O Sporting como o tempo

 Sol
Nestes dias de férias existiram bons momentos pintados a verde e branco. As vitórias na final de futsal, a primeira delas épica com o grande Benedito a fazer-me recordar o mítico Duckadam. A assinatura de contrato profissional com o Bruma.

 O tempo vai abrir para a tarde, vais ver
 A contratação do van Wolf é daquelas que tem que ser encarada como só os Sportinguistas sabem encarar este tipo de contratações: com esperança e crença de que descobrimos um tremendo ponta-de-lança, ainda por cima com nome pomposo.
 A suposta contratação do Rinaudo também deve ser assim encarada. Neste caso, acreditando que descobrimos um novo Duscher.
 Colocar o Lima como treinador do Atlético e, através de protocolo, tornar o histórico clube alfacinha como prioritário na colocação dos potenciais craques leoninos é muito bem visto e mais agradável do que enviá-los para a Bélgica ou para Israel.

Foda-se… com jeitinho ainda chove
A suposta propensão para lesões do Rodriguez e as supostas dificuldades em renovar com Zezinho dão, obviamente, que pensar.

Mas esta merda é Verão que se apresente?
Peço-vos desculpa, mas mesmo que sejamos campeões nunca conseguirei gostar do Godinho Lopes. Muito menos olhá-lo como meu presidente. É um boneco, que empoleirado num muro nada mais daria que um Humpty Dumpty sem estilo. A decisão sobre a auditoria e a entrevista à RTP reforçou este meu estado de alma.
A saida do Couceiro parece-me errada. Até posso perceber que o Duque seja demasiado volumoso numa estrutura para o futebol, mas há gente naquela Academia que seria digna da famosa vassourada, se possível sem cheque a acompanhar (o que se passou com os iniciados é inacreditável).
Entretanto, parece que só temos olhos para o mercado sul-americano. Lá porque o Porto festejou a “aeroliga” com bandeiras da Colômbia, temos mesmo que fazer papel de macacos de imitação? Ou será que o “grande” Freitas não sabe muito mais? (sim, sim, trouxemos um holandês).
É enervante pensar que o próximo plantel vai ter vários nomes que, pelo menos em minha opinião, não têm dimensão para o Sporting. Até o Caneira e a puta gorda do Maniche se dão ao luxo de fazerem finca pé. O Cristóvão não conhece nenhuns gorilas que coloquem uma meia na tola e ameacem parti-lhes as pernas se não apanharem o próximo avião para as arábias?
Ah, e como seria de esperar, nenhum dos trunfos eleitorais vai assinar. Nem Alex, nem Wendt, nem Garay, nem sequer um Bôbôzinho. E ainda tivemos que ver o Perez voar para outro lado. Ok, numa coisa estamos melhores: temos treinador. Mas isso chegará?

p.s. – uma saudação leonina muito especial para todos aqueles que, ao longo destes dias, não deixaram de espreitar o Cacifo

60 thoughts on “O Sporting como o tempo

  1. Não posso deixar de ter um sentimento misto relativamente a esta direcção: se há coisas que estão a ser bem feitas e dossiers a serem bem geridos outros há que me deixam com reservas bastantes para começar a franzir o sobrolho, sendo que as contratações são uma delas, no posso ser eu a estar errado e a diferença pode estar no facto de estarem a trabalhar com total discrição no mercado ao contrário do que sucedia antes. Ainda assim renovo as minhas preocupações pois uma coisa é certa: sem nomes não se cria elan e sem elan não se vendem boxes, portanto se calhar está na hora de abrir um bocadinho o jogo e começar a mostrar “serviço” aos sócios e adeptos nessa área para empolgar as massas.

    PS: O dossier Zézinho é tramado. Não provou nada e já quer ganhar como gente grande porque lá fora tem ofertas mirabolantes e nós como clube formador voltamos a estar perante um dos famosos dilemas que de vez em quando nos aflige: abdicar de uma estrela ou pagar milhares de euros a um flop.

