O Paulo Bento ainda treina aqui? (dia 2)

É verdade, o Paulo Bento ainda treina aqui.
O Paulo Bento é uma besta e acha que consegue inverter a situação.
O Bettencourt é uma besta e considerou desnecessária a reunião formal com a administração da SAD, prevista para ontem, pois depressa encontrou a principal causa para a miséria em que está o nosso futebol: défice dos níveis de confiança e de auto-estima.

É giro o Juba Branca vir dizer uma coisa destas, depois de ele mesmo, no início da época, ter vindo afirmar que o Sporting não era tão candidato ao título como o FCP e o Benfica. E é uma vergonha ninguém ter olhos para ver que, se uma equipa que cimenta laços de companheirismo e automatismos há quatro anos, está sem confiança e sem auto-estima, é porque o treinador não consegue fazê-los pensar o contrário. A prova? A forma patética como entramos em todos os jogos.

Paulo, porque é que não te demites?

32 thoughts on “O Paulo Bento ainda treina aqui? (dia 2)

  1. JEB parece um animal na estrada quando vê os faróis dum carro: fica encadeado, abre os olhos, mas fica quieto e não faz nada.

    Qualquer animal atropelado por um carro vos dirá que ficar quieto e não fazer nada não costuma dar bom resultado.

    Agora, parece que as luminárias da Direcção chegaram à conclusão de que o mau momento se deve a baixos índices de confiança e auto-estima por parte da equipa.

    E os baixos índices de confiança e auto-estima, devem-se a quê?

    SL

  2. Cherba, não me leves a mal, a sério, mas com toda a razão que tens nesse (e outros) post, só não gosto, e não gosto mesmo, que chames nomes ao Paulo Bento.
    Desculpa, mas isso não aceito. Com todos os defeitos que ele tem (e são muitos) já mostrou defender o Sporting tanto ao mais do que fazemos aqui. Foi jogador, capitão, vencedor e é treinador. Devemos-lhe respeito, somente isso.

    Desculpa, não me leves a mal.

    (sei que os insultos serão, por agora dirigidos a mim, mas cá estarei para me defender)

    • Leoa,
      respeito essa tua postura, mas acho que o Paulo Bento está realmente a ser uma besta em termos de teimosia, pelo menos desde que fomos enxovalhados em Munique.

    • Concordo com a Leoa. Já o ano passado tive uma discussão com outros blogueiros por causa disso: por muitos defeitos que o PB tenha (que tem), ninguém pode acusá-lo de não ter dado o melhor que sabia pelo clube. Mais, se ele está lá, se nos custa continuar a vê-lo lá, a culpa é sobretudo de quem não tem coragem de assumir o seu despedimento. Posto isto, também me custa entrar nessa onda do insulto gratuito ao Bento. Podemos estar irritados, lixados, fodidos, mas… tenhamos limites na crítica.

      • Cintra, mantenho a explicação que dei à leoa. E, se podes ter toda a razão no que toca à falta de tomates para despedirem o homem, também é verdade que o Paulo Bento disse que seria o primeiro a pedir para sair quando achasse que isso seria o melhor para o Sporting.

        Não chegar a essa conclusão no actual estado de coisas é, no mínimo, sinal de que usa palas.

  3. http://www.record.pt/noticia.aspx?id=456d6250-7d5b-42df-b073-09534d7fc442&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024

    Vale a pena ler a última pérola do Bernardo Recadeiro.

    A culpa, de acordo com JEB, é das lesões, dos árbitros, e dos poucos reforços (que são um pelouro que deve ser responsabilidade de outra entidade qualquer que não a Direcção).

    A culpa é ainda de quem “quer tomar o poder a todo o custo”.

    É verdade. A oposição foi desmascarada.

    É a oposição que joga mal.

    É a oposição que promete em campanha, mas não cumpre quando ganha.

    Foi a oposição que deu cabo do património.

    Uma nota final: É só a mim que “são as lesões, os árbitros e os poucos reforços” que soa como conversa de coitadinho? A mesma que ia acabar com o Cotonete no cadeirão?

    Votaram nele, não foi? Comam-no e não se engasguem.

