Um drama tem a dimensão que lhe quisermos dar

“Foda-se!”. Foi assim, de forma simples e directa, que reagi às imagens da lesão do Rinaudo. E porque pouco mais haveria a dizer, fui repetindo a palavra mentalmente ao longo da noite e, confesso, ainda acordei com a dita a ecoar-me no cérebro.

O banho fez-me colocar as ideias leoninas no lugar e ter a certeza de que, por mais indiscutível que seja a importância de Rinaudo na nossa equipa, era o que faltava olhar a sua lesão como uma fatalidade quase equivalente ao perder uma época inteira. Lembrei-me que já ficámos sem ele no início de um jogo e, com dez, ganhámos. Lembrei-me que vamos continuar a entrar em campo com onze jogadores nos quais acredito. E que, com toda a certeza, todos eles terão vontade de, primeiro, mostrar que o todo vale mais do que as partes, mesmo sendo uma soma delas, e que, em segundo, terão vontade de cerrar os dentes e aguentar o barco atingido por uma espécie de peste negra que teima em atirar jogadores para a enfermaria.

E lembrei-me de Domingos. Que confio nele. E que, por esta altura, deve estar a perguntar aos deuses do futebol se ainda não lhes tinha chegado terem-lhe tirado Vandinho num qualquer túnel obscuro do nosso futebol. A forma como Domingos vai suprir esta ausência deixa-nos, a todos, curiosos. Conseguirá fazer de André Santos um homenzinho? Fará avançar Carriço? Inverterá o meio campo, passando a jogar com um duplo pivot Elias-Schaars, libertando Matías como puro dez atrás de Wolfs e entre Capel e Carrillo? Achará, como eu acho, que Polga pode dar um razoável trinco?

A resposta será dada no domingo, frente ao Leiria, num jogo que, de um momento para o outro, se tornou num dos momentos mais importantes da época. Ganhando, temos tempo para aproveitar a paragem no campeonato e trabalhar a melhor solução para continuar a fazer crescer a onda verde até Janeiro, mês em que podem ser corrigidas algumas falhas na formação deste Leão que, pese os poucos meses de vida, queremos que se torne adulto à força.

 

166 thoughts on “Um drama tem a dimensão que lhe quisermos dar

    • Desde jà aproveito para te felicitar este blog é dos que mais gosto de ler, ve se o quanto voces todos amam o GRANDE SPORTING COMO NINGUEM, os seus fieis seguidores sempre com comentarios bastantes construtivos! A lesao de rinaudo é sem duvida um duro golpe mas confio plenamente no andré santos pois ja nos mostrou que tem qualidade para triunfar e acho que vai querer agarrar a oportunidade pois sabe que nao tera muitas como estas! eu tou descansado, e sei que este é o nosso ano! um grande abraço a todos vos! assinado PINILLA

  1. Que os homenzinhos que entrarem dentro de campo, seja em que jogo for, saibam respeitar e dignificar a camisola que vestem. Esforço, Dedicação e Devoção para se atingir a Gloria !!!
    Deus está sempre presente, dentro e fora de campo pois ele faz parte das nossas vidas.

    Avé Rinaudo. Avé Sporting.

  2. cherba

    o polga em inicio de carreira era trinco, alias foi o scolari que o transformou em central, quando jogava com 3 centrais primeiro no gremio, depois na selecçao( no apuramento para o mundial 2002, o scolari apostou muito no polga como um hibrido entre trinco e terceiro central, num brasil que jogava com 2 laterais que faziam o corredor todo( o cafu e o roberto carlos) e ficavam 3 centrais( 2 para dar pau e muitas vezes o polga que alternava com o edmilson que passou pelo lyon e barça).

    • Fazer do polga um bom trinco era a mesma coisa que fazer do joao pedro pais um ícone rock….epá por favor não digam disparates!!

      Com este plantel, para mim, só existe 2 opções: ou recua-se Elias ou temos de levar com o brando ASantos.

      • o polga no brasil jogava ai, numa posiçao hibrida, em que com bola era trinco e sem bola recusava para 3º central. lá por se ter algo contra o jogador, o que o cherba disse não é nada descabido, o polga tem rotina do lugar se calhar até mais do que o carriço que foi inventado ali quando esteve emprestado.

        diogo

        o elias ja jogou ali muitas vezes, alias é a posiçao natural dele, o schaars disfarça , mas tem de ter alguem ao lado

  3. Tenho duas coisas a dizer.
    Nem eramos a melhor equipa do mundo ontem antes das 18h.
    Nem somos a pior equipa do mundo ontem após as 20h.

