ZVUNKA NA RAPAQUECA

Naval – 1 (João Pedro), Sporting – 3 (Liedson, Matigol e Djaló)

Cabeça: fresca, quase tranquila. Os ares fresquinhos da Dinamarca ajudaram a enfrentar o calor da Figueira da Foz com outra aragem mental. Mais confiança – ou, se quisermos a mesma de Paços de Ferreira, já que a entrada em jogo foi muito semelhante, a filosofia de ataque muito parecida. A diferença? A bola entrou, o Liedson marcou na oportunidade que tinha falhado na capital do móvel (embora tenhamos voltado a não capitalizar os melhores minutos de jogo). Voltámos, portanto, a ter a felicidade do jogo (golo em fora-de-jogo, penalty devidamente assinalado), como na Dinamarca, para dar mais oxigénio à equipa. Mas, se noutras paragens, a felicidade é uma cenoura genial, aqui é de certeza trabalho. O nosso treinador pode não saltar nos lances, mas vê o jogo de mãos nas ancas, sem medo de ser colhido.

Tronco: a táctica a defender foi claramente um losango. A atacar pareceu outra coisa, com o Maniche a baixar mais para pegar no jogo com o André Santos, o Valdes bem colado à direita e o Matigol a dez. As subidas dos laterais fazem toda a diferença na iniciativa atacante, dão opções, abrem espaços. Mas como não temos Maicons, Dani Alves, Gareth Bales ou Evras, a coisa não é tão eficaz como podia ser. Mas, há que ter fé no João Pereira e esperar que o Evaldo perca aquela tensão nervosa. Já a defender, estes laterais a jogar assim são um grande calcanhar de aquiles e põem os centrais num estado permanente de nervos. Foi onde esteve a pouca buracada do Sporting neste jogo (e no bizarro hábito de Evaldo de recuar para … o centro da defesa). De resto, altos e baixos colectivos, com momentos de futebol fluído e outros de passes infantis e sem nexo. A cria futebolística de Paulo Sérgio já se levanta e dá uns passinhos. Falta consistência, na esperança que consiga, um dia, correr e saltar.

Membros: Vivá Chile! Valdes fez um óptimo jogo, porventura o melhor em campo. Está a ganhar confiança. O Matigol fez 90 minutos pela primeira vez desde que chegou, provavelmente. Uma verdadeira montanha-russa no rendimento, mas é o preço a pagar para ter momentos como a “rabona” que ajoelhou o adversário e cujo remate subsequente quase deu golo. Maniche anda a tapar buracos, mas até Zvunka reconheceu a sua importância e, no ataque, Liedson reapareceu e marcou. Mas foi Djaló o símbolo da psicoterapia dinamarquesa, regressando a espaço ao Yannick que conquistou a Floribela. Na defesa, pouco trabalho mas quase todo auto-infligido. O NAC teve 10 minutos de total “crash” mental, com erros sucessivos que nos custaram um golo (ninguém defende um remate de costas para a bola e perna aberta). Esperemos que seja só um pequeno e fugaz episódio. Carriço voltou a liderar, como lhe compete.

Agora, descansar. À sombra do pinheiro.

Anúncios

68 thoughts on “ZVUNKA NA RAPAQUECA

  1. Matigol… Vai receber de prémio muitos pinhõezinhos… Visto ser ele o principal alimentador do Pinheiro que se avizinha! SPORTING SEMPRE!

  2. boa análise. resta mencionar o passe do matias para golo, que, aliás, o abel quase destruiu.

    melhoramos, gostei. essencialmente mais confiança e, talvez, mais ‘sorte’. é óbvio, a confiança traz sorte e a sorte traz confiança. agora é esperar que o trabalho continue e que as rotinas aumentem. mais, agora é acreditar e, caso algo corra mal, não começar logo a dizer que é tudo uma merda e que a equipa não vale nada e o treinador igual.
    é importantíssimo ganhar ao olhão e esperar por um empate ou derrota do porto com o braga. por seu turno, o carnide vai a guimarães, com sorte o roberto volta novamente às boas exibições e também ganhamos pontos aos gajos.

    p.s. o trezeguet foi para o HÉRCULES a custo zero. foda-se…

      • De acordo com a fabulosa fonte de informacao que dá pelo nome de A Bolha, parece que o senhor (que já tem 32 anos) nao queria abdicar do salário…

    • Meu caro larápio Calimero, bem sei que este ano é ano de choraminguice para os lados de Carnide, pois alternadamente com o ano anterior, este parece estar cozinhadinho pelos vossos equivalentes do Norte.
      Não pode ser todos os anos!
      É um para as galinhas, e outro(s) para os morcões.

