Nós somos Sporting Clube de Portugal!

Quatro modalidades, quatro títulos europeus. Algo que só Barcelona e CSKA também se podem gabar“. A frase pode ser lida no jornal i, como ponto final de um artigo que sublinha algo que, confesso, nem me dei ao trabalho de ver se os jornais desportivos tinham destacado. Enquanto espero que alguém consiga responder à curiosa pergunta que o Pedro Pita aqui deixou (“Então e o título europeu por equipas de Bilhar de 1999 não entra nessas contas porque carga de água?”), fica o registo de quatro momentos históricos, retirado do artigo já citado:

Futebol. O primeiro dos quatro cantos d’Os Lusíadas sportinguistas
O período mais glorioso do futebol do Sporting já tinha passado e no início da década de 60 tinha sido o Benfica a conquistar a Europa com duas Taças dos Campeões Europeus consecutivas. Em 1963/64, o futebol do Sporting deu o primeiro passo rumo aos títulos europeus em diversas modalidades. A campanha para a Taça das Taças foi triunfal e, com Gentil Cardoso, estabeleceu um recorde que ainda hoje está por bater nas competições europeias: a maior goleada nos 16–1 ao Apoel. O MTK Budapeste foi o adversário da final (3-3), mas o título só foi decidido já com o espanhol Anselmo Fernández no comando técnico, na finalíssima. Aí, foi o canto de Morais a entrar para a história. Destaque também para Mascarenhas, melhor marcador da campanha leonina com onze golos. 

Hóquei em patins. Europa rendida ao talento dos Cinco Magníficos
Portugal dominava nos Europeus e nos Mundiais de hóquei em patins, mas as equipas portuguesas continuavam sem vencer a Liga dos Campeões europeus. De 1966 a 1976, a Espanha dominou com dois títulos do Voltregá, três do Barcelona e seis do Réus. Contudo, em 1977 o Sporting apresentaria à Europa uma das melhores equipas de sempre da história do hóquei em patins. António Ramalhete, João Rendeiro, João Sobrinho, Chana e António Livramento formavam os Cinco Magníficos. No caminho para a final, o Sporting derrotou o Voltregá, bicampeão em título, até disputar a competição com o Villanueva. Depois de perder 0-6 no primeiro jogo (12-3 no conjunto), o guarda-redes Carlos Trullols (da equipa espanhola) desabafou: “Sofri seis golos e devo ter feito uma das melhores exibições da minha vida.”

Atletismo. Projecto com cinco anos atingiu o auge em ano de ouro
Para os adeptos sportinguistas, falar em 2000 é pensar no regresso aos títulos nos campeonatos nacionais de futebol, depois de 17 temporadas sem ganhar. Contudo, no mesmo mês em que Iordanov subiu ao Marquês do Pombal para o equipar com o cachecol do Sporting, a equipa masculina de atletismo de pista conseguiu um feito único para equipas portuguesas: ganhar o título europeu. A rota para alcançar a proeza começou seis anos antes, depois de o Benfica ter dominado por completo o campeonato nacional. Moniz Pereira chegou à direcção no ano seguinte e começou a preparar terreno, com a contratação de atletas como Hélder Ornelas, que vieram a ser decisivos, como Rui Silva, Carlos Calado e Francis Obikwelu, o nigeriano que veio ajudar o Sporting nas provas de velocidade.

Andebol. Paulo Faria na história. Do Sporting e de Portugal
Nunca uma equipa portuguesa de andebol tinha conquistado uma prova europeia. Até este fim-de-semana. O Sporting, orientado por Paulo Faria, eliminou os gregos do Dimou Thermaikou (73-44), os romenos do Stiinta Bacau (53-52) e os eslovenos do RD Slovan (58-56), antes de chegar à final contra os polacos do MMTS Kwidzyn, que nos quartos tinham eliminado o Xico Andebol. Com Bjelanovic, Petric, João Pinto e Pedro Solha (melhor marcador), entre outros, o Sporting conseguiu conquistar a Taça Challenge, algo que o ABC e o Sporting da Horta tinham falhado em 2004/05 e 2005/06, respectivamente. O andebol leonino formou assim o quarto canto d’Os Lusíadas sportinguistas.

29 thoughts on “Nós somos Sporting Clube de Portugal!

      • Caro Careca,

        Ok se o critério é esse percebo, apesar de o achar um pouco absurdo. Mas se esse é o critério então também vão passar a ser cinco uma vez que os próximos jogos olimpicos de Londres vão transformar a modalidade em modalidade olimpica. Portanto será em 2012 que o óbvio vai ser reconhecido, isot é que temos cinco modalidades tituladas na europa.

        Um abraço

  1. É lindo ser uma fantástica vitória e a conquista de um novo trofeu para Portugal, no meu desporto de eleição e um grande amor ao longo de 11 anos, que traz tanto entusiasmo de regresso ao Sporting.

    Estou extremamente orgulhoso do meu Sporting e nem ligo ao desconsolo das notícias dia-a-dia nos jornais sobre o futebol. Os paladinos do ‘economicismo’ e do ‘corporate finance’ no Sporting devem ter ficado de olhos em bico com quase 5.000 pessoas a ver um jogo de bola diferente e uma magnífica vitória (se bem que os nervos tomaram conta da rapaziada ali no início da primeira parte e a nossa eficácia tenha sido muito menor)

    Só mais uma prova – dúvidas houvesse – que o Sporting é e sempre foi, muito mais do que futebol.

  2. Os títulos têm de ser em modalidades por equipas, colectivo, não individuais.

    o Sporting também foi muitas vezes campeão europeu de corta mato.

    • Pensava que a questão de ser o melhor bilharista Português de sempre nem se colocava… mas confesso que pouco ou nada sei acerca da modalidade.

