o Clube de Portugal

É o Sporting, mas isso já nós sabemos. Mas, caso dúvidas subsistissem, seriam rapidamente dissipadas ao ver jogar a selecção nacional.
De Patrício a Ronaldo, passando por Nani, Moutinho, Veloso, Carlos Martins e Quaresma, a “equipa de todos nós” encontra na capacidade formadora do Sporting o sustento para o sucesso. Mais, foi em Alvalade que o actual seleccionador, Paulo Bento, viu ser-lhe dado tempo mais do que suficiente para fazer o estágio depois de ter decidido ser treinador. E, já agora, temos uns sub-21 a girarem em torno do André Martins.

Ora, não me irrita nada ver confirmada a nossa capacidade formadora aos olhos do mundo inteiro. O que me irrita, profundamente, é a falta de respeito para com o clube que, como poucos, tem feito um esforço para apostar no talento do jogador português (e, atenção, a invasão estrangeira doactual plantel é, quanto a mim, uma bem pensada estratégia para permitir o crescimento dos próximos talentos sem a exagerada responsabilidade de terem que carregar a equipa às costas). O constante passar da mensagem de que o Sporting é uma espécie de terceiro clube em Portugal, mais próximo de um Braga desta vida do que dos outros fidalgos que vão mexando os cordelinhos nos bastidores. Ou, durante o relato de um jogo, mais depressa recordar que um matreco qualquer da Bósnia ganhou ao Sporting uma final da UEFA, do que sublinhar as origens verde e brancas de metade de uma selecção que, sem eles, seria mais do que vulgar.

E como se não bastasse termos que conviver com este universo futebolístico de merda, ainda temos que levar com um preto de merda (se alguém se ofender é estúpido, ele mesmo o disse), que na pele de embaixador desta selecção vai ver alguns euros extra a engrossarem-lhe a conta (que depois gastará nas putas, ali para os lados da Duque de Loulé), a dizer que não gosta nada, mas mesmo nada do Sporting.
A verdade é que, sem Sporting, nem este preto de merda nem todos os que, constantemente, desrespeitam o maior clube português, iriam, lá para o início do Verão do próximo ano, poder esquecer a crise e as suas vidinhas de caca enquanto assistem aos jogos da selecção.

122 thoughts on “o Clube de Portugal

  1. Admiro o Cacifo e continuarei a admirar, mas este é o pior post desde que descobri este espaço, desceste ao nível daqueles que criticas, melhores posts virão.

    SL e Força Portugal.

      • Comentários vazios de carneirada não obrigado…
        Talvez um dia chegue a metade dos meus anos de associado e a experiência o faça perceber que não é menos Leão por não concordar com tudo o que se diz…

        Esse tal senhor pode não ficar ofendido com expressões desse timbre mas eu fico, e reproduzi-las neste tom num espaço de grande audiência já deu origem a comentários como “Não gosto desse preto” e mais como este se seguirão, há que pensar um pouco antes de postar aqui, pois quanto maior a audiência maior a responsabilidade, precisamente porque vem a este espaço carneiros como o Xaolin que papam tudo sem pensar sobre as coisas e que nunca estão mal com nada.
        Agora com licença que vou para o Pavilhão Multiusos de Odivelas.

    • LS,
      acredito que existem alturas em que igualar o nível é a única forma de nos fazermos entender. Mas, obviamente, estás no teu direito de não gostar.
      Agora com licença que vou até Mafra.

      • Por acaso, pensei que devias ter estado a discutir com alguém, quando li o post. Parece coisa dita de raiva, só mesmo para aliviar a pressão. Sai-se do texto de baixo, de que fiz publicidade, e leio este logo de seguida. Parece coisa de alguém com dupla personalidade. Isto não tem nada a ver contigo. Por acaso não tens para aí um filho adolescente que tomou conta do teclado, não? E não me mandem para lado nenhum, que estou nas lonas, sem cheto, pelo que fico aqui pela Damaia mesmo, a ver as coisas na TV e no computa.

    • Caro LS,

      Interessa neste tipo de fóruns, blogues e no debate em geral, e esta é a mmo, não comentar as opiniões de cada um mas sim contradizê-las.

      Se não fosse pedir muito, agradecia que estabelecesse o contraditório apontando os »erros« do colega Cherbakov.

      Antecipando-me a uma sua eventual resposta gostaria de lhe perguntar,
      Ficou chocado com a expressão »universo futebolístico de merda«?
      »Preto de merda«?

      Se fica ofendido com expressões como esta, e admito que fique, porque razão a sua primeira reacção é ofender alguém que discorda de si?
      Ou será que no seu ideário adjectival chamar carneiro a alguém é menos pesado do que chamar preto de merda a alguém que de facto é preto e pelas recentes afirmações proferidas nos media se revelou ser um merdoso, cobarde até pela altura escolhida?

      Vamos-nos deixar de tretas e começar a chamar os bois pelos nomes. Sejam eles quem forem. De falinhas mansas, politicamente correcto, cinzentismos e eufemismos estamos nós fartos. Veja onde o país chegou com paninhos quentes.

