O Bloco de Notas do Gabriel Alves – Liga ZonSagres, jornada 9

Paulo, disseste que precisamos de uma vitória para embalar e, quer-me parecer, este pode ser o jogo ideal, com o extra de o Braga ter perdido.
Não sei se as notícias que dão como certa a utilização do Vuk a 10/falso avançado são verdadeiras, mas seria muito interessante ver esse sistema de jogo.
Mas, mais interessante mesmo, será sair de Leiria com os três pontos e, se possível, com a sensação de, à semelhança da semana passada, os Sportinguistas estão, aos poucos e voltar às bancadas e a apoiar até ao fim. E, ao que parece, até o tempo vai ajudar.

36 thoughts on “O Bloco de Notas do Gabriel Alves – Liga ZonSagres, jornada 9

  1. A equipa que não quero que jogue, mas tenho medo que assim seja:

    Patrício
    Abel; Carriço; NAC; Evaldo
    Maniche; A.Santos
    J. Pereira; Djaló
    Postiga;
    Saleiro

    • Não concordo nada com isto! Primeiro gostava de saber os custos de manutenção de um relvado sintético em contraste, por exemplo, com uma mudança todas as épocas; e se não há melhores “jardineiros” a quem comprar a relva e com uma melhor manutenção; e depois também não me parece que o Sporting saia beneficiado em termos desportivos, os outros só vem cá jogar uma vez enquanto nós vamos ter que andar sempre a trocar sintético/relva e em termos de lesões essa constante mudança de tapetes não me parece que vá dar bom resultado… E já não falo do aspecto estético do jogo, que quando fomos à Russia lembro-me que não gostei nada… Enfim, por mim espero que continuem com relva natural!

    • Concordo plenamente, mas com a sugestão de se discutir esta história. Apesar de estar um pouco inebriado com as vitórias recentes, porque acho que são merecidas, embora sofridas, parece-me que tudo isto é mais um episódio lamentável desta estratégia seguida pela malta do projecto roquete.

      Se a ideia do novo estádio começou ainda a ser discutida no final do mandato do Sousa Cintra, os projectos de pormenor do Alvalade XXI já são da responsabilidade de da Geração Roquete. Sabemos que devido à cobertura do estádio existe pouca capacidade de reter a luz. Por outro lado, não sei até que ponto o solo também terá qualidade, mas não percebo o suficiente destes assuntos.

      Sugiro que leiam http://ultimaroulote.blogspot.com/2010/10/do-batatal-ao-artifical-porque-so-nos.html para no fundo se poder reflectir sobre o que está aqui em jogo.

      Não nos podemos esquecer das inúmeras “derrapagens orçamentais” verdadeiramente obscenas que estiveram na base da construção deste estádio, com inúmeras rescisões e pagamentos de indemnizações, bem como as adjudicações aos amigalhaços das empresas de construção civil, alguns como Godinho Lopes e outros que tais, que chegaram a ocupar lugares de administração no Clube, e que chegaram a estar detidos por gestões danosas e falcatruas!

      Esta situação do relvado, transversal a todo o processo de construção do estádio (logo transversal a toda esta geração do Projecto Roquete), tem prejudicado, e muito, o futebol que a nossa equipa joga naquele estádio. Por isso, tem também prejudicado o Clube e a sua imagem. Depois de anos a fio de situações cómicas e caricatas, de inúmeros relvados substituidos, de pitiums e afins, porque não procura esta direcção os verdadeiros responsáveis deste problema? Porque, no fundo, é tudo farinha do mesmo saco!

      Ainda assim, gostei da atitude da equipa ontem, mais uma vez, e, se quisermos aproveitar esta confiança que começa a aparecer na equipa (sim, também reparei – e gostei – da circulação de bola em progressão, com apoios e, inclusivé com toques de calcanhar) TEMOS de ganhar ao vitória na próxima semana. Por isso, apesar da merda de relvado e apesar dos inúmeros golos falhados que me levam ao desespero, lá estarei no próximo jogo, para apoiar o Sporting Clube de Portugal!