  2. No caso Zézinho só tenho uma opinião:
    Temos que começar a mostrar aos putos, desde tenra idade, que quem manda no Sporting são os dirigentes e não os seus empresários e eles próprios. O empresário só por causa desta palhaçada de andar na CS ficava logo encostado. Mas que é esta merda? O empresário vem chorar para a CS e nós cedemos? Temos que mostrar força. Fazia assim, falava com o jogador e dizia-lhe “Se despedires esse teu empresário oferecemos-te um contrato de 4 anos com um bom salário e uma clausula de rescisão alta, tal e qual uma estrela e ainda fazes a pré-época este ano com a equipa principal”. Temos que começar a saber foder quem não quer o bem do nosso Clube mas apenas do bem das suas contas bancárias. Está a fazer este filme porque se calhar a comissão que lhe toca na renovação não lhe interessa.
    O agente do Bobô está a fazer igual, o tal Figger (grande amigo dos azulados), quer que ele vá para o Marselha ou Galatasaray porque o prémio de assinatura, na qual ele tem percentagem a receber, é mais alto nesses clubes e também o salário é maior, muito provavelmente aquilo que um jogador paga ao seu agente deve ter em conta quanto é que ele recebe mensalmente.

  3. Seja bem vindo xor cherbakov!

    Essas férias?

    E contratações para o cacifo? isso é que era , ou então é por o Douglas , Jordão , Silas e o Meszaros a correr mais, que a época está a ser preparada e convinha ter um cacifo em grande.

  4. quanto ao post:
    já percebi que a recuperação vai ser no minimo lenta, mas pelo menos este ano parece que vamos ter um treinador mais competente e isso dá me esperança para que acabem as derrotas em casa, que a mim é mesmo o que me doi mais.
    mesmo mentalizando-me que vamos levar com polgas, maniches e caneiras, acho que o mais dificil é mesmo fazer pior que na época passada, mas isso pensava eu no ano passado por esta altura…..

    SL

  5. Acho que com mais um defesa-central de classe e um extremo puro o Sporting já ficará com condições de disputar o campeonato. A outra variável será a mestria do Domingos, que espero que não se mostre este ano.

  6. Estou um pouco farto desta fase da temporada, todos os dias são novos jogadores na imprensa, entre aquelas notícias engraçadas, do género “Duque escolhe parceiros de balneário” ou “Domingos vai jogar em 4-2-3-1 e 4-1-3-2”, como se aquela gente lê-se os pensamentos do Domingos.
    O grande problema é que estávamos habituados a saber dos negócios semanas antes de eles serem oficialmente anunciados, como na temporada passada que o negócio Valdés arrastou-se durante quase 1 mês, como o negócio Moutinho que toda a gente sabia quase 5 ou 6 dias antes de ser oficial, como o negócio Maniche que toda a gente soube logo no final da época, etc. Mas como agora ninguém sabe nada as pessoas sentem-se mais inseguras e noto que os adeptos estão em ressaca de jogadores, querem sangue, querem jogadores novos todos os dias, entre eles alguns alvos engraçados, como Pavlyuchenko, Cissé e Quaresma (também eu falei neles mas nunca achei sinceramente serem possíveis), já passa mais de 1 semana desde a última apresentação e as pessoas estão, tal e qual um drogado que já não manda pa veia há 1 semana, completamente malucos e doentes.

  7. William Gallas e Marcos Materazzi a caminho de alvalade…lol… nem sei se seria bom se mau.. vou ali dormir (e sonhar) mais um bocado…lol

  8. Ora cá está a boa noticia do dia. O regresso do Cacifo!

    Reservo para mais tarde uma análise às contratações, até porque certas só estão ainda duas.

    No resto estou como o Cherba. Esta direção não me convence já é altura de metermos na cabeça que o Sporting não é um hobbie para “Ricos” e “Notáveis”. Tem que ser um trabalho a tempo inteiro para gente competente. Já o disse aqui
    , e vou esforçar-me por não voltar a chover no molhado.

    Z

  9. Vem aí trovoada da grossa… Tipo Schmeickel… Dizem… Ora, como sonhar ainda ñ paga imposto (oxalá o passas e o tortas não frequentem o cacifo…) vamos acreditar que sim.

    • Não discordo.
      Houve episódios a mais no passado que justificavam um clean cut, clean start.

      Não havendo só posso comentar que o Frederico Varandas tem curriculo, não só esteve no Setubal um par de anos a fazer um bom trabalho, e melhor, esteve no Setubal em 2008 quando empataram 2-2 na Etar. Dava pulos de alegria o gajo. No youtube só encontro este vídeo mas na altura vi o jogo e os festejos foram desproporcionados eh eh eh é um lagartão de primeira!

