Pequenos prazeres


Os jogadores de que mais gosto (Matias, Vuk, Patrício) a fazerem coisas bonitas.
Uma equipa a pressionar alto (pelo menos até estar em vantagem).
Algum trabalho de casa nas bolas paradas.
Sim, é verdade que já só jogamos pela honra.
Mas, pelo menos, que vá dando para sorrir um pouquinho. 

Anúncios

85 thoughts on “Pequenos prazeres

  1. É mesmo isso: Matias, Vuk e Patrício.

    Esta defesa medíocre é para trocar por outra a sério (safa-se, só, o Carriço).
    O André Santos é um bluff. Um ano é muito tempo. Começo a achar que não me estou a precipitar a pensar isso.
    Zapater escapa, mas só isso. E os dois velhos estão podres.
    Djanik faz coisas lindas de 10 em 10 jogos. Não serve para este clube.
    Postiga é esforçado, voluntarioso. E mais nada, por isso também não serve para este clube.

    Quero onze gajos bons e esforçados, que suem a camisola. E uns suplentes que podem ser escapatórios, para os “desenrasques” (disso temos muito). Podem ser onze “prima-donas”, podem fazer uma birra aqui e ali, podem ser execráveis uns para os outros. Desde que dentro de campo, dêem o litro, e joguem bem, honrando o clube.

    Vamos a ver.
    Para já, contento-me com o que temos visto: estes jogadores, com as suas enormes limitações, mas a jogar o melhor possível, com as suas capacidades medíocres maximizadas. Isso diz-nos que nem tudo está mal nos bastidores, bem pelo contrário. Agora, parece que só faltam os artistas. O que, sublinho, não é nada mau nesta fase.

    Estou a começar a achar que se calhar somos mesmo a 3ª melhor equipa do campeonato. E aposto que não fui o único, secretamente, a duvidar disso a dada altura….

      • Este ano?!?!?

        E a “belissima época” transacta??? E a outra antes??? De facto a memória curta é apanágio de muitos portugueses. É pena que alguns sportinguistas continuem a querer desculpar o que está à vista de todos…

        Assim não vamos lá, nem actualmente nem daqui a 3 anos… É que a merda é a mesma, só mudaram as moscas…

      • Já tinha percebido que não achas que ele é um bluff da outra vez que o tinhas escrito, há um comentário atrás, uma hora e meia antes….
        Também já percebi que te indignas facilmente com alguma falta de desenvolvimento do raciocínio dos outros, quando são discordantes da tua opinião, não te preocupando tu, por outro lado, em atirar mais do que umas larachas ao ar, o que faz de ti um português chico-esperto bem típico, daqueles que diz mal de tudo mas não acrescenta nada ao que acabou de criticar.

        Mas aí vai então algo mais sobre o que penso de André Santos. Eu não gosto deste estilo de jogador em geral no sector onde ele joga. Aprecio ali alguma dureza (mas é uma questão de gosto, de quem foi formatado para ter ali um Oceano). No Record diz que foi o melhor a passar bolas e quem esteve mais tempo com a bola nos pés, na nossa equipa. É o que acontece a quem joga naquela posição, recebe bolas da defesa para a distribuir no ataque, e tem o ónus de recolher as bolas perdidas do ataque rechaçado dos outros (e, idealmente, o que acontece pouco no caso dele, a cortar jogadas construídas). Não me deslumbra por isso essa estatística relativa a jogadores noutras posições da sua equipa, acho que é o normal para quem joga naquele sítio. O que me preocupa é que os jogadores da académica ipsi-posicionais o superassem nessas estatísticas. Como em geral jugo ele ficar sempre uns furos abaixo do que devia, porque não corre que chegue, e porque não mete suficientemente o pé (excepção feita àquele vermelho directo que ficou por mostrar, por ter acertado na canela do adversário em carrinho), e muito menos o corpo.

        E mais, acho que, nessa posição, não se tem desculpa para jogar mal nunca. A equipa não precisa de “fazer jogar” um trinco como acontece com os alas ou os avançados. Ele faz o seu jogo, destruindo o dos adversários, e remando contra a maré quando as coisas não estão de feição. O Oceano, entre outros exemplos, nunca jogou mal, que eu me lembre. Havia jogos melhores, outros piores, mas maus nunca, dava o litro e fazia o seu papel.

        Também não julgo que seja um mestre no passe, apesar de ser bastante satisfatório nesse capítulo, assim como a rematar de longe, o que neste jogo aconteceu pouco. Mas não é por aí que a porca torce o rabo.

        Ah, e é daqueles gajos com um cabelo que está sempre aparentemente a toldar-lhe a adequada acuidade visual, mas que parece não ter conhecimento de uns estabelecimentos chamados “barbeiros”, onde resolvem esse tipo de problemas (“detalhe” que, confesso, me faz espécie na criatura…).

        Pouco, muito pouco, para as loas que lhe têm sido cantadas. E muito espaço para pôr lá outro melhor (o que nesta altura não há). Mas não é prioritário, se é isso que queres dizer, prioritárias são a defesa toda e a actual ausência de avançados. O resto são retoques (mas ele deixa espaço a poder ser “retocado”).

