É o nome de um documentário onde a figura principal é o técnico Zdeněk Zeman. Na apresentação do mesmo, Zeman, que sempre reconheci como sendo adepto do futebol de ataque, foi questionado sobre o facto de Cláudio Ranieri, o novo treinador da Roma, clube por onde Zeman passou, ter dito que “o melhor é esquecerem o futebol bonito que a equipa praticava com Luciano Spalletti”.
Zeman, respondeu: “Essas são declarações que fazem o meu coração chorar. No futebol de hoje só conta o resultado e ninguém pensa em divertir as pessoas. Para os treinadores tanto lhes faz se as pessoas vão ou não aos estádios.”
Cherba,
Se soubesses o que me alegrava quando estalava o chicote em Alvalade ver os pasquins avançarem o nome do Zeman…
Saudades de futebol bonito em nossa casa. Com o Peseiro ainda deu para andarmos contentes.
Mas bom bom, foi com o Jozic.
JL, com o Peseiro foi um verdadeiro caso de bi-polaridade. Nunca teve mãos para orientar o Sporting.
Não admito ter treinadores que cada vez que têm hipoteses de se isolar na classificação, nunca o conseguiram fazer. Peseiro e Paulo Bento são 2 deles.
é curioso este tema. há kem prefira resultados mm sem exibições bonitas, eu prefiro jogar bonito e estar a lutar por todos os objectivos, mm k no fim n ganhe nada …
bom bom axo k foi o boloni, pq (merito dele ou dos jogadores de k dispunha) ganhamos e fizemos algumas grandes exibições …
de qq forma, ontem estava em casa com o meu filho k tem 7 anos e estavamos a ver a sport tv e qd dá as noticias do SCP. Ele vira-se para mim, c lágrimas nos olhos e diz-me Sorte tens tu pq viste o SCP de antigamente …
Claro k p ele o SCP de antigamente é tudo o k está para tras, mas especialment o SCP desde 1990, pq é o SCP k lhe falo +, pois foi qd comecei a ir ao estádio. Passamos horas a ver videos, resumos e jogadas de balakov, figo, amunike, etc etc etc…
MM sem ganhar nós eramos sportinguistas orgulhosos por o sermos e agora?
Ele tem cadeira em alvalade desde os 3 anos de idade, acompanha me sempre, foi 2 x ao jamor, fomos a leiria ver a supertaça, fomos ao algarve c o setubal, mas ele cont a ter pena pq antigamente é k era…
O SCP desde há 4 anos não cativa ninguem e isso é culpa de ken???
Eu prefiro ganhar do que jogar bem.
Mas, para mim, nos últimos 4 anos não temos feito nem uma coisa nem outra.
É neste ponto que existe uma enorme divergência entre os sportinguistas actualmente.
Há os que acham que os resultados dos últimos anos são maus e há os que acham que são bons.
Em 4 anos, 4 2ºs lugares, 2 taças e 2 supertaças, para mim, é pouco.
Este argumento é fácil de rebater se disserem que nos anos 90 só ganhámos 1 taça. Sim, a década de 90, em termos de resultados foi miserável. Mas será que contentarmo-nos com 2 taças e 4 2ºs lugares em 4 anos não é ainda mais miserável?
Eu quero ser campeão. É a única coisa que me interessa. Ganhar a taça é bom, é agradável mas sabe a pouco. Muito pouco.
Ficámos 4 anos em 2º mas sejamos honestos, quantas vezes lutámos realmente pelo título? No 1º ano ficámos com a sensação de estar perto porque ganhámos 10 jogos seguidos, para depois falharmos no mais importante.
No 2º ano foi parecido. No último terço ganhámos muitos jogos seguidos, o Porto perdeu pontos ridículos e lá chegámos nós ao fim a depender “apenas” de mais uma derrota do Porto.
Nos últimos 2 anos não lutámos a sério pelo título e este ano vamos pelo mesmo caminho.
