Ricciardi, Oliveira e Mendes também se demitiram?

Hoje é o primeiro dia do resto da nossa vida sportinguista.

Tenho poucas certezas sobre o que irá acontecer. Mas o mais provável é que o sistema perdure, com outro nome. Tenho a esperança que apareça um líder carismático, que se saiba rodear das pessoas certas e competentes, que tome mais decisões certas que erradas, que resgate o Sporting dos abutres que o rodeiam há anos, que não precise do Sporting para nada. Tudo aquilo que não foi o Bettencourt. Mas essa esperança é quase do domínio do místico. Dificilmente acontecerá.

O Bettencourt sai de fininho, debaixo de insultos e com cara de chorão, a caminho de um dos bancos a quem deu de bandeja a parte da SAD do Sporting que não é do clube, com os terrenos da Academia, o Estádio, os direitos TV, tudo lá metido. As decisões de gestão do Bettencourt – que ecoaram de forma mais trágica, a linha do passado – danificaram, se calhar algumas irremediavelmente, o clube. Física e moralmente.

O Bettencourt geriu muito mal o futebol, baixando sucessivamente os níveis médios de qualidade. Tomou uma decisão que irá marcar a memória colectiva do clube, para sempre, ao vender o capitão do Sporting a um rival. E nunca fez nada – pelo contrário – para mudar o futebol português, que tanto mal tem feito ao próprio Sporting, nos planos moral, financeiro e legal.

Futebol, política e finanças: os três pecados quase capitais que espelham uma gestão cujo fim não podia ser mais simbólico – deixa o clube à deriva, sem nexo, com treinador, jogadores, dirigentes escolhidos por ele à frente de um clube que já não é deles. Teoricamente…

… aqui é que bate o ponto: se a sucessão for feita pela mesma gente que lá anda, só mudam os nomes, talvez possa haver mais critério nas decisões. Talvez se consiga corrigir alguns erros de princípio. Mas o essencial mantém-se: o sr. Ricciardi e o sr. Vara financiam, o sr. Oliveira vende e o sr. Mendes compra. É esta a tríade que manda no Sporting, sem alternativas, sem os angolanos dos outros, sem os brasileiros dos outros, sem outras vias de fuga.

A saída do Bettencourt devia ser acompanhada de uma profunda avaliação da gestão do Sporting na última década que, num país e futebol normal, acabaria nas barras dos tribunais e, se não na prisão, pelos menos com avultadas indemnizações ao clube. O Bettencourt sairia com medo do futuro e não com cara de parvo. Não sai, porque sabe que tem as costas quentinhas… Para bem do Sporting, era preciso que a Santa Trindade do futebol português também se tivesse demitido. Não se demitiu: o Sporting é uma fonte de receitas demasiado importante para estes senhores, é um excelente negócio, agora mais que nunca. O sr. Oliveira já tem os direitos de TV por mais alguns anos, a preço de saldo, o sr. Ricciardi já tem óptimas contra-garantias para os avultados empréstimos feitos com “spreads” fantásticos, o sr. Mendes já tem os melhores jovens jogadores do plantel e Academia.

É este o balanço da presidência do Bettencourt: tudo feito com alguma classe, diga-se… na perspectiva da Santa Trindade…

O futuro não é negro, porque esta gente sabe que só ganham o deles se o Sporting continuar a jorrar receitas. Por isso é que, depois de garantida a sua presença por muitos e bons anos ao leme do clube, há que escolher maior competência nas áreas de gestão desportiva. Seja como for, que não haja ilusões: quem vier não pode fazer nada, absolutamente nada, à revelia dos homens que verdadeiramente mandam no clube. O Bettencourt assumiu o odioso da questão: e por isso, em vez de ser punido por nós, será recompensado por eles.

61 thoughts on “Ricciardi, Oliveira e Mendes também se demitiram?

  1. Eu só quero sucesso desportivo. Lutamos contra adversários que venderam a alma ao diabo para ganhar e, francamente, rigor nas contas quero cá em casa e no país. No sporting, quero que joguem à bola e ganhem. Só isso.