      Não te enganes, nesta casa ninguém gosta de árbitros que roubam os nossos adversários, como aconteceu (escusadamente) ontem.

      Nesta casa, ficaremos chocados se esse anormal tiver boa pontuação ou for promovido a “internacional”.

      Nesta casa, não o queremos ver mais pela frente em jogos futuros (assim houvesse outros melhores, mas enfim…).

      Eu se fosse a ti procurava outra tasca.

      Vulgo, o “Coração de Leão”

  3. “Andrea Caracciolo – O internacional italiano poderá ser a aposta do Sporting. Com 1,94 este poderoso avançado do Brescia ao que tudo indica poderá ser o alvo do clube leonino, caso não se concretize a contratação de Di Santo. A época passada o poderoso ponta de lança marcou 24 golos na série B italiana, e este defeso tem sido associado ao Liverpool.”

    • Caracciolo???? Epá tá mesmo em linha com um comentário que aqui fiz recentemente. Ou seja, é mais um “avançado” (ie joga à frente dos outros 10 colegas de equipa) com nome ridículo para juntar à lista de vedetas que vimos coleccionando.
      Pf espero que isso seja mais uma tanga da bola ou do record.

    • E nas épocas anteriores tb marcou uns golitos valentes (não tantos como esta época). De acordo com a estatística e assumindo que a idade equivale à experiência (à partida significaria menos tempo para adaptações e menos carga nervosa), parece-me uma boa opção para reforçar o ataque.

      Parabéns ao Djaló pelo bom jogo.

  4. Vi o jogo na bancada, sou só eu que vê muitas semelhanças entre o Valdés e o Pedro Barbosa? (fase pré-Director, obviamente) classe, técnica e visão, está lá tudo!

    Quantos kilos perdeu o Maniche este ano? Grande leão!

  5. Mbo pensa que no futebol moderno o apoio dos laterais ao ataque é fundamental, o sporting já começa a fazer isso, obrigado paulo sergio… agora é a vez da pressão alta!

    • Mais uma vez pensas e pensas bem Mbo.

      Contudo, esse apoio dos laterais ao ataque tem que ser compensado pelos médios defensivos, caso contrário e em situações de contra ataque a nossa defesa fica toda atarantada…

      Mas sem dúvida que os ares dinamarqueses estão a acalmar os “bichos”…

      SL

  6. Por falar em Pinheiro, alguém tem novidades? É que o prazo esta a acbar e novidades zerooo!

    Será que vamos ser surpreendidos até ás 0 horas?

  7. Mais uma asneira resolvida (Postiga foi para o banco, de onde tão cedo não deve sair) e boa atitude a começar o jogo. Se fizermos isto sempre, 80% dos jogos da liga vão resolver-se. Para as partidas mais lixadas ainda vamos ter de afinar bastante, em especial no resguardo das laterais em situações de contra-ataque.

    Belíssimo jogo do Valdés (o defesa-esquerdo da Naval deve ter ido para casa com os rins a doer) e Mati no meio, sem stresses defensivos, onde deve estar semrpe.

    Também notei a falta do pinheiro em alguns lances, que não precisa de ser muito alto para jogar bem de cabeça, a servir como referência do ataque na área.

    O Paulo Sérgio lá sobreviveu até Setembro. Mereceu, apesar de tudo. Agora é esperar pela tal truta.

    Ganda stress!

