De olhos no clássico

Não, este não é um post para aproveitar o resultado desta noite e embalar no enxovalho aos benfiquistas. Afinal, o enxovalho está dado e aproveitar estes momentos para gozar é típico de… lampião.
Este é, pelo contrário, um post para aproveitar o que se passou esta noite e deixar algumas perguntas a todos nós, Sportinguistas.

1- Se, há coisa de meses, tivessemos levado quatro batatas em Liverpool e se essa derrota se tivesse devido, em grande parte, à utilização de um central como lateral esquerdo e, hoje, o nosso treinador voltasse a fazer a mesma merda e levássemos cinco, o que diríamos do nosso treinador?
2- O que diríamos, também, se sentíssemos que a principal preocupação do nosso treinador na abordagem a um clássico, tinha sido a de preparar a equipa para defender deixando, inclusivamente, um dos nossos maiores craques, quem sabe o maior, de fora?
3- Ainda no que toca ao treinador, que díriamos nós se o nosso treinador fosse incapaz de assumir os seus próprios erros e, pior, atribuísse a mais pesada derrota de sempre em casa do adversário, a mais uma noite inspirada de um jogador cuja ausência, na temporada passada, é argumento dos adeptos desse mesmo adversário para justificar a não conquista do campeonato?
4- Nem só com frangos faz merda um guarda-redes. O que diríamos de Rui Patrício se o víssemos sair-se da forma patética que Roberto saiu no lance que dá origem ao primeiro golo? E o que já teria sido escrito na imprensa, se tivessemos sido nós a gastar mais de oito milhões de euros numa contratação destas?
5- Eu não sei se Villas Boas, caso tivesse vindo para Alvalade, estaria a ter o sucesso que está a ter no Porto. Mas sei que há algo que, das três ou quatro vezes que vi jogar os tripeiros, me saltou à vista: os jogos estão bem preparados e o adversário bem estudado.
6- Todos nós questionamos a política de contratações do Sporting e, mais ainda, a existência de alguém com conhecimento de mercado para trazer-nos o que precisamos. Quando olho para o Hulk e penso que o descobriram no Japão, só me lembro de um nome: Mota.

56 thoughts on “De olhos no clássico

  1. Concordo contigo. Agora expliquem-me porque é que não temos este treinador? Porque é que JM rende e de que maneira no Porto e porque é que nos temos afundado?
    Obrigado pela vossa ajuda

  2. cherba, acho que o maior problema de todos é ultimamente a opinião sportinguista se confundir tanto com a da imprensa desportiva.

    ainda ontem o avb aproveitou a conferência do final do jogo para lançar umas farpas para o maisfutebol. a imprensa desportiva nacional é demagógica, parcial e dá provas – todas as semanas!- que não merece a nossa confiança.

    em relação ao AVB como treinador, estou um bocado como tu: até podia não ter resultados extraordinários porque o plantel não é o mesmo, mas lá que os jogos do fcp estão sempre bem preparados, isso estão. em todos os sentidos…

    uma pergunta final, uma vez que já reparei que o proença só vai receber mimos pela sua belíssima arbitragem: como raio é que o coentrão não vê vermelho no lance do penalty? e, já agora, como é que o coentrão e o maxi pereira não vêm segundo amarelo depois de chutarem a bola, que já tinha saído, para as couves? ao contrário do que parece, esta merda não foi uma final, e acreditem que faria diferença se os lampioes tivessem que gramar com dois joguinhos sem laterais…

    • Já vi o Jardel (como jogador do Sporting) a ser expulso nas Antas por pontapear uma bola fora do campo. Saudoso Martins dos Santos…

      É verdade, podia ser bem pior para o Benfica.

    • já agora, porque é que o Coentrão não é expulso quando provoca penalty (4º golo do FCP) e impede a progressão do Hulk isolado para a baliza?
      E já agora (nº2) porque não é penalty o corte com as duas mãos na bola dentro da área do Recreativo de Carnide???
      E já agora (nº 3) porque é que esse corte não é punido com cartão vermelho???

      • nº2: é simples, as mão estão a proteger o corpo do jogador apenas. quem joga á bola sabe perfeitamente qual a reacção natural neste tipo de lances…não inventem coisas onde não as há.

