O Sporting está de volta

A questão é naquilo em que cada um de nós acredita.
Mas comecemos como convém: pelo princípio.
Sábado à noite, festa bonita, como há muito não se via pelas bandas de Alvalade. Um leão tristemente enjaulado (foda-se, que merda de ideia), cercado por 49 mil leões sedentos de futebol (de bom, se possível) e de um Sporting condizente com a sua história. Uma moldura humana condizente com a ideia de que o Sporting, aquele Sporting de que todos aprendemos a gostar, está de volta.

O problema é que, em campo, a equipa mostrou tudo aquilo que já se conhecia: os tomates a ficarem do tamanho de um amendoim perante a ideia de jogar em Alvalade, a defesa a dar barraca, um “idiota esforçado que se acha meio mago meio avançado e que depois de várias épocas miseráveis continua a ser referência no ataque”, os alas sem irem uma única vez à linha, o treinador com a boca aberta de espanto perante as atrocidades que os seus jogadores, até então tão capazes, iam fazendo em campo. Afinal, o “Sporting pesadelo” também estava de volta.

Permitam-me, no entanto, dizer, e pese aquele jogo frente à Juventus, que só quem não pense o Sporting com os pés assentes na terra poderá acreditar que tudo mudava do dia para noite. Para lá dos vícios que consomem alguns dos jogadores que se mantiveram no plantel, há a enorme tarefa de construir uma equipa. Uma equipa que, neste momento, será algo entre a que amarrotou a Juventus e a que levou uma banhada do Valência. Nem muito boa, nem muito má.
Uma equipa em construção, com claramente melhor matéria prima (no banco e no relvado) do que em anos anteriores e a procurar criar bases sobre um sistema táctico pressionante, mandão, agressivo e ofensivo. Uma grupo que, e é nisso que acredito, tem todas as condições para entrar a vencer no campeonato e, fruto dessas vitórias, ir cimentando confiança e crescendo enquanto equipa.

Achar que podíamos passar de “palermas” a campeões no espaço de meses é um vertiginoso ato de fé. Apedrejar e virar as costas dizendo “é a mesma merda”, parece-me ainda mais despropositado. Mais parvo, só pensar que estava tudo perfeito  e ir buzinar para o Marquês, caso tivessemos ganho 3-0 ao Granada ou ao Osasuna.

95 thoughts on “O Sporting está de volta

  1. inteiramente de acordo contigo cherbakov, nem 8 nem oitenta, os dragões tambem perderam com o lyon.. não me importo de perder c/ o valencia desde que entremos a ganhar (somar pontos) no campeonato! No ano passado vencemos os do city e não sei que mais e no campeonato foi o que foi.. tenham calma, e apoiem a equipa! Deixem-na crescer! Saudações Leoninas!

  2. “Mais parvo, só pensar que estava tudo perfeito e ir buzinar para o Marquês, caso tivessemos ganho 3-0 ao Granada ou ao Osasuna.”

    Ou se tivessemos ganho 1-0 nos últimos minutos ao Toulouse.

  3. Com o mal dos outros posso eu bem, não me interessam as comparações com rivais, nem pelas derrotas nem por jogarem com equipas de 3ª categoria. A Juve tambem não jogou um caralho contra nós e provavelmente irão fazer uma boa época, ou melhor, se tivermos que jogar com eles a doer, acontece-nos o costume no que respeita a Italianos. Há muitas opções, quase todas novas no plantel, mas daí a ter uma equipa consolidada vai um grande passo, muito maior que os que os tais rivais terão de dar para tal suceder. Nem toda a malta que chegou vai corresponder às expectativas, preparem-se para algumas desilusões (eu tenho um feeling mau quanto ao Bojinov), mas de certeza que se os resultados começarem a aparecer, mesmo que jogando mal, a equipa vai crescer e aí, tudo é possivel. Tranquilidade…

    • P.S: Quando escrevi este comentário não tinha conhecimento que o Búlgaro avariado que veio substituir o Montenegrino avariado iria ficar “…todo mês de agosto de baixa. O avançado búlgaro contratado ao Parma irá cumprir um plano específico, com o objetivo de corrigir um desequílibrio muscular-in Record”.

