E o culpado sou eu?!

Liedson, o homem que nos últimos quatro anos minimizou as nossas angústias vezes sem conta, está na mira dos adeptos. Tanto ou tão pouco, que há até quem escreva, em jeito de comentário ao post anterior, que “O Liedson é uma merda,deve ser vendido,ele representa tudo o que há de mau no nosso balneário, vedetismo, falta de humildade e capacidade de sofrimento em prol do conjunto”.

Não vou discutir a personalidade do “levezinho”, mas tenho a dizer-vos que, para mim, Liedson continua a ter condições mais que suficientes para ser titular, mesmo tendo em conta o peso da idade e a mira completamente desafinada. Digam-me que é do hábito, mas com ele em campo continuo a sentir-nos mais perto de marcar. Continuo a sentir as defesas adversárias menos descansadas. Continuo a sentir que qualquer distracção pode ser-lhes fatal. Continuo a sentir que temos um avançado com tomates. Continuo a sentir tudo o que não sinto com Postigas, Djalós e Saleiros (não posso falar do Pongolle enquanto o homem  não fizer, pelo menos, sete ou oito jogos seguidos).
No fundo, também sinto que precisamos de um avançado. Mas, mesmo sem resolver, continuo a sentir que o Liedson é o único com condições para ocupar essa mesma posição num clube que, nem que seja na teoria, aspira ao que aspira o Sporting!

p.s. – mesmo sem resolver, e até falhando golos feitos (Mata Real, ontem), não deixa de ser curioso que Liedson surja associado ao que de menos mau temos conseguido neste arranque: está nos dois golos ao Nordsjaelland, acordou Alvalade com dois remates frente ao Brondby, e ganhou o penalti frente ao Marítimo. É pouco? É o melhorzinho que temos feito…

37 thoughts on “E o culpado sou eu?!

  1. a questão central deste post, na minha opinião, centra-se exactamente na postura profissional do levezinho.
    recordam algum jogador em 2000 ou em 2002, que fosse tão mau companheiro?
    parece-me que não. bem pelo contrário. parece-me que era exactamente o grande espírito de união que existia no balneário que fez a diferença a nosso favor …
    pois sei que o scp foi ficando ano após ano orfão de referências, de outros avançados que marcassem golos, e liedson que estando longe de ser craque, é (ou terá sido??) sem duvida uma mais valia no nosso clube.
    o ponto degradante a que chegámos, fez subir a um nível de herói um jogador que nunca (nem nos seus melhores anos) chegou a ser um dos melhores 20 PL da europa.
    pois bem, acho que esta liedsondependência que se criou em alvalade é um mito.
    claro que se nos colocamos a comparar liedson com postiga, saleiro ou pongolle, é sem duvida alguma o brasileiro que deverá jogar. mas poderemos ser nós campeões com um jogador de equipa tão mau, e com tanto peso no balneário e na direcção?? sinceramente não acredito …

  2. E quando é que o Acosta foi um dos 20 melhores PL da Europa? No entanto, poucos se atreveriam a dizer que não foi um herói…

    Tendo sempre tido as minhas reticências quanto ao Liedson sobretudo aquando dos casos de que foi protagonista, não me me parece que apenas porque está fora de forma deva ser agredido. O que também não significa que deva ser titular apenas porque é o Liedson…

    • eu não disse que o acosta o foi, mas o jardel claramente era um dos 20 melhores naquela época …
      apenas me parece que para ser “titular indiscutível” (pessoalmente não acredito neste conceito) no scp, temos de ter jogadores do nivel de supermario …

    • “não me me parece que apenas porque está fora de forma deva ser agredido. O que também não significa que deva ser titular apenas porque é o Liedson…”

      Nem mais! É simples: está fora de forma, não joga. Vai para o banco e só entra em último caso, para resolver, se mais ninguém conseguir, ou a substituir um colega para a ovação após uma exibição magnífica, ou o jogo estiver seguro… este tratamento de excepção é que me tira do sério. Se o autor do post fica mais descansado por ele “poder representar perigo”, a mim desespera-me a quantidade de jogadas que ele complica (e perde) em vez de resolver. Todos os jogadores têm momentos altos e baixos. Está em baixo, pára. Simples!