  3. Também já me tinha lembrado dessa do Japão claro. Realmente não interesse se os gajos vêm do Japão ou do Burundi, interessa é que os olheiros/empresários com que nós negociamos percebam de bola, senão em vez de um Hulk estamos sempre a levar com Motas.

  4. Bem quando vi o Cabrao do moutinho fazer aquele festival todo pra levar o amarelo , filho da pu** !! Quanto as invençoes contra o Gent todos sabemos o que aconteceu nao é verdade .. Inventar que o Djaló é jogador , foi incrivel LOL !! bem enfim so espero que tudo corra bem dia 27 de novembro,e que o Paulo sergio nao invente mas primeiro temos de ganhar hoje o que nao vai ser facil !! abraço para todos

      • lulinha, aprende a interpretar, sff. E vai comprar o Pro Evolution Soccer. Parece que o Freitas Lobo aprova a versão 2011…

    • Tiago, pá, o Villas-Boas não deixou de ser inexperiente, arrogante e, muito menos, cenoura. O mérito que lhe aponto está escrito no post, tal como a dúvida relativamente ao que poderia fazer no Sporting mas, e no que toca à categoria, a minha opinião continua a ser a mesma: queria (quero) um treinador estrangeiro de créditos firmados.

      • já começam a elogiar o villas boas… é um começo.

        Não tardará muito o mesmo acontecerá com o freitas lobo.

        PArabéns Cherba. Pelo menos não és daqueles sportinguistas com pálas nos olhos.

      • Lulinha, epá…tu falas como se o AVB não tivesse vindo para o Sporting porque o Sporting não quis.

        Vê se entendes…o AVB não está no Sporting porque não quis, porque preferiu ir para o porto.

      • Completamente de acordo cherba. Até parece que a vinda do AVB faria com que tivessemos um Presidente que não nos envergonhasse, um DD que acertava em todas as escolhas, a relva deixava de ser 1 problema e as cadeiras passavam a ser todas verdes. AVB, o verdadeiro Special One.

      • sinceramente, não percebo como continuam a não querer ver o óbvio. mas, agora já nem é tão mau, o cenoura…entretanto, já vai ser melhorzinho. daqui a uns anos, vamos ser completamente estúpidos. e nem é a primeira vez…

        estatísticas:
        10 jogos do campeonato, 9 vitórias, um empate. a maior vitória de sempre do porto contra o benfica, que o ano passado até foi campeão a jogar que se fartava (25 golos marcados, 4 sofridos). à 10ª jornada são já 10 pontos de avanço sobre o(s) segundo(s) – o que perfaz um dos melhores arranques de sempre do porto (neste momento, salvo erro, não há melhor).
        taça uefa, 4 jogos, 3 vitórias e 1 empate (8 golos marcados, 2 sofridos).
        1 supertaça (por 2-0 ao campeão, em título)

        se é verdade que o villas boas ainda não tem muita experiência, também me diz a realidade que é, muito provavelmente, o melhor treinador a treinar em Porugal, e, de certeza, aquele com mais futuro.
        de qualquer forma, eu prefiro um tipo com o futuro dele, a um gajo qualquer com currículo ‘bonzinho’. é que não estou a ver nenhum treinador de topo, ou lá perto a vir para o SCP.

        essa treta de que o villas boas não veio para o SCP porque ele não quis é outra parvoíce, para, caso ele seja mesmo bom como tem vindo a mostrar, nos possamos desculpar por não ter contratado ou por não lhe ter dado os devidos créditos.
        não quisemos dar 1,2 milhões por ele, o que cobriria a cláusula do conctrato, e nem sequer se salvaguardou a vinda do gajo para o SCP, através de um contrato-promessa, enquanto o FCP andava a tentar ir buscar uns brasileiros, o que teria tornado a transferência muito mais barata, por ex., que a do paulo sérgio.
        o bettencourt foi, pela enésima vez, burro ao não ir buscar o AVB. se não conseguiu, tendo em conta as circunstâncias, a incompetência é também dele, por não ter conseguido convencer o ‘treinador da académica’ a vir para o SCP.

