A paixão

 Sou do Sporting desde os cinco anos.
Não me perguntem o que me levou a escolher o clube do leão, pois os 28 anos passados sobre essa data não me permitem ter noção da razão da minha escolha.
Escolhi, pronto. E, quase três décadas volvidas, sinto-me amargurado com o meu clube como penso nunca ter-me sentido.
Parece que, a cada novo dia, há um motivo extra para irritar-me, como que convidando a desligar-me, aos poucos, de algo que faz parte de mim desde sempre.
A verdade é que, por mais que queira, não consigo ficar indiferente ao que se passa com o meu Sporting, muito menos na véspera de um jogo onde temos muito a ganhar, a começar pelo respeito pela camisola verde e branca.

Se cresci a achar que podíamos ganhar a tudo e todos com equipas onde cabiam Leal, Miguel, Barny, Eskilsson, Ali Hassan, João Luís II, Vital, Quim Berto, Rodolfo Rodriguez, Ivo Damas, Luís Miguel, Luís Filipe, Nené, Vinícius, Leão ou Bruno Marioni, entre tantos outros, treinados por pérolas como Cantatore ou Waseige, porque razão teimo eu em duvidar dos actuais jogadores e treinadores?
Se sempre apostei que ganhava ao Nápoles de Maradona e Careca, ao Inter de Klinsmann e Matthäus ou a qualquer Porto de Mourinho, porque razão hei-de fazer o contrário perante o Porto de Hulk e Falcão?

“É uma questão de paixão”, respondo a mim mesmo.
A mesma paixão que fazia encher o velhinho Alvalade.
A mesma paixão que me fez acreditar, mesmo quando não ganhávamos nada.
E amanhã, dia em que volto a Alvalade, é precisamente isso que peço que me devolvam.
A paixão.

73 thoughts on “A paixão

  1. Eu continuo a achar que face ao contexto actual do clube e à pouca valorização que os jogadores tiveram nas últimas épocas, quer o negócio Veloso quer o negócio Moutinho foram razoáveis. No caso Moutinho, o problema é que foi para um rival directo.
    Até ver, nenhum deles demonstrou na minha óptica ser melhor jogador do que eram em Alvalade. Moutinho está a beneficiar muito do momento positivo proporcionado pelo trio de avançados do Porto. Não acredito que algum dia seja vendido por um valor superior aos 10 milhões…
    SL

    • Confesso que, desde o ponto de vista do Pál Serge, acho mais estranho não convocar o Abel. Passar de titular a não convocado num par de jornadas deve ser difícil de engolir.

      • sou eu a pensar alto, ou não convocar um jogador como o yannick para um jogo destes, ainda que não entrasse mexe com a sua auto-estima e, logo, rendimento?!

        foda-se! esta merda pode ser dita sobre qualquer jogador!

      • não é bem assim, meu caro. basta pensar em experiência e maturidade para lidar com adversidades.

        é claro que eu não sei o que se passou durante a semana para criticar esta opção técnica. agora que é muito estranho um puto com futuro que andava a jogar bem, chegou a ser titular e de repente deixou de jogar, sendo não foi sequer complicado para este jogo, é!

      • Simples. O Salomão não defende e não (ainda) tem cultura táctica suficiente para jogar contra os alas do porto. Como nunca iria entrar, para quê convocá-lo? Certamente que o Paulo Sérgio explicou isso ao puto, pelo que duvido que mexa com a auto-estima do míudo… sobretudo porque se o Salomão está neste momento na equipa principal do Sporting deve-o ao PSérgio.

      • percebo a tua explicação.

        porém, discordo de duas coisas.
        1. nos vários jogos em que o salomão jogou, inclusive na pré-temporada, defendeu sempre, aliás até me surpreendeu por aparecer sempre a fechar e a ajudar o lateral. quem diz o contrário é porque não estava com grande atenção.
        2. não me parece que o p sérgio seja propriamente didáctico a esse nível. aliás, em vários jogos em que o SCP perdeu pontos, praticamente nunca se chegou à frente e, recorrendo a uma nossa conhecida e indigna expressão, não deu o peito às balas, de forma a aliviar a pressão sobre os jogadores.

        mas pronto, vamos lá dar mais uma oportunidade ao tipo. se ganhar ao cenoura, aquele que na minha opinião podia e devia ser o treinador do SCP, conseguirá uma boa margem de manobra de resultados. aliás, poderá residir aí a fonte do clique.

        sincera e racionalmente, não acredito.

        ainda assim, pelo coração, vou ao estádio e, como sempre, vou acreditar, cantar, bater palmas, mandar o árbitro pró caralho umas vezes, e só espero voltar de sorriso rasgado, a comentar que temos de apoiar um pouco mais o sérgio!!!

