A morte lenta

“Acredito que podemos renascer como a fénix, mas temos de o fazer rapidamente”

“As coisas estão a correr muito abaixo do esperado, mas não devemos nem podemos esquecer os últimos anos, pois houve títulos desvalorizados e o segundo lugar foi ridicularizado. Obviamente não era a ambição nem a fasquia”

” A grande desilusão é a qualidade exibicional, mas os próprios jogadores dizem que não tem nada a ver com o treinador”.

“Há auto-exigência de um grupo brioso, unido, que está incondicionalmente com o treinador, e um grupo desejado pelo Paulo Bento”

“O Paulo Bento faz, claramente, parte da solução, embora todos reconheçamos que a cada dia que passa… Se sentisse que ele era parte do problema”

“Consigo separar amizade de competência e trabalho”

“Não tenho certeza nenhuma de que, com outro, as coisas vão melhorar”

“Os jogadores sentiram que as pessoas exigiam e não tinham alternativa senão ganhar, mas os outros tiveram possibilidade de investir mais e também têm ambições”

“Acho que colocaram o patamar num nível que se calhar não era sustentável”

“A exigência condiciona a ‘performance'”

“O apoio dos adeptos ao Paulo Bento é inequívoco e se alguma vez sentisse que o Paulo bento era parte do problema, tomava outra decisão”

“Para fazer um grande investimento, só pegando em receitas das próximas épocas e jogar tudo num ano. Eu não assumo essa responsabilidade”

“Esta contenção leva-nos, muitas vezes, a investir em segundas e terceiras opções nas contratações”

“Não estamos à espera de nenhum milagre. Sabíamos que tínhamos um conjunto de debilidades este ano. Quando assumi a presidência do clube, tentei aproximar mais as pessoas, galvanizar mais as pessoas”

“Os sportinguistas estão cansados de não ganhar e, hoje em dia, a bitola é mais exigente. Sentimos que, logo no primeiro jogo, os jogadores já tinham a cabeça debaixo de água”

“O bom início de época do Benfica também influencia. A onda foi bem criada, e os resultados deprimem o sportinguista e animam o benfiquista”

FOI PARA brindar-nos com estas alarvidades, elas sim deprimentes, que José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting Clube de Portugal (engasgo-me a dizer coisas com SAD, peço desculpa), decidiu ir, ontem, ao canal TVi24. Ficámos todos a saber que o sr presidente continua a defender o treinador para lá do razoável, assente na estranha ideia de que, esse apoio ao líder do grupo, funciona como nota de estabilidade para a equipa e para o clube.

Está completamente errado, sr presidente.
Essa enganadora estabilidade apenas serve para aumentar a onda de descontentamento e o sofrimento daqueles que, perdoe-me dizê-lo, directa ou indirectamente acabam por pagar o seu ordenado (que é mais baixo que o do Abel, eu sei, mas que, ainda assim, deve ser um ordenado muito interessante). Pior, sr presidente, essa aposta na estabilidade em forma de casa de madeira à beira do lago assente em estacas comidas pelo bicho e apodrecidas pelo passar do tempo, passa a ideia de que, para si, pouco importa ganhar ou perder. E, acredite, a continuar assim, vamos perder tudo ou, se preferir, não vamos ganhar nada, nem uma daquelas Taças que servem de cavalo de batalha a quem se contenta com a mediania e chama mau sportinguista a quem diz que o Sporting tem é que ser campeão.

Duvido, sr presidente, que se o sr não tivesse proferido aquele maldito forever por altura da campanha eleitoral (mas que raio terá passado pela cabeça daqueles que deram esmagadora maioria a um projecto que tem como figura de proa um treinador sem mais para dar-nos?!?), por esta altura já tínhamos outro treinador. Seria o destino de qualquer um que estivesse a fazer o que tem feito Paulo Bento.

E o que é que está a fazer Paulo Bento? Também ele fecha os olhos aos sinais, claros, diria eu, de que este Bentanic há muito se afundou. Não deixar o leme, deixou de ser sinal de coragem. É, isso sim, um preocupante sinal de falta de ambição envolta na certeza de que, com a conivência do presidente, a solução é deixar tudo na mesma.

27 thoughts on “A morte lenta

  1. Cherba,

    Esqueceste que o Presidente, em altura em que se lastima dos ataques que os “terceiros” (é a primeira vez que ouço chamar aos Sportinguistas “terceiros” pelo seu Presidente) desferem aos jogadores, achou por bem lembrar ao plantel que vários deles foram segundas e terceiras escolhas e vestem a nossa camisola não pelo nosso gosto em contarmos com eles, mas porque os jogadores que efectivamente queríamos eram caros demais.

