Durante meses, levei na cabeça por defender que, bem fisica e mentalmente, Ânderson Polga é o melhor central que temos no plantel e por repugnar-me perante a tese de que o Tonel é gajo para tirar-lhe o lugar, independentemente da teoria do melhor jogo aéreo.
É verdade que, e admiti-o aqui, Polga devia ter ido para o banco antes de chegar ao ponto em que, tanto para a equipa como para ele, a situação se tornava insustentável. Também é verdade que, actualmente, Carriço caminha a passos largos para assumir-se como patrão da defesa verde e branca e, quem sabe, vir a formar dupla com Pedro Mendes ou Nuno Reis, dois outros centrais de efectiva qualidade made in Alcochete.
Depois do derby de sábado, mantenho plenamente a minha teoria: atendendo ao nosso plantel, Polga tem lugar, sem espinhas, na equipa. Os amigos do Tonel vão gritar que o homem teve uma falha, no único remate (uma bufa) com o pé que Cardozo fez à baliza. Os amigos dos amigos do Tonel vão dizer que o gajo não consegue marcar golos.
Eu vou recordar a serenidade e os três cortes provindenciais, feitos nos últimos 20 minutos, e acreditar que o melhor Polga está de volta. A jogar assim, neste plantel, não há central que o ponha a Mexer.
Chiça que tu és teimoso…dasss não há pachorra, mas afinal onde é que este gajo sabe jogar á bola?
Nem uma merda de passe a rasgar sabe fazer pá.
Incrivel, é por causa de gajos como tu que ekle ainda por lá anda.
Se reparares nem um alivio de cabeça sabe fazer, não tem velocidade, não tem golpe de rins é baixo para central…
A seu único mérito é mesmo o sentido poisicional, que já foi melhor diga-se de passagem.
è uma tremideira quando ele vai á bola.
O melhor do Polga já se foi, sentido de antecipação e entradas a tempo.
Vejam o segundo golo do Cagliari ontem… Cannavaro… Polga, o mesmo mal.
No geral concordo com este post e não sei o que pensar da contratação desse tal Mexer. Alguém o conhece? Diz o seguinte no Record:
“Tiago Machaísse, treinador que lançou Mexer nos séniores, considera que o jogador desejado pelo Sporting, “tem as qualidades de um Frank de Boer ou de um Ricardo Rocha, pela forma como faz o desarme, dribla e alimenta o ataque.
Não há jogador perfeito, mas Mexer, quando explora todo o seu potencial, consegue em muitos jogos ser completo”, disse Tiago Machaísse.
Segundo o técnico, apesar de ser um “defesa fino, também sabe ser viril, para meter respeito aos avançados”. Mas “quase nunca é maldoso, como parte do seu jogo”.
Porque não existem jogadores perfeitos, insiste Tiago Machaísse, o treinador Carlos Carvalhal, contratado recentemente pelo Sporting, terá que trabalhar “os timings de Mexer no acompanhamento dos avançados, porque às vezes é apanhado em contra-pé”.
“Na alta competição, o tempo das decisões é fundamental. Mas Mexer tem muita margem de progressão para corrigir essa fraqueza”, vaticina Tiago Machaísse, que também brilhou durante muitos anos no futebol moçambicano.
O polga é um jogador que me mete raiva.
deve ser na centenária história do Sporting o último classificado a uma larga distância do penúltimo em termos de centrais com o pior aproveitamento de finalizações e assistências para golo.
Independentemente dos méritos defensivos, é de sublinhar os pontos e campeonatos perdidos à conta deste defesa. Se a bola na mão dos paços de ferreira nos tirou 2 pontos, imaginem nesse campeonato quantos tirou polga devido à sua zarolhiçe.
Se o gajo não consegue, e já lá vão 5 anos, não seria estrategicamente muito melhor disser ao polga para não subir, é que além de não dar em nada podia não tirar a hipótese a outro colega de marcar e de nos dar pontos, como no dérbi.
