Adeus

E obrigado. Tudo o resto fica para depois.

Para já, ficam apenas as memórias boas. Especialmente aquelas que a fotografia ilustra.

Tudo o resto fica para depois.

(Actualização: em jeito de homenagem deixo este texto, de Abril de 2008, como testemunho da história que o Liedson ajudou a construir no meu imaginário leonino dos últimos anos… e onde se funda o meu agradecimento).

71 thoughts on “Adeus

    • Sinto exactamente o mesmo. Nem de propósito, estava a ouvir uma das mais brilhantes páginas da História da Música, a 9ª de Mahler, cujo o último andamento é um longo e sofrido Adeus à vida.
      Imagina agora o meu estado de espírito ao ler esta notícia.

      • Foda-se eu estou com um buraco no estômago do tamanho do túnel do Marquês.
        Que caralho esta merda. Só me apretece chorar !!
        Matam a nossa alegria e a nossa ilusão.
        Como diz a música:
        Querem acabar de vez com a nossa paixão !

      • Com essa é que me fodeste. Vou ouvir o Adagietto da 5ª e lembrar quase tudo do Liedson.

        Que vazio do caralho.

  1. era escusado era aparecer o estrumpfe das riscas …
    Quanto ao Liedson , sinto um mó de o ver sair ! Não é que não concorde com esta venda e sabiamos que o dia chegaria, mas ainda assim é como ver alguém da familia partir ! Obrigado Levezinho !

  2. E que bem escolhida a fotografia. Jamais esquecerei este jogo e acho que o Liedson foi o mais parecido que tivemos com um heroi – goste-se ou não da personalidade dele (e eu até nem apreciava particularmente este aspecto). Acho que vou ao estádio dispensar-lhe uma valente salva de palmas e desesperar com as nossas opções para o ataque (Postiga, Saleiro e DJ Aló é mau demais para ser verdade…)

  3. Num post por aqui comentei (penso que no final da época passada):

    “O Sporting neste momento tem 3 jogadores profissionais de futebol: Liedson, Moutinho e Izmailov”

    Pois bem, passados 8 meses, um foi oferecido ao rival,o outro encostado, e o último “despachado” a meio da época. Só tenho de agradecer á gestão profissional do scp.Sem eles nada disto seria possivel.

    • Sim jonnybalboa, dizia o mesmo agora por sms ao meu Pai. Já só falta o Izmailov…

      Inacreditável despachar primeiro o jogador sem ter o substituto assegurado. E é uma merda de uma comissão de gestão demissionária que vende o nosso melhor marcador dos últimos 20 anos (e também melhor marcador nas taças europeias!!)?

      Volto a dizer, sempre torci o nariz à personalidade do Liedson, mas tratando-se o futebol de um fenómeno tão irracional, eu vou na onda e vibrei, muito e muitas vezes, em vários países, com os golos dele!

      Porque estava lá a assistir, com -8º, destaco o golo que marca na banheira de Roterdão (ainda por cima DETESTO o feyenoord), mas houve tantos…

      Até sempre Liedson.

      Sporting Sempre

  4. Pena de o ver partir e apesar de não discordar de todo com a sua venda continuava a ser o nosso melhor avançado.

    Agora quero é acreditar que até ao fim do dia temos anunciado alguem à altura de o substituir.

    É que não havendo é mau de mais esta ambição demonstrada pelos sores directores.

  5. Sinto nojo! Repulsa! Puta que os pariu!

    Depois de queimarem Izmailov. Venderem Veloso, Moutinho e agora Liedson, a pergunta impõe-se:

    Olha lá JEB, meu grande filho de um cão… E agora, o pomar já está limpinho? Ou achas que ainda nos podes foder mais mais um pouco?

    Foda-se… se estes gajos são do Sporting, então já estou como o bebado que o antecedeu: Dispensamos estes Sportinguistas.