      0’21” é o de sobretudo http://www.youtube.com/watch?v=g_3A7nf9TRY&feature=related

  10. Seguindo a bitola do Cacifo. Análise até aqui da pré-época ou, melhor, destes últimos tempos na vida do clube.

    Positivo:
    – O Futsal, grande equipa, seria uma grande injustiça se não fosse campeões como um verdadeiro Leão (Benedito) como estandarte. É bom também para alimentar as paixões numa época catastrófica também para o andebol e camadas jovens do futebol;
    – A descrição na contratação do holandês e o assumir de Duque como chefe à antiga do futebol e com poderes reforçados. Mérito de Godinho Lopes. Competência é pôr quem sabe a tratar das coisas importantes. O resto é balelas;
    – A saída de Couceiro. Tenho pena mas é positivo. Prestou serviços de relevo e é um grande sportinguista mas a verdade é que era gente a mais na estrutura com tendência para se atropelarem. Espero que reapareça um dia porque merece;
    – Aceito e até acho bom sinal que Domingos queira continuar com Polga (nunca como titular). Prova que sabe o que quer e que necessita de experiência no balneário e gente com anos de casa. As grandes equipas constroem-se assim.

    Negativo:
    – Perceber que continuamos atrás dos rivais ao nível da disponibilidade financeira para contratações. É um facto. Obviamente que agora temos gente com critério para contratar o que não aconteceu até aqui, e que vão tentar diminuir o fosso para os adversários mais directos, mas esse fosso parece-me que continua a existir, infelizmente para nós;
    – A situações de Maniche, Caneira, Vuckevic que tardam em ser resolvidas e que a meu ver nenhum deles devia ficar no plantel para este novo ciclo por uma questão de perfil;
    – Reforça-se o Departamento Médico mas mantém.-se o líder do mesmo, como se não fosse ele o principal responsável pelas asneiras todas cometidas ao longo das últimas épocas.

    Por ora, é isto, mas mais haverá para ir dizendo…

    Saudações Leoninas

      • Acho que nem com uma Bomba, lá vamos….
        Para conseguir levantar definitivamente o clube temos nos próximos anos de, além de sermos campeões claro, ganhar uma liga europa ou ir longe numa champions. Estamos a entrar numa fase crucial. Corremos o risco de perder o comboio dos outros dois…
        SL

  11. Tavas a ir lindamente até falares do Polga.

    Eu não admito o Polga no Sporting esta época nem que fosse pela mulher boa que, manifestamente, ele tem. Compreenderia esse argumento (pois a gaja é mesmo boa) mas nem assim aceitava.

    Pela qualidade, não serve. Porque é mau. Mau pelo ar, mau pelo chão. Mau com bola e mau sem bola. E isto não invalida o facto de já ter sido bom. Mas isso já acabou à pelo menos 3 temporadas.

    Pelo rendimento também não serve. Anda cá à uma porrada de anos e não ganhou a merda de um campeonato. O que demonstra irregularidade. E as duas últimas épocas dele foram de bradar aos céus. Só fez merda.

    Pela experiência também não serve. A experiência que temos de passar aos novos é a experiência de ter ganho títulos. O Polga pouco ou nada ganhou no clube e não é a experiência falhada dos quase 10 anos que ele teve cá que eu quero que se transmita aos putos. Se não há “experiência melhor” no plantel, que se contrate ou que se foda a expêriência. Ou melhor, que se construa uma nova experiência.

    É absolutamente fundamental corrermos com os cancros que nós, meros mortais adeptos, andamos a ver à 3 anos…mas que os iluminados insistem em manter. E falo de Polga, Abel, Grimi. Estes já nos fodem à 3 anos. E para juntar à festa ainda nos trouxeram mais cancros como Evaldo e Maniche. O resultado disto é uma leucemia do caralho que só pode ser resolvida com cirurgia e nunca com quimioterapia. Ou seja, é removê-los o quanto antes. Menos do que isto é incompetência quer do treinador quer da super dupla.

    • Compreendo a aversão que o pessoal tem ao Polga mas não partilho essa opinião. Ainda na última época foi o mais regular dos centrais. Agora, está na fase descendente da carreira, não vai ser titular, e não é para manter a todo o custo. Mas não me desagrada que continue ao contrário de Caneira, Vuckevic, Maniche, Grimi. Por exemplo, o Abel também não o consigo pôr nesse saco mas se sair também acho bem, sendo que ao contrário de outros merece ser tratado com dignidade. O Evaldo tem lugar no plantel, é competitivo. O problema foi que exigimos muito dele e precisa de concorrência para o lugar. E aí todos menos o Grimi…
      Não se esqueçam que os plantéis vencedores se fazem com todo o tipo de jogadores, lembram-se do odiado Vidigal? Mas o Duque sabe isso. É preciso é começar a haver uma dinâmica de vitória logo desde o início senão começa a puta da descrença…
      SL

  12. Ah caralho, o Cacifo voltou. Já tinha saudades de mandar umas caralhadas valentes para o ar sem que elas que caissem cornos a dentro.