  8. O Sporting ontem, ao contrário daquilo que tem acontecido desde á muito tempo a esta parte, jogou á bola, não inventou, não colocou o Bostiga em campo…Criou oportunidades, defendeu relativamente bem e atacou com muitos homens na frente, sempre a tentar explorar os flancos.
    E se atendermos o facto de ainda faltar o tal pinheiro lá na frente para prender os centrais adversários e o P.Mendes á frente da nossa defesa, então, mesmo sem extremos puros poderemos ter equipa.

    O Mercado termina hoje…Espero que a esta hora Costinha esteja a trabalhar arduamente.

    EM FRENTE SPORTING!!!

    • Adorava que isso acontecesse, mas ele entrou no jogo com o Young Boys. Ou seja, jogos europeus nicles. Também se fala no empréstimo do Robbie Keane para o Waet Ham. Tudo junto não me parece muito provável que o Pav venha.

      O Caracciolo é um nome curioso. Ele na Samp não fez muito, mas parece que fez uma bela época na Série B. Não seria um grande nome, mas também não seria má aposta. Vamos ver.

      • Esse sim, é um Sr. Barrote. Preferia um gajo com mesmo com menos nome mas que visse com dinâmica de golo ( ainda que na série B italiana ) do que um gajo com algum nome mas que acertar na baliza népia ( tipo Pongolle por exemplo o mesmo o Di Santo ) Se não tem golo nos pés não é em Alvalade que vai desatar a marcar penso eu de que.

      • dr nick

        o pavly a vir podia sempre jogar visto ser em competiçoes diferentes, se os spurs têm ido para a liga europa é que já não podia ser utilizado

        vi um video co caraccilo e o moss para além do tamanho, parece não ser muito mau de pézinhos também

      • O pavlyu jogou contra o young boys mas foi para a Champions… se por um acaso viesse ainda poderia jogar na Europa League porque são competições diferentes. Por tanto isso não seria o problema…

        Era simplesmente fabuloso vê-lo no Sporting, mas ele já disse que a ser emprestado prefere ir para a Rússia e em Inglaterra não hão-de faltar interessados. Enfim, era a cartada que o Costinah precisava para os sócios finalmente se porem ao lado dele…

      • OK, pensava que era indiferente a competição europeia em que o jogador participava. Obrigado pela correcção!

  9. Bom jogo, a espaços vamos jogando como o devemos fazer, circulação e posse de bola a meio-campo, envolvimento dos laterais no ataque.
    Gostei do Valdez, é daqueles que não engana. O Mati jogou 90 m e na posição que têm de ser a dele, dono da batuta.
    Os centrais estiveram bem.O ataque cumpriu.
    Esta pausa vai fazer-nos bem. A todos.
    Gostava de ver um grande avançado a chegar nas últimas horas desta janela de mercado. Será que vamos ter a surpresa que todos merecemos?!!
    Uma última nota para o treinador Paulo Sérgio, gostei, estou a gostar, e estou em crer que no futuro todos vão gostar.Haja estrutura para lhe dar a cobertura, que todos os treinadores precisam, e temos TREINADOR!- Parabéns a todos os profissionais!
    SPORTING SEMPRE E PARA SEMPRE!!
    sócio 47035

    • Pior do que isso foi o facto de ninguém ter festejado com ele o golo… algo me diz que poderá estar ali o fim da linha para o Liedson no balneário.

      • epah… foda-se! mas qual é a piada de tentar encontrar merda onde nem se sente o cheiro? Que caralho… então ter o Yannick às cavalitas, o Valdés e o Maniche em abraço, é festejar sozinho?!?

      • Epá, vão ver os meus comentários acerca do Liedson nos posts anteriores e certamente perceberão que eu não estou no lote daqueles que o querem ver a todo custo fora do Sporting… simpelsmeente me pareceu estranho que o Abel virou costas e não foi celebrar com ele e ele também não se mostrou interessado em festejar com ninguém. Eu sei que não tinha o mesmo significado, mas vejam como foi celebrado o golo do Matias contra o marítimo, o do NAC ou mesmo do Evaldo… enfim, foi apenas uma observação.