  2. és tu a pensar alto. e a pensar bem.

    parece-me a mim que o forcado pensa que entre o djaló e o salomão só pode jogar um. e como o djaló marcou…

    e é uma pena ver um miúdo ser queimado desta forma.

  3. Ó Cherba…eu acho que não é a paixão que muda, é a inocência que perdemos…ano após ano…e com a idade vem a maturidade, e a paixão é a mesma…e o mundo é verde e branco…mas a inocência é que já não é a mesma…e é mesmo assim.

    Dignificar a camisola, amanhã.
    É só o que quero.

    Saudações Leoninas,
    PedroG

    • Para além disso houve uma mudança qualquer de paradigma no Sporting. Faltam-me argumentos objectivos para demonstrar isto mas a sensação que tenho é que comparar o ambiente do velhote Alvalade ao do Alvalade XXI é mais ou menos o mesmo que comparar um bife na Portugália de há uns vinte anos com o amostra de carne que se serve hoje em dia.

      A malta aburguesou-se um bocado com as cadeirinhas coloridas, os cachorros quentes ao intervalo, os bilhetes electrónicos e o caraças. Ninguém está para grandes fretes à entrada, ninguém pode entrar à socapa. E ainda para mais temos um speaker chaaaaaato comó caralho que nos diz quando devemos fazer barulho ou não, etc.

      Claro que não foi por estas merdices ou por termos mudado de estádio que se foi a mística de outros tempos. Tudo isto são só sintomas de alguma coisa que se passou, de alguma coisa que mudou, de alguma coisa que se perdeu. Alguém com olho mais clínico do que eu de certeza que te consegue expor isto de maneira mais capaz.

  4. Os negócios Moutinho e Veloso irão ser maus para sempre, ou como diz o outro, forever.

    Não me interessa o desempenho que eles poderão vir a ter, se bom, se mau.

    Lembro-me é dos negócios que foram feitos. Foram péssimos, assim como o timing das venda.

    Se era para vender que os tivessem vendido logo a seguir a uma das taças que ganhámos, ou quando houve clubes com mais dinheiro a persegui-los (Everton como exemplo).

    Sim, o porto ganhou a uefa, champions, e vários outros títulos e isso contribui e de que maneira para a subida dos valores dos passes dos seus jogadores, mas vamos lá falar como homens… Paulo Ferreira por 20€? Foda-se…

    (Esses valores nem sempre correspondem ao valor do objecto de compra, como muita gente sabe. Lavagem de dinheiro + empresas + agentes fifa + bancos + líderes dos clubes = Danny (?!))

    Jogadores novos, titularíssimos pelos seus clubes, internacionais pelo seu país, com alguns títulos ganhos, num clube como o porto não são negociados a menos de 20M de euros.

    Trocando isto por miúdos, aguardem para saber por quanto o Hulk, Varela, Falcão e Moutinho serão vendidos.

    • É pá, pois, mas a realidade é que nós não ganhamos nada. E na grande montra que é a Liga dos Campeões fomos eliminados logo na pré-eliminatória. Posto isto, precisando de fazer dinheiro e face à quase nula visibilidade dos jogadores (um não foi ao mundial, e o outro foi mas é como se não tivesse ido) os negócios não foram maus. Era isto que eu queria dizer. Parece-me evidente, desculpem lá. Eu também queria

