Ao canto, com orelhas de burro

Custa, e não é pouco, assistir a estas noites europeias onde três clubes portugueses vão apertando o cerco a um submarino amarelo que se apresenta como único obstáculo a que a Liga Europa tenha o carimbo nacional.
E, sinceramente, o que me custa mais, é sentir que estamos arredados de tudo e mais alguma coisa por culpa própria. Por erros, não ocasionais mas idênticos e consecutivos. Tantos e tão claros, que até se tornaria enfadonho voltar a enumerá-los.

Posto isto, e enquanto choramingamos, ao cantinho, com a orelhas de burro em cima da tola, espero que se consiga meditar em tudo o que de mau tem sido feito no e ao Sporting.
E que, mais do que tentar copiar as virtudes dos outros, saibamos crescer com os nossos erros.

54 thoughts on “Ao canto, com orelhas de burro

  1. O terceiro lugar este ano não dá Champions. E para o ano espero, sinceramente, não estar a lutar pelo terceiro lugar outra vez!

    Mas é verdade, ontem senti-me assim: de castigo, voltado para a parede.

      • nao acho nada, só queria ter a certeza.
        mas achas que ele não têm nada a ver com o sucesso que o fcporto está a ter???

      • Tem muito a ver com o sucesso do Porto, mas isso não quer dizer que teria o mesmo sucesso no Sporting. Assim como acho que nenhum treinador português, nesta altura, terá grande sucesso neste Sporting…

      • Até o Jesualdo foi campeão no porto… Qualquer treinador naquelas bandas parte com avanço…

  2. Cherba, só vi o teu anterior post do 20 X Sporting ontem à hora dos jogos da Liga Europa e pensei exactamente nisto que vieste a escrever neste.

    Acho que os nossos adversários – independentemente dos chocolates, cafés com leite, alterações de locais para realização de jogos, etc – têm vindo a encarar os obstáculos de peito às balas, numa perspectiva de futuro. Pelo contrário, noto isto de forma verdadeiramente sintomática, acho que os Sportinguistas, em clara negação, se escudam no nosso riquíssimo Palmarés. Sem partidarismos, digam-me lá que perspectiva de futuro existe quando um clube com direcção eleita há quase 3 semanas ainda não conseguiu explicar aos seus sócios nem o modelo de financiamento para sustentar a actividade desportiva, nem o verdadeiro panorama financeiro, nem a própria estratégia desportiva, em particular, a do futebol.

    Abomino o Godinho, abominei o JEB e o FSF e o próprio DC quando apareceu mas se me explicarem tudo e se não me soar mal, eu não desmobilizo. Sou louco pelo Sporting mas até a maior loucura esbarra na racionalidade quando tudo cheira tanto a esturro. Ou seja, podemos fingir que está tudo bem e voltar a falar de futebol mas quando nem o mais elementar temos assegurado já queremos discutir os benefícios do 4-4-2 sobre o 4-2-3-1?

    Sporting Sempre

    • Eh pá e se o PSV ganhasse ao malfica por 3-0? Fui eu que sonhei ou eles este ano deram 10-0 ao Feyenoord em casa?!

      Saudações leoninas

  3. Eh pá vamos torcer pelo Sporting… de Braga! Já sei que não é filial, mas ainda assim era lindo vê-los a eliminar o malfica primeiro e o Porto na final… Depois acordava todo molhado… LOL

    Para isso acontecer têm que fazer o mais difícil, isto é eliminar o Dinamo de Kiev. Como em Portugal os comentadores desportivos do regime olivedesportos não gostam de futebol, não são capazes de ser isentos e de dizerem o que se passou. Do que vi no jogo a equipa ucraniana pareceu-me uma soberba equipa- e aquela que mais galo teve. Durante sessenta minutos o Braga esteve completamente encostado às cordas- algo que só tinha visto o Arsenal fazer em Londres. Depois o Schevchenko é expulso e com um menos as coisas requilibraram-se, mas não nos devemos enganar pelo resultado do jogo( como aliás não o fez, e bem, o Domingos). Podiam ter ganho por cinco ou seis, mas empataram. Se por acaso eles calham a passar pelo Braga ou muito me engano ou o malfica vai à viola.

    Nós cá vamos cantando e rindo. Porquê o riso? Porque beneficiamos dos pontos que outros conquistaram para poder ganhar uma eventual vaga na Champions. Nos tempos de FMI que vivemos não é nada desprezível este factor, digo eu que não percebo nada disto…

    Saudações leoninas

      • Não vives sem o Sporting pois não? Não consigo mesmo perceber o que leva um adepto a frequentar blogs de outros clubes…
        É que é lindo disserem que os outros só pensam no benfica e são anti-benfica mas depois passam a vida aqui! lolol

  4. Muito do sucesso do Braga deve-se aos milhões que lhe foram dados pelo SCP em compra de jogadores de qualidade muito duvidosa (evaldo,wender, etc), o que lhes pertiu reforçar a equipa com bons jogadores.
    Em relação ao plantel do Sporting, só mesmo uma vassorada a sério. Se repararem só por pouco não comemos mais golos como aquele que sofremos contra o Rangers. É que para além de toscos são burros, não aprendem!

