“EU QUERO SER SONDADO”

À entrada do estádio fui sondado. Primeiro disse que não, mas depois voltei para trás e fiz questão de “votar”. Olhei para a folha do senhor, vi os seis nomes e demorei um bocadinho, quase nada, a reflectir num nome: Zeferino Boal. O nome é bom. O senhor é muito mau. É um candidato à Benfica, inspira os piores receios, tem aquela ligação íntima à banalidade, é muito fraquinho. Para além da histórica relação com o nosso Vale e Azevedo. Enfim, nunca me passaria pela cabeça que o sr. Boal fosse, sequer, candidato à presidência do Sporting. É dos seis, o pior. E, durante o tal bocadinho, acreditei que ninguém, absolutamente ninguém, irá dar o seu voto a um homem cuja bandeira do mandato é um lar de idosos do Sporting. E cuja arma comunicacional são folhas saídas de uma impressora sem toner. E que, repito, era um homem do Jorge Gonçalves.

Mas enganei-me. Assim que respondi o nome do candidato no qual pondero votar – pondero, ainda muita água vai correr por aí -, enquanto regressava à fila para entrar no estádio, lembrei-me da animada discussão que tínhamos tido 15 minutos antes nas roulotes. Então não é que eu conheço um gajo que diz que vai votar Boal? Um velho companheiro da blogosfera, o Luizinho, da Última Roulote, diz que sim, que vota no Boal, não para presidente, mas para outro dos órgãos em votação.

(Perdoas-me, com certeza, esta inconfidência, Luizinho. Tu és um gajo tão cheio de si, tão seguro das tuas convicções, que perceberás que os visitantes do Cacifo precisam de saber que tu vais votar Zeferino Boal… que vais dar responsabilidade a um homem a quem eu nem sequer confiava as minhas meias sujas. E que, por isso, é importante para mim distinguir-me de ti.)

Como se vê, há sportinguistas para tudo. Até para votar em Boal. A democracia é mesmo assim. Cada um sabe de si e eu sei que quem vota Boal não deve ser bom da cabeça. Não é, seguramente, normal… É um cavalo, ou melhor, é um asno. É que há pessoas que têm opiniões formadas com pouca informação, com poucas certezas, sem total convicção. Mas que valem o mesmo. E depois há outras pessoas que ambicionam ser fazedores de opinião (?!?), que alegam que sabem do que falam e que, depois, votam Boal.

Foi por gente como esta que eu decidi voltar atrás. E dizer “Bruno Carvalho” para todos os órgãos (é uma perfeita estupidez eleger listas diferentes para órgãos diferentes… é uma noção de gestão de uma instituição que só pode surgir nas cabecinhas que, provavelmente, nunca tomaram na vida uma decisão com impacto colectivo). Na sondagem disse Bruno Carvalho por duas razões. Porque, quanto mais conheço a peça mais percebo que se adequa à minha lista de Natal. Cumpre cinco das minhas condições reais (as outras, quem sabe… talvez goste de paraquedismo geriátrico). Faltam uma essencial (gostava de saber o que acha das relações com o FCP) e uma determinante (treinador estrangeiro e com currículo). E falta crescer em mim… preciso de acreditar nas coisas que promete.

A outra razão que me levou a votar na sondagem foi para criar massa crítica. É preciso que as sondagens, instrumentos fundamentais para definir a elegibilidade dos candidatos, mostrem tendências que considero críticas para o futuro do Sporting: que o Carvalho é opção real (para convencer os mais conservadores), que o Godinho não é o favorito e que o Boal não é… nada. É preciso que o Boal apareça em último nas sondagens, distante de gente como o Carvalho, para se perceber a diferença de espessura entre os dois. Precisamente a mesma diferença que existe entre um humilde sportinguista, que sabe viver em democracia, e um asno, que vota Boal e acha que faz bem.

(Luizinho, quando vires um pico de visitas nas estatísticas do teu blogue, não te assustes… é o efeito Cacifo. De nada).

Anúncios

86 thoughts on ““EU QUERO SER SONDADO”

  1. E votaste bem Douglas.
    Eu também votaria assim.
    Mas também, como tu, aguardo pelas novidades que BC nos trará esa semana.

