Comichões

Está tudo muito preocupado com a origem do dinheiro do Sporting no reforço da equipa.

Dos habituais parvos, passando pelos mafiosos hipócritas, até aos mais irresponsáveis idiotas. Isto só prova uma coisa: dizer mal do Sporting tornou-se no passatempo do País, incluindo dos próprios sportinguistas. Critica-se tudo, porque a bola não entra. E mesmo quando entrou mais vezes que noutras paróquias, criticou-se. Assobiou-se. Lembro-me sempre – e hei-de contar aos meus netos – que em Alvalade assobiou-se com a equipa a ganhar 6-1 ao Boavista…

…mas divago…

A crítica ao recente despesismo do Sporting deixa a nú a total falta de critério dos críticos. E só solidifica a estratégia octaviomachadiana do Presidente, cuja a única crítica que lhe faço, nos últimos dias, é não recordar a todos aquilo que disse em tempos:

De onde vem o dinheiro? A (errada, na minha perspectiva) reestruturação da SAD libertou garantias que permitem renegociar as condições dos empréstimos da banca. Isso foi dito centenas de vezes. Perdemos independência e autonomia como clube. Mas ganhámos força à mesa com a banca. Todas as moedas têm duas faces. Depois, o eterno défice de tesouraria foi coberto, em parte, com a injecção de dinheiro da CML. Simples e claro. E estratégico.

Ninguém pode negar que a equipa precisava de reforços. Toda a gente dizia que o plantel do Sporting era muito fraco, muito pior que o dos outros (algo objectivamente exagerado). Mas a podridão apoderou-se de tal forma do grupo que era um acto de mera sobrevivência começar a gastar… para reactivar a máquina de jogar à bola e, a prazo, voltar a fazer dinheiro (os jornais já o estão a fazer à conta da mudança de estratégia).

Sinama, Pereira… Manélélé, Del Horno, Rodriguez, Micael, Tosic, Pavlyuchenko, Bale, Júlio César… Ronaldo, Messi, Pato… são comichões na cabeça de todos, para dizer bem, para dizer mal, para rir, para sorrir, para gozar, para tudo.

Mas tenho um feeling especial: a melhor contratação que o Bettencourt fez foi o Jorge Mendes. Com ele, o Sporting volta a sentar-se na mesa dos adultos. E dá-me a impressão que é isso que está a dar mais comichão a muita gente.

6 thoughts on “Comichões

  1. Luís Duque foi muito importante na conquista de 2 títulos de campeão. A sua passagem foi determinante e só uma má ligação com Dias da Cunha faz com que abandone o Sporting. A sua presença em Alvalade foi importante em contratações, mas também na forma como se mexia nos “bastidores” do futebol português (tinha sido Presidente da Associação de Futebol de Lisboa e conhecia muitos árbitros e afins).

    Mas a incompetência que fala (e tem razão em grande parte das suas declarações) também tem que lhe ser imputada. Porque quem contrata Kirovski, Dimas, Horvath, Mahon, Hugo, Bruno Caires, Spehar e não contrata Di Franceschi a definitivo e vende Vidigal ao preço da “uva mijona”, também pode ser conoctado como incompetente. Ou então foi para pôr algum ao bolso…

  2. Ao criticares L.Duque estás a entrar no jogo a que deste início na tua prosa. Ele foi campeão,algo que poucos dos que lá passaram nos ultimos anos se poderão gabar e algo que nós,apesar da habitual escassez de vitórias no campeonato,temos tendência a menosprezar.Tambem acho que era necessária uma investida no mercado,mas custa-me entender como se passa de “não ter um chavo” a gastador compulsivo.Seria esta a altura para gastar desta forma? não me parece,a época está acabada para o titulo,resta fazer boa figura na uefa e tentar a taça de Portugal,seria necessário gastar 9,5€ milhões numa altura em que os negócios são sempre piores e mais complicados? Já nem falo do treinador,se estará a prazo ou não,será que isso ainda tem alguma importância?Jardel custou 5 milhões, assegurava 20(nos piores dias)a 40 golos(nos melhores)por época.Pongolle custa 6,5 milhões e sendo certo que os tempos são outros,assegura o quê?

  3. Meus caros,

    Como o título da peça refere “Comichões”, elas há para todos os gostos, as comichões de origem alérgica, as comichões para disfarçar, as comichões q não se podem disfarçar, enfim…
    Contudo o q estes srs (os tótós) q se seguiram ao mandato de que Luis Duque fez parte, e q deu 2 títulos em 3 temporadas (coisa pouca), conseguiram tirar me o frenesim, comichão, fervor (chamem lhe o q quiserem) de ver o Sporting jogar à bola. Hoje em dia tanto se me dá ver um jogo do SCP ou do Hibernians ou de qualquer equipa chinesa. E como eu, assim andam dezenas e dezenas de milhar de sportinguistas espalhados pelos 4 cantos do planeta.

    O prejuizo q estes srs Drs da mula russa, q por lá têm pastado, infligiram ao SCP nestes últimos 5 ou 6 anos não tem paralelo na história do clube, e creio q Luis Duque se refere a esse acumulado de maus actos de gestão, sem qualquer objectivo definido e q conduziram a instituição para a situação deprimente em q se encontra actualmente.

    Concordo como o autor da peça no q diz respeito às comichões q derivam da aproximação do empresário Jorge Mendes, contudo a falta de ambição de quem conduziu o clube para esta depressão, traduz-se na desvalorização dos seus activos (os jogdrs), o q, para mim, é a antítese do q o SCP devia ter feito. Em meu entender o maior culpado (recente) é o espertalhão do Sóares de Franco. Um autêntico ‘double face man’. O pior presidente do Scp dos últimos 30 anos. Usou o clube para promover a sua empresa Opway e conseguir contratos por todo o lado cá no burgo e em Angola, Moçambique e África do Sul. Qd viu o barco SCP a afundar saiu e deixou um amiguinho (JEB) q devia andar quase para ser despedido do Santader Totta.

    Espero e desejo q em 2010 volte a ter comichão da boa pelo SCP, independentemente de quem contratam.
    Nós só queremos ver o SCP a jogar à bola!!! Bom Ano para todos… (até para o PLF)…ehehe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s