  5. Só temos o que merecemos mesmo. Com o clube completamente á deriva e andam aqui alminhas preocupadas com o (in)sucesso dos rivais..Epá acordem e deixem-se disso. Quero lá saber disso agora, eu só queria era ter vontade de ir novamente ao estádio e gritar pelo meu clube fdx! Pensamento pequenino pá!!!!

  6. Este é um bom exemplo em que o asno é o professor mas quem paga as favas são os alunos ou pelo menos alguns dos alunos porque há sempre aqueles que gostam de fazer o que o professor deseja.
    Dar graxa ao asno.

    Pelo menos se isto voltar a acontecer na próxima época sempre vamos ter um extra.
    Uns HeadPhones para por nas orelhas de burro e curtir um sonante nome.

  7. Cherbakov, talvez da próxima vez em que os indices de competição do Sporting aumentem, como aconteceu durante os reinados de Fernando Santos, Peseiro ou Paulo Bento exista mais serenidade na hora de deitar tudo abaixo.

    Estivemos recentemente em finais, a disputar campeonatos até à última jornada, a somar jogos sucessivos sem perder em competições a eliminar, a vencer “taças menores” (coisa que nunca percebi o que era) e deitamos todo esse trabalho de sapa fora porque…

    Porque um era benfiquista (eram os três…), o outro tinha mão mole e outro um penteado parvo. Ah! O futebol era mau (seja lá o que isso for). Pois… ser consistente, aguentar os últimos 10 minutos de um jogo em que se está em vantagem, saber sofrer, correr mais que o adversário, ter estabilidade. Tudo isto não é bonito, mas garante resultados melhores do que aqueles que temos hoje. Esses só apareceram porque tinhamos urgência de mudar.

    Já o disse algumas vezes, para ser primeiro é preciso ser muitas vezes segundo, solidificar esse trabalho e quando o segundo estiver garantido atacar o primeiro e atacar outra vez e outra e outra até ser esse o lugar onde estabilizamos.

    • O trabalho de sapa que foi feito é o quê?

      levar 11-1 do Bayern ao fim de 3 anos de trabalho com o mesmo treinador?
      Ficar em 2º lugar à frente do Benfica durante 4 anos todos contentes, a milhas do 1º, e sermos os campeões da 2ª circular?
      A equipa não ter um fio de jogo ao fim de 4 anos e apresentar um futebol miserável como se estivesse num aqualquer pré-epoca (situação que se mantém actualmente fruto do trabalho de sapa realizado)?

      • e aquela época em que aos 15m já estavamos a ganhar por 3-0?!?!

        quem era o treinador? não me lembro…

    • Muito do que se está a passar hoje vem desses fantásticos 4 anos em que ficámos em 2º. E digo-te porquê. Quando Paulo Bento entrou, apanhou uma equipa com rotinas de ataque e que do meio-campo para a frente praticava um futebol bonito. O problema era a defesa que só dava casas e mts pontos aos adversários. O deparar-se com esta equipa o Paulo, e muito bem, deu-lhe solidez defensiva e enquanto os jogadores ainda tinham noções do Peseiro a coisa funcionou bem e iamos sendo campeões. O problema foi quando teve de ser o Paulo a definir as contractações, foi quando os jogadores começaram a apagar o Peseiro e a assimilar o Paulo. O futebol em vez de melhorar de ano para ano (o que seria de esperar num trabalho de continuidade) foi ficando cada vez pior tendo atingido o seu pico no final da epoca 2008/2009 e principio da 2009/2010.
      E o grande problema aqui foi a casmurrice dos dirigentes em não perceberem o que toda a gente percebeu. Após o 12-1 não havia condições para o Paulo continuar e tinha de entrar um treinador para preparar a próxima epoca em condições. Mas não! O Paulo é “forever” mas afinal só até Outubro para ter tempo de foder a pré-epoca e o inicio de epoca.

      Após 4 anos de Paulo Bento jogadores como Moutinho e Veloso estagnaram a sua evolução e o valor dos passes desceu a pique. Não foi capaz de valorizar NENHUM dos reforços (a unica venda de jeito foi o Nani, apesar do esforço em o queimar ao faze-lo jogar 48 (!!!) jogos seguidos em inicio de carreira mesmo quando estava a jogar mal e a começar a ser mal visto pelos adeptos! (nem o ronaldo jogou tantas vezes com a idade que o nani tinha..)