      Sporting Sempre!

  2. O JEBardolas lá atirou com mais uma cuspidela para o ar…

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=471041

    … e, não é que a mesma lhe vai cair em cima outra vez?!?

    Infelizmente para nós, por efeito da realização do Euro’04 tivemos que gramar com uma “taveirada” de estádio, em que além dum fosso nem a orientação do estádio relativamente aos ventos predominantes foi tida em linha de conta, mais, nem se criaram zonas de circulação de ar, ou seja, duvido que a parte do Condicionamento Ambiental tenha sido levada em conta neste projecto… Resta saber se a orientação do estádio não terá sido alterada por causa de outros valores imobiliários, mesmo sabendo que se corria o risco de se ficar sem condições para o crescimento da relva… Isso sim, seria gravissimo. Mas desta gente que gere o SCP espero tudo do pior…
    Deste modo temos um dilema… Um estádio com as cadeiras às cores para parecer que não está Às moscas, e o pior de tudo, um relvado que não se regenera devido a diferenças de temperatura…

    Assim sendo, ou mudamos o relvado de 2 em 2 anos ou deixamos aquilo ficar tipo “batatal”… Se bem me lembro foi este mesmo JEBardo que afirmou que não iria deixar realizar mais concertos em Alvalade por forma a preservar o relvado (mais uma patacoada)… Uma afirmação sem sentido pois o problema é, de facto, estrutural, e não conjuntural…

    Agora vem, por ocasião de mais um discUrso num núcleo, com esta pseudo-novidade do relvado artificial… Epá surge-me logo uma questão, então mas se já no inicio da temporada passada este JEBardo se tinha referido a este assunto porque é que não fizeram nada entretanto?
    A “talho de foice” recordo o que o Mourinho (sim o treinador) falou que o relvado do Santiago Bernabéu parecia um “batatal” e 2 semanas depois (aquando da paragem para os jogos da selecções) tinha um relvado novo e tem sido um regalo ver os jogos dessa equipa nesse mesmo estádio… O último resultado lá foi 6-1…

    A minha conclusão, relativamente à prosápia de JEBardo e Cª sobre este assunto é simples, entre o estudar o assunto e uma tomada de posição vai um período muito longo, que pode ser encurtado ou aumentado em função dos resultados da equipa de futebol, mas se a banca não der o aval finge-se que não existe assunto… É assim que o SCP tem sido gerido por esta canalha, mas enfim 90% gostaram e gostam…

    Contudo, depois de ler isto…

    “Bettencourt revelou que foi feito um “estudo muito profundo” do assunto e que foi possível constatar que “há bons relvados artificiais de ultima geração com todas as condições, com um tapete onde os atletas possam exprimir o seu futebol”…

    Só tenho a dizer (mais uma vez) que esta gente não sabe o que anda a fazer, e quem é que se Lixa?

    Por acaso até sou formado em Agronomia, e quando leio as barbaridades que esta gente diz, a maioria das vezes para se desculparem, até se me arrepiam os pelinhos das costas…

    Se o problema é a diferença de temperatura, e se o estádio está mal concebido em termos estruturais porque é que não estudaram uma forma de aumentar a ventilação junto ao relvado, seja ela de forma natural ou forçada (artificial, com recurso a ventiladores)?!? E por aí fora podia desmembrar os toscos argumentos que esta pandilha tem utilizado sobre este assunto um a um sem ser preciso puxar muito pela massa cinzenta… Mas não me apetece dar ideias a esta corja de abutres…

    SL

    PS- Vamos ver a surpresa que o amigo do ‘padre da freguesia das antas’, o bartolomeu que devia de estar preso, preparou para os nossos leões mais logo… Não auguro nada de bom…

    • Gostei muito do teu comment. Ainda não o tinha lido antes de escrever o mesmo, por outras palavras lá mais para cima.

