Mudança de discurso

Yannick Djaló não é um jogador consensual, longe disso. É até, e pelo menos para mim, um dos jogadores mais irritantes do plantel. Mas não posso deixar de assinalar as suas palavras numa entrevista publicada, hoje, no Record, que assinala o 25º aniversário do jogador, sendo dez desses anos passados de leão ao peito.
Ao contrário do que tem sido comum ouvir por parte dos principais jogadores a saírem da Academia, Yannick mostra disponibilidade e vontade de permanecer no Sporting, colocando mesmo a hipótese de aqui passar toda a carreira.

«Estou no Sporting desde os 15 anos. Têm sido anos fantásticos, onde tive a felicidade de encontrar excelentes condições de trabalho e pessoas que me acolheram como se fossem meus pais. Somos como uma família. Sinto-me em casa […] Gostava de ir para o estrangeiro um dia, nunca escondi. Mas ficaria aqui muito feliz toda a carreira […] Se Tiago, Abel e Polga saírem passo a ser o mais antigo do plantel? Passo a ter a responsabilidade de fazer ver a quem chega o que é o Sporting […] Renovar depende do Sporting. Seria uma prenda fantástica. Vamos ver […] Estou no clube que amo, onde cresci. Se me derem esse voto de confiança, prolongando-me o contrato, ficarei muito feliz. Será a prenda ideal»

21 thoughts on “Mudança de discurso

  1. gostei de ler as suas declarações, mas será este tipo de jogador que queremos a explicar aos mais novos o que é o sporting?
    um jogador com pouca garra, que aperta a mão e dá palmadinhas nas costas a rir-se aos adversários quando perdemos?
    ele está é a ver que as suas hipoteses de sair se vão evaporando à medida que o tempo passa e qualquer dia está num rio ave ou setubal desta vida…deve estar a ver o exemplo do saleiro!
    estou farto de jogadores moles!
    puta que o pariu! eu preferia que ele mostrasse em campo!

  2. Eu gosto bastante do Yannick Djaló, terá as suas limitações, mas acredito que está na idade certa para finalmente se poder afirmar como um jogador muito importante na equipa.

    Se fosse o caso, o Sporting nunca teria capacidade financeira para poder contratar um jogador com as caracteristicas do Djaló.

    É assobiado porque é nosso, não me lembro de ouvir o Kmet ou o Ramirez a serem assobiados.

    A mim, o que me irrita é o Postiga, além de ter uma média de golos desesperante, rebenta com pelo menos umas 10 jogadas por jogo porque está sempre em fora de jogo, foda-se INACREDITAVEL, sempre em fora de jogo.

    P.S. O ultimo que falou assim foi o M.Veloso.

  3. No Sporting não se pode “dar prendas”.

    Deve-se, isso sim, implementar uma cultura de meritocracia. Premiar quem rende dentro do campo e castigar quem não o faz (ou pelo menos não premiar).

    É muito bonito ler este tipo de declarações, mas pessoalmente prefiro “statements” dentro de campo. E como este jogador nunca rendeu nos últimos 5 anos que está no plantel principal não merece receber prendas, bem pelo contrário, merece um chuto no traseiro… haverá coragem de o dar? Ou merece um tratamento especial por vir da formação?

    Tem a palavra (leia-se, vassoura ou cheque) o Duque…

  4. Para mim estas declarações são a prova que vai sair este verão. Está a fazer igual ao veloso: diz coisas que os adeptos gostam de ouvir para sair a bem e para os adeptos ficarem com uma boa imagem dele.
    Quanto ao jogador em si, por mim é vende-lo já pq um jogador que faz 1 bom jogo e depois faz 10 de merda não serve…
    Se for bem aconselhado vai para Inglaterra e acredito que se vai safar bem lá… é o estilo de jogo perfeito para jogadores rápidos como ele (basta ver as exibições que ele faz sempre que jogamos contra bifes).

    Off-topic: há que dar os parabéns ao cherbakov!! Sozinho tem levado o Cacifo ao colo e tenho muita pena que o Sousa Cintra, O Douglas e o Jordão tenham de deixado de postar como faziam antes!! Vamos rezar para que a próxima epoca volte a trazer motivos para eles voltarem!
    Parabéns cherba e espero que não te fartes!