        Em minha opinião, agora mais fundamentada.

      • Placebo,

        A tua opinião sobre o A.SAntos pode estar correcta. Pelo menos está fundamentada.
        Quanto à tua opinião sobre a minha pessoa não passa de daquilo em que a net é pródiga: um misto de subjectivismo levado ao extremo com algum azedume – cujas razões desconheço – à mistura.

        Fica bem.

        SL

      • (…) A. Santos é bluff ? Disseste tantas coisas e não disseste nada (…)

        Não vires o bico ao prego.

        Se tinhas opinião contrária, o que eu respeito, dizias porquê. Ou não dizias, mas pelo menos não mandavas bocas por eu não ter desenvolvido todas as afirmações que fiz num já de si longo comentário. Ou pedias para eu desenvolver o meu conceito com o qual não concordavas, o que, repito, respeito sempre.

        Eram alternativas melhores ao achincalhar gratuito pelo que acabastes por optar, laconicamente.

      • Então cá vai.

        O meu reparo ao teu comentário longe de ser um achincalho ( não sei porque motivo perguntar se A.Santos é bluff é achincalhar-te )é apenas e só a minha opinião em relação ao jogador em apreço e no qual reconheço qualidades que o tornam num jogador válido e com o qual o SCP colherá dividendos no futuro, não só em termos desportivos como financeiros.

        Mais reitero aquilo que digo no meu comentário quanto à actual valia do plantel: no cômputo geral pode não ser muito grande, mas estou certo que existem valores individuais sub-aproveitados e cuja venda num cenário sucessivas de más performances desportivas a nível colectivo, iriam resultar num mau negócio para os nossos cofres e num óptimo negócio para quem nos comprasses tais jogadores. Creio que o caso de Moutinho o ano passado – apesar de todos os outros contornos que teve – é a esse propósito bastante elucidativo.

        Li atentamente a tua exposição sobre A.Santos e sobre o perfil de jogador que preferes para aquela posição e também me revejo nalgumas das coisas que dizes a esse respeito pois gosto mais de ver aquela posição ocupada por jogadores com outra envergadura e outro poder de choque, que falta a A.Santos da mesma forma que faltava a Moutinho sempre que ali jogava, mas com entraste logo a “pés juntos” na tua resposta ( “não te preocupando tu, por outro lado, em atirar mais do que umas larachas ao ar, o que faz de ti um português chico-esperto bem típico, daqueles que diz mal de tudo mas não acrescenta nada ao que acabou de criticar” ) para ter ser honesto perdi a vontade de me alongar mais a respeito do que estava em causa.

        Ainda bem que fomos a tempo de colocar algum bom-senso no discurso e desenvolver um conversa mais consentânea com aquilo que procuro aqui no Cacifo e nos blogs que visito. Acredita que não se trata de não gostar de debater com quem tem ideias opostas ou de não saber conviver com isso, estou é um pouco cansado do clima de constante “tensão” que se vive neste meio entre adeptos do mesmo clube, em que à primeira dissonância, se parte muitas das vezes para diálogos vazios de conteúdo mas ricos em ofensas gratuitas.

        Afinal este não foi o caso. Óptimo.

        SL

      • Infelizmente, como jogador (e não como Homem), o André Santos não faz o que Moutinho fazia em posição sobreponível (ainda que julgue que Moutinho jogasse mais à frente do que é pedido a André Santos).

        O Moutinho é pequeno em tamanho (e carácter), mas é ríspido na disputa da bola, por vezes mesmo “durinho”.

        Se André Santos atacasse a bola como aquele, eu não estaria com esta falta de fé no jogador.
        Aborrece, porque pedir a um jogador para fazer passes melhores, ou ter melhor visão de jogo, ou rematar melhor a bola, é um pouco irreal, e não se espera que estes atributos melhorem necessariamente com treino. Mas correr, esforçar-se mais, suar mais, isso ele poderia fazer, e estranho que nesta fase inicial da sua carreira ao mais alto nível ele não se sinta motivado a “dar tudo”.
        É um mau presságio….

        Mas é a tal coisa: oxalá sejas tu a ter a razão toda do teu lado, e eu nenhuma, a bem do clube e de todos nós….

    • Oh Placebo nem até meio do teu comentário consigo ler.

      Primeiro dizer que A.Santos é bluff e dar a entender que Zapater é melhor -.-

      Em seguida é tudo para despachar, queres é 11 gajos bons. Agora diz-me onde é que vis te uma equipa so com 11 jogadores. E se Postiga e Yannick não servem para 3as e 4as opções penso que para esses lugares deverão ficar tipos como o Cristiano… suponho eu naquilo que tu dizes.

      -.-‘

      • Por vezes escrevo demais e fica confuso….

        Eu disse que queria um plantel com 11 bons jogadores.
        Acho que entre esses podem constar alguns dos jogadores actuais: Patrício, Matias, Vuk, Carriço, talvez Valdés, talvez Zapater.
        Suplentes, porque vão ser sempre precisos ao longo da época, poderia ser uma mescla entre os outros: Evaldo, JPereira, Torsi, ASantos, talvez até Djaló e Postiga.