    Como já tinha saudades de ler que o Maniche é nada mais nada menos que uma puta gorda.

    E sim, ninguém gosta do anão de jardim que ocupa a presidência do Sporting. Foda-se para o cabrão do velho. Ao menos que o Duque se sentasse en cima dele.

  13. o que me irrita é os porcos lampiões para além de terem muito credito da banca terem bons olheiros, este Dédé é caso serio amigos, futuro patrão da defesa canarinha e muito melhor que luisão ou Sidnei..

    EXACTAMENTE O QUE NÓS PRECISÁVAMOS PA COMANDAR A NOSSA DEFESA E VENDER EM 2/3 ANOS POR 25M euros.

    eu dava até 8 milhões por 1 defesa deste genero, depois vende-se e recupera-se o investimento com lucro..É PRECISO INVESTIR CARALHO!! DÁ-LHE PAULINHO!!!

  14. Fodasse, esqueci-me de colocar o Caganeira na minha lista. Mas como sugeri a “roulotte do Caneira” num post anterior, ele até pode ter lugar no clube, desde que seja a distribuir sandes de leitão no fim dos treinos.

    Realmente tenho uma aversão ao Polga. Mas só porque joga. Porque se não jogasse, teria aquilo que tem por exemplo o Caneira, que é desprezo.

    Só no nosso clube é que os gajos que recebem mais são os que rendem menos (Polga, Maniche, Postiga, Grimi e até o Mendes e o Caneira). Dispensando estes mata-se dois ursos com 1 tiro: A carga salarial fica aliviada e ficamos nós adeptos aliviados. Só tenho pena do Mendes, que é um bom jogador mas que teve azar. Temos de gastar dinheiro, é certo, para rescindir com estes jogadores. Mas como o Magoo disse que havia 10M para rescisões, fico à espera (sentado).

  15. seja muito bem-vindo de volta pois sr. Cacifo :)) távahaver q não..

    btw, obrigado pela foto do Leão ao Sol; foi directa pró wallpaper.

    • Infelizmente nao creio que o sporting nos brinde com um renome mundial devido á escacez de dinheiro para premios salarias astronómicos…são ja vários os nomes de “possiveis” reforços que nos fugiram devido ao tecto salarial! Guardado foi o mais recente exemplo..mas mais uma vez temo que daqui a um ano vamos ver freitas num qualquer programa desportivo a lamentar-se dizendo que faltou pouco para assegurar este ou aquele jogador!

      Rinaudo, Wofswinkel, Rodriguéz e Carrillo é este genero de negócios que podemos esperar nos proximos dias..não tenhamos ilusoes meus caros :(

      Já outros viram-se para Dédés e Enzo Pérez (qual deles o melhor) mas nós continuamos a ser os eternos coitadinhos que teimam em dar tiros no escuro. Se os 30 M sao mero disfarce p.f falem verdade aos sócios. NAO VAMOS TOLERAR MAIS DO MESMO..E SE PENSAM QUE O HOLANDES NOS VAI RESOLVER O PROBLEMA ESTAO MUITO ENGANADOS.

      Audácia
      Arrojo
      Ambição
      Atenção´
      Oportunismo
      Irreverencia

      É o que quero ver de leao ao peito fora e dentro do relvado…

      • Acrescentaria á tua lista o Quaresma…se é do salario que se trata faça-se o seguinte exercicio: em vez dos afamados 30M gastemos só 28 ficando os outros 2M para lhe pagar salarios!!!!

        é assim tao complicado LOLOLOLOL

  16. É imprescindível que o Cacifo continue activo, para podermos ter uma mesa de tertúlia entre sportinguistas. Mas penso que poderá estar na hora de o Cacifo repensar os colaboradores actuais, alguns dos quais não participam activamente. Esta época que se avizinha é crucial para o futuro do nosso Clube e precisamos de um Cacifo activista.