      Esta direcção, antes de tomar decisões tão importantes, poderia pedir explicações e responsabilizar quem está na base desta grave situação que é termos um relvado vergonhoso, ano após ano. A questão é que quem está na base é essa mesma pandilha que referes, uma vez que o processo de construção do estádio e a utilização do mesmo (dado que não houve direcções com estratégia distinta à do Projecto Roquete) é da responsabilidade de quem lá está há 15 anos!

      São os Godinhos Lopes e os Alves Ribeiros desta vida que beneficiaram das inúmeras rescisões de contrato e pagamentos de indemnizações durante a construção do Alvalade XXI. Mais, bem me recordo que quem era para fazer o projecto de pormenor (porque o projecto geral já existia desde o final dos anos 90) era a Ballast Nedam, uma empresa holandesa que foi responsável pela construção da Arena de Amsterdão, sendo por isso uma enorme desilusão ter de “levar com o taveira” (salvo seja)…

      Ora, estando previsto o trabalho com os holandeses em inícios desta década, não se sabia já à partida que a Arena tinha problemas muito graves de qualidade do seu relvado?? E, mesmo que tenham rescindido com a Ballast Nedam, não podiam ter previsto isto já que o estádio ficou construido em 2003 (ou seja, 8 anos depois da Arena de Amsterdão)???

      E aquela merda de fosso? porra!

      Sporting Sempre!

    • “…o estádio está mal concebido em termos estruturais…” HEHEHEHEEHEH… Barbaridade… Se estivesse mal concebido em termos estruturais estava era com as bancadas a cair, seu ignóbil… se realmente és “formado em Agronomia” devias-te dedicar mesmo a plantar batatas, e poupavas toda a gente de ter que aturar o teu baixo nivel…
      “…condicionamento ambiental..”? Hahaha! Andaste a ler livros brasileiros ohh “sabitcheu”… hahahaha Hás-de explicar em que projecto se fala em “condicionamento ambiental”. Realmente…

    • Granda golo!!!

      Temos o “Messi de Alvalade”… chama-se Valdez!!!

      Ali é que é o lugar dele!!!

      Já estamos em Novembro e ainda o “nosso” treinador anda a experimentar jogadores em novas posições…

    • Boa vitória.

      Entendo que subsistem ainda alguns problemas na transição defensiva, isto é, qquando a equipa perde a bola parece-me que deixamos muito espaço para o adversário explorar… talvez devido à subida dos alas e dos defesas laterais… Mas dos dois médios defensivos algum tem de colmatar a subida do lateral…

      Enfim, espero que continuem a vencer!!!

  3. lol realmente por vezes também é lixado ser jogador. a gente dá-lhes na cabeça aqui diariamente, e quantos remates não mandou o Valdes já esta época para a bancada, para tentar marcar um igual ao segundo de hoje.

    Nos vídeos do youtube, os golos do gajo na Atalanta são quase todos assim, surgir da esquerda para o meio, para rematar.

  4. Depois da exibição miserável do Bostiga não me admiro que renovem o contracto já esta semana.
    De qualquer forma houve momentos colectivos muito bons.As lesões constantes e algum autismo inicial do treinador não têm ajudado muito à consolidação da equipa.Vivó Sporting.

    • Exibição miserável?!! Vimos o mesmo jogo? Porra, ó Babb, continuas cabeça dura. Olha que a cabeça também serve para pensar e não só para afastar as bolas da grande área.

      • Contaste as vezes que perdeu a bola? As vezes que se mandou para o chão, simulações, más decisões e constante choradinho…não tenho paciência para este gajo…e incluo tb vuck!

    • Porra meu tás com a bitola mesmo por baixo.Um avançado (que é supostamente a posição desta bestiga) que não consegue meter uma merda dum golo a um metro da baliza e que tem tendência para ser o vencedor de concursos estúpidos da Tvi onde o melhor é quem faz mais malabarismos em conjunto com as barras (que são duas coisas em ferro,inertes e sem capacidade para raciocinar) é digno de andar ali nos campos com aquela camisola vestida? Mas se ele sair do Sporting vai para onde?

