Dores de crescimento

Dores:

Fui para o jogo preocupado com a falta de golo nos avançados. Sai preocupado com a falta de consistência da defesa. A defesa começou subida e assim que percebeu que o segredo já não era segredo (costas com 30 metros vazios), começou a recuar. E acabou enfiada quando se lembrou das suas próprias limitações e do guarda-redes que está lá atrás. Um episódio diz tudo: o Patrício sai mal a um canto, mas recupera e salva o golo. Nenhum colega de equipa o foi saudar. “Fizeste merda, então resolve”. A bancada deixou cair a pouca tolerância que tinha… flashbacks do passado recente. Precisamos de um guarda-redes que se dê ao respeito, mais que um avançado que marque golos. E precisamos de um defesa muito bom. Carriço e Pereira comidos nas costas no golo, em total descoordenação… entre eles e com o guarda-redes…

André Santos: não é opção, ainda. O bafo de Alvalade queima muita gente. O Evaldo tremeu, mas aguentou-se, o Valdes arriscou menos, mas arriscou. O André Santos só fez merda. Com a bola, joga para trás. Sem bola, nunca esteve no sítio certo e não recuperou uma bola limpa. Uma. E, com isso, prendeu o Maniche durante muito tempo. Pedro Mendes só há um, mas a quebra de nível não pode ser tão grande quando o titular não joga.

O Pongolle é uma dor aguda, constante e penosa.

Crescimento: O dilema entre dois sistemas é um dilema entre dois jogadores: Postiga ou Matigol. Matigol ou Postiga. O 4-4-2 é falso, porque os extremos nunca vão à linha centrar: ou vão para dentro (as duas únicas oportunidades de golo, na 1ª parte, com excepção do golo, foram duas incursões em diagonal do Vuk e do Valdes); ou esperam pela subida do lateral. Portanto, a única razão para esta táctica é ter o Postiga a funcionar como pivot do ataque, a dar linhas de passe aos médios centro ou aos extremos, para criar dinâmica e, quando se vira, jogar nas costas (lance do golo). Ele é o único que faz isto com alguma qualidade. E tira a bola do Liedson nesta zona do campo para o aproximar mais da área (lance do golo ou um outro em que o Liedson falhou a cueca, já na área). Mas o jogo é demasiado burilado, pé-para-pé.

Ao contrário dos amigáveis, não houve mudanças rápidas de flanco através dos médios (faltou o Pedro Mendes), nem passes a 30 metros a rasgar (bafo de Alvalade, queima).

No 4-3-3, o Matigol é o condutor. Já não há pivot, nem burilanço, há jogo directo para os extremos e um maestro a jogar de frente para a baliza, a distribuir ou a conduzir. O Liedson joga nas costas, mas como não sabe jogar muito bem em fora de jogo, fica “emparedado”. O que Paulo Sérgio precisa de decidir na sua cabeça é se quer dar-se ao luxo de jogar com o Matigol, um jogador que joga no seu próprio timing, que respira fundo antes de executar, que joga noutra dimensão mental da histeria à sua volta ou da que jorra das bancadas. Um exemplo: no início do lance que o Pongolle destrói com um remate para a linha lateral, o Matigol recebe a bola, pára e, quando a bancada grita “passa”, ele pica a bola. Durante o percurso do esférico, o estádio nem sequer percebe o que está a acontecer, tão habituados estamos à rispidez do futebol moderno, de passe de ruptura, nas costas. Mas a bola vai, como que a gozar, cair à frente do Pongolle, com a mesma eficácia do passe pelo chão. Este é o luxo de ter um jogador assim. Mas assumir este luxo é uma decisão difícil, pela imprevisibilidade (e irregularidade) que supõe. Eu prefiro este futebol, mas nem eu sei se resulta. O que sei é que o 4-3-3 é mais imprevisível, por ser directo e criativo, e o 4-4-2 é mais seguro e colectivo, mas mais previsível (e lento).

Maniche. De dores de crescimento já só tem as caibras. Mais um grande jogo, à patrão, o desequilibrador nos espaços, o rematador (liderou, de longe), o recuperador. Só precisa de alguém que lhe dê colo (Mendes, Zapater) para ser um iô-iô constante entre as duas áreas. E só alguém que já jogou muito à bola é que decide andar a fazer piscinas no momento de maior tensão no estádio… culminando no belo golo que nos vai dar algum sossego nos próximos dias. Saúdinha, é o que se deseja.

102 thoughts on “Dores de crescimento

  1. Deste jogo, a dizer:

    -Será que NACoelho e Nataniel Torsiglieri não são melhores que a eterna merda de nº4 que temos? Será possível que a nossa defesa central se mantenha tão merdosa quanto esteve nos últimos 4-5 anos? Não digo que esses gajos sejam melhores, porque não sei, mas se não o são… caralho, o que andámos a fazer neste defeso!!?

    -É verdade que ASantos ainda é um pouco “verde”, fica no banco com PMendes apto, e, desejavelmente, com Zapater.

    -Não percebo como o Matias pode não jogar nesta equipa….

    -Não gosto do Djaló.

    -O Rui Patrício continua a parecer-me o menor dos nossos problemas.

    -Ainda se nota falta de “rodagem”. Também é cedo. A ver vamos.

    • concordo com tudo, especialmente com a referência ao matias! sinceramente ultrapassa-me. ainda mais tendo em conta que o paulo sérgio o ano passado jogava com o nuno assis e, muitas vezes, com o nuno assis e com o rui miguel.