    Eu se fosse jogador do Sporting, sentia-me bem com estas declarações.

    SL

    • “Esta contenção leva-nos, muitas vezes, a investir em segundas e terceiras opções nas contratações”

      Quer-me parecer que não esqueci essa bonita frase

    • se todos os jogadores, primeiras, segundas ou terceiras escolhas, sentissem metade do que sinto pelo Sporting, vestir aquela camisola seria, só por si, motivação suficiente para fazer a vida negra a qq adversário, a qq dia da semana.

  2. Tu e eu.

    Pode ser que quando se tiver que refundar o Clube, se consiga passar essa mística a quem nele jogar.

    PS: Plano de reestruturação adiado por mais 5 meses. Ainda bem que tínhamos que aprovar tudo à pressa e nem tempo havia para nos dizerem por quanto é que se ia vender a SCS.

  3. Os jogadores têm de ser apertados. Têm de sentir vergonha e medo ao andarem pela rua, porque não se esforçam. São uma cambada de meninos mimados. Qunato ao treinador, também ele tem de mostrar vontade de mudar e isso passa por tentar devolver a alegria aos jogadores. Por último o JEB tem de ser verdadeiro com os Sportinguistas, em todos os assuntos.
    A paciência está a terminar. Uma última nota para a grande juventude leonina, que na minha opinião está comprada por quem manda. Noutros tempos já muita coisa tinha mudado. Tenho saudades do GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
    SPORTING SEMPRE!
    Rui Graça sócio 61317

  4. não era preciso sentirem metade do que sentimos. bastava um décimo para sairem a chorar sempre que nao ganhassemos. mas estas saidas do presidente do SCP são lamentaveis, desadequadas e resumem a desorientação, o amadorismo e a incompetencia que é, infelizmente, transversal em Alvalade hoje em dia. Admite-se que se diga que os jogadores são 2ª ou 3ª escolhas? Admite-se que se mantenha um treinador que manda os adeptos para o cinema e apresenta a merda de futebol que apresenta? admite-se que um jogador profissional não apresente uma atitude exemplar em campo e fora dele (candidatos a juntas, passereles, etc)?
    pela 1ª vez na minha vida dou por mim sem saber as datas e horas dos jogos de futebol do SCP…

    • … isto apesar de ser sócio, com quotas em dia, e detentor de lugar de leão para 20 anos em Alvalade embora viva a 300 km de Lisboa. sou dos que chorou de frustração no 3-6 e de alegria no dia em que, no campo do Salgueiros, vi o Sporting sagrar-se campeão pela primeira vez como jovem adulto. o Sporting trata mal os seus! já não se passa apenas com o jogadores, veja-se os mais recentes Capitães do Sporting – Beto, Iordanov, Sa Pinto, Oceano – e a forma como sairam de Alvalade, mas também com os sócios e adeptos. muitos kms fiz para apoiar as equipas do Sporting, fui ao aeroporto, a Alvalade, a n estadios em Portugal e no estrangeiro e hoje não me revejo no meu clube. Estarei sempre disponivel para ajudar o Sporting mas quero de volta o Sporting Orgulhoso, Raçudo, que me entusiasme mesmo que as vezes não ganhe. Quero ver jogadores briosos que respeitem a nossa Camisola e fiquem putos da vida, como nós, quando não ganham. Quero que os nossos jogadores percebam que chegar ao Sporting é um objectivo e não um passo para outro lado. Quero um Presidente de cachecol, tão adepto como nós mas que saiba agir em defesa do Sporting e dos interesses de todos. Quero voltar a aplaudir a equipa mesmo nos maus momentos em vez de desligar a tv a meio dos jogos. Quero o que sempre nos motivou: Esforço Dedicação Devoção e Glória!!! O Sporting pode contar comigo!

