Só falta acertares na baliza, Ânderson

Durante meses, levei na cabeça por defender que, bem fisica e mentalmente, Ânderson Polga é o melhor central que temos no plantel e por repugnar-me perante a tese de que o Tonel é gajo para tirar-lhe o lugar, independentemente da teoria do melhor jogo aéreo.

É verdade que, e admiti-o aqui, Polga devia ter ido para o banco antes de chegar ao ponto em que, tanto para a equipa como para ele, a situação se tornava insustentável. Também é verdade que, actualmente, Carriço caminha a passos largos para assumir-se como patrão da defesa verde e branca e, quem sabe, vir a formar dupla com Pedro Mendes ou Nuno Reis, dois outros centrais de efectiva qualidade made in Alcochete.

Depois do derby de sábado, mantenho plenamente a minha teoria: atendendo ao nosso plantel, Polga tem lugar, sem espinhas, na equipa. Os amigos do Tonel vão gritar que o homem teve uma falha, no único remate (uma bufa) com o pé que Cardozo fez à baliza. Os amigos dos amigos do Tonel vão dizer que o gajo não consegue marcar golos.

Eu vou recordar a serenidade e os três cortes provindenciais, feitos nos últimos 20 minutos, e acreditar que o melhor Polga está de volta. A jogar assim, neste plantel, não há central que o ponha a Mexer.

25 thoughts on “Só falta acertares na baliza, Ânderson

  1. Chiça que tu és teimoso…dasss não há pachorra, mas afinal onde é que este gajo sabe jogar á bola?
    Nem uma merda de passe a rasgar sabe fazer pá.
    Incrivel, é por causa de gajos como tu que ekle ainda por lá anda.
    Se reparares nem um alivio de cabeça sabe fazer, não tem velocidade, não tem golpe de rins é baixo para central…
    A seu único mérito é mesmo o sentido poisicional, que já foi melhor diga-se de passagem.
    è uma tremideira quando ele vai á bola.

    • O melhor do Polga já se foi, sentido de antecipação e entradas a tempo.

      Vejam o segundo golo do Cagliari ontem… Cannavaro… Polga, o mesmo mal.

  2. No geral concordo com este post e não sei o que pensar da contratação desse tal Mexer. Alguém o conhece? Diz o seguinte no Record:
    “Tiago Machaísse, treinador que lançou Mexer nos séniores, considera que o jogador desejado pelo Sporting, “tem as qualidades de um Frank de Boer ou de um Ricardo Rocha, pela forma como faz o desarme, dribla e alimenta o ataque.
    Não há jogador perfeito, mas Mexer, quando explora todo o seu potencial, consegue em muitos jogos ser completo”, disse Tiago Machaísse.
    Segundo o técnico, apesar de ser um “defesa fino, também sabe ser viril, para meter respeito aos avançados”. Mas “quase nunca é maldoso, como parte do seu jogo”.
    Porque não existem jogadores perfeitos, insiste Tiago Machaísse, o treinador Carlos Carvalhal, contratado recentemente pelo Sporting, terá que trabalhar “os timings de Mexer no acompanhamento dos avançados, porque às vezes é apanhado em contra-pé”.
    “Na alta competição, o tempo das decisões é fundamental. Mas Mexer tem muita margem de progressão para corrigir essa fraqueza”, vaticina Tiago Machaísse, que também brilhou durante muitos anos no futebol moçambicano.

  3. O polga é um jogador que me mete raiva.
    deve ser na centenária história do Sporting o último classificado a uma larga distância do penúltimo em termos de centrais com o pior aproveitamento de finalizações e assistências para golo.
    Independentemente dos méritos defensivos, é de sublinhar os pontos e campeonatos perdidos à conta deste defesa. Se a bola na mão dos paços de ferreira nos tirou 2 pontos, imaginem nesse campeonato quantos tirou polga devido à sua zarolhiçe.
    Se o gajo não consegue, e já lá vão 5 anos, não seria estrategicamente muito melhor disser ao polga para não subir, é que além de não dar em nada podia não tirar a hipótese a outro colega de marcar e de nos dar pontos, como no dérbi.

    • Caro Yazalde,
      a tua memória selectiva permite-te, por exemplo, esquecer que, nessa mesma época, o Polga tem um corte temerário, de carrinho, praticamente na última jogada do desafio do Dragão, em que ganhámos 0-1 com golo do Tello? Que fomos a defesa menos batida do campeonato? Ou que deitámos tudo a perder ao empatar em casa, 0-0, com o Aves (último classificado)?

      E o zarolho sou eu?!?

  4. Não quero fazer nada mais do que chamar Labrego ao Jorge Jesus. Aquilo que tu disseste é mesmo à medida do Benfica. Devias passar a pagar quotas noutro lado.

  5. O Polga lembra-me o Venâncio, também não jogava um cú, mas depois da vinda do saudoso Luisinho começou a aprender a arte de bem defender.
    O problema é que o polga é velho para aprender, e mesmo que fosse novo ninguém o poderia ensinar, pois Luisinhos já não existem para os nossos lados.

