É por estas e por outras…

… que depois acabamos a contratar Cristianos ou a forçar a ideia de que o Salomão é uma verdadeira mina. Onde é que têm andado os nossos olheiros, gestores ou raio que parta esta gente desde a época 2009/10, ano em que o puto de 18 anos, Zé Luís, foi melhor marcador do campeonato de júniores (25)? O mesmo puto que, no ano seguinte, e assim que começou a jogar pela equipa principal do Gil Vicente, assinou um contrato com uma cláusula de 5 milhões, porque não enganava e porque já tinha várias equipas de olho nele.

Portanto, passou-se 2009, passou-se 2010 e, agora, esse mesmo avançado, rápido, raçudo, com faro de golo e cabedal para não fugir aos defesas, que ainda há meia dúzia de semanas deu água pela barba ao Porto, parece estar já encaminhado para Braga para os próximos quatro anos. Se tudo correr bem, em Janeiro de 2012 damos 12 milhões por ele…

Anúncios

58 thoughts on “É por estas e por outras…

  1. pois.

    enfim, a nossa a academia está a ir no mesmo caminho do clube. ainda há uns tempos, um amigo meu que é olheiro, andou a observar um puto durante algum tempo e indicou-o para ir fazer testes à academia. o miúdo, um dia depois de ter feito um jogo que era quando podia, lá foi com o pai à academia para fazer testes. esteve lá uma hora e o veredicto foi: é uma merda. o puto que andou a ser observado durante semanas foi considerado, no espaço de uma hora, uma merda. o pai, para além disso, foi tratado extremamente mal na academia, coisa que nunca se tinha ouvido falar, ao contrário, por ex., dos lamps. resultado, vai acabar, pelo que sei, no benfica, porque o puto é mesmo bom. claro está que tudo isto é sempre uma incógnita, mas fodasse, não me parece que esta seja uma ‘política’ a seguir na nossa academia, aliás contrária aquilo que sempre fizemos.

  2. enfim, sem qualquer comentário sobre esta situação e sobre a desorganização completa do nosso Sporting.

    Os unicos jogadores com valor que devem continuar no nosso clube para o ano são os seguintes: Timo Hildebrand (no caso de vendermos o Rui Patricio), João Pereira, Daniel Carriço, Torsiglieri, André Santos, Valdés, Matías, Marat Izmailov, Zapater e Postiga.

    Para 2011-2012, vender ou tentar vender os restantes, Rui Patricio (um bom encaixe que daria para comprar 2/3 bons jogadores), Anderson Polga (rescindir ou vender), Evaldo e Grimi (investimentos sem retorno), Abel (rescindir), Cédric (emprestar), Pedro Mendes (vender esta lentidão), Maniche (rescindir desde já), Vukcevic (por muito bom que possa ser quando quer, é um jogador insurrecto e que não faz falta a um clube que luta pelo titulo), Salomão (emprestar, ainda não tem qualidade para o Sporting), Djaló (vender rapidamente), Saleiro (rescindir/vender ao Salgueiros) e Cristiano (deixar terminar o contrato).

    Ainda teremos a bonança de dois casos para resolver, o Pereirinha (vender) e o Adrien Silva (ou ficar ou vender). Teremos a chegada do Jorge Gonçalves do Olhanense, para mim uma das revelações deste campeonato e que faz falta ao plantel do Sporting, com a venda do Patrício, por um valor de 10/15M (Manchester United?!), daria para reforçar vários sectores essenciais para o futebol, olhem para o exemplo do Dortmund, como investiu na academia e no futebol Japonês.

      • infelizmente e concordando contigo songue, é a dura verdade, mas vender os que referi a quem? Achas que alguem os quer? Não me parece.. e andar a pagar a estes azeiteiros que não sabem o significado de uma bola para estar no Sporting é mau, é demasiado mau.

  3. não é que a culpa seja toda do Paulo Sérgio e nem é que eu gosto dele, não sou simpatizante de todo dos seus métodos, a culpa disto, deste mau momento do Sporting que se arrasta há anos é a falta de qualidade no plantel, no ultimo jogo com o benfica o djaló arranca sozinho pelo meio campo, tem um jogador ao lado para desmarcar, o djaló passa a bola e envia-a com tanta força que a bola sai pela linha lateral, agora digam-me.. é culpa do treinador? É ele que está lá a jogar? Não é.. não é só dele, os maiores culpados são eles (jogadores), podem estar a treinar uma vida inteira que nunca chegarão a um patamar exigido para o Sporting!