      Posto isto, esses 4 anos foram MUITÁ BÓNS só pq ficámos à frente dum benfica que insistia em dar tiros nos pés (o facto da diferença para o porto ter vindo a aumentar de ano para ano não interessa desde que se fique à frente do benfica…).

      Mesmo com os resultados que teve no Sporting acho que o Paulo Bento vai ser um bom selecionador (tipo scolari… bom nas seleções, fraco/razoavel nos clubes) e acho que teria sido o adjunto ideal para o Peseiro.

      • Caso ninguém tenha reparado eu falei de três treinadores e não somente do Paulo Bento. Estou-me borrifando para o Paulo Bento, quero que ele seja campeão europeu e mundial e que vá ter meninos na barriga das pernas.

        Para todos os casos haverá uma justificação, quer para a saida do treinador, quer para a sua manutenção. Excepto com Paulo Bento, optamos sempre por mudar, por exemplo, Peseiro sabia qual era o mal da equipa, sabia que precisava de um Paulo Assunção, de um jogador que desse equilibrio à equipa. Não veio nem esse jogador, nem ele continuou.

        Fernando Santos, somou num campeonato 73 pontos, tendo nas últimas três jornadas arbitragens inenarraveis que o atiraram para terceiro lugar (numa época única onde os três grandes têm mais de 70 pontos). Mudámos porquê?

      • É incrível como se desvaloriza QUATRO épocas consecutivas em 2º lugar…Sim, eu também quero ser campeão todos os anos.Quem me dera a mim que o Sporting estivesse agora em 2º… Mas pronto, o Peseiro “conseguiu” ficar em 3º e mesmo assim teve a possibilidade de entrar na Liga dos Campeões e posteriormente continuar na UEFA mas o “futebol em vez de melhorar de ano para ano (o que seria de esperar num trabalho de continuidade)” (sim, o que está entre aspas foste tu que escreveste) prendou-nos com 2 eliminações seguidas, a última das quais em Alvalade perante o colosso nórdico de seu nome Halmstads.

        Ah, já agora a diferença para o Porto não aumentou de ano para ano.
        05/06 -7 pontos
        06/07 -1 ponto
        07/08 -14 pontos
        08/09 -4 pontos

  8. Mbo pensa que copiar é feio, é perigoso envolve muito risco…
    Para Mbo a solução para sair do castigo e passar as orelhas de burro a outros é apostar em jogadores de qualidade… tudo o resto vem por acréscimo.

    • Sem querer discordar de quem pensa o Mbo pensa, há resmas de grupos de bons jogadores que nunca fazem uma equipa, essa miragem de voltar a ver uma equipa em Alvalade, um grupo que entre em campo sem medo de perder, disposto a lutar pela vitória e livre de fantasmas, nasce de um treinador, com bons ou maus jogadores é ele que comanda e molda o grupo para enfrentar dificuldades.

      • LMGM,

        Isso não é assim tão línear.
        Nem o Mourinho faria do actual plantel campeão.

        Um misto de um bom treinador com bons jogadores é essencial, sem muitas vedetas de preferência, ou então vedetas que trabalhem, gente que saiba dar tudo em campo como vejo Porto e Benfica fazerem.

        Deixar tudo em campo é meio caminho para se disfarçar muitas carências (Guarin, Sapunaru, Rolando, Fucile, Moutinho, Fernando, Belucci, etc são exemplos dessa entrega).

        A qualidade de meida dúzia de artistas (Falcão, Hulk, Helton, Varela, etc), aliada ao esforço dos outros faz o equilibrio, e nisso o Porto desta época é um exemplo.

        Será o Sporting capaz de fazer o mesmo?
        Sinceramente, não me parece.
        Há gente com capacidade e conhecimentos para o fazer mas não há meios (€€€€€€€), nem se sabe onde os obter…oxalá me engane.

        SL
        José

      • sinceramente custe-me que se volte a fazer o discurso do coitadinho… Acho que já chega… não há dinheiro arranja-se… Há sempre uma maneira de arranjar desculpas para tudo, pelo menos para alguns Sportinguistas

      • LMGM tens razão Mbo tb pensa que um bom treinador é importantissimo mas sem ovos ninguem faz omoletes…

  9. Pior que isso Cherba, é ver os nossos adversários praticar um futebol a anos luz do nosso, com jogadores cuja qualidade nada tem a ver com a daa actual equipa.

    Pior que isso é ver jogadores omo Moutinho, Varela, Carlos Martins, Beto, Hugo Viana, entre outros,a brilhar com as camisolas adversárias.

    Pior que isso é ver Porto, Benfica e também o Braga a investirem com retorno nos cofres e qualidade futebolística, ao memo tempo que o Sporting esvazia os cofres, empenha o seu futuro e vende ao desbarato.