      • Sim, está claro que sim, Jorge Theriaga é o melhor jogador português de sempre com 19 titulos nacionais individuais!!! Obrigámos o Porto a investir a sério na modalidade para não termos um deserto à nossa volta. Pergunto eu: algum outro atleta do clube obteve este pecúlio? Não me parece. Mas podem confirmar em ainda mais sitios a veracidade do que digo sobre o nosso titulo europeu de 99:

        http://www.centenariosporting.com/index.php?content=2112

        Eu sei que pareço um chato a falar nistomas é apenas para dizer que o feito do nosso clube é ainda maior que o do Barça e do CSKA!

        Um abraço

  3. Somos sem dúvida muito bons, metemos o Carnide a um canto quando falamos de modalidades:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sporting_Clube_de_Portugal

    Só o 1.º parágrafo chega:

    “O Sporting Clube de Portugal é um clube multi-desportivo português, fundado em 1906. A sua sede é em Lisboa e alberga várias modalidades desportivas. Nos mais de cem anos de história do clube, já se praticaram 34 modalidades, sendo que 12 se encontram suspensas ou foram extintas. Conhecido principalmente pela equipa de futebol, desporto de maior projecção nacional, o Sporting Clube de Portugal é considerado a grande força desportiva nacional. A nível mundial é o clube com mais medalhas e vitórias em competições olímpicas, sendo também o 2º clube com mais títulos conquistados no conjunto de todas as modalidades, sendo apenas suplantado pelos espanhóis do FC Barcelona”

    Roam-se por isso de inveja. A verdade dói não é?

    Um abraço

      • Como quer que eu lhe prove? Você q o afirma é q tem de o provar. Mostre-me um excerto de um jornal da altura, por exemplo. Agora vir para aqui com listas de títulos tirados de “sites” não vale absolutamente nada, mesmo q seja do site do Sporting. Acredite no q lhe digo.

      • caro phm,

        Isso é a chamada inversão do ónus da prova. Quem tem que demonstrar que o site do nosso clube está errado é você, que afirma a pés juntos isso- e não eu! Não sou eu quem afirmo- é o site do meu clube que o diz, portanto seja sério e demonstre lá que aquilo que você diz é verdade, sff.

        Um abraço

      • Seja sério??!! Você já se está a exceder um bocadinho… Se quiser acreditar no que lhe digo acredite se não quiser não acredite… E parece-me que no site do Sporting não está referido esse título.
        Sabe q uma mentira numa fonte qualquer depois é repetida por gente que vai lá copiar as coisas…

      • Caro phm,

        Não é uma questão de duvidar da sua palavra, é simplesmente saber que um dos espaços que citei- o do centenário- tem como fonte a própria modalidade( eu sei disso porque nós na nossa modalidade tivemos que fazer um resumo das nossas conquistas para o site), pelo que das duas ou há aqui um grande engano ou fomos campeões em 99. Mas há realmente qualquer coisa que não bate certo:

        http://www.sporting.pt/Info/Modalidades/bilhar_palmaresinternacional.asp

        Aqui vencemos uma Taça da Europa de Clubes em 1996, e não em 99, pelo que assim sendo também somos titulados na europa certo? Assim sendo e respondendo à sua questão o site do Sporting diz-me que sim, que vencemos uma Taça da Europa. Sexta vou ao Sporting e tiro isto a limpo.

        Desculpe lá estar a duvidar da sua palavra. Não leve a mal por isso, mas ver muitas fontes a dizerem uma coisa deixa-me inclinado a acreditar que onde há fumo há fogo. Porém se as aparências iludirem( outro provérbio português…) serei pode estar certo o primeiro a penitenciar-me por isso.

        Um abraço

      • ok. Fico então à espera dos resultados das suas diligências, absolutamente convencido q, infelizmente, não ganhámos qualquer competição europeia coletiva de Bilhar…

      • Pedro Pita, vou só acrescentar-lhe algo como exemplo de que não nos podemos fiar naquilo que lemos por aí…
        1º exemplo – Na Enciclopédia Fundamental do Sporting de José Goulão contabilizei 8 erros só nas duas primeiras páginas!!! Um deles é o de atribuirem 39 golos em partidas oficiais ao Acosta quando ele marcou 48!
        2º exemplo – No site do Sporting, em Modalidades, Palmarés de Ciclismo, atribuem a vitória no Porto-Lisboa de 1960 a Pedro Polainas, quando na altura ele representava o FC Porto!

        Eu detetei estes erros porque conheço a História do Sporting a fundo, estudei-a com um objetivo bem definido.
        E estes erros são uma gota no oceano do que se vê por aí… No Almanaque do Rui Tovar, por exemplo, há erros em catadupa…

      • Caro phm,

        Pois… A doutrina diverge, e ninguém me foi capaz( como eu seria se fossem titulos da minha modalidade) de dizer em concreto ganhámos isto, neste ano, com esta equipa, pelo que você é provavel que tenha razão. O que me mete impressão é que uma obra com o selo do Sporting e o próprio site do Sporting falem em titulos que não temos e omitam outros que ganhámos. Está mal.

        Anyway desculpe lá qualquer coisita da minha parte, não o fiz visando ofendê-lo de modo algum. Neste caso é caso para dizer que as aparências iludem e bastante!

        Um abraço

  4. Tive de partilhar…mesmo off-topic!

    Um exemplo de como para se ganhar,temos de contar com os melhores! Parabéns ao Andebol pela brava conquista!!

  5. Meus caros,o autor deste artigo esqueceu-se de referir a modalidade em que o SPORTING, mais títulos europeus ganhou:
    14 títulos, Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato
    1977, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s