    A qualidade dos jogadores faz toda a diferença.. e não há qualidade no nosso Sporting. Exemplo é, lembram-se de quem era o treinador do Nápoles quando o Maradona lá estava a venceram a Taça Uefa? Muitos poucos se lembrarão, lembram-se mais do Maradona e dos seus grandes jogos.

    • Então é de quem fdx?!

      Lembras-te de um luis vidigal? Pois eu lembro-me, e também me recordo quando chegou a Alvalade não sabia fazer um passe de 2 metros…pois, mas com treino a coisa lá melhorou a ponto de se tornar o pilar do nosso meio-campo!

      É simples, são jogadores profissionais, ganham milhares e o minimo que se pode exigir é que façam recepção e passe correctos!!Não sabem, vão para as obras assentar tijolo pá!!

  4. Peço desculpa por me estar a alongar com estes comentários, mas.. neste momento o Sporting e toda a actualidade do Sporting está em estado de “merda”. Quem for eleito presidente, que seja um homem com os tomates no sitio para endireitar o nosso futuro, que não seja amigo e que não entre em sociedades com o Porco e com o Benfas, este ultimo cabeça de cotonete que lá esteve só lhe faltou lamber o rabo ao LFV, até adiantou jogos no ano passado para os meninos não estarem cansados.

    Temos muito valor na academia, apostar na mesma é essencial, é a nossa alma. Contratar um bom avançado, um novo Liedson e apostar secalhar em jogadores bons a preços acessiveis. O exemplo que dei do Dortmund, o jogador japonês Shinji Kagawa, bom jogador e a preço acessivel. Alargar horizontes e não pensar apenas em Argentina/Brasil para fonte de contratação.

    Resta-nos apoiar o Sporting até ao fim deste calvário, acredito que o Sporting voltará a ser um grande se seguir filosofias correctas.

    Saudações Leoninas!

    • aí estamos plenamente de acordo: eu há anos que questiono o porquê de não olharmos para África. Gana, África do Sul, Nigéria, só para citar três países capazes de fornecer jogadores que fazem, efectivamente, a diferença.

      • exactamente, aproveitem para ver um jogo alemão do Dortmund e depois digam-me algo, porque não apostar na liga japonesa? Nas ligas asiáticas em que os gaijos correm o dobro e lutam todo o jogo? É necessário alargar o horizonte!

      • Rodrigo Parente,

        Nasci na Alemanha e o meu clube local era precisamente o Dortmund.

        É o exemplo perfeito de como se pode destruir um colosso… E é também o exemplo de como um colosso, havendo competência, se pode reerguer.

        O exemplo é ainda mais caricato, quando o treinador da equipa, é uma espécie de Paulo Bento. Um tipo desconhecido que treinava os juniores e, em plena recuperação da crise, ganha a confiança da direcção e passa a comandar a equipa sénior; com os resultados que se conhecem.

        Pela mão desse treinador, já subiram à equipa principal 9 juniores… e desses 9, 3 já fazem parte das escolhas habituais de Joaquin Low para a Manschaft… e desses 3, 1, o central de 21 anos, já é titular indiscutível. Depois tens os jovens estrangeiros que sobram desse lote de juniores: logo á cabeça, Kagawa (se não estou em erro), o japonês de nome sugestivo ao gozo. Para mim, a próxima pérola do oriente… tanto em marketing como desportivamente… está ali, sem grande margem de erro, o “próximo Iniesta”.

        É certo que a Liga Alemã é completamente diferente… Logo à partida, porque pensam em colectivo. Os direitos televisivos, por exemplo, são vendidos em conjunto em leilão internacional e depois distribuído de forma racional e justa. O estádio do Dortmund mete 90 mil em todos os jogos… mas mesmo todos! Isto depois de EM CONJUNTO, os clubes repensarem o futebol e baixarem os preços dos bilhetes: Hoje em dia, é mais barato ver um jogo na liga alemã, que na liga portuguesa… e é bom não esquecer o nível de vida deles em relação a nós. Passaram a fazer auditorias externas de 3 em 3 meses. Etc… Mas é possível reinventar o SCP e renascer ainda mais forte… Eu acredito.