    • É pá, pois, mas a realidade é que nós não ganhamos nada. E na grande montra que é a Liga dos Campeões fomos eliminados logo na pré-eliminatória. Posto isto, precisando de fazer dinheiro e face à quase nula visibilidade dos jogadores (um não foi ao mundial, e o outro foi mas é como se não tivesse ido) os negócios não foram maus. Era isto que eu queria dizer. Parece-me evidente, desculpem lá. Eu também gostava que os jogadores fossem vendidos por 30 milhões cada, mas azar ninguém dava nem metade por eles. Não há milagres nem milagreiros.
      Com isto não quero dizer que a venda de Moutinho para o Porto seja pacifica. Obviamente que não é. Também não sei se havia alternativas. E o facto de um jogador valer numa época 20 milhões não quer dizer que na seguinte o valor dele não seja metade. É um risco. Há sempre grandes esperanças no início das épocas. Agora atendendo ao rendimento médio de ambos os jogadores na última época os valores das transferências parece-me razoáveis.
      Saudações Leoninas

  5. Sim, foi das poucas conferências de imprensa que gostei do forcado. Se calhar porque falou pouco e focou-se no essencial que é ganhar. Agora, vamos ver se a equipa que entrar em campo reflecte esse desejo, o que eu duvido muito. Falar bem e depois agir em contrário é merda.

    Por outro lado, não entendo o gajo. Primeiro fala em despedimento e depois fala como se estivéssemos em primeiro. Está feita a estratégia: confundir toda a gente. Espero que essa confusão não se alastre aos jogadores.

    Mas lá está. Se ganharmos será um mind-game do caralho. Se perdermos será mais um tiro do pé.

  6. Presidente do Genoa furioso com Veloso

    e este vir cair ao benfica em janeiro??? se calhar a nossa sorte é o jesus nao o querer la senao ele bem ia….

  7. SONDAGEM:

    Foram feitas várias sondagens na minha faculdade(Instituto Superior Técnico) e hoje no respectivo jornal saiu, entre muitas coisas, o seguinte:

    Clube de preferência :

    Carnide 53%

    Sporting 38 %

    Corruptos 9%

    Chegaram também a conclusão que cerca de 1/3 drogam-se..!!

    A minha conclusão é a seguinte:

    Apesar desta dinâmica ganhadora do Porto nos últimos 20 anos, que é também a idade média destes alunos, o pessoal tem olhos na cara e percebe que aquela merda não passa de uma fraude.

    Apesar de nos últimos 20 anos o Sporting ter arrecadado apenas 2 campeonatos, a malta jovem ainda gosta do Sporting.

    Provavelmente neste 1/3 de ”fumadores” devem estar incluídos uma boa percentagem de Sportinguistas que têm recorrido a este tipo de ”fármacos” para conseguirem ver os jogos do Sporting nestes últimos anos sem desesperar !!

  8. Cherba,

    Tenho a tua idade, sou do Sporting desde a mesma altura. Entre a primeira classe e o fim da universidade o Sporting nunca foi campeão!

    Comemorei uma vitória 2-0 sobre o Marítimo como se tivéssemo ganho a Champions de agora.

    Tive amigos benfiquistas a torcer pelo meu Sporting naquele dia do golo do Sabry. Só para me verem finalmente campeão.

    A paixão, meu caro, como em tudo na vida, mantém-se enquanto olhas mais para as virtudes do que para os defeitos.

    Quando te passas mais com os falhanços do Postiga do que exultas com a inteligência do seu jogo, há pouco a fazer.

    Mas de certeza que te regozijavas com as correrias do Cadete e lhe perdoavas os golos falhados na pequena área.

    O segredo é esse: olha para o que de bom se faz, olha para o que de bom têm aqueles que usam a camisola de que tu tanto gostas.

  9. “Fernando, então vais torcer por quem este fim-de-semana?
    – Então e isso pergunta-se?
    – Pergunta-se, pois.
    – Pelo Sporting, claro! Joguei em muito lado, mas sou sportinguista. Fui criado em Alvalade, é preciso não esquecer. Sou do Sporting e não do FC Porto.”

    fernando mendes entrevistado na edição de hoje do ionline.

      • Jasus n’Ossa Senhora….

        E eu que não queria viver o suficiente para ouvir alguém apelidar o FMendes (o JOGADOR-TRAIDOR!, não o apresentador) de “GRANDE” (!!!!!!!???) sportinguista.

        Larga as drogas, pá, deixas-me deprimido o resto do dia.