  5. O problema maior é não haver jornalistas a fazerem as perguntas certas. Porque se houvesse ao menos PB, JEB e P. Barbosa eram obrigado a outra ginástica, se é que me faço entender. Parece que os media têm interesse em que o Sporting esteja neste estado. Não consigo entender como é que é possível ninguém ainda ter perguntado a Paulo Bento ou JEB por exemplo porque é que o Sporting não foi buscar laterais sendo estes bem mais baratos no mercado do que por exemplo um avançado, nº10 ou médio interior “vértice de losango”.
    Confesso que votei JEB, por confiar nele e no seu trabalho e por PPC ter-me deixado alguns sinais preocupantes, quiça fruto de ingenuidade, populismo e inexperiência e daí não me ter inspirado confiança. Estava redondamente errado. Hoje teria votado de caras em PPC. Porque bem ou mal, o caminho faz-se caminhando. E pelo menos em Cristovão havia um caminho para as vitórias. JEB ao invés não acta nem desacta, toma-nos por parvos e não se inibe de nos aborrecer com “contas”,”dificuldades” e “custos operacionais”. Onde estavam todos eles quando o FC Porto foi buscar Cissokho por 250 mil euros ao V. Setubal? Que estarão eles a (não) fazer com o mais que provável futuro super craque Rabiu Ibrahim? Não existe no tal departamento de scouting propostas de “trutas” para aquela defesa por tuta e meia em Africa, América do Sul e Europa de Leste? Perguntas mais uteis para jornalistas que para debates na internet…

    SL

    • Plenamente de acordo contigo Pedro. O estado em que o Sporting esta interessa à impressa, e assim sendo vão concedendo espaço de antena a um presidente que de tudo o que diz pouco ou nada se aproveita. E os jornalistas que entrevistam o Paulo B idem idem, nunca lhe fizeram perguntas sobre assuntos , que nos tantas vezes aqui debatemos, mesmo sem nenhum de nos ser “licenciado” em tactica, mas que estão à vista de todos.

      E também tocaste num ponto crucial que é o das contratações, têm nos enfiado barretes atras de barretes. E o leão que devia ser o rei da selva, é só mais um que se passeia vaidoso pela selva (liga) com os vários barretes enfiados pela cabeça abaixo.

      SL

  6. “Jogadores de segunda ou terceira escolha…” Grande novidade. Só um atadinho não teria visto isso. O Carlos Freitas andou a comprar jogadores “à Braga-Boavista-Guimarães-Marítimo” enquanto esteve no Sporting e nós fomos comendo como se fossem pasteis de Belém… afinal eram pasteis de Agualva-Cacém.

    Exemplo flagrante: o defesa central brasileiro Moisés que joga no Braga. Que bom que ele é… para o Braga. Mas se tivesse corrido bem lá estávamos nós a levar com ele no Sporting.

    Os Pedros Silvas, os Grimis, os Abeis, Caneiras, Postigas, tudo jogadores medíocres que duvido MUITO que tivessem a titularidade nestes clubes que já mencionei.

    jogadores que nunca irão dar qualquer tipo de dinheiro significativo ao Sporting, só despesas e azia. Muitos mais já lá passaram, é só pesquisar.

    Andamos a ser enganados aos anos com os Tiuís, Mottas etc.

    Não há competição interna a SÉRIO no plantel do Sporting e praticamente todas as posições do plantel necessitam de ser refeitas.

    Porque razão o FCPorto compra tantos jogadores? Tem mais dinheiro.. e não só. Competição interna no plantel, pra que nenhum fique a coçar a micose com o lugar no 11… Evita que esses jogadores vão para aos Benficas e aos Sportings… Empresta os que ainda não estão prontos a várias equipas da 1ª liga e amealha uns pontinhos de avanço… por aí adiante.

    Já ficou mais que provado que é possível ir buscar grandes atletas por custos reduzidos. Aqui o Pedro Nogueira explicou o caso do Cissokho e não é necessário dar mais nenhum exemplo. Comprado por umas bolas e uns coletes e vendido por 15€ passados uns meses.

    Quem são, onde estão e o que andam a fazer as pessoas que realmente se sentam à mesa para discutir o planeamento das contratações?

  7. Gostaria de ver o nosso Sporting a jogar do seguinte modo:
    Patricio

    carriço tonel grimi

    Adrien Moutinho Veloso

    Matias

    Pereirinha Liedson Vukcevic

    Com este onze a equipa jogaria muito mais, qual a vossa opinião?

    SPORTING SEMPRE!!!

  8. este 3-4-3 é fenomenal. temos outro mestre da táctica.

    eu sou ainda mais jorge jesusiano:
    Patricio
    carriço tonel
    izmailov adrien moutinho veloso
    matias
    liedson caicedo vukcevic
    jogo num ofensivo 2-4-1-3, à antiga.

    o beto encourt está há pouco mais de um par de meses no SCP, logo é impossível avaliar o seu trabalho. salvo algumas afirmações como: o fundo do benfica é uma vergonha; o fundo do benfica é óptimo, devíamos fazer um.