    • Placebo,

      Eu entendo que acordes e te deites a sonhar com o Polga. Eu percebo a tua cruzada contra o único campeão do mundo que jogou no Sporting. Eu rio-me com a tua ironia. Eu acho graça à tua obsessão. E eu até me revejo na tua posição. Concordo. De facto, o Polga não deveria ter lugar no Sporting e é lamentável que ainda seja uma opção. Mas não posso deixar de te dizer que não foi o Polga o culpado do golo que levámos. O golo que o Sporting sofre, tem a responsabilidade quase total do Daniel Carriço. Esse jogador que teimam em dizer que é o novo Ricardo Carvalho. O novo símbolo do clube. E que eu até dou o benefício da dúvida. Até pode vir a ser isso tudo. Mas ainda não é. E erra muito mais vezes do que nós assumimos. É lixado quando se quer construir uma teoria e a prática se encarrega de demonstrar exactamente o contrário. Agora se for para falar da evolução mirrada do Carriço pelo facto de jogar com um Polga ao lado, isso já é outra conversa.

      • foda-se mas ninguem se apercebe k o melhor central do scp está a ser destruido?
        está a ser posto de parte. a tentarem arranjar clube para ele na turquia?
        o homem k deveria envergar a braçadeira de capitão e ao lado do qual o carriço poderia tornar-se um bom central!!!
        sinceramente já nem me dou ao trabalho de comentar o polga pq esse já está “desvendado”…
        acho que continuam a implicar com o patricio, continuo a pensar que o verdadeiro mal do patricio, é não ter uma boa defesa à sua frente …
        para mim é demais evidente k o matias tem de jogar, e não é na minha opinião impossivel de estar em campo ao mesmo tempo do postiga, bem pelo contrário, parece-me k o postiga é o avançado k melhor pode “perceber” o futebol do chileno

      • Jordão, ainda só vi o golo dos gajos uma vez mas parece-me que a “responsabilidade quase total do Daniel Carriço” é um pouco exagerado da tua parte.

      • E o João Pereira que deveria ter fechado o espaço junto ao Daniel Carriço e deixou fugir o extremo que estava a marcar, não tem culpa nenhuma? E os médios que deixam os adversários galgar terreno como se não houvesse amanhã, aparecendo estes completamente embalados e sem qualquer pressão perante a defesa do Sporting? E, principalmente, o PS que dispõe a equipa duma forma que permite constantes contra-ataques perigosos?

        Duma coisa concordo, no lance em apreciação, o golo do Nord….hum, dos dinamarqueses, Polga não teve culpa nenhuma. Na jogada do golo do empate, o passe e desmarcação, decorre toda do lado do Carriço e do João Pereira. Pode não se gostar do Polga (e eu não aprecio), mas bater sp no mesmo desgraçado, mesmo qd não foi responsável pelo erro que dita o empate, tb já enjoa… Chateia mais o recorrente chutão prá frente que invariavelmente tem como destino ou os adversários ou o exterior do rectangulo de jogo, bem como os passes de maior risco que falha com frequência. Para não falar nas abébias que dá, mas não tem sido o caso no que levamos desta época…

        SL

  2. o polga é fraquíssimo. não há qualquer dúvida. é impossível sermos campeões com o gajo a jogar.
    por favor, paulo sérgio se leres isto, mete o andré coelho (até o tobias figueiredo já fazia melhor figura que o polga).
    o pereira jogou muito bem, era o único que, na segunda parte, tentava dar velocidade ao jogo e corria e tentava jogar (ainda que por vezes abra espaço nas costas, mas o trinco e um dos centrais tem de fazer as dobras…). o evaldo é muito bom e defende melhor que o joão pereira. precisamos de outro central que acompanhe o carriço, para que este não tenha de se preocupar em marcar, em fazer as dobras, em cortar as bolas aéreas, etc.
    o andré santos esteve muito mal (zapattuso já!). mas o maniche embora pareça correr muito, a agilidade vai desaparecendo. foram várias as vezes que caiu sozinho ou algo do género.
    o valdes passou ao lado do jogo.
    o postiga é esforçado, enfim.
    o pongolle é um dos maiores ‘barretes’ da história do SCP, senão o maior.

    o matias tem de jogar. o matias tem de jogar. é completamente estúpido ter um matias e não o por a jogar. fdx, sem um gajo destes é impossível competir com os nossos restantes adversários. que técnica, caralho.

    a segunda parte foi terrível, ao nível dos jogos do ano passado. com excepção de cada vez que o matias tocou na bola que deu lance de perigo. continuamos a falhar imensos golos (pavlyuchenko ou boselli, precisamos de um matador).

  3. boas noites

    Ainda estou em estado de choque por isso perdoem-me a minha irritação!

    Todos falam de Polga (eu inclusive)mas e o Carriço?? Será assim tão bom quanto o pintamos? Reparem no seguinte: quantas vezes voces vêem o Carriço ou o Polga a criarem desiquilibrios saindo a jogar desde a defesa!?? Eu respondo-vos, NENHUMA, quantas vezes vêem o Carriço ou o Polga serem comidos nas costas? Eu respondo-vos, Várias! Será o Polga culpado de tudo? NÃO! O Carriço não é o que parece, quando apertado resolve mal, tem raça? Tem, mas isso não é tudo…cada vez que me lembro de um André Cruz, ou até de um Beto mas sobretudo de um David Luiz que mais parece um médio defensivo tal a agressividade que imprime em todas as jogadas até me dá náuseas!

    Este Sporting assusta-me não por aquilo que não joga mas fundamentalmente por aquilo que deixa o adversário jogar!

    Ou muito me engano ou se a equipa não se reforça com gajos que sejam mesmo reforços ou então não sei mas eu estamos fodidos!

    Um abraço ondaleonina

    • meu, o david luiz tem o luisão ao lado e no início também enterrava como o caraças. o andré cruz tinha mais 10 de experiência nas pernas que o carriço e o beto, foda-se, fartou-se de enterrar…com comparações dessas…

      com isto não quero isentar o carriço de culpas. aliás, o ano passado que não jogávamos um caralho e o carriço não enterrava tanto. é um puto que precisa de outro central bom que o complemente. criticamos imenso a atribuição da braçadeira ao moutinho e estamos a fazer a mesma merda com o carriço. enfim, foi mau de mais este jogo. mas o problema, na segunda parte até entrar o matias, tb esteve no meio campo que não conseguiu reter a bola, ninguém a vinha buscar junto dos centrais, nem abriam linhas de passe…

      • Tanta desculpa…tanta desculpa!

