O Sporting Somos Nós!

Num dia que se espera de mudança, não nos podemos esquecer que o Sporting é maior do que qualquer candidato ou presidente que venha a ser eleito. Apesar de me sentir um comunista de 86 como o Cintra tão bem descreveu, não deixarei de ser do Sporting após o acto eleitoral. Um clube desta dimensão não se pode dar ao luxo de ter cerca de 35 mil sócios pagantes. Bem sei que não sou ninguém para dar lições de Sportinguismo. O contexto de crise e os sucessivos fracassos apelam à desmobilização. Mas nós somos o Sporting. E se queremos ser grandes, temos que nos comportar como tal, independentemente de não vermos o nosso ponto de vista reflectido na futura Direcção.

Anúncios

100 thoughts on “O Sporting Somos Nós!

  1. Vim aqui para escrever algo parecido com o que acabas de dizer, Jordão. E, sim, por mais que me custe, caso ganhe quem eu não quero passará a ser o meu presidente, a minha direcção, o meu treinador, os meus jogadores.

    Mas, e muito sinceramente, temo que, perante eleições tão divididas e campanhas tão agressivas, as diversas falanges estejam à espera do mínimo deslize para vir afirmar “eu avisei…”.

    • esteve infinitamente melhor (pior seria impossivel) que na conferencia de imprensa, mas nota-se que as perguntas são “encomendadas”. Aliás, este é um grande problema da comunicação social e dos jornalistas, fazem estes “jeitos” a uns e outros, e nunca conseguirão ser honestos nem verdadeiros…

  2. Hesitei até ao último momento. Já de esferográfica em riste continuava a hesitar. Hesitei tanto para a Direcção que preenchi primeiro os boletins da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal e do Conselho Leonino – para estes já tina tomado a decisão de entregar a fiscalização do exercício do poder a listas de pessoas manifestamente de bem, designadamente o Sérgio Abrantes Mendes (que nunca ponderei para Presidente). Fui deslocando a esferográfica ora para cima ora para baixo, enquanto me interrogava se não devia resolver o dilema votando em branco. Dois, três, quatro minutos passaram nisso. De repente, nem sei bem porquê, fixei-me num quadradinho e inscrevi a cruz da escolha num candidato a quem não estimo o estilo (a idiossincrasia) e de quem tenho muitas dúvidas quanto à seriedade. Ficou-me um amargo de boca, não estar certo de não ter feito asneira da grossa. Está feito. É a isto que provavelmente chamam um “voto inconsciente”; melhor, “dez”, que é quanto valho.

      • O drama – enfim, drama é um exagero – é que se votasse em branco ficaria com problemas de consciência. Além de detestar quando me sinto incapaz de tomar decisões, sentiria que me tinha demitido do dever de, com os meus consócios, eleger o próximo Presidente, mesmo votando em quem eventualmente perca. A minha consciência não se me inquieta por ter votado em quem me merece muitas reservas – em quem, aliás, cheguei a afirmar que não votava; a minha consciência está sobressaltada – como diria o Presidente da República – porque, não fosse o ridículo, muito provavelmente ainda a esta hora (mais de três horas depois de ter votado) continuaria com a esferográfica a pairar sobre o boletim de voto.

        Mas obrigado pelo consolo, amigo croata.

  3. Os ex-dirigentes do Sporting foram eleitos pela maioria dos sportinguistas.

    Deves ter as dificuldades habituais dos indígenas em Matemática.

    Ou então estavas confuso quando decidistes gostar deste clube.

    • Portanto, quanto a ti só o team do croquete tem direito a ser Sportinguista. Não estou contra ninguem agora é escusado viver num mundo cinzentão como alguns Sportinguistas. Quando se perde a capacidade de nos rirmos de nós próprios perdemos a capacidade de viver…

      • Apoiadíssmo. Um dos meus principais motivos de gozo é as figuras tristes – mais propriamente de grunho – a que me entrego de alma e coração quando vou a Alvalade. Não é por isso que me vão cair os parentes na lama.

        Adaptando a conhecida fórmula do poeta: todos os adeptos de bola são ridículos.

