Dia Mundial da Criança

Pronto, já temos lateral esquerdo.
Se era uma posição que precisava mesmo de ser reforçada? Sim.
Se é um jogador que me enche as medidas? Não (mas espero surpreender-me).
Se 2,5 milhões é muito dinheiro? É normal, ainda por cima comprando em Portugal.
Primeiro João Pereira, agora Evaldo… Se já chega de jogadores vindos de Braga? Sim, claro (é bom não esquecer a dupla Alves & Wender).

38 thoughts on “Dia Mundial da Criança

  1. So falta o hugo Viana.. e pro ano somos o Sporting clube de Braga enfim… Acho que este jogador é Daquelas Mais Valia…( estarem Quietos ) !!! Abraço a todos os Sportinguistas..E viva o Andebol ainda hoje Penso naquela Final no Pavilhao da minha terra …

  2. O Evaldo foi um bom jogador no Braga, tal como o João Pereira. Espero que seja feliz em Alvalade. Não entendo uma coisa: quando não temos laterais choramos porque não os temos, quando contratamos um, e ainda por cima um com provas dadas no nosso futebol, dizemos que ele não presta para nós?! Então se prestava para o Braga, que ficou vinte e tal pontos à nossa frente, não presta para nós?!!!

    O João Pereira não fez uma meia época má, mas simplesmente aterrou uma equipa absolutamente vencida pelas ciscunstâncias. Ao inicio ainda resistiu e foi valente, com o tempo adaptou-se no pior sentido do termo. Aquela expulsão com o Carnide foi fatal. Mas não tenho dúvidas que este ano será diferente e que será ele o nosso lateral direito desde o principio.

    Um abraço

  3. Patrício;
    Pereira, Tonel,Carriço,Evaldo;
    Moutinho,Mendes,Veloso;
    Matias Fernandez;
    Pongolle e Liedson;

    Não é suficiente….haverá dinheiro para mais?

    Sócio 47035,

    SS

    • O que eu espero é:

      Quim;
      Pereira, Tonel, Carriço e Evaldo;
      Mendes, André Santos, Izmailov e Hugo Viana;
      D´jaló e Liedson.

      Parece-me uma boa base de trabalho. Moutinho e Veloso espero que sejam vendidos. E não custa muito dinheiro fazer esta base pois o Quim vem a custo zero e o Viana custa apenas um milhão de euros.

      Um abraço

      • refiro-me à equipa do Rui Graça, quanto à do Pedro Pita penso que trocava o Hugo Viana pelo Matias Fernandez.

  4. Rui Graça, concordo com essa equipa, infelizmente não vamos contar com o Veloso na próxima época. Por mim até podia sair o Moutinho e ficava o Veloso, mas o Veloso tem mais mercado e pode ser que faça alguma graça no Mundial e se valorize. Quanto ao resto da Equipa só me parece que falta um Central para fazer com que o Carriço volte a evoluir.

    • Se o Veloso sair, eu acredito que saia, entrava o Viana.
      Para o banco,Saleiro, André Santos,Pereirinha, Grimi, Djaló, Postiga, Abel, Tiago, Adrien, Izmailov.
      Procurava fazer mais-valias desportivas/finaceiras com o Polga,Vukcevic.
      Havendo dinheiro para investir, em resultado de vendas ou de outra formas de financiamento( leia-se fundo de jogadores), procurava os seguintes jogadores:
      – Um central forte, alto e com mau hálito, para entrar de caras no onze;
      – Um trinco com “passada larga”;
      – Um ala-direito, dos que vão à linha;
      – Um ala-esquerdo, dos que vão à linha;
      – Um avançado centro que “derrube” centrais.

      Voltando um pouco à realidade, o nosso GRANDE SPORTING ao que parece, não tem dinheiro para ir ao mercado comprar antes de vender…por isso, vamos ter de aguentar.
      Faltam 20 dias para o começo da época, e sinto-me tranquilo em demasia…

      SPORTING SEMPRE E PARA SEMPRE!!!

      sócio 47035

  5. Eu cá não quero ser agoirento mas faz hoje dois anos que o Postiga assinou pelo Sporting!!! Eu acho o Evaldo uma boa contratação! Agora falta um defesa central e o Quaresma!!!