    Vamos parar com a bipolaridade que só joga contra nós próprios.
    A lamentar a lesão do Rinaudo, mas a acreditar sempre.

    Saudações Leoninas

  4. Mal seria se isso acontecesse. Iremos continuar a ganhar e a jogar bem. Podiamos era fazer uma homenagem ao rinaudo de forma a mostrarmos que estamos com ele não acham ?

    • Pedi ao GVMX para fazer um vídeo para dar força ao Jeffren/Izma/DEUS. Se ele fizer, mandamos mails para o Sporting a pedir que o vídeo passe antes do jogo. Se tal não se proporcionar, convocamos um evento no facebook ou assim, para que se bata palmas no minuto 21 (numero da sua camisola)

      • Epa´… mas parece que o homem morreu??!!
        Já agora, batemos palmas o jogo todo, boa?

        É que se somarmos o 21 do Rinaudo, mais o 17 do Jeffren, mais o 10 do Izmailov e o 48 do Insua, fazemos 90 minutos mais o tempo de compensação!!!

        Porra, que histeria por causa de uma lesão!!!

        EU CONFIO EM TODOS!!! TODOS!!

      • eu cá bato sempre palmas o jogo de todo. e também grito. mas se estás tão contra, fica de fora. aliás, até podias mudar o teu nick para “plantel sporting 1992 – 1996, já que CONFIAVAS EM TODOS, TODOS!

        ao dar força aos nossos lesionados não estou a dizer que não confio nos que estão bem. mas pronto, opiniões

      • Mas tu tens 10 anos ou quê? “Tás contra não podes brincar!!!”

        Não se pode dizer nada??

        Sim, o Rinaudo é um jogador do caralho que para mim é melhor que qualquer trinco que já jogou no Sporting, mas dai a entrar em histeria e andar tudo a dizer que a época esté perdida, e já fomos, e mais não sei o quê…

        Tb não estou a dizer que não confias nos que estão bem, mas olha o que pensaria o Izma que anda todo rebentado à 3 epocas, abdicou de ordenados e o caralho, e o máximo que recebia era uns comments na net a dar-lhe valor e depois à minima merda já andava tudo a acusá-lo de falta de profissionalismo e etc, por uma cena que nunca ninguem há-de saber de verdade o que se passou.

        Para mim esta lesão é péssima, mas para o jogador. A equipa tem de ter soluções, senão bem fodidinhos estávamos.

      • O Marat “é o meu amor” desde que chegou, mesmo quando todos idolatravam o Vukcevic. Se eu pudesse dizer ao czar o quanto o idolatro fazia-o, fosse como fosse. Mas o tempo de lhe mostrarmos algo já passou. Na altura não éramos unidos como hoje somos, se bem que, lá está, ele podia entrar nesse vídeo.

        Não entro em histerias mas é um duro golpe, como seria para o porto perder Hulk ou o ano passado o benfica ter-se visto privado do coentrão. A verdade é que ontem tudo ficou mais difícil.

  5. tens toda a razão cherba, chega de dar cabeçadas na parede, da minha parte já acumulo galos que chegue desde as 18:15 de ontem. Venceremos a peste negra e o fito regressará ainda esta época para ir fazer carrinhos no marquês. Na europa, sem elias, parece-me que iremos sofrer mais.

    Sobre as soluções sugeridas para a posição 6, parece-me que o duplo pivot elias e schaars com o matias à frente, mesmo jogando a passo, é a mais criativa. O andré santos é muito limitado a jogar à bola, mas defensivamente é o mais indicado para ocupar esse lugar. Consoante os jogos acredito que assim decidirá o domingos, mas por mim era domesticar o elias ali. Não compro essa do polga, se um dia foi trinco já é tarde para o voltar a ser – tão tarde como para marcar um golo no campeonato ou um golo de cabeça.

    E no mercado de inverno é trazer o adrien de volta, que parece ter-se transformado num senhor jogador.

  6. Domingo (e sempre) lá estarei a apoiar os que jogarem.

    Mas posso deixar aqui a minha sugestão, que já escrevi noutro post.