    Vão todos para o caralho! Tou farto desta merda toda! Isto não é reconstruir uma equipa… é mandar tudo abaixo!

  6. o melhor marcador em competições europeias da historia do nosso clube…o unico jogador do nosso plantel que se diferencía de qualquer outro que possa jogar no braga ou maritimo ou paços de ferreira…Um simbolo do clube (mais 1 depois do moutinho)!!
    é uma desilusão ver para onde estamos a permitir que levem o sporting.
    O que se segue ?

    fodasse…

  7. O último grande herói!!!

    É mesmo um dia triste para o SCP. Bem sei que a vida é feita de mudanças, mas Liedson é um jogador que me encheu as medidas em 90% dos jogos!!

    Sim, outros goleadores estiveram no SCP, até com maior eficácia, mas ver um jogo de futebol é bem mais do que ver os golos: é ver as desmarcações, os passes, os cruzamentos, os cortes, o posicionamento no limite do “off-side”, a “ronha” na hora de saltar com adversários mais altos e fortes. No caso de Liedson tivemos tudo isso, juntamente com simulações de falta que não me agradavam. Mas saliento a versatilidade de um jogador que marcou golos de toda a forma e feitio- dentro e fora da área, de cabeça, de calcanhar, bicicleta, isolado, no meio da maralha, à meia-volta.

    Em suma, marcou-me como sportinguista e como adepto de futebol! Com ele aprendi que um avançado não é só um “encosta-bolas” de eleição tipo Jardel. Pena tenho que Liedson não leve com ele nenhum campeonato ganho: ele bem trabalhou para isso e bem o merecia.

    Obrigado Levezinho.

    P.S.1. Ainda me lembro de ele quando chegou querer treinar descalço!! E mais tarde querer fazer os treinos de pré-temporada em pleno Verão sem meias calçadas. Grande 31!

    P.S.2. Hoje apetece-me comprar uma camisola do SCP com o nome dele nas costas…com o “S” ao contrário.

  8. A ideia de que terá partido do Liedson a iniciativa de sair neste momento está completamente fora do pensamento dos Cacifeiros. Colocando de parte as emoções, tenho sérias dúvidas em sequer conceber outro cenário.
    Não foi aliás a primeira vez em que tal sucedeu. Já no passado o Liedson forçou a saída. Na altura havia objectivos mais ambiciosos em disputa e o potencial do atleta. Por isso acredito que o divórcio não se tenha consumado mais cedo. Agora parece-me um bom momento para ambos.
    O Levezinho que carregou a equipa às costas já desapareceu há mais de um ano. Aliás, há uma infeliz coincidência: quando o Liedson veste pela primeira vez a camisa de Portugal, o seu desempenho começa a dar os primeiros sinais de que o melhor já ficou para trás. Embora tenha marcado um golo no jogo de estreia foi mais ou menos ali que o corpo dele começou a mostrar que o pico já tinha sido. E creio que é unânime que apesar dá sua “fraca figura”, a marca do Levezinho sempre foi a dua “inesgotável” disponibilidade física.
    Acabou o ciclo dele.
    Outro se iniciará.
    Quando ele veio para “substituir” o Jardel, a notícia da sua contratação parecia uma anedota. Lembro-me bem de estar a ler incrédulo o anúncio oficial nos jornais desportivos.
    Quem sabe o que o futuro nos espera. Mas pode ser melhor do que parece à primeira vista…

  9. Para o Sporting “dispensar” o levezinho é porque vem ai avançado. E dos bons, daqueles que não enganam…ou pensam que a direcção vendia um dos nossos melhores jogadores sem ter nenhum trunfo na manga?! Epá, já que penso nisto…FDX, estamos na merda.

    • Em resposta à tua questão, acho que sim. Aliás, espero estar redondamente enganado quando digo que duvido muito que venha sequer alguém…

  10. Aqueles minutos seguintes ao 2º golo frente à Roma, com o estádio inteiro a cantar “allez Liedson allez allez”, vão ficar na minha memória. Para mim, é um pedaço de Sporting que se vai embora. Não acho bem nem mal, é a vida. Mas que custa, lá isso custa. E muito!!!