  6. Cherba,

    Eu não costumo fumar cenas tão agressivas logo de manhã.

    Comparar João Pereira/Evaldo com Wender & Alves Lda.?

    Onde é que arranjaste a cena? Vai ser legalizada?
    Já agora, qual é o preço médio, e onde é que se arranja na zona da Av. de Roma?

    Abraço,

    Mário

    • Marinho,
      talvez tenha sido pouco explícito, mas o que queria dizer é que não me apetece ainda ter que levar com o Viana e o Alan por arrasto…

  7. O evaldo está há 7 épocas no futebol português. Há 2 anos transferiu-se a custo zero do Marítimo para o Braga. Qual é a lógica então de ir pagar 2 ou 3M de € por um jogador 28 anos que simplesmente deu nas vistas este ano porque o seu clube surpreendeu no campeonato?
    Não coloco em causa a qualidade dele, mas quando um clube que está em falência técnica e ainda ontem apresentou resultados negativos de 14M€, como é q se pode dar ao luxo de andar a comprar um lateral esquerdo a um preço super inflacionado, tal como o braga gosta de nos vender, e que jamais trará retorno financeiro? É que para isso ia-se buscar o Desmarets, que apesar de 2 anos mais velho, viria a custo zero, ou então o Sílvio do Rio Ave, que agr vai para o Braga indirectamente pago por nós, ou o Emídio Rafael.

    O Sporting chegou a um ponto, aliás já chegou há algum tempo atrás, mas agora é mm irreversível, em que todo o investimento feito para a equipa de futebol tem de ser muito bem ponderado. Há que reflectir sobre a sua qualidade em campo como tb na sua capacidade de poder vir a gerar mais valias, porque caso contrário o clube deixa de ser sustentável.

    No entanto se o objectivo é o hara-kiri de modo a que o Sporting seja devorado pelos bancos, então acho bem que se vá buscar além do Evaldo, o Maniche, para vir ganhar balúrdios, mas como é lagarto é na boa. Um trinco de “passada larga” aos quais a bola nos pés atrapalha e de preferência com mais de 1,90m, porque o Sporting “só” tem 2 no plantel, o Pedro Mendes e o André Santos, e já tem poucos médios. E tb um avançado que “derrube” centrais, tipo mistura Purovic/Caicedo, pq já se viu que é mm esse tipo de avançado que faz falta ao Sporting.

    Saudações Leoninas

    • Miguel,
      já aqui falei várias vezes do Desmarets e, mesmo que não fosse para defesa esquerdo, parece-me absurdo não contratarmos um dos melhores jogadores da nossa liga a custo zero.

      E, sim, concordo contigo: pq não Emídio Rafael?

    • Nem mais. Esta e mais uma contratacao ao estilo ruinoso e nao sustentado que tem caracterizado o Sporting dos ultimos anos. 2,5 milhoes por um gajo destes so da mesmo para rir.

      De qualquer maneira, a simples ideia de que esta Direccao se prepara a vender o Veloso e o Moutinho para aplicar os 25-30 milhoes de receita em novos jogadores e suficientemente aterradora para me tirar o sono.

  8. Não sei pq mas este Evaldo faz-me lembrar Mario Sergio, Luis Filipe, Abel, Joao Alves, Wender… tudo máquinas… até irem para o Sporting…

  9. Estes negócios com o Braga nos ultimos anos só me fazem lembrar as negociatas com o Boavista nos anos 90.
    Aí chegámos a comprar 2 g.r. de uma só vez ( costinha e Lemajic )

    Não gosto deste tipo de compras pois compramos jogadores bonzinhos, na melhor dos casos, hiper inflaccionados. Damos uma batelada de dinheiro aos nossos rivais para irem ao mercado comprarem jogadores similares e ainda ficarem com alguns milhões para pagarem o orçamento.

    Livramos o Braga do problema de terem um jogador contrariado, pois espera um contrato melhor e um clube com mais projecção.

    Ah o Guimarães já anda a utilizar o dinheiro do paulo sergio para ir ao mercado.