        o porto tem uma equipa brutal, mas se estivesse lá o paulo sérgio creio que nem em 1º lugar estava, aliás, quer-me parecer que já tinha sido corrido.

        vão continuaando as dúvidas casmurras sobre o gajo e ele semana a semana vai, aconchegado pelo seu pelo ruivo, mostrando a todos que é mesmo bom. e vai rindo com razão da situação.

        o freitas lobo, enfim, é mais um preconceito´’à sá pinto’, porque o gajo até sabe ‘muito de futebol’. discutível ou não, que sabe mais que costinhas e afins, disso não tenho eu dúvidas, está à vista de todos.

        vamos lá ver como corre isto hoje, mas cheira-me que vamos ficar todos a pensar em porque raio não tendo vindo o villas boas não fomos buscar o machado.

      • songue,
        desculpa que te pergunte, mas isso que tu afirmas sobre a nossa tentativa de contratar o Villas Boas é porque te apetece fingir que sabes o que se passou ou porque gostas de falar sem conhecimento de causa?

      • sendo então a única coisa acerca da qual, pelos vistos, não tenho razão, falo, mais ou menos, sem conhecimento de causa.

        novamente, se assim não foi, a culpa é novamente do Bettencourt por não o ter conseguido convencer. e se houve realmente factores que impossibilitaram a contratação do AVB, deveria o B. ter esclarecido porque não o contratou.
        de qualquer forma, os factos que conheço são os transmitidos pelo nosso presidente – perante os maus resultados do carvalhal resolveu telefonar ao AVB. porém, como os resultados melhoraram já não quis o AVB. antes do final da temporada, resolveu contratar o paulo sérgio.
        perante estas afirmações do bettencourt, até que sejam desmentidas, suponho que aquilo que afirmei ande perto do que aconteceu de facto.

  5. Caso não houvesse esta contenção do Cacifo relativamente à humilhação encarnada deixava de vir aqui. Irrita-me o anti-benfiquismo primário de muitos adeptos sportinguistas que na minha modesta opinião tem prejudicado muito o nosso clube (por exemplo, foi esse o único motivo plausível para termos aguentado um treinador mediocre como Paulo Bento tanto tempo).
    Eu este ano por causa do Moutinho, caso não seja o Sporting preferia o carnide campeão, mas isso é assunto encerrado desde a quarta jornada.
    Relativamente ao Jesus e ao AVB tudo é muito relativo. O AVB, eu fui dos que defendi a contratação dele (também aqui) como das poucas hipóteses portuguesas com alguma posibilidade de êxito, e não havia assim tantos na altura a preferirem esse caminho. Hoje, estou convencido que o negócio não avançou porque o próprio teve a percepção que ia para o Porto (o seu clube do coração) e provocou o divórcio com Bettencourt. E foi por isso que surgiu Paulo Sérgio, para mal dos nossos pecados. Mas ainda não estou convencido que é um novo Mourinho. Tem dado boas indicações é verdade mas ainda é cedo para avaliar. Quanto a mim, o real valor deste porto, que de qualquer das maneiras já é campeão, está de momento sobrevalorizado.
    Relativamente ao Jesus – que nunca foi treinador do meu agrado e que tem tiradas absolutamente hilariantes, mas que com todos os defeitos que tem era preferível ao nosso actual treiandor – acho que foi de facto infeliz na cartada do Sidney mas a crítica também o está a trucidar. A verdade é que dificilmente este fraco Benfica (com o qual levamos um banho de bola, lembras-te Paulo Sérgio?) poderia trazer alguma coisa do Dragão…
    Saudações Leoninas

  6. Eu apontaria mais a questão ao bolso e não tanto à localização geográfica.É diferente investir uns milhões,mesmo que nada de exagerado, num jogador como Hulk e ir buscar um(a) Mota de borla, por outras palavras, emprestado até final da época.Já nos vamos debatendo com esse problema à anos, a poupança nem sempre dá em fartura, ou quase nunca.E no caso do Sporting a poupança tem conduzido à miséria, mas pouca gente perita em finanças e gestão, como os que lá se pavoneiam eternamente, vê isso.A forma de encarar o comando da equipa é o espelho destas politicas, a aposta em treinadores em formação ou de segundo plano para liderar um clube como o Sporting mostra desrespeito por todos nós e pelo clube.

