Enquanto se fala no irmão do cabeçudo

Eu prefiro penar que o nosso primeiro reforço para a próxima época é Matías Fernandez.
Creio que o mérito deverá ser dividido entre Couceiro e o reforço psicológico operado pelo seleccionador chileno, Claudio Borghi (que já tinha dirigido Matías no Colo colo), aquando dos jogos frente a Portugal e à Colômbia (onde Matias marcou dois golos de livre e jogou sem amarras tácticas) , num duplo trabalho que, mesmo não sendo conciliado, nos permite ver, finalmente, um pouco do craque em quem tantas esperanças depositamos.

E, seja quem for o próximo treinador do Sporting, espero que não esqueça as indicações do homem que melhor parece conhecer Matigol. «É importante saber o que dizer a Matías, como tratá-lo. É um jogador que precisa de liberdade para mostrar o futebol que tem. Conheço-o desde que ele era pequeno e, esta noite (frente à Colômbia), era o único jogador que podia andar livre pelo campo».

59 thoughts on “Enquanto se fala no irmão do cabeçudo

  1. Matias, Valdés, Vuk, os nossos jogadores mais criativos têm de defender de mais, pois jogamos muito atrás, é assim que se perdem e empatam jogos nos últimos minutos, a jogar atrás.
    Quanto ao Irmão do cabeçudo, só espero que seja melhor, ou pelo menos igual, sempre ficamos mais descansados nos livres e cantos, pois agora é quase cada tiro cada melro.
    E não marcamos a ninguêm.

      • Nota-se que pelos menos trabalharam jogadas de laboratório, mas isso não traz melhorias imediatas, apenas que se nota trabalho, e a defender, pois, basta ver os últimos jogos, Rangers, Benfica, Guimarães, onde fomos comidos nos ultimos minutos, porque as outras equipas quando jogam directo, é um calafrio lá atrás.

      • Caro Oscar,
        se o Couceiro, em quatro ou cinco semanas e sem reforços, conseguisse corrigir tudo o que de mau se instalou naquela equipa ao longo dos últimos dois anos, teria sido o treinador de todos os candidatos à presidência.

  2. No último jogo marcamos de canto curto, viu-se ali trabalho de casa.
    Há que dar mérito também e não só mandar abaixo.

    Saudações Leoninas

  3. Há sempre com cada cromo a aparecer aqui…
    O Matias desiludiu-me inicialmente, mas tem vindo a caminhar em sentido inverso ao do Evaldo, que de início parecia aposta ganha e agora não passa de um enterra.É um 10 a sério e com outros jogadores poderá render ainda mais.Ainda em relação ao Evaldo, é curioso que alguns dos excumungados de Alvalade sejam agora peças importantes na equipa que poderá atirar-nos novamente para o 4ºlugar, M.Garcia e Custódio.Fico sem perceber se somos nós que não os aproveitamos, se os outros os aproveitam bem demais ou se serão simplesmente fogachos do momento.

    • A questão é que quando existe organização, uma estrutura sólida, quando existem mecanismos, qualquer um pode brilhar. O Falcão no Sporting estaria neste momento a discutir o título de melhor marcador do plantel, a par do Postiga.

      • Discordo. Uma grande equipa tem que ter sempre uns dois ou três craques, e só se pode organizar quando há qualidade. O Falcao é um craque, e o problema do Sporting é que não tem tido pasta para comprar craques. Um craque é um craque aqui, na américa latina ou na conchichina! Não tenho qualquer dúvida que o Falcao meteria no Sporting tantos golos como mete no Porto, tal como o Jardel meteu golos no Porto e de verde e branco. A questão é: será que haverá massa para comprar craques? É isto que ainda não vi GL a responder. É que a Hugo Almeida ou ao Bôbo é fácil chegar porque não prestram e os próprios clubes onde jogam facilitam a sua saída- a um jogador Falcao é mais dificil. Mas sem craques( isto é sem jogadores que façam claramente a diferença) não se fazem grandes equipas.

        De resto concordo com o texto. Não conheço o mano do Luisão, mas aquilo que realmente m preocupa como adepto é que o que nos resta de qualidade é o Matias, o Izmailov se ainda tiver pernas, o João Pereira e o Patrício. É curto, mas é o que nos resta. Cuidemos portanto primeiro do que nos resta, depois da razia JEB. Depois esperemos que venham craques, mas se não for pedir demasiado convinha serem craques a sério!