  4. Eu confesso que fiquei preocupado, já tinha comentado isso depois do jogo com a Juve! Não me interessa o resultado, ter perdido, mas o jogo foi mau demais… A minha esperança é que o melhor que vi foi no Capel e Carrillo. Apesar de mais uma limpeza no balneario para aliviar os ordenados, precisamos de um bom central para ser titular com o Rodriguez e um goleador a sério (gostava do AMAURI). Isto é o minimo dos minimos e em janeiro fazer as ultimas correcções.
    Cumprimentos

  5. Um leão tristemente enjaulado (foda-se, que merda de ideia)?! Foda-se digo eu. Á uns anos quando João Rocha teve a mesma ideia todos aplaudiram e passaram os anos restantes a suspirar por tal iniciativa novamente e agora que aconteceu de novo já é uma merda de ideia?!
    Eu gostei, alias todo o espectáculo que ocorreu antes do apito do arbitro foi muito bonito, o problema foi quando a bola começou a rolar…

    SL

      • Ok não gostas de circo, está certo, eu não gosto de touradas por exemplo mas de circo até gosto.
        Secalhar em vez de termos visto um verdadeiro leão (lindo por sinal) dentro do relvado deveríamos ter feito como aquele jogador que foi apresentado no Nápoles e mandado entrar o Bostiga mascarado de leão. Podia ser que assim até marca-se algum golinho ;)

      • a ideia é boa (o povo gosta de pão e circo), mas permite-me não gostar. Tal como não gosto de touradas e acho medonho existir uma com o nome do Sporting.

        Quanto à máscara… epá, o Nápoles apresentou um craque, não um Postiga. Aliás, era de aproveitar a jaula e deixá-lo dá a fazer coisas bonitas com a bola, como só ele sabe…

    • concordo contigo paiva, nem vale a pena… o SCP, ou o seu dept. marketing, tem uma ideia diferente, uma ideia para tentar galvanizar os seus adeptos, para abrilhantar a entrada em campo dos leões com um VERDADEIRO LEÃO. e o k acontece?? vamos achar isso estupido pq há quem não goste de animais no circo … haja paciência ..

      • oh estúpido, alguém te pediu para partilhares a minha opinião? tu gostaste, eu não. Percebidos?

      • Oh Cherba, estás a entrar no registo de outros blogs onde o dono do blog insulta quem não concorda com ele…
        Não tarda nada começas a falar dos jogadores com as iniciais e os números à frente…

      • Stromp,
        quando estou com pouca paciência limito-me a responder no mesmo registo. Em quase três anos de Cacifo, penso que já deu para perceber

      • Gostos não se discutem. Há que respeitar. Agora justificar as preferência com comentários idiotas é que me parece desnecessário.

        Achavas bem se aparecesse aqui um comentário tipo,

        Se quiserem ler comentários imbecis vão ao Cacifo e leiam o comentário do Verdete?

        Parece-te bem?

      • Totalmente descabido o’ Pão! Acho que devias de estar a dirigir-te ao companheiro de cima!

        Primeiro quem não gosta tem de se aguentar e deixar-se de merdas e agora esta pseudo lição de moral?

        Teve algum jeito aquilo ? Um leão assustado e enjaulado puxado por um trator ?

        Sinceramente!

    • Confesso que farto-me de gozar com os cabeçudos por causo do milhafre e do artolas do manolo de fato de treino, a correr às voltas do campo a abanar umas bifanas… por isso, o facto de ter um leão numa jaula daquelas não me aquece a alma…
      Funcionou é certo, pois havia à minha volta gajos abraçados quando viram o leão, que parecia que tinhamos ganho a champions…

      enfim…

  6. Não vi o jogo, como tal, não vou fazer grandes comentários. Muito menos vou entrar em comparações com os adversários dos rivais (isso interessa para quê?). O que sei é que o Sporting tem este ano um plantel muito mais forte do que em anos anteriores (acredito que o nosso onze suplente não será inferior ao onze titular do ano passado). Como é natural, é preciso dar algum tempo porque a revolução foi grande e não se pode exigir um jogo colectivo perfeito ou sequer perto disso.
    Se é suficiente para competir com Porto e Benfica? Talvez sim, talvez não, mas depois do fosso criado nos dois últimos anos, só podemos elogiar o esforço da direcção para formar um plantel que pode dar luta já este ano mas que foi também construído numa perspectiva de futuro (a qualidade aumentou bastante mas a média de idades diminuiu consideravelmente). Rubio, Arias, Carrillo, Capel ou Jeffrén (deve chegar por 4 milhões) podem render um bom dinheiro no futuro.

    • Não te esqueças de incluir aí o Bruno Pereirinha e o Djaló, fizeram uma exibição de mão cheia, como aliás já nos habituaram. Estarão de pedra e cal no onze titular.

