O Sporting tem, sensivelmente, um mês para decidir o que quer fazer relativamente a Rabiu Ibrahim, jovem craque nigeriano que chegou há Academia há quase três anos e que custou, na altura, cerca de 800 mil euros (400 imediatos + 400 mil a pagar em Junho de 2010).
Tendo em conta o constante apertar do cinto que se vive em Alvalade parece-me, desde logo, ser incompreensível ter dado esse valor por um atleta sem precaver o futuro. Rabiu termina contrato em Maio/junho de 2010 e, a partir de Janeiro, caso não chegue a acordo para a renovação, estará livre para escolher novo clube. Uma vez mais, e seguindo o (mau) exemplo de situações passadas, estamos até à última para acertar uma renovação, correndo o risco de ter dado o toque final na formação de um jogador que poderá sair sem chegar a fazer um único jogo pela equipa principal.
Interessados, acredito, não devem faltar, ainda para mais podendo ficar com o pequeno 10 a custo zero. As suas exibições no recente campeonato do mundo de sub-20 são mais do que suficientes para ter a certeza de que ali há talento, muito talento, pesem todos os “problemas” inerentes a muitos dos jovens craques africanos: individualismo, indisciplina táctica e uma postura que, por vezes, roça a presunção. Tudo pormenores que podem e devem ser trabalhados na transição para a equipa principal.
Neste momento, o grande problema prende-se com dinheiro (ao que sei, o jogador quer cerca de 11 mil euros/mês) e com a irredutibilidade de Rabiu em aceitar rodar uma época no Real Massamá, fazendo companhia a outros sete produtos da formação leonina. A chamada do nigeriano por Carlos Carvalhal, no treino de ontem, poderá indiciar que está a tentar resolver-se este caso que começa, realmente, a cheirar mal e que, a fracassar, será mais um exemplo de amadorismo.
Para o ano, Rabiu estará presente na CAN e, muito provavelmente, será um dos escolhidos para fazer parte da selecção nigeriana no Mundial. Razões mais do que suficientes para, aliadas ao talento natural do pequeno Okocha, justificarem a continuidade da aposta neste jogador que desempenha, preferencialmente, as funções de número 10 ou de médio/extremo esquerdo.
Para além disso, e na tal política do apertar o cinto, deixar escapar jogadores como Rabiu, Wilson Eduardo, Diogo Rosado, Pedro Mendes, Nuno Reis ou João Gonçalves, só para citar alguns, será ainda mais lamentável do que gastar dinheiro em Farneruds, Tiuís, Postigas, Caicedos ou Grimis ou deixar que um miúdo como o extremo David Caiado ande perdido pela Polónia, no plantel do Zaglebie Lubin.
E qual exactamente a culpa do Sporting por o Caiado andar perdido pela Polónia?
O Caiado não joga um caralho. Vai acabar os dias no Chipre.
O sportinguista acredita piamente que qualquer rapazito da formação é craque. Se for extremo, melhor ainda. Se o Caiado não deu, que culpa tem o Sporting? Teve lesões, não se impôs, é a vida. Mania de chorarmos por tudo e por nada. O Edgar Marcelino era um caso igual. O Diogo Tavares, o ponta-de-lança, outro. O João Paiva, ui, o que choraram por o Sporting não renovar com o Paiva. O José Fonte, o central, outro, ficou tudo em estado de choque quando o Benfica o foi contratar para emprestar eternamente. Podemos ser acusados de muita coisa, mas não temos desaproveitado putos. Varela será o único caso de que me lembro, e mesmo Varela sempre dividiu a opinião de sportinguistas. Os mesmo bons, os que toda a gente via que eram bons, Nani, Simão, Ronaldo, Quaresma, foi tudo aproveitado. Rabiu é bom? Não sei, não o vejo jogar há muito, mas não tenho razões para não confiar em quem faz as devidas avaliações. Ninguém decide sozinho. Escutam-se as pessoas que trabalham na formação, que os conhecem bem. Vão acertar sempre? Não, mas têm acertado mais do que errado.
O Varela, posso dizer em primeira instância, que acabou por ser mal aproveitado, nas OCASIÕES QUE LHE DERAM DE JOGAR.
Lembro-me perfeitamente de o ver a jogar a ponta de lança, e o homem sempre que agarrava a bola, ora arrancava para as extremidades do campo, ora perdia a bola.
FOI MAL APROVEITADO POR UMA VISÂO TÁCTICA DEFICIENTE DO TREINADOR.
Era um bom jogador para o Sporting porque não temos um único velocista no plantel (talvez o Pereirinha, mas são raras as vezes que decide através de arrancadas).