        Opá por muito que me custe e acredita que me custa muito o David Luiz é bom até com o saudoso Hugo ao lado, e o André Cruz bom esse nem que ao lado dele tivesse o Nogueira, ou o Basaúla!

        Nem o Carriço nem o Ploga dão garantias doa a quem doer.

  4. jordão, ainda que tenhas razão, bastava contar o número de erros do polga no jogo, que por acaso não deram em golo, para se perceber esta hercúlea contenda contra o polga. não é embirração, é uma análise objectiva aos olhos de todos. aliás, o melhor atributo do polga, que era a capacidade de antecipação, esvaiu-se completamente.

    o carriço, na minha opinião pessoal, pode vir a ser um excelente central. porém, é apenas um puto de 21 anos que já lhe querem impingir uma braçadeira e responsabilidades de todo o tipo. assim, é bem capaz de não crescer.

    • “…aliás, o melhor atributo do polga, que era a capacidade de antecipação, esvaiu-se completamente.”

      Aqui está a resposta para as vossas duvidas.

  5. E só mais uma coisinha: Eu repudio,e eu odeio, eu fico fodido com aqueles passes do Polga para o Carriço e do Carriço para o Polga…fazem entre eles praí uns 50 passes antes de levantarem a merda da cabeça…tic-toc, tic-toc e não sai daquilo…opá perdoe-me a comparação novamente ao David Luiz (como eu o odeio) mas porra, é uma diferença que valha-me Deus!!

      • Olha o songue eu não vou discutir bola contigo porque já vi que és um gajo que de bola percebe pouco ou então és daqueles que ficou contente com aquela merda hoje em Alvalade.

        Linhas de passe? Mas quais linhas de passe se nem passes nós hoje conseguimos fazer?
        E se as linhas de passe lá estiverem e tu tens dois cepos lá atrás que a única coisa que sabem fazer é defender?

        Houve lá uma jogada do Polga quase a chegar ao meio-campo em que ele dá na esquerda ao Evaldo e sabes o que faz de seguida? Cria uma linha de passe por trás do Evaldo para o Evaldo lhe devolver a bola para no único sitio onde Polga e Carriço jogam…na defesa

      • bem, já percebi que a tua visão é a ‘única resposta correcta’. que dworkineano.

        os nossos centrais não saem a jogar. crítica que todos fazemos, que todos fizemos neste jogo e bem. mas quantas vezes o andré santos e o próprio maniche se movimentaram ou recuaram para pegar na bola, quando o polga e o carriço não sabiam o que fazer à bola. se não se criam linhas de passe, se não se abrem espaços, não seria, ainda assim, lá muito inteligente tentar sair de bola controlada podendo perder a bola.
        os centrais têm culpa, mas, a meu ver que não percebo um caralho de bola, a culpa não era ‘exclusivamente’ deles.

      • Toda a razão, Songue. Nem o central arrisca, nem o trinco recua ou movimenta-se para a receber, coisa que o Pedro Mendes faz como ninguém. Não perceber isto é não perceber nada.

  6. Ao autor do post, concordo que o patricio não é o gredes que o sporting deveria ter, no entanto, entre bons e maus momentos neste jogo, destaco algumas saidas que deveria ter tido e nao teve, umas que nao deveria ter saido e saiu (o golo a meu ver). No entanto creio que é de referir que aos 81 minutos, com o jogo empatado a 1, patricio tem uma saida, qual super homem, e tira a bola do avançado que ja se tinha livrado do evaldo e tinha tudo para encostar. Acho que hoje o RPatricio devera ter sido o menor dos problemas. abraço. saudações leoninas!

  7. outro aspecto que me tem deixado preocupado, continuamos com o plantel cheio de jogadores que não sabemos se ficam ou se vão sair. djaló, polga, tonel, caneira, stojkovic, abel, etc. e quem é que ainda vem? um guarda redes, um central, um médio, um extremo, um ponta de lança?! temos de resolver tudo isto rapidamente, porque é mais um foco de desestabilização do plantel…

  8. Morten Wieghorst a treinador do Sporting, já!!! Os princípios de jogo dos nórdicos são muito mais apelativos para a vista.Técnica ao serviço do colectivo,futebol linear,2-3 toques na saída para o ataque e sai um passe “a rasgar”, diagonais sem bola e inteligência a jogar nos espaços vazios.Tudo isto temperado com uma saudável agressividade na disputa das bolas divididas e uns pozinhos de classe(aquele drible na grande-área do central Parkhurst entregando depois a bola limpinha perante a pressão de 2 adversários foi digna de um Luisinho).Até parecem grandes craques mas não o são.Simplesmente parecem-me muito bem orientados.Gostei do nosso adversário.Jogou futebol.

    • Mas na boa Douglas, gostei bastante da tua análise.Gostei mesmo.E o Vukcevic? Falaste pouco no gajo.Esteve pouco em jogo mas não esteve mal.E parece estar a treinar a “trivela-peixinho” que referiste no outro dia.Não estava era lá o Matias para fazer o “peixinho” :)

  9. Douglas,viste o mesmo jogo que eu,de vez em quando até com uma certa sensação de déjá-vu por vezes?
    Aqueles centrais assustam-me e reparem que estou a falar no plural.O Pereira precisa de alguem que lhe cubra as costas ou então de ter mais cuidadinho.
    Os remates de longe terão sido resultado da pressão para marcar e resolver mas é preciso escrutinar mais as bombas.O puto que veio do Leiria tremeu,não é a mesma coisa jogar num e noutro lado.
    Faltou dizer e reconhecer uma coisa no teu comentário, o Postiga fez um jogo do caralho,mas mesmo.E o Liedson não jogou um cú,na bitola que vai começando a ser já habitual.