      • Krpan, não vale a pena. Djalo e Pereirinha estão riscados. O Carriço está a meio da chacina. O andré Santos é maricas, o Saleiro era o proveta ou o punheta.

        Pois bem, do que vi, melhor o A. Santos do que o Schaars, antes o Pereirinha do que o Izma, antes o Polga do que o Ogushi, antes o Saleiro do que o Rubio.

        Do postiga já nem falo pq não vale a pena…

      • Esqueci-me: o andré Martins encheu-me as medidas.

        Também gostei muito do Capel, Carrillo, Rodriguez e Rinaudo.

      • Djaló – foi queimado neste jogo. Jogou a médio esquerdo. A ser alguma coisa, é extremo ou 2º avançado.
        Pereirinha – tem lugar no plantel. Cumpre a defesa e a médio ala direito. Com um treinador que aposte nele e lhe dê a confiança que lhe falta, pode vir a ser muito útil nas 2 posições.
        André Santos – tem lugar no onze de caras. Ao lado do Schaars com o Rinaudo atrás.
        Polga – no sábado foi o nosso melhor central. E por falar em “nosso melhor central”…o Tonel é melhor que qualquer um dos que lá estão.
        Saleiro – é capaz de não ser pior que o VolksWagen…com um treinador que apostasse nele de forma consistente podia ser uma solução credível para o ataque. Lógico, que nauqles 30 segundos que costumava jogar, era dificil pedir muito mais.
        Izmailov – a jogar o que jogou no sábado, o lado direito do ataque tem de ser do Carrillo.

  7. Este jogo não mudou nada. Continuamos a ser uma equipa em construção q apenas tem mais potencial do q em anos anteriores.
    Demonstou no entanto q a defesa continua a não ter qualidade suficiente p/ um candidato ao título.
    Talvez tenha tido o condão de trazer alguma humildade e ganas aos jogadores. De negativo o possivel impacto na moral dos sportinguistas q estava em franca expansão.

    Os primeiros jogos do campeonato serão decisivos p/ vencer a batalha de trazer de novo público à Alvalade e tb p/ consolidar a construção da equipa.

  8. Geralmente gosto de uma derrota na pré-epoca para “acalmar os animos”… escusava era de ter sido desta forma!
    Há uns tempos, quando o cherba fez o post dos 3 sábados, disse que preferia outro adversário na apresentação porque era um jogo importante de ganhar para animar a malta e geralmente não nos damos bem com espanhois. As respostas foram do “quem vier morre” ao “eles é que têm de ter medo de nós”. Pois. Continuo a achar que o gajo responsavel por escolher a equipa que só fica atrás do Barça e Real para este jogo devia ser despedido! Uma equipa de topo sim, uma equipa impossivel é que já não.

    Do jogo, apenas confirmei as lacunas que tenho vindo a falar há uns tempos! DE, DC, MD (vao haver jogos em que rinaudo nao vai estar disponivel e nao gosto do a.santos a trinco), Extremo dto e PL matador.

    Não esquecer que começámos o jogo sem capel, matias e com o postiga.

    • ah, e o calendário tem tudo para nos ajudar!! Temos obrigação de irmos à Luz (11º jornada) com, no minimo, 8 vitórias (deixo a ida a guimarães e um outro azar como margem nas 10 primeiras jornadas).

    • Não era impossível. Isso é sempre relativo. Então os gajos não tinham perdido 3-1 ou que foi com o Rapid Viena ou não sei quê?

      E da mesma forma, não ganhámos ao Man Utd há uns anos?

      Pá, não é por aí. Aconteceu, aconteceu, safoda.

    • Eh pá, desculpa-me ZFS, mas tens saudades dos anos em que abríamos a época com o Chievo Verona? Noutros tempos abríamos com GRANDES equipas europeias e não era por isso que elas vinham gozar connosco a nossa casa (Ajax, Juventus, Real Madrid).

      Quer em campo, quer fora dele acho que temos de ter calma e não entrar em dramas quasi-bipolares e o meu período de trégua para com o Domingos e para com este plantel será sempre maior do que em anos anteriores sobretudo Pál Serge porque há jogadores em quem deposito esperanças, mas isto não invalida que certos processos estejam a minar a estabilidade geral da equipa (Carriço titular e capitão, Evaldo monte de merda, Djaló ultra-inconstante). É com isso é que estou verdadeiramente preocupado!

      Sporting Sempre!