  17. Saudações ao Cacifo, ao Paulinho, aos cacifeiros e Sportinguistas em geral.
    Continuamos a não conseguir colocar os jogadores dispensados.Caneira à mais de um ano, Torsiglieri, Polga todos os anos, e agora a Tonicha … claro, merda dessa ninguem quer. O Djaló anda sempre com “resmas de clubes atrás” mas tambem não desaparece.E o Bostiga? valha-me nossa senhora, digo eu que até sou ateu. Ah, o Vuk, esquecia-me desse labrego mal amado. Purovic?!?
    O pior disto tudo é que para alem de serem todos umas valentes bostas, ainda conseguem, muitos deles, serem titulares no nosso belo clube, alguem que me explique isto. Não vejo o Freitas resolver nada e tirando a contratação do Holandes (bem escondidinha, há que dar merito), temos muito que pedalar se não quisermos voltar a andar à luta com o Braga pelo 3º lugar. O Godinho tem uma bela K7, parecida a uma que o JEB tinha. Talvez seja cópia mas com melhor qualidade, isto enquanto a fita não se deteriora. Estou longe de estar convencido e ainda mais distante do apoio incondicional.

  18. A nossa melhor contratação foi, é e será o Domingos.

    Por mim a equipa base até podia ser esta:

    Rui Patrício

    Cédric Carriço Caneira André Marques

    André Santos

    José Lopes Renato Neto Diogo Rosado

    Saleiro Yannick Djaló

    Ou então, Caneira a lateral esquerdo e Nuno Reis a fazer dupla com o Carriço.

    Bora lá Sporting!!!

  19. Para mim, o problema é sempre o mesmo. Dinheiro. Estamos em crise, os bancos já não emprestam a ninguém, e nós não temos sido competentes. Se fosse administrador de um banco não emprestaria nem mais um cêntimo ao Sporting simplesmente porque o clube não gera confiança aos seus credores devido á sua gestão amadora. Isto é o que acontece na maioria das empresas em Portugal. Ninguém obtém empréstimos. Muito menos os incompetentes.

    Será coerente pensar que os bancos mandaram para as urtigas todas análises rigorosas que normalmente fazem quando concedem crédito e aceitam sem pensar a “palavra do Godinho”? Sim, o Sporting tem milhões de adeptos, é um grande, tem a Academia e tal…tudo isto são vantagens que o clube oferece. Mas será isto suficiente para se conseguir 100M assim do nada? É que ontem nem tínhamos guita para pagar salários. Hoje já temos 100M na conta? Fodasse! Ou esta direcção é brilhante ou nós somos mesmo uns papalvos…

    Isto tresanda oportunismo e engano. Mas como já disse antes, vou alinhar nesta charada até 1 de Setembro. Depois, farei a minha análise dos jogadores que comprámos e do dinheiro que gastámos. Mas como quem tem cú tem medo, posso dizer que sim, que tenho medo. Medo de não conseguirmos lutar pelo título na próxima época, objectivo que nos prometeram.

    Por outro lado, no meio disto tudo foi bom termos assegurado o Domingos, o Wolf, o Rinaudo e o Carrillo. Parece-me que são todos bons activos. E isto garante-me que a qualidade do nosso futebol vai, forçosamente, melhorar. O que já não é nada mau e vai de encontro à minha primeira (e se calhar, única) exigência para este ano. Agora, para lutar pelo título é preciso os tais “golpes de asa”. E para os conseguir é preciso dinheiro que eu acho que não temos. Espero estar enganado, mas acho que o Wolf será a nossa contratação mais cara.

    Posso estar completamente enganado nesta análise e a verdade é que o godinho já veio dizer por 3 vezes depois das eleições que o dinheiro existe e que vai ser aplicado. É apenas uma questão de não acreditar na direcção devido á situação financeira actual do país, às dificuldades que os bancos estão a colocar a toda a gente, do nosso histórico de incompetência na gestão do clube e, porque não? da falta de credibilidade que o actual presidente tem; ou por outro lado, acreditar firmemente naquilo que foi prometido e ter uma fé inabalável nas capacidades do engenheiro em “pedir dinheiro emprestado”.

    Portanto, é uma questão de fé. Quem a tem, diz que “amanhã é que vamos apresentar um craque”. Quem não a tem, diz que “se houvesse dinheiro, o craque já tinha vindo ontem”. É cedo para começar a tirar conclusões. Mas não é cedo para nos começarmos a preocupar. E é neste limbo que todos vivemos.

  20. finalmente temos o cacifo de volta.

    Li algures num pasquim que o Braga vai assinar com o Ernesto Faria.

    Não me importava nada de o ter por Alvalade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s