        Mas sim, naquela posição que gosto de encarar como destrutiva do jogo adversário e a base construtiva do nosso, acho Zapater mais equilibrado (sendo que é melhor na 1ª vertente e pior na 2ª que o ASantos). Mas ASantos é mais novo, talvez tenha mais margem de progressão, é seguramente potencialmente mais rentável (para mais com uma ou outra chamada de mérito mais ou menos questionável para a selecção…), enfim, espero que isso seja tudo bem trabalhado pelo futuro treinador/equipa técnica (Oceano, MFernandes, etc…).

        E isso é a minha opinião: uma defesa inteirinha nova e muito boa (4 jogadores), pelo menos um avançado muito bom, um trinco/pivô muito bom, e depois uns trocos se houver dinheiro e engenho para eventuais surpresas. Mas aqueles 6 devem ser indiscutíveis, valores seguros.

        Coração de Leão dixit.

      • fdss… O João Pereira a suplente, boa… Os “defensores” da união e da paz podre são os que mais enterram e criticam a equipa. Mas depois querem uniões fajutas… Á volta de quem??? De gajos que se tornam sócios quando lhes cheira a tacho… Fodasse, sinceramente…

      • deves ser daqueles que vai bater palmas quando venderem os melhores jogadores do plantel para pagarem as dividas que eles proprios criaram aos bancos e continuarem com o desinvestimento na equipa…

      • Vai-te tratar, anormal.

        Se era para insultar, tinha-lo feito logo, e eu escusava de ter gasto o meu latim a cumprir o meu dever de boa educação.

        Gostava de saber como o teu débil intelecto extrapola, a partir do facto de eu achar que JPereira devia ser substituto de um lateral direito melhor que ele, a delirante evidência de eu ser defensor de “pazes podres”, de gostar de “enterrar e criticar a equipa”, de querer “uniões fajutas” e de “bater palmas quando vendem os melhores jogadores do plantel”!

        As tuas sinapses têm que ser revistas depressa, e eu não estou para aturar panilas imaturos da tua laia, que não conseguem crescer e sair do registo eleitoral de merda que já mete nojo. A partir de hoje, podes continuar a ladrar à vontade, mas vais ficar a fazê-lo sozinho no que me diz respeito.

        Anormal de merda….

      • Essa tua verborreia só demonstra a incapacidade de responderes com nível a uma questão que foi feita com o minimo respeito á tua pessoa, mas já vi que o nível é baixo, e és incapaz de aceitar uma critica com elevação e respeito. Espero que um dia tenhas a capacidade de responder a um comentário com a elevação que eu te demonstrei. Saudações Leoninas

    • Há pessoal que lhes custa ver o que está à frente dos olhos, e ali não vi nenhuma menção a nenhumas eleições… Estes gajos são uma merda sim, e o tempo vai dar razão a quem é contra esta “direcção”. Assim como a história já dá…

    • Foda-se, tu deves ser encornado todo o santo dia. EDP, EPAL, TV por cabo, finanças… provavelmente até pela tua mulher.

      O que fazes? Deixas passar uns dias e esqueces tudo.

      Quem é que não evolui?

      • foram enrabados desde 95 e continuaram a dar o cu aos viscondes.
        a tachada já começou com criaturas tipo daisy ulrich e irene palma a ganharem chorudos salários…
        concordo em absoluto com o trolha! estes otários foram comidos que nem putas e ainda abrem a boca! quem votou godinho devia era ter vergonha na cara! já agora continuem a votar no sócrates cambada de otários!

  2. venho aqui pedir desculpa ao Djanick, mea culpa!!

    ainda acho que o Varela é melhor mas o Djalo ás vezes faz golões e decide jogos importantes. marcou mais ao FCPorco que o Levezinho, mas pa jogar no Sporting não pode ser 4 jogos maus/1 bom.

    Placebo: tás completamente enganado em relação ao André Santos(parece-me que será tão bom como o montinho, apenas mais lento, mas o anão também é rápido comó caralho)…de resto, acho que há 10/12 jogadores no minimo claramente a aproveitar desta equipa, mesmo que alguns idealmente pa serem suplentes.

    • Há quem pense ainda que “vai vir” trailers para levar resmas de jogadores embora, mas acho que estão enganados.

      Tirando alguns casos gritantes como os de Timo( termina contrato ), Caneira, Cristiano( termina contrato ), Tales( termina empréstimo), Maniche, Grimi, Polga, Saleiro, Yannick ( tem dias ) a restante estrutura é para manter e adicionar em cima dela jogadores que claramente tenham qualidade superior e acrescentem coisas boas à equipa.

      SL

      • Deves ser assalariado dos canalhas que continuam a roubar o Sporting aos Sportinguistas…

        Olha vai ver se está a chover… na Malásia…

        Cambada de mansos!!!

      • Xupa-me as Peles, quando quiseres ter conversas edificantes conta comigo. Quando teu propósito for só ofender podes ficar a falar sozinho !

        Assalariado dos canalhas ?

        De facto o nível de delírio a que isto chegou é de tal ordem que tudo o que um gajo diz tem por trás um interesses financeiro, um cheiro a corrupção e interesses ocultos.