  9. Jeffren que me dizem cacifeiros?

    A minha opiniao sobre este jovem não é a melhor! É rápido mas nao é aquele desequilibrador que tanto procuramos…nao arrisca quase nada no 1×1 e é um jovem que jogou poucas vezes..Gostava de saber a vossa opinião

      • Voces e a grande maioria dos adeptos quando não conhece vai logo ao You tube ver os videos…nesses videos encontra um leque de jogadas incriveis retiradas de vários jogos!! Até aqui tudo bem…

        Agora tentem fazer como eu fiz e ver um jogo inteiro ou 2, 3 jogos deste miudo e vão dár-me razão. É muito raro Jeffren criar desequilibrios e ganhar no 1 para 1, prefere passar e jogar em segurança do que arriscar a jogada individual! Penso que não trará nada de novo a sua posição quando temos Bojinove Carrilho….Atirem-se contra a minha opinião e depois terão uma surpresa

      • Rui Cunha mas não arriscar no 1×1 é o estilo do Barça…que privilegia o passe em detrimento das jogadas de 1×1. O normal do jeffren é não apostar nesse 1×1…

    • Não conheço, nunca acompanhei nem pesquisei sobre ele! Mas deve ser bem melhor que o Yannick, estou farto desse trapalhão, nunca consegui ver o grande jogador escondido como alguns, por mim não passa de uma falsa promessa… Por isso que venha o Jeffren e boa viagem Yannick.

      • Não conheço, mas daquilo que deu para perceber do video é que ele pode jogar em ambos os lados do ataque…o que é sempre uma enorme vantagem.

      • epa vê um jogo inteiro desse menino e deixa lá as peliculas de curta metragem do youtube!! Depois diz-me alguma coisa ok?

        E já que te baseias em videos do site em causa procura um video do Jeffren frente ao Bilbau e vais ver as “maravilhas” deste menino…

        Eu sou tao ou mais Sportinguista que tu e não é por ele vir para cá que lhe estou a por uma cruz , baseio-me em analises cuidadas e na memoria dos jogos que vi dele. Não é o jogador que tu pensas

    • Só o vi jogar uma vez. Foi na final do Campeonato do Mundo de Clubes e o Barça estava à rasca (não me lembro contra quem). Entrou este gajo e partiu tudo!!! paracia um demónio em campo!! uma velocidade inacreditavel. Se for esse jogador que vem, então é muito bem vindo!!

      • Foi um grande jogo q o venezuelano fez!!! Foi c o Estudiantes ! Acho q foi o Messi q marcou o 2-1

  10. Deixo aqui a sugestão de um 11

    Patricio
    JP – Amaricano – Rodriguez – Thuran
    Rinaudo
    Jeffren – Shaars – Capel
    Matias
    Rubio

    • Ponto 1: Não sei se essa tactica é a melhor

      Ponto 2: O Matias titular porque?? Pelos 2 anos miseraveis que fez??Ou pela esperança de o ver a fazer muito melhor que o que já fez?? Para mim ou melhora e muito a sua produção ou então é banquinho que lhe faz bem…

      • quer dizer… defendes com unhas e dentes um gajo que há anos e anos não passa de uma promessa e faz 1 jogo bom em 10 e dps dizes que o unico gajo que tentou levar a equipa para a frente no fim da ultima epoca tem de ir para o banco. sim senhor…

      • Tentou levar a equipa para a frente?? Num jogo bom nos ultimos 5/6 do campeonato?? Fodasse esses preconceitos são lixados… Tem muito potencial, tem. Agora tem que render, não é ter “nota artistica” (parafraseando o Jesus) e depois andar a passear no campo os 90 minutos, ou então fazer 15 minutos bons e depois esconder-se do jogo os restantes 65…

      • E a minha defesa acerrima do Djaló é porque acho que já passou a parte da critica, é mesmo preconceito. Assim como essa insistencia no Matias… Fodasse, tem muito mais obrigação o Matias de fazer muito melhor que o Djaló. E até acredito que o rapaz este ano vai fazer um bom campeonato. Ainda me lembro da forma como criticavam o Rui Patricio (ainda há alguns resistentes que estão sempre a cascar)… Lembram-se??

      • Pois até porque se compararmos os ordenados de um e outro e o que cada um custou… certamente não seria ao Matias que deveríamos dar “tempo”.

  11. Alguem viu o Arias ontem? O JP que se cuide…o miúdo ganha um penalti e marca um golo…pareceu-me muito bom…ofensivo e com corpo para defender bem

  12. Também não gostei de o ver enjaulado.. Preferia que tivesse aparecido livre no meio do relvado! Assim talvez a pressão de jogar perante 50.000 adeptos fosse irrelevante…

    Não sou de 8 nem de 80 e isto não é uma critica ao post mas não me fodam!