        Cherba: O SCP já tem uma academia na Africa do Sul precisamente para tentar apanhar esse mercado. Só não sei se já está concluída ou se ainda não passou do papel, mas que o acordo já existe à um ano, já.

        SL

      • Convém lembrar que o Porto, enquanto andava à procura de um japonês para mostrar na Champions e fazer vender umas camisolas no Oriente, apanhou um Hulk a jogar na 2ª divisão do Japão.

  5. Em Janeiro de 2012 ainda vamos ter Sporting? Isso são boas notícias. E se temos 12M€ para dar por um Zé (Luís) tb deveremos ter dinheiro para trocar a equipa (quase) toda.

    Li algures que um júnior sueco ia prestar provas em breve na academia. Os olheiros ficaram impressionados com as suas qualidades num vídeo enviado pelo… pai do atleta.

    Sim, é neste estado de amadorismo que nos se encontram as coisas.

  6. Já agora, gostaria de deixar o meu suporte ao bom trabalho realizado pelos homens do Cacifo, por disponibilizarem o seu tempo e este espaço ao grande Sporting e ao convivio dos adeptos sportinguistas*

  7. É sempre complicado avaliar o potencial de um miúdo de 14, 15, 16 e até 17 anos. O seu crescimento pode ser condicionado por uma série de factores. Eu não entro por aí. As coisas ao nível da organização, mesmo nessa área, já podem ter estado melhor mas a realidade é que comparativamente aos outros continuamos a ser bons formadores. Até na baliza. Por exemplo o Miguel Veloso foi dispensando pelo Carnide e ainda nos rendeu um dinheirito.
    O nosso problema é que não temos o dinheiro dos outros para comprar em qualidade e quantidade. E quando aparece dinheiro não temos sido capazes de efectuar investimentos rentáveis…
    Saudações Leoninas

    • lulinha,
      dei-me ao trabalho de ir procurar e encontrei o seguinte:

      «Poderá ser, até, uma questão mais sensorial, mas há jogadores que têm a força de provocar impacto. Em geral, para isso, entra a pinta atlética em assumir a bola cruzada com a qualidade de recepção e objectividade em tomar decisões. Já são mais do que meras impressões.
      Há alguns meses falei aqui neste jogador, então saído dos juniores e ainda a jogar nos seniores com a “casca de ovo na cabeça”, tinha de ser visto com cuidado para não o colocarem tão cedo num nível que lhe turvasse um, digamos, crescimento natural.
      José Luís, 20 anos, número 9 do Gil Vicente, não tem, porém, a pinta do miúdo que saiu dos juniores. Tem a pinta de jogador adulto que nada teme. Não por ser inconsciente mas por ser consciente da sua qualidade. Outro pormenor: move-se bem sem bola e quando o colega não faz bem o passe, reclama discretamente e faz o gesto (também discreto) de qual teria sido a melhor opção.
      José Luís é uma questão de “pedigree”. Muito do que é um grande jogador é um fenómeno natural . O posterior produto fabricado apenas o integra melhor no jogo», disse o LFL sobre o Zé Luís

      • Luís Freitas Lobo opinando sobre Cristiano em 5/12/2008:

        “Entretanto, a criatividade e qualidade do jogo de Cristiano aumentou. Mas, vejo os jornais todos os dias, seguindo o mercado, e quando reparo que o seu nome não surge referenciado por nenhuma equipa grande, de ambições europeias pelo menos, pergunto-me porquê: É mau profissional? Tem uma cabeça pequenina? Sai à noite e deita-se tarde? Custa muito dinheiro? Sinceramente, não encontro resposta. E por isso, fico cada vez com maiores dúvidas. Porque, vendo-o jogar, ao vivo ou no ecrã, gosto cada vez mais do seu futebol. É jogador de equipa grande. Deve existir algo que eu não percebo.”

