“Como digo aos meus amigos, se fosse fácil eu não estaria aqui”

Caro Paulo,

Acho, desde o início, que não és treinador para o Sporting. Para o que o Sporting precisa nesta fase da sua vida. Acho que precisas mais do Sporting, como os outros antes de ti. O Sporting precisa de um treinador que só precise de estar de pé para merecer o respeito imediato dos jogadores, dirigentes e adeptos. Um gajo com estatuto, carisma e títulos.

Mas tu não tens culpa disso. Chamaram-te para isto e tu vieste. Tramaram-te a época ainda antes de cá chegares, mas provavelmente a tua única grande responsabilidade foi aceitar tudo, sem reclamar ou bater com a porta. Como os outros. Depois, ficaste todo nu no meio do supermercado e logo na zona das frutas. Ficou a nu a tua inconsistência táctica, falta de génio, falta de categoria, a tua teimosia, insegurança…

… mas basta dos teus problemas. Tal como os outros dois gajos antes de ti, és um tipo porreiro, trabalhador, pareces honesto e és humilde. Conseguiste que os jogadores corressem aquele metro extra. É pena que o façam na direcção ou timing errados. Hoje correu-te tudo bem. Fizeste coisas que não gostei, mas saiu-te bem. O Patrício, o teu guarda-redes, salvou o Sporting, o Vukcevic na direita foi o melhor da primeira parte, o trio de meio campo fechou bem e protegeu a defesa, o Zapater funcionou bem como primeiro “trailer” na área, o terceiro central “trancou” o jogo no momento mais delicado, o Valdés solto atrás do Liedson voltou a desequilibrar.

Ainda assim, foi a tua conversa no flash-interview que me levou a escrever-te isto: obrigado. Não deve ser fácil. Trabalhar com a consciência que o Sporting acabou para ti, num balneário que deve estar pesado, com gente a pensar na sua vida fora do Sporting, com “muita gente a posicionar-se” dentro do Sporting, como disseste. Mas desde o terramoto, a equipa continuou a trabalhar em campo e da mesma forma: frágil com os mais fortes, forte com os mais fracos. A primeira parte desta equação já não muda, a segunda só depende do teu trabalho.

O presente do Sporting não vai ficar na história do clube, a não ser pelas piores razões, pelas novas humilhações, derrotas, frustrações, desesperos. Tu és o único que pode impedir isso e por nenhuma outra razão que não seja o teu profissionalismo e carácter. Já não há glória para ti. Só pode haver vergonha. Ir todos os dias com essa missão para Alcochete – evitar a vergonha – não é para todos.

“Se fosse fácil eu não estaria aqui”, disseste. Pois, essa é a tua ironia. Tu não foste capaz de tornar as coisas mais fáceis, até para ti. Mas outros que o fazem sistematicamente noutros clubes, se calhar não conseguiriam fazer o que estás a fazer no Sporting agora. Eu gostava de ter os outros, porque era sinal que não precisaríamos de homens como tu para sobreviver na tempestade. Mas como os outros ainda ninguém foi buscar e tu ainda cá estás:

Bem haja.

31 thoughts on ““Como digo aos meus amigos, se fosse fácil eu não estaria aqui”

  1. Apreciei bastante este post pois partilho da mesma opinião. o gajo não tem qualidade suficiente nem estofo para isto. No entanto, e trabalhador e sério e está lá a dar o seu máximo. aliás, profissionalismo e algo que nao faltou aos ultimos 4 treinadores do Sporting. O plantel também não ajuda e os que tão acima do p.sergio também não. Mas numa equipa em que há cunhas para o Maniche jogar sempre (tem de ser só pelas cunhas, o P. Sérgio é mau, mas acredito que não tanto) nunca terá futuro. Tava a jogar um velhote sem capacidade e a queimar jovem, cheíssimo de qualidade. Claro que e facil falar agora, mas Zapater é melhor todos os dias que o Maniche. Esteve exclente hoje na defesa, não foi só os golos. Leva 5 golos e uma assistência em 3 jogos. Tem todo o futuro pela frente no plantel do Sporting. Não bate com a mão no peito quando marca?! Quero é que isso se foda. O Sá Pinto também era um granda leão, mas quem deu muito ao Sporting foi o “sem carisma” Pedro Barbosa.