    SL
    José

  2. Uma reflexão sobre o Zeferino Boal (o nome merece)

    Primeiro o nome próprio. Zeferino. Vantagem clara e inequívoca. Não é um Sérgio, um Bruno ou um Pedro. É Zeferino. Aliás, “O” Zeferino, porque não há “UM” Zeferino. Pela originalidade do nome próprio, mais condizente a um qualquer profissional da horticultura, não tenho dúvidas que se os candidatos só tivessem nome próprio, os sócios votavam nesta personagem tão peculiar. É só pensar num diálogo entre 2 sócios sportinguistas da populaça: “Então pá, vais votar no Bruno, no Pedro, no Sérgio ou no Zeferino?” “Não sei pá! Não os conheço muito bem, mas acho que vou alinhar no Zeferino.” “Pois, pá.O Zeferino é cá dos nossos. Não é um gajo qualquer!” Vantagem esmagadora.

    Se a coisa já era simples no nome próprio, então é absolutamente decisiva no apelido. Voltando ao diálogo…”Então pá? Vais votar em quem? No Carvalho, no Mendes, no Baltazar, no Ferreira ou no Boal?” “O quê? Há um gajo que é Boal? Deve ser boa gente, é nele que eu vou votar. Tou farto dos Mendes, dos Carvalhos e dos Ferreiras! Esses gajos são uns corruptos!” Vantagem ainda mais esmagadora.

    O Douglas que me perdoe, mas o nome do candidato circense não é bom. É fantástico. É original, fica no ouvido e é altamente credível. Porque ninguém acreditava se ouvisse no telejornal que um senhor chamado Zeferino pudesse ter roubado seja o que for. E isto já sou eu a pensar: “Fodasse! Essa merda é mentira! Deve ter sido o Vara ou o Godinho a tramar o coitado do shôr Zeferino!” Portanto em matéria de credibilidade estamos conversados.

    Em jeito de conclusão, uma nota para a mãe do Zeferino Boal. Uma querida. Não tenho dúvidas que ela já sabia que o filho estava destinado a grandes coisas. Por isso é que lhe deu aquele nome. E tinha razão. O que ela não sabia é que o nome que ela escolheu para o seu rebento seria uma machadada na monotonia e conformismo que reina no Sporting. Porque estamos na merda, mas fodasse! desta vez temos um Zeferino que ainda por cima é Boal! Um bem haja à Dona Boal que me proporcionou momentos de grande alegria e humor numa altura em que só me apetece é enfiar o frasco inteiro de anti-depressivos pela goela abaixo. E esse mérito ninguém lhe pode tirar…

  3. Boas Douglas,

    Aqui que ninguém nos ouve, vou-te confidenciar a postura do BdC relativamente aos outros dois monos.

    in pensar sporting

    Politicamente correcto: “O relacionamento com o Porto e o Benfica, vai ser igual ao tratamento com o Beira-Mar e o Portimonense.” – Exactamente com estas palavras.

    Depois rematou qualquer coisa assim: “O que vai ser diferente, é que quando nos quiserem atingir, já estaremos preparados para responder com o dobro da força. Comigo não vai haver comunicadozinhos… comigo vai haver conferencias de imprensa e acções.”

    PS: Sem comentários quanto ao tipo que vota no Boal… não sei qual deles o pior; se o que se submete a votação, se o que vota nele.

  4. Grato pelo pico. Pode ser que quem passe pela Roulote consiga pelo menos apanhar qualquer coisa para além do que se apanha aqui, que, há que dizê-lo é muito pouco. Mas é divertido, ainda assim. Há sempre o lado do pão e o lado do circo…o bófia bom e o bófia mau…etc.
    Beijinhos e até dia 24.

    • São tão pouquinhos. Deve ser por isso que estavas tão preocupado com a formação de opiniões e a evangelização das mentes. Porque tu tens a pretensão de ensinar pessoas ao contrário de nós. É essa a diferença. Nem vou perder mais tempo a discutir ou a tentar dizer-te que não és ninguém para dar lições sobre Sporting e cultura democrática. A tua indecisão entre Bruno de Carvalho e Zeferino Boal é o teu melhor cartão de visita. És um artolas!