  6. penso que o Polga sabe mais que o que parece, estando bem mentalmente é um central acima da media. Não deve ter sido fácil passar por cima dos 1-12 com o clube das aspirinas. Assusto-me muito mais com o endeusamento constante dos putos da academia do que com as asneiras pontuais do Polga.

  7. cherbakov, não te conheço pessoalmente, mas criei grande empatia contigo por concordar largamente com a maioria das tuas opiniões.
    mas são isso mesmo, opiniões. e eu também tenho a minha.
    e sou apoiante claro e acérrimo do Tonel.
    Passo a explicar, comparando:
    Jogo aéreo – Tonel (sem contestação certo?)
    Passes longos – Tonel (+ por culpa de Polga, que por mérito de Tonel é certo, m não sendo especialista, não arrisca 20 passes por jogo como o polga, mas lembro o passe para caneira marcar ao inter, entre outros)
    Passes curtos – não reconheço em Polga melhores credenciais que a Tonel
    Antecipação – Polga
    Rapidez – =
    Profissionalismo – Tonel (um jogador que se recusa 1 dia a representar o SCP nunca + vestia a camisola + bonita do mundo)
    Companheirismo – Tonel (Já alguém pode dizer que viu Tonel, desculpar-se com os colegas, sobre as próprias falhas? O mesmo não se pode dizer sobre o Zuca)
    Espírito de sacríficio – Tonel (nem me dou ao trabalho de especificar de tão evidente…)
    “Sportinguismo” – Tonel (nunca abandona o relvado sem agradecer aos sócios e adeptos, nunca vai sair\jantar fora após maus resultados da equipa, entre outras …)
    Enterranços consecutivos – POLGA
    Golos falhados de forma incrivel – POLGA
    Central em actividade c\ + golos – Tonel é 2 da lista, atrás de Beto!!!

    Se gostava de ter o Piqué, claro! Se gostava de ter o Rio Ferdinand, o Ricardo Carvalho, ou de voltar um Luisinho, CLARO!!!
    Mas não podendo (no mercado africano, pode-se encontrar pérolas, parece k está 1 em mira) prefiro ter o TONEL a enviar charutos para a bancada do que aquele asneirolas armado em jogador e a ser sempre comido por pensar que chega sempre 1º e depois os outros é k se queimam…

    Aceito outras opiniões e respeito-as mas defendo as minhas com as minhas ideias e convicções.

    Se reveres o jogo vais ver que foi o Carriço que fez 3 cortes qd estava 1 p 1 com jogadores do benfica e nao polga.

  8. Faço minhas as palavras do pedja.

    Porém, acrescento q o Polga é mais uma das invenções de Sóares de Franco e Cª. Do estilo “Epa, o gajo é campeão do mundo, não jogou mto mas tem o titulo”. Vai daí foram buscá-lo.

    Oh Cherbakov, então esta amostra de central, na tua opinião é a melhor solução para central ao lado do Carriço??? Muda de lentes, ou de tv, eu nem tenho paciência para ir pesquisar os enterranços deste caramelo durante o tempo q está no SCP, o ano passado então(q a memória está mais fresca), foi com o Nacional na Choupana, foi com Barcelona, Bayern e mais uma data de jogos cá no Burgo. E nem um golo marcado aos adversários. Achas q isto é um central de jeito?
    Como este ano tá a vista de todos a real merdinha q é o polga até lhe inventaram, primeiro uma lesão e depois uma questão com a segurança social de uma divida de 150 mil €.
    Já te questionaste porque é q nenhum clube nunca se manifestou interessado neste jogador?
    Se este central fosse assim tão bom já algum clube o tinha vindo buscar. É mais um ‘flop’.
    Ele q vá para bem longe, mas só depois de pagar a dívida…

      • Pobre Cherba, é só comentários discordantes…

        Mas gostava de recordar que já vi muitas vezes na Imprensa interesses de outros clubes pelo Liedson durante estes 6 anos. O último nao foi do Shakthar?
        Já o Polga… Podes dizer que os “interesses de outros clubes” sao muitas vezes produto da Imprensa. Pois, mas a Imprensa parece que nunca (ou quase?) escolheu o Polga… porque será?

        Qualquer pessoa que veja um DVD com os resumos dos jogos Sporting-Bayern e Bayern-Sporting (by the way Mirko, os das aspirinas sao os de Leverkusen, Bayer Leverkusen… e o saudoso de Uerdingen claro. “Bayern” com N no final quer dizer “Bávaro”) fica a pensar como é que este atleta ainda joga no mesmo clube.