    • O Vuk não pode jogar à frente do João Pereira, tão simples quanto isso. Um é maluco a subir (e foi por isso que o contrataram) e o outro demasiado preguiçoso a cobrir. O nosso lado direito fica todo descompensado e contra equipas a sério isso vai-se notar muito. O ideal seria um Izmailov em forma.

      Se é que isso algum dia vá acontecer…

    • O Carriço só será um dia um grande central quando tiver outro grande central ao lado dele! Não sendo assim, será sempre um central banal com erros de principiante! É simples, é com os melhores que se aprende! Quantos bons centrais não fez o Mozer por exemplo?

      Polga não tem lugar no Sporting decididamente!

  10. O Patrício esteve bem. Não percebo o porquê da necessidade de analisar ao pormenor cada minuto do GR. Não vi saídas em falso, não vi falhas com os pés, não vi nada para que seja referido negativamente. Até no tal canto, o desvio que fez para trás não concordo que tenha sido um “erro”. Aí, parecia que estava sozinho na área com 4 ou 5 dinamarqueses.

    A dupla de centrais é duvidosa. Ao Polga agradeço as boas épocas que fez mas julgo que já não tem condições (físicas e/ou mentais) para ser titular. O Carriço ainda tem muito que aprender mas é jogando (para além do treino) que aprenderá. Não quer dizer que não possa ir para o banco muitas vezes. O Sporting em vez de ter investido em 2 ou 3 jogadores incógnitas quanto à titularidade, poderia ter juntado esse dinheiro e investido num central que de certeza seria titular (p.e. Geromel).

    O Pongolle destruiu um lance como o Liedson destruiu vários, o Postiga outros tantos, no meio campo houve também quem destruisse alguma coisa de vez em quando e, quanto aos defesas, também destruiram qualquer coisa.
    O Pongolle vai ganhando confiança à medida que ganha minutos e é bom jogador (pode não valer os 6,5M mas isso é diferente).

    (E agora o elogio) O post está muito bem escrito, tal como este blog já nos habituou, com muita graça etc e tal.

    • Também continuo a achar que o Pongolle é bom jogador e como disseste, “diferente”. O gajo precisa de jogar mais, rematar mais, ganhar mais confiança e entrosamento com o resto da equipa.

      Ontem podia ter dado no meio e o Liédson enconstava, mas ele é fodido a arranjar espaços, e o Matias é o nosso Maradona, claro…

      Força Pongolle!

  11. Jordão, essa de insinuar que ainda tenho pesadelos com o malfadado nº4 peca por desvalorizar a importância da nulidade da criatura.
    Confesso que quando leio “o único campeão do mundo…” etc e tal, ou ainda “os bons anos que ele fez no Sporting…”, dá-me vontade de descer a um nível galináceo.
    Mas não o vou fazer, e eu nunca disse que a restante defesa central é brilhante. Apenas fico estupefacto de ver que isso não parece ser prioritário para os nossos dirigentes, quando é por demais gritante que aquele é o sector que tudo faz falhar.

    Quanto às linhas de passe, uma chamada de atenção para o assombro que foi ver Matias a criá-las após a sua efémera entrada. E Liedson, sim, porque na altura final ele puxou dos galões e foi buscar muitas bolas ao meio campo para distribuir jogo.
    Maniche foi insuficiente, e ASantos não conseguiu dar conta do recado.

    Mas pronto, com PMendes, e talvez Zapater….

    E volto a frisar (e não é embirração, Jordão): com esta defesa central, nem o Schmeichel faria boa figura.

    Mais uma acha: continuo sem saber se Pongolle é tão mau quanto o pintam. Preciso de mais minutos, e não é com o gajo a entrar a 20′ do fim num jogo destes que o podemos avaliar.

    Porque raio gramámos o cepo de merda do Polga durante sei lá quantos anos sem lhe enfiar um pinheiro no cu a caminho do seu Brasil, e não esperámos um mínimo de tempo para opinar sobre Pongolle?
    Porque não foi suplente (não utilizado) da Espanha no mundial?
    Porque não tem um passado imaginário de sucesso no Sporting?
    Porque o nosso Alzheimer colectivo é selectivo para Polga?

    • Placebo,

      A frase “o único campeão do mundo” era para te provocar. Consegui. Homem, relaxa. Eu estou contigo. O Polga tem que sair da equipa. Só estava a tentar dizer-te que o mal não vem só dali. A composição da defesa não permite a evolução dos outros jogadores.

  12. VERGONHA foi aquilo que assisti hoje em alvalade !!! Alguem acredita que vamos ser campeoes com esta equipa eeste treinador ? Alguem acredita que vamos longe na uefa ? Alguem aqui acha que temos melhor equipa do que a do ano passado ??????????????? (Saiu o Veloso e o Moutinho , entraram o Maniche ,Evaldo e Valdes ) Sem clubite , perguntem a TODOS (!!!) os clubes do MUNDO se preferiam os que sairam do nosso clube ou os que entraram :-( … nao me chamem nomes , nao me insultem , so por ter esta opiniao …mas apesar de respeitar quem diz que vamos ser campeoes , eu nem acredito que sequer … andemos la perto !!! Espero do fundo do coraçao estar enganado ,mas vai ser outro ano a torçer unicamente para os PORCOS nao serem bicampeoes …… :-(((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((((

    • “perguntem a todos os clubes do mundo se prefereriam os que sairam do nosso clube ou os que entraram”

      A questão não é essa. Vale a pena perguntar é aos jogadores (aos que sairam e aos que entraram) em que clube é que queriam jogar. Os que sairam não era no Sporting que queriam jogar.