    • Eu confesso que o evaldo não me enche as medidas mas cumpre e isso, se tivermos em conta, o buraco do lado esquerod do ano passado que descompensava a defesa e manietava o ataque, já é muito bom! Só por curiosidade, quais eram esses 5/6 jogadores que gostavas de ver no Sporting? Eu só vejo o luis aguiar e, eventualmente, o alan se viesse de borla ou próximo disso…

  10. Evaldo? Porque não Duda?

    Apenas para reflectirmos. Vamos às semelhanças: Evaldo tem 28 anos. Duda tem apenas mais um. Provavelmente custarão o mesmo. O salário exigido também não deverá ser muito diferente. Ambos falam português, um com sotaque brasileiro, outro com sotaque nortenho.

    Agora as diferenças: Evaldo tem 1,84m, Duda apenas tem 1,74m (importante num lateral? vero, ma non troppo). Evaldo não é internacional, Duda é. Evaldo é naturalizado, Duda é natural. Na Europa Evaldo jogou apenas em Portugal, Duda jogou em Portugal e em Espanha, um dos dois melhores campeonatos do mundo. Evaldo passou pelo Porto onde fez um jogo (incompleto…), Duda passou pelo Sevilha, onde fez mais de 30 jogos, conquistou uma taça UEFA e ainda jogou na Champions.

    Decisão? Evaldo…

    • A questão para mim nunca seria posta dessa maneira. duda nunca seria a minha opção para lateral pela simples razão de que ele não é nem nunca foi lateral… os tais 30 jogos que fez em Sevilha foram feitos a extremo e às vezes até a ponta de lança.

    • Entre Evaldo e Duda prefiro de longe Evaldo. Acho o Duda um barrete e um jogador vulgarissimo, que apenas vai à selecção porque a crónica falta de canhotos no nosso futebol assim o permite.

      Porque não pensarem em contratar já o Petrovic de vez? Eh pá o Radomir Antic diz hoje na bola que ele é o mais promissor jogador sérvio da nova vaga. Não me levem a mal mas uma opinião do Antic, o técnico mais sério que vi treinar o Aleti, para mim muito peso. Fui ver e pareceu-me um óptimo jogador assim à primeira vista:

      Espero que seja tão bom como parece. Ah e já agora que seja nosso!

      Um abraço

    • Antes de mais deixem-me dizer que considero o Evaldo um bom jogador. Apenas quis relançar a discussão pois parece-me que muitas vezes não se ponderam devidamente as alternativas.

      Mas voltando ao adaptado, então se o Fábio Coentrão estivesse disponível, entre ele e o Evaldo escolheríamos o Evaldo? Só por ser um lateral de raíz? Relembro que são muitos os exemplos de jogadores que foram adaptados a laterais com sucesso. Aliás no Sporting temos um caso que é o João Pereira! Mas há mais: Bosingwa, Miguel, Zambrotta, etc…

      É que no futebol o importante é ter bons pezinhos e cultura táctica. Ninguém nasce já com maturidade de defesa ou de avançado. Aliás, façam um inquérito aos putos que começam a dar os primeiros chutos e vão ver em que posição é que eles querem jogar…

      E falando do treinador do momento, um dos segredos de Mourinho é precisamente a adaptabilidade que consegue retirar dos jogadores, fazendo-os suar onde é preciso, em prol da equipa.

      Portanto, não considero que neste caso a questão do adaptado seja fundamental para a tomada de decisão. Mas também concordo que reduzir a decisão a estes dois jogadores é muito pobre… Foi apenas um exercício de comparação que poderia, e certamente deveria, ser feito com mais jogadores.

      Mas mantenho a minha posição. No pressuposto que ambos custariam o mesmo, ganhariam o mesmo e que a decisão teria que ser entre ambos, escolheria o Duda, embora considere o Evaldo um bom jogador.

    • Concordo com o que dizes re: às adaptações… o facto de ser uma adaptação não quer dizer que não seja melhor que um jogador que jogou toda a vida naquela posição. O que eu quis dizer é que se duda viesse para o Sporting, a minha questão não seria se o poria a ele ou ao evaldo, mas sim se poria o Izmailov ou o duda e aí a resposta seria fácil. Isto, independentemente de achar que o duda como lateral é fraco e, no meu ponto de vista, não é melhor que alonso.

  11. Pingback: E os primeiros três milhões vão para… « O Cacifo do Paulinho

  12. Pingback: Para acordar bem (apesar da chuva) | O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s