  5. Como diz o amigo ZFS, queria dar uma abraço ao cherbakov por manter o Cacifo vivo como sempre.
    Em relação ao Djaló tenho a dizer o seguinte:

    1º) Nunca desrespeitou o nosso Clube, e se calhar tinha mais razões para o fazer que o Moutinho ou o Vukcevic por exemplo, sempre colocou os interesses do clube à frente dos seus. Parece ser um profissional exemplar, senão veja-se que apesar de ser constantemente assobiado em Alvalade nunca disse nada contra os adeptos, não faz fitas de chegar atrasado de férias ou aos treinos, nunca disse que queria sair e bateu o pé a fazer birra para sair,etc. Por estas razões não merece levar um pontapé no cu, merece ser negociado como um jogador normal e sair pela porta da frente.

    2º) É um jogador que pelas suas características terá sucesso em Inglaterra. É na parte técnica que falha redondamente, penso que às vezes é mais uma barreira psicológica que se cria na cabeça dele até, tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo e acaba por não fazer nenhuma.

    3º) É um jogador extremamente irregular e inconsistente, ora faz aqueles jogos de encher o olho ora deixa os adeptos a desejar-lhe a morte.

    Por estas razões penso que deveríamos negociar a sua saída e vende-lo por um valor a rondar os 7-8Milhões de €.
    Desejar-lhe boa sorte e esperar que tenha sucesso.
    Saudações Leoninas.

  6. Por acaso eu gosto do yannick! Parece-me ser bom profissional e boa pessoa… Em relação ao talento, este é muito mais físico do que destreza… A bola por vezes atrapalha… Mas tb me parece que a maior parte dessas vezes em que faz coisas disparatadas deve-se a querer fazer tudo com muita pressa! Penso que é um jogador que vai melhorar imenso quando ganhar um pouco mais de maturidade competitiva… Isso se calhar ainda pode demorar 1 / 2 anos… Ou se calhar 15 / 20 jogos seguidos…

    A ti Yannick, se por acaso leres este comentário, desejo-te toda a sorte do mundo… Como sportinguista gostava de te continuar a ver com a nossa camisola…

    Saudações leoninas

  7. Eu nunca gostei do yannick, mas quanto ao seu profissionalismo perante o nosso grande Sporting, ele nunca falhou.
    Creio que ele têm sido dos mais prejudicados com o defice de moral e de qualidade do sporting, e tenho esperança que com um treinador que o motive e lhe diga o que o sporting pretende dele, que nos poderá ser bastante util.

    Cherbakov, um muito obrigado por não te ires a baixo (como eu e tantos outros) ,e continuares a dinamizar o cacifo

    SL

  8. Ficarei extremamente satisfeito se o SCP o conseguir colocar num Clube que permita fazer um encaixe financeiro razoável.

    Gosto das declarações, nada tenho contra a pessoa mas como jogador, é incrível como é que um alguém como o Yannick, com as falhas que tem ao nível do passe e recepção, chegou à equipa principal e por lá se mantém, tendo o rendimento que tem. Sim, marca golos em jogos importantes mas e regularidade no rendimento? E o número elevadíssimo de bolas que perde e passes que falha? As lesões que tem tido, muitas musculares, para quem acaba de fazer 25 anos?

    Do actual plantel, é dos mais fáceis de substituir e caso surja uma proposta a rondar os 4,5M€, é de aceitar. Não caiamos no erro feito com Douala e Custódio, por exemplo.

  9. Amigo bruno1906,

    Ser profissional tem de ser o requisito mínimo. Porque se formos elevar o profissionalismo, o Abel e o Polga deveriam ficar a vida inteira no clube. Destacar o profissionalismo é destacar algo que deveria ser intrínseco a todos os jogadores. A avaliação tem de ser feita única e exclusivamente com base no rendimento desportivo.

    A mim não me preocupa que um jogador ande nos copos todos os fins de semana ou que mande os adeptos para o caralho, desde que entre em campo e demonstre a sua qualidade na maioria dos jogos. Até porque se o fizer, dificilmente terá esse tipo de atitudes pois será idolatrado pelos adeptos.

    No porto, por exemplo, fala-se pouco de profissionalismo porque todos os jogadores são obrigados a tê-lo. Fala-se muito mais em qualidade/rendimento e por isso é que os maus jogadores não têm lugar e os bons vão rendendo. E quando não são profissionais (lembro-me de walter e souza) são pura e simplesmente encostados.

    Temos de elevar a bitola. E isso inclui, por um lado, exigir empenho e profissionalismo a todos e, por outro, premiar com jogos e a titularidade quem tem rendimento desportivo e descartar com coragem e frontalidade quem não tem.