    Patricio
    JP – OO – Polga – Insua
    Schaaars – Elias
    Carrilho – Matias – Capel
    VW

    è para ganhar…………sempre

  7. Em Março, quando Eric Abidal foi operado a um tumor, o Camp Nou esteve 60 segundos a bater palmas: precisamente ao minuto 22, número da camisola do jogador.
    Antes do início do jogo, passara um vídeo de homenagem, solidariedade e esperança.
    Eu estava lá e garanto-vos que qualquer dos momentos foi arrepiante.
    Sobre o vídeo tenho dúvidas que seja possível fazer, mas as palmas não custam nada… é só passar palavra.
    Rinaudo, Ismailov e Jeffrén merecem
    Sporting sempre!

  8. Excelente, amigo Cherba! Só não concordo com essa ideia do Polga a trinco. Vão-me já crucificar mas não sei até que ponto é que Polga, em forma, não continua a ser o melhor central deste Sporting….
    Domingos vai improvisar e estou muito curioso. Não era o meu treinador mas neste momento estou 100 % com ele. Tem variadíssimas opções, apesar das lesões. Vou aguardar, curioso. Eu sabia como faria se tivesse no lugar dele, mas isso sou eu que sou um imbecil de bancada (é mais sofá) que não faz a mais pequena ideia de como os jogadores trabalham durante a semana…
    SL

  9. “[O Domingos] Tem variadíssimas opções, apesar das lesões.”

    rff, tinha – isso sim.

    No início da época tinhamos um meio-campo com o rinaudo, o luis aguiar e o izmailov entre as opções, e provavelmente não os voltaremos a ver esta época – o uruguaio de certeza que não. Nas alas o izmailov, que também poderia jogar ao meio, é para esquecer, o joelho não o deixa em paz, e o jeffren é o que se vê. No centro da defesa temos dois lesionados a cada semana.

    Não creio que hoje por hoje tenhamos tantas opções quanto isso. Teremos um bom onze contra o leiria, mas olhando para as restantes alternativas é de pensar que, bem, já chega de tanta merda cósmica.

  10. Domingo lá estarei! Também já me lamentei o suficiente! Não podemos parar a onda verde que se gerou! Nós temos de cumprir com a nossa parte e dar todas as condições para os jogadores darem o máximo!

    SL

  11. É isso mesmo, Cherba, é este que tem que ser o espírito.
    Bem, quer dizer, exceptuando a parte do Polga a trinco… Já estou a vê-lo a bombear bolas para a linha de fundo por dá-cá-aquela-palha…Até mesmo o Carriço não jogará a 6, tendo nós os centrais todos podres fisicamente como temos. Vamos ter que jogar “espremidos” até Janeiro, essa é que é essa, mas hoje temos razões para acreditar que poderemos ter êxito.
    Agora, a juntar à necessidade premente de um central, talvez venhamos a precisar de um 6… Um central que pudesse jogar a 6, tipo o Beto em determinada fase da sua carreira, poderia ser uma solução “2 em 1” a equacionar (resta saber onde encontrá-lo).

    • Este ano ardeu…

      Mas menos mau que foi só o maléolo externo… Tíbia e perónio só me fazia lembrar Eduardo do arsenal e Niculae… nunca mais foram os mesmos.

  12. olha, é menos mau do que pensava. 12 semanas são três meses, acredito que com mais um mês para ganhar forma e confiança em Março, daqui a quatro, já possa jogar. Ainda dá para correr nos quartos-de-final, meias-finais e final da liga europa e entrar a fundo nas finais antes do marquês. E as outras. Força Fito!

  13. EU sugiro não apenas o minuto 21, mas antes disso o minuto 10′ e o minuto 17′ (Izma e Jefrren, respectivamente..). Parece-me uma EXCELENTE IDEIA

    • Eu sei que é off-topic, mas fui vê-los à Aula Magna e aconteceu uma coisa gira: Ainda cá estava fora com um amigo, mas na parte lateral do edifício. Aparece uma carrinha a abrir, pára, e saltam uns gajos lá de dentro a rir às gargalhadas, feitos loucos, um deles manda uma cambalhota na relva, cumprimenta-nos e entram por uma porta lateral. Demorei 2 ou 3 segundos a perceber que eram os gajos. Vinham bem aviados (o jantar deve ter sido bem regado e sabe-se lá mais o quê) e deram um concerto do caraças! Olha, que dEUS ajude o Rinaudo, estou com fé que recupere antes do Natal!!! Raça!