    SL

  4. Cara Leoa Sempre,

    chamar nomes é feio quando é mentira. PB está a ser, objectivamente, uma besta, dado que uma besta é um animal, distinta do ser humano por lhe faltar a razão.

    Creio ser evidente que falta a PB a razão e a razoabilidade de perceber que o seu tempo acabou. É verdade que foi jogador, capitão, campeão, treinador dos juniores e dos seniores sempre com decência e defendeu sempre o Clube, muitas vezes em substituição de pessoas que têm essa obrigação de acordo com os Estatutos e o cargo que exercem.

    Mas o SCP não pode ser refém dos bons préstimos passados de PB, e é o próprio PB que parece fazer questão de afastar esses bons préstimos com o péssimo serviço que presta ao Clube.

    Nos últimos tempos, Bento habituou-nos a fazer de comentador. Findo o jogo, faz uma leitura sobre o que SCP fez de mal, como se a burrada fosse obra de outra pessoa que não ele e a lição devesse ser aprendida por outra pessoa que não ele.

    PB é hoje uma máquina movida a teimosia, dele e da Direcção (desconfio que esta é preguiçosa ou ignorante demais para procurar alternativa). Não tem os adeptos, os jogadores e os resultados do seu lado.

    Moral da história: neste quadro, só uma besta não sairia.

    “Quitting while you’re ahead is not the same as quitting”. Gostava que PB percebesse isso. Sair enquanto lhe temos respeito é mais honroso do que sair ao pontapé, sem que ninguém dê valor ao que ele fez.

    Estou farto de Bento, mas não me esqueço que ele jogou (e marcou) com a nossa camisola menos de 24 horas depois de perder o pai. Gostava que ele saísse enquanto ainda lhe agradeço esses e outros esforços.

    SL

    • JL,

      “chamar nomes é feio quando é mentira.”

      Esta deve ser das melhores frases que já li. Nem sequer me vou dar ao trabalho de ler o que escreveste, porque claramente não sabes o que dizes.

      • Mas olha que podias, afinal de contas estamos aqui para ler tudo e não apenas o que nos interessa.
        Alem disso o texto até esta bem escrito.

      • Caro JMA,

        Se com esta paródia do que é presidir e treinar um Clube ainda acha que o JEB precisa é de tempo e é o homem certo para pôr o SCP no caminho certo, claramente o que escrevo não se dirige a si.

        Quanto à minha frase, chame-lhe defeito profissional, se quiser, mas reza a lei que calúnia é só o que é mentira. O que é verdade, não ofende.

        Para mim, confesso que faz algum sentido.

        SL

      • Caro JMA,

        É pena é com os 10 pontos de distância do 1o à 7a jornada, o futebol de merda e as declarações infelizes do Presidente termos que ficar todos.

        SL

  5. O melhor era começar por retirar imbecis como o ROC dos programas onde comentam, porque declarações em que afirma que a maioria dos jogadores estão ao nível de um Leiria, não devem fazer muito bem à confiança e auto-estima dos meninos.

    JEB é cada vez mais um bluff. Irreal esta conclusão a que chegou, foda-se!

  6. Acho que nunca vi tantos incompetentes, tão incompetentes, a fazerem tanta coisa mal ao mesmo tempo num só sítio como a actual Direcção e equipa técnica do Sporting.

    Parece um filme dos Irmãos Marx, mas que dá vontade de chorar.

    SL

  7. E depois de ler a crónica do BRibeiro, onde menciona a falta de reforços contratados, obg pelo link JL, pergunto:

    e de quem é a responsabilidade aí?

    Tudo a apoiar, bater palmas, etc etc etc. Porque são os assobios que os impedem de fazer 4 passes seguidos…

  8. Pois, jvl, é o que pergunto no meu comentário também.

    Chegámos ao ponto em que o Presidente empurra as culpas do estado da nação até para coisas que são responsabilidade/culpa dele.

    A falta de dinheiro deve ser dos 60 milhões de prejuízo da SAD em 3 exercícios, que é um resultado negativo ao nível duma empresa gerida por um chimpanzé vendado.

    Quem era o administrador na SAD na altura dos 60 milhões de prejuízo? É verdade, era o Presidente.