        Pode ser que passe com uma vitória logo….

      • Trolha

        Ele até se pode dizer sportinguista, mas quando, em época difícil (pós-Jorge Gonçalves), se colocou a hipótese de transferir-se para o outro lado da 2ª circular, o paneleiro foi.

        E não me lembro de alguns brindes com que nos presenteou a partir da capoeira e, mais tarde, do estádio dos morcões (já foi há uns tempos), mas asseguro-te que ainda me dói o cu. É um ingrato, cuspiu no prato que lhe deu de comer, e nos adeptos que dão grandeza ao clube que o fez crescer, permitindo-lhe ser alguém (enfim, mais ou menos “alguém”…).

        Para mim, é um mercenário, ou, melhor ainda, uma puta.
        Mesmo que eu esteja a exagerar, uma coisa te digo: “grande” sportinguista não!

      • Estou a ver.

        Eu disse que ele era grande sportinguista e sempre o disse nos media, não menti. Nunca o ouvi dizer que era portista ou lampião em entrevistas ou reportagens, e sobre ele já deram algumas, sobretudo nos chulos da sport tv.

        Também te dou razão em todo o caso.

  10. como eu te compreendo cherba,

    neto de socio cinquentenário(já falecido), filho de socio cinquentenário, irmão com 41 anos de sócio, fui sócio até ao dia em que recebi o meu emblema de PRATA. nem imaginam o orgulho que tive nesse dia bem como o gozo que me deu, sendo eu puto no meio de socios com idade para ser meus pais.
    nesse dia decidi terminar a minha ligação com o clube enquanto sócio (já passaram quase 2 decadas) e que tanto me custou pois eram já epocas em que o declinio do MEU SCP era por demais evidente após ter vivido grandes momentos no velhinho alvadade, no velhinho pavilhão ao lado do pelado frente a curva sul, na nave de alvalade, por todo o portugal, sempre RESPIRANDO SCP.
    tivemos igualmente quilo a que considero ser “fruto do acaso” ao ser 2 vezes campeões na decada de 2000 pois provou-se não termos tido capacidade para consolidar esse mesmo impulso.
    quando inauguraram o novo estadio ainda adquiri game-box adepto durante 3 anos mas mais uma vez a falta de vitórias me deixou sem vontade de continuar a assistir a pessimos espectaculos.
    hoje, vou pontualmente ao estádio mas com um espirito bem diferente do antigamente, quando as coisas correm mal (quase sempre) saio resignado e com consciencia de que não podemos aspirar a mais !!!!!!!!!!!
    continuo a viver SPORTING, a respirar SPORTING e para aqueles que dizem que o SPORTING irá acabar como o belenenses, “perdoa-lhes meu deus, pois eles não sabem o que dizem”.

    saudações leoninas

    Ps. Não pertenço a linhagem do visconde de alvalade e na sequencia da tradição familiar, as minhas 2 filhas já são sócias do MEU sporting.

  11. Nomeados para os melhores do Brasileirão (não há aqui gajos p’ró Sporting?):

    Melhor guarda-redes:
    Fábio (Cruzeiro)
    Jefferson (Botafogo)
    Victor (Grêmio)

    Melhor lateral-direito:
    Jonathan (Cruzeiro)
    Léo Moura (Flamengo)
    Mariano (Fluminense)

    Melhor central pela direita:
    Alex Silva (São Paulo)
    Chicão (Corinthians)
    Dedé (Vasco)

    Melhor central pela esquerda
    Leandro Euzébio (Fluminense)
    Miranda (São Paulo)
    Réver (Atlético-MG)

    Melhor lateral-esquerdo:
    Kleber (Internacional)
    Diego Renan (Cruzeiro)
    Roberto Carlos (Corinthians)

    Melhor médio pela direita:
    Fabrício (Cruzeiro)
    Jucilei (Corinthians)
    Willians (Flamengo)

    Melhor médio pela esquerda:
    Arouca (Santos)
    Elias (Corinthians)
    Marcos Assunção (Palmeiras)

    Melhor extremo-direito:
    D’Alessandro (Internacional)
    Montillo (Cruzeiro)
    Paulo Baier (Atlético-PR)