        De facto deve ser difícil apreciar as coisas boas da vida quando se é paranóico.

        As melhoras.

        SL

  3. Eu sei que isto que vou dizer é uma palermice sem consequências nenhumas mas esta equipa do Couceiro, despida das alarvidades tácticas de Paulo Sérgio, com Liedson ou alguém como ele a ponta de lança estava seguramente na final da taça da liga e com o terceiro lugar na liga já assegurado. Assim, vamos ter de ir ganhar a Braga na última jornada, o que face às condicionantes todas que envolverão o jogo (Domingos) não vai ser nada fácil…
    SL

  4. Vitória segura do Sporting, onde finalmente começa a haver estabilidade. Três destaques:

    RUI PATRÌCIO: Três defesas soberbas, confiança total. É propor de imediato a renovação do contrato, com um vencimento obviamente muito superior. Temos ali guarda-redes para muitos anos.

    DJALÓ: É verdade que não tem instinto de matador, muitas vezes é inconsequente nas suas acções, mas às vezes faz golos excepcionais. Um jogador a manter no plantel, até porque, apesar de muito assobiado, nunca se lhe viu qualquer atitude incorrecta para com os adeptos. Parece-me ser um atleta agradecido ao clube que o formou e um sportinguista de coração.

    MATIAS: Mais palavras para quê? Força, técnica, garra, visão de jogo.

    Agora vamos ao dragão mostrar a nossa garra. Força, Sporting!

  5. Eu sinceramente estou a ficar cada vez mais encantado com o Rui Patrício, espero sinceramente, mas muito sinceramente que não seja vendido por 10M€ + Fábio da Silva emprestado 2 anos (como ouvi, não sei se é verdade ou não).
    Agora, o Djaló e o Vukcevic foram dois 0 durante todo o jogo, a diferença entre um e outro, foi que um meteu 2 golos, o outro não conseguiu. Eu sinceramente que não me identifiquei com a forma como o Duque caracterizou o que teria que ser feito no final desta época (o tal cheque e a tal vassoura), começo a pensar que a vassourada vai ter que ser maior do que eu pensava, para mim existem jogadores que são claramente para dispensar, vender, emprestar, dar, epah o que caralho queiram fazer com eles, a saber:
    -Tiago, Hildebrand (se calhar já foi bom mas com um RP assim e a ganhar prai 90Mil€/mês), Grimi, Abel, Polga, Caneira, NAC, Zapater, Maniche, Djaló, Vukcevic, Cristiano, Postiga, Saleiro e Cédric (empréstimo).
    Estes para mim são os que têm que sair indiscutivelmente, existem depois algumas situações que têm que ser bem estudadas e pensadas, como a do Carriço, Pedro Mendes e Salomão (emprestado, nunca vendido). O primeiro não sei sinceramente se tem capacidade física para ser central, não é muito rápido, não é forte fisicamente, não é alto, tem alguma qualidade, depende também do treinador que vier, se decidir trabalha-lo, quanto ao 2º, fisicamente está muito debilitado já, lesiona-se facilmente, não deixa no entanto de ter muita classe enquanto jogador e ser um elemento com muita experiência, já teve em muitos balneários onde se luta para ser campeão, isso parecendo que não ajuda muito. São portanto 3 situações a estudar bem.
    Existem depois casos indiscutíveis de permanência: Patrício, JP, Torsi, Evaldo, André Santos, Matías, Valdés e Izmailov. São para manter sem qualquer tipo de dúvida, principalmente o 1º e o 4º, que são “nossos”.

  6. O Djaló não é jogador nunca jamais pra ser titular no Sporting. Se houver uma proposta razoável é bem vendido. Se não, fica no plantel. É verdade que apesar de trucidado (com razão) pelos adeptos sempre manteve uma postura correcta…
    SL

    • O Grimi também manteve sempre uma postura correcta… E o Polga? Correctissima…

      Enfim, os burros votaram numa dupla Duque/Freitas, e agora apoiam tudo… Que bonito… Enquanto os outros clubes já retocam o plantel, no SCP temos o Duque e o Freitas… Eles é que jogam… Nem treinador, nem jogadores, nada… Só uns balões de oxigénio e uns milhões para continuar a dividir pelos extraORDINÁRIOS gestores da puta que os pariu que têm conduzido o SCP para o triste lugar de secundarização em que nos encontramos hoje…

      Basta ver o ar de satisfação dos de carnide e dos andrades quando falam sobre as nossas eleições. É que só o facto de tudo ficar na mesma é a garantia que só têm de se preocupar um com o outro… Nós não contamos para nada… É isso que estes “gestorzecos da puta que os pariu” fizeram ao SCP…

      Continuem assim que eles agradecem…

      Ora vão mas é mamar uma sandes de cagalhão a ferver, pode ser que vos mude as ideias distorcidas…

      • Só espero que seja daqueles que vão andar com o GL aos ombros. Cheira-me que sim. Era bom sinal. Seríamos campeões. Eu não ando com ninguém aos ombros (a não ser por motivos pessoais. Nem sequer votei no GL. Agora, há uma coisa que tenho a certeza: a sorte dele será a minha felicidade porque adoro o Sporting…

      • Tu começas a parecer doente….