    A falta de reforços deve ser fruto do planeamento da época que JEB garantiu já estar “mais que definido”, até porque isto “não é o Manager”, e para conduzir os destinos do SCP, é preciso ter “carta de pesados”. Como já li noutro blog, nunca julguei que com esta analogia, JEB estivesse a insinuar que tinha a mesma aptidão que um camionista (com o devido respeito para estes) para ser Presidente do SCP.

    Por fim, a culpa é também dessa cambada de abutres sequiosos de poder “a todo o custo”. Quanto a isso nem digo nada. Uma pessoa que culpa os maus resultados do Sporting na pressão e expectativa à volta dos lampiões é evidentemente uma indigente mental e não pode ser levada a sério.

    O verdadeiramente triste de tudo isto, é que lemos e vemos o Presidente dizer estas barbaridades, e não há UMA no meio de tanta gravata bonita e diploma na Católica que lhe pergunte: “Mas estas coisas todas que estão a correr mal não são responsabilidade SUA?”; “Mas acha que andar a chorar a dizer que não temos orçamento e que o Benfica é muito forte e sancionar gajos como o Oliveira e COsta a dizerem em sinal aberto que a maioria do plantel era boa era para o Leiria ajuda a melhorar os “índices de confiança e auto-estima”?”

    O triste é que JEB também já afina pelo diapasão de Bento. Faz o diagnóstico dos problemas, mas esquece-se que é a ele que lhe cabe resolvê-los.

    O triste é que se deram 4 anos a este senhor.

    SL

  9. 1. Já se provou que o Ronny, que foi várias vezes titular no SCP; não tem lugar na equipa titular do Leiria. Salvo melhor opinião, o Pereirinha, o Adrien, o Abel, o Pedro Silva, o (actual) Grimi, o André Marques, o Djaló, e, sim, o (actual) Vukcevic também não teriam lugar na equipa titular do Leiria. Não é um disparate de um paineleiro imbecil (passe o pleonasmo), é uma triste realidade.
    2. Já se provou, também, que o Caicedo não tinha lugar na equipa (do ano passado) do Man City, que o Matias não tinha lugar no Villareal e que o Angulo não tinha lugar na equipa do Valência – aliás, como o Vuk não tinha lugar no Saturn, o Iz no Lokomotiv, o Stojkovic no Vitesse, o Roca no Middles’bro, o Derlei no Benfica, o Postiga no Porto, o Grimi no Siena, e por aí adiante…
    3. Já se provou, também, que se marca muito mais facilmente penáltis por bola na mão no Estádio do Mar do que no Estádio de Alvalade (cá, com sorte, só à segunda). Nem falo de atrasos ao guarda-redes e cartões vermelhos a jogadores da casa no Estádio das Antas, ou de livres junto à área no Estádio da Luz…
    4. Isto é o produto de uma política dita “séria e responsável” da casta de dirigentes recentemente reeleita por 90 por cento dos sócios votantes do SCP.
    5. Eu não votei nesses incompetentes de merda, mas parece-me evidente que, se não cumprirem o seu mais vistoso compromisso (“Paulo Bento forever!”) têm a obrigação de se demitir (como fez, e muito bem, o Dr. Dias da Cunha, depois de, por razões que só ele sabe, se atar de pés e mãos ao abjecto Peseiro).
    6. Não me parece justo (eu ia dizer “é uma perfeita pulhice”, mas emendei-me) exigir ao Sr. Paulo Bento que se demita, depois de, com o benção de 90% dos votos sportinguistas, não lhem terem sido dadas quaisquer condições (dentro e fora do campo) para ter sucesso. Não só não houve reforço do plantel, como nem sequer os jogadores que saíram ou que se encontram com lesões desde o ano passado foram adequadamente substituídos.
    7. Parece-me bizarro que as pessoas não detectem as inquietantes semelhanças entre a novela Bento e a novela Scolari, apesar de a trama ser quase a mesma e muito dos actores também: equipas limitadas, com fraco historial, que, com a competitividade que lhes foi dada por treinadores competentes (sim, estou a falar do Sr. Scolari e do Sr. Paulo Bento) convencem adeptos pouco inteligentes (sim, estou a falar de vocês) que têm ali uns equipaços. O fim da novela Scolari é conhecido: no Verão vou puxar pela Costa do Marfim.