    Melhor extremo-esquerdo:
    Bruno César (Corinthians)
    Conca (Fluminense)
    Douglas (Grêmio)

    Atacante 1:
    Eder Luis (Vasco)
    Jonas (Grêmio)
    Thiago Ribeiro (Cruzeiro)

    Atacante 2:
    Kleber (Palmeiras)
    Loco Abreu (Botafogo)
    Neymar (Santos)

    Melhor treinador:
    Cuca (Cruzeiro)
    Muricy Ramalho (Fluminense)
    Renato Gaúcho (Grêmio)

    Jogador Revelação:
    Bruno César (Corinthians)
    Dedé (Vasco)
    Neto (Atlético-PR)

  12. São 15 horas e 30 minutos. Decidi agora que vou a Alvalade. E vou por isso mesmo. Pela Paixão. Aquela que não se explica. Vou a contrariar tudo o que em mim diz que não é merecedor da minha presença. Mas vou. Porque só um amor destes me move desta maneira. Mais do que o JEB e Costinha, mais do que Carriço’s e Liedson’s. Mais do que o FCPorto e muito mais do que o Moutinho. Eu vou pelo Sporting. Aquele Sporting que se senta à volta do Relvado.

    Um amor de toda uma vida: http://dopacosworld.blogspot.com/2010/09/amar-durante-toda-uma-vida.html

    Quando o arbitro começar o jogo, eu vou pensar: Sporting Sempre, Foda-se!

  13. Vamos lá todos acreditar e deixar essa paixão que todos temos dentro de nos sair e as cegas acreditar no Sporting!! Hoje e sempre!! Não importa as advercidades todos juntos a cantar e a puxar pelo Sporting.. Não posso ir ao estádio pois sou do norte.. Mas gostava de ver todo o estádio puxar pela equipa e fazer o Moutinho borrar os calções de medo caralho!! Por favor mostrem hoje o que é o Sporting e o porque desta paixão imensa não me deixar nunca desistir!!

  14. Invenções – Três trincos (Santos, Mendes e Maniche),
    à frente Valdes, Liedson e Postiga…
    Nunca jogámos assim esta época! Vai ser maniche e valdes encostados às linhas e liedson+postiga a atrapalharem-se constantemente e longe de toda a gente.
    Pq inventar nos jogos importantes??
    Andei a correr pelo frio inglês para chegar à internet para poder ver o jogo e bela surpresa. Enfim, volto às 22,30 para ver a ultima meia hora que é melhor.

  15. É por isto que não há paixão.

    Antes do início do jogo já estava aqui o Careca a desancar no Paulo Sérgio.

    Estamos quase no início da segunda parte, dominámos o FCP por completo. Só criaram uma oportunidade por ressalto e nada… ninguém a exultar… nada!

    Vamor lá cambada!

  16. Jogar com este maniche sinceramente equivale a jogar com menos 1. Que vergonha. E claro o Pedro Mendes não tem ritmo para aguentar 90 minutos. Agora o PS vai ter de mexer e vem lá merda

  17. Finalmente saiu o porco e temos 1 jogador a mais. Agora vamos ver se o PS sabe aproveitar a vantagem e não cai na manha do porto

  18. Foi pena a distracção no golo dos porcos, o Vuk ter entrado amuado e não querer passar a bola a ninguém (a jogada aos 86 em que faz a mesma finta 4 vezes), e a equipa não ter conseguido jogar contra 10 (20 minutos sem criar nenhum desequilibrio em função da superioridade numérica)…
    Mas de resto, muito bom jogo da equipa com destaque para valdes, carriço e andre santos.

  19. E ainda estão contentes. Clube anedótico. Jogaram com 3 médios defensivos. Ao pontapé para a frente. Mais de 25 minutos contra 10 dos corruptos e, mesmo assim, nem uma oportunidade. Clube pequenino…

  20. Porque não entrámos na 2ª parte como na 1ª ?…alguém me sabe responder?
    Fodasse, cum caralho.
    E o corrupto ao lado do cotonete, que nojo, cabrão tratou mal o nosso Paulinho e mesmo o merdas jeb…
    Que submissão.