    Pior que isso é sentir que o futuro não é nada risonho…e só poderemos melhorar se o investimento for em bons jogadores e um bom treinador.
    Até agora nada me convence que o Sporting faça melhor do que fez nas últimas 2 épocas.

    SL
    José

    • E agora onde é que vamos buscar dinheiro para investir?? A única forma neste momento é fazer exactamente o que faz o Porto e o Benfica, recorrer a fundos de Investimento. O Benfica tem o seu Stars Fund oh caralho, e o Porto tem as suas parcerias com Fundos estrangeiros já existentes, como aquele New Ireland Futebol, MSI,etc. Mas já que esta direcção opta por não usar um desses “instrumentos do Diabo que só pretendem safar o Clube da Banca”, o que podemos fazer é tentar aproveitar alguns jogadores que terminam contrato, e existem vários de qualidade neste momento (Wendt, Rodríguez, Luíz Alberto, Bracalli,etc) e vender o máximo que conseguirmos pelo máximo que der os jogadores do actual plantel (Patrício nunca menos de 15M€, Carriço 10-12M€, Djaló 3-4M€, Vuk 3-4M€, Grimi 850Mil-1M€, Polga 2M€, Postiga 2M€, Saleiro 250Mil-350Mil€, Zapater 4M€) e dessa forma usarmos este dinheiro para comprar alguns bons jogadores e complementar com alguns a regressar de empréstimo e alguns que terminam contrato, como disse ali.
      Mas pronto, o que falta no Sporting não é soluções, é ideias.

      • concordo em absoluto, com uma ressalva não vai haver otários a dar nem 2M pelo djaló e pelo pasteliga.
        fui ver o treino a alvalade na sexta feira passada e não é que o postiga até nos treinos se manda para o chão????e o saleiro??? corro mais do que ele quando vou atrasado para apanhar o transporte do que o individuo num treino desportivo…

    • Varela? Teve muitas oportunidades com Paulo Bento e nada fez de jeito. O PB também não jogava com extremos, o qFoi para Espanha e percebeu que tinha que dar o litro. Não é melhor que o Djaló, está é numa equipa estável onde é mais fácil jogar.
      Carlos Martins? Não me parece que esteja “a brilhar”. Tal como o Varela ganhou um bocado de massa cinzenta depois de ir para Espanha.
      Beto? É melhor do que o Rui?

      • “Varela? Teve muitas oportunidades com Paulo Bento e nada fez de jeito. O PB também não jogava com extremos o que, reconheço, o prejudicou”

        Também não me parece que Hugo Viana esteja a brilhar – está a fazer bons jogos, mas já passou muito tempo no banco. Teria sido uma boa aquisição, dependendo dos valores em jogo.

      • o Varela não é melhor que o Djalo, pois não, é só comparar merda com chocolate e encontras a resposta..

        O Paulo Bento foi um atrasado mental nessa decisão, o não jogar com extremos não é desculpa..o Nani tinha lugar, e o Silvestre pode jogar como 1 dos 2 avançados no losangulo.

      • imaginem na equipa que o paulo bento podia ter feito com varela e nani nas pontas e liedson em grande forma…
        o p.bento até nem é mau mas tem dois defeitos enormes: um é a tromba dele e a maneira de falar, o outro é uma teimosia do caralho!!!!

  10. Este Kléber tá bem tá…não engana ninguém. Faz-lhe falta apenas aquele instinto de matador, se vier de facto para o Sporting para o ano, com um PL bom a titular com quem ele possa aprender, fica um Senhor jogador. Tem uma técnica fenomenal, já teve ali 2 ou 3 pormenores deliciosos e fez um passe de morte que era 90% golo feito, no entanto o Baba optou por não marcar…

  11. Porto acaba de anunciar a renegociação dos Direitos televisivos de 2013/2014 até 2017/2018 por 83M€. Nós anunciamos em 06/07/2010 a mesma renegociação para as mesmas épocas por 108M€. Somos grandes e isto merecia um post para mostrar que até mal somos melhores que eles.

  12. Nós em termos de grandeza somos muito maiores que eles, mais adeptos por exemplo, o problema é que nós temos ganho poucos títulos de Campeão Nacional.

  13. O Cardinal ainda devia estar cansado dos festejos e da bebedeira, não jogou ponta de corno e ainda conseguiu ser expulso no fim…

    • podes crer, o Carninal não jogou 1 caralho!

      venho aqui pedir desculpa ao Djanick, mea culpa!!

      ainda acho que o Varela é melhor mas o Djalo ás vezes faz golões e decide jogos importantes. marcou mais ao FCPorco que o Levezinho, mas pa jogar no Sporting não pode ser 4 jogos maus/1 bom.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s