Mas quem és tu, oh meu porco gordo, para dar lições de Sportinguismo a quem quer que seja?

[…] verificamos que todos os dias há critícas de falsos sportinguistas, muitas justas, outras nem tanto, de pessoas que dizem que são do Sporting, mas não parecem“, Maniche, in Record.

É, realmente, uma vergonha, fazerem deste “Sportinguista desde pequenino” o porta-voz da equipa e da própria direcção. Aqui nem está em causa a idade ou o peso. Está em causa o rendimento desportivo e a cena miserável do jogo com o Guimarães, uma espécie de ponte da glória depois da expulsão no Estádio da Luz e da agressão na recepção ao Porto. Por outras palavras, Maniche não serve de exemplo, muito menos de exemplo de grande Sportinguista. Já o disse e repito: de cada vez que ele bate com a mão no peito, sobre o símbolo do leão, só me dá vontade de pregar-lhe socos atrás de socos.

Mas o porta-voz, que tem direito a entrevista no jornal oficial do clube e no Record e  não se fica por aqui.
Passa a mão na cabecinha das claques e, em simultâneo, volta a etiquetar de maus Sportinguistas todos aqueles que não admitem ver o Sporting num leão moribundo, capaz de encher a barriga com restos; “O apoio que realmente sentimos e agradecemos é dos adeptos, que se esforçam para estar ao nosso lado em todos os estádios onde jogamos, perto ou longe de Alvalade, ao sol ou à chuva. É por eles que continuamos a lutar e é deles que esperamos ajuda à equipa nestes momentos mais difíceis”.

Aponta o dedo à sorte madrasta, desculpa-se com as mudanças e com as lesões e, espetando-me mais uma farpa no peito, tenta fazer-nos crer que aquilo que temos visto é bom futebol. (não me apetece transcrever, já basta ter lido).

E tem a distinta lata de voltar a falar nos orçamentos. “No Sporting não temos os meios de Fc Porto e Benfica para ir ao mercado. Não são desculpas, antes um incentivo para todos nós darmos a cara e continuarmos a trabalhar diariamente de forma honesta  para sermos uma grande equipa, porque o Sporting tem grandes jogadores. Olhamos uns para os outros e perguntamo-nos como é possível não estar directamente na luta pelo primeiro lugar, como é possível não ganharmos determinados jogos”.

Pois é, oh Maniche, nós, os Sportinguistas que tu apelidas de falsos e que andam há anos a apoiar a equipa enquanto tu preferias encher os bolsos pelos quatro cantos do mundo (mas sempre com o coração em Alvalade, claro), também se questionam como é possível ganharmos tão poucos jogos (não são só determinados, meu caro), como é possível continuarmos a levar golos de bola parada uns atrás dos outros, como é possível não sermos capazes de aproveitar esses mesmos lances a nosso favor, como é possível nunca jogarmos mais de meia hora por jogo… É que, se tudo fosse uma questão de orçamento e de capacidade de ir ao mercado, apenas devíamos perder dois ou três jogos por ano, não era?

51 thoughts on “Mas quem és tu, oh meu porco gordo, para dar lições de Sportinguismo a quem quer que seja?

  1. pois é mas “o verdadeiro capitão” o que realmente ama e repito AMA o sporting esse despacharam.no a custo zero,esse sim sentia o clube,nao era um jogador do outro mundo,nunca foi mas era um jogador com uma alma,um jogador de grupo.pois infelizmente nao fazia parte doa amigos do senhor dos fatos prada… e não me venham com a treta do foi fazer o contrato da sua vida,é que eu já cá ando há muito para ver muito para além do blá,blá,blá. Quanto a este gordo que apenas anda a chular o meu sporting,nem merece comentários

    • Podes crer, o Tonel era dos poucos que merecia envergar a camisola do Sporting. e o que fizeram com ele? Chutaram-no para bem longe!

      Esse nojento do MAniche nem merece que percamos o nosso tempo a falar dele.

  2. o maniche é tão burro que ao dizer que o SCP não tem os mesmos meios que os outros admite que ele próprio é uma merda, e que só por essa razão o nosso clubinho, ou melhor, os nossos dirigentezinhos, o foram contratar.

  3. Foda-se, filho da puta, tu cobras 200mil mensais pelos teus serviços……Não dúvido do teu sportinguismo, mas oh Maniche, vai mas é pro caralho!!!

  4. Enfiaste a carapuça, foi? Serve-te bem…

    Há por aí muito chico esperto que anda a enterrar o Sporting há décadas com a sua sabedoria de futebol.