    • é isto mesmo!!! Quanto ao resto é apoiar quem está e quem vier; e pensar no futuro, debater o futuro e escolher e construir o futuro e q esse futuro seja mais sorridente que o actual presente… Mas esse futuro é feito de nós todos sempre, porque somos nós adeptos e associados que somos e seremos sempre o futuro do Sporting.

  11. Tenho de tirar o chapéu ao tipo que amanhã se vai embora, mas que, hoje, ainda teve tempo para assinar isto.
    Não é fácil, num ano e meio, despachar do Sporting TODAS as quatro mais-valias que tínhamos no plantel (porque, obviamente, o Izmailov nunca mais vai calçar), incluindo uma DIRECTAMENTE para o FCP.
    Não é fácil contratar e, meses depois, emprestar o segundo jogador mais caro que o clube já teve.
    Não é fácil aceitar a demissão do treinador com os melhores resultados dos últimos 30 anos (o tal que para ele era “forever”) e contratar para o seu lugar duas perfeitas nulidade, para lá de 3 (ou 4) directores desportivos.
    Não é fácil retirar do Clube todo o património que sobrava, vender os direito televisivos até 2018, e agravar em 50% o seu endividamento, tornando minoritária (quando não houver dinheiro para pagar as VMOCS) a sua participação no capital da SAD.
    Seria uma grande injustiça não reconhecer o mérito deste tipo, e continuar a insistir que o pior presidente que o Sporting já teve foi o Jorge Gonçalves, que, para lá de um buraco financeiro, deixou no SCP o Silas, o Douglas, o Ricardo Rocha, o Luizinho e o Rijkaard (enquanto este tipo deixou lá o Maniche, o Cristiano e o NAC – se o FCP não o quiser).
    Por isso, rapaziada, deixem lá de dizer que este tipo é “um dos piores” presidentes do Sporting. Ele é, sem qualquer tipo de comparação, O PIOR PRESIDENTE DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
    PS: aos que dizem que o Liedson tinha “terminado o seu ciclo” sugiro o seguinte. Não avaliem o valor de um atleta ou de treinador que conhecem há anos pelo que ele produz em circunstâncias anómalas e/ou no seio de uma organização totalmente incompetente. Já fizeram a mesma asneira com o Sr. Paulo Bento e com o Sr. João Moutinho. À primeira caem todos, à segunda cai quem quer, a terceira cai quem gosta.

    • Meu caro,
      Aquilo que esta pseudo-direcção demonstrou ao longo destes quase 2 anos de actividade é que no futebol, tudo aquilo que pensamos ser impensável acontecer…aconteceu. E se existe “mérito” por má gestão, ele fez questão de a explorar até ao mais ínfimo detalhe.

  12. Vocês esquecem-se que a vontade do jogador é determinante também… esquecem-se de muita coisa… esquecem-se de que há um mês andava tudo a chamar acabado ao liedson… enfim…

  13. É mais uma machadada na qualidade do plantel do Sporting, o pior nem é o Liedson sair, creio que o dia tinha de chegar mais tarde ou mais cedo, o pior é o Liedson sair e não haver um substituto claro já integrado no plantel. Como é que se contrata no último dia do mercado de inverno um jogador que substitua um dos jogadores que mais marcou uma década? Impossivel!!!

    Liedson deveria ter ficado pelo menos até ao final da época por 3 motivos.

    1º para que o substituto chegasse ainda com o levezinho no clube.

    2º para segurar o pouco que falta segurar desta época (ou agora ficar a 20 ou 30 pontos do líder será agora o habitual?)

    3º porque esta direcção já apresentou a demissão (não tem a meu ver o direito de dicidir assuntos tão importantes).