  4. Se por qualquer eventualidade o BC vencer, espero que, nenhum dos FDP que por aqui andaram a fazer campanha pelo BC, se escondam ou fujam como ratos, quando esses merdas começar a tentar destruir o SCP.

    • Alguns deles nem foram votar, a julgar pela regularidade de comentários. A não ser que tenham votado ontem (nada impossível que nos queiram vender também essa ideia, para quem aldrabou tanto nos últimos dias).

      Em breve vou saber em que poderei depositar a minha esperança:
      – Esperança numa conquista no campeonato da próxima época (Duque e Domingos)
      – Esperança que BdC seja menos aldrabão do que espero. Esperança de que seja só incompetente (sim, porque quem escolhe Inácio, Van Bosten e Couceiro só pode ser incompetente!)

      Agora que já votamos (aqueles que votaram e não ficaram por aqui o dia todo!)…

      Bom choque para os primeiros resultados!

      • nao Krpan.

        a tua ignorancia venceu, como tinha previsto.

        Espero que as minhas previsoes não continuem a estar certas, senão pouco tempo restará ao Meu Sporting.

        Não estou revoltado, nem desiludido. Era previsível, estou apenas triste e conformado. Fiz o que pude e estava ao meu alcance para evitar isto, mas não foi possível. Guardo como consolo a minha consciência…

        Boa noite a todos e Viva o Sporting… Até ao fim!

      • Não, não é por isso. Tu chamaste-me mentiroso, eu provei que não menti e tinha razão e eu quero que tu te retrates. Quem quer que ganhasse nunca me verias aqui a fazer insinuações sobre quem vota de uma ou de outra maneira muito menos a chamar ignorante e mentiroso a quem não pensa como eu. Somos todos Sportinguistas e queremos todos o bem do Sporting.

      • Mas porque é que não admites que podes estar errado na futurologia de quem será o melhor presidente. Eu, muitos cacifeiros e muitos sportinguistas estamos convencidos que o BdC é será a melhor opção. Agora já não vale a pena andarmos a discutir quem será o melhor. Também deves ter notado que muita gente dizia: qq um menos o GL…nunca assumas que estás certo e todos os outros estão errados, apesar de haver essa hipótese.
        Disse.

      • Vai-te mas é esconder oh atrasadinho…

        Acho que o Cacifo não ficou mais rico com a tua participação, contudo ficará muito mais aliviado com o teu desaparecimento…

  5. Gostava de partilhar aquilo que mais me satisfez… depois da votacao a porta da alvalaxia estava bruno de carvalho rodeado por umas 30 pessoas e pareceu ser mesmo alguem de grande caracter: prometeu que se fosse presidente iria estar sempre por ali, sacou do seu cigarro e bafejou para cima de quem lhe cumprimentava.. garantiu que Funes Mori estava bem encaminhado… garantiu que estava a fazer tudo por Love (Vagner e tambem “amor” ao sporting) gozou um pouco com os sound-bites do futre e o que mais me felicitou foi ver aqueles socios Old School a apoia-lo… o que me fez confiar que naquele grupinho de 30 poderiam estar uns 200 votos =)

    • Concordo com o Márinho. No intervalo dêem o microfone ao Futre e o gajo contava uma ou duas histórias. Ah ca puta de maravilha que era. Pessoal todo a rir e o caralho… porshes, Gil y Gil e o caralho,

      Até digo mais, podia ser sempre a mesma história. Ou então o mesmo depoimento, do Ruiz, Drenthe… depois toda a gente em uníssono gritava: “Sócio, sócio, por favor, estou concentradíssimo”

      Façam-se t-shirts, caxecóis e o caralho! “Estou concentradíssimo!”

  6. segundo a sondagem á boca das urnas o BdC é o presidente do Sporting. Mas não quer dizer nada. Isso não vale de nada, se não for confirmado

    • O problema é que segundo a sondagem, o GL está mesmo à beira. Vamos esperar para ver. Porque será que toda a “escumalha” que por lá passou apoia o Godinho? Abram os olhos…

    • Atenção, a informação é muito pouco clara. Não é só a proximidade dos intervalos, é que, os votos dos sócios do Sporting não “valem” todos o mesmo. O “Record” ponderou este aspecto – ou, como penso – limitou-se a projectar os resultados da sondagem como se os votos obtidos pelos vários candidatos se repartissem de igual modo pelas diferentes classes de votantes? Estejamos atentos.