    Agora, compreendo perfeitamente a nossa “obsessão” pelo profissionalismo. Como a qualidade é pouca e os casos de indisciplina muitos, só nos resta destacar os “profissionais”. E isto é algo que nós, adeptos, temos de mudar.

    • Não está em causa a qualidade do Djaló para representar o Sporting, é muito simples esse assunto, não a tem.
      Acho no entanto que pelo facto de ter sempre tratado o nosso Clube, e respectivos adeptos, de forma respeitosa e correcta não deve ser pontapeado daqui para fora, deve ser vendido bem e sair pela porta da frente.

    • Concordo plenamente com o que o Sa aqui escreve.

      Mas nao acho o Djalo um jogador pessimo. Tem caracteristicas em que e reconhecidamente muito forte (velocidade, capacidade de explosao e endurance fisica durante um jogo + capacidade de sacrificio para jogos em que fosse preciso pressionar durante os 90 minutos) e outras em que e reconhecidamente muito fraco (recepcao da bola, manutencao da bola em espacos curtos). Ou muito me engano, ou o Varela nao e particularmente melhor que o Djalo. Num qualquer Setubal ou Estrela da Amadora desta vida, o Djalo seria seguramente uma das estrelas da companhia.

      A questao reside em o Sporting decidir se quer manter o Djalo oferecendo-lhe um plano de carreira em que ele e suplente com utilizacao em 20% dos jogos da temporada, ou se prefere capitalizar-se para investir em alguem com maior margem de progressao (que com os 3 ou 4 milhoes que realisticamente conseguiriamos encaixar pelo Djalo para um clube medio europeu, nao e de todo impossivel – vide Matias Fernandez). E nesta decisao, e obvio que o factor sentimental de ser um dos ultimos “simbolos” do Sporting ainda no plantel (porque e da formacao e porque ja anda nisto desde 2006 ou 2007) vai pesar. E tem que pesar, porque os jogadores nao sao maquinas.

      SL

  10. Bom profissional, nunca fez birras, apesar de ser muito assobiado pelos deptos. Mas é óbvio que por um valor a rondar os 4 ou 5 milhões de euros talvez não fosse má ideia vendê-lo…

  11. Este é claramente um discurso de despedida, tal como já havia feito o Miguel Veloso.

    Este é daqueles que, se sair, nos vamos arrepender um dia mais tarde de o ter deixado sair sem nunca ter mostrado o que realmente valia. Teve azar com a conjuntura que apanhou no Sporting, com os treinadores mediocres que foi tendo, com a impaciência dos adeptos, etc etc…

    Gostava que ele ficasse e que se afirmasse de forma consistente.

  12. Ilações do dia de hoje relacionadas (algumas) com este post.
    1º o Jasus tá com o cabelo mais “lexiviado” que costume, deve ser daquelas lexivias com cheirinho ou era da minha TV ?!?
    2º O G.R. do Braga é bom, já tou a ver o bimbo da costa a preparar a substituição do Helton que começa a ficar velhinho.
    3º O que o Domingos fez com o Braga não é pouco, nada mesmo.Num ano quase é campeão, no outro leva uma equipa de “sobras” a uma final da liga Europa. Se for ele o treinador do Sporting (não o de Braga) no proximo ano, julgo que pela primeira vez em anos, conseguimos começar a época acertando numa contratação.
    4º Estiveram hoje em acção, numas meias-finais das competições europeias, 6 jogadores Portugueses nascidos, formados, lançados no Sporting.SEIS-mais de meia-equipa! Garcia-Custodio-Viana-Martins-Moutinho-Varela. Mas o Sporting à muito que está fora destas andanças.
    Todos eles sairam pela porta pequena, uns melhor, outros “podres”.
    Vem isto a propósito do post e do rapaz que se diz orgulhoso em vestir de verde e branco….

    • Estava a ver os resumos das meias finais da Liga Europa e reparei precisamente no porm(aior)enor que referes acerca dos SEIS jogadores formados no SCP… Se a estes juntares o Ronaldo, o Nani e mais uns quantos vemos que o problema está mesmo na falta de aproveitamento da matéria prima que se produz pelas bandas de Alvalade/ALcochete…

      Isto sim é que dá para pensar… tanto desperdício… E são os mesmos que o têm feito que continuam a gerir os destinos do LEÃO…

      Santa ignorância, até quando SCP…

      • Peço desculpa – têm razão.

        Ontem o Custódio e o Miguel Garcia estiveram entre os melhores. É fantástico o sumo que o Domingos consegue tirar de alguns jogadores! Tenho grandes espectativas para a próxima época (mas tenho-as todos os anos :-)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s