  14. 12 semanas…podia ser pior.
    Vai fazer falta e muita,mas temos de confiar nos restantes….vejo uma solução que pode ser boa….inverter o triangulo com elias,schaars e meter o puto André Martins.
    Em Janeiro de certeza já iamos ao mercado buscar um trinco,agora é imperial que assim seja

    • Ora bem. Ninguém se lembra do puto – também não admira: quase não se vê (altura já não ganha mas o ginásio faz muito pelo caparro). Por que não? Se não pudermos ganhar ao menos que haja mais gente em campo a tratar a redondinha como paixão recente: com muito frenesi e apego.

      “Pés quadrados”, como o Carriço (sou mesmo volátil, caraças) e o Polga, e “donzelas carecidas”, como o André Santos, o Pereirinha e, temo reconhecê-lo, o Matias, agradeço mas passo a correr a sete pés.

      É verdade que o André Martins nem no Belém conseguiu jogar (época passada). Mas isso agora (que estamos toldados pela fantasia) não interessa nada.

    • Calma Kyke!
      O Rinaudo vai falhar o segundo terço do campeonato. Durante este periodo temos 3 jogos difíceis (todos ainda na 1a volta): Benfica, Porto e Braga.
      A chave p/ o sucesso é ganhar todos os outros jogos mesmo sem Rinaudo. É perfeitamente possível.
      Vamos pensar jogo a jogo.
      O mais importante agora é vencer a U. Leiria este fds.

  15. Se os médicos dizem 12 semanas é porque são 14 e por isso em bom rigor em 10 semanas o Rinaudo já está em forma… acredito mesmo que ele na 16.ª jornada já possa jogar e por isso para o campeonato “só” falha 5 jogos. Desses 5 um deles todos nós queriamos que descansasse com o Leiria (para poder jogar com o carnide), por isso para o campeonato só vai falhar 4 jogos… Agora bem jogado era durante a recuperação ir um jogo para o banco e provocar um amarelo para poder cumprir o jogo de suspensão durante o periodo de recuperação. Vamos jogo a jogo até ao Natal porque acredito que vamos fazer uma segunda volta muito forte!!
    Forta SPORTING!!!!!

  16. Polga um razoável trinco??? Só vejo uma solução. Elias e Schaars até Janeiro e ir buscar outro. Na europa só faltam 2 jogos e mal seria se não ganhassemos ao Zurique em casa com 9 jogadores que sejam para garantir o 1º lugar. Foi o pior que nos podia ter acontecido. Estou chocado. Mas acredito…se não se inventar!!!

  17. O Domingos deve optar pelo duplo pivot à frente da defesa…até pq o SCP não tem mais nenhum verdadeiro trinco no plantel.
    Depois em Janeiro tem que se ir buscar um verdadeiro trinco para colmatar a ausência de Rinaudo.
    Imaginar a Andreia Santos ou Polga/Carriço a trinco dá-me medo…

  18. se bem me lembro , aqui há umas semanas atrás escrevia-se sobre o Rinaudo ser indestrutível.
    É altura de voltarmos a esse tema , como homenagem , e pensar que Fito já joga este fim de semana.
    E que se ele ficou com o maleolo assim é porque o terreno terá ficado destruido e que o própriio Dr Pedro Pessoa ao fazer a operação descobriu que a perna dele é de Kryptonite e que por isso acabou logo a operação e pediu desculpa por ter incomodado o Rinaudo…

    FORÇA DEUS FITO!!!!
    (afinal ouvi dizer que a lesão dele foi uma maneira de não jogar até aos Bostas e nessa altura volta em forma.Foi tudo uma jogada de marketing para os gaynholas pensarem que nos ganhavam por ele lá não estar)

  19. Com as minhas desculpas antecipadas, mas não me aguento!!!!!!!

    Os filhos de uma grandessíssima puta sifilítica do Rascord titulam a notícia da operação de Rinaudo,

    »Rinaudo já foi operado e só regressa em 2012«.

    Como se 2012 fosse daqui a um ano. Mandava a ética jornalística (parvoíce a minha pensar que estes caralhos conhecem o significado de ética…) que a notícia referisse que não se confirmou a maior gravidade da lesão. Mas não. Estes espirros de punheta tinham que piorar o cenário e carregar a notícia com o »só« e o »2012«.