    • Deixem-se mas é de picardias de merdas e remem para o mesmo lado.

      Acho que foi boa ideia o Boal ser candidato e ter ido ao debate pois pelo menos serviu para mostrar o passivo grotesto criado pela obra do Godinho Lopes e serviu para ajudar a partir os pés de barro do Carlos Freitas (70 milhões gastos…).
      Mas Boal não pode ser presidente e não vai ser presidente. E Luizínho, temos de meter uma coisa na cabeça, nestas eleiçõs não pode haver votos de protesto. Não podemos gastar o voto em votos nulos, votos em branco ou em candidatos que não podem ganhar. Não há 2ª volta nas eleições do Sporting. Temos de votar em quem pode derrotar o Godinho Lopes.

      Acho que a candidatura de Pedro Baltazar morreu. A quem o viu como alternativa, bastaram dois momentos para ver que ali não há nada que interesse: a escolha de Santana Lopes e o discurso ché-ché no debate (o homem nem percebia as perguntas).

      O meu voto, para já, está com Bruno de Carvalho. E por lá se vai manter caso ele não apresente Leonardo Jardim ou Jesualdo Ferreira para treinador. É que se ainda tinha dúvidas, a tirada “o eng Godinho Lopes está muito bem informado acerca de tudo excepto do meu nome” tirou-mas (alguém duvida que o “lapso” do Godinho Lopes não foi lapso nenhum mas sim estratégia?).

      Contudo, atenção a quem acha que a candidatura de Dias Ferreira é só circo e folclore… É que quem se desiludiu com Pedro Baltazar e ainda não se convenceu com Bruno de Carvalho, vai votar no Rijkaard (nome mais forte da campanha a par de Luís Duque).

      • A minha vénia perante tão coerente e assertivo comentário!

        Subscrevo na íntegra!

        Que o candidato Bruno Carvalho não nos desiluda com o nome do treinador…. Leonardo Jardim seria uma anedota…. Mal por mal, Rui Vitória, que tá com o Paços bem lá em cima na classificação!!

        Pessoalmente, gostava mt que fosse o Domingos…. acho que deverá ser Português, mas BOM! E, pessoalmente, considero o Domingos um grande treinador português!!

    • o zeferino boal é talvez o pior candidato a qualquer eleição já feita. nunca vi nada assim, o homem não consegue construir uma frase e acaba a sussurrar uma palavra, sem se perceber bem o que está a dizer. não tem programa, nem equipa. não tem também nomes para anunciar, mas gostava de ter o manuel josé a presidente. é estranho e é talvez a pessoa que mais gel usa, para além de apertar estupidamente o fato, camisa e gravata. é o boal. é o zeferino. sinto-me tentado a comprar uma camisola do SCP com o nome Boal. o que é normal, Boal é o nome de quem se fala…

  5. Dizer que não faz sentido votar em listas diferentes para os vários órgãos revela uma ignorância atroz sobre o funcionamento e estatutos do clube. Faz tanto sentido como dizer que se tem que votar no mesmo partido em todas as eleições.

    Enfim. Há mais inteligência numa vírgula do Luizinho do que nos posts todos deste blog.

      • Realmente, criticam o outro por votar no Boal dias depois de um post neste blog a manifestar intenção de voto no Godinho Lopes… Venha o diabo e escolha… Diz o rôto para o nú porque não te vestes tu.

      • oh Askavir…
        não sei se é por teres um nick que faz lembrar um craque russo ou se é mesmo por teres a capacidade interpretativa ao nível do Mantorras a tentar correr 10 metros sem coxear, mas já devias ter percebido que, pelo menos aqui, temos a capacidade de ter ideias próprias e de assumi-las.

        Lá porque um de nós equacionou votar Godinho, não quer dizer que equacionemos todos o mesmo. E isto serve para qualquer outro candidato. Percebido?