        Saudações leoninas

      • Sócio, estou aqui concentradíssimo…

        O que eu queria dizer era que se metesses o Postiga a jogar no Porto, ele teria marcado tantos ou mais golos do que o Falcão a jogar no Sporting.

        Mas isto é só a minha teoria e não tens como a desmentir…o Postiga já não joga no porto e o Falcão nunca jogará no Sporting.

    • Phill,
      por pior que o clube esteja, a camisola do Sporting pesa muito mais do que a do Braga, do Guimarães e de qualquer clube desses onde certos jogadores são craques. Wender, por exemplo, borrava-se todo de cada vez que jogava em Alvalade, mas era craque ao serviço do Braga.

      Custódio? Custódio, foda-se?!? O mesmo Custódio que só jogava curtinho para o lado e para trás e em quem o Paulo Bento insistiu até perdermos tantos pontos que teve mesmo que engolir o Veloso a seis? A única mais valia do Custódio, tirando os dois ou três bons jogos posicionais que fazia por época, era ser acima da média no jogo aéreo, principalmente em bolas paradas.

      O Garcia tem o lugar que tem pelo golo na Holanda, mas o Sporting não pode ter laterais que raramente vão à linha de fundo.

      • Portanto, o Maxwell e o Abidal também não prestam…é que raramente vão a linha… Um jogador que joga curtinho também não presta? Então o Busquets, o Xavi e o Iniesta?

      • eh pá quando se compara custódio com xavi e iniesta nem adianta responder!o joel deve perceber de bola como eu de energia nuclear!

      • é uma comparação pertinente que consegue com a sua estranheza denunciar o absurdo do argumento que diz que um jogador é mau por fazer passes curtos. custódio não era mau jogador, defendia bem, ao nivel do fernando ou do paulo assunção.

      • caro traveca,
        absurdo é, tanto tu como o teu companheiro de transformismo, serem incapazes de ler o que eu escrevi: “só jogava curtinho para o lado e para trás”. Para o lado e para trás, para o lado e para trás, para o lado e para trás, foda-se!

      • cherbakov, gosto muito de ti, mas o custodio defendia bem e equilibrava o meio-campo. como disse, e nao vou repetir três vezes porque gosto de ti, está ao nivel de um fernando ou paulo assunção.

  4. Com um bom trabalho os grandes reforços para o próximo ano podem ser Matías, Valdés, Izmailov e Vukcevic. Jô,Bobô ou Wendt são bons jogadores mas é preciso começar por recuperar os bons jogadores que já temos.
    Saudações

    • O Vuk terá de ser dos primeiros jogadores a tentar vender. Um jogador que não aceita ser suplente não serve e ele só pode ser suplente num candidato ao título. Além de que emperra as jogadas de ataque por prender-se muito à bola. Gosto muito do Valdés e espero que fique na próxima época.

      • Ao Porto? Achas mesmo que o Vukcevic tinha lugar (nem digo no 11) no plantel do Porto?

        Não percebo o que é que certas pessoas veêm neste lunático para o considerar um “ganda jogador”…

      • Stromp,
        há discussões que não vale a pena alimentar. Se tu achas que, por exemplo, o Varela é melhor que o Vuk, estás no teu pleno direito.

      • ninguém aposta no vuk no lugar onde mais rendeu desde que chegou a alvalade, segundo avançado.
        o que até se compreende com jogadores do calibre do pasteliga e do djaló…(estava a ser irónico, para os mentecaptos).

      • jonas,
        a questão é mesmo essa: parece que, de repente, todos esqueceram o que, jogando onde deve jogar e na ausência de um lesionado Liedson, o Vuk rendeu, levando a equipa às costas até se lesionar naquele movimento tresloucado frente ao Basileia

  5. O meu sonho é ver o Matias e o Valdés a jogar juntos, num modelo tipo o Barça em que o Messi é um falso avançado. Valdés a avançado e Matias atrás. Até me babo.

  6. Varela é melhor jogador que Vuk, apresar de Vuk ser mais habilidoso. Não chega ter bons pezinhos. É preciso ter cabeça, cultura táctica e atitude solidária. Vuk é talentoso, mas também é fuço, indisciplinado, não defende e fisicamente parece ter alguma tendência para engordar. Também tive um amigo que fazia coisas impressionantes com uma bola, e hoje é caixa de supermercado. É óbvio que um jogador com estas características não tem lugar num plantel de exigência máxima.