  13. Apesar de ter visto muita coisa de que nao gostei, (polga, pingol, andre santos) isto de pressionar e defender em cima é muito bonito mas deixa um buração nas costas, precisando de centrais rapidos, coisa que os nosso decidamente nao sao….e depois ve se no que dá, a defesa fica atras os avançados lá na frente e um buracão no meio ….. mas o que mais me chateou foi a oportunidade(mais uma) perdida de criar empatia emtre adeptos e equipa. Estadio quase cheio, resultado confortavel na 1ª mao, do outro lado uma equipa fraquinha, só vantagens…. e que vimos? uma equipa nervosa, sem classe, cheia de medo de um adversario de merda,entrada a dormir(para nao variar), sera que custa muito perceber que os primeiros 20 min sao fundamentais para intimidar o adversario ? conclusao, no proximo jogo , muitos vao optar por ficar em casa, e depois ainda temos de levar com a crise de militancia…. joguem mas é à bola!

    • Atenção que estas equipas escandinavas enganam, geralmente nesta fase já estão em pleno campeonato o que lhes dá um nivel competitivo superior e as faz subir um degrau em relação a uma hipotetica superioridade dos adversários.Não foi por acaso que o grande Braga do ano transacto foi despachado por uns Suecos,só na pedereira levaram 3 se não estou em erro.

  14. Bem, pessoal um bocado passado da cabeça aqui ontem, espero que uma noite de sono lhes tenha feito bem.

    Só dois ou três apontamentos rápidos:

    – Concordo que o Rui Patrício é um problema menor no Sporting de hoje;

    – Já temos laterais. Há quanto tempo é que isto não acontecia?

    – Os centrais são demasiado iguais, e como já foi dito, o Paulo Sérgio pensa que sabem sair com a bola mas não sabem. Além disso contratámos dois centrais altos para ganhar centímetros na defesa e continuamos a jogar com os pequenitos. Não faz qualquer sentido;

    – O Pedro Mendes faz falta como pão para a boca. Espero bem que o Zapater seja o jogador de que se fala, or else…

    – É um crime lesa-adepto que o Matigol fique no banco durante 70 minutos;

    – O Liedson neste momento é um problema no Sporting. Não estou nada confiante com o nosso ataque.

  15. Honestamente, podem fazer as críticas que quiserem, mas esta equipa mostra que quando é preciso reagir para ganhar, vai fazer…e, epa, porra já farta a vossa embirração com o Rui Patrício, no tal lance do canto, foi uma descoordenação com a defesa, e, sinceramente, todo o gajo que acha que o Patrício é um problema deve ir entregar o cu ao melhor paneleiro, epa, apoiem o miúdo e discutam construtivamente o estado do nosso clube e não destruam o pouco de bom que ainda lá resta…sorry for the hard words!!!

    • o que há de bom? quem o Patrício? Olha meu amigo, um conselho de quem foi GR durante muitos anos.
      Nos momentos mortos do jogo é que se vê um GR, a sua postura e personalidade.
      O Patrício, se reparares nele, anda sempre com as mão nos joelhos, parece que está cansado, ou parece dizer, ‘enrabem-me’ ontem o directivo começou a cantar ‘rui Patrício alé’ com o jogo a decorrer, e lá andava ele a acenar para os adeptos, pois, com o jogo a decorrer.
      ‘Aquilo’ é algum Guarda Redes?
      É um granda FLOP.

      • “Nos momentos mortos do jogo é que se vê um GR, a sua postura e personalidade.”

        Lá no Freixo de Espada à Cinta onde jogaste o futebol deve ser diferente… Era capaz de jurar que os GR se vêm nos momentos decisivos.

        SL

      • lolol.

        é tipo o outro que dizia que nunca tinha visto o patrício a fazer uma defesa ‘impossível’. ahaha

      • Pois é amigo, por acaso até fui profissional de um clube de Lisboa.
        Até te posso dizer que foi de um clube ecléctico da capital.
        Mas ó songue esse que disse que ele não faz defesas impossíveis fui eu mesmo ó estúpido.
        Só quem nunca jogou futebol é que não entendo o que eu disse.
        Postura e personalidade nos momentos decisivos?
        Não, estás enganado, é mesmo nos momentos mortos que se vê esses atributos.
        Nos momentos decisivos vê-se a QUALIDADE DO GR…

      • Eclético da capital? fófó? atlético? Não é muito diferente de freixo de espada a cinta… é curioso é como, sabendo tanto, nunca chegaste ao futebol a sério. Até aposto que tu nos momentos mortos até agias como um grande guarda redes em termos de “postura e personalidade” quando a bola ia a baliza é que eram elas!

      • Caro Reinaldo,

        Deixa ver se entendi:

        O Rui Patricio teve bem nos lances decisivos e por isso, tem qualidade. Mas como agradeceu aos adeptos que cantavam o seu nome, não tem postura nem personalidade….

        Ok… estás apresentado

        SL

        PS: Espero que não estejas a querer insinuar que foste GR do Sporting… porque se isso fosse verdade, seria uma vergonha ver um ex-atleta do clube, aludir ao colega de profissão com termos como “enrrabar”. Talvez tenhas é jogado no benfica… isso sim, já explicava muita coisa….

      • Quem é que te disse que nunca cheguei ao futebol a sério?
        Muitas vezes o nick não diz nada.
        Por acaso até tenho a certeza que me aplaudiste algumas vezes, e se calhar algumas assobiaste…
        Mas olha ficas na duvida.
        Será que fui Internacional? Sporting Belenenses?.
        Posso te dizer uma coisa com toda a certeza do Mundo, o Patrício é medíocre.

      • Nelson,

        estou a ver que não queres mesmo chegar lá.
        Não se trata de agradecer ao publico, até acho bem que o faça, mas no intervalo ou no inicio da partida.

        Um jogador que ouve o que o publico diz, é um jogador que não joga concentrado, é um jogador sem estrutura psicológica para aguentar uma forte carga emocional, ele ou qualquer outro, tem sim que estar concentrado no jogo e alheado do que passa à sua volta.

        Não queiras dar a volta ao texto e podes até não concordar com o que digo, mas pelo menos analisa.