Entre ganhar e jogar bonito, prefiro ganhar. Mas nos últimos 4 anos não tivemos nem uma coisa nem outra.
Concordo com o Tiago. Prefiro ganhar porque é esse o objectivo do SCP. No lema do SCP fala-se em Glória e não em Jogar Bonito. Claro que prefiro quando se alia ambos mas a ter que escolher, escolho sempre ganhar. Não me parece que o fcp fique muito lixado de não jogar um caracol, em vários dos anos em que foi campeão. E já nos ultrapassaram em títulos nacionais.
O SCP tem é que ganhar e de um modo constante. Se a isso se juntar espectáculo, espectáculo! ;)
pedja,
“mas ele cont a ter pena pq antigamente é k era…”
Isso também eu digo quando penso na década de 50. Aí sim é que era aliar uma grande equipa a grandes resultados. A década de 90, sabemos bem porquê, não foi coroada de Glória como deveria.
sim claro k sei e lhe explico k nesses anos nada ganhámos e k ele já viu o SCP conquistar troféus, mas ele agora tb sente k cada x k vamos ao estadio todos assobiam, o clima é terrivel … é normal k ele tenha pena de não ter visto jogar craques do calibre k tivemos nesses anos …
É óbvio que é normal. Eu também tenho pena de não ter visto os 5 violinos.
Cherba, eu sou apologista de um bom espectáculo de futebol. Mas acho dificil a associação das equipas que o Zeman treina com o nosso SCP.. Especialmente tendo em conta os países em que se praticam.
Já para não esquecer a opinião desse senhor em relação ao futebol do Mourinho:
“Mourinho é um grande comunicador e esconde assim a sua mediocridade como treinador. Mourinho é também um grande gestor de jogadores e um bravo gestor de jornalistas”
“Com ele (Mourinho), os adeptos nunca mais viram um bom jogo. Dito isto, a equipa de Moratti continua a ser a grande favorita do campeonato, embora jogue muito mal”
depois de ler isto fico a pensar, qual é o problema deste gajo?
já depois de ler os vários comentários acima (todos eles válidos), pergunto;
porque não um misto de jogar bem/ou-quase-bem e ganhar?
até porque a jogar mal e a ganhar poucos se queixam..
E quando digo ganhar, refiro-me a GANHAR! não é a ganhar alguns jogos à rasca e confiar na estatistica global como temos feito nos últimos anos..
Danileão,
é inquestionável a mais valia do Mourinho enquanto treinador, mas acredita que nem sempre tenho paciência para estar apenas focado no lado táctico do jogo. E, efectivamente, espectáculo é palavra que não rima com as equipas do Mourinho (mas rima vitória).
Danileão,
Por acaso as equipas do Mourinho não privilegiam nada o espectáculo.
Quanto ao misto que falas eu também gostava que fosse assim. Apenas referi que entre ganhar títulos a jogar um futebol pouco agradável e chegar ao fim do campeonato sem ganhar nada mas poder dizer que o SCP foi o que praticou o melhor futebol, prefiro ganhar títulos.
jvl, também eu! entre os 2, prefiro ganhar!
O cabrão!
http://oantitripa.blogspot.com/2008/09/duarte-gomes-e-o-hi5.html
deve ser um perfil falso.
mas de uns cornos até à lua não se safou..
a grande diferença de hoje para os anos 90 é que antes, a cada ano, apesar de nao se atingirem objectivos, a direcção era capaz de criar uma onde de entusiasmo que nos motivava e entusiasmava. hoje em dia… nada!
um presidente demasiado brando, um treinador que nao mais criará empatia com os adeptos, jogadores com afirmações completamente descabidas aconselhando os adeptos a ficar em casa, etc.
precisamos de “ar fresco”. cheira a mofo em alvalade!
Da Zemanlandia do Foggia nos anos 90 até o Zeman despedido este ano após 5 jogos no Estrela Vermelha já vai uma grande distância.