    Foi Robson, Mourinho, Figo, Ronaldo, Nani, Moutinho, Veloso, Paulo Bento e agora até o Patricio e o Maniche. Fora uma outra excepção, os melhores dos que por aqui passaram nos últimos 25 anos. Todos apupados, muitos corridos, directamente ou indirectamente do nosso clube. Os que saíram (todos!) acabaram com grande sucesso noutros lados.

    E nós? Ainda temos de aguentar com estes pseudo-entendidos da bola que não gostam dos jogadores que mais qualidade dão à equipa, só porque sim…

    A renovação do Maniche é uma benção para o Sporting, eu acho que se ele não renovasse automaticamente ainda ia para o Porto outra vez, que esses não dormem, e vêm o que está a jogar. Podem fazer a mesma coisa ao JPereira, Carriço, PMendes, ASantos, Patricio e Liedson. Renovava-se automaticamente antes que o Costinha e o JEB façam merda (como a renovação do enterra Postiga)…

    Já agora, o Manel festejou os golos do Setúbal. Isso faz dele um vendido, traidor, pesetero, ou é só para o Figo (outro que sempre disse querer voltar, mas nunca o fez, porque será?)?

  5. Este maniche é apenas mais uma peça da montra de incompetencia, chulice, mercenerismo e tudo o resto com que o clube se tem deixado envolver nos ultimos anos.
    A história das bolas na barra tambem me diz pouco … mandar uma bola na barra é nao acertar na baliza, é exactamente a mesma coisa que chutar ao lado ou para a bancada. Eu desde que a liga começou sinto-me verdadeiramente assustado com o nosso SPORTING pois não vejo projeção nenhuma, vejo um presidente que acha que está tudo bem e vejo um treinador que pensa ser um mestre da tática que senta os jogadores que estavam a ter melhor desempenho sendo o caso do Salomão um exemplo máximo e que depois de praticamente meio campeonato passado ainda nao tem um onze base e um sistema tático

  6. E os socos que caíssem no chão, poderiam ir directamente à tua fronha,Cherbacov. Tu és um daqueles que diz ser do Sporting. Vai pra puta que te pariu. Tu e todos os falsos sportinguistas.

  7. 1. Isto por aqui está bonito.
    2. Se há jogador que deveria pugnar pelo silêncio e descrição fora do campo até ao final da época esse jogador dá pelo nome artístico de Maniche.
    Lamentável e previsivelmente não trouxe nada daquilo que o celebrizou. Digo previsivelmente porque o Maniche que ganhou títulos no fcp simplesmente desapareceu no dia que saiu do fcp. Por alguma razão o mourinho nunca o “arrebanhou” em qualquer dos clubes por onde entretanto passou.
    3. Tenho de concordar que basta de críticas. Os diagnósticos estão mais do que feitos. Tudo o que venha a seguir é chover no molhado e só contribui para a destruição do clube e o separatismo entre adeptos como aqui fica bem patente.
    Nesta altura acompanhar o futebol do Sporting é deprimente e só pode redundar em desabafos de frustração. Devemos fazer um voto de silêncio quanto à equipa, treinador e estrutura directiva. Sabemos que é para ir quase tudo para a sucata.
    4. Agora há que trabalhar para arranjar alternativas a esta Direcção. É necessário um grupo de gente credível com um projecto sólido. Necessitamos duma equipa que dê garantias de executar esse projecto custe o que custar (e vai custar muito!). É nisso que temos de nos focar. Encontrar a equipa e ajudar a conceber o projecto. O resto só contribui para um Sporting mais pequeno. E como ele já encolheu tanto nos últimos 30 anos só pode discordar quem for…

  8. foda-se ó nuno ribeiro para de dizer merda. se o porto quisesse o maniche tinha ido busca-lo. o porto e os lampioes. mas como ja viram que a relação custo/qualidade/valorização do maniche é desastrosa, cagaram bem

  9. a seguir ao pavilhão vai o 3º lugar com o caralho. o sonho do bettencourt tornar o sporting no terceiro maior clube nacional tambem vai ruir

  10. Confesso que tenho um sentimento “bittersweet”.

    Por um lado, o Maniche tem feito alguns jogos razoaveis. Marca golos que por vezes sao importantes e, desde que deixou de falhar o primeiro passe apos a recuperacao de bola, situacoes que deixavam invariavelmente a equipa a merce de sofrer golo (vide jogo contra o Porto, salvo erro), tem produzido regularmente 40 a 50 minutos em rendimento aceitavel por jogo.
    Agora, exemplo para os jovens e coisa que o Maniche nunca foi. Nem poderia ser. “Garante de experiencia e serenidade no campo” tambem e coisa que nunca esteve no codigo genetico do badocha. E a historia recente do Sporting esta cheia de jogadores que nunca fizeram a ponta de um corno exceptuando nas ultimas epocas de contrato (Romagnoli, Pedro Barbosa, Postiga). E, claro, de dirigentes estupidos que nunca perceberam como manipular a composicao e clausulas dos contratos para tentar contornar isso.