      • Segundo esta escrito, houve ponderacao. E e isso que torna os resultados tao proximos.
        Alias, a noticia termina dizendo algo como ”

        “já que em número de votantes a vantagem de Bruno Carvalho seria conclusiva: dos 1 722 associados inquiridos por Record, 774, cerca 45%, revelaram ter votado na Lista C, enquanto Godinho Lopes e a Lista A receberam a preferência de 524 sócios, 30,5%.”

        Self-explaining.

  7. Carvalho se ganhar pela margem minima DEVIA SER OBRIGADO A IR BUSCAR DUQUE/FREITAS/DOMINGOS…

    aí é que era a serio, lamps e tripeiros borravam-se todos!

    mas não, parece que vamos ter de levar com Inacio/VanBasten, valha-nos Deus!

    VIVA O SPORTING caralho!!!!!

  8. O COVEIRO NÃO É O BC, OS COVEIROS SERÃO TODOS OS AQUELES QUE O ELEGERAM.

    JÁ ESTOU A SER GOZADO PELOS AMIGOS DE OUTROS CLUBE, PELO VALE E AZEVEDO…PELO VICE QUE NEM FALAR SABE E QUE É INCOMPETENTE…PELO TREINADOR…PELA VODKA…

    PUTA QUE PARIU

      • OTÁRIO és tu, seu ignorante.

        quero ver daqui a uns meses, se o “falencias” ganhar, a apareceres aqui.

        Falas e apoias este burlão com a propriedade dos ignoranttes.

      • Chegamos agora a casa… E deixamos 17 votos no Bruno de Carvalho. Sim. Sou um dos culpados por eleger o homem. Agora desaparece e respeita o Sócio que está informado do que se tem passado no nosso clube.

        SL

    • Tu e os acólitos e beatos do Godinho hão-de ter uma azia tão grande,como os melhores e maiores da Europa e do Mundo. Saudações Leoninas e FORÇA BRUNO mais um estúpido que votou em ti, os outros é que ao inteligentes.

      • E a tal coisa, geralmente quando uma pessoa acha que tem razao e que todos os outros estao errados, ou se chama Einstein ou entao… Grito de Alerta ou o seu irmao-gemeo Abram os Olhos

    • Para os “cândidos” que execram a derrota do Eng. Godinho Lopes, peço-lhes que olhem bem para o homem, e que rememorem a sua prestação nos debates: aquele homem intimida alguém, é capaz de pôr quem quer que seja na ordem? Bem pode o Sr. Eng. pregar a sua capacidade de liderança que suspeito que nem ele mesmo convence. Isto não é dizer mal do homem (não quero fazê-lo). É só sublinhar que, para o “mundo cão” do futebol, não tem o perfil indicado – na verdade, não apresenta traços carismáticos – para Presidente de um clube que precisa urgentemente de recuperar a sua grandeza e voltar a ganhar.

      Faz-me lembrar outro homem, esse sim passou discretamente pela presidência do Sporting. Falo do Dr. Amado de Freitas, delfim forçado do Sr. João Rocha. Era boa pessoa – paz à sua alma – mas foi um Presidente totalmente inepto.

      • Bem, o exemplo só mostra que não basta ser carismático. Pois, concedo. Nem só carismático nem – com todo o respeito – “choninhas”.

      • O Godinho Lopes, aparentemente, parece um erro de casting.
        Mas não o é! Cumpriu a sua função no sentido de aparentar ser ( como o era ) um homem da continuidade, para perder as eleições! Segundo o que julgo saber, o nosso SCP está à beira do colapso financeiro, não havendo sequer dinheiro para a gestão corrente.

        A malta do “croquette”, parece-me, quiseram aliviar-se da situação ( de forma menos evidente do que a do cotonete JEB) e que o próximo aguente ( o mais que conseguir )o barco e feche a porta, seja ele quem for…

        Sinto-me fúnebre!

      • Acrescento citando um ditado popular ” Que de génio e de louco todos temos um pouco”, que o SCP precisaria de ter a sorte dum acto louco ter um resultado genial!
        O Dias Ferreira, com todos o defeitos que tem, juntamente com o genial e louco Paulo Futre seriam os únicos a candidatarem-se a ter essa mesma sorte.