É um puto com 18 anos,não é propriamente um caso sério porque nem é caso.Seria mau desperdiçá-lo mas tambem me parece que ainda não deve ser lançado às feras(a não ser que ele seja assim uma espécie de Messi II).É pô-lo no fim dos jogos,de preferência quando estamos a ganhar e vêr.Tambem não deve ser assim tão caro que não possam ficar com ele mais dois ou três anos.Tem um senão,é muito baixo e neste momento bem que são precisos mais uns centimetros naquela equipa.
o sporting não pode é perder o andré santos, que tem jogado na u.leiria.
tem jogado muito.
e já agora aproveitar e em janeiro por o angulo e o caicedo a rodar num clube da liga vitalis, para ganharem experiência
Queres dizer, por o angulo e o caicedo a rodar…..daqui para fora, não? lol
exactamente
Rabiu se sair é simplesmente para nos juntarmos todos e ir reclamar para a porta do estádio….
Mais nada….
A ver vamos como se trata este assunto, q já começa a tornar-se num caso bicudo…
Cumps
Caso Rabicudo.
Para já, já está a treinar com os seniores.
É sinal que o Carvalhal o está a observar para saber se pode ou não contar com ele para o futuro.
Cherba,
€11mil/mês? Onde foi buscar essa informação?
O Rabiu é um caso bicudo, como são quase todos os jogadores que têm muito talento mas em que a mentalidade competitiva não acompanha. Por exemplo, estou certo que o empresário não se poria a fazer floreados caso o Rabiu estivesse muito empenhado no projecto que o Sporting lhe apresentou (isto imaginando que o Sporting lhe apresentou um qualquer projecto…).
O problema do Rabiu – e fala quem o viu jogar muitas vezes – é que ainda não tem qualidade para jogar na equipa sénior do Sporting. Precisa de aprender e já deveria estar a jogar nos seniores (do Real, por exemplo), até por ser uma incógnita se não tem já idade para isso…
O Lima é tecnicamente um bom treinador e não conseguiu ajudar o Rabiu evoluir muito nas suas principais lacunas. Assim, em vez de procurar as costas dos extremos ou de se oferecer à construção de jogo, o Rabiu desaparece para o círculo central em que fica a fazer as funções de um 8 com pouca amplitude, para as quais não tem nem futuro, nem capacidade.
Também não sei – atendendo ao registo de utilização e ao modelo de jogo instalado em Massamá – se o seu empréstimo ao Real lhe serviria para alguma coisa.
E outra coisa parece certa: já saiu de Alcochete aquele treinador que dizia que, para ele, o MV24 era defesa central e que considerava que o Luís Paez tinha qualidade para estar entre os seniores. Em retrospectiva, só pode ser uma injustiça o Paez ter jogado em Manchester e o Rabiu não ter oportunidade de calçar contra o Costa da Caparica.
Mas o problema da renovação do Rabiu é mais profundo. Todos sabemos que o Rosado, querendo, joga mais em 10 minutos que a equipa do Real em 90. Mas que tipo de incentivos, desportivos e financeiros, se quer dar? Que tipo de conduta se quer incentivar? Não é por se ter gasto €800mil que a política desportiva do Sporting deve variar: a partir do momento em que faz parte do clube, deve ser tratado em conformidade com o cumprimento dos objectivos que são estipulados para todos.
O problema de oferecer muito dinheiro por mês ao Rabiu não é o de ele poder perder-se – como alguns podem dizer que foi o que aconteceu ao Paim. A partir de determinado patamar, a quantidade de dinheiro é relativamente indiferente (é muito mais do que qualquer um de nós ganha e não deixam de ser umas crianças), é o que está dentro da cabeça que faz diferença. Mas também é o tipo de acompanhamento e de integração no profissionalismo que faz diferença.
O problema de se renovar por muito tempo, por um salário chorudo, com o Rabiu é a eventualidade de ele não vir a mostrar – nos seniores – o potencial que tantos lhe auguravam e isso, em conjunção com o péssimo exemplo que se estaria a dar, tornar-se muito oneroso para o clube…
Blababa, blababa, blababa!
O Rabiu é daqueles que não engana mesmo e é para agarrar seja como for! Os considerandos técnico-tácticos ficam para depois. Só quem nunca o viu jogar e quem não sabe o registo que tem tido nas várias selecções da Nigéria é que perde tempo com considerandos sobre o Real Massamá ou sobre aquilo que ele ganhará ou deixará de ganhar. Então o Sporting investe 800 mil euros num Jogador com idade de Juvenil, forma-o durante dois/três anos e depois deixa-o partir de mão beijada para (mas há dúvidas?) um dos grandes da Europa ou de…Portugal? Ó PLF, essa prosápia toda é retórica para chatear o Cherbakov ou é só falta de clarividência mascarada de bom-senso?