Caro Yazalde,
a tua memória selectiva permite-te, por exemplo, esquecer que, nessa mesma época, o Polga tem um corte temerário, de carrinho, praticamente na última jogada do desafio do Dragão, em que ganhámos 0-1 com golo do Tello? Que fomos a defesa menos batida do campeonato? Ou que deitámos tudo a perder ao empatar em casa, 0-0, com o Aves (último classificado)?
E o zarolho sou eu?!?
resolve tudo a cabeçada,e na defesa nao passa nada e o tonel e o tonel e o tonel e o tonel… força grande sporting.
Mesmo a sério lol Tonel é fudido..
Não quero fazer nada mais do que chamar Labrego ao Jorge Jesus. Aquilo que tu disseste é mesmo à medida do Benfica. Devias passar a pagar quotas noutro lado.
O Polga lembra-me o Venâncio, também não jogava um cú, mas depois da vinda do saudoso Luisinho começou a aprender a arte de bem defender.
O problema é que o polga é velho para aprender, e mesmo que fosse novo ninguém o poderia ensinar, pois Luisinhos já não existem para os nossos lados.
penso que o Polga sabe mais que o que parece, estando bem mentalmente é um central acima da media. Não deve ter sido fácil passar por cima dos 1-12 com o clube das aspirinas. Assusto-me muito mais com o endeusamento constante dos putos da academia do que com as asneiras pontuais do Polga.
cherbakov, não te conheço pessoalmente, mas criei grande empatia contigo por concordar largamente com a maioria das tuas opiniões.
mas são isso mesmo, opiniões. e eu também tenho a minha.
e sou apoiante claro e acérrimo do Tonel.
Passo a explicar, comparando:
Jogo aéreo – Tonel (sem contestação certo?)
Passes longos – Tonel (+ por culpa de Polga, que por mérito de Tonel é certo, m não sendo especialista, não arrisca 20 passes por jogo como o polga, mas lembro o passe para caneira marcar ao inter, entre outros)
Passes curtos – não reconheço em Polga melhores credenciais que a Tonel
Antecipação – Polga
Rapidez – =
Profissionalismo – Tonel (um jogador que se recusa 1 dia a representar o SCP nunca + vestia a camisola + bonita do mundo)
Companheirismo – Tonel (Já alguém pode dizer que viu Tonel, desculpar-se com os colegas, sobre as próprias falhas? O mesmo não se pode dizer sobre o Zuca)
Espírito de sacríficio – Tonel (nem me dou ao trabalho de especificar de tão evidente…)
“Sportinguismo” – Tonel (nunca abandona o relvado sem agradecer aos sócios e adeptos, nunca vai sair\jantar fora após maus resultados da equipa, entre outras …)
Enterranços consecutivos – POLGA
Golos falhados de forma incrivel – POLGA
Central em actividade c\ + golos – Tonel é 2 da lista, atrás de Beto!!!
Se gostava de ter o Piqué, claro! Se gostava de ter o Rio Ferdinand, o Ricardo Carvalho, ou de voltar um Luisinho, CLARO!!!
Mas não podendo (no mercado africano, pode-se encontrar pérolas, parece k está 1 em mira) prefiro ter o TONEL a enviar charutos para a bancada do que aquele asneirolas armado em jogador e a ser sempre comido por pensar que chega sempre 1º e depois os outros é k se queimam…
Aceito outras opiniões e respeito-as mas defendo as minhas com as minhas ideias e convicções.
Se reveres o jogo vais ver que foi o Carriço que fez 3 cortes qd estava 1 p 1 com jogadores do benfica e nao polga.
Faço minhas as palavras do pedja.
Porém, acrescento q o Polga é mais uma das invenções de Sóares de Franco e Cª. Do estilo “Epa, o gajo é campeão do mundo, não jogou mto mas tem o titulo”. Vai daí foram buscá-lo.
