O Corno Manso

“Depois de ontem [anteontem], na Figueira da Foz, teres sido mal-educado com um sócio com o dobro dos teus anos de associado, somente porque ele não votou em ti e o assume, deixa-me que te diga, José Eduardo: És inapto para a função, és mimado, és ressabiado e és o maior erro de casting do dirigismo desportivo europeu! Graças a Deus que estás de passagem”, escreveu Paulo Pereira Cristóvão na sua conta do facebook.

Desconheço a veracidade da história. Não adivinho se Bettencourt está apenas de passagem. E não tenho em posse dados estatísticos que permitam afirmar que existe na europa mais algum dirigente desportivo com tamanha inaptidão. Mas uma coisa salta à vista: Trabalha-se mal para os lados de Alvalade. E a coisa não é de agora.

Último Exemplo: O Pinheiro. Como dizia e bem o Cintra, nem um pinheiro nem um cepo para a malta rir. Concordo com a ideia. Não há dinheiro para trazer alguém que acrescente qualidade, o melhor é mesmo ficarem sossegadinhos. Mas será assim tão difícil, mesmo sabendo o contexto (poucos recursos, fraco poder apelativo para jogar num clube perdedor e campeonato sem expressão), contratar um avançado de jeito?

Passaram 7 anos desde que o Liedson aterrou em Lisboa. Corria o ano de 2003 quando pela última vez o Sporting acertou em cheio na contratação de um avançado. 7 anos. 7 anos em que tentámos de tudo para dar o devido apoio ao nosso 31. João Pinto ; Marius Niculae ; Elpídio Silva, Sá Pinto, Douala, Silvestre Varela,  Pinilla, Deivid, Carlos Bueno, Alecssandro, Purovic, Djaló, Derlei, Rodrigo Tiuí, Hélder Postiga, Saleiro, Pongolle, Mota e Koke. Nomes e mais nomes durante anos a fio. Uns melhores outros piores. Missão: Encontrar o parceiro ideal para o Liedson. Não foi possível. E 7 anos depois, partimos para a nova época com um Liedson 7 anos mais velho e alguns problemas evidentes na bagagem. Falta de velocidade e explosão e até um faro goleador que hoje estará um pouco mais entupido.

O que faz a direcção do Sporting? Gasta o que tem e o que não tem num avançado no mercado de Janeiro e dispensa-o no início da época seguinte. O pessoal aguarda impaciente o capítulo seguinte. Atiram-se nomes em barda para a imprensa e espera-se pelo santo dia 31 de Agosto. É agora, terão pensado muitos. É desta que vamos mesmo contratar um gajo decente que as meta lá dentro. Foca-se o discurso erradamente na altura do jogador quando até podia ser um pigmeu que marcasse 25 golos por época e se complementasse com o Liedson, e no final de tudo, tanto fumo dá em coisa nenhuma. Ou como diria José Nicolau de Melo, a monhanha pariu um rato. Começamos mais uma época exclusivamente dependentes de um jogador cada vez mais na curva descendente da carreira e não se tem um gesto de cortesia para com alguém que já deu tanto ao clube. Ainda não é desta que o Liedson vai ter o casamento perfeito. Prefere o Sporting depositar todas as fichas nos “mood swings” do Djaló, na prometida e patética ressurreição futebolística do Postiga e na crença imbecil que o Carlos Saleiro é que é.

7 anos. 7 anos e alguns presidentes e directores desportivos depois. Não conseguimos amealhar dinheiro suficiente, nem sequer vender a banha da cobra a alguém por esse mundo fora falando da maravilha que é jogar no Sporting. Continuamos a achar que os campeonatos se ganham com 1 único avançado que rende 15 golos por época. Santa ingenuidade.

Realmente, não sei se é predicado exclusivo do JEB ser inapto para a função, mimado, ressabiado e o maior erro de casting do dirigismo desportivo europeu como disse Paulo Pereira Cristóvão. Apenas sei que nem Pinheiro Bravo nem Manso. É apenas um Corno. Um Corno Manso!

61 thoughts on “O Corno Manso

    • Tal e qual, mas esta postura do Cristóvão não é novidade. Meter João Pinto, Niculae e Sá Pinto junto da lojinha dos horrores também não me parece muito honesto, até porque já estavam em Alvalade quando o levezinho chegou.

      • Não é uma questão de desonestidade. Apenas estava a citar os nomes que já fizeram companhia ao Liedson. E não estou a qualificar. A verdade é que todos melhor ou pior nunca foram a escolha perfeita. É apenas uma imperfeição pouco explicada.

  1. Eu continuo é sem perceber a dispensa do Pongolle.

    Fodaçe não era um bom jogador para a equipa?

    Porra. Até aquele avançado nigeriano emprestado é melhor que o Postiga, quanto mais o Pongolle.

    Agora que o Sporting está a subir de produção e a criar mais lances de perigo e golos, o Pongolle ia começar a acertar.