      • Eu que sou cego e sei ler muito bem nos lábios, para compensar a minha deficiência, acrescentaria que Liedson depois de marcar o golo insultou a mãe dos que ainda o apoiam (especificamente), tem metido menos gel na carapinha em sinal de claro desrespeito para com o clube, e fica muito mal nesse equipamento alternativo, em que não se percebe onde acaba o preto da camisola e começa o pescoço, numa evidência óbvia de que já não se encaixa de todo neste onze!

        Vulgo, o “Coração de Leão”

  10. Não temos pinheiro, mas ontem tivemos 3 pinheirinhos.
    E é assim que se começa um pinhal, com vários pinheirinhos e não apenas com um pinheiro.

  11. Fui só eu que notei que aquela cena de jogar futebol só até ao 1-0 está arredada de vez?… Aleluia! Esta equipa ainda nao faz jogos de encher o olho, mas tenham sempre a garra e a dedicacao que tiveram ontem (e diga-se que a Naval vendeu cara a derrota) e provavelmente mais de metade dos pontos perdidos fora em 2009/2010 voltam para as nossas contas… Depois do 1-0, depois do 2-0 e até depois do 3-0 continuou-se sempre a tentar ir para a frente para continuar a marcar. É um excelente prenúncio.

    • Sim, essa é a vertente que me parece mais positiva dos últimos jogos leoninos…

      Bem ao contrário de outras eras, felizmente já passadas…

      Aguardemos pelo pinheiro bravo…

  12. Após a inexplicável perda de pontos em Paços de Ferreira, até à pausa das Selecções “de todos nós” o Sporting tinha que conquistar os 6 pontos em disputa e classificar-se para a fase de grupos de Liga Europa. Objectivo cumprindo o que permite aliviar a pressão sentida nestas duas últimas semanas, fortalecer processos e modelos de jogo e recuperar jogadores lesionados, que muita falta fazem às opções da equipa.

    Um Sporting forte, controlador, que arranca uma importante vitória antes de um período de descanso. Sem notícias a dar, a comunicação social tem, nestes períodos, propensão para “cascar” em quem está mal. Esta vitória retira as luzes de nós e dá espaço para crescer. Esperemos que o tempo seja bem aproveitado.
    Daqui a 15 dias, em casa com a Olhanense, o caminho só pode ser este. Vencer, Vencer, Vencer. Só assim nos olharão com outros olhos, de respeito e temor.

    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

      • Lulinha,

        não é inocente essa expressão estar entre aspas…

        Minha selecção é que não é de certeza. O Sporting só lá tem 2 jogadores e meio.

    • Fdx… já arranjaram as tais «novidades». Os gajos da antena1 copiaram as opiniões pessoais anti-JEB do PPCristóvão no facebook. A nossa vitória justíssima na figueira durou menos de 24h nos noticiários.

      • Ya, esse gajo não podia calar-se de uma puta vez? Qndo as coisas começam a acalmar há-de haver sempre um incendiário. Como alternativa é muito fraco pois não tem perfil como se demonstra de cada vez que abre a boca ( JEB tn não o tem mas por motivos diferentes ). Com estas tiradas só descredibiliza os elementos válidos que o acompanharam na sua candidatura – que os há, concerteza – bem como toda a oposição em geral que acaba por ficar conotada com este comportamentos arruaceiros que em nada contribuiem para aclarar as questões essencias da vida do clube.

      • felizmente esse LOGRO levou uma ABADA do “inapto”… E, se os sócios forem espertos leva outra…

      • esse senhor é só mais um que quer protagonismo á conta do sporting… devia ser banido de entrar nas instalações do Sporting

      • O que vale é que todos aqueles que se atravessem á frente destes gestores de merda, querem é protagonismo.
        Não á um que se aproveite não é verdade?! Então não venham para aqui reclamar que o nosso clube se encontra em falência desportiva ou financeira, que faz maus negócios ou que é mal gerido. O grande problema do Sporting nos últimos 10 anos é esse mesmo. Ou se segue a politica “roquete” ou então apenas se está a querer protagonismo ás custas do clube.
        Haja alguém que chame os bois pelos nomes!!! JEB “és inapto para a função, és mimado, és ressabiado e és o maior erro de casting do dirigismo desportivo europeu! Graças a deus que estás de passagem!!!” Graças a deus!!!