Oh Cherbakov, então esta amostra de central, na tua opinião é a melhor solução para central ao lado do Carriço??? Muda de lentes, ou de tv, eu nem tenho paciência para ir pesquisar os enterranços deste caramelo durante o tempo q está no SCP, o ano passado então(q a memória está mais fresca), foi com o Nacional na Choupana, foi com Barcelona, Bayern e mais uma data de jogos cá no Burgo. E nem um golo marcado aos adversários. Achas q isto é um central de jeito?
Como este ano tá a vista de todos a real merdinha q é o polga até lhe inventaram, primeiro uma lesão e depois uma questão com a segurança social de uma divida de 150 mil €.
Já te questionaste porque é q nenhum clube nunca se manifestou interessado neste jogador?
Se este central fosse assim tão bom já algum clube o tinha vindo buscar. É mais um ‘flop’.
Ele q vá para bem longe, mas só depois de pagar a dívida…
Daqui a pouco estás a dizer que se o Liedson fosse assim tão bom, já algum clube o tinha vindo buscar…
Pobre Cherba, é só comentários discordantes…
Mas gostava de recordar que já vi muitas vezes na Imprensa interesses de outros clubes pelo Liedson durante estes 6 anos. O último nao foi do Shakthar?
Já o Polga… Podes dizer que os “interesses de outros clubes” sao muitas vezes produto da Imprensa. Pois, mas a Imprensa parece que nunca (ou quase?) escolheu o Polga… porque será?
Qualquer pessoa que veja um DVD com os resumos dos jogos Sporting-Bayern e Bayern-Sporting (by the way Mirko, os das aspirinas sao os de Leverkusen, Bayer Leverkusen… e o saudoso de Uerdingen claro. “Bayern” com N no final quer dizer “Bávaro”) fica a pensar como é que este atleta ainda joga no mesmo clube.
SL
Petinga, acho piada que o apontar de dedo ao Polga tenha sempre início na segunda metade da época passada, estendendo-se ao início desta, como se o homem nunca tivesse justificado o lugar de titular do Sporting. Deviam gostar mais de ter o Moisés na equipa…
Nunca me ouviste/leste dizer ou escrever que o Polga e um pessimo jogador, em valor absoluto. Ja deu muito ao Sporting e se calhar ainda podera vir a dar mais no futuro. Mas numa equipa de futebol que aspira a vencer tudo em que participa (excepto a Champions League) deveriam jogar sempre os melhores, nao achas? Quem lidera grupos de jovens sabe que a melhor maneira de perder o controlo sobre o grupo e nao ser justo. Fosse o Tonel um tipo dado a destabilizar (bastava metade da pancada do Vuk ou do Stoj) e o PB tinha sido obrigado a sair muito antes.
Ate para o proprio jogador – quando se esta em baixo de forma (sobretudo com a horripilancia daquela fase do Polga!) o melhor e ficar no banco, sob pena de o valor de mercado cair irreparavelmente! Aquilo que escrevo sobre o DVD no meu comment acima sumariza isso: ninguem no seu perfeito juizo hoje pagaria mais de 500 mil, va la 750 mil euros pelo passe do Polga (e estou a ser muito simpatico). Criar “vacas sagradas” num plantel de futebol so pode levar a duas coisas, na minha humilde opiniao: perda de controlo do balneario e desvalorizacao dramatica das ditas “vacas”.
SL
E eu vou só recordar as duas casas que ele manda logo no início do jogo, uma das quais ia dando golo ao benfica.
O Tonel, limitado que é, dá muito jeito para entrar numa 2ª parte e fechar um jogo a trinco e central, ou a titular contra matacões como os do Heerenveen na 5a feira. É uma clara mais-valia no balneário.
Já o Polga, não o querendo a enterrar aos 30 anos (o Cannavaro tem 36…), precisa de mais terapia de banco. Melhorou é certo, mas ainda não é o comandante da defesa que já foi e que a malta precisa.