        SL

      • Petinga, acho piada que o apontar de dedo ao Polga tenha sempre início na segunda metade da época passada, estendendo-se ao início desta, como se o homem nunca tivesse justificado o lugar de titular do Sporting. Deviam gostar mais de ter o Moisés na equipa…

      • Nunca me ouviste/leste dizer ou escrever que o Polga e um pessimo jogador, em valor absoluto. Ja deu muito ao Sporting e se calhar ainda podera vir a dar mais no futuro. Mas numa equipa de futebol que aspira a vencer tudo em que participa (excepto a Champions League) deveriam jogar sempre os melhores, nao achas? Quem lidera grupos de jovens sabe que a melhor maneira de perder o controlo sobre o grupo e nao ser justo. Fosse o Tonel um tipo dado a destabilizar (bastava metade da pancada do Vuk ou do Stoj) e o PB tinha sido obrigado a sair muito antes.
        Ate para o proprio jogador – quando se esta em baixo de forma (sobretudo com a horripilancia daquela fase do Polga!) o melhor e ficar no banco, sob pena de o valor de mercado cair irreparavelmente! Aquilo que escrevo sobre o DVD no meu comment acima sumariza isso: ninguem no seu perfeito juizo hoje pagaria mais de 500 mil, va la 750 mil euros pelo passe do Polga (e estou a ser muito simpatico). Criar “vacas sagradas” num plantel de futebol so pode levar a duas coisas, na minha humilde opiniao: perda de controlo do balneario e desvalorizacao dramatica das ditas “vacas”.

        SL

  9. E eu vou só recordar as duas casas que ele manda logo no início do jogo, uma das quais ia dando golo ao benfica.

    O Tonel, limitado que é, dá muito jeito para entrar numa 2ª parte e fechar um jogo a trinco e central, ou a titular contra matacões como os do Heerenveen na 5a feira. É uma clara mais-valia no balneário.

    Já o Polga, não o querendo a enterrar aos 30 anos (o Cannavaro tem 36…), precisa de mais terapia de banco. Melhorou é certo, mas ainda não é o comandante da defesa que já foi e que a malta precisa.

  10. O Polga é grande, sim senhora, e está de volta. O Tonel é bom, sim senhora, mas tem que esperar que o Carvalhal experimente jogar com três centrais. O Liedson é bom, sim senhora, mas está a jogar maaaaaaaaal. Fruto da chamada à selecção, só pode. Não se pode desnaturalizar e voltar à normalidade?

  11. O nuno reis e irmao de uma ex colega minha da faculdade.. Há já vários anos que ela diz que ele se destaca nas formações mais jovens, sendo um dos jogadores em quem é depositada alguma esperança acerca do futuro.

  12. O Polga não é def.central, é um libero o que é bastante diferente. O Polga foi campeão do mundo a jogar num sistema de 3 centrais em que ele fazia o papel atrás referido,desde aí nunca mais foi à seleção pois o Brasil abandonou esse esquema com a saída de Scolari passando aos 4 defesas tradicionais.É um jogador com alguma rapidez,que entra bem de carrinho,faz bons desarmes mas não é muito famoso no um contra um,o jogo aéreo não é o seu forte e em termos posicionais deixa muito a desejar.É o que se pode arranjar,sinceramente acho que não é o ideal para estar ao lado do Carriço,Tonel completa muito melhor o eixo da defesa lado-a-lado com o “puto”.

  13. Graças a Deus (maneira de dizer…), Cherba, nos dias que correm, a tua opinião já se classifica naquela categoria do lunático fanático a precisar de lentes de contacto ou de medicação psiquiátrica pesada.

    Nem sempre foi assim, aliás, durante muitos e bons anos foi ao contrário.

    Por isso estou feliz. Pelos “amigos do Polga” se começarem a contar pelos dedos. Por já nem ser preciso argumentar quando se lê alarvidades como as que escreveste (apesar de achar que prefiro qualificar este nº4 como a merda que é, evitando comparações com este e aquele, pois o facto de eventualmente serem todos uma merda não faz dele merda menor…).

    Um abraço, isso passa, o gajo está em agonia (ou em “regresso ao seu melhor do passado”, como dizes, que é mais ou menos a mesma coisa…), e mais dia menos dia morre de vez.

    Inté!

  14. Ah, mas podias ao menos ter sido um pouco mais exaustivo:

    -“Só falta acertares na baliza, Andersen”;
    -“Mas já agora, tenta acertar na bola mais umas vezes, estás a fazer progressos, e passo a passo…”;
    -“E tenta acertar naquela coisa esférica quando sobrevoa aquele quadrado onde está o Rui Patrício”;
    -“E naquela coisa esférica quando está nos pés de jogadores cujas camisolas diferem da tua”;
    -“E deves também tentar conseguir colocar a coisa esférica à mercê dos que têm a camisola igual à tua”;
    -“Deves evitar que a coisa esférica saia directamente dos teus pés para fora daquele rectângulo grande”;
    -“Deves saltar”;
    -“A coisa esférica não faz doer assim tanto a cabeça, com treino praticamente nem se sente nada”;
    -“Quando o treinador diz para ires ao rectângulo do lado contrário em lances de bola parada, não é para veres o jogo de um ângulo diferente”;
    -“Mas, se não souberes o que fazer, por favor, pelo menos não estorves”;

    Mas o meu conselho, o melhor de todos, é: faz de conta que estás lesionado, nem que seja “psicologicamente”, e volta para a tua terra enquanto Cherba e Cª ainda pensam que tu alguma vez foste um jogador de futebol. Pode ser que alguém até te ponha a comentar jogos, como ex-suplente acidental de uma equipa campeã do mundo que foste….

    (PS: lista não exaustiva…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s