        Tal e qual como quem preenche um boletim do Eurocomilões gastando o dinheiro que tem para comer no resto do mês.

  9. Pessoal, vamos lá a parar com os insultos. No calor da refrega eleitoral ainda vá que não vá mas a partir de agora chega. Somos todos do Sporting, sportiunguistas contra sportinguistas só faz o jogo de Benfica e Porto.

    VIVA O SPORTING!!!

  10. eu apoio a lista A não porque goste do Godinho mas porque precisamos de gente que perceba da bola em Alvalde…AO PESSOAL DO BCARVALHO VOS IMPLORO:

    REQUESITEM UMA REUNIÃO COM O HOMEM E DIGAM PA ELE IR BUSCAR A TRIPLETA QUE NOS LEVARÁ AO NIVEL COMPETITIVO DO OUTROS 2: DUQUE/FREITAS/DOMINGOS…porque isto com VanBasten/Inacio não vai lá…

    e deixem-se de insultos e merdas…se não nos unirmos NUNCA TEREMOS A FORÇA DOS FILHOS DA PUTA DE CARNIDE E DO CALOR DA NOITE.

    não apoiei o Bruno mas tou com ele até prova em contrário!

      • Não Marinho, estás a ver mal a coisa. o Godinho sem o Duque ficava atrás do Abrantes Mendes, tal era e é a pobreza do seu discurso e a sua fraca figura. se Godinho Lopes ainda está a discutir estas eleições voto a voto, e se Godinho Lopes perder por poucos, deve-o a 100 por cento ao Duque.

        Poucos votaram em Godinho Lopes convencidos de que estavam a eleger o melhor presidente. Votaram, muitos, pelo carisma de Luís Duque e pelos seus conhecimentos.

        Duque esse, que se tivesse sido candidato a presidente, ganhava isto por maioria absoluta.

    • Eu diria que o Luis Duque e um obice pesado (passe o trocadilho) e a sua situacao criminal actual (termo de residencia! nao pode sair do Pais) faz dele o tipo de dirigente que ninguem de bem quer ter no Sporting, nao obstante todo o merito que podera ter tido no passado.

      Domingos, ate prova em contrario, nao se comprometeu com ninguem. Tem sobre Van Basten a vantagem de conhecer muito melhor o futebol portugues. Nao concordo com quem diz que o Van Basten e uma merda. Parece-me e que tem que ser bem inserido numa estrutura ganhadora. E noto que se o Domingos nao comeca bem uma hipotetica temporada, nao faltarao arautos da desgraca (os mesmos que hoje escrevem que ele e o salvador da Patria).

      Carlos Freitas pode ser util como consultor, porque tem conhecimento do mercado. Mas nunca lhe daria qualquer tipo de poder executivo. Gostaria de o ter para dar bitaites e fazer sugestoes – mas quem toma decisoes tem que ter redea curta no dinheiro e muito cuidadinho com os Kokes, Nalitzis e Buenos que o Freitas tem sempre tendencia a sugerir.

      • Van Basten, Van der Gaag, Raymond Verheijen… esta tripla faz-me sonhar muito!!

        Carlos Freitas, descobri hoje que é sócio… quase que fui ao grego…

      • Exacto, e o Valentim Loureiro foi socio do Sporting durante muitos anos… ha ate fotos muito antigas (tipo early 1980’s) do Bimbo da Costa e Pimenta Machado com bandeiras do Benfica… essa malta da muitas voltas

      • o duque pode sair do país quando bem lhe apetecer. se sair do país por mais de 5 dias basta-lhe comunicar que se vai ausentar. COMUNICAR CARALHO!!!

      • Pois. epá critiquem o homem pelo que quiserem, mas essa de que não pode sair do país é uma parvoíce.

        agora temos é de nos concentrar no futuro e o futuro, ao que tudo indica, é bruno de carvalho. e, comparativamente com os outros grandes, já estamos atrasadíssimos na preparação da próxima temporada.

        o bruno césar que supostamente o BdC queria foi para o benfica.