O Polga é grande, sim senhora, e está de volta. O Tonel é bom, sim senhora, mas tem que esperar que o Carvalhal experimente jogar com três centrais. O Liedson é bom, sim senhora, mas está a jogar maaaaaaaaal. Fruto da chamada à selecção, só pode. Não se pode desnaturalizar e voltar à normalidade?
alguém alguma vez percebeu qual era o problema do santamaria?
Não jogava um cu furado e foi dispensado.
O nuno reis e irmao de uma ex colega minha da faculdade.. Há já vários anos que ela diz que ele se destaca nas formações mais jovens, sendo um dos jogadores em quem é depositada alguma esperança acerca do futuro.
O Polga não é def.central, é um libero o que é bastante diferente. O Polga foi campeão do mundo a jogar num sistema de 3 centrais em que ele fazia o papel atrás referido,desde aí nunca mais foi à seleção pois o Brasil abandonou esse esquema com a saída de Scolari passando aos 4 defesas tradicionais.É um jogador com alguma rapidez,que entra bem de carrinho,faz bons desarmes mas não é muito famoso no um contra um,o jogo aéreo não é o seu forte e em termos posicionais deixa muito a desejar.É o que se pode arranjar,sinceramente acho que não é o ideal para estar ao lado do Carriço,Tonel completa muito melhor o eixo da defesa lado-a-lado com o “puto”.
Graças a Deus (maneira de dizer…), Cherba, nos dias que correm, a tua opinião já se classifica naquela categoria do lunático fanático a precisar de lentes de contacto ou de medicação psiquiátrica pesada.
Nem sempre foi assim, aliás, durante muitos e bons anos foi ao contrário.
Por isso estou feliz. Pelos “amigos do Polga” se começarem a contar pelos dedos. Por já nem ser preciso argumentar quando se lê alarvidades como as que escreveste (apesar de achar que prefiro qualificar este nº4 como a merda que é, evitando comparações com este e aquele, pois o facto de eventualmente serem todos uma merda não faz dele merda menor…).
Um abraço, isso passa, o gajo está em agonia (ou em “regresso ao seu melhor do passado”, como dizes, que é mais ou menos a mesma coisa…), e mais dia menos dia morre de vez.
Inté!
Ah, mas podias ao menos ter sido um pouco mais exaustivo:
-“Só falta acertares na baliza, Andersen”;
-“Mas já agora, tenta acertar na bola mais umas vezes, estás a fazer progressos, e passo a passo…”;
-“E tenta acertar naquela coisa esférica quando sobrevoa aquele quadrado onde está o Rui Patrício”;
-“E naquela coisa esférica quando está nos pés de jogadores cujas camisolas diferem da tua”;
-“E deves também tentar conseguir colocar a coisa esférica à mercê dos que têm a camisola igual à tua”;
-“Deves evitar que a coisa esférica saia directamente dos teus pés para fora daquele rectângulo grande”;
-“Deves saltar”;
-“A coisa esférica não faz doer assim tanto a cabeça, com treino praticamente nem se sente nada”;
-“Quando o treinador diz para ires ao rectângulo do lado contrário em lances de bola parada, não é para veres o jogo de um ângulo diferente”;
-“Mas, se não souberes o que fazer, por favor, pelo menos não estorves”;
Mas o meu conselho, o melhor de todos, é: faz de conta que estás lesionado, nem que seja “psicologicamente”, e volta para a tua terra enquanto Cherba e Cª ainda pensam que tu alguma vez foste um jogador de futebol. Pode ser que alguém até te ponha a comentar jogos, como ex-suplente acidental de uma equipa campeã do mundo que foste….
(PS: lista não exaustiva…)
Yazalde,
No último jogo percebi porque é que o Polga sobe nas bolas paradas…
É para evitar golo no contra-ataque.
SÓ PODE!