  3. perguntem ao costinha como foi comprar o torsi por 3,5M sendo ele suplente do velez,e agora o porto vai buscar o otamendi por 4M,esse sim o titular…ha coisas incriveis nao há?

    • em relação ao liedson,nao ponho em causa o valor dele,mas sim a influencia que tem na equipa…(pessoalmente da muito mau aspecto ver um jogador a refilar com o colega por este nao lhe passar a bola)

      • É só um pormenor. Ainda assim aqueles 3.5 milhões vão fazer correr muita tinta. Só não farão correr mais porque os 6.5 do Nongolle continuarão a roubar o spotlight

      • sim metade do passe, mas nao vai so jogar metade do otamendi… o otamendi e internacional e metade do mesmo vai dar mais dinheiro ao porto que o torsi por inteiro ao sporting…

      • Mas o otamendi vale alguma coisa? Se jogar tanto como jogou no mundial até podia ter vindo de borla para o porto!

      • para te ajudar a perceber a fraca prestacao do otamendi no mundial,informo te que jogou a defesa direito…nao a central!

      • Por acaso em alguns jogos até jogou como central num esquema de 3 centrais. Mas porque julgas tu que foram buscar o otamendi e não um central puro? Porque é precisamente a lateral que, se o fucile for vendido, ele vai jogar mais…

    • Renato, pergunto-te eu a ti: quanto mede o Otamendi? É que, se bem me recordo, tanto o Torsi como o Nuno André Coelho assentam na estartégia de reforçar a defesa com jogadores altos.

      • cherba,nao precisamos de suplentes altos,e neste momento o torsi e o 4 central,e se o tonel ficar sera o 5?! continuo a achar um valor mt alto por 90% de um suplente do velez…

  4. se tivessemos reforçado o ataque com um avançado à dimensão de um clube com a nossa história se calhar o liedson já não estaria no sporting.

    há muito que defendo que ele já constitui mais problema do que solução – faz um número de golos por campeonato (15) abaixo do que se exige a qualquer goleador de uma equipa que se pretenda campeã, corre metade do que corria, condiciona o esquema táctico porque não pode/não quer jogar sozinho na frente e, pior, sempre teve um estatuto lá dentro muito acima do que qualquer jogador deve ter direito.

    a meu ver não teria de haver escolha, as coisas tinham-se resolvido internamente, mas não nos esqueçamos que entre ele e um superior hierárquico que é só o nosso maior símbolo dos tempos modernos (sá pinto), a direcção deixou cair este último.

    no último jogo, por exemplo, ainda não tinha passado um minuto de jogo e, num clima em alvalade de cortar à faca depois de duas derrotas seguidas, já ele andava a refilar com o vukcevic por não lhe ter passado a bola. faz isto com todos. não pode ser.

    o liedson deu-nos muito, foi um grande avançado que infelizmente ainda não conseguiu ser campeão em tantos anos, mas já não devia estar no sporting.

    uma vez ainda na equipa, e atendendo ao que por lá temos no ataque, evidentemente que tem de ser titular – ainda é o melhor.

    • Mas qual é o avançado à dimensão de um clube com a nossa história que está disposto a vir para Alvalade? E depois falar no Sá Pinto e no Vukcevic como exemplos. É só rir… um avançado que desde que está no Sporting já bateu uma série de recordes ser comparado a jogadores que juntos não marcaram mais de 50 golos. SL

  5. Ponto nº1: Liedson, fora de forma (ou simplesmente azarado na finalização…) é, a anos-luz, titular indiscutível no Sporting.

    Ponto nº2: Entre Liedson, Jardel e Acosta, prefiro o que jogou mais anos pelo clube, dignificando a camisola que enverga durante mais tempo. Todos excelentes avançados (era bom que víssemos, para começar, o nível da comparação, que só por si diz muito, mesmo nos “delatores”…), o janado dificilmente seria símbolo de quem quer que seja, e o Acosta, o grande Acosta, jogou cá um par de épocas mal paridas.

    Ponto nº3: quem é que nós tivemos nos últimos 8 anos, CR7 excluído, que pertencesse ao top20 da Europa? Isso que andam a fumar é de venda livre? Nem Nani, nem Quaresma. Mas talvez Liedson, nos seus melhores anos….