    PS. Zapater e Torsglieri parecem mesmo gémeos como já foi aqui dito num comentário, mas o Torsglieri consegue ter o queixo maior xD

  2. Eh pá tb n gosto do Paulo Sérgio mas n batam mais no ceguinho ( quase literalmente ). Se ele saísse agora o que ganhava o clube com isso? Não temos presidente e estamos a 2 meses de ter um novo com um projecto e com ideias e nomes para esse projecto. Assim sendo não vai ser um direcção demissionária e em gestão a contratar ninguém. Os que acham que um interino tipo Lima faria melhor ao clube nesta fase estão quanto a mim equivocados, e olhem que falo à vontade pois deixei de ir a Alvalade apesar de ter box por ter prometido que com JEB e Paulo Sérgio já não lá punha os pés.
    Não vamos fazer a este homem o mesmo que se fez a Carvalhal. Bater num homem que está moribundo não é de sportinguista caralho !!!

    SL

  3. O Costinha é mais culpado desta situação do que o Paulo Sérgio. O gajo é tão incompetente que até foram buscar o Couceiro para fazer o trabalho dele, por isso pergunto, o que é que ele ainda anda lá a fazer?

    • Concordo só em parte. A verdade é que os jogadores que foram contratados sob sua égide trazem em regra um acréscimo de qualidade à equipa. O problema é o treinador não os por a jogar. Timo é um erro pois se o PS insiste em não dar hipóteses ao alemão preferindo Tiago…está tudo dito. E outro que anda lá tapado por causa do PS é o NAC. É bom jogador. Só espero que não saia antes de vir alguém que lhe dê o devdo valor. E se estamos a ter problemas na renovação com o Carriço é pensar se não está na altura do vender pois o nosso historial em termos de jogadores que que ficam contrariados e com salários elevados é largo e triste.

      SL

      • Não concordo com o NAC. Sempre o achei lento, burro e distraido! Era bom se alguem desse alguma coisa por ele!!
        Quanto aos restantes reforços acho que são bons jogadores e que o anormal não está a saber tirar o máximo deles (sempre que fazem um bom jogo ou vão para o banco ou de volta para posições onde não rendem).

      • Concordo a 100% com o ZFS, o NAC nao é jogador para o Sporting e gostava de ver o Torsi a jogar mais vezes, da garantias no jogo aereo e tem bons pesinhos, espero que a atrapalhaçao que as vezes demonstra seja fruto da idade e falta de ritmo.
        Por outro lado julgo que temos um plantel interessante e falta quem tire o maximo partido dele e lhe de algum fio de jogo que nao seja baseado em iniciativas individuais de alguns jogadores. Basta ver a melhoria dos nossos rivais com a entrada dos treinadores que actualmente la se encontram para perceber o quão importante é um treinador.

    • Tá errado…. Valdés é, simplesmente, o melhor jogador da equipa (atualmente). Zapater (tem sido) o jogador que garante vitórias…
      Parece que afinal o homem (Costinha) acertou alguma coisa.

      • Concordo, mas também me parece que houve dedo do Costinha na escolha do treinador. E aí errou e esse erro prejudicou e de que maneira o Sporting. Quanto a contratações não me parece que tenha sido assim tão mau, tirando o NAC que não aprecio, julgo que o Maniche, Torsi e Salomão são jogadores que podem ser bastante úteis, se bem enquadrados na equipa.

  4. Já repararam que desde que o cabeça de cotonete saiu, o Sporting ganhou os dois jogos que fez, marcou 7 golos e não sofreu nenhum?! (parece que afinal a maça podre do nosso lindo pomar não era o Moutinho)
    Já repararem que o gordo maniche cada vez que joga o Sporting parece que está a jogar com menos um?!
    Já repararam que o zapater desde o início que nunca demonstrou ser pior que o gordo maniche mas só agora com a época perdida parece que conquistou o lugar?!
    Já repararam que o torsi não é pior defesa que o polga, alias, dentro do que é mau, até é bem melhor e mesmo assim continua sem jogar?!

    Conclusão: PS demonstrou todas as suas dificuldades e limitações para abraçar um projecto com esta dificuldade. Nunca conseguiu perceber o melhor sistema táctico, as melhores posições, os melhores jogadores. Baralhou e deu de novo jogo após jogo. E continuará a baralhar até que alguém o mande dali para fora. Se é bom ou mau treinador logo veremos nos projectos futuros que tiver e no sucesso dos mesmos, coisa que não teve no passado nem no presente.