      • Luis Freitas Lobo opinando sobre Purovic (24-08-2007):

        País: Montenegro Idade: 22 anos (7/5/85) Clube em 2006/07: Estrela Vermelha Época – Clubes – Jogos – Golos 2004/05 – Buducnost Podgorica 25/11 2005/06 – Estrela Vermelha – 24 /11 2006/07 – Estrela Vermelha – 22/6 Avançado elegante, com grande capacidade atlética e um remate potente e colocado, com o pé direito. Busca espaços, fora ou dentro da área, escapa aos seus marcadores, e remata muito bem. Não é muito veloz mas, agressivo, movimenta-se com grande inteligência. Destaca-se também a cabecear. Pode jogar sozinho no ataque ou com outro avançado a seu lado (fez dupla com Zigic). O seu futebol cresce quando se aproxima da área.

      • A gente devia ir buscar o gajo que faz as pontuações do Football Manager… é a mesma merda que ir buscar o LFL. É só poetas dos adjectivos. Lembro-me do LFL todas as semanas na TSF a defender o Bruno China, na altura no Leixões. Bruno China… bom! Muito bom! Foi ao Maiorca e nem calçava… deve ter sido a falta de adaptação à lingua…pois!

    • Lol com ele este JL não saía. O pior é que Tambem com ele (LFL) ficávam todos… São todos bons. É esta a característica que Nao gosto nele. Raramente faz um comentário negativo, só me lembro de ouvir um quando se opôs à organização do mundial com a Espanha. Gostava muito de o ver mais assertivo.

      SL

      • vamos lá ver, há uma coisa que se diz sobre ele que não corresponde exactamente à verdade: o tipo não diz que são todos bons, o que ele faz é opinar sobre quase todos os jogadores. ora, na maioria das análises ele costuma ressalvar expressa ou implicitamente para que tipo de clube, na opinião dele, serviria aquele jogador. o cristiano quando estava no paços parecia ser um óptimo jogador e, nessa altura, tenho a certeza que ninguém duvidaria que era suficientemente bom para um clube com ambições europeias como um braga ou guimarães…

      • songue, se calhar não parece mas o meu comentário acima é informativo e não opinativo.Eu até concordo com a esmagadora maioria das apreciações individuais que o Freitas Lobo faz.

        Mas já agora, o “estilo” do Cristiano tem algumas semelhanças com o do Yannick Djaló.Para o bem e para o mal…

      • acho-o melhor tecnicamente, mas menos rápido…enfim, pelo menos para mim, é impossível avaliar as reais características do cristiano nete momento…

  8. Gerir futebol não é o mesmo que gerir uma mercearia, é preciso sensibilidade e bom senso (onde é que eu já ouvi isto?).Acho que continuar a querer engrossar o plantel com jovens da academia tem sido um erro, cada vez mais me parece que se surgir alguem a dar 5 ou 6 milhões por um puto de 18 anos é vendê-los, a não ser que sejam de facto foras-de-série.Seria necessário inflectir toda a politica desportiva do clube, acabar com a academia, vender os terrenos e com esse dinheiro criar um plantel a sério.Têr um centro de estágio e manter as camadas jovens, mas utilizar só aqueles que façam a diferença.De que serve ter mantido um Adrien (quando houve excelentes ofertas pelo mesmo ainda imberbe) para andar agora a emprestá-lo? para quê ter tantos Portuguese no plantel e jovens oriundos da academia se como vimos no ultimo derbie, os melhores e mais raçudos em campo foram dois estrangeiros (Torsi e Matias)? Os lamps e os morcs têm Uruguaios, Argentinos, Brasileiros com fartura e dão-nos baile,mas nós continuamos a querer provar que ter muitos Tugas é que é bom. É bom é ganhar, se for com 11 Tunisinos e um treinador Libío, que se foda.

    • Mais nada, porque o nosso problema (ou dos nossos”dirigentes”) é achar que quando o Platini conseguir aquela merda do 6+5 (6 do proprio pais e 5 estrangeiros), e for implementado (ou seja nunca) então ai vamos ser os maiores!!!!

    • No entanto, quem continua a permitir a sobrevivência do SCP, são os encaixes efectuados com jogadores da formação.

      É que na maioria das vezes em que optamos por comprar “lá fora”, é para trazer jogadores de qualidade inferior aos que formamos.