  2. Exactamente. Neste momento é nisso que se pode resumir o cabeça de cotonete…um corno manso.
    Uma das maiores vergonhas e desgraças que aconteceu no futebol português e quiçá mundial. Vale e Azevedo ou Pimenta Machado ou Jorge Gonçalves ou Gil e Gil ou Berlusconi ou outro qualquer ao lado deste são uns anjinhos.

    Paulo Pereira Cristóvão limitou-se a chamar os bois pelos nomes…haja alguém que comece finalmente a falar, porque quem cala consente e isso é o que este grupo de gestores merdosos quer. Agora vem um nazi alemão, depois do anão tale. Quem será o próximo desempregado a vir?! Tenham vergonha!!!

    • Anti-Jeb, Vale e Azevedo ? Gil y Gil ? Berlusconi ? Bem só podes estar a delirar com tais comparações. Entendo a tua insatisfação, mas não posso caucionar a irracionalidade de muitos dos teus argumentos. PPC ??? Não brinques com coisas sérias.
      Depois és daqueles para quem ninguém presta porque está associado à Direcção do JEB. Agora ninguém presta. Maniche não presta, André Santos não presta. Se viesse o Messi também não prestava? Isso tem um nome: desonestidade intelectual, e é imagem de marca de demagogos como o PPC. O que eu não entendo é que há tantos e bons motivos para dizer mal do JEB e tantas e boas maneiras para o fazer mas o PPC e seus apaniguados teimam em ir sempre pelo pior caminho que é o da ofensa rasca e barata. Não gostar do JEB não me faz obrigatoriamente ter de aplaudir as patacoadas que o PPC debita todos os dias.

      • Deixa andar a carruagem então. Só te digo uma coisa. Os clubes vivem dos adeptos. A maior fonte de receita dos clubes são os contratos publicitários e as receitas televisivas que têm. Quando estes começarem a perceber que os adeptos do Sporting já não estão com o clube, já não vão ao estádio, já não consomem a marca, ai, eles próprios se afastam e o clube fica entregue definitivamente a esta cambada de ladrões que lá estão na direcção. Neste momento estes incompetentes gerem o clube de dentro para dentro…se assim não fosse já á muito tempo que teriam pedido a demissão pois não acredito que hoje exista pelo menos 10% de sportinguistas que ainda confiem em JEB e companhia. Aguardemos…

      • Mas quem te diz que eu confio no JEB ? O que eu acho é que não é com PPC que vamos lá. É fraca figura. Sou dos que vai lá sempre ( como tu possivelmente ) apoiar a equipa: aqueles 11 homens quando estão lá dentro são os melhores do mundo para mim. Que culpa tem um mati, um Maniche, um Hildebrand de estar no SCP durante a dinastia do JEB ? São maus só pq foram contratados durante o seu reinado ? É contra esta mentalidade que me insurjo. Eu vou lá para ver a bola e se a bola é boa eu venho mais contente independentemente do JEB ou de quem lá estiver. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Mas esta é só a minha opinião.

      • Anti-JEB,

        Bela texto que escreveste agora. Também já escreveste que o JEB é uma balda tão grande que a lista dele nem programa fez e as pessoas votaram apenas em nomes. Outra grande verdade.

        Agora também espero que percebas aquilo que o Leão de St.ª Ingrácia escreveu. E que o Sporting ultrapassa em muito a blogosfera. Não sei se frequentas as AG’s, mas se o fizeres, percebes rapidamente que há muito quem não goste do JEB, mas que o estilo e a equipa do Cristóvão (João Mineiro na parte financeira, por exemplo) não colhem junto dos sócios. E que não vão arriscar colocar os destinos do clube naquelas mãos.

        Espero mesmo que um dia apareça alguém digno da herança deste grande clube, de presidentes da dimensão de João Rocha. Sinceramente não vejo actualmente ninguém que me dê esperança, mas lanço um nome que acho que poderia reunir bastante apoio:

        Luís Duque.

      • Dr. Nick é isso mesmo. A questão é essa. E eu ainda tenho a esperança que o JEB consiga fazer qualquer coisa, nem que seja equilibrar ou contribuir para o equilibrio das finanças.

    • Afinal, o PPC não é o único ressabiado.

      E essa do »nazi« alemão também é muito esclarecedora da ordenação dos dados armazenados na cachola do comentador AnTi-JeB.

  3. Eu concordo com o facto dos dirigentes do Sporting mais uma vez terem perdido uma excelente oportunidade para ficar caladinhos e não dizer asneiras – a mim por exemplo ter-me-iam poupado muitas horas de intenso googlismo nos últimos 3 ou 4 dias…para no fim não vir nem um ramo de salgueiro.

    No entanto não posso concordar com a questão da “falta de um parceiro para o Liedson”. A verdade é que o Liedson é um caso muito sério de regularidade, tanto no número de golos que marca por época, como na importância que tem na estratégia da equipa, mas não é menos verdade que ele não marcou aqueles golos todos sózinho. Se nao fossem muitos dos nomes (não todos) que foram referidos aqui, ele não teria marcado nem um terço dos golos que facturou.