      • Sim, peco desculpa pelo erro. Se se ausentar do pais durante mais de 5 dias tem que comunicar isso a bofia.
        Mesmo assim, acho que pessoas sob medidas de coaccao nao deveriam estar em cargos publicos. Nao quer dizer que nao possam dar o seu contributo de outras formas, mas se querem que isto seja o Sporting e nao o Benfica ou o Porto entao o Luis Duque que resolva a sua situacao judicial primeiro. My opinion only.

      • percebo a tua ideia, mas se assim fosse saía violada a garantia da presunção de inocência (até decisão transitada em julgado).

  11. foda-se, aquele que ganhar vai ser o meu presidente. deixem-se dessas merdas, porque o que aqui interessa é o SCP.

    pelos vistos vai ser o bruno de carvalho. por isso, há que apoiá-lo e esperar que o SCP dê verdadeiramente uma grande volta. confesso que a ideia de ter inácio e virgílio a gerir o futebol não me parece nada bem, mas, enfim, teremos de lhes dar uma oportunidade. se não correr como esperamos, novas eleições virão.

    assim, hoje vou para o estádio apoiar o candidato que ganhar, independentemente de ser o godinho lopes ou o bruno de carvalho, porque será o meu presidente.

    e com sorte ainda aparecem umas russas boas…

    FORÇA SPORTING

      • F*-se, meu. Sasha é nome de homem. É como Nikita.

        Matulonas eslavas com laivos orientais, sim, mas sem surpresas, muito menos na hora h. :)

      • Bem, vem o esclarecimento de um pateta que anda há dias a identificar-se como “rainha escoltada pelo marmanjo-mor. Onde é que eu tinha a cabeça… Acabou-se, no more.

        Vamos lá a ver se temos os dois tempo para aprender russo enquanto elas andarem por cá. Diz quem sabe que só para conseguir trocar dois dedos de conversa são precisos seis anos a marrar e a (tentar) falar. Bem vistas as coisas, não era mau sinal. Com seis anos de dinheirinho russo a fluir haveria de se arranjar um campeonato ou outro.

  12. Porra, isto é de um facciosismo doentio! Há aqui alguns que ainda não pararam de falar mal de Luís Duque com merdas de todo o tipo, arguido, impedido de sair do país, etc,etc. Nem agora que ganharam, deixam em paz um homem que já deu mais ao Sporting do que aqueles que o insultam. E depois querem união entre os sportinguistas…

    • Que virgem ofendida… viste alguma coisa que nao fosse verdade? Onde estao os insultos? Se estou errado no que escrevi, sou o primeiro a admiti-lo (como acima) – venha de la a argumentacao.
      Ninguem ganhou nada porque ainda nao ha resultados oficiais. E se falar da situacao criminal do Luis Duque te incomoda, entao tens bom remedio…

      No fundo, mantens-te fiel ao teu registo. Ao menos es coerente.

    • O Duque esteve lá um ano e meio… Chegou em Dezembro, o Inácio já lá estava desde Setembro, ganhámos o campeonato, no ano a seguir, desfez a equipa, começou a comprar lixo, um Tello com muita comissão à mistura, e foi corrido a pontapé! E sim é arguido no BPN, um caso que devia fazer corar de vergonha todos os portugueses que o estão a pagar do bolso para que estes chulos metessem milhões ao bolso!

      • O Inácio em Setembro??? Vai lá ver os teus apontamentos… Já agora o Tello foi o nosso único defesa-esquerdo decente desde há muitos anos…

      • jonascp, n fizeste o TPC rapazinho, aqui estão 2 apontamentos (se quiseres há mais):

        Tirado de 1 blog sobre o nosso clube:
        “Na temporada de 1999/2000, Inácio, entretanto chamado a substituir o técnico italiano Giuseppe Materazzi, em Setembro de 1999, pôs fim a 18 anos de “jejum”.”

        Do Expresso Online: “Seguiram-se Marítimo, Felgueiras e Desportivo de Chaves até que, em setembro de 1999, Luís Duque, líder da SAD, aposta em Inácio para suceder a Giuseppe Materazzi, italiano que teve passagem curta por Alvalade.”

        Rui Jorge era “indecente”.

      • se chegou em setembro, deve ter sido mesmo no final, porque o materazzi ainda esteve à frente do scp nas primeiras 6 jornadas.