    Será possível uma ou outra tarja em Alvalade mandar estes (e outros) vermes mediáticos para o sítio que eles merecem? Eu pago o pano ou o suporte seja ele qual for!!!

  20. Quer-me parecer que vai se Schaars a recuar no terreno. Parece que já conhece o lugar e tendo em conta que é mais lento que Elias e com a sua grande visão de jogo, parece-me que ele pegaria melhor no jogo lá atrás e aproveitar a velocidade de Elias.

    A outra vaga de meio campo estou dividido. Sei que há muito quem goste de Matias mas a verdade é que ele só faz meia duzia de jogos bons por ano, de resto é uma tristeza. Esta deveria ser a época da sua PLENA afirmação e estou a ver mais um ano a (citando o Pão…) espirros de punheta!!! Ou Matias pega de estaca este ano ou pode ir fazer companhia a Vukcevic lá no desterro!!! Pra mim, ainda lhe dou o beneficio da duvida agora que Rinaudo se lesionou. Tem de ser agora ou nunca… Senão, ide-vos foder! Ainda assim, se tivessemos o A. Santos do ano passado nem ficavamos mal servidos… o problema é que o rapaz anda “desaparecido”…

    Equipa para o Leiria:

    _______________Patricio______________

    JP______Polga_______Onyewu____Insua

    ______________Schaars______________

    _______Elias____________Matias______

    __Carrillo_______VWW_______Capel___

    Menos que 3-0 é derrota… Vamos puxar dos galões, porra. Afinal… SPORTING SOMOS NÓS!!!

    SL

  21. Como diz o post, o jogo com o Leiria vai mais um teste a este novo Sporting, mas também é assim que se fazem campeões.

    Um drama pode ter a dimensão que quisermos, mas não deixa de ser um drama.

    Sem Rinaudo o Sporting, em minha opinião, perde força defensiva, muita mesmo, muito do que o Schaars vem fazendo de bom se deve ao Rinaudo, as subidas do J. Pereira têm o patrocinio do Rinaudo, tê-lo nas costas é garante de segurança e permite-lhe , ao Schaars, que apareça na zona de finalização.

    Tenho por isso esperança que apareça Elias, também ele é um combatente e de qualidade, mas que ainda não fez aquela exibição ao serviço do Sporting, tá na hora, não a jogar como trinco mas a dar algum apoio ou equilibrio defensivo.

    Como trinco, dentro das opções que temos, poria o Carriço, não é tosco, é raçudo, tem a vantagem de jogar bem nas bolas por alto e se cometer um erro, que é gajo para isso, tem ainda 2 centrais para o apoio, e ao mesmo tempo como não é gajo de virar a cara á luta, pode tentar recuperar do erro na mesma jogada. Se na altura de defender, ou na construção de jogo do adversário, puder contar com o apoio do Elias então fica mais fácil.

    O A. Santos é que não, um golo como o que sofremos com o Olhanense passa a ser uma forte possibilidade de acontecer de novo.

    Eventualmente o Sporting, na fase sem Rinaudo, passará a jogar mais “á Braga”, 1-0 e aguenta, menos espectacular, um jogo mais do tipo Guimarães ou Lazio, uma vez que as preocupações defensivas serão maiores.

    O Rinaudo é de facto uma unidade de alto rendimento defensivo.

    Mas isto é em casa e contra o Leiria, depois contra o Braga e contra o carnide a coisa já fica mais complicada.

    Eu, ainda meio fodido com a derrota de ontem, que considero humilhante ( não era um jogo a feijões), lá estarei no domingo em Alvalade para ver e apoiar o Sporting, jogue quem jogar.

    SL

  22. Domingo lá estaremos para apoiar a equipa que entrar em campo. Seja em triângulo regular com maior ou menor macieza, triângulo invertido, losango ou trapézio. Domingos cada vez conhece melhor os jogadores que tem à sua disposição e tem experiência de remediador táctico. Com uma casa una e bastante audível no seu apoio à equipa, espera-se que tudo corra pelo melhor e que no fim consigamos dedicar uma boa exibição e resultado a Rinaudo e todos os outros leões que se têm magoado pelo caminho.

    Como li algures, um leão ferido é mais perigoso. Com todos os leões unidos seremos melhores e conseguiremos ultrapassar mais este momento mau!