        Então os gajos chegaram há um par de semanas ao clube e já andas a fazer balanços?
        Sugiro terapêutica do silêncio. Só voltes a falar sobre este tema quando houver algo de realmente significativo a dizer sobre esses ou outros senhores de quem não gostas.

        Até lá, muda de tópico.
        Vais ver que te ficas a sentir melhor.

      • foram enrabados desde 95 e continuaram a dar o cu aos viscondes.
        a tachada já começou com criaturas tipo daisy ulrich e irene palma a ganharem chorudos salários…
        concordo em absoluto com o trolha! estes otários foram comidos que nem putas e ainda abrem a boca! quem votou godinho devia era ter vergonha na cara! já agora continuem a votar no sócrates cambada de otários!

  7. Aquelas duas paradas aos livres são soberbas.
    Patrício concentrado é qq coisa. Aquilo é ouro que ali está. Num outro clube que a gente sabe, onde os jogadores são defendidos e resguardados a sério, já teria lugar nos consagrados. Menos potencial tinha o Baía…

    Junto o Ismailov a esses 3 como sendo os únicos com classe internacional. O João Pereira também andará lá perto.

    Djalo: faz disto de 10 em 10 jogos. Nos outros 9 é o que se sabe.
    Torsi: até aprecio mas a bola nos pés atrapalha-o um bocado.

      • Por acaso também acho que o Torsi tem potencial para ser um bom jogador. Tem físico, está na primeira época na Europa, tem alguns pormenores bons (e às vezes faz asneirada, é verdade…). Talvez com um central de classe ao lado, a coisa resulte. Quanto ao Zapater, adoro a forma como vive os jogos. Aquele sangue espanhol ferve.

      • Dos centrais acredito que seja o melhor. Tem potencial e, com um bom treinador, é capaz de deixar de dar aquelas ofertas como a de ontem e de ter medo de seguir com a bola quando tem um avançado a pressioná-lo.

      • O Torsiglieri tem várias características excelentes e singulares para um central, é alto e forte fisicamente, estas são excelentes para um central e depois tem 2 características singulares, é esquerdino, há pouquíssimos centrais canhotos no futebol mundial e tecnicamente é razoavelmente bom, é acima da média.

  8. Infelizmente vão aparecer aqui alguns comedores de “sandes de cagalhão a ferver” sempre à espera de um deslize do Sprting para soltar mais disparates pela boca fora… Não tenho dúvidas que já estão com os dentes afiados à espera de uma derrota contra o porto ( a esperança secreta que têm é que sejamos goleados…) para vomitar as suas habituais pérolas linguísticas.

  9. eu sempre critiquei o patricio e agora dou a mao a palmatoria, MAS so em parte. o guarda redes e a posiçao mais fragil do futebol. nao se lança um puto de 19 as feras, logo ali, como 1ª equipa profissional, no sporting.

    esta epoca foi o nosso melhor jogador, sim, podera ser um dos melhores portugueses, SIM, mas custou nos NO MINIMO um campeonato. quando tanto foi criticado, so deveria era ter sido emprestado!

    o sporting nao e apenas uma academica que forma grandes jogadores. tambem e um clube com aspiraçoes ao titulo

    • Exacto, esse equilíbrio não existiu, temos que nos preocupar em lançar talentos? Claro que sim. Mas temos também responsabilidades de candidato ao título e quando estes prejudicam a equipa é melhor mete-los uns jogos no banco até a equipa voltar a estar melhor ou mesmo empresta-los.
      O Rui tem uma grande personalidade e isso viu-se nos últimos anos, andou 3 anos a ser “imposto” como titular, nenhum adepto o queria lá, muito poucos, hoje ninguém vê outra pessoa na nossa baliza que não ele, e ele aguentou seguro, foi “obrigado” a crescer mais rápido que os outros e hoje em dia está cheio de confiança e de segurança.

    • Mário Rui Oliveira, o politicamente correcto com cheiro a bafio (ou naftalina) que mete nojo, sempre com comentários dos paninhos quentes…

      Enfim, deve de ser disto que o meu povo gosta…

      Meu caro, as suas opiniões valem o que valem, assim como as minhas. Quanto às analogias sugiro-lhe o poema da água, do saudoso Manuel Barbosa du Bocage… Vai ver que lava a boca, o cérebro e se calhar mais umas partes do corpo…

  10. e a contratação da irene palma para o lugar do nuno dias?!
    quando foi o caso do izmailov foi proibida de voltar a entrar na academia e andamos em guerras de comunicados com a tvi e agr vem trabalhar po sporting e é anunciado nos jornais ?! …

  11. Análise futebolistica de jogadores da casa…e não só!

    André Santos: Jogador faltoso, com alguma técnica e muito referenciado pela comunicação social (uma mentira repetida 10 vezes passa a verdade), não é nenhum talento como muitas aqui comentam e se calhar psicologicamente não evoluiu tanto como queriam fazer querer. Parece-me excessiva a chamada à selecção.