    Ocorreu-me agora uma coisa triste, triste. Ao ir buscar o Costinha para DD e o Maniche para Jo Soares do plantel, o Sporting fez o mesmo que faria, por exemplo, o Setubal se conseguisse contratar o Mourinho no final da carreira (tipo com 75 anos e ja equipado com umas fraldas Lindor Anatomico) . Ou o Cristiano Ronaldo, se quando tiver 39 ou 40 anos (ou ultrapassar os 7% de bodyfat, whatever happens first) decidir que quer voltar ao Nacional, ou melhor ainda, ao Andorinha. Na altura ficou com um sabor esquisito, mas hoje percebo que foi mais uma atitude de clube pequeno que nao se leva a serio nem tenta recuperar a sua grandeza. No fundo, tudo coerente com quem atirou sempre banalidades como “temos que levantar a cabeca”, “somos capazes de dar a volta”, “temos plena confianca nas pessoas que estao a frente da equipa tecnica” ou “vamos assumir as responsabilidades” depois de perder 4-1 em Leiria, 7-1 em Munique, ou de ir a 13 pontos do lider e fora da Taca ainda antes do Natal.

    No fundo, o clube esta a nossa espera. E nos, estamos a espera do que?

  11. Como é que o Maniche ainda tem lata de vir falar ao Record, enfim.. Acho que deviamos fazer uma petição e pagar a um gajo qualquer para o lesionar durante 20 anos, podia ser que ai já não andassem a brincar com o Sporting, anseio pelo dia em que Bettencourt saia, leve Costinha e mais uns 50 atrás..

  12. Sportinguistas falsos são aqueles que criticam e insultam publicamente quem defende a camisola do GRANDE SPORTING!

    Mais falsos são aqueles que o fazem por capricho pessoal.

    É o teu caso oh Cherbakov. Até devias lavar a boca sempre que dizes o nome do GRANDE SPORTING.

    As incompetências do JEB e o Ministro são coisas de garotos, quando comparadas com aquilo que tu e outros como tu já fizeram ao GRANDE SPORTING.

    • Olha, parece que afinal a conversa do Herri Batasuna e dos terroristas dos blogues esta a regressar…
      Quem me dera que a blogosfera tivesse realmente algum poder no destino do Sporting. Era da maneira que o JEB tinha perdido as eleicoes, o Costinha nao la estava e o Jo Soares tambem nao.

      • “Quem me dera…”

        Quem me dera que o Queiroz fosse melhor que o Robson

        Quem me dera que o Mourinho não tivesse mostrado que era o melhor do mundo no Porto

        Quem me dera que o Moutinho tivesse sido uma maça podre e que agora estivesse a infectar outro pomar

        Quem me dera que o Paulo Bento fosse o problema do Sporting e que hoje estivessemos muito melhor

        Quem me dera que o Maniche fosse o problema do Sporting.

        Quem me dera é que a conversa destes artistas tivesse alguma consequência positiva para o clube.

        Mas não… é tudo ao contrário e o que eu digo é quem me dera que tivessemos adeptos mais humildes e que gostassem mais do clube e menos deles próprios. Isso sim, quem me dera…

      • Quem me dera que o Manuel Fernandes, que sacrificou a carreira pelo Sporting, estivesse no clube

        Quem me dera que nao fossem duas pessoas que acabaram de cair aos trambolhoes no clube, depois de terem feito carreira e fortuna no FCPorto, a pretenderem dar licoes de Sportinguismo a todos os que la estao

        Quem me dera que num clube como o Sporting houvesse exigencia

        Quem me dera que jogadores que recidivam em agressoes estupidas e acefalas a adversarios em jogos fulcrais para o clube fossem punidos com mao de ferro em vez de virem debitar alarvidades para a Imprensa

        Quem me dera que JEB nunca tivesse chegado a Presidente do meu clube

      • Vão-me agora dizer que implicam com um jogador por causa de 1 expulsão. Sá Pinto, que é o Sá Pinto foi expulso várias vezes estupidamente, alguém disse que ele era o problema do SPORTING (se calhar estes inteligentes disseram, só que hoje não se lembram). Iordanov, Beto, Rui Jorge, Liedson, Juskowiak, Barbosa etc etc foram expulsos estupidamente e em situações que deixaram a equipa muito pior.