O rabiu, opinião de todos os que já o viram verdadeiramente jogar, tem talvez demasiados problemas tácticos (esperemos que não sejam demasiados). Basicamente, tem uma dificuldade tremenda em jogar sem bola, desaparece completamente do jogo, como aqui foi dito. Ainda assim, as outras características indiciam um jogador acima da média. Resta saber se vale o investimento inicial…por exemplo, no ano passado nem sequer foi dos jogadores que mais vezes eram titulares nos juniores…
já agora, será que só tem 18 anos?
Pois Filipe, tenho dúvidas que o tenha visto jogar mais vezes do que eu.
Mas como estamos numa democracia e, consequentemente, qualquer opinião tem o mesmo valor(?), então fica na sua e eu fico na minha. As pessoas depois fazem a triagem e acreditam no que querem: em quem o viu jogar 1 época e meia quase todas as semanas, ou em “quem sabe o registo que tem tido nas várias selecções da Nigéria”.
Clarividência? Está bem…
Já viu quantos jogos do Real? Sabe em que sistema táctico joga? Sabe quantos jogos jogou, desde juvenil, o André Martins fazer a médio direito?
Sabe quanto pagou o FCPorto pelo Bruno Gama, ainda com idade de juvenil? €1M e já o deixou ir embora. Eles devem ser muito maus a gerir activos.
E mais uma coisa. Vamos acreditar que as pessoas no Dept. de Futebol são incompetentes, mas que apesar de tudo não são atrasados mentais e que, portanto, se ainda não renovaram com o Rabiu (como renovaram com o Rosado há uns meses atrás), é porque têm boas razões para isso.
Cherba,
não é para chatear. É que se fosse uma questão simples, era o 1º a bater nestes gajos. Mas não é.
PLF, contrariando o protocolo aqui do Cacifo, vamos lá tratar-nos na terceira pessoa. Já percebi que é um grande especialista na matéria do futebol de formação. Eu levo a coisa menos a sério, se bem que nos últimos seis, sete anos fui presença assídua nos jogos das nossas camadas jovens (e olhe que vi muitos dos jogadores que estão no plantel principal e outros que andam por aí a rodar ou que até já dispensámos, ainda muito jovenzinhos).
Vi dezenas de jogos do André Martins e da geração dele, incluindo do Diogo Viana. E o epíteto que me vem à cabeça assim mesmo depois de muito pensar é o de “atrasados mentais”, quem quer que tenha decidido trocar um jogador como o Viana por um jogador como o Postiga.
Jogos do Real, ainda não vi nenhum, pois vivo actualmente muito longe de Lisboa, mas pelo que leio a coisa não está a correr muito bem. O assunto exige uma análise mais fina, mas talvez se pudesse avançar uma razão mais evidente: esta história de criar clube satélites nunca dá certo, já devíamos ter aprendido com experiências anteriores. As pessoas não vão ver o Real, vão ver o Sporting B e se depois corre mal em termos de resultados, que não é ainda o parâmetro pelo qual eles devem ser avaliados na transição para seniores, o peso fica todo nas vedetas que vieram da Academia. É sempre a mesma conversa. O Sporting é talvez o clube mais inábil a gerir estas questões de colocação de jogadores e não consegue, estranhamente, impor a qualidade dos seus jogadores junto dos outros cubes da primeira liga ou da liga de honra.
Quantos jogadores emprestados estão a jogar regularmente? Está o André Santos, estava o João Gonçalves até se lesionar, e basta. O Rui Fonte não tem lugar no onze do Vitória? Como? O Rosado não poderia estar a jogar noutro clube com mais ambições? E o Pedro Mendes, também não? Têm de estar todos juntos a taparem o lugar uns aos outros? O Amado tem de estar no mesmo clube do Martins? Porquê. O Wilson tem de estar no mesmo clube que o Owusu? É assim mais ou menos como passar da pré-primária para a primária, mantendo a turma toda junta para não haver desestabilização em demasia. E depois são sempre umas flores de estufa, que não aguentam a pressão.
Mas diga-me lá, qual é o espanto do Real não jogar num sistema de jogo que se adeque às características da nossa formação? Há quantos anos o Sporting não o faz também na sua equipa principal? Quer exemplo de clube mais lobotomizado, mais contraditório consigo mesmo, que o nosso? Acha normal que um treinador tão impreparado como o Paulo Bento herde a responsabilidade de lidar com o património genético que vem sendo fabricado há mais de três décadas? Ouça, as questões são tantas que melhor é esperar para ver quando alguém decide pôr ordem na casa e ir mantendo este registo da carochinha, que por cínico que seja me vai servindo.