  13. Vou a minha vida porque amanha tenho que acordar cedo e 3 da manha em Portugal sao 4 da matina aqui (simplesmente impossivel, ainda por cima com a mudanca da hora). Felicito por antecipacao quem quer que ganhe as eleicoes, mas a vitoria promete ser por uma margem muito pequena e isso pode causar fracturas grandes se o novo Presidente nao for capaz de unir as hostes.

    Como ja aqui foi escrito, no fundo, no fundo, o que nos dava mais garantias era uma mescla do melhor das varias candidaturas. Uma vez a corrida eleitoral terminada, acho que seria muito inteligente tocar a reunir e formar uma equipa de trabalho com alguns dos elementos mais validos das listas que eventualmente forem derrotadas (salvaguardando sempre uma clara maioria das pessoas originalmente incluidas na lista vencedora). Claro que isso implica muito jogo de cintura, mas comecar por pacificar a nossa casa sera sempre a melhor forma de atacar os verdadeiros adversarios – os que estao nos outros clubes. Nao me parece que o treinador seja um ponto em que possa haver flexibilidade (para quem assinou pre-acordos, ficaria muito mal e seria um pessimo inicio de mandato quebra-los depois de eleito), mas nao haja duvidas que ha pessoas capazes de trabalhar muito bem em prol do Sporting em todas as listas, nas mais diversas funcoes. Para alem de simbolos maximos do clube que simplesmente nao podemos deixar escapar do Sporting. Assim haja vontade de todas as partes.

    Boa noite e Viva o Sporting!

  14. tenho de concordar com o Jonas. OS ÚNICOS ANOS QUE NÃO SOMOS ROUBADOS NOS ULTIMOS 30 ANOS SÃO COM O DUQUE E AINDA VÊM ATRASADOS MENTAIS COMO O MARINHO DIZER MAL DO HOMEM.

    eu não tava com o BCarvalho mas já disse que é o meu presidente até prova em contrário..peço que não sejam burros, o homem tem as qualidades que o bimbo da costa tem, mas com classe leonina..se não querem isso, não querem o sucesso do nosso clube…

    fodasse. e metam o Inácio como adjunto sff! ARRANJEM ALGUÉM QUE SE SAIBA MEXER NOS MEANDROS EM PORTUGAL OU NO MERCADO OU TAMOS FODIDOS!

    VIVA 1 SPORTING CONCENTRADISSIMO!

  15. Quero agradecer ao Grito de Alerta – cujo zelo profissional agradeço, afinal, o homem (ou será mais de um?) esteve a trabalhar mesmo até ao fechar das urnas – porque, graças a ele, não resisti e, às 19h00, fui mesmo votar! 120 eurinhos de quotas e zás, sigam 7 votos para o Bruno Carvalho! Foi lindo ver outra vez o Sporting vivo e espero que não tenha sido só hoje. O melhor da noite, foi ver o GRANDE PAULINHO AO VIVO, o que meu deu a certeza que hoje não há maneira do Sporting perder! Por isso, caros consócios, Saudações leoninas e viva o Sporting, vem aí um novo dia – pior ou melhor não sei – mas ao menos será NOVO! (e para o Grito de Alerta calma, porque já vêm aí as legislativas e o Cunha Vaz há-de lhe arranjar outro frete)

  16. Lamento que a bitola preferida por alguns seja esse mafioso bairrista do clube lá do bairro do Porto. As vitórias não podem valer tudo.

  17. “Godinho Lopes lidera a contagem nas primeiras três mesas, onde votam os mais antigos associados do clube, mas o voto dos mais jovens pode pender para Bruno de Carvalho.

    23.41 – O DN sabe que Godinho Lopes, o candidato da Lista A, lidera a contagem, tendo conseguido o maior número de votos nas três primeiras mesas, onde votaram os sócios com mais anos de filiação ao clube e com mais votos.
    No entanto, a margem não é grande e pode não chegar para compensar os votos nas urnas onde votam os mais jovens associados do Sporting, que sempre estiveram mais ao lado de Bruno de Carvalho.” Aqui: http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1815954

    Alguém sabe a evolução que isto teve na última hora?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s