    Diogo Salomão: Também não é nenhum fora de série (22 anos), mas pode tornar-se num bom jogador se o trabalharem sobretudo para o 1 contra 1 (aparenta descrença).

    Rui Patrício : Passou a etapa mais difícil que um Gr tem na carreira e em especial num clube mais observado, 3 anos com erros naturais na sua posição, cresceu muito e lutou contra tudo e todos, será um dos melhores Gr do mundo quando tiver 26 a 27 anos (não duvidem!), vender o Rui Patrício será pior do que a venda do Liedson. Se temos um problema no ataque passavamos a ter um também na baliza (e uma equipa começa-se pelo Gr.)

    Djaló : Tal como o Varela (outro jogador que os comentadores adoram, mas que no fundo é outro Djaló), bom jogador para apanhar embalagem nos picos de forma e ser vendido. Para quem ficou chocado com o que disse do Varela é só lembrar que está num clube que qualquer um dos que falam aqui se sujeitava a ser campeão (não esquecer por que isto é um factor muito importante… muito importante).

    Saleiro: …joga pouco é verdade e pela mentalidade dislumbra-se o tipo de jogador (não faz da intelegência a sua melhor arma), vejam só a qtd. de faltas que faz quando o Sporting precisa da bola e está sem tempo (em 5 minutos consegue sempre fazer 2 ou 3 faltas). Técnicamente nunca vi nada de especial…desculpem-me os seus fans mas esta é a dura realidade.

    Daniel Carriço: Erro casting como capitão (deverá ser o Rui Patrício), muito fraco como central, eventualmente poderá ser um razoável trinco, mas para mim será sempre um bom encaixe financeiro, enquanto usufrui de fama.

    Melhores contratações 2011/2012

    1ª Recuperação total do Izmailov (das 8 unhas nenhum é melhor que ele), o declínio do SCP dá-se com as primeiras lesões do Izmailov, até lá ninguém criticava o Paulo Bento. Meus Senhores este é um jogodor de top mundial que está mal aproveitado…se for vendido cá estaremos daqu a uns tempos a falar do Izmailov.

    2ª Restruturação do departamento médico que poderia associar-se à preparação física do novo preparador. Os últimos 2 anos do departamento médico tem sido uma autentica miséria (nenhum treinador consegue manter o mesmo 11 3 jogos seguidos). Este departamento e a sua estrutura tiraram muitos pontos ao SCP nos últimos anos, e deste factor muito poucos se tem pronunciado.

    3º Tantas escolas de futebol associadas à Academia…é verdade, mas porque é que os país ou os jogadores não são obrigados a ser sócios para evoluir nas várias escolas (o SCP tem de aproveitar a mais valia e fama da academia).

    4º O SCP precisa é de 2 trincos a sério não de defesas centrais, a defesa do SCP só dá barraca porque o meio-campo é fraco na recuperação. Continuo a dizer doa a quem doer que mesmo xingado como é, o Polga é o melhor defesa central que temos…falta-lhe velocidade sim é verdade, comete erros sim é verdade, já e velho sim é verdade…ms quando é começou a abarraca na defesa do SCP? Foi quando o Tonel se lesionou e o PB apostou na grande revelaç]ao chamada Daniel Carriço, resultado…foi mais ou menos nos jogos com o Bayern…Por isso 2 trincos africanos se faz favor!

    Amanha continuo…para vosso azar!

    Bem hajam todos os sportinguistas.

    Leao de Pedra

    • 1º-Não concordo com a tua análise em relação ao André Santos. Penso no entanto que pode ser uma mais-valia enquanto médio centro, está a ser mal aproveitado, não um médio de contenção, o chamado trinco, mas sim como um “8”, um box-to-box, com técnica para ajudar o criativo a construir e com pulmão e garra para assistir o trinco a destruir(é uma posição fundamental numa equipa que queira implementar o 4-3-3 como sistema principal e mesmo num 4-2-3-1 para jogar ao lado do médio defensivo). Penso que é um jogador com uma boa técnica (não é nenhum Matías, mas para aquela posição não tem que ser…), tem muita garra, corre bastante, não se cansa com 2 cantigas, precisa agora de mais calo para ser titular dum Grande.

      2º-Concordo totalmente com o que disseste do Rui Patrício, e também com o que disseste acerca do Marat, penso que ambos são neste momento a par do Matías e do desaproveitado Valdés os melhores jogadores da equipa do Sporting (Evaldo e JP podem dar-nos umas alas fortíssimas, mas ambos estão numa clara crise de confiança, o JP por exemplo quando chegou era fabuloso, foi perdendo gás no clube, mas curiosamente manteve na selecção…). O Rui depois daquele período de amadurecimento, que quase queimou um excelente guarda-redes e que deveria claramente ter sido feito emprestado num Clube qualquer, está desde o inicio da temporada passada a mostrar quem é dono e senhor da camisola 1 e da baliza do Sporting. O Izmailov tem uma técnica fantástica, faz excelentes passes, a bola parece que só está bem colada ao pé dele, enfim…um grande jogador. Precisa agora dum Departamento Médico e de um preparador-físico muitos bons e que consigam proceder à sua total recuperação (aqui concordo contigo, o Departamento Médico do Sporting tem sido deplorável, mas a preparação física também não tem sido famosa…reformulação rápida desta componente importantíssima para formar uma equipa campeã).