      • Um gajo com o nick “Cherbakov” a dizer que eu tenho um nick que faz lembrar um craque russo…

        O que cada um equaciona é lá consigo, agora parece-me extremamente hipócrita e digno de quem ACHA erradamente que tem uma piada do caralho ridicularizar quem tem intenção de voto no Boal (para mim nem candidato sério é) depois de no mesmo blog se manifestar intenções de voto num gajo como o Godinho… Então pela tua (des)ordem de ideias tanto é demente um como o outro, porque se votar no Boal não lembra de facto a ninguém, então votar na lista do polícia e dos ladrões nem sei que lhe diga.

        Vocês (especialmente tu) gostam muito de gozar com os outros, mas pelos vistos quando vos dizem alguma coisa fazem-se logo de virgens ofendidas.

        ps: já agora, fazer tentativas de piadolas com dificuldades em andar quando se ostenta uma foto e o nome de um ex-atleta do clube que ficou paraplégico, é digno da tua pelos vistos excelente “capacidade interpretativa”.

      • Cherba,

        Votava mais depressa no Boal que no Godinho Lopes.
        Votava mais depressa no Boal que no Baltazar.

        SL
        José

  6. Vamos ver bem as coisas como elas são. Não foi uma promessa de todas as direcções anteriores, trazer os simbolos do clube para a Academia?
    Pois bem, o “Zefas” vai tornar esse sonho realidade. O clube está ferido de morte, o Godinho vao tentar matá-lo de vez,e o que faz o “Zefas”: Já que vamos morrer, ao menos morremos todos juntos a jogar ao dominó e à suecada! É que ali no Jardim da Estrela, os pombos cagam-nos em cima, e ali em Alcochete se levares uma cagada é de uma cegonha, e ai, é KO técnico.
    E mais, já está previsto no programa “Boalense” uma emissão em directo estilo Natal dos Hospitais, mas intitulado “A Consoada no Covil”. Maria José Valério a animar a malta e o speaker do estádio à berrar “Follow the leader, leader, leader, follow the leader, clap, clap”!

    Vota Boal, para uma despedida infernal!

  7. Subscrevo (parte) do comentário do zé-tó… dizer que não faz sentido votar em listas diferentes para órgãos diferentes revela uma verdadeira falta de sentido democrático e ignorância de como um Clube deve ser gerido. Ó douglas, já pensaste por acaso que haverá uma razão para o Conselho Fiscal (que está lá para fiscalizar) não ser da mesma árvore que aqueles que são fiscalizados? Ou para quem dirige a AG onde os sócios têm a palavra para dizer se sua justiça não esteja as ordens do Conselho Directivo?

    Quanto ao resto, cada um tem direito a votar em quem quiser… é o que dá sermos um Clube democrático em que cada um tem direito a sua opinião. Vê lá tu que até há quem vote em branco sabendo que esses votos vão logo para o caixote e nem contabilizados são…

    Já agora, com que conhecimento de causa “votaste” nas listas do bruno de carvalho para os outros órgãos? Onde se podem encontrar essas listas e os nomes dos sócios que as integram? Sabes quem as encabeça ou é uma simples questão de fé?

    • O que eu acho piada nestas eleições do SCP é que há gente “armada” em sportinguista, que defenderam até à exaustão o modelo da “geração da divida” com argumentos superlativamente falaciosos, que se acham no direito de questionar tudo e todos, como se fossem autoridade máxima de alguma coisa.

      Douglas, subscrevo o que disseste, mas sobretudo a tua NÃO resposta aos Sporting’s?!?Sempre’s desta vida… É que falar para os burros é um exercicio deveras complicado!!!

      Deiemo-los a URRAR sozinhos…

      Vamos votar no Bruno de Carvalho para correr com a escumalha de Alvalade…

      • Como deve ser triste não ter nada para dizer e ser estupidamente imbecil para procurar posts de quem contradiz (com argumentos) a sua opinião e se limitar a debitar anormalidades… cada vez mais tenho pena de ti, ó xupa-mos.