    • eu gostava de saber é o porquê de, e tendo em conta a merda que somos em tua opinião, continuares a perder o teu tempo connosco?
      Arranja uma vida (ou vai agitar umas maracas com o Bettencourt).

      • “a merda que somos na tua opinião”??????? eu falei destes posts… e falei destes posts se calhar porque fiquei habituado há qualidade de alguns anteriores como por exemplo aquele que do besiktas, aquele de viseu…mas eu ate percebo tendo em conta a situação que se vide no clube que as coisas por agora não possam ser ao agrado de todos… não deturpem o que disse meus senhores…

    • Conspiração?

      Então justifique-me o abismo a que chegou o passivo, mesmo depois de vendas sucessivas de património desportivo a preços de saldo (Moutinho, Veloso, Ronaldo, etc) e de não-desportivo (até porque hoje em dia o Sporting Clube de Portugal, o Clube do qual diz ser adepto já não tem nada, caso a SAD fosse extinta), de acordos com a banca que ninguém sabe para que servem, de operações financeiras altissimamente duvidosas, de derrapagens orçamentais obscenas na construção de Estádio e Academia, de atropelo pelos valores, princípios e símbolos do Sporting Clube de Portugal (e sim, este símbolo de merda que surgiu durante estes últimos 15 anos, foleiro como a noite dos trovões, e que surge como uma jogada barata de marketing, actualmente no lado esquerdo do peito das camisolas verde-brancas não é o símbolo do Sporting Clube de Portugal!), e, muito importante, de encerramento de secções desportivas HISTÓRICAS para a lógica ecléctica do Sporting Clube de Portugal desvirtuaram por completo o Clube que muito provavelmente o fez Sportinguista, tal como a mim.

      Já chega disto! O Sporting Clube de Portugal é dos seus sócios, que o amam e que continuam a acreditar piamente que o Clube possa, SEMPRE, ser tão grande, como os maiores da Europa!

      Sporting Sempre

      • É exactamente o que penso!!!

        MAis, creio que a AUDITORIA deve ser efectuada assim que ocorrer a entrada de gente nova em Alvalade, e se se comprovar que ocorreu gestão danosa mete-los em tribunal (quase que sei qual seria o advogado de defesa desta canalha, o Rogerinho Alves)…

        Concordo com o ‘post’ na sua generalidade, mas quando dizes “É este o balanço da presidência do Bettencourt: tudo feito com alguma classe, diga-se… na perspectiva da Santa Trindade…”, acho que não é feito com classe, talvez ‘cagança’…

        Quanto a Ricciardis e restantes companheiros de BANCAda acho que os sócios do SCP depois deste embuste não mais votarão em gente desta ‘linhagem’…

        P Sergio, Costinha, Maniche, o Eurico (que vai aos sorteios) e muitos outros devem ter dormido mal ontem, é que como estamos a meio de Janeiro ainda têm 15 dias para sairem como o caracol, isto é, com a casa às costas de Alvalade… É p’ra ontem sff!!!

        Faço um pedido através do Cacifo do Paulinho:

        Sr Sousa Cintra o SCP necessita de si, você foi a única voz (de antigos presidentes) que, nos últimos 10 anos ousou criticar, ainda que de forma ténue, o mal que esta gente tem feito ao seu/nosso clube do coração…
        Apareça, surpreenda-nos com uma equipa de gente nova, com um treinador estrangeiro de créditos firmados, com adjuntos como Oceano, Carlos Xavier, Beto, vá buscar o Manuel Fernandes para Director Desportivo, vamos devolver os critérios de qualidade à Academia LEonina, volte a criar o Basquet, o Vólei, e vai ver que os sócios do SCP lhe demonstrarão a gratidão eterna e, sobretudo o apoiarão para em conjunto devolvermos o SCP aos Sportinguistas!!! Vamos correr com os infiltrados que andam pela SAD, pela Academia, etc, etc… O SCP tem aqui a hipótese de traçar novo rumo, um rumo ao futuro e aos títulos, embora saiba de antemão que o SCP está amordaçado pela “banca”, mas todos juntos conseguiremos libertar o clube para alcançarmos a glória!!!