Mais uma coisa PLF. Se bem que, aparentemente, leve a coisa mais a brincar que você, só lhe peço um favor: tente considerar que há outras pessoas que vão observando as coisas e faça lá economia da sua condescendência. É que, bem sei, quando estamos lá no meio da confusão, sentados nas bancadas da academia, e nos achamos mediamente inteligentes, dá mesmo a sensação de que somos assim uma espécie de diapasão pelo qual tudo poderia afinar. Eu sei o que isso é, por isso compreendo-o bem.
Filipe,
estou de acordo com o registo anti-delico-doce do Cacifo.
E se tem imensa razão em muito de que disse, há 3 pontos em que discordamos: no valor do Diogo Viana, na certeza quanto ao valor do Rabiu e na nas razões que devem estar subjacentes à sua renovação.
A condescendência faz parte da luta da opinião informada contra a opinião desinformada. Mas não acusei ninguém de falta de “clarividência”.
Portanto nao pretenda que a sua opiniao medianamente inteligente é melhor que a minha opinião medianamente inteligente. Tendo uma base de conhecimento semelhante, o resto poder-se-á resumir a gostos ou a formas de ver ou compreender futebol.
O que digo a propósito do Rabiu é que a questão é bem mais complexa do que o seu toque de bola pode deixar antecipar. E que, se calhar, para um clube no estado financeiro do Sporting, vale mais a pena arriscar perdê-lo, do que arriscar a ficar com um jogador pouco útil. O tempo dirá.
E quem se vai foder ainda mais vai ser o Real Sport Clube. É só ver o que aconteceu ao Lourinhanense, ao Olivais e Moscavide, etc, todos na fossa…
PLF,
Ainda havemos de nos encontrar na Academia e trocar opiniões de viva voz. Teria gosto nisso.
Agora, e quanto ao Rabiu, penso que há dois factores importantes nesta história: o primeiro é o investimento já feito, e que é muito elevado para um jogador daquela idade. Ora, se foi feito, é não só porque o jogador terá sido consistentemente observado mas também porque foi sempre de facto um dos melhores, se não o melhor, do Continente Africano e do Mundo, na sua categoria e posição. O segundo factor, é ainda mais importante e prende-se com a observação feita por cá: o Rabiu não é só toque de bola, é também visão de jogo, capacidade desarmante de passe e muita inteligência a jogar. É daqueles que faz jogar a equipa toda. Agora, não é com o Lima que vamos lá. Para isso era preciso que ele lesse mais uns livros e vivesse mais umas vidas. Não sei que idade tem, mas eu ainda vi o Lima jogar, lá da bancada lateral, onde estava a Juve Leo. Ali víamos bem a extrema-esquerda do Sporting a atacar normalmente na segunda parte para o topo sul, como tradicionalmente e por superstição escolhíamos fazer. E, apesar do muito talento que tinha, sobretudo com aquele pé esquerdo em forma de colher e a rapidez de execução que demonstrava, havia já um aspecto que no Lima não enganava: jogava sempre com os olhos colados na bola, como se não existisse mais nada à volta dele. É essa visão parcial que o impede de vir a ser um grande treinador. Ora, eu creio que o Rabiu está, em termos de inteligência do futebol que tem no corpo e sobretudo na cabeça, muito inexplorado. O tempo o dirá, mas espero que sejamos nós a confirmá-lo in loco e em Alvalade.
Filipe,
não sou dado a auto-publicidade, mas teremos de concordar em discordar em algumas coisas e terei de remetê-lo para algumas coisas que escrevi.
Sobre o Rabiu, partilho a sua opinião quanto à sua genialidade, mas tenho muito mais dúvidas quanto à sua capacidade para pôr essa genialidade ao serviço do colectivo e de a saber explanar em campo. Para tal exigir-se-iam outros movimentos individuais que seguramente lhe terão sido solicitados (referi acima o de cair para trás do extremo, colocar-se como referência de costas para a baliza ou descer para construir… e o Jorge partilha a minha opinião) mas cuja evolução nos 2 anos de juniores que leva se tem revelado inexistente.
Contudo, por aqui pode verificar que a minha opinião sobre o Rabiu não é exclusivamente negativa.
http://bancadanova.blogspot.com/2009/11/um-teste-precoce.html
No comentário acima pretendi apenas denotar que não estamos perante uma escolha simples.
Sobre o Lima, apesar de também ter tido dúvidas sobre a sua capacidade, notei que – apesar de não ser um técnico de personalidade forte – a curva de aprendizagem da maior parte dos jogadores que passaram pelas suas mãos foi bastante positiva. Pode ver a minha opinião nestes 2 locais:
http://bancadanova.blogspot.com/2009/11/lima-e-o-trabalho-em-equipa.html
e
http://www.academia-de-talentos.com/boas-mas-surpresas-na-academia
Sobre a “profundidade temporal” do meu futebol, posso dizer-lhe que apesar de me parecer ser + novo, ainda sou do tempo em que o Lima ganhava metros na ala esquerda.