    O Bento é o nosso sargento e tem algumas falhas, temos todos. foi um risco apoiá-lo inicialmente, tendo em conta a sua falta de experiência como treinador, é verdade. mas agora é até ao fim. nem que cheguemos aos distritais. mas com carácter e sem medo de ninguém.
    A culpa é de todos, inclusive dos adeptos, que ainda nem o campeonato tinha começado e já assobiavam a equipa, mas ou estes gajos começam a comer a relva, ainda que salobra como a nossa ou então é jogar com os juniores.

  9. Com o pior presidente e pior pmag da nossa história, com um treinador mais casmurro que uma porta de São Bento, queriam estar exactamente onde?

    Não se comece agora a poupar não…

    PPRS amigos, PPRS.

  10. Desculpem lá, mas há aqui merdas que não percebo.

    A culpa é de todos, inclusive dos adeptos? Então a culpa é nossa por a equipa praticar o futebol mais merdoso dos ultimos 20 anos e andar constantemente a piorar de época para época?

    Vai mas é tomar os comprimidos, pá.

    • É teso e deve encher-te os entrefolhos no porão do Titanic… só assim se entende que sejas capaz de assistir, deliciado, a afundar do Sporting…

      • Cherba,

        Aquela tropa de jogadores (ou parte dela) está a fazer um statement. Enquanto tiveres um balneário gerido por jogadores temos um problema. Estás a ver o problema?

        Bento, Barbosa, Jesus, Mourinho, não quero saber. A única coisa que eu não quero é que o balneário seja gerido por jogadores.

        Apesar de algumas alarvidades que dizes, tenho-te por um grande sportinguista e, consequentemente, interessado nos assuntos do clube. Não achas que isso já acontece há tempo de mais?

        Não achas que isso é um ponto prévio (tal como mandar-me para o caralho) para termos uma equipa decente, unida, coesa e alegre? A sério, não para inglês ouvir.

  11. Deixem-me ver se percebi bem.

    Estamos todos convictos de que:

    – o Presidente que elegemos (ou que foi eleito) nao tem capacidade para tomar decisoes,
    – a estrutura da SAD nao age, nao trabalha com profissionalismo e nao e condizente com os pergaminhos do Sporting
    – o Treinador que temos elaborou mal o plantel, tem opcoes futebolisticas que nao interessam para a aproximacao do clube com os adeptos, e ainda por cima desgasta-se em funcoes que nao sao as suas
    – o plantel de futebol e desequilibrado, conta com jogadores que nao acrescentam nada e esta claramente em defice de confianca e empenho.

    Quantos no Sporting, hoje, pensam o mesmo?

    E se sao muitos, quando e que acontece a revolucao? Porque deixar tudo como esta e que nao me parece possivel, nem num pais de brandos costumes.

    SL

  12. vamos pensar um bocado amigos:

    “nao estou no sporting para fazer amigos”-pbento

    Imaginem por um segundo que sao jogadores do sporting…ou melhor imaginem-se num trabalho em que o vosso patrao é uma pessoa fria,que ao minimo deslize vos castiga.Imaginem que o vosso patrao vos coloca numa area da empresa que voces nao gostam ou nao percebem,estando uma pessoa na vossa area preferida que nao cumpre…

    já imaginaram??? Como estará a vossa motivação depois disso?? conseguem ser profissionais a 100%?? Conseguem ter rendimento?

    a resposta é não.

    O nosso sporting está assim! Ninguem(jogadores) se manifesta porque sabe que vai ser castigado.

    Isto é democracia?

    FDAX VAMOS LIBERTAR OS NOSSOS JOGADORES!!!

    “BORA CORRER COM O PAULO BENTO” – VALETE HÁ UNS MESES ATRÁS….

  13. se viesse aqui o Manuel Moura Dos Santos( juri dos idolos e sportinguista) dizia:

    – Paulo Bento,tu de futebol percebes ZERO
    – Esse look é muito azeiteiro
    – Tens que te dedicar a outra clube,talvez um paços de ferreira…
    – Quando te vejo no banco sporting é como descascar cebolas,só me apetece chorar
    – Achas que Abel é jogador para o sporting?