    Já ouvi que a equipa está em construção (dou esta de barato, o JJ apanhou no Benfica e metade e numa equipa nova e foi o que se viu), que o adversário era de gabarito e que devíamos ter convidado o Cascalheira (não me fodam! O Valência é bom sim senhor mas nós somos o que? A ambição e a mentalidade ganhadora passa por querer ganhar a todas as equipas! Nem que seja o Barça!), que falta meia equipa (até parece que vamos jogar os 50 e tal jogos desta época sempre com a mesma equipa), que o Valência encarou o jogo como se fosse de uma competição a sério (tive um treinador que sempre me disse, treina como se estivesses a jogar a final da liga dos campeões)…

    É um desabafo. Quero acreditar que este ano vai ser diferente e volto a repetir, fode-me ter perdido mas não me faz deixar de acreditar. O problema foi o pouco que jogámos!

    Se tivesse sido taco a taco mas vá perdemos por falta de entrosamento, pouca sorte ou simplesmente eles tinham sido melhores epa a malta aguenta-se. Agora perder por 3, levar um banho de bola e não ver na equipa nem que fosse um briozito de querer mostrar garra deixa-me fodido…

    Também pode ser que me custa andar a contar tostões até o fim do mês mas cotas e gamebox já cá cantam e nunca faltaram…

    Já me sinto melhor… Falta-me a mente sã do Sá para por tudo no seu devido lugar. Desculpa Cherba, também gosto do que escreves!

    SL

  13. por acaso gosto do jeffren. acho que é um bom desequilibrador e tem a escola do barça, que privilegia o colectivo. e não é como o nolito da equipa b, o jeffren tem jogado de vez em quando com a equipa principal e até marcou ao real madrid. acho que faz falta um extremo direito e a exibição do izmailov com o valencia comprovou-o.

    mas espero que não se esqueçam dum lateral esquero e dum central para entrarem de caras na equipa titular

  14. bom texto Cherba, que subscrevo na integra.

    acho que se tinha de ter investido a serio num central e lateral esquerdo mas de resto vou gostando do trabalho da direção, foi optimo ver Alvalade cheio e como sempre disse:

    NÃO É POSSIVEL PASSAR DE MERDA A CHOCOLATE EM 2/3 MESES a não ser que tenhas um presidente tipo abramovich. Sempre disse que o OBJECTIVO TEM DE SER DAR PASSOS SEGUROS DE APROXIMAÇÃO COMPETITIVA REAL A PORCOS E CORRUPTOS, porque (abram os olhos) não fomos do mesmo campeonato deles nos ultimos 2 anos.

    quis e quero o Domingos cá mas ele foi muito responsavel, o americano na esquerda do eixo é receita pa desastre certo, pressionar á maluca e deixar o Rinaudo sozinho uma equipa optima como o Valencia tambem foi estupido e se NAO TEMOS CENTRAIS RAPIDOS NAO DEVEMOS JOGAR COM A DEFESA ALTISSIMA E PRONTO, é como eu gostaria de jogar, mas só se o plantel der pa isso, senão é barraca atrás de barraca..foi um jogo acima de tudo PESSIMAMENTE ABORDADO EM TERMOS ESTRATEGICOS.

    mas apesar de tudo isto color me optimistic como há muito nao tava e venha de lá o Jeffren!!!

  15. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=710221

    Caso seja certo, está aí o primeiro reforço que me está a provocar algum nervoso miudinho. Tenho fé neste chaval.

    Como ainda só vi dois jogos e meio do nosso novo Sporting, só agora é que começo a ficar com uma maior visão do que poderemos ter no futuro.

    À primeira vista parece-me que a equipa vai ser Rodriguez, Capel e mais nove.

    Quero ver o Arias mais vezes em acção, não sei porquê estou com um pressentimento que temos ali jogador. O Carrillo também.

    E tenho fé que o Bojinov tire a puta do Postiga do onze, PARA NOSSO BEM.

    Força Sporting.