    Ponto nº4: deixem lá as intriguinhas acerca da forma como se tratam os jogadores em campo, extrapolando abusivamente para se se é ou não “bom companheiro”, para a porteira quando ela for ao cabeleireiro. É uma conversa meio abichanada.

    Ponto nº5: repito, um homem que acumula o que Liedson, enquanto avançado, amealhou nos últimos anos ao serviço do meu Sporting (e, ou vocês estão todos na fase de começar a bater punhetas, o que já agora explicava muita coisa, ou então deviam saber que um grande sportinguista não se “mede” em “títulos”), nas circunstâncias difíceis em que o fez (de penúria de resultados e títulos), mostrando o profissionalismo perante a instituição que representa como sempre mostrou (em campo, com a sua raça, com a sua excelência enquanto avançado, nos bons e nos maus momentos de forma), mereceria, no mínimo, RESPEITO. De quem sofreu por este clube não apenas estes dois últimos anos, mas que o fez num passado recente um pouco menos limitado.

    Ponto nº6: os meus filhos têm escrito Liedson nas suas camisolas, sabem contar até 31 graças a ele, e aprenderam a dizer o nome dele quase ao mesmo tempo que conseguiram começar a pronunciar “Sporting”. Para além disso, adoro quando eles imitam aquilo de segurar a orelha, ao mesmo tempo que mandam calar os lampiões que vêm chatear.

    Ou seja, Liedson, se vens ler estas linhas em dias mortos, por favor, perdoa-lhes, que eles não sabem o que dizem….

    Amén, Liedson.
    E Cherba, pelo excelente post, que vai permitir desmistificar essa “ideia” que os “sportinguistas” estão contra o nosso bem amado 31.

    Vulgo, o auto-denominado “Coração de Leão”

  6. tirular so porque é o liedson???

    venham daí os 5 violinos…com 60 anos,têm q ser titulares porq sao os cinco violinos?
    e o manel fernandes?deixa de treinar e calça as chuteiras!vem jogar pro scp porq devemos-te muito e porq és o M.Fernandes!!

    que grande treta!!!mais cego é o q nao quer ver!!!

    obrigado liedson e ate nunca mais…rua!!!

  7. O P.S. do Cherbakov é sintomático. Mesmo fora de forma, o Liedson tem sido o responsável pelo menos mau que o Sporting tem feito. Essa é que essa! Só não vê quem não quer ou está interessado em arranjar ainda mais problemas. SL

  8. O velho hábito de merda dos nosso adeptos meterem am causa os melhores jogadores, treinadores e elementos mais válidos que têm passado por Alvalade.

    Por causa de muitos de nós já foram corridos, desconsiderados e rejeitados nomes como:

    Inácio, Bobby Robson, José Mourinho,Peseiro,Nani, Carlos Freitas and so on.

    Este ritual autofágico do encontrar o inimigo dentro de portas em vez de olhar para fora e nos fixarmos nos alvos a abater ( Tripas, Porcos e agora ” O meu Braguinha ” ) é quanto a mim um dos principais problemas que se vive hj em dia no clube.

    • nani corrido por causa dos adeptos?????????????????????????????????? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL entao e os 25,5M que o Man Utd pagou quando ele tinha clausula de rescisão de 20M???

      há com cada um…

      • “Há cada um” como tu que não sabes ler pelo que me é dado ver. Preferes a gragalhada alarve traduzida num LOL idiota com 35 “ós” do que olhares com atenção para o que eu escrevi.Eu explico-te então:

        Corrido: Robson, Inácio, Peseiro e Carlos Freitas.
        Rejeitado : Mourinho.
        Desconsiderado : Nani ( ou não te lembras das assobiadelas constantes com que o brindavam ? )

        Já está mais claro, agora ?

        Vá um abraço e quando precisares apita.

  9. Caro Cherbacov,

    ….”que há até quem escreva, em jeito de comentário ao post anterior, que “O Liedson é uma merda,deve ser vendido,ele representa tudo o que há de mau no nosso balneário, vedetismo, falta de humildade e capacidade de sofrimento em prol do conjunto”.” por Cherbacov.