  14. Sei de fonte proxima do sr.JEBurro quais os problemas que foram identificados e as suas soluções,as quais irei graciosamente partilhar aqui convosco;
    1º: O facto do clube se chamar “Sporting clube de Portugal” em vez de “Sport Club os Belenenses”(com todo o respeito pela dita instituição,mas não fui eu que o disse,foi a fonte).Se fossemos “os Belenenses” podiamos ficar em 2º,3º,4º ou até 5ºlugar que seria sempre esplendido,podiamos jogar um futebol de merda todos os jogos que se ganhassemos alguns e umas taças de vez em quando toda a gente ficava feliz.Podiamos comprar jogadores da tanga todos os anos pois podiamos sempre compensar isso com o lançamento de uns jovens formados no clube,podiamos ter um treinador tipo Pereira, Pacheco ou Bento que ninguem se importava pois apesar de termos já ganho um campeonato, os adeptos não esperam nem exigem que tal suceda todos os anos,não!??
    2º: este, segundo parece, é o maior problema.Tratam-se dos sócios e adeptos do tal “Sporting Clube de Portugal”. Ora uma vez que não se vai mexer na estrutura do Depº de futebol (porque está tudo bem), não se vai mexer no treinador (porque ele faz parte da solução dos problemas,apesar de,segundo os tais sócios, estar na origem dos mesmos)e não se vai despedir meia-equipa,o plano é afastar todos os sócios que não gostam desta politica,renovando-os por outros com niveis de exigência muito menor e que paguem quotas e bilhtetes mesmo que não ponham os pés no estádio, o que está a ser já realizado pelo sr.JEBurro desde o principio do seu mandato.É certo que não será fácil e demorará o seu tempo mas arranjando 20,30,100 todas semanas decerto atingiremos essa meta.Bem hajam.

  15. Qd, na altura das eleições, eu e mtos outros avisamos em diversos fóruns (menos aqui no Cacifo) q esta gente da CONTINUIDADE, estava a preparar uma surpresa mto bem embrulhada, confesso agora q nunca julguei q saisse uma prenda como este JEB, qual cagalhão acabado de cagar, ainda a fumegar, mas mto bem embrulhado, com botões de punho e tudo, mas q apesar dos perfumes todos cheira mal, mas tão mal… Dasss
    Enfim, mais uma prova da CABALA q está montada em Alvalade, mormente na sua direcção, onde todos lutam para manter esta continuidade, da mediocridade digo eu, por forma a taparem o q se tem passado nos últimos anos dos sócios/adeptos do SCP. Esses sofredores q para eles são uns arruaceiros e q não os deixam trabalhar em sossego, ou melhor, arruinar e sacar tudo o q ainda resta do SCP, digo eu. Há e as claques parece-me aquela metáfora do bom gigante, com o fato de mordomo a servir à mesa dos abastados lordes e não a partir a loiça toda.
    Bom, mas o q dizer do discurso deste ‘snob’, pouco, isto é, mais do mesmo q já estamos habituados, contudo apenas alguns breves comentários:

    -“Acredito que podemos renascer como a fénix, mas temos de o fazer rapidamente”, Fodasssss, vai renascer mas é para o real caralho q te foda!
    -“As coisas estão a correr muito abaixo do esperado, mas não devemos nem podemos esquecer os últimos anos, pois houve títulos desvalorizados e o segundo lugar foi ridicularizado. Obviamente não era a ambição nem a fasquia”, Epa vai te mas é por a cagar q só tens ideias rebuscadas e de merda!
    -“ A grande desilusão é a qualidade exibicional, mas os próprios jogadores dizem que não tem nada a ver com o treinador”.Então tem a ver com o q? Queres ver q o culpado é o Paulinho??? Vai te foder…
    -“Não tenho certeza nenhuma de que, com outro, as coisas vão melhorar”, mas tb não sabes nada, certo? E se melhorasse? É tipo, 50 % vs 50% de probabilidade…Vai te catar, mas longe q tás “inçado” de pulgas!
    – “O apoio dos adeptos ao Paulo Bento é inequívoco e se alguma vez sentisse que o Paulo bento era parte do problema, tomava outra decisão”, Ine… o q? Inequivoco? Oh compadre da Juba Branca, vá mas é mascarar se de qq outra coisa q para presidente da mui nobre instituição SCP você não serve!
    – “Os sportinguistas estão cansados de não ganhar e, hoje em dia, a bitola é mais exigente. Sentimos que, logo no primeiro jogo, os jogadores já tinham a cabeça debaixo de água”, então compra no Lidl uns óculos de mergulho e uns tubos de respiração para eles se aguentarem…

    Em resumo, um alarve, q só disse alarvidades, sem nada de bom para dar ao SCP… RUA!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s