  16. Percebo o teor deste post mas há factos que têm de ser referidos:

    a) A euforia e a depressão são próprias deste desporto. Não só no Sporting mas em todos os clubes. Ninguém (pelo menos os mentalmente sãos) dizia que vamos ser campeões depois de ganharmos à juve nem que estamos na merda por levarmos 3 do valência. A questão é simples. Quando se ganha só vemos vurtudes e quando se perde só vemos defeitos. Vai ser sempre assim. Todos os intervenientes (direcção, jogadores, equipa técnica e adeptos) têm de saber conviver com isso.

    b) Levámos 3 do valência porque começámos o jogo com quase metade da equipa constituída pelos cepos que nos atormentaram no passado. E os bois têm nome: Carriço, Evaldo, Djaló e Postiga. Isto é quase metade dos jogadores de campo. Não deixa de ser sintomático o facto de termos sofrido todos os golos com todos eles em campo.

    c) Há um complexo geral de jogar em Alvalade. Isto combate-se com mais treinos no nosso estádio e com uma melhor preparação mental.

    d) O treinador tem de começar a tomar decisões importantes. A escolha do onze base é fundamental. Para mim, com excepção do Patrício, JP e Matías, merecem todos abancar o cú como castigo da merda toda que fizeram até hoje. Costuma-se dizer que partem todos em pé de igualdade. Para mim não. Tirando estes 3 que eu falei, todos os novos jogadores partem bem à frente dos que já cá estavam. Pelo benefício da dúvida, pela necessidade de ver os reforços e por toda a merda que já vimos dos antigos. O Postiga age como se fosse o dono do lugar, o Djaló diz que vai rebentar este ano como se fosse a estrela da equipa, o Carriço fala como se a braçadeira lhe garantisse o lugar. Quando devia ser ao contrário. E o mister tem agido em conformidade com esse “status quo” dando-lhes muitos minutos e várias vezes a titularidade. Curioso é ver que o André Santos, que até foi dos mais regulares no ano passado, praticamente nem calça. Espero que na hora de escolher o primeiro onze, o mister Paciência não olhe a nomes, nacionalidades ou “tempo de clube”.

    Para mim, o princípio devia ser: Em caso de dúvida, joga o reforço.

    • O perder/empatar jogos EM CASA foi sem duvida umas das causas para a minha ausência nos jogos do Sporting.

      É inconcebível o desrespeito com que nós, sócios, temos sido tratados ao longo dos anos, com as constantes vergonhas protagonizas em casa (algumas delas frente a equipas muito inferiores)

      Ou mudam essa atitude para sempre ou continuo sem lá meter os pés.

    • Concordo em absoluto, até porque esses jogadores a que te referes já deram provas da sua irregularidade, mas sobretudo, da vergonhosa atitude de quem se anda a cagar para a instituição, excepto em alturas de renovações de contratos…

      Esses sim é que têm muito que provar para garantir um lugar no onze titular…

      A revolução que está a decorrer no plantel leonino cheira-me a “25 de abril dos pobres”, ou seja, prormete muito e depois acaba com o FMI a vir cá saquear o resto…

  17. Aparecer com um leão enjaulado é evidentemente triste, até pela analogia que resultou da exibição e que o Record bem aproveitou no dia seguinte

    Temos que dar o benefício da dúvida ao gigante, mas com este rapaz a central do lado esquerdo, mais o Evaldo e o Djaló, estamos a oferecer um dos lados do campo ao adversário

    Djaló não é bom, nem mau, é o Djaló… serve para estar no banco e marcar 6 ou 7 golitos durante a época (ainda assim, mais do que o Postiga, adorado pela Juve Leo por motivos que nunca conseguirei compreender)

    Até consigo compreender os comentários do Krpan ao Matias Fernandez, mas queria recordar que Matias Fernandez teve como treinadores Paulo Bento (o menos mau, mas só durou 4 ou 5 meses), Carvalhal, Paulo Sérgio e José Couceiro. Assim, não há talento que resista. Para mim, é o jogador que menos capacidade de aproveitamento tem tido pelos respectivos treinadores, muito devido à insistência em jogar com 2 avançados, mas é um craque inegável e no sistema certo e posição certa é, claramente, o melhor jogador do plantel a anos-luz dos restantes

    • Já reparaste que poderias dizer o mesmo do Djaló que disseste do Matias? Ao fim ao cabo, também ele apenas foi treinado por esses que referes. Acho que é isso a que o Krpan se opõe… os argumentos andam ao sabor das preferências individuais e os que servem para defender uns já não se aplicam a outros.

      Eu gosto do Matias, mas não o endeuso como muitos para quem o 11 deve ser ele e mais 10. Sobretudo porque acho que pelo que custou e pelo que ganha já deveria ter mostrado alguma coisa.