  10. Eu dou mais 1 mês ao PB. Se não houver melhorias, passo a torcer para que saia de lá.

    Quanto ao JEB não. Quero que lá fique para ter tempo de por o clube a rodar como deve ser.

    • epa, esse raciocinio e’ ridiculo. perdoa-me, mas e’. como se pode exigir o despedimento de um treinador e apoiar o presidente que lhe garantiu a continuidade 3 meses atras, e que desde que foi eleito ainda nao mostrou absolutamente nada (vamos exceptuar as declaracoes circenses de “incentivo psicologico”) no que toca a uma mudanca no Sporting para melhor?? Como podes esperar que o gajo que decidiu erroneamente manter toda a estrutura defeituosa e gananciosa do Sporting ponha o clube a rodar como deve ser? Achas que mudar de treinador e’ suficiente? Entao por que nao foi isso feito antes? Nao compreendo estes sportinguistas, com todo o devido respeito!

      • Cisto,

        Passo a explicar. Eu confio que o PB consegue dar a volta a isto, daí dar-lhe o prazo estendido. Se não conseguir dar a volta, fica claro que terá que sair.

        Quanto ao JEB, o trabalho dele vai muito alem da equipa de futebol e esse não se vê em 4, 5, 6, ou 7 meses de trabalho. No minimo 2 anos de trabalho para se poder avaliar com algum critério.

  11. JPT, há alguma razão nesses comentários mas, quem deu 4 milhoes por Grimi? Quem quis o Angulo? Quem vai buscar por empréstimo para fazer o lugar de Derlei um miudo de 20 anos? Quem renovou com o P. Silva e Abel? Quem manteve Polga a titular? Quem insiste numa posição 10 invisivel qualquer que seja o jogador que lá passe? Quem faz o Moutinho parecer um junior se quando em junior parecia um senior?

    Quanto a Scolari estou de acordo, eqnquanto não o madaram bardamerda não descansaram agora tudo serve para desculpar o professorzeco chorão.

    • Sabes, Metralha, eu até perguntaria mais: já que o Vuk está riscado da posição de avançado, porque não colocar o Angulo a fazer de Derlei? Não pela idade, mas pelo simples facto de, essa sim, ser a sua posição natural e, aposto, ter inteligência suficiente para entender-se com o Liedson.

    • 1. Grimi: quem não se deixou enganar que atire a primeira pedra. 2. Angulo: fui dos que disse “este Acosta veio para cá tratar da ciática” – penso que retirei alguma coisa desse episódio. 3. Polga: haja alguém com tempo para estatística para ver os resultados dos jogos em que o Polga não alinha (porque o nível de jogo não fica para a história); eu também gostava que o Polga estivesse bem – tal como o Moutinho – mas – tal como Moutinho – a ausência dele é mais prejudicial que os erros que dá quando está em campo. posso estar engandado, mas não creio que as outras questões sejam da responsabilidade do Sr. PB, mas das limitações que lhe são impostas e que ele – a meu ver, muito bem – respeita.

  12. Sem ser esta do teimoso do chefe incompetente não querer despedir o teimoso do empregado incompetente, há mais notas que importa dar:

    Eu gostei do anuncio da direcção que o próximo jogo contra o Penafiel para a Taça de Portugal, era GRATIS para os detentores da gamebox.
    Só depois é que uma pessoa percebe o truque… como a gamebox incluia dois jogos da Liga, e talvez só exista um, decidiram substituir um jogo JA PAGO por outro.

    O empresáio do Rabiu já veio dizer que o Sporting tratou mal do assunto, e a partir de janeiro o jogador é livre de escolher proximo clube. Um jogador de 18 anos que ontem jogou bastante bem num mundial sub 21.

  13. JPT,

    Não lhe deram condições mas ele também fez todos os possiveis para as coisas correrem mal! ora vejamos:

    – pereirinha: chamado 2 fezes em epocas passadas a fazer de lat dto e teve muito bem (pos o quaresma no bolso). A médio interior dto não enterra mas não tras nada de novo! Ora com P. Silva fora de forma e com Abel, não seria logico apostar nele?? (relembro que entrou 5 jogos consecutivos para o lugar de lat dto!!!)