        O RP nem postura tem.

        O termo enrrabar, foi somente para designar aquela postura desprendida do jogo.

        Não fui GR dos de carnide não…

      • em primeiro lugar, não me referi a ti quanto ao tipo das ‘defesas impossíveis’, ó estúpido.
        em segundo lugar, por mim até podias ter sido guarda-redes do barcelona ou do culatra, que me era indiferente essa tua sapiência de terreno, até porque aquilo que estás a dizer é completamente subjectivo. exemplo, o schmeichel fez, várias vezes, o mesmo que o patrício e, certamente, não dirás que era medíocre e/ou desconcentrado.

        objectiviza os teus argumentos para criticar o patrício (e.g. o patrício não sabe sair nos cantos e nos centros, entre outros), que aí alguém te dará razão. agora com esses bitaques do ‘eu já fui guarda-redes’ e do ‘aplaudiu aos adeptos, logo não é concentrado’ todos te verão como um pateta. ou um guarda-redes pateta, como quiseres.

      • o Vital teve 1 minuto de grande intensidade nesse derby com o carnide até porque antes tinha chocado com a cabeça no Abel. Fez falta fora da área, foi marcado livre e ainda estava ele a recuperar, e lá foi ele com a cabeça ao poste. Pobre Vital….

      • Ó reinaldo vai lá jogar paradise cafe que aqui não te safas… para dizeres que te aplaudi terias que ter sido do Sporting (porque eu só aplaudo jogadores do Sporting e, ao contrário de muitos, nunca assobio um jogador do Sporting). Mas se realmente o tivesses sido di-lo-ias logo em vez de falar em “clube eclético da capital”… quanto a guarda-redes do belém que tenha sido internacional nos tempos recentes apenas tens o pedro espinha que, diga-se, era uma bela merda!

        Portanto, mesmo que tivesses chegado ao futebol a sério e não fosses apenas de um “clube eclético da capital” no PES, algo que não acredito, terias sido uma bela merda e sem direito por si só de mandar bitaites acerca de ser bom ou mau guarda-redes… como já te explicaram aqui, o Patrício tem deficiências técnicas que poderão ser apontadas e que ninguém nega. No entanto, criticar a sua postura durante o tempo morto é apenas mais um rolar do dado no agora preferido jogo dos Sportinguistas, o “bota-abaixo”.

        Na realidade, apesar de achar que lhe fizesse bem ter a competição de um guarda-redes experiente tipo toldo, ele tem evoluído bastante e no ano passado deu-nos pelo menos 8 pontos. Ontem durante todo o jogo teve mal num cruzamento que depois remediou… tomara eu que todos os jogadores do Sporting fizessem merda apenas uma vez por jogo e depois ainda a fossem limpar.

  16. Fui e não gostei do que vi.

    Defesa permissiva (como pode “aquele” 4 ainda jogar a titular, Evaldo quase sempre mal possicionado. As bolas entravam sempe entre as nossas linhas.Valdés tem valor mas não se viu muito, vuck é dos gajos mais burros que há memória,Asantos não foi dos piores e lá na frente…o clássico!

    Sinceramente só gostei do JPereira, Postiga e da entrada de Matias (ao contrário “daquele” 4 , não percebo como não é titular). Não percebo os assobios constantes ao RPatricio, o que fez de mal o miudo?!

    Concluindo, estamos a anos-luz de termos uma equipa para lutar por algo que seja.

    PS: Ninguém percebe que com aquela dupla de centrais não vamos a lado nenhum…fdx o que é preciso mais?!?

  17. Ver os sportinguistas neste estado e acusação é das coisas que mais me custa. Bem sei que temos alguns problemas por resolver, mas penso que nada justifica o que por aqui se diz, e muito menos o que em Alvalade ouvi.

    Aos 15 minutos de jogo, o Polga falhou um passe… consequencia imediata, logo se ouviram os “especialistas” da bancada central. Vá de assobiar!

    Não consigo lidar com a estupidez… faz-me espécie…

    Está visto que o Polga já teve melhores dias. Está cá à 7 anos… a idade começa a notar-se… mas nem por isso é digno de respeito. Está visto que o Polga já não tem plano B. Tem uma ideia… executa, e quando faz merda… ups… não existe velocidade e portanto, não existe plano b. Mas alguem consegue dizer-me que fez um mau jogo? Para mim, até foi o melhor na 2ª parte… mas isto sou eu, quem nem sou apreciador das suas qualidades.

    O André Santos está longe de ser um trinco para o Sporting.

    A equipa estava claramente cansada… rebentaram aos 30 minutos. Aqui, destaco por exemplo o Vukcevic. Pesado, sem explosão… a jogar apenas com o coração.. como sempre.

    Não falam por exemplo no Valdés… que não fez rigorosamente nada. Chegou a ser egoista… Mas falam do Patricio, que fez pelo menos 4 excelentes defesas. sim… falhou um cruzamento ou dois… e então?

    Os Dinamarqueses, são muito inferiores ao Sporting. Mas não são nenhuns toscos… o numero 6, por exemplo, aquele rapaz com ar de Makelele, tirava de cara o lugar ao André Santos. Para além disso, estavam claramente melhores fisicamente… nunca deram um metro que fosse aos jogadores do Sporting.

    Estou um pouco triste… Os assobios que ouvi em Alvalade, fizeram-me recordar os assobios no jogo de apresentação do ano passado. E assim não vamos lá… Os jogadores têm medo de jogar em Alvalade, porque à minima falha… lá vem a habitual assobiadela ignorante. Enquanto que o Roberto dá frangos à velocidade da luz, os lampiões aplaudem…. por cá, o Patricio nem um cruzamento pode falhar…

    Fico contente que o primeiro jogo seja fora… em Paços de Ferreira. Vou lá estar a apoiar a equipa. Em Alvalade, não ponho os pés tão cedo!