      • É verdade, podia. Do Djaló e de quase todos os que ali passaram, já que o Sporting não tem um treinador de qualidade há muitos anos. Eu acho que o Djaló tem lugar no plantel, atenção, nem todos podem ser jogadores fantásticos… Mas o Djaló está ali há 5 ou 6 anos, já jogou em várias posições acumulando sistematicamente os mesmos erros e a mesma intermitência. Já o Matias só jogou na posição dele nos últimos 10 jogos da época passada. A isto acresce que a minha convicção quanto ao rendimento do Matias (reconheço que neste momento não é mais do que uma convicção) não se baseia em filmes do youtube, mas sim no que vi na selecção do Chile e nos pormenores que fomos vendo nestes dois anos, que permitem concluir que a sua capacidade técnica é acima da média e é dos poucos (senão mesmo o único) que tem capacidade para pegar no jogo, conduzir a bola, “forçar” a desmarcação do colega, ganhar no 1×1, enfim, construir jogo ofensivo (já o Djaló, com todas as virtudes que possa ter, tem um domínio de bola digno de um GR, o posicionamento defensivo de um fiscal-de-linha e a inteligência de uma bandeirola de canto). Isto dito, claro que concordo que tudo se reconduz a convicções e opiniões pessoais.

    • Concordo com este comentário.

      Preferia jogar com um ponta, dois extremos fodidos, 2 médios criativos e 2 laterais ofensivos, tendo como base defensiva para possíveis contra-ataques adversários um trinco atlético e sem medo de levar amarelo, pelo menos um dos centrais RÁPIDO, e tanto os dois laterais como um dos médios criativos com excelente capacidade de recuperação.

      Seria uma equipa bastante equilibrada.

      • ” Djaló, com todas as virtudes que possa ter, tem um domínio de bola digno de um GR, o posicionamento defensivo de um fiscal-de-linha e a inteligência de uma bandeirola de canto” ,,,, Mas agora a palavra ” Djaló ” já consta no dicionário??
        É que nunca tinha visto uma definição tão bem dada acerca de um jogador

  18. O Mingos cometeu alguns erros, que foram, acima de tudo, o que levou a esta derrota.
    Notava-se que a equipa estava arrogante, e nós queremos uma equipa confiante e não arrogante (talvez porque ganharam a Juve ou talvez porque o Valência mamou 4 do Rapid Vienna), a defesa estava demasiado subida para as características quer dos nosso defesas, quer do estilo de jogo e características dos jogadores da frente do Valência (muita técnica e velocidade, acima de tudo), Onyewu não pode jogar do lado esquerdo do centro da defesa (é demasiado grande, e para se virar é fodido, se metermos em cima disso a velocidade do Piatti está explicada grande parte da má exibição do amaricano, e atenção que não se conseguir virar tão facilmente é natural num central de 1.95). Evaldo é ridículo, é um 0 autêntico, mas não é só ele, as deficiências do Carriço começam a ser inultrapassáveis, e não me digam que não se consegue virar e correr atrás deles, o homem tem 1.80 e jogou do lado mais fácil, para além disso, a palhaçada que foi o 1º golo foi 80% culpa dele (a desatenção do Patrício e JP é natural, alguém no seu perfeito juízo pensava que a bola conseguia passar por Carriço?? Da forma que passou ainda por cima?). Djaló, fraquíssimo, não enterrou, mas não também não mudou, e isso num extremo é patético (notou-se como o Sporting acelerou um pouco quando Carrillo e Capel entraram), O Izmailov também jogou mal, mas deste 1 ou outra exibição má, acontece, depois de tudo que nos deu e sabendo o valor que tem, pode ter uma noite má, acontece aos melhores, agora, quando o Djaló faz 1 jogo bom e 20 maus, é impossível não nos sentirmos injustiçados e revoltados quando ele faz entrevistas patéticas como aquela à uns dias atrás e depois mantém o nível do costume, ou seja, paupérrimo. Também o sistema táctico tem que ser revisto, contra equipas de merda (90% do nosso campeonato) vai funcionar perfeitamente, agora, contra equipas decentes como os corruptos e os merdosos vai ser impossível usar este sistema, o Rinaudo não tem ajuda nenhuma a meio-campo, o Schaars sobe demasiado porque o Postiga não sabe construir (também qeq ele sabe fazer?), o Schaars tendo que construir depois não está cá atrás a ajudar o Rinaudo a fechar.
    No entanto também tirei algumas coisas positivas, o Capel é realmente bom jogador, o Carrillo parece ter futuro, o Rodríguez para quem veio da Copa América 2 dias antes esteve muito bem (é mais rápido até do que eu esperava e posiciona-se muito bem, das 2x que tentaram papar as costas ele antecipou o movimento e chegou primeiro à bola), será para mim Onyewu e Rodríguez a dupla de centrais, claramente.
    Agora, é preciso também ficar grato que este resultado estrondoso se tenha dado agora, para que o Domingos entenda os erros que cometeu e mudar, como sistema, Onyewu do lado direito, Carriço no banco, antes Carrillo que Djaló, etc…
    Força Mingos estamos contigo, és um gajo inteligente portanto vamos lá começar a corrigir isto!