    – djalo: Não gosto do gajo mas por mais estranho que possa parecer, quando ele joga a avançado o liedson marca golos(e ele tambem vai marcando uns…)! A médio dto é insonsequente, não domina a bola em condiçoes, não sabe passar e so sabe correr! Onda é que ele tem jogado mais vezes??? ora bem… medio dto!!

    – Postiga: a epoca do postiga resume-se em 2 fases:
    1- começou a titular: liedson 0 golos;
    2- lesionou-se: liedson começa a marcar em todos os jogos;
    3- voltou da lesao e á titularidade: liedson 0 golos!
    Sem contar com o facto que ainda nao marcou um unico golo (apesar de ja ter tido milhares de oportunidades para o fazer…)

    – Matias: obrigar um jogador com a qualidade do matias a correr atras da bola e a vir buscar jogo ao meio-campo defensivo são coisas que não consigo compreender. O matias com moutinho e veloso nas costas só com a preocupação de criar jogo ia explodir!

    – Polga: apesar da pessima forma em que se encontra joga sempre que está disponivel relegando para o banco um jogador que se encontra em melhor forma e que sempre que jogo o sporting nao sofreu.

    – Vuk: Um jogador que já disse que gosta de jogar a avançado (onde já mostrou saber como se faz) ou a med dto, joga SEMPRE a med esq!! so pq é canhoto! resultado? vai para a linha, mete-se no meio de 3 gajos e a jogada nao dá em nada.

    – e por ultimo Moutinho (aqui posso ser um bocado injusto ver o moutinho ser o meu novo odio de estimaçao): joga os 90 min de TODOS os jogos (seja contra barça, bayern, benfica, leiria, pampilhosa ou torre de moncorvo!!), marca todos os livres descaidos para a esq mesmo ja tendo demonstrado que não sabe marcar livres, marca todos os penalties mesmo ja tendo falhado uma catrefada deles, continua a marcar cantos quando temos jogadores muito melhores para o fazer… enfim… é o faz-tudo e no fim do dia tambem deve ir ao rabinho do bento!

    O plantel pode ser pior que o do benfica e do porto mas acredito que com estes jogadores é possivel fazer MUITO mais! E foi ele que disse que so precisavamos de 2 medios e 1 avançado!!

    • ZFS,

      Concordo contigo em parte. O Pereirinha rende mais a médio direito do que a defesa, porque ele tem bom pique e boa capacidade de cruzamento e boa posse de bola. Desperdiçar estas caracteristicas pondo-o a jogar a defesa é um crime.

      Djaló a extremo até fez uma boa exibição nos jogos onde participou.

      De resto estou de acordo contigo.

      • Jedi,
        um crime é ter laterais que raramente passam do meio campo e só quatro ou cinco vezes por época ganham a linha e conseguem cruzar. Com o Pereirinha a lateral, pelo menos ganhamos isso.

  14. Acho que concordo com tudo o que aqui tem sido escrito.

    Também acho que já todos perceberam que nao vai haver sangue. Nem ninguém se vai demitir ou colocar o lugar à disposicao.

    Parece evidente, por último, que todos dentro do Sporting acham possível dar a volta ao texto. É um texto com muitos MUITOS erros de ortografia – mas como os sócios votantes foram capazes de ignorar 5 meses de mau futebol em 2008/2009 para re-eleger a “pandilha Roquette” (apesar do Paulo Bento “forever”, que já na altura me fazia urticária), provavelmente estas semanitas de pausa para a Seleccao até vao acalmar um bocadito os animos da carneirada.

    Agora, o que eu queria aconselhar ao Cacifo era resistir à tentacao de iniciar um contador tipo “Rui Santos”. Do estilo “já passaram 2 dias e Paulo Bento ainda nao foi demitido/se demitiu como treinador do Sporting”. Até porque se podem passar facilmente mais uns largos meses com o clube neste estado… meses, que digo eu? Anos!…

    Saudacoes Leoninas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s