        SL

      • ai o ronaldo saiu nos saldos?! um jogador que tinha mais um ano, se tanto, de contrato que na altura era nada mais nada menos que uma promessa, que poderia vir ou nao a dar, saiu nos saldos?!
        o veloso tambem foi nos saldos?! la pros lados de italia devem dizer que foi comprado com o iva a 30%…
        sim mas seja como for e anilisando bem tudo o principal culpado desta situaçao é o JEB…

      • Ganda jogador, apenas para procurar clarificar os meus argumentos.

        Sim, na minha opinião o Ronaldo saiu em saldos.

        Só quem não acompanhou com atenção o final da época 2002/2003 e a pré-época 2003/2004 pode achar que não estava ali um fenómeno em potência e um jogador para integrar o Euro que iria realizar-se daí a um ano. Foi exactamente o que aconteceu. Saiu por 12M, quando anos mais tarde, em tempo de crise económica-financeira gravíssima um Bruno Alves de 29 anos sai para o Zenit por 22M.

        O Veloso teve propostas muito melhores para sair. Ninguém entende porque não saiu antes do rendimento desportivo do jogador decrescer em qualidade e em regularidade. Gestores de topo de empresas multi-nacionais não deveriam saber quase intuitivamente quando é a melhor altura para se vender e a melhor altura para se potenciar o activo???

        E esqueci-me também de juntar o Quaresma à lista dos saldos.

        As únicas vendas verdadeiramente proveitosas em função do que nos foi oferecido e do rendimento futuro dos jogadores foram Nani e Hugo Viana.

        Fica bem e SL

        Sporting Sempre

      • …e clarificando ainda mais, o Nani porque saiu 5M acima da clausula de rescisão (o que é uma história muito mal contada, porque não me lembro de quando é que um clube decidiu pagar mais 5 Milhões de Euros por um jogador do que o seu preço estipulado.

        O Viana saiu bem porque foi vendido em alta, depois de sermos campeões. Não acautelámos a sua substituição mas do ponto de vista negocial, nunca mais ele rendeu como naquele ano de 2001/2002. O que é certo é que daí em diante nunca mais se encontrou. Para vender activos, pelo menos que se tente sempre fazê-lo dessa forma.

        Sporting Sempre

    • Falta ainda fazeres a compilação do que vocelências iam dizendo no inicio da época qd o presidente e o Costinha iam fazendo a merda que agora vamos ter que limpar. Ou então é melhor apagarem o histórico dos posts

  2. É pá, sim senhor, são todos uns malandros. Nem vou perder mais tempo a reflectir nisso sendo que a minha análise não é assim tão maquiavélica. Mas e agora?
    O clube está de rastos. Aparecem uns quantos a candidatarem-se, há um que ganha e encontra os cofres vazios. Quer investir e olha….Vai falar com os bancos, que chatice!!!…
    A esse nível o que está mal é, como em parte referes, a sociedade e o País. Não é só o Sporting.
    Agora sejamos claros. Alguém acredita que no actual contexto vai aparecer algum mecenas a querer enterrar fortunas no Sporting? Não creio e como não creio o ideal será aparecer alguém responsável que rompa com o poder instituído nos últimos anos, mas com vontade de correr riscos a sério, e recolocar o Sporting nos lugares de topo. Para isso, vai ter de se apoiar nos bancos, muito provavelmente. E por isso acho que essa tese que defendes é algo demagógica.
    Abraço e Saudações Leoninas

    • é claro.

      o que está a acontecer ao SCP é fruto de más gestões, mas é também um reflexo da actual sociedade, do que está a acontecer no mundo.

      é esperar pelo D. Sebastião.

  3. Já por diversas vezes o tinha dito. Enquanto jeb por lá continuar nós nada iríamos ganhar. Era uma questão de tempo, que durou 1 ano a ser resolvido. Tarde demais?! Espero que não.