  21. Mas até considero isso normal. De quem estava a 13 pontos e tinha discursos irrealistas de “sermos campeões”. Mas vocês lutam por alguma merda? O vosso único e exclusivo prazer é falar mal do Glorioso, que até tem direito a posts específicos por perder na Europa. É confrangedor chegarem a este nível. Têm que rejubilar com as derrotas nossas para terem um pouco de felicidade.

  22. acho que as nossas equipas, ano após ano, deviam continuar a ser anjinhos, jogar a bola fora quando um rival está no chão em pleno contra-ataque, sofrer golos pelo mesmíssimo lance, mas desta vez o rival não jogou a bola fora e prosseguiu o contra-ataque originando golo.

    acho que assim vamos longe, os adeptos continuam contentes, pois continuarão a ir lá gastar dinheiro.

    já mesmo depois do golo (mais um golo cheio de ciganice), a equipa continuou a dar a bola ao adversario em actos de boa fé e fair-play. anjinhos do caralho. o yannick já nos ultimos 10 minutos, deu a bola para fora, mas já que fez isso pelo menos enviava para próximo da bandeira de canto, não, enviou mesmo ali para perto do banco do porto.

    até tenho pena destes miseráveis. são mesmo umas fadinhas dos dentes.

  23. Boa primeira parte, exibição do costume na segunda parte…nada de novo…além de ficarmos a saber que além de não sabermos jogar em inferioridade numérica, também não sabemos jogar em superioridade. Haja coerência…e paciência.

    Se o Paulo Sérgio não ganhou hoje ao FCP….nunca mais ganha. É o que é…não sabe mais.

    Saudações Leoninas

    • deixa lá que o cenourinha-treinador que estava no outro banco também pouco ou nada sabe, a começar pelo 11 inicial e pela forma como pôs os porcos a jogar na expectativa já para não falar na leitura patética que fez ao fim do jogo.

      • Sim, é verdade…também ficou provado que é possível travar o (super…ou nem por isso) FCPorto. Enfim…este é um resultado normal…os outros (Guimarães, Beira-mar, Paços de Ferreira, Olhanense…etc…) é que não são. E com isto vão 17 pontos perdidos em 12 jornadas.

        Temos de ter paciência…

  24. Tal como já tinha equacionado o empate era o pior resultado possível. Não recuperamos terreno e não é suficientemente mau para a cabeça de Paulo Sérgio poder rolar. A sua continuidade, como já se percebeu, compromete quaisquer aspirações para o resto da época. Além do mais, continuamos atrás do Guimarães ao qual fomos contratar este fabuloso treinador por 600 000 Euros. Em outros tempos, estar a 13 pontos da liderança no decorrer ainda da primeira volta do campeonato, com a possibilidade de amanhã ficar a cinco do segundo (ou seja, a depender de terceiros mesmo para o 2.ºlugar) seria motivo mais que suficiente para um levantamento em Alvalade. Mas infelizmente transformamos-nos nisto. É todavia de louvar os – mesmo assim – mais de 35 000 adeptos que se deslocaram a Alvalade (sendo que para aí 5 000 ou mais eram do Porto) para apoiar uma equipa que durante 90 minutos não conseguiu fazer um cruzamento com jeito para a área adversária e que a jogar contra dez a precisar impreterivelmente de ganhar não consegue efectuar um lançamento lateral de acordo com as leis do jogo. A Juve Leo já nem põe tarjas identificativas da claque. Se por acaso foi alguma forma de protesto, contra este treinador de terceira categoria que até a fazer uma simples substituição demora uma eternidade, acho que fizeram muito bem. Dizem que rematamos sempre muito. Sim, mas e daí? Em 10 remates o André Santos ou o Postiga acertam 1 na baliza, sendo que nem esse dá golo.
    Bettencourt com as declarações imbecis de meio da semana teve o que semeou e hoje foi o principal culpado para o sporting não ter ganho. Fomos uma equipa de tótós em homenagem ao presidente. A vergonha de estar sentado ao lado de Pinto da Costa foi a cereja em cima do bolo. No fim isto tudo, já há sportinguistas por essa blogosfera a exultarem por termos ganho um ponto ao Guimarães o que diz tudo relativamente ao estado a que o nosso grandioso clube chegou..
    Saudações Leoninas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s