    Quem escreveu fui eu, Rui Graça sócio 47035, e escrevi porque de facto é a minha opinião. A esse propósito gostaria de tivesse em consideração os seguintes argumentos:

    1 Ninguém está acima do SCP;
    2 Lembrar nestes anos de Sporting quantas x o jogador teve comportamentos provocatórios para com a Instituição e colegas antes, durante e no final de jogos;
    3 A postura mercenária na renovação dos contratos;
    4 O permanente “esticar de corda” para safisfazer caprichos pessoais, férias, fim de ano e Natal na Baía..
    5 É verdade que têm sido influente e cada vez mais, o que só piora a nossa condição porque em simultâneo não temos quem com ele concorra pelo lugar;
    6 O Jogador em causa é dissimulado, parece um cordeirinho quando nos fala via media, mas no balneário é uma cobra. Uma serpente venenosa como por x também é no campo;
    7 Há muito que o deveríamos ter despachado..

    Saudações Leoninas

    • 1 Quem é que disse que o Liedson está acima do SCP?
      2 Comportamentos provocatórios como os de Jardel, Vukcevic, Stojkovic, Veloso, Izmailov, Montinho?
      3 Postura mercenária tipo jogar para a renovação do contrato e depois de renovado zero (Barbosa, Rodrigo Tello, Caneira só para referir alguns)?
      4 E depois voltar de férias e espetar umas batatas nas papoilas de carnide enquanto outros estão parece que estão sempre de férias?
      5 Não há concorrência a culpa é do jogador?
      6 Cobra no balneário não sei, mas dentro de campo tem sido dos poucos leões.
      7 Para o Colombo ou para o Porto?

  10. Estou completamente de acordo com este post. Não há nada pior que gente mal agradecida e quanto às discussões em torno do “caracter” do Liedson só me dão vontade de rir.

  11. Também não vibro com o “carácter” do Liedson e a minha intuição diz-me que ele é uma pequena víbora. Para além do mais, acho que já não será a mais-valia que era outrora para o Sporting e até acho que, caso houvesse alguém melhor que ele, que ele já não devia jogar naquela equipa. No entanto, é sempre um jogador que impõe respeito junto dos adversários.

    Nunca deixei de o apoiar (apesar de não ir totalmente à bola com ele) e nunca deixei de admirar a forma como sempre dá tudo. Não sei se é tudo pelo Sporting ou se ele simplesmente é sempre assim, mas que corre, luta e batalha, isso é inegável.

    Não podemos é começar a queimar a imagem do Liedson tal como foi feito com montanhas de jogadores no passado (Sá Pinto, Oceano, Manel Fernandes, etc), até porque este tem um lugar na história do Nosso Clube e deixará marcas e records.

    Sporting Sempre

  12. Não sou o Zandinga mas vejam o que escrevi no dia 20 depois do jogo com o Brondby.

    “Custa-me ver um projecto ser reduzido a dois jogos!
    De igual forma, não era nada que já não esperasse. Ano após ano, o Sporting deita tudo o que tem fora e começa de novo. Sempre fui um critico do Paulo Bento mas também sempre reconheci o mérito do seu trabalho. Ele deu o peito as balas, mas manteve a equipa e o clube fora dessas complicações. Agora não há Paulo Bento para criticar e o Paulo Sérgio ainda agora chegou para ser já o culpado. O primeiro alvo escolhido foi o João Moutinho que sempre suou a camisola, depois foi o Miguel Veloso que foi praticamente vendido ao desbarato, quem vai ser o próximo?
    Aposto que não devo andar muito longe se disser que vai ser um destes três, Liedson, Patricio ou Polga. Posso estar errado (se calhar e o Paulinho o culpado), mas já estou a ver o Filme…
    Isto de o Presidente ser um adepto e porreiro e tal mas as vezes e preciso ter alguma racionalidade e não agir sempre com base nas emoções.
    Desculpem-me se feri algumas susceptibilidades mas eu estou farto e como adepto tenho esse direito.”

    Agora digam lá se os adeptos (e a opinião pública em geral por arrasto da imprensa) não estão a ser manipulados.
    Apelo ao sentido de união e espero que não se façam ainda mais asneiras…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s