  19. oh cherba… escreve menos mas escreve bem… por favor pá… a apavorante ideia d começar a ler os teus posts começa a tirar o brilho ao cacifo… minha opinião… qt ao nosso sporting, é pena as pessoas pensarem que foi bom termos gastos o dinheiro que gastamos nos jogadores que vieram, e que mesmo s fossem bons conseguíamos superar a qualidade que o porto apresenta no banco… sim no banco… épa no ano passado fizemos perto de metade dos pontos do porto, este ano se ficarmos a menos de 10 é uma loucura….

    • Podíamos ir buscar mais gajos à Liga portuguesa, mas falta sempre qualquer merda, e essa merda é.. dinheiro/capacidade de trafulhice, já que os melhores da Liga estarão sempre sob olho do Porto.

      E nem falo em jogadores portugueses, isso que se foda, falo em estrangeiros que têm jogado para caralho na nossa Liga, mas nunca vêm para o Sporting.

      • Essas são as típicas contratações de merda do Sporting.

        Um dos únicos que realmente rendeu chamava-se Tonel e foi despachado, para ficar com 2 cepos no plantel chamados Carriço e Polga.

        Este ano perdemos mais dois, Kléber e Djalma. Só aí muito provavelmente já não gastavas 5M€ no Wolwerine…

  20. Disseram-me que o contrato do Jeffren tem uma cláusula de recompra por parte do Barcelona, pelo dobro do preço que recebeu, isto num período de 2 anos. Assim se fazem negócios.

  21. “O Sporting informou esta segunda-feira que Valeri Bojinov estará todo mês de agosto de baixa. O avançado búlgaro contratado ao Parma irá cumprir um plano específico, com o objetivo de corrigir um desequílibrio muscular.”

    Mas quem é que o deixou ficar com a camisola maldita?…

    • São estas notícias que me lixam. Muito mais do que o 0-3 com o Valência. Porque são estas notícias que me fazem pensar que a gestão desportiva é má e que estamos a “comprar por comprar”. Tal como a renovação com o Izma. Mas que raio fez ele para merecer a renovação? Há alturas em que parece que continua tudo na mesma.

      Z

      • Na mesma não está, contudo, e como referi pouco tempo depois desta direcção tomar posse, andamos a contratar no “mercado de 2ª ou 3ª categorias”, a tentar achar ovos para fazer uma omolete, contudo tá dificil…

        Atenção que acredito em muitos dos jogadores contratados, mas quanto ao treinador, só opino depois de defrontarmos os corruptos do norte…

        Como muitos referimos, quando chegaram alguns dos jogadores que compõem o plantel, resta saber da sua real condição fisica… Esperemos que não se verifique o pior. A propósito de condição fisica, será que alguém me pode esclarecer quem é que compõe o Deptº Médico LEonino???!?

        SL

  22. Uns gostam de circo outros não. Eu também não gosto mas não ando a insultar quem gosta. E a conversa de responder fogo com fogo é no mínimo ridícula. Quanto à análise feita neste post, mais do mesmo, a culpa de levarmos 3 é basicamente do Postiga. O problema do Sporting começou muito lá atrás, e sinceramente culpar individualmente um jogador, mesmo que não houvesse um no onze inicial que se safasse, seria atirar poeira para os olhos. O problema do Sporting foi do colectivo e muito antes (e isto não era um jogo propriamente de preparação, era de apresentação) de quem escolheu uma equipa no mínima chata como o caralho como o Valência. Escrever num blog com tantos visitantes acarreta mais responsabilidades do que pura e simplesmente vomitares merda e esperar que toda a gente goste e se reveja nas tuas opiniões e gostos, estás a escolher um caminho errado para o blog que gosto mais deste género.

    As melhoras Cherba

  23. Off topic…

    O Pintinho em mais uma das suas aleivosias: “Não trocava Hulk por Ronaldo”. Mas será que não há jornalista capaz de lhe perguntar “E acha que o Ronaldo trocava o Real pelo Porto?”. É tão importante controlar os media… mas tão importante mesmo. Abre os olhos Barbosa!

    Z

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s