    • Claro, vai ser aos 60 que se tornará um bom treinador não é?!Epá são tantos erros, tantas indefinições, tanto tiro no pé que é dificil em tornar-se num razoável treinador…quanto mais num bom!!

      • Não sei se será aos 60 o não. O que eu sei é que no passado PS não foi um bom treinador e no presente também não o é. No futuro se saberá.
        Na minha opinião será mais um treinador razoável para equipas pequenas mas que nunca conseguirá triunfar nua equipa de topo. Não tem perfil, nem qualidade. Porque se treinar uma equipa de topo estivesse ao alcance de qualquer um, qualquer um treinaria uma equipa de topo e atingiria o sucesso e isso a história do futebol já nos deu a entender que não é possível. Ser um bom treinador não é para quem quer mas para quem pode. PS quer…mas não pode.

      • Ok, estamos de acordo então. A questão é que já se sabia isso antes de ingressar no nosso clube, e a sua contratação só pode ter sido equacionada por alguém que não percebe nada do fenómeno “futebol”!

      • Isso já é outra história que defendo deste á muito. Antes de culpar um treinador que não era mais que razoável antes de vir, á que responsabilizar quem um dia pensou que este seria a melhor solução para o nosso clube. Antes de criticar os gordos maniches e outros que vieram para trazer aumento de qualidade zero, á que responsabilizar quem um dia se lembrou que eles poderiam ser bons reforços. Entendo que JEB ainda terá muito que explicar aos sócios.30 segundos de uma curta conferência de imprensa não chega para aquilo que de muito mau fez ao nosso clube. Ele é o culpado. A ele devemos todos exigir respostas e responsabilidades. Que as assuma publicamente e que assuma também que provavelmente ficará na historia como o pior presidente que alguma vez um clube português teve.

      • É óbvio que nunca será bom. A equipa não tem qualquer tipo de fio de jogo, de dedo do treinador, depende exclusivamente de lances individuais de alguns jogadores.
        Por outro lado, concordo que o Zapater deve jogar no lugar do Maniche que acredito que nao tenha desaprendido de jogar, mas falta ao Sporting um treinador que consiga tirar dos jogadores o que eles têm de melhor para dar.

    • O mochilas 2 (Zapater) é muito bom jogador. Sobe a preceito no campo, pressiona bem os adversários, com rodagem não falha passes. Para além dos 2 golos ainda fez um excelente passe para o Valdes antes dele centrar para o 3º golo. Sem duvida um jogador muito útil. Se a isso ainda junta profissionalismo que foi descrito pelo PS, então é bom que se mantenha no Sporting por alguns anos.

  5. O forcado falhou nas 3 funções que cabem a um técnico:

    a) avaliação do plantel
    b) selecção do sistema táctico/ 11 inicial
    b) treino

    a) falhou na avaliação do plantel pois não conseguiu definir atempadamente quem queria e quem não queria do plantel existente. Pior do que isso, colocou jogadores que deveriam ser dispensados a titulares (Postiga, Polga e Abel); e dispensou quem tinha alguma qualidade e oportunidade de vingar (Pongolle)

    b) falhou na selecção do sistema táctico pois só nas últimas 3 jornadas com a lesão do Postiga é que estabilizou o 4-3-3. Antes andou a variar de jogo para jogo. Na selecção do 11, igual. Titulares indiscutíveis no banco ou bancada (Vuk, Valdés, Zapater); mandou jogadores para o banco durante o seu melhor momento da época (salomão, Vuk); e pior do que isso, não consegue ver que Polga não pode jogar nunca neste clube queimando assim um jovem com valor (Torsiglieri).

    c) falhou no treino pois continuamos a ver Polga a mandar charutos para fora na 1ª fase de construção, nunca conseguimos ter o controlo do jogo durante os 90 min e raramente dominamos a massacramos um adversário. Para além disso, não marcamos bem as bolas paradas (relembro a palhaçada do Abel como 1º marcador), fazemos faltas estúpidas e estamos sempre borrados com a bola nos pés.

    Algumas destas coisas foram (aparentemente) corrigidas mas há outras (como a insistência no Polga) que não. Já vemos Vuk e Zapater a titulares, já vemos novamente JP a lateral. Mas ainda falta muito. E recordo que metade do campeonato já foi.