        Agora o clube devia pedir à liga para ser mais rigorosa com os seus próprios jogadores? Devia auto mutilar-se só porque há quem não goste de um 1 jogador?

        Poupem-me!

        Ninguém critica o Maniche, nem por causa disso, nem pelo rendimento em campo que tem (que é bem bom, se calhar melhor do que a maioria dos médios que tivemos nos últimos anos).

        Criticam porque sim, porque lhes apetece, por caprichos pessoais. E isso, como Sportinguista, não aceito nem nunca aceitarei!

      • Uma expulsao? O Maniche já foi expulso 2 vezes, ambas de maneira absolutamente ridícula, em menos de 20 jogos com a camisola do Sporting. Comparar isso com o Sá Pinto, que dava tudo e mais alguma coisa pelo clube e seguramente nao pretendia dar licoes de Sportinguismo a ninguém (apesar de eu apostar contigo que ele sofre 30 vezes mais pelo clube do que o badocha) é ainda mais ridículo.
        Nao tires as palas que tens a tapar-te a vista, nao….

    • Este nervosismo despropositado talvez seja um indício positivo. Tomara que sim. Só espero é que não se lembrem de demitir o Director Desportivo e ficarem com o treinador da farinha amparo…
      SL

    • Bem, ele foi atacado primeiro… mas sim, devia ter ficado calado, pois representa o Sporting e tem que saber viver com as críticas que fazem ao seu trabalho. E também porque oda a gente sabe que o Sousa Cintra não foi um presidente perfeito, mas sentia o Clube como poucos e como tal representa muito do que os adeptos gostariam de ver em figuras do actual espectro directivo… atacá-lo (ou melhor, responder-lhe) nunca cairá bem no seio dos adeptos.

      • Sporting Sempre,
        O Sousa Cintra e uma lenda do Sporting, sobretudo nos tempos que correm de descaracterizacao do clube. Cometeu erros? Claro. Mas como eu escrevi algures aqui, nunca atacaria os adeptos por estes contestarem as opcoes da Direccao e sobretudo nunca daria licoes de Sportinguismo a ninguem. Responder num registo “Octavio Machado”, para alem de muito injusto e prepotente (quem e Costinha na historia do Sporting para se atirar ao Sousa Cintra????), revela o tal nervosismo e descontrolo de quem sabe que, mais mes menos mes, vai surgir uma tentativa organizada de destituir a actual Direccao. E ai, acabou-se o poleiro…

  13. Nem as burradas/expulsões do maniche são desculpadas pelas boas exibições que tem feito, nem as boas exibições que tem feito podem ser esquecidas por causa das burradas/espulsões que ele faz.
    Para mim ele não é mais nem menos do que qualquer outro jogador do plantel. E tem feito uma época com um nível bem acima da média da equipa.
    Se em vez de se preocuparem em o crucificar por causa da expulsão contra o guimarães, ficassem mas era preocupados em perceber como é que o outro sarrafeiro do outro lado da 2ª circular agride um adversário com uma cotovelada e só apanha 1 jogo de castigo…
    Olhar para dentro e criticar positivamente é bom mas melhor ainda é não andar distraído com o que se passa ao lado…

  14. o villas Boas das Prendas nao atacou ele um sportinguista que diz o que lhe vai na alma como todos Nós o fazemos Aqui neste espaço apenas nao somos tao conhecidos como o Sousa Sintra atacou … Mas na minha opiniao ele nao é tao culpado … Ate começo a gostar do Costinha em alguns aspectos ainda esta na minha memoria como ele Festejou o golo contra os tripeiros …Mas meu Rico SA PINTO …

  15. um director que, perante críticas de um expresidente (mau, é verdade, mas muito sportinguista – este é o nosso grande mal, damos prevalência ao ‘sportinguismo’ em detrimento da competêntia), responde da forma que o costinha fez – ameaçando revelar um ‘papel’ -, leva-me a considerar que a sua margem de manobra vai diminuir drasticamente no clube.

  16. Estava era a pensar nos papeis que nos todos adoraríamos ver sobre a gestão do Sporting pós-Sousa Cintra desde há 15 anos. Isso é que era de valor.

    Engraçado que nestes tempos mais conturbados aparecem sempre uns paraquedistas aqui no Cacifo a explicar-nos a todos o que é ser Sportinguista, porque nós andamos é todos enganados.

    Rua, Infames!

    Sporting Sempre!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s