  7. O porto tem uma grande equipa e este ano deve papar tudo inclusive a taça euro. Não vale a pena ter grandes ilusões em relação a este aspecto. O Hulk é dos melhores do mundo podia mt bem ser titular num Real, Inter ou Manchester, não sei se para o ano o Porto o consegue segurar. Os olheiros do Sporting estão sempre a dormir. Há anos que não temos ninguém de jeito para fazer companhia ao Liedson (o Derlei já chegou em final de carreira).
    Em relação ao Vilas Boas, não é só com grandes planteis que se vê a qualidade dos treinadores (vejam o sporting do ínicio dos anos 90, ou os sucessivos dream teams do Real sem ganhar nada), parece que os tripeiros têm uma propensão desgraçada para descobrir Mourinhos…
    Há muitos anos que falta ao Sporting um treinador ganhador, com títulos no currículo. O Benfica com um plantel mediano, treinado pelo Trappatoni foi campeão. As equipas começam a ser construidas pelo Treinador, mas no sporting de há uns anos para cá procuram-se treinadores baratos, sem currículo e perfil para treinar um grande clube, que lute pelo título.
    Ainda me lembro das palavras do Sousa Cintra quando foi buscar o Bobby Robson à Holanda (treinava o PSV), “O Sporting precisa de um treinador ganhador, campeão”.
    Falta ao Sporting um Presidente que pense desta forma.

    • Pessoal,

      em relação ao AVB, digo-vos que se ele tivesse vindo para o Sporting neste momento já estava despedido.

      A imprensa seria implacável com ele depois da pré-época miserável que fez, iria entrar em Alvalade a tremer, não teria um Papa a resguardá-lo e com o nosso plantel não conseguiria fazer o milagre da ressureição que acabou por fazer nos tripas.

      A verdade é que AVB tem mesmo que agradecer muito a Jesus. Não fosse a arrogância e incompetência deste no jogo da supertaça e talvez o Benfas tivesse ganho e o AVB estaria então em muitos maus lençois. (ou já se esqueceram como andava o AVB na altura??? nem um feijãozito lhe cabia…)

      Agora, uma vez mais Jesus, dá-lhe a prenda de Natal, aliás uma prenda de uma vida, transformando um gajo que há poucos meses atrás esteve quase a ser considerado um erro de casting num novo Mourinho.

      E é assim o futebol português…

  8. Grande cherba, percebo o post mas nós temos os nossos próprios problemas para resolver. Não vale a pena pensar no “que diríamos se…” em relação ao clássico.
    Vale mais pensar no “que dizemos nós quando…”

    a) vemos que contratámos um treinador que, em 10 jornadas, ainda não definiu um sistema táctico nem um 11 base.

    b) vemos que contratámos um treinador que tem um discurso miserável.

    c) vemos que quando algum jogador faz uma exibição de sonho (Valdés, Salomão) é imediatamente relegado para o banco

    d) vemos que temos 4 avançados com rendimento péssimo e não contratámos ninguém

    Em suma…quando vemos tanta merda a ser feita desde o início da época e nada se muda.

    • O pior é que depois de chegarmos à conclusão no final da época passada que o Polga já estava acabado (e estava, pk fez uma época de merda), e de irmos buscar dois centrais altos e supostamente bons(NAC e Torsi), para substituir o Polga (que estava de saída), acabamos hoje por voltar a colocá-lo a titular (porque o Paulo Sérgio chegou á conclusão que o coxo do Polga é melhor que Nuno Coelho e Torsiglieri e o que mais assusta é que ele é bem capaz de ter razão).
      Mas afinal que merda de preparação de época é esta??? como podemos lutar por alguma coisa se temos de ir buscar um central recauchutado para fazer o lugar de duas novas contratações?
      Assim não há clube que resista.

      • …ou a arte de em 3 não ter um!São uns sábios estes dirigentes do sporting!