      • não, não são todos… só aqueles q procuram a demagogia para defender uma posição… Perdeu as eleições e bem perdidas… e perderá novamente se voltar a concorrer… para que essa conversa?? Nem o Socrates desce tão baixo qto esse senhor…

      • Daqui por 15 dias podemos ter o 1º lugar ao nosso alcance, não vejo motivos para distracções tentando remexer toda essa palha de novo. Assuntos pessoais tratam-se com advogados e com tribunais.

      • Se esse senhor quisesse o bem do Sporting ficava calado até ás proximas eleições… mas nao… A posição de destabilização é melhor… Não queremos outro bigodes… Já lá tivemos… Onde está o pavilhão que esse demagogo disse q fazia sem custos para o Sporting?? se ele trabalhasse em prol do sporting poria essa proposta e outras á disposição do Sporting… quem quer o bem do sporting põe o clube á frente dos interesses pessoais

      • Caro Anti-Jeb, eu não sou anti-nada-em-concreto, mas o que não sou de certeza é pró-demagogia bacoca e mal-educada. Este discurso do PPC serve para quê ? que bem pode o SCP retirar desta “bola pró pinhal” ? eu não vejo nenhuma a não ser o desprestígio da instituição. JEB é mau, chega mesmo a ser muito mau em muitas coisas mas PPC ??? por amor de Deus, isso era pior que andar de cavalo para burro. Este tipo de acções só tornam ridículo quem as profere e acabam por tirar ou pouco crédito que a oposição tem hoje em dia no SCP. Eu quero alternativas, mas alternativas sérias e credíveis. Para incendário já chego eu lá bancada.

      • Não falem daquilo que não sabem. Vossés falam de uma actual direcção que concorreu sem sequer apresentar um projecto, um programa, nada.
        Basearam os vossos votos pelos nomes e não pelas ideias. E ainda a defendem com unhas e dentes. Com o andar da carruagem e querem que estejamos calados?! Isso é o que eles querem, gestores de merda que utilizam o Sporting para seu belo proveito pessoal e empresarial com acórdãos danosos com a banca e negociatas para amigos e amigalhaços. Abram os olhos pah…Soares franco chupou-nos até ao tutano, este cabeça de cotonete até os ossos nos está a levar. ABRAM OS OLHOS!!! E aja alguém que comece finalmente a chamar os bois pelos nomes!!!

      • E o que é este PPC senão ” INAPTO PARA A FUNÇÃO, MIMADO, RESSABIADO” ??? E em boa hora não teve oportunidade de ser “O MAIOR ERRO DE CASTING DO DIRIGISMO DESPORTIVO EUROPEU!” Lá diz o povo, meus caros : “Para pior já basta assim”!!!

      • Eu acho curioso é ele chamar o JEB de ressabiado… quando é bem claro quem é o ressabiado nesta história toda!

      • Ohh AntiJEB, Tu deves ser o único inteligente, de certeza… Claro que foi pelos nomes… tu é que sabes a motivação dos sócios do Sporting… Parece-me que estás a menosprezar a inteligencia das pessoas de 90% VOLTO A REPETIR, 90% dos sócios. Isto é democracia. Se tu ou outro qualquer nao gostam têm que viver com isso… e não procurar todos e quaisquer motivos para tentar levar a agua ao vosso moinho. Eu não sou Anti ou pró o que quer q seja. Defendo aquilo que eu acho que é injusto.

  13. Pessoal,
    No vosso caso não sei mas eu ia buscar para nosso ultimo reforço: Will Foster!!! É norte-americano, tem 22 anos e mede 2,26 metros.

    Ok, joga basquet no Penafiel mas o que tem?! O PS pediu um jogador alto para estar fixo na área de forma a que as bolas que lá cheguem lhe batam na cabeça e entrem. Epá, com 2,26 era mau querem ver?! De certeza que marcava mais golos que o postiga durante a época, heheheh.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s