    SL

    • Grande post, Nelson, grande post… devia passar nos ecrãs gigantes antes dos jogos! Mais uma vez pergunto por onde andará aquela que um dos meus jogadores de sonho uma vez apelidou de “melhor massa adepta do Mundo”?

    • O BENFICA FOI CAMPEÃO CARALHO. O Roberto até podia enrabar o David Luiz no primeiro minuto de jogo que o público aplaudia.

      Nós estamos desde 2001/2002 sem ganhar a Liga! Evidente que o Patrício não pode falhar! De falhas já nós estamos fartos, incompetência do caralho!

      Stoi para a baliza foda-se. Polga, Abel, Postiga, Yannick, pqp.

      • Exacto, Stoi para a baliza. Stoi que em poucos meses deu mais frangos que o Patricio até hoje. Exacto. Concordo em ABSOLUTO com o comentário do Nelson. Uma coisa é assobiar ao fim de 4 anos de futebol merdoso. Outra coisa, completamente estúpida, é assobiar aos 10 minutos do 1º jogo da época com novo treinador, novo esquema, novos jogadores.

      • “Exacto, Stoi para a baliza. Stoi que em poucos meses deu mais frangos que o Patricio até hoje.”

        Se estivéssemos na era renascentista ia jurar que eras o Leonardo Da Vinci.. é que inventas ‘pa caralho.

      • Quem inventa são os defensores do Stoi que o tratam como um Messias.
        Eu lembro-me bem do burro que foi ao apanhar a bola no dragão e (por exemplo) duas frangalhadas monumentais com o Setúbal (1 em casa para a liga e outra fora na taça da liga). E quantos jogos fez no Sporting? 10?
        Mas lá está, o Stoi é que é espectacular. Porquê? Porque não joga. Se jogasse já era um monte de merda como são os outros que jogam.

      • E isto só reforça que nós MERECEMOS atitudes como a do Moutinho.
        Tratamos abaixo de cão o que sai da Academia. O Patricio não é um GR espectacular? Não, não é. Mas nós, com merdas como o fantasma do Stoi, só ajudamos o gajo a afundar-se ainda mais.
        Queremos que da Academia só saiam Ronaldos E que sejam capazes de morrer pelo Sporting.
        O Nani vem dizer que é mal pago – é logo um filho da puta.
        O Miguel Veloso (mal aconselhado) diz que sonha jogar no estrangeiro – é um gordo de merda que tem de ir para a puta que o pariu.
        O Patricio depois de salvar a equipa em 2 jogos seguidos, leva um frango com o Mafra – é um zé merdas, pior GR de sempre, o Stoi é que é bom.
        E agora vem aí a vaga Carriço.
        Já para não voltar a falar no Salomão, que por causa da foto do hi5 já está fodido e ainda nem calçou.

      • Mas como é que é possível alguém ainda defender o Stojkovic? É apenas vontade de ser do contra? O homem andou emprestado 2 anos e ninguém, repito ninguém, lhe pegou. E apesar de muito enterranço no getafe e no bolton onde, pasme-se, raramente calçava continua a ser a solução para a baliza do Sporting.

      • E agora ninguém o pode querer na baliza do Sporting porque vocês os dois não gostam dele? Vão chupar piças ‘prá morgue.

        Guarda-redes titular de uma selecção mundialista. STOI AO PODER E VOCÊS, PUTAS!

      • Daqui a pouco estás a dizer que devíamos ir buscar o guarda redes da coreia do norte… ao fim ao cabo também é o titular de uma selecção mundialista! Põe-te nas ditas, lampião!

      • Caro Peyroteo,

        Fui ao estádio… e como deixei o bilhete para as ultimas horas, tive de gramar com um lugar na 2ª fila da central… ali mesmo, ao pé dos assobiadores de serviço.

        No entanto, para além de dessa linda prespectiva do que é ser do Sporting (na qual, não me revejo), também pude ver mais de perto os jogadores. O Vukcevic, andava ali ao pé de mim, à distancia do fosso e digo-te… não fossem os assobios e certamente poderia ouvir a respiração ofegante dele. O homem estava simplesmente rebentado.

        É preciso não esquecer que acabamos agora mesmo a pré-época… e não foi uma pré-época qualquer… Foi provavelmente, a pré-época mais exigente dos ultimos 5 anos que o SCP teve. Fiquei com a sensação que a equipa estava cansada… foi o que senti.

        Mas isto são tudo fait-divers… para mim, o problema foi a ausência de Pedro Mendes. Compreendo hoje porque Costinha andou 5 dias a ligar para o Zapater vir… O André Santos não é o trinco que o SCP precisa para substituir o PM…

        SL

      • OK Nelson, o teu argumento é “politicamente correcto” mas não foi por aí que a equipa falhou.E se há um “cartão de visita” nas equipas do Paulo Sérgio é precisamente o futebol “musculado” que elas apresentam.

    • Fónix, então vou aplaudir um marmanjo que não acerta um passe durante 90 minutos, não acerta um timing de desarme, que é frequentemente ultrapassado por adversários dos distritais?!

      polga é definitivamente o pior jogador do SCP e não há amerda de umtreinador que o coloque no banco…arrrrreee!!

  18. O público de Alvalade é fodido, pois o Patricio fez uma boa exibição e mesmo assim foi assobiado. É o que eu digo há muito tempo, temos uma fascinação por foder o futuro à malta da Academia (ou já não se lembram de mandar o Nani para a puta que o pariu?). Já falta pouco para começarmos a fazer o mesmo ao Carriço.
    O Liedson foi uma nulidade e não pode ser titular nesta altura.
    O Postiga foi o melhor em campo e isso é assustador.
    Gostei do Pongole mas receio que apenas produza a jogar em contra-ataque.