  23. Essa do Polga a trinco seria uma bela descoberta, Cherba…. Dava uma utilidade ao animal, ainda que tardia.
    E agora não me apetece comentar sobre os que, após estes penosos 8 anos, ainda insinuam que a criatura será um dos dois melhores centrais desta equipa, onde estão Oguchi (que ainda há pouco tempo era considerado por muitos uma merda), Rodriguez (é o mais recente promovido a merdoso por parte de muitos…) e Carriço (não, não é brilhante, mas caramba… pior que Polga??!). É desgastante demais para a minha paciência, e para a daqueles que está lado a lado com uma memória a precisar de formatação….

    Fractura do perónio: Rinaudo está a jogar em Janeiro. Disseram 3 meses mas dois vão chegar (é o tal mês de desconto que se dá, para o caso das coisas darem para o torto…).

    Até lá, é ganhar. Depois, com ou sem Rinaudo (e Jeffren, e Izma, e outro que se lesione), é continuar a ganhar. Mas ganhar o próximo jogo, claro. Porque esta chama permanente de esperança, alimentada por querer e capacidade colectiva da equipa, e que a dada altura se conseguiu perder no ano passado (e no anterior), é quanto basta para um clube ser grande.

    E o Sporting, convém relembrar, está mesmo de volta!

    SL

  24. Tou com uma insónia do caralho e fui ler os primórdios do cacifo… descobri lá esta pérola do Douglas… atenção:

    Grimi: Chegou tarde mas ainda bem que chegou. Excelente cultura táctica, defensiva e ofensiva, forte no um-para-um (a defender) e com uma atitude magnífica (que lhe dá já algum peso no balneário, vê-se). O pormenor de ter sido o último jogador da equipa a afastar-se da bancada em Alvalade, no final do último jogo do campeonato, conquistou-me. (tem de ficar…).

    Deixo no ar a pergunta.. onde anda o Grimi????

    • Nos primeiros tempos de namoro é sempre assim… Pura ilusão… Tudo é qualidades! Mas o tempo é padrastro e vai revelando que não há bela sem senão… Começam a aparecer os 1ºs defeitos, as 1ªs irritaçõezinhas, os 1ºs arrrrrrrrrrrrggggggs…

      Não há como o tempo para pôr as coisas em pratos limpos…

      Força Grimi… mas lá longe!

  25. Jogar contra o Braga e contra o Benfica sem o Rinaudo vai ser duro. Se já eram testes de fogo, então agora passam a ser ainda mais. Não me parece que a melhor solução seja adaptar o Polga ou o Carriço. O André Santos ainda tem que aprender a jogar naquela posição e talvez a melhor solução seja mesmo essa, a de meter Elias e Schaars atrás, com Matías mais adiantado.

    Contra o Leiria penso que o André Santos consegue dar conta do recado, mas contra Braga e Benfica tem que se arranjar uma outra solução que nos dê mais garantias.

    A pensar nisto e andávamos todos preocupados com a história dos cartões ao Rinaudo. Acaba por sair muito pior do que se imaginou, até para ele, porque já começava a ser chamado regularmente à selecção e tudo.

  26. Face à:
    1) lesão grave do RINAUDO;
    2) às lesões prolongadas do IZMAILOV e JEFFREN;
    3) RODRIGUEZ metade da época lesionado;
    4) SCP tem bolsa de 4 jogadores muito jovens no plantel o que implica pers´picácia da direcção mas exige calma aos adeptos (A. Martins, Arias, Carillo e Rubio);
    5) ao facto do plantel do SCP ainda não ter “banco” pois Pereirinha, Carriço, Polga, Evaldo, A. Santos, Matias (1 jogo bom, dez fracos…) são sofríveis… sobretudo quando jogam todos juntos, ie, se um deles jogar na “equipa titular” ainda disfarça… quando jogam todos juntos é fraquinho….

    parece-me que este vai ser mesmo o “ano zero” para o grande SCP…. confesso que acalentei, depois de ter visto as exibições europeias do FCP e SLB, alguma esperança… mas, SCP SEMPRE !!!! Realismo é diferente de pessimismo…mas, ADORAVA estar ENGANADO… Apesar do que disse do Matias creio que a melhor solução passa por um duplo pivot Elias e Schaars com Matias a “10”…SAUDAÇÕES LEONINAS!

  27. Como escrevi um pouco acima, será que o Arias não faria bem a posição (médio defensivo)? Uma carraça como lateral direito, sem medo do choque (aéreo e terrestre), forte na marcação, boa qualidade de passe, raça sul-americana, com enorme vontade de jogar… bem podia ser testado.