    E depois ainda vem dizer que se fosse fácil não estava cá ele…otário de merda… mais fácil do que isto não tinhas, forcado. Fácil porque fizémos uma péssima época anterior, pior seria quase impossível. Fácil porque todos os adeptos sabem quem devia ter saído independentemente de vir ou não alguém para os substituir (Abel, Polga, Caneira, Grimi, Pedro Silva); tu que és o “profissional” não viste isso e ainda metes alguns deles a titular. Fácil porque a nossa defesa era uma merda na época passada, logo, o normal era alterar tudo. Mas não. Preferiste manter tudo na mesma com medo de fazer um corte com o passado. Fácil, porque não há dinheiro. E quando não há dinheiro o normal é meter os melhores em campo SEMPRE. Num plantel com tantas lacunas como o nosso, não jogar SEMPRE com o melhor 11 não é difícil, é ESTÚPIDO. Fácil pois tiveste melhores condições que os anteriores. Deram-te uma defesa nova (Torsi, João Pereira, Evaldo)e apostaste no Polga e Abel, um meio campo de qualidade (Mendes, santos e Zapater) e apostaste no Maniche. Fácil porque te deram um 10 de qualidade de encostaste-o à esquerda (quando não ficava no banco). Fácil porque tinhas um exímio marcador de bolas paradas (Vuk) mas na 1ª metade do campeonato quem as marcava era o Abel, Postiga e Polga. Fácil porque te deram o melhor lateral direito a jogar em Portugal mas preferiste apostar no Abel e avançar com o JP.

    No fundo, tudo isto teria sido mais fácil (ou menos difícil) se tu, pura e simplesmente, não INVENTASSES nem fosses tão LIMITADO. E depois vens para a comunicação social fazer o papel de vítima. É como foi dito no post. Trabalho e entrega é CONDIÇÃO PRÉVIA, não é uma QUALIDADE. E não te vou agradecer esse trabalho, entrega e humildade pois ninguém está em falta contigo. Pagam-te no final do mês, dão te uma academia com condições excelentes e tens um plantel que não sendo perfeito (longe disso) tem alguma matéria prima que preferiste queimar (torsi, salomão, zapater)para dar lugar a gajos que não têm qualidade para estar cá.

    Caro forcado, não nos tentes enganar mais. A malta sabe que temos um presente para viver. Mas toda a gente está-se a cagar para o presente. Porque este presente foste tu que o construíste. Por tua culpa, já ninguém espera nada desta época. Mais vale olhar para o futuro pois o futuro será sem ti e sem o cotonete. E isso é animador.

  6. 5 estrelas! era tão bom que ele de vez em quando viesse aqui dar uma olhadela… mas cheira-me que mesmo que alguém lhe dissesse tudo isto na cara e continuava a fazer os mesmos erros!!

  7. O Homem ao fim de um mês de competição a sério, já se tinha percebido o que valia. Ou seja para o Sporting, nada, zero. Agora vai andar com estas merdas até alguém lhe querer pagar o contrato todo. Concordo quando dizem que é trabalhador, agora relativamente ao carácter fica a léguas de Paulo Bento e Carvalhal. Ou alguém acha que ele já não percebeu que falhou redondamente? Ele próprio, se fosse digno, por iniciativa própria, tentava nesta fase acertar a rescisão com o Clube que lhe permitisse sair de cabeça levantada e com tempo para procurar um desafio num clube médio para a próxima época. Exigia por exemplo os ordenados até Maio. Não acredito que o Sporting não aceitasse, mesmo na presente situação. Agora assim, como já referi várias vezes isto vai acabar mal, e não me admira que ainda se envolva em desacatos com adeptos.
    Esta explosão do Zapa, também é tudo contra o Paulo Sérgio caraças, só vem dar mais razão aos críticos.
    Desde o início que me pareceu que tínhamos feito um belo negócio, porque Zapater apesar de ter características diferentes, não é pior jogador que Veloso. Não é um super-craque. Falha muitos passes (alguns de forma displicente) e não é um jogador muito rápido mas tem bons pés, joga sempre em alta-rotação, tem presença em ambas as áreas e arrisca mais que André Marques, inclusive. Não digo que é um jogador para jogar sempre, sempre, mas tem lugar neste Sporting e o facto de ainda para mais trabalhar bem nos treinos como é unânime, reforça mais ainda esta convicção. E, mais uma vez, quem é que tem a culpa?…
    SL

  8. Gostei muito do post, não consigo concordar com muitos dos comentários. Crédito onde ele merece: a equipa não jogou muito bem, o treinador fez uma decisão impopular (tirar o único extremo e pôr um defesa central) e com isto ganhou o jogo e, apesar de não jogarmos bem, fomos bem mais perigosos no ataque e seguros na defesa. Quantas vezes vimos esta época o PS definhar o meio campo e meter todos os avançados no assador e nós continuarmos a ser inofensivos a atacar e (ainda mais) inseguros a defender?