  8. O Boal é artista, venha raposa de Jorge Gonçalves, para presidente é zero.
    O Abrantes Mendes Tem um discurso fluido, sportinguista mas vazio de ideias. Critica e dá a cara mas depois não apresenta soluções credíveis. Zero para presidente mas talvez fosse interessante para ocupar um lugar na direcção do clube.
    O Baltazar muito fraquinho. De dinheiro percebe ele, de futebol não percebe nada. E com Santana ao lado dele então era uma festarola. Zero.
    Dias ferreira é o tal cão raivoso que se vendeu e calou a troco do tacho. Se ganhar fica, se perder volta para a tv a criticar tudo o que mexe até lhe garantirem novamente o poleiro. Percebe de futebol mas pensa mais com o coração do que com a cabeça. Por isso, Zero.
    O Godinho é anedótico. O tratamento que levou no debate foi incrível, até existe uma altura que fiquei com a sensação de o ter visto a engolir em seco. Se ganhar acaba-se o Sporting, se perder arasta consigo um conjunto de abutres que certamente não marcarão presença em Alvalade nos próximos tempos. Acaba-se o tacho, acaba-se o sportinguismo.

    Conclusão: Até este momento Bruno Carvalho parece-me ser o candidato menos mau. E isso preocupa-me, ainda não existir nenhum que me tenha convencido totalmente.

    • Realmente é uma vergonha autêntica… mas aí está o órgão oficial dos de carnide! Nem a benficatv faria melhor. Os Sportinguistas precisam de perceber que ao comprar esse pasquim estão a perpetuar a vergonha e a financiar a mensagem lampiã!

    • Resolvam como eu resolvi. Bloquei o acesso no meu computador a esse jornal de merda. Caso por acidente carregue em algum link que vá para lá, o meu browser bloqueia esse pasquim nojento.
      Simples!

  9. Noto alguma desconsideração no ar pelo Boal… lolol Vamos lá ver, todos sabemos e ele também que nem sequer vai a eleições, o trabalho dele é o de sapa e o que tem realizado nas diversas AG’s: denunciar os podres desta gente, e por mim só lhe posso agradecer… Que continue a malhar forte no “establishment” que ainda há muita gente que precisa de abrir os olhos!

    • Mas qual a diferença entre o Boal e o godinho (JEBII)??Para mim foi só o uso do iPAD…

      Não se esqueçam que se esse boneco for eleito dia 26 o SCP acaba.

    • Ah…ai já seria mais interessante. Alias, não me importava nada de uma aliança Bruno – Dias – Abrantes, porque não?! Para mim, dos seis são os que se aproveitam e se complementariam tornando um Sporting forte. Neste momento ter 6 candidaturas não é benéfico nem para as listas nem para o clube. É necessária mais união em torno dos candidatos pois alguns dos pontos defendidos por alguns deles até são os mesmos.

    • Seria muito benéfica quer para o Sporting, quer para o Bruno Carvalho, quer para o Dias Ferreira. Dias Ferreira traria os nomes sonantes para DD e Treinador e traria também a confiança dos sócios mais antigos. Já o Bruno trazia soluções financeiras, um bom projecto e finalmente e ACIMA DE TUDO uma excelente liderança, enérgica, forte, inovadora e acima de tudo uma lufada de ar fresco!
      SL

  10. há uma coisa que eu acho impressionante, como é que um gestor supostamente experimentado como o Pedro Baltazar tem um discurso tão confuso?? É que não conseguiu conjugar 2 frases… Nervosismo?? fosgasse, o que dizer do “puto” Bruno de Carvalho???

  11. Este nosso futebolzinho é mesmo asqueroso. Este fim de semana foi fértil em estupidez, nojo e parcialidade.

    1º O nosso Sporting. Sim, foi anulado um golo limpo ao beira mar num lance em que o evaldo estava “escondido” pelo adversário. Erro do auxiliar. Mas também houve um erro muito mais grave no golo anulado ao Postiga. Porque no primeiro lance estamos a falar de centímetros e no outro de metros. Depois, o lance do penalty. Os comentadores da nossa praça falam de erro. E aqui eu devo estar a alucinar, porque devo ter sido o único a ver a bola na mão do jogador. Aqui a questão é apenas do critério do árbitro.

