteses de se isolar na classificação, nunca o conseguiram fazer. Peseiro e Paulo Bento são 2 deles.

  3. é curioso este tema. há kem prefira resultados mm sem exibições bonitas, eu prefiro jogar bonito e estar a lutar por todos os objectivos, mm k no fim n ganhe nada …
    bom bom axo k foi o boloni, pq (merito dele ou dos jogadores de k dispunha) ganhamos e fizemos algumas grandes exibições …

    de qq forma, ontem estava em casa com o meu filho k tem 7 anos e estavamos a ver a sport tv e qd dá as noticias do SCP. Ele vira-se para mim, c lágrimas nos olhos e diz-me Sorte tens tu pq viste o SCP de antigamente …
    Claro k p ele o SCP de antigamente é tudo o k está para tras, mas especialment o SCP desde 1990, pq é o SCP k lhe falo +, pois foi qd comecei a ir ao estádio. Passamos horas a ver videos, resumos e jogadas de balakov, figo, amunike, etc etc etc…
    MM sem ganhar nós eramos sportinguistas orgulhosos por o sermos e agora?
    Ele tem cadeira em alvalade desde os 3 anos de idade, acompanha me sempre, foi 2 x ao jamor, fomos a leiria ver a supertaça, fomos ao algarve c o setubal, mas ele cont a ter pena pq antigamente é k era…
    O SCP desde há 4 anos não cativa ninguem e isso é culpa de ken???

    • Eu prefiro ganhar do que jogar bem.
      Mas, para mim, nos últimos 4 anos não temos feito nem uma coisa nem outra.
      É neste ponto que existe uma enorme divergência entre os sportinguistas actualmente.
      Há os que acham que os resultados dos últimos anos são maus e há os que acham que são bons.
      Em 4 anos, 4 2ºs lugares, 2 taças e 2 supertaças, para mim, é pouco.
      Este argumento é fácil de rebater se disserem que nos anos 90 só ganhámos 1 taça. Sim, a década de 90, em termos de resultados foi miserável. Mas será que contentarmo-nos com 2 taças e 4 2ºs lugares em 4 anos não é ainda mais miserável?
      Eu quero ser campeão. É a única coisa que me interessa. Ganhar a taça é bom, é agradável mas sabe a pouco. Muito pouco.
      Ficámos 4 anos em 2º mas sejamos honestos, quantas vezes lutámos realmente pelo título? No 1º ano ficámos com a sensação de estar perto porque ganhámos 10 jogos seguidos, para depois falharmos no mais importante.
      No 2º ano foi parecido. No último terço ganhámos muitos jogos seguidos, o Porto perdeu pontos ridículos e lá chegámos nós ao fim a depender “apenas” de mais uma derrota do Porto.
      Nos últimos 2 anos não lutámos a sério pelo título e este ano vamos pelo mesmo caminho.
      Entre ganhar e jogar bonito, prefiro ganhar. Mas nos últimos 4 anos não tivemos nem uma coisa nem outra.

    • Concordo com o Tiago. Prefiro ganhar porque é esse o objectivo do SCP. No lema do SCP fala-se em Glória e não em Jogar Bonito. Claro que prefiro quando se alia ambos mas a ter que escolher, escolho sempre ganhar. Não me parece que o fcp fique muito lixado de não jogar um caracol, em vários dos anos em que foi campeão. E já nos ultrapassaram em títulos nacionais.

      O SCP tem é que ganhar e de um modo constante. Se a isso se juntar espectáculo, espectáculo! ;)

      pedja,

      “mas ele cont a ter pena pq antigamente é k era…”

      Isso também eu digo quando penso na década de 50. Aí sim é que era aliar uma grande equipa a grandes resultados. A década de 90, sabemos bem porquê, não foi coroada de Glória como deveria.

      • sim claro k sei e lhe explico k nesses anos nada ganhámos e k ele já viu o SCP conquistar troféus, mas ele agora tb sente k cada x k vamos ao estadio todos assobiam, o clima é terrivel … é normal k ele tenha pena de não ter visto jogar craques do calibre k tivemos nesses anos …

  4. Cherba, eu sou apologista de um bom espectáculo de futebol. Mas acho dificil a associação das equipas que o Zeman treina com o nosso SCP.. Especialmente tendo em conta os países em que se praticam.

    Já para não esquecer a opinião desse senhor em relação ao futebol do Mourinho:

    “Mourinho é um grande comunicador e esconde assim a sua mediocridade como treinador. Mourinho é também um grande gestor de jogadores e um bravo gestor de jornalistas”

    “Com ele (Mourinho), os adeptos nunca mais viram um bom jogo. Dito isto, a equipa de Moratti continua a ser a grande favorita do campeonato, embora jogue muito mal”

    depois de ler isto fico a pensar, qual é o problema deste gajo?

    já depois de ler os vários comentários acima (todos eles válidos), pergunto;
    porque não um misto de jogar bem/ou-quase-bem e ganhar?
    até porque a jogar mal e a ganhar poucos se queixam..

    E quando digo ganhar, refiro-me a GANHAR! não é a ganhar alguns jogos à rasca e confiar na estatistica global como temos feito nos últimos anos..

    • Danileão,
      é inquestionável a mais valia do Mourinho enquanto treinador, mas acredita que nem sempre tenho paciência para estar apenas focado no lado táctico do jogo. E, efectivamente, espectáculo é palavra que não rima com as equipas do Mourinho (mas rima vitória).

    • Danileão,

      Por acaso as equipas do Mourinho não privilegiam nada o espectáculo.

      Quanto ao misto que falas eu também gostava que fosse assim. Apenas referi que entre ganhar títulos a jogar um futebol pouco agradável e chegar ao fim do campeonato sem ganhar nada mas poder dizer que o SCP foi o que praticou o melhor futebol, prefiro ganhar títulos.

  5. a grande diferença de hoje para os anos 90 é que antes, a cada ano, apesar de nao se atingirem objectivos, a direcção era capaz de criar uma onde de entusiasmo que nos motivava e entusiasmava. hoje em dia… nada!
    um presidente demasiado brando, um treinador que nao mais criará empatia com os adeptos, jogadores com afirmações completamente descabidas aconselhando os adeptos a ficar em casa, etc.
    precisamos de “ar fresco”. cheira a mofo em alvalade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s