    Que isto não é futebol para o Sporting? Concordo. Estamos quase em fevereiro e não há sinais de jogadas estudadas, movimentações colectivas, muito menos um 11 definido e entrosamento. Mau demais. Quanto ao brio e profissionalismo, nada a apontar. Mas não basta. Não basta ficar contente com a equipa jogar bem (???), é preciso gostar mais dela quando ganha.

    Quanto a Zapater, confesso que no início da época assustou-me. Não só não estava minimamente entrosado (problema colectivo, não apenas dos jogadores como da equipa técnica), como parecia pesado, lento de processos e ainda mais lento a pensar o que fazer com a bola. Está muitos furos acima agora e teve uma semana em cheio (se tiver outra igual, será o melhor marcador da equipa, o que infelizmente diz muito), e espero, para bem dele, do clube e de todos nós, que continue assim ou ainda melhor!

  9. A verdade é só uma: nem ele sabe como venceu ontem. Uma vitória nada à Sporting: muita sorte e eficácia. Pena que esta conjunto de conclusões não tenha surgido quando o campeonato não era uma miragem, um desejo qualquer, um sonho de um qualquer Sportinguista. E na Taça de Portugal.

    Paulo Sérgio, vai tirar o curso de novo. Não copies, badameco ingrato e arrogante. Falhou nos objectivos essenciais, e tem colhões para referir que jamais se demitirá.

    É o poder do tacho.

    http://WWW.SOCIEDADESPORTING.BLOGSPOT.COM

  10. 1º não se pode esperar que todos os jogadores novos cheguem, vejam e joguem como se cá estivessem desde sempre.
    2ºalgumas contratações desta época poderiam ter sido enquadradas doutra forma, se houvesse sistema de jogo definido e equipa base as coisas seriam certamente mais fáceis.
    3º o que leva ao terceiro e ultimo ponto é precisamente o que disse no anterior, o P.Sergio não pode ser treinador no Sporting porque não conseguiu até agora criar condições para a integração de jogadores novos, porque não tem uma equipa definida nem um sistema de jogo, parece não conhecer as caracteristicas dos jogadores nem adequar as mesmas no sentido de retirar o melhor rendimento do que dispõe.Numa avaliação individual do plantel veremos que este não é tão frágil como o pintam, em termos de colectivo tudo parece desmoronar-se e mais parece que só vemos merda à frente, culpa de quem? do P.Sergio.
    Não é à toa que jogadores que não servem para nós aparecem depois nos rivais e iniciam ou reiniciam carreiras aparentemente perdidas.Aprendamos com os erros, arranje-se um tipo com qualidade e uma linha orientadora entre estilo/características individuais da equipa, defina-se o que se prentende para que seja mais fácil retocar o plantel e para que no próximo ano não partamos mais uma vez atrás.

  11. Uma de ontem na imprensa anuncia de que podera estar para breve a concretizacao do plano de reestruturacao financeira com a consequente emissao dos famosos VMOCs plano esse que teria sido aprovado pela Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal em Abril de 2009..Importa repor a verdade e esclarecer os socios e adeptos..Todas as medidas que compoem o plano de reestruturacao financeira tinham e tem que ser aprovadas em Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal..So a passagem da Comercio e Servicos para a SAD o foi na AG realizada em 13 de Outubro de 2009 ver a respectiva ordem de trabalhos para confirmar que foi essa a unica materia discutida e votada para alem das contas do exercicio anterior ..A passagem da Academia para a SAD foi submetida a aprovacao da AG realizada em 28 de Maio de 2008 e nao foi aprovada. Neste caso cabe salientar que e do conhecimento dos dirigentes do Clube a necessidade de aprovacao pela AG como alias reconheceram num da SAD de 5 de Janeiro de 2009 a respeito do adiamento da conclusao do plano..Concluindo o plano de reestruturacao padece de varias ilegalidades sendo a unica excepcao a passagem da SCS para a SAD. Na ultima AG perguntei aos membros do CD se estavam preparados para suportar as consequencias da possivel debacle deste negocio ilegitimo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s