    2º O jogo da lampionagem. Mais um ácido que alguém me deve ter posto na bebida. Será que só eu é que vi a agressão do porco do javi garcía? Será que só eu é que vi o espanhol mansinho sem reclamar como um puto que sabe que fez merda? E já agora, esta expulsão vem com um jogo de atraso. Ninguém se lembra do pontapé sujo do porco ao postiga no chão? Estamos a falar de um porco, covarde e sujo chamado javi garcía. Deixar esse filho da puta jogar futebol é um crime ao desporto.

    3º As declarações do “diabólico”. Foi o banco do braga que expulsou o porco espanhol? Pois foi. E, parafraseando o “nota artística”, foi “muita” bem feito. As tácticas de pressão servem na luz e já não podem servir nos outros estádios? Provaram o próprio remédio e foram encavados.

    4º As declarações do kadhaffi dos pneus. Ridículas. O carnide recebe bem os seus adversários? Se provocar, agredir e pressionar é receber bem então espero que nunca me convidem para esse circo. É o mesmo do que um gajo receber um convidado em casa, aviar forte e feio no coitado e no fim dar-lhe um comprimido para as dores e dizer que as portas estarão sempre abertas com um sorriso na boca. Parafraseando Mourinho…Hipócrita.

    5º A comunicação social. Primeiro a capa do jornal lampiónico. De bradar aos céus. Mais valia mudarem o nome do jornal. Ou obrigar a malta antes de o comprar a mostrar o cartão de sócio do carnide. Porque chamar jornal desportivo àquilo é insultar a inteligência dos consumidores de desporto. Depois os comentadores e pa(i)neleiros do costume. Falam, repetem e voltam a repetir os “alegados” erros do jogo de braga. Mas nenhum deles perdeu 10 segundos sequer para malhar no roberto. Falam, repetem e voltam a repetir os erros de alvalade, mas uns são mostrados vezes sem conta e outros são escondidos na última prateleira…

    Porra pra esta merda!

      • Por acaso em Castelo Branco, escolinha de jeito só mesmo a do Desportivo… Nem aí se safam ó lulinha! ;)

        Ahhh, só mais um ‘pormaior’: O Xistra e lãzudo… AKA cão da serra… AKA covilhanense. E há varias versões qt à preferência clubistica… (ou lamp ou dos nossos…). Espero que seja lamp, pq tenho péssima impressão dos apitadores que se dizem sportinguistas…

        Obrigado e continuação de um bom dia.

    • Sabes o que é e tb parafraseando esse monstro do novo acordo ortográfico, o “cotonete usada” (sim, porque se nós tinhamos uma cotonete acabada de sacar da embalagem, eles têm uma acabada de usar, com o algodão todo esfarelado e com aquela tonalidade “ceral” amarelada): São os condicionalismos do futebol português

  12. “Precisamente a mesma diferença que existe entre um humilde sportinguista, que sabe viver em democracia, e um asno, que vota Boal e acha que faz bem.”
    A democracia, para ti, é insultar quem tem opinião diferente?
    Eu voto Dias Ferreira.
    Porque conhece o meio do nosso podre futebol.
    Porque tem nomes concretos.
    E porque estou fartos dos tiozecos como os Carvalhos e os baltazes que nos têm enterrado fortemente.

  13. Proponho que com o Asilo, seja criado um Centro de Dia Sporting. Essas infra-estruturas servir-nos-ão para criar a secção da bisca dos 7 e a Academia/Pavilhão da modalidade. Com o Alto patrocinio das “fraldas para adultos Boal”. “As Fraldas Boal nunca me deixaram mal”…

    • Com o devido respeito pelos senhores, já estou a ver a campanha de TV com o Artur Agostinho e o Moniz Pereira:
      “Já podemos viver as emoções do desporto sequinhos!”

  14. Puta que pariu este post.

    Puta que pariu o paneleiro que anda por aí a apregoar que vai votar Godinho.

    Puta que pariu este boi que veio vilipendiar um “amigo” que vai votar Boal e ofende-0.

    Amigos destes devem ver nascido um eucalipto com facas nas cascas pelo cú acima.

    Merda de gente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s