    Espero que este seja o momento de se fechar um ciclo terrível que durou 15 anos de dinastia roquetista em Alvalade e que a partir da próxima temporada possamos ter na direcção alguém que saiba respeitar os valores desta instituição e que contra tudo e contra todos lute sempre contra aqueles que nos quiserem o mal. A começar pelo bimbo da bosta que a norte nos tem controlado ao longo destes últimos anos.

    João Rocha JR?! Parece-me bem, vou estar atento. Só espero que todos os sócios estejam atentos nas próximas eleições pois cair na mesma asneira duas vezes era estupidez a mais…e roquetismo nunca mais!

    P.s. Independentemente daquele que for o nosso próximo presidente, acho fundamental que o mesmo faça uma auditoria externa ao clube. Pois com o suposto fim da geração roquetista cheira-me que ainda haverão alguns que irão passar uns dias á prisão.

    P.s.1 JEB é um grande sportinguista mas como dirigente foi o pior que por lá passou. Só espero que a sua gestão ruinosa não seja irreversível para o nosso bem.

    SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

  4. Mas há algum clube de topo nO MUNDO que não esteja dependente de finaciamento bancário ?! Há alguma empresa grande NO MUNDO que não esteja agarrada a finaciamentos bancários ? Não sejam anjinhos … venha quem vier continuará a estar dependente dos financiadores !

    • MAs só há o BES e o BCP ?!?

      Existem muitos mais bancos, quer em Portugal, mas sobretudo no resto do mundo…

      O que está aqui em causa é o que eu e muitos como eu temos feito há 4 ou 5 anos a esta parte, isto é, denunciar os sucessivos actos de gestão danosa que esta canalha que lá tem estado a dirigir o SCP tem feito, de tal forma que enterraram o clube a um nivel impensável…

      MAs o SCP reerguer-se-á novamente, sem estes “grandes gestores do bolso deles”, “sem ritinhas, mil-homens” e tantos outros canalhas que por lá andam a minar e destruir o maior património que o SCP tem, o amor incondicional dos seus sócios e adeptos!!!

      Muito tem sido enxovalhada e achincalhada a instituição, um sem número de ataques de todo o lado, mas o Leão saberá lamber as suas feridas,recuperar e voltar a reinar nesta selva que é o desporto em Portugal!!!

      • Exactamente. Mas pq é que não se negoceia com outros bancos? Pelo menos consultar as condições. Mal não faz. O problema é que isso não tem interessado aos lambões que nos dirigem… E o interesse pessoal dos lambões e dos amigunhos dos bancos ‘parceiros’ é que contam. O interrse do clbe é secundário… Já dizia FSF que não tinha ‘feitio’ para negociar com a CML… Não ganhava era royalties nenhuns.

      • ò Songue… Acorda pá vida páh…

        Eu q ñ tenho a força dum SCP, mas q tb recorri a créditos (habitação), já mudei de entidade bancária… Antes devia ao BCP, agora à CGD… que me deu melhores condições de pagamento.

      • pois é green alien, o contrato de empréstimo que tu fizeste deve ser em tudo semelhante ao efectuado pelo SCP…

      • atenção, não estou a dizer que é impossível essa mudança. porém, é extremamente difícil porque se tratam de contratos de empréstimo muito complexos e que, obviamente, dificultam a subrogação dos devedores. mas mais, estamos numa altura péssima para conseguir condições ao nível de juros muito melhores que aquelas que temos actualmente, porque estamos numa das crises mundiais mais graves desde há muito.

        há que tentar, como se diz por aqui, mas há também que ter noção da realidade…

  5. A Resposta pode, eventualmente, estar em nós.
    -Tendo confiança no Presidente que fosse eleito, poderia não ser mal pensado criar um fundo através de nós, sócios.
    – Não há nenhum Magnata que queira vir brincar aos clubes para Portugal?

    Quanto a nomes, seria mais um erro empurrar nomes a candidatarem-se. Acabou de sair um a quem fizeram isso. Terão que ser os próprios a assumir a vontade e a honra que é ser Presidente do SCP.