    Um abraço Benfiquista, foste para mim sempre um monte de ossos irritante, creio que isto diz tudo da tua qualidade enquanto jogador, o panico que provocaste nos adversários é a prova do grande jogador que és, muito obrigado Liedson por tudo que deste ao futebol nacional [a meu ver, em relação ao Luisão não precisava teres mostrado tanto :) ].

    Boa Sorte ao Liedson no Timão, oxalá depois de amanhã o Corinthians garanta o acesso à Libertadores, para podermos ver o “Levezinho” ao mais alto nivél também no futebol sul americano.

    Um abraço a todos.

    • Fora de qualquer ironia irritante (até porque estou furioso com a forma como este assunto Liedson foi tratado), estavas à espera de mais alguma coisa?

      Verdade que muita tinta pode correr até às 00h, mas curiosamente é o lampião João (comentário acima) que refere pontos bastante pertinentes. Um dos melhores marcadores de sempre do Sporting sai no último dia de mercado de inverno? Como disse também noutro comment, e sai um jogador desta importância sem se assegurar que existe pelo menos um substituto?

      Quem vai jogar na frente da nossa equipa? O saleiro? FODA-SE

      SL

  14. Vou-me então retirar para o meu sarcófago.

    De certa forma fico aliviado, estava a ficar cada vez mais farto e consumido de ver certos jogadores da equipa, de ver certos treinadores a pavonearem-se, certos dirigentes a desfazer o que havia de bom e certos adeptos da nossa equipa a valorizarem merdas de mercenários ou meras incógnitas, em detrimento de valores seguros com passado no clube.

    Há muitos anos, com uma conjuntura Carlos Manuel-Santana Lopes, aconteceu algo de marcante, tipo isto, relativamente a uma lenda recente: Oceano de seu nome.

    Rasguei o meu cartão e passei ao lado de uns bons anos da História do nosso clube, logo a seguir.

    Hoje volta a suceder o mesmo. Só porei os pés no estádio se for para me despedir do Liedson, nos anos próximos.
    Sempre abnegado, sempre esforçado apesar de ser o mais velho da equipa, sempre valioso….

    E foi um prazer grande conviver com tanto cacifeiro, tão doente com esta merda toda quanto eu.

    Mas para mim chega.
    Está na altura de um retiro espiritual, de poupar em quotas (o meu cartão, só readquirido depois de uns anos que eu julgava serem de alguma mística recuperada com o levezinho de leão ao peito, já foi simbolicamente destruído há umas horas atrás).

    Quem não é grato aos seus símbolos vivos, quem não os faz sentirem-se queridos, primeiro pelo seu valor meramente enquanto Homens e jogadores, e mais tarde pelo que representaram no imaginário dos adeptos, que não conte comigo nas suas fileiras.

    Não vai haver, pois, terceira brincadeira do género comigo feito papalvo a acreditar no que, obviamente, não existe: num clube diferente que faz as coisas de forma diferente.

    Somos tristemente iguais, ou piores.

    E como não me apetece metamorfosear-me em murcão, ou muito menos em galinha, vou-me deixar destas merdas.

    Boa sorte, sinceramente, para todos vós, que nem com isto se conseguirem libertar desta puta de doença.

    Eu, hoje, fiquei curado.

    Vulgo, o ex-“Coração de Leão”

    • essa gratidão deve ser vivida intensamente, nos momentos bons e maus, e nós conseguimos ser muito cruéis nos momentos maus… isso também não é honrar os símbolos do clube…

    • Caro Placebo,

      Eu estou em stand-by até ao dia 26 de Março. Nesse dia, neste estado de coisas, se por acaso se mantiver o status-quo (o que acredito porque continuo a ouvir os “velhos” a dizer que têm é confiança no Rogério Alves) chega o meu dia.

      Isto, assim, é que não. Já não tenho perfil para estar a compactuar com esta merda e ainda pagar para tal.