    • É ir buscar já esse teu amigo!!!

      Se faz coisas impressionantes com a bola e ainda por cima é caixa de supermercado, pode ser que tenhas encontrado o nosso novo Liedson.

    • E o que é que é ser mais habilidoso? É conseguir segurar a bola durante 15 segundos, de cú virado para os dois defesas que lhe estão a tentar tirar a bola, sendo que no fim o resultado -com sorte- é ganhar uma falta no meio campo?

      • Exacto Stromp. Vuk é um brinca na areia, uma espécie de Sabry. Como o Sporting tem um plantel que é uma merda pegada, basta um gajo dar 5 toques seguidos na bola para sobressair logo como um craque.

        O Vuk não tem tendência para engordar? Cherba, achas que o gajo tem o físico próprio de quem joga numa posição de elevada velocidade? Aquele chouriço? Isso explica muito, então. Explica, por exemplo, o Rochemback e o Maniche jogando num clube que se quer de renome internacional, essas barricas equipadas de artistas da bola. Explica o Moutinho sempre no chão enquanto esteve no Sporting, esse que agora aguenta cargas, defende e faz jogar 90 minutos noutro clube. Upa, upa com esses padrõezinhos… Vuk é jogador para um Guimarães, na melhor das hipóteses, agora Sporting…

  7. A Irene Palma está a trabalhar para colocar os jogadores todos em “sentido”. Vi-a agora na loja da Intimissi a fazer “pesquisa” para essa tarefa que não se afigura difícil.

  8. Matías é o melhor nº 10 da liga.

    O problema é que joga no Sporting, uma casa onde qualquer cepo com olhos está habilitado a treinar a equipa principal. Com bento jogou a titular apenas nos primeiros jogos. Com o carnaval entrava em campo nos 3 min de compensação e com o forcado, simplesmente não jogava, fruto daquele trio de médios defensivos digno de uma equipa que luta para não descer. Com Couceiro tem a sua melhor série seguida de jogos a titular e o resultado está à vista. Melhora individualmente e melhora a qualidade de jogo da equipa. Tendo em conta a quantidade industrial de cepos que temos no nosso plantel,para mim é um luxo ver um jogador deste calibre a jogar no Sporting.

    Para o ano, o que se pede é avaliar melhor. Porque tem sido esse o principal problema do nosso futebol. Avaliação dos jogadores que entram e que saem. Se isto for bem feito já fico satisfeito. Há que não colocar os jogadores todos no mesmo saco. Para mim, há 4 sacos diferentes:

    Jogadores fundamentais: Patrício, João Pereira, André Santos, Matías, Valdés, Izmailov e Vukcevic

    Estes jogadores, só venderia se surgisse uma proposta irrecusável e se já houver um substituto de igual valia garantido.

    Jogadores que podem melhorar com um treinador decente: Carriço, Torsiglieri, Evaldo, Cédric, Zapater, Salomão e Postiga

    Estes jogadores venderia se surgisse uma proposta de valor igual ou maior do que a proposta que fizemos nas suas aquisições. Mas eu ficava com todos, excepto Postiga e Evaldo.

    Jogadores de merda que nunca melhorarão ainda que fosse o Mourinho o treinador: Tiago, Caneira, Polga, Abel, Grimi, Djaló, Cristiano e Saleiro

    A estes pagava para saírem. Nenhum destes pode ficar na próxima época. Ou rescindia, ou emprestava até acabar o contrato, qualquer merda. Estes jogadores já não vão evoluir mais e o máximo da sua evolução não chega para jogar no Sporting. Para não dizer que estão a ocupar vagas que podem ser atribuídas a juniores de qualidade ou a reais reforços de qualidade. É preciso coragem e personalidade para olhar nos olhos destes cepos e dizer: “Não servem, portanto comecem a procurar clube porque vão ser dispensados”. E não voltar atrás com a decisão tomada.

    Jogadores velhos que podem ainda dar uma perninha ou não: Hildebrand, Pedro Mendes, Maniche

    A estes jogadores dizia que podem ficar e ser uma espécie de “velha guarda” que nunca joga mas é útil a um grupo. Se aceitassem, óptimo. Se não aceitassem, óptimo na mesma. Vendia-se à melhor proposta ou rescindia. Para mim era tudo corrido, mas depende dos contratos.