      • Os ódios de estimação são um fenómeno engraçado. Por muito que se prove o contrário, é um ódio de estimação e não há nada a fazer.
        Ora, aquilo que o Postiga tem mostrado, para além do empenho e pulmão inesgotáveis, é uma consistência cada vez maior e uma influência no jogo, a cada jogo, indiscutível.
        A lutar sozinho contra a defesa tem sido um verdadeiro guerreiro e é daqueles jogadores muitas vezes perseguidos pelos árbitros, que se tornam alvos da prepotência medíocre dos nossos ridículos juízes.
        Eu tenho admiração pelo Postiga, aposto numa época em cheio e, sim, espero que ele renove com o scp, para não ir jogar desta forma para outro lado em vez de fazê-lo aqui.
        Já se esqueceram do passe exemplar para o Valdés fazer o primeiro golo? Se isso não é ter influência no jogo, o que é que é?

      • Eu acho que ele na época passada marcou um, uno,one,un,ein,nje,en,een…golo!
        Só se for jogar para um país cuja lingua seja aqui impossivel de traduzir.

  5. Espero que o Sporting continue com esta atitude o resto do campeonato… Uma chapada de luva branca para os anti que se dizem Sportinguistas e pelos vistos tambem são especialistas em relvados…

    MAMEM

    • Se essa boca foleira era para a minha pessoa, deixe que lhe diga que não surtiu efeito…

      Antes perceber um bocadinho de relva do que não perceber nada de nada, e ir sempre meter uma colherada no prato de sopa dos outros (i.e., especialista em comentar os comentários dos outros)

      Vá-se mas é esconder… E se tiver fome já sabe, coma uma ‘sande de cagalhão’ pela goela abaixo, pode ser que fique melhor…

      • Antes comentar os comentários dos outros que comentar os comentários dos comentários dos outros… MAMA A BUCHAAAAAAAAAAA 2-1 tás lixado não tás??? Temos pena anti…

      • e vai para o caralho mais os comentários da relva… Não percebes nada de relvas nem de nada… vai lá fazer copy paste do correio da manhã e cala-te seu ignorante…

    • Querem fazer o favor de parar de contribuir para a porra da divisão interna neste clube? Já basta levar com os lampiões carregados ao colo pela comunicação social. Ainda temos que andar a gastar energia em mandar bocas entre nós?

    • Oh meu granda atrasado mental, para lá de gaguejar e fazer xixi e cama… que amnhã é dia de ires para o infantário…

      Anti? eu sou é anti missés-missés e JEBardos…

      Vai mas á assoar o ranho pois ainda te engasgas…

      • Hahahaha. já tava com saudades de ler ofensas gratuitas de quem não tem argumentos… Na altura em que se discutiu o relvado há uns posts atrás, tu não emitiste essa opinião, estavas á espera da decisão para emitires opinião contrária á da direcção… hahahhahaha. Já era altura de pensares pela tua propria cabeça, não??? és um TRISTE…

  6. Bom jogo e três pontos. A próxima jornada é para limpar o Guimarães com classe e aproveitar os pontos q os mitras perderem.

    Estamos a afinar; é urgente recuperar os jogadores que estão no estaleiro para ajudar a equipa a crescer. Se com isto embalarmos com uma boa dinâmica de vitórias ainda vamos ter uma palavra a dizer no caneco nacional.

    Em relação ao Valdés… é bom ver um jogador a ocupar a sua devida posição. Dá resultado, não foda-se? O gajo é mais do que decente, remata melhor do que qualquer outro cepo da equipa – ao nível do maniche – e arriscar fintar (é o único que o faz). Por mim chega para ter um lugar no 11.

    O Evaldo anda a regredir para a mediocridade. Se jogassem no mesmo flanco, o almighty Abel ou o fodidinho Pereira já o tinham encostado ao banco.

  7. Os meus parabéns.

    Só foi pena aquela situação do Marco Soares (que ninguém tem culpa).

    Vitória limpa e … bom resto de campeonato :)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s