    P.S.: Para que serve ter 5 (cinco!!!) Vice-Presidentes?

  6. Entrou muito dinheiro em Alvalade nos ultimos meses, vendas de jogadores, câmara de Lx, Vmocs, direitos de tv, e o certo é que não se viu nenhum acerto num plantel extremamente desequilibrado e destabilizado, não houve preocupação em dotar a equipa de um treinador à altura, apenas arranjar um novo bode expiatório para o futebol, Couceiro.Parece que esta massa foi para a banca, parece que a tal restruturação financeira foi terminada ou estará a ser e que as taxas dos bancos vão baixar e os encargos com estes serão menores.A que custo pergunto eu? quanto tempo irá demorar a reerguer uma equipa, só porque se enterrou tudo o que estava dísponivel para “dar” aos bancos.Temos de mudar o paradigma, para tal suceder só mesmo com a mudança completa de estrutura.Temo que tal venha a ser dificil tendo em conta os interesses em questão, preparem-se para uma verdadeira guerra, que infelizmente poderá nem vir a precisar do uso de soldados (leia-se, poderão nem haver eleições, mantendo-se alguem do status quo por cooptação).Desenganem-se se julgam que tudo vai mudar num ápice.

    • Vão haver eleições, tenho a certeza. Aliás para isso basta que Dias Ferreira, de quem não gosto particularmente, seja coerente. Ele já defendeu publicamente o falhanço do projecto Roquete. Chega de cenários catastrofistas….
      Saudações Leoninas

  7. Só quero saber onde vai ser o próximo emprego deste sr.

    Quando voltar das férias no Brasil já se vai saber!

    30 segundos de conferencia de imprensa foi o que bastou para sair… não me canso de dizer isto foi a maior vergonha porque já passei como Sportinguista. Foi um escândalo! Estou mesmo passado!

    Alguém ponha este gajo na cadeia!

    SL

  8. A ideia que fica é que JEB foge assim que conseguiu terminar o servicinho que vinha fazer.
    – Hipotecou os direitos televisivos até 2018 por uma ninharia.
    – Ofereceu o Moutinho aos amigos e vendeu a desbarato o Miguel Veloso.
    – Preparou o terreno para o Vukcevic ir também parar ao clube dos seus amigos.
    – Hostilizou até um ponto sem retorno um dos melhores jogadores do plantel (Izmailov)
    – Finalizou o projecto de reengenharia financeira que ainda estamos para ver o quanto vai ou não prejudicar o clube no futuro
    – Tirou gente do estádio, hostilizou os sócios, adoeceu o Sportinguismo, deu mais poder aos seus amigos corruptos do norte

    Assim, o que eu acho é que, NO MÍNIMO, JEB devia ser expulso de sócio e impedido de reentrar em instalações do Sporting.
    E, sinceramente, acho que a próxima direcção deve ponderar seriamente em processar JEB por gestão danosa. E mais, JEB deve pagar do seu próprio bolso as indemnizações para correr com os incompetentes que lá pôs (está mais que visto que o lampião de merda do Paulo Sérgio não vai a lado nenhum sem um cheque).

  9. Neste momento o Sporting só pode ser salvo e ressurgir como gigante de uma forma: entrada de dinheiro privado a fundo perdido.
    Seja por um sheik árabe, um empresário angolano, um governante chinês ou… por todos nós.

    O Sporting deve precisar duns 200 milhões de euros para resolver os estrangulamentos de secretária, pagar a dívida de curto prazo e de juros elevado e ficar com o suficiente para investir de forma inteligente nas próximas 4 ou 5 épocas. Investimento inteligente que permita comprar barato para vender mais caro e assim conseguir sempre equilibrar a balança e ter cada vez mais para investir na época seguinte. Mas isto implica acima de tudo uma direcção inteligente, séria, honesta e credível. Implica não estoirar dinheiro em Maniches, Postigas, Kmets, Carlos Miguéis e afins.