  4. Jordão,
    quase tão mau como essa incapacidade de encontrar um novo matador ou, pelo menos, um parceiro para Liedson (Derlei foi quem melhor desempenhou esse papel, mas o peso da idade e a nossa vontade em esturricar dinheiro no ordenado do Caicedo, falaram mais alto), é o seguinte:

    – tendo rescindido o contrato com Paulo Bento a meio da época anterior, fomos buscar um treinador a prazo, acreditando que o tiro no escuro podia resultar numa enorme surpresa e num inacreditável sucesso;
    – deu merda, como seria de esperar;
    – nessa quase meia época desperdiçada, chegou Costinha, houve o folhetim Villas Boas e acabámos por anunciar Paulo Sérgio, a três ou quatro jogos do final da temporada;
    – ou muito me engano ou, por essa altura, já Paulo Sérgio terá avançado com uma lista de problemas que gostaria de ver resolvidos, nomeadamente o da falta de centímetros da equipa àtrás e à frente;
    – Maio, Junho, Julho, Agosto… quatro meses, dois centrais altos, três médios-centro, um potencial craque para a extrema esquerda, um lateral esquerdo, um ala direito… e avançado, nada!

    Fica a pergunta: porquê? Porque não temos dinheiro? Porque o Jorge Mendes não arranjou ninguém com quem ganhasse dinheiro? E, se não temos dinheiro, como íamos pagar ordenados a Morientes ou Trezeguet?

    O problema, parece-me, é que não temos ninguém com médio conhecimento do mercado (já nem digo profundo), capaz de desencantar um qualquer Liedson com menos 6 ou 7 anos.

    p.s. – no meio da bandalheira, dispensa-se um gajo que custou 6,5 milhões e que, supostamente, vinha resolver o problema de golos, deixando o treinador com menos uma opção atacante para enfrentar os próximos quatro meses enquanto vai pedido ao Deus menino que, lá para o dia de Reis, lhe coloque no sapatinho o tão desejado pinheiro. Nem que seja um já meio marreco, curvado pelo peso dos enfeites de Natal!

    • MAs o gajo disse em Saragoça q pediu para sair por motivos pessoais ! Mas que merda é esta? sai porque a filha está doente e o SCP tem um comportamento exemplar. Vem para a nova época e quer de novo basar? Passem por um forum do Saragoça e vejam a opinião dos memebros sobre tal encomenda ! Dizem que vai limpar os bares todos na noite de Aragão. Pelos vistos era um grande player mas era na night.

    • O Pongolle saíu porque o Sporting tinha que pagar direitos ao saragoça do zapater… em vez disso chegou-se a acordo e levaram o Pongolle com quem o Paulo Sérgio disse não contar SE fossem buscar o agora célebre pinheiro.

      • SE fossem buscar…mas não foram. De quem é a culpa?! Com um treinador em condições e esta direcção estava literalmente f-dida. Só mesmo nabos como bentos, carvalhais e p. sergios é que aguentam isto. É o chamado, não chora e não mama…ah e põe vaselina para escorregar melhor.

  5. Alecsandro e Derlei foram os melhores companheiros. Mas Liedson marcou mais golos na época em que jogou com Sá Pinto, Pinilla ou Doualla.
    Não há quem entenda isto

    E se o problema for o Liedson?

  6. xii tantos nomes e nenhum de jeito e já, não sei, pensaram, talvez, se calhar, que o problema esteja no Liedson?

    alguém tem os stats dele? é que é dificílimo jogar com um mentecapto egoísta ao lado

  7. Deve ser dificil jogar ao lado de um grande jogador como o Liedon!! O djalo é uma merda, não sabe receber a bola nem passar!!!!!!!! É um ZEROOOOOOO mro grande.

  8. Mas alguma vez o problema do Sporting é falta de alguém que entenda o mercado? Anda para aqui tanta gente ingénua. Eles sabem bem o que estão a fazer. Sabem as consequências dos respectivos actos. E cada vez mais acreditam que ninguém os vai tirar de lá até ao final do mandato. Claro que enquanto a oposição for o PPC são realmente capazes de se aguentar.

  9. É LAMENTÁVEL e VERGONHOSA a forma VIL e NOJENTA COMO CERTOS pseudo sportinguistas atacam um jogador a quem todos os que amam o SCP devem tanto! LIEDSON é o seu nome. Apesar destas a trocidades idiotas este grande jogador continua a passear classe nos relvados onde temos a felicidade de o observar. Viva o Liedson!!! Viva o SCP!!! Se este jogador tivesse aportado na Luz e tivesse marcado 11 golos ao SCP e mais 150 aos restantes adversários…Seria certamente idolatrado e jamais seria tão vilmente atacado! Infelizmente até nisto somos diferentes. Os cães ladram mas a caravana, passa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s