É pena que termine assim

Disse e repito: não volto a ocupar o meu lugar em Alvalade enquanto o Paulo Bento for treinador do Sporting. Ok, talvez não resista a apoiar o Sporting quando recebermos o Benfica, mas aí será o meu lado “doente pelo Sporting” a falar mais alto.

Estou em crer que, vezes sem conta, as minhas críticas ao Paulo Bento, foram entendidas como um ataque pessoal, naquela que, permitam-me o esclarecimento, é uma interpretação completamente errada.

Seria tremendamente ingrato se atacasse o Paulo Bento como pessoa, esquecendo a forma como tem dado o corpo às balas pelo clube e defendido o Sporting, como pessoas com responsabilidades bem maiores não têm sido capazes de fazê-lo.
Seria, igualmente, tremendamente ingrato, se atacasse o Paulo Bento enquanto profissional pois aposto que o homem deve chegar à Academia ainda antes do Paulinho e deve ser dos últimos a sair.

A questão é outra. Prende-se com competência. Paulo Bento tem várias limitações enquanto treinador e, fruto do seu feitio antes quebrar que torcer, mostra uma imensa dificuldade em aceitar soluções que não as que são geradas sob o seu risco ao meio. A mumificação táctica da equipa, o ignorar da necessidade de reforçar a defesa e a equipa com jogadores fortes no jogo aéreo, a insistência no futebol directo, a recusa em utilizar extremos (o Saleiro, ontem, entrou para que posição?), entre tantos outros problemas já aqui bastamente identificados e, invariavelmente, disfarçados pela pontaria de Liedson.

Tenho pena, e digo isto com sinceridade, que, por um lado, a teimosia do Paulo o impeça de sair pelo seu próprio pé e que, por outro, quem gere o clube seja incapaz de poupá-lo a este final. No fundo, acho que o Paulo Bento não merecia sair do Sporting “ao pontapé”. Mas não peçam aos Sportinguistas para ficarem de braços cruzados enquanto uns quantos iluminados assistem ao afundar do clube no conforto do seu camarote.

p.s. – é irónico que o nosso presidente venha falar em terrorismo, quando ele mesmo, com declarações disparatadas, vai acendendo o rastilho ao longo de todo o universo que rodeia o trabalho do treinador. Tanto, que até os “meninos” que prometeram portar-se como se o futebol tivesse virado uma festa com dress code, deixaram cair a máscara e foram os primeiros a tentar o golpe palaciano.

4 thoughts on “É pena que termine assim

  1. E aquela entrada disparatada do Pedro Silva em Campo? Jogador que apesar de uns fogachos iniciais nunca me iludiu e que curiosamente renovou recentemente com aumento salarial…..

    E deixar o Postiga o tempo todo em jogo?…

    Em suma, uma miséria.
    E se o Caicedo falha aquela merda e mesmo assim o treinador não cai mais frustrante é. Caso servisse para demitir o gajo até merecia uma estátua. Eu já estou convencido que ele vai até ao fim da época com a história dos objectivos. Ontem só faltou dizer que ainda podemos ganhar a taça da liga sendo que ainda nem sequer jogamos um único jogo…

    Saudações Leoninas,

  2. O que se podia (e sinceramente até se devia) fazer era promover o PB a director desportivo. Longe da gestão e relação com o plantel no dia-a-dia, mas ainda assim a respirar-lhes em cima do pescoço sempre que necessário.

    Ao mesmo tempo, deixávamos o Pedro Barbosa ir fazer outra coisa qualquer, tipo tirar as mãos dos bolsos ou assim.

  3. Por muito que nos doa, e a mim doi-me mt, temos o que merecemos. Somos nós os sócios que andamos a eleger, a fechar os olhos às cooptações.

    Fomos nós que achamos que o 2º lugar era bom porque ficamos à frente dos galináceos, porque íamos passear as nossas miserias pela europa. Sem honra nem glória passamos sem deixar marca, mas achamos que era bom.

    Não fomos todos, mas fomos em numero suficientemente grande para tornar o clube no que hoje é. E o mais estranho é que são aqueles que deviam dormir descansados por não terem pactuado, por terem lutado, os que aparentam sofrer mais com tudo isto.

    Se estamos cada vez mais remetidos a um papel secundário é a nós que, ao fim e ao cabo, nos cabem as culpas. Alguém acredita que este estado de coisas seria possível nos nossos rivais sem estrebuchar?
    SL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s