      • Daí a “inflexão na politica desportiva”, obviamente teriamos que comprar bem, geralmente jogadores de selecção entrariam nessa bítola, o que certamente tem custos.Mas será preferivel isso a gastar 3,5M num Grimi que agora vai sair de borla ou quase, é este “pequeno pormenor” que tem escapado a quem nos dirige, poupa-se na compra e depois qual é o retorno? zero, o que no final dá sempre em saldo negativo, e muitas vezes, bem negativo.Acho que há um ditado que resume isto: “O barato sai caro”, mas entendo que os gestores de topo que nos dirigiram nos últimos anos não estejam habituados a comprar na loja do chinês, é pena que só o façam quando chegam ao Sporting.

  9. O Zé Luís é um grande jogador sem dúvida e bem negociado podia vir para o Sporting por metade desses cinco milhões com um jogador envolvido no negócio (Saleiro?). Mas em Alvalade também temos bons goleadores na forja, como o Alberto Coelho mais conhecido por Betinho que ainda este fim-de-semana marcou ao Benfica e outro mais novo que é o Alexandre Guedes e que é um cabeceador como há poucos.

    Saudações Leoninas e parabéns pelo blogue!

      • o filho do Kadafi era uma “win-win solution” já que é um mister com fibra e é também um dos grandes accionistas da Juventus (ou seja, tem guita :D)

  10. Façamos um exercicio…
    Esqueçam o plantel deste ano (se conseguirem). Num plantel de qualidade “Sporting como nós queremos”, alguma vez o Diogo Salomão tinha lugar no plantel? e o Adrien? e o Cédric?

      • O puto salomão tem muito potencial. Basta ver o toque de bola do miudo e os golos que já marcou este ano. Devia era estar enquadrado num equipa forte e com gente competente a acompanhar o seu crescimento…vejo-o como um pequeno Nani, mas como até esse foi assobiado por Alvalade, já vi qual vai ser o seu futuro.

    • o cédric foi sempre um dos melhores jogadores da formação. era, de longe, dos tipos da equipa de juniores com grande qualidade. ficou no plantel principal e eu pergunto-me, será que o tipo é mesmo bom? será que tem valor para ficar no SCP? sinceramente é impossível fazer tal avaliação porque não o vimos jogar. mais, do muito pouco que jogou, ainda por cima nesta equipa de merda, até mostrou bons pormenores…

  11. É esta falta de visão que me custa a perceber.
    No ano passado vi 2 jogos do belenenses contra o porto e vi um gajo a dar baile à defesa do porto. Pensei “o belem vai descer, deviamos ir buscar este lima que vem baratinho. Se resultar resulta, se nao resultar também vem barato por isso dá sempre para vender ou emprestar…”. Pois… lá foi ele para o braga e agora já vale uns milhoes…

    Outro caso é o do bébé. Confesso que nao conheço o jogador e ainda o vi jogar poucas vezes mas como é que um gajo que andava nas zonas de lisboa e supostamente tinha tanto potencial acaba no guimarães??

  12. com o devido respeito, achar que o ze luis é jogador para ser seguro pelo sporting é nao perecber nada disto…
    o angelo foi o melhor marcado do nacional de juniores 2 anos seguidos e está no gondomar na 2ª B, joga de vez em quando!!! era o proximo aguero!!!

    por essa ordem de ideias o gajo que marcou os 2 golos ao porto deveria ser titular da selecçao nacional…ah e veio dos distritais…hugo vieira de seu nome!!!

    • então se o critério que se retira das palavras do cherba – tipo muito acima da média no campeonato de juniores, mesmo jogando numa equipa mais fraca terá, eventualmente, potencial para o SCP – é uma parvoíce, explica-nos, como se fossemos mesmo muito estúpidos, qual é a panaceia da prospecção, que fiquei extremamente curioso…

  13. este Zé Luis do Gil Vicente acho que nunca passou pelo SCP (ver _http://www.zerozero.pt/jogador/ze_luis/2010_2011/ficha/140/default/121735)
    O Zé Luis que marcou 25 golos pelo SCP… ainda lá tá nos juniores
    _http://www.zerozero.pt/jogador/zezinho/2010_2011/ficha/140/default/74284)

    Somos maus…mas tb não ajudem á festa!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s