    • Seria um novo Rogério(!)… Espera-se que mais rápido, mas com menos poder de choque (o que é importante para um trinco). É preciso confiar no Domingos e acreditar que ele vai encontrar a melhor solução. Para mim no curtíssimo prazo, ou seja para o jogo com o Leiria, a escolha seria o Carriço.

      Z

  28. Adrien e Wilson Eduardo de volta em Janeiro, tenho dito.
    1 resolvia a falta de soluções a meio-campo, outro não só dava mais 1 opção nas alas como na frente, derivado da sua polivalência.

  29. Facto: o Andre Santos vai ocupar o lugar de Deus e preciso de apoio. O rapaz é um sportinguista a sério, é apenas um pouco imaturo. Andar a apelidá-lo de “Andreia” não ajuda nada.

    SL

  30. Vamos por partes:

    a) A lesão de Rinaudo é um drama. Mas não só para o Sporting. Para o mundo inteiro. Durante 3 meses, o mundo vai mudar. Os gatunos vão açambarcar à vontade, adivinham-se catástrofes naturais, as putas vão bulir à vontade e a Grécia vai sair da Zona Euro. É uma fatalidade e não há como escamotear isso.

    b) Concordo com o cherba. A confiança mantém-se. Rinaudo é insubstituível mas não é ele que marca golos ou faz passes de morte. Enquanto tivermos em campo Capel, Elias, Matías, Wolfswinkel e Schaars, seremos sempre uma equipa que jogará ao ataque. Apenas teremos que ser mais solidários a defender.

    c) Mais uma vez, o cherba acertou na mouche. Tem a palavra Domingos. É ele que tem a responsabilidade de manter a qualidade de jogo da equipa depois deste infortúnio. E eu tenho confiança nele porque já demonstrou que na altura de tomar decisões não vacila. Mas para mim existem duas soluções viáveis e nenhuma delas passa por André Santos. Recuar Schaars ou Elias. São mais velhos, têm mais experiência, defendem melhor e jogam nessa posição quando vão ás respectivas selecções. O André Santos é um bom jogador, mas nunca será um trinco. Não tem nervo suficiente. É jogador para ter bola nos pés e não para correr atrás dela. Só o vejo a jogar no lugar de Schaars.

    d) Polga ou Carriço a trinco não é inteligente. Pelo menos para já. Com as dificuldades que têm a sair a jogar na defesa sem pressão, no meio campo onde a pressão é intensa é entregar o ouro ao bandido. Carriço até poderia ser uma alternativa interessante se fosse mais inteligente a jogar e se não tivesse tantas falhas de concentração. É uma questão de compromisso. Se o mister Paciência assim o entender e o Carriço tiver a humildade para aceitar as suas limitações e tentar aprender, poderá ser o substituto natural do Rinaudo e construir uma carreira interessante a trinco. Pelo menos tem o tal nervo para jogar na posição.

    • Não podia estar mais de acordo.
      O interregno da liga dará para trabalhar uma solução entre as que aqui se falam.
      Mas amanhã vai jogar o André Santos, o Domingos não pode fazer outra coisa porque seria estar a acabar com a (pouca) confiança que ele tem neste momento.
      Se ao primeiro passe falhado do André Santos o pessoal começa a assobiar, estamos mal.

      SL

    • Eu ainda sou do tempo em que um trinco era posto à frente da defesa para destruir. Por isso não me desagrada nada a ideia de adaptar um central. Acho que era melhor que fazer recuar o Schaars ou o Elias que rendem mais a jogar mais avançados no terreno.

  31. Primeiro Izmailov, Jeffren e Luis Aguiar…depois Bojinov, Pereirinha e Rodriguez….agora Insua. Perante tantos casos pergunto se estes jogadores não fazem testes médicos antes de assinarem contrato? Arrisco a dizer que somos a equipa no mundo com mais jogadores de “cristal” no plantel, e será que alguém acredita numa equipa competitiva com tanta limitação??Quantos jogos seguidos fizeram a dupla de centrais titular (Amaricano-Peruano)? Será que vão fazer mais algum?

    Não coloco em causa o profissionalismo do departamento médico do nosso clube, mas começam a ser demasiados casos, demasiadas recaidas e longos periodos de ausência.