  19. Eh pá, vamos lá ver uma coisa. O Matigol não é titular porquê? Mas porra, não é titular há 3 treinadores já. Não é só o Paulo Sérgio. Não o foi com o P. Bento, não o foi com o Carvalhal e não o é agora com o P. Sérgio. Mas porquê, foda-se? Será que algum dia farão essa pergunta ao “mister”? Porra, gostava de entender, do ponto de vista táctico, qual é afinal o problema em enfiar um jogador criativo, com classe, com passe quase sempre garantido e seguro.

    O sporting ontem (e vocês todos viram-no) foi CINZENTO. Não há um pingo de criatividade naquela merda. O mais criativo ainda era o J. Pereira, tentava ali inventar algo e desconstruir o posicionamento táctico rígido que é o futebol de hoje. De resto, Vuk viu-se pouco, Valdés idem. Mas tudo bem…

    Agora, sporting joga cinzento, não existe criatividade, nada. E meterem o Matigol de uma vez por todas foda-se? Sff… Peço desculpa de estar a citar o Mourinho (que agora está na moda), mas o gajo diz e bem: os jogadores com qualidade devem ser postos no seu devido lugar e no lugar onde se sentem mais à vontade. Daí o Ronaldo agora não ir jogar a 9, e bem. Da mesma forma, os nossos treinadores devia arranjar forma de meter um jogador como o Matigol a jogar. O único que como o autor do post diz e bem, está a um nível diferente de compreensão do jogo.. E se calhar o problema é mesmo esse. O resto da equipa não está à altura. Enfim, esta é só uma questão de entre várias, mas é a que mais me chateia de momento…

    • O Matias, com o Bento, em 17 jogos foi titular 13 vezes.Outra estava inapto(Belenenses), e noutra tinha acabado de chegar da selecção(Nacional).

      • Desde que o Matias entrou no sporting, na era Bento, que o Matias no total pode jogar 17 vezes, é isso? (Pensava q mais). E foi titular em 13? Bem, manifestamente não era bem a ideia que tinha, mas obrigado pela correcção. Mantenho claro, a ideia global do meu comentário. Abraços

      • Exacto, é isso.Eu tenho este “vício” de defender o Bento porque era o meu grande ídolo no Sporting.E vejo por aqui muitos comentários a denegrir o trabalho do Paulo só “porque sim”.Sorry…Isso não invalida o essencial do teu comentário.Abraços.

  20. Continuam a falar do Polga e do Carriço, mas a responsabilidade do golo é do J. Pereira que deixou o jogador fugir nas suas costas.

    O Carriço salvou por 2x com intercepções de alta qualidade.

    E ainda conseguem dizer mal do Patricio que salvou o golo por 2x neste jogo e por 2x no jogo da 1ª mão, garantindo-nos a eliminatória.

  21. Já na Dinamarca gostei pouco da exibição.
    Matias tem um potencial enorme mas tem que melhorar e muito ao nível táctivo.
    Este sofrimento todo pode ter sido bom na perspectiva de JEB e Costinha perceberem que a equipa precisa de mais reforços de valia ao contrário do que já se dizia. Falta pelo menos um central, um extremo e mais um criativo. Relativamente aos avançados, a entrada de mais um para o lugar de Djaló ou Saleiro também era importante, mas nem sequer peço tanto…
    Saudações Leoninas

  22. Este jogo só veio confirmar todos os apontamentos da pré-época:

    – o sistema tem que ser o 4-3-3;

    – a dupla de centrais: Tonel e NAC;

    – é preciso um box-to-box para quando o Maniche der o estoiro, um extremo esquerdo e um avançado;

    – Matias é o 10, mas também gostava de ver o Valdés a jogar no meio atrás do avançado;

    – Liedson neste momento perde o lugar para o Postiga;

    • O Sporting que trate de arranjar já um ponta de lança para o futuro porque o Liedson só faz mais esta época e duvido que seja em grande nível…

  23. Ganhámos caralho. O primeiro jogo em casa queriam o quê?seis a zero?????há problemas?há sim senhor.serão resolvidos certamente. É preciso é continuar a apoiar sempre.
    Vivo em Londres e aqui ninguém assobia a equipa nem que esteja a levar 3 em casa.Apoiem caralho
    Viva o Sporting

  24. !! Última Hora !!

    Costinha não está no sorteio da Liga Europa porque está em Inglaterra (aterrou em Londres hoje de manhã) provavelmente a ultimar a contratação de um jogador para o Sporting…

    !! Última Hora !!

  25. não jogámos um caralho e por um lado ainda bem. a eliminatória está passada mas desta maneira as (grandes) lacunas da equipa tornam-se ainda mais evidentes.

    este 4-4-2 é uma merda do caralho. ou mudamos de centrais ou estamos fodidos. matías tem que entrar.

  26. Acho lamentável o pessoal começar já com a merda dos assobios… A equipa não fez um grande jogo mas esteve quase sempre em grande ritmo, aliás, o jogo foi muito frenético e acho q o Sporting mostrou muita saúde física.
    Também acho q o Paulo Sérgio havia de começar a dar a titularidade ao Nuno André Coelho ao lado do Carriço.
    O Matias tem de jogar.
    Com o plantel que temos um 4-3-3 será o mais adequado.
    Falta um bom ponta-de-lança…

  27. do meio campo para a frente, tudo optimo! Agora a defesa… Ontem fiz 250km para ver mais um jogo em Alvalade e vi o Patorício que parece q tem medo de estar na baliza ( Stoijkovic!!! ), o Polga está ao nível dos distritais… Reparei num pormenor delicioso que devia passar nos ecrâs gigantes, o Maniche cada vez que o Polga tinha a bola, e fazia merda ( quase sempre ) o Maniche parecia q queria dar-lhe um excerto de porrada q ate eu saltava da bancada para lhe ajudar…. é que estes 2 jogadores fraquíssimos destabilizam a equipa toda, pff Pále Sérge, tira estes marmanjos!

    De resto, estamos a atacar muito bem, com critério, boas combinações ofensivas, que de certeza nos vai dar muitas alegrias!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s