O esquema

É possível que este [4-2-3-1] seja o melhor esquema. Mas não é por termos utilizado outros esquemas que não vencemos, até porque já ganhámos nos mais diversos sistemas. Acredito que este seja o que melhor se adequa às características dos nossos jogadores, mas nem sempre temos tido todos os jogadores disponíveis“.

Mais coisa, menos coisa, foi esta a constatação de Paulo Sérgio, no final do jogo de ontem. Não querendo ser pessimista, diria que vale mais tarde do que nunca ou, se preferirem, vale mais levar meia época para perceber em que esquema deve jogar, do que fazer uma época inteira sem conseguir entendê-lo.

Mas, um pouco mais a sério, não posso deixar de constatar o seguinte:
– não podemos jogar com um meio campo com Mendes, Maniche e André Santos, a não ser que o objectivo seja emperrar o adversário, como fizemos contra o Porto;
– jogar com esse meio-campo, obriga, também, a desviar Valdés para uma das alas. Ora, porra, só não vê quem não quer que o chileno rende tanto nas alas como uma mão cheia de nada;
– goste-se ou não, o Liedson é o melhor avançado da equipa e, mesmo não marcando, tem-se revelado fundamental nas movimentações atacantes e no início do processo defensivo em pressão alta (o grande jogo de sentido táctico e colectivo frente ao Porto é bom exemplo disso mesmo);
– Liedson e Postiga não cabem na mesma equipa, a não ser que tenhas tomates para jogar apenas com um médio defensivo e Valdés a 10 (algures entre o 4-4-2 e o 4-1-3-2). E nem vale a pena eu dizer qual deles prefiro ver em campo (e colocar o Postiga a fechar uma ala, como contra o Porto, é assustador);
– Quando pensares em reforços de Inverno, deixa lá essa história do pinheiro, até porque a árvore desmancha-se no dia de Reis. A não ser que consigam descobrir um novo Matin Palermo, ou coisa do género, foca-te nas alas, sff. Extremos, meu caro Paulo, extremos são o que nós precisamos. Não só para não ter que levar com o João Pereira na posição que fez com que ninguém desse nada por ele (sim, sim, ontem fez um bom jogo), mas porque está visto que basta ter dois rapazes rápidos nas alas para o nosso futebol melhorar um bocadinho.

p.s. – o jogo de ontem serviu, também, para constatar que é realmente triste ter perdido tantos pontos (e sido eliminado da Taça) contra equipas tão merdosas. Tão merdosas como aquelas duas que também nos ganharam, na Liga Europa. Pensem nisso…

16 thoughts on “O esquema

  1. O liedson já não tem lugar nesta equipa, ganhamos apesar do liedson.
    O joão pereira joga muito bem nesta posição, foi só o melhor jogador em campo.
    O jogo de ontem deu para ver que afinal o treinador é o mesmo, e os jogadores?

  2. Tantos meses para chegar a esta conclusão.

    Porra tantos meses em que pura e simplesmente esqueceu-se da pré época que para ele não serviu de nada a não ser que considere que essa só agora terminou.

    E com isto foi-se a Taça!

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

  3. Por um lado cascam no Postiga porque não marca golos. Por outro endeuzam o Liedson que marca ainda menos do que o Liedson.

    O Liedson já não tem lugar no 11, nem mesmo no 11 do Sporting. E como não é um tipo humilde e que aceite que já tem 30 e tal anos, para ser profissional sendo suplente, para mim jé nem tem lugar no plantel.

    E se o critério aqui é quem melhor “joga e faz jogar” então o Postiga é melhor que o Liedson. Se o critério é quem marca mais golos, então venha o diabo e escolha…mas ainda assim Postiga.

    De resto, vai ser triste perceber que para o Paulo Sérgio jogar neste sistema vai tirar o melhor jogador do meio-campo: André Santos.

      • A tua frase não pode estar 100% correcta.

        “que marca ainda menos do que o Postiga.”

        Quantos jogos tem cada um?
        O Liedson esteve parado um bom bocado.

        Continuo a achar o Liedson melhor que o Postiga embora já não tenha a força de outros tempos.

        S.C.P. SEMPRE

  4. Já tinha dito no ultimo post que é inacreditável ele só agora chegar a esta conclusão quando já toda a gente tinha percebido que não podiam jogar a.santos, p.mendes e maniche no meio-campo e liedson e postiga no ataque!!!
    E ao contrário do que ele disse, ele só não jogava neste sistema porque tinha todos os jogadores disponiveis e como não tem tomates de tirar um destes 5 mete-os todos duma vez!! vamos ver o que vai acontecer quando voltarem o mendes e o postiga.

    Quando ao mercado concordo que as prioridades seriam comprar 2 extremos (tentando vender o yannick a uns bifes), um avançado (faz falta um gajo que marque 20/25 golos por epoca e dava para vender o liedson) e um central de topo (para despacharmos o polga e ensinar carriço e torsi).
    Tanto o liedson (deste ano) e o polga (de ha uns anos) já não compensam o que ganham por mês.
    E claro, tentar despachar o caneira.

  5. Sempre que ouço o JEB falar do Sporting perco a vontade de o fazer e mais importante, perco toda e qualquer esperança de que isto mude.
    Quanto aos jogadores, oferecia-lhes umas férias mas era uma semana de estágio a cavar batata das 6h às 18H, a ver se o disco não ficava limpinho…Em Janeiro até comiam a relva.

  6. Mais assustador é a quantidade de anos que jogamos sem extremos fodidos, (dois em campo ao mesmo tempo) e quando os descobrimos e usamos são vendidos um ano depois.

    Haja paciência ó caralho.

  7. Mbo pensa que extremos é importante mas ainda mais importante são dois centrais!!!
    Os nossos centrais são uma verdadeira vergonha e destabilizam qualquer equipa.

    • Não concordo. Acho que só faz mesmo falta um central de topo (mas mesmo daqueles com experiencia que não oferece duvidas). Complementar esse central com carriço ou torsi é mais do que suficiente e permitiria que os dois aprendessem e se tornassem a futura dupla para os próximos anos.
      Fazem mais falta 2 extremos e 1 avançado goleador. (mas tou mesmo a ver que se vier alguem é um corradi ou um hugo almeida)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s