    Amanhã será importante vencer, e para isso gostava que Domingos não inventasse muito no que toca á posição 6 (carriço NUNCA por favor!!), mas que o fizesse na lateral esquerda(colocar JPereira lá e promover Arias) uma vez que evaldo é que se sabe.

  32. Como o jogo da pedreira é mais cedo (18h), os jogadores vão subir ao relvado de Alvalade já plenamente conscientes das consequências do resultado que se lhes é pedido. Ainda assim, seja o resultado a norte qual for, só a vitória importa.
    Não deverá ser um jogo fácil, devido às lesões alguns entendimentos em campo ainda devem precisar de trabalho. Mas se fizerem um jogo solidário e cheio de coração como têm sido os últimos jogos em Alvalade, conseguiremos os três pontos.
    O público leonino vai ter o papel fulcral de equilibrar emocionalmente um onze a ser estreado, de os fazer entregarem-se ao jogo e às riscas verde e brancas até que o triunfo seja nosso!

  33. Polga e Americano de fora…

    El Mudo em duvida…

    Ou seja, temos Carriço e meio El Mudo.

    Llori é a unica alternativa nos convocados.

    Raios parta isto das lesões, até pa arranjar 18 convcados começa a ser dificil…

  34. Parece mentira que a malta tenha contratado tantos jogadores susceptíveis de se lesionarem enquanto jogam à bola!
    Os testes médicos não mostraram isso?
    Para quando um departamento médico competente, que aprove jogadores como deve ser, daqueles que à partida se sabe que nunca se vão lesionar?

    Para quando um estudo prospectivo sobre o efeito nocivo de certos números nas costas dos jogadores? Na predisposição de lesões?

    E por último, também sou daqueles que espera que Domingos não “invente” contra o Leiria, e não perca o jogo de propósito. Ó pá, Domingos, não me vou repetir porque já escrevi em vários comments o que achava, e é só ires procurar e ler, mas tem lá juizinho e ganha mas é o jogo, men.

    Silly, ma non troppo….

    • Mais do que os testes médicos o historial desses jogadores já o demonstrava. Foram muitos os que tiveram lesões graves ou crónicas e já todos o sabíamos: Bojinov, Rodriguez, Jefferen, Onyewu, o próprio Rinaudo e até o Schaars. Todos se vieram juntar a um plantel com Izmailov e Polga (que se lesiona muitas vezes também), e onde pontifica um departamento médico renovado e talvez(?) sem a experiência necessária.

      Foram apostas de risco, talvez compensadas por um preço mais baixo do que a qualidade destes jogadores o traduz. Aqui poderia exceptuar o caso do Rodriguez onde o Braga continuou a fazer grandes negócios à nossa conta, e em que o Domingos também tem responsabilidade.

      Não vou adoptar a postura do “eu bem avisei” até porque também embarquei na onda de alegria que os últimos jogos nos têm proporcionado. Sou agora obrigado a regressar aos meus objectivos para esta época que passam não por ser campeão (posso esperar mais um ano), mas por voltar a ter vontade de ver os jogos do nosso Clube porque sei que na maioria das vezes vou assistir a bom futebol.

      Também não posso deixar de escrever uma última nota recuperando as ideias dos dois primeiros parágrafos. Acho que também servem para avaliar o trabalho de Duque e Freitas: “Nem tanto ao mar nem tanto à terra”.

      Z

      • O Rodriguez terminou contrato com o Braga, foi sondado pelo Porto para assinar livre, e optou pelo Sporting depois de convencido pelo Domingos.

        O Sporting pagou apenas prémio de assinatura, penso que 1,5M$ (sensivelmente 1,15M€…)

  35. Eu metia o Carriço, mas vai jogar o André Santos. É jogador que nunca me agradou sobremaneira. Mas até pode ser que a coisa corra bem. Merece apoio e não assobios. É filho da casa e merece mais esta oportunidade. De vez em quando até marca uns golitos…
    O Evaldo é lixado jogar. Como nunca se esconde e é voluntarioso vai ter muita bola. E isso é mau para a equipa…Mas contra tudo e contra todos, temos de vencer…
    SL

    • Mas metendo o Carriço a trinco metias quem a central??

      Polga e Capitão America no estaleiro, el Mudo por arames, tens assim tanta fé no Llori?

      Pra jogos mais á frente ainda vá, mas neste na podemos mexer mais nos centrais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s