        E quase que podes aplicar isso aos guarda-redes e aos pontas de lança..em números são 9 jogadores de faz-de-conta num plantel!É lindo não é?

  9. porra a dizerem mal do polga? da-se o a.santos, djaló, n.a.coelho e postiga sao dos jogadores mais fraquinhos que passaram por alvalade e vocês comem e calam?se trocasses os nomes que referi por jogadores “bonzitos”, seríamos campeoes ou lutariamos por isso até ao fim!
    só nao vê que nao quer!!!!SL

    • concordo, mas para sermos campeões tinhamos de despachar mais de meia equipa, incluindo Abel (k não sei porque carga de água voltou a ser titular), Zapater (claramente inferior ao M. Veloso), e Saleiro (clone do Postiga).
      Mas insisto que a época foi preparada por amadores. contratarem dois novos centrais para agora constatarem que são inferiores ao Polga, que está em fase descendente de carreira há mt tempo(enterrou a epoca passada que se fartou).
      O objectivo n era contratar para melhorar as posições mais frágeis? para gastarem milhões em gajos para aquecer banco mais valia estarem quietos.

  10. Ponto 5 – Análise certa, mas acrescentava ainda:

    -Os jogadores jogam nas posições certas e sabem o que fazer em campo;

    -Todos os jogos têm 90 minutos;

    Não interessa fazer juizos sobre o que faria ou onde estaria AVB se optasse pelo nosso clube, mas tenho a certeza que:

    – Já teríamos um onze definido;

    – Nunca jogaríamos com abel,polga,djaló e postiga.

    ….e isso já me deixaria satisfeito!

  11. In Record:
    Rogério Alves, presidente da assembleia-geral da SAD do Sporting, ficou bastante satisfeito com a goleada sofrida pelo Benfica no Dragão, frente ao FC Porto (5-0).Em declarações à Rádio Renascença, o advogado afirmou mesmo que um Benfica “fanfarrão levou um banho de humildade”.
    “Não escondo a alegria desportiva por ver o Benfica naquelas aflições”, justificou Rogério Alves.
    Isto será necessário? É por demais obvio que qualquer Sportinguista que se preze fica entusisamado com estes feitos dos lampiões, mas para quê vir mais uma vez mostrar que estamos do lado dos corruptos? Porque motivo nunca se houve alguem ligado à SAD criticar e mostrar abertamente que não podemos pactuar com clubes que nos humilham e nos enterram mais um pouco sempre que podem?

    • É triste ouvir comentários destes ainda por cima quando o próprio clube vive na ressaca de uma humilhação com o Gent e de exibições miseráveis, intervaladas por uma ou outra vitória esporádica.
      É caso para perguntar: E o sporting vai bem não vai Sr. Rogério Alves? Pelos lados de alvalade não existem aflições nenhumas?

    • este gajo é um palhaço e ainda falavam dele para presidente!! só de olhar para aquela carinha de parvo apetece dar-lhe um par de estalo tao fortes que lhe partam os oculos!

    • foi este tipo de pensamento que nos fez acreditar nos últimos anos que até é bom ficar em segundo, tristeza saloia e mais… este gajo não sabe fazer contas!

  12. Epa, deixem la o Alves regozijar-se à vontade. No fundo disse aquilo que todos nós sentimos. E sendo realista, o melhor resultado seria mesmo a humilhação da agremiação de carnide. Porquê? Porque era o resultado que nos deixaria mais próximos do verdadeiro objectivo da época: ir à Liga dos Campeões. Antes de sequer sonhar em chegar ao 1º lugar temos que chegar ao 2º.

    Claro que esta situação não é a desejável. Claro que preferia estar em 1º ou pelo menos a lutar pelo lugar. Mas realisticamente não é isso que se passa. Como tal, há que foder o carnide que é o nosso adversário directo pelo 2º lugar.

    É bater nos filhos da puta quando estão em baixo…

    • Ainda não repararam que os nossos adversários são o guimarães, braga e académica…ou esqueceram-se do banho de bola que levámos na luz??

      Acordem!!!!

  13. Pingback: Tomo I » Blog Archive » HI5!®: «o mérito é de toda a Equipa!»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s