    Uma coisa tão simples como olhar para 25 gajos a jogar à bola e dizer: “este é bom, fica.”, “este é uma merda, sai” é sempre tão complexo para o Sporting que acabamos sempre por ficar com quem é mau e mandamos em travessa de ouro quem tem qualidade. Não vou à bola com o Duque e muito menos com o Godinho, mas se houve uma coisa em que concordei com ele foi na tal afirmação sobre a “vassourada” e o “cheque”.

    É precisamente disso que precisamos. Vamos é ver quem deve ser varrido e, já agora, se o cheque tem cobertura…

    • Concordo com quase tudo, mas faz-me muita confusão que se ponha a hipótese de ficarmos com o Maniche, que se arrasta em campo e que nada mais pode dar ao Sporting ( e nós é que ainda temos muitos euros para lhe dar…), e se mande embora o Djaló que precisa apenas de trabalho específico de finalização e de definir melhor o último passe. isto já é uma tradição dos adeptos sportinguistas: os jogadores da casa não prestam e os que só se lembram que são sportinguistas quando já não podem com uma gata pelo rabo é que são bons…

  9. O Juca vai dizer de sua justiça:

    Como disse o caro amigo Sá, existem jogadores que têm que ser despachados.
    Epah só precisam trabalho específico, confiança, epah vão po caralho vocês e eles. A maior parte, para não dizer mesmo todos, já tiveram mais que oportunidades, boa noite e um queijo.
    A saber: Djaló (mas é que nem duvidem…), Cristiano, Postiga, Saleiro, Maniche, Grimi, Abel, Polga, NAC, Hildebrand e Tiago.
    Se estes cepos saírem terem todo o gosto em torrar mais 200€ numa gamebox e mais uns belos duns 120€ em quotas anuais.
    Agora, basta juntar a isto uns quantos jogadores que tão emprestados, uns quantos bons jogadores que terminam contrato e juntar-lhe 3 ou 4 jogadores de qualidade inequívoca, e finalmente basta misturar tudo com um bom treinador (Domingos serve perfeitamente) e teremos uma equipa de Futebol e não uma equipa de coxos, atrasados mentais e demais características muito apetecíveis nos jogadores dos corruptos e dos galináceos.

  10. O vuk nunca será um grande jogador d futebol!!! Nem foi c todos os treinadores q lhe passaram pelas mãos, nem será c o próximo. Não gosta de futebol, nao tem apetência pra conhecer o jogo…é “burro” a jogar á bola! É uma eterna promessa. Valdes é um jogador razoável, com Mts kms nas pernas de liga italiana, bem utilizado será sempre um jogador útil e eficiente.
    Qt ao matias n vejo o q vcs veem … É um fantasista, sem duvida, mas a meu ver nunca será o jogador extraordinário o el cra que auguravam, pelo menos na Europa! O futuro vai falar por mim e a forma como o villareal o vende explica mta coisa…

    • e a forma como muitos clubes vendem jogadores qd tem outros melhores para a mesma posiçao tb??? podemos smp ir buscar o kaka… fala-se num nome sonante e tal, o gaijo a precisar de minutos e nos a pecisarmos de um gaijo como ele… mas se calhar ate a este muitos colocavam questoes…lol… a forma como tal e coiso….

      • se o matias nao interessa ao villareal, vai interessar ao scp?! se o matias tivesse o potencial q mts lhe atribuem era vendido por 3 M?! um criativo, a jogar na posição 10, por 3 M? e a pagar em “suaves” prestações anuais…

    • O melhor lugar do Vuk é no banco, no banco do psiquiatra. Daqui a 10 anos ainda o Cherba andará a passear em alvalade com 1 cartaz às costas: VUK PORQUE NÃO ME FIZESTE 1 FILHO?

  11. Não foi à toa que o Matias foi considerado o melhor jogador sul americano de 2006, a qualidade está lá…mas não há nhm treinador, Pelegrini, o Bento e o forcado que saiba lapidar aquele diamante que temos.

    Espalha magia a cada lance, ainda ng percebeu que o Matias tem de jogar solto, liberdade total para pegar no jogo e planear as jogadas. Com companheiros à altura o El Crá levará o Sporting às costas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s