    A doação deve começar numa série de ilustres sportinguistas que têm a obrigação de conseguir doar mais de 100.000€ cada (Ricciardi, Soares Franco, Sousa Cintra, etc., etc., etc.). Aqui veremos quem realmente sente o Sporting como parte da sua alma e não apenas como mais uma entidade para roubar. Depois, é claro que JEB deve devolver até ao último tostão aquilo que recebeu nos últimos 18 meses.
    A partir daí podemos então começar a pedir a todos os anónimos e aos que menos recursos podem dispensar.

    Mas lá está, o 1º passo e o mais importante: uma direcção inteligente, séria, honesta e credível!

  10. Não sei se já repararam na imprensa desportiva hoje. Estão claramente a preparar o terreno para que haja mais uma cooptação. Por outro lado para semear confusão, promove-se o nome do Rogério Alves como o mais consensual… acho que é só ir aos blogs Sportinguistas (sobretudo os proscritos pelo Index/Lista de blogs proíbidos pelo chico da costa) para ver que a opinião é contrária. Por isso, onde é que eles terão sondado estas opiniões????

    Porque é que no Nosso Clube as coisas se passam como em qualquer monarquia europeia do século XVII???

    Na minha opinião, o Sporting não aguenta mais disto. Não foi nem será por mim que o Sporting se enterrará em mais aventuras financeiras da geração da dívida. Por isso, vou bater-me com tudo o que tenho contra este cenário. Ser do Sporting é algo que me está no sangue, na mente, na pele e no coração e não serão, certamente, vermes que ainda “ontem” chegaram ao Sporting que me irão refrear o împeto. Só declaro derrota quando nada mais houver a fazer.

    Sporting Sempre (mesmo para Sempre!!!)

  11. Mbo pensa que este é mais um excelente post do Douglas.
    Douglas os teus posts são sem dúvida os meus preferidos aqui no cacifo.
    Mbo pensa que este é um momento crítico e muito importante na vida do clube.
    Não sei quem será a melhor opção mas penso que é altura de mudar!
    Vou dizer BASTA aos seguidores do Roquete… São muitos anos de vícios… quero voltar a sonhar

  12. Muito cuidado com o Rogério Alves… Está a ser lançado como sendo da “oposição” mas isso é só para enganar a parolada…
    Rogério Alves é mais do mesmo e do pior que há… É o protótipo do gajo que é mais anti-benfica que Sportinguista.
    Acho que é uma proto-candidatura que tem de ser morta já.

    Eu, pelo que tenho visto do trabalho feito nos últimos anos, proponho já um nome: Mário Patrício, o director das modalidades.

  13. Quem ouviu ontem o debate (TVI24) deu para perceber bem os 2 lados da trincheira:

    -Se de um lado importa é continuar este miserabilismo a todo o custo, desde que a pessoa seja de refência e bem vista na banca(ou poderem jantar num qualquer camarote do estádio!);

    – Do outro, e já me soou a campanha (PPC), a defesa do Sporting e o seu regresso aos sócios.

    Aproveitar o momento de correr com estes chulos todos de alvalade, tou farto destes Dr’s da linha que só afundam o clube.

    • Também vi esse debate e fiquei com as mesmas impressões…

      Aquele Menezes Rodrigues meteu-me nojo…

      Já quanto ao PPC, não fiquei com essa certeza… A ver vamos…

  14. O Rogério Alves não me parece seguidor da dita “linhagem” que está no Sporting.

    No entanto, o seu excesso de protagonismo (ou pelo menos desejo de) e a sua bipolaridade de opiniões desagradam-me bastante. Por isso duvido que fosse capaz de ser um bom Presidente.
    Não terá o meu voto.

    • O Rogério Alves, para além de um anti-benfiquista primário – facto que lhe tolda o Sportinguismo – anda há muito alapado a estas direcções.

      Não se pode esquecer que ele é nada mais nada menos que o Pres. da AG da SAD. Se ele não é desta “linhagem” então o que fará ele num lugar em que lida e representa interesses dos “investidores” no Sporting??

      Sporting Sempre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s