      SL

  15. Obrigado Liedson por tudo o que nos deste. Pela tua entrega, qualidade e abnegação. Por nos fazeres acreditar que a qualquer momento, resolverias. Por atacares, defenderes, por seres uma autêntica carraça.

    Nos últimos anos, há um SCP com e sem Liedson, indiscutivelmente. A partir de agora, será sempre sem Liedson. FODA-SE!

  16. Agora vão resgatar o Pongolle e ai sim, ficamos com um ataque de luxo. Não marcamos mais de 10 golos até ao final da temporada. Obrigado JEB. Mesmo demissionário a tua arte para fazer merda cresce a cada dia que passa. E pensar eu que és administrador de um banco. MEDO!!!

  17. o problema não está na saída do Liedson, que a meu ver até é bom negócio. Estava em final de contrato e com 33 anos…. ou era agora por 2M, ou para o ano a custo zero…
    O problema está em quem vem (ou não) para o substituir!!!!!

    Obrigado Liedson!!!

  18. e para quem gosta de números ou do raio que parta esta merda toda “É o adeus do maior goleador do futebol português pós-Jardel. Sete épocas e meia, mais de 300 jogos, 114 golos só no campeonato, 171 no total”

    • Estes sacanas que neste momento dispensam e contratam, mais parecem uma comissão liquidatária.
      Dão o Liedson e vão buscar o Djalma… o Djalma!?! Foda-se! Não tenho nada contra o moço, mas que equipa é esta!?! Saleiro, Postiga, Djaló e Djalma, todos juntos não fazem um bom ponta de lança.

      Depois vamos buscar o Cristiano para quê? Para fazer a vontade ao PS? Um gajo que só lá está a fazer render o salário à espera da negociar a indemnização, previsivelmente a curto prazo?

      Foda-se novamente, puta que os pariu a todos, todos! JEB, Couceiro, Costinha, PS e a chusma de adjuntos que o acompanha.

      Os salários destes chulos todos, dava para pagar um bom salário a um bom treinador.

      Até quando é que vamos penar com estes gajos, com as decisões que tomaram e que estão a tomar e cujas contas pagámos, continuamos a pagar e iremos pagar muito caro no futuro. Foda-se! Estou mesmo danado.

  19. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=681956

    “A transferência de Liedson para o Corinthians irá ter um impacto positivo nas contas do clube de cerca de 4,7 milhões de euros.A transferência dos direitos desportivos do avançado brasileiro para o Corinthians rendem 2,1 milhões de euros e o clube de Alvalade ‘poupa’ 2,6 milhões em salários.”

    Nós demos o Liedson por 2,1 milhões de euros?????

  20. F##asse e eu a pensar que desta vez o JEB é que ia deixar o Putanheiro do Norte de mão estendida levando-lhe o Kleber… Afinal não há mesmo solução para este futuro expresidente…

  21. Agora quem é o simbolo do Sporting???

    Tchan Tchan Tchan…CRISTIANO!!!!!

    PS: Um abraço de gratidão e sentido na despedida do Lieddson…Obrigado Senhor Supermercado!

  22. Obrigado LIEDSON!

    Que tudo te corra pelo melhor na tua vida futura.

    Fica a mágoa de não teres sido campeão pelo SCP!

    Abraço de gratidão leonina

  23. Só queria mnadar para o caralhinho todos aqueles que dizem que o Liedson é um jogador acabado.

    Conas de merda que só facilitam a corja que comanda o nosso clube!

    FODA-SE.

  24. goleadores da história do sporting
    1º fernando peyroteu: 529 golos
    2º manuel fernandes: 255
    3º manuel vasques: 221
    4º manuel soeiro: 204
    5º rui jordão: 187
    6º adolfo mourão: 170
    liedson: 170
    8º joão martins: 165
    9º jesus correia: 156
    10º albano pereira: 153

    obrigado liedson, marca pelo menos mais um para a despedida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s