      3º-Em relação à comparação entre Djaló e Varela eu penso que estás totalmente errado. É certo que o Varela não é tão bom como o pintam, mas tem o dobro da técnica do Djaló, não é tão rápido, tem algumas falhas, mas não falha nem tanto nem tão mal como o Djaló.

      4º-Em relação ao Carriço, é caso para dizer, finalmente. Finalmente as pessoas começam a ver que o Carriço não é sequer metade do que pintam. Tem alguns pormenores, mas não tem altura, não tem velocidade, não tem estampa física para ser central. Enquanto tem esta fama de “bom”, é vende-lo, rapidamente. Se for por uns 10M€ era um negócio fantástico.

      5º-Em relação ao reforço da equipa e estrutura do Futebol para a próxima temporada acho fundamental os seguintes aspectos:
      1-Reforço do plantel, urgente. Posições mais debilitadas e a necessitar não só de primeiras opções mas também de banco, a saber: Extremos, Avançados e Centrais. Não trazer jogadores só por trazer (Hildebrand, Tales, Cristiano,etc) e tendo em conta as nossas limitações financeiras ter em atenção o mercado de jogadores que terminam contrato este ano e até mesmo no próximo, podendo assim baixar o valor pedido pela sua actual equipa. Existem imensos jogadores que terminam contrato este ano e eram muito bons para o Sporting, não estou a dizer que seriam titulares (nesta equipa seriam, mas numa equipa decente lutariam para ser), casos de Bracalli, Luiz Alberto, Rodríguez, Bobô e Wendt (os últimos 3, supostamente estão fechados pela dupla Duque/Freitas e penso que seriam boas contratações). Depois juntar a estes jogadores que terminam contrato alguns jogadores que estão emprestados e podem ser opções válidas, casos do João Gonçalves, Golas e Pongolle. E depois disto pode-se contratar 5 ou 6 jogadores de qualidade indubitável, mesmo que só sejamos capazes de gastar 20-25M€, que seja só em 4 ou 5 jogadores, mas que sejam bons. Na posição de ponta-de-lança, extremo, médio defensivo e central precisámos urgentemente de jogadores de qualidade, sugiro para médio defensivo o médio sérvio de 22 anos Radosav Petrovic, para avançado um jogador que pretende jogar mais, disposto a baixar as suas pretensões financeiras (o próprio o disse numa entrevista à coisa de 3/4 meses atrás) e que estaria com certeza interessado em ser titular numa equipa como a nossa, onde seria estrela, falo de Roman Pavlyuchenko, o próprio Tottenham, que parece decidido em contratar o Drogba ou o Cavani, estará extremamente interessado em tirar o salário do russo do orçamento, para extremo gosto imenso dum jogador que desde que foi para a Grécia cresceu a olhos vistos, melhor jogador estrangeiro do último campeonato grego, falo de Vieirinha, 25 anos. Para central, é mais um “desejo”, porque penso que neste momento será extremamente difícil contrata-lo, Geromel, custará cerca de 7/8M€ e tem já alguns clubes europeus de renome a segui-lo atentamente.

      2-Blindagem do balneário, este é um trabalho que terá não só que ter em vista a protecção dos jogadores do plantel, como também a protecção do próprio Clube (se tiveres notícias correctas de situações que se querem sigilosas dentro do Clube, o próprio Clube fica fragilizado aos olhos dos jogadores, sócios, rivais e da própria Comunicação Social, tornando-se fácil atacar o SCP);

      3-Voltar a ter voz na Liga, ter várias pessoas do nosso “agrado” dentro da Liga, de forma a podermos ter uma coisa que nos tem faltado e que hoje em dia, infelizmente, ganha campeonatos, que é influência nos bastidores do podre Futebol Português.

      4-A tal já falada reformulação do Departamento Médico e a contratação dum preparador-físico de renome e de qualidade comprovada (aquele Raymond Verheijen que iria trabalhar com o Van Basten caso o Bruno ganhasse, seria fabuloso).

      • Peço desculpa o tamanho da resposta mas felizmente somos “colegas” num Clube onde a blogosfera é importante, e a discussão aqui feita é importante para nos sentirmos úteis ao nosso amado Clube (nisso o Bruno era muito bom, seguia atentamente vários blogues, inclusive este).

        Faltou apenas referir um aspecto importante em relação às características dos jogadores a contratar para central, trinco e avançado, precisámos urgentemente de força física, gajos com 1,85-1,90. As bolas paradas são fundamentais actualmente.
        Saudações.

    • Gostei da análise aos jogadores, excepto ao Carriço, com a qual não concordo.

      Quanto às tuas sugestões para 2011/2012…:
      1) Izmailov será, a meu ver, sempre bem vendido para o estrangeiro, por um bom preço. Gostei muito dele como jogador, mas se alguém der bom dinheiro por ele (o que duvido muito), que vá, e leve a roleta russa que tem nos joelhos;
      2)As lesões não têm a ver com o Departamento médico (a sua recuperação sim); tu deves é querer mudar a preparação física, pela conversa. São coisas diferentes;
      3) As escolas querem-se aglutinadoras. “Obrigar” ou condicionar a frequência nas escolas a isto ou aquilo afasta as pessoas, e os jogadores. Não é boa política;
      4) Essa agora… custa-me a crer que estivesses a falar a sério no 4º ponto. A defesa não é prioridade? Achas que temos laterais (daqueles que defendem, progridem no terreno e sabem fazer um cruzamento/passe)? E achas, finalmente, que o problema da defesa central reside no Carriço, e que o Polga, lá vais adiantando que não tendo velocidade, fazendo muitos erros, e até sendo velho, é o melhor defesa central que temos? Pior que achares que ele é melhor que Carriço, é achares que ele é suficientemente bom (ou suficientemente pouco mau) para termos que gramar com ele mais uma época! É que além de “fazer muitos erros, não ter velocidade e ser velho”, ele também não tem jogo aéreo, e em 9 anos teve uma acção ofensiva pelo Sporting que se resumiu a pouco mais que os lances da última jornada. A não ser que acredites que ele é, não como vinho do Porto (porque o vinho do Porto fica “melhor” com o tempo, mas também é “bom” entretanto), mas sim como o petróleo (isto é, surge a partir de certa altura, e até lá não vale nada), deixa-me que te diga que aquela alínea foi uma tortura para os meus neurónios que eu dispensava nesta altura complicada da vida do clube. Eu teria votado no candidato que me livrasse desse cancro o mais depressa possível, nem que fosse o Baltazar….

      Mas é fabuloso que ainda haja sportinguistas a pensarem em obscenidades tamanhas sobre o homúnculo que melhor representa o nosso jejum sem títulos (que coincidiu com a vinda dele…), a nossa Era horribilis pós-2002 (que espero acabe em 2011-2012).
      O gajo é uma praga, um furúnculo, e vai levar muitos anos a fazer com que aquela braçadeira volte a ficar desinfestada e autorizar portadores com narinas sensíveis!

  12. Placebo tanta “filosofia” quando podias explicar esse texto todo em apenas uma frase: não gosto do André Santos a médio-defensivo porque não tem as características necessárias para fazer essa posição.

    PS: lol

    SL

  13. O André Santos, pelas suas características é um médio-centro, á semelhança de Judas Moutinho. Se o Sporting jogar num 4-3-3 com o futuro treinador, será o melhor modelo para André Santos e Matias Fernandéz, faltando um jogador possante,alto,algo rápido,inteligente vocacionado para “destruir-jogo”.

    Se for Domingos, jogaremos num 4-2-3-1, num modelo parecido ao do porto (não esquema-táctico), mas para funcionar é preciso alas muito rápidos e com grande drible, e um matador, com grande faro de golo.

    Saudações Leoninas

    • O tal Petrovic, é um destruidor de jogo, 1,93, pelo ar nada passará por ele, o Vieirinha é muito explosivo, arranca muito bem e o Pavlyuchenko é o que se conhece…

  14. O Carlos Freitas, devia aproveitar alguns jogadores referenciados por outros candidatos, além dos já referenciados por si. Jogadores como Rodriguéz(Braga), Sougou(Académica) Wendt(Copenhaga), Bracalli(Nacional), Donadel(Fiorentina), Trochowski(Hamburgo), Bobô(Besiktas), Elmander(Bolton) que em Junho são jogadores livres, juntando empréstimos de Garay(R.Madrid), Alex Silva(S.Paulo) e Vágner Love(CSKA), e mais 1 Ala de grande valor, não ficávamos com uma equipa nada fraca.

    Jogadores como Vukcevic,Djaló,Polga,Caneira,Hildebrand,Saleiro,Cristiano,Zápater,Grimi,Abel,Nuno Coelho e Maniche não seriam na minha opinião mais-valias para o próximo ano.

    PS: é provável que critiquem ter colocado jogadores como Garay (pode ir para Lyon), Vágner Love,Trochowski e Elmander (jogadores caros em salários) como contratações para o Sporting, mas quem teve Peter Schmeichel na sua equipa, tem a obrigação de ser mais ambicioso, que contratar Angulos,Kokes,Motas etc…sem 3 ou 4 jogadores de grande-nível, juntamente com um plantel equilibrado, nunca seremos campeões, garanto!

    SL:mais uma vez.

      • O que o Sporting não precisa de certeza é “cheira-me da peida” submissos… Disso não precisa de certeza… Quando ficares sem nada (coisa que está quase a acontecer) e com um pavilhão que passados 8 anos precisa de “remodelações”, então é que se vai ver.

        P.S.- Sou o Krpan original, o Krpan de cima é outro qualquer…

  15. O Unai Eméry não vai renovar com o Valência. Este sim era um bom treinador para o Sporting, jovem mas não inexperiente, joga um bom futebol, 2 anos seguidos em 3º lugar num dos melhores, senão mesmo o melhor, campeonato, o Valência tem uma equipa tacticamente bastante sólida e joga futebol agradável. E acabou de espetar 5 batatas no Villareal…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s