      E essa ideia da antiguidade ser posto já não colhe. Eu tenho 60 anos e, restringindo-me ao universo Sportinguista, conheço muita gente mais velha do que eu que de sensatez e Sportinguismo não têm pingo. Pelo contrário, conheço putos com idade para serem meus netos que revelam ser mais homenzinhos que muitos e em termos de Sportinguismo até a mim me dão lições. E eu aproveito e aprendo.

      Cumprimentos,

      Mário Fernandes

      PS: Infelizmente não vou a Mafra.

    • Tenho uma pena do caralho daquele filho duma ganda puta de seu nome eusebio que supostamente deveria ser um idolo nacional pelo que fez pela selecção mas que em virtude da sua estupidez e falta de discernimento nao merece mais que o meu desprezo,e como diz o cantico,vou fazer uma festa quando o eusebio morrer…

      Ja agora chamar preto é um insulto,mas chamar branco não é?qual é o senso e a logica aqui?so vale para uns e so vale para outros?o que esta em questao nao é o chamar preto,mas sim o merda a seguir,eu nao me ofendo quando os pretos me chamam branco e os que eu conheço tambem nao ficam se eu lhes chamar pretos,mas obvio que ficamos se nos ofenderem a seguir…e para mim sim o eusebio é um preto de merda,a quem ficar ofendido lamento,mas como chamava a um branco um branco de merda nao deixo de chamar àquele preto um preto de merda…

      Saudações Leoninas

    • Ó caríssimo e velhíssimo LS, o que te desagrada no post afinal?

      Achas que o Sporting não contribui de forma decisiva para a selecção e para a formação de jovens portugueses para o futebol neste País?

      Achas que somos respeitados pelas instituições ligadas ao futebol (o tal que nós abastecemos com jovens portugueses), nomeadamente por esse “representante preto”, assalariado de todos nós, que Cherba faz sobressair por declarações polémicas recentes (repito: ele que é representante da estrutura principal do futebol português), e que envolvem directamente o nome do nosso clube?

      Achas que os meios de comunicação social destacam devidamente (ou destacam de todo) o nosso decisivo papel no actual futebol de selecções dos dias que correm?

      Ou seja, por outras palavras, tu que não és carneiro nem emprenhas pelos ouvidos ou pelos olhos, estás satisfeito com toda esta problemática que o Cherba destacou aqui?

      Se estás, vai apanhar no teu cu velho. Se não estás, ou apenas te desagradam questões de “estilo” da prosa (que não é novo por cá, e por sinal foi tão apreciado que levou ao “níveis de audiência” dos dias que correm…), argumenta mais e insinua menos.

      • Como seria de esperar e já tinha alertado vieram mais comentários de quem não consegue pensar depois de ler, outros se seguiram também de acordo com aquilo que disse (pensaram um pouco), claro que não espero nem quero no blog de alguem que os comentadores vão contra o próprio dono do espaço, foi apenas um mau post e considerando a quantidade de bons posts a sua revelancia é diminuta, como visitante apenas quis dar a entender que tinha sido um mau post e estou certo que o Cherba percebeu e não o voltaria a fazer no mesmo tom.
        Se fiz a critica que fiz foi por considerar o Cacifo especial e não apenas mais um blog e este post poderia ter sido escrito em qualquer outro do Blogroll enquanto que a grande maioria dos anteriores não.

        PS. Chamar carneiro não foi um insulto, logicamento nunca vi a pessoa em causa e não considero que seja parecida com um carneiro, apenas constatei um facto que foi o caracter do seu comentário.

        Abraço Cherba e continuação de um bom trabalho.

      • so é engraçado que você é que tenha razao e os outros não a tenham,voce tem o seu ponto de vista outros têm o seu,e eu tou-me completamente a lixar que voce goste ou deixa de gostar,agora chamar os outros de burros e de você o inteligente é simplesmente de uma pessoa com a mania das grandezas,sera lampiao?se não é tem todos os sintomas,e se vem com a puta da conversa que é socio há mais tempo e blá blá blá tenho-lhe a dizer que sou socio desde que nasci e que acompanho o sporting por portugal inteiro,ja fui ao estrangeiro,acompanho andebol e futsal,portanto se vem com conversa decorada para mim pode ir dar uma volta.
        Agora da proxima vez que comentar resuma-se ao seu cantinho fale o que tem a falar mas sem por em causa os outros nem de se achar superior a outros,senão vou passar a ter o direito de o mandar po caralho…

        Saudações

      • Então concordas com o conteúdo do post, discordas do tom, e por isso classificas o post de “mau post”.

        Já agora, ainda que não concorde particularmente com o conteúdo, a referência à “carneirada” no 1º comment pode ser entendida por alguns na mesma onda de “mau tom” (eu chamar-lhe-ia “estilo”, e aceito, sobretudo após a insinuação prévia). Não é por isso que é um mau comentário.

        Desde que tenhas noção que é a tua opinião, e que muitos podem discordar radicalmente dela como é o meu caso, aceito.

        Infelizmente, não parece ser o caso. Quem discorda, segundo o teu último comment, “não pensa”. Já alguns que concordaram “pensam”. Quem discorda, de acordo com as tuas palavras, fá-lo apenas por fidelidade ao “dono do espaço” (o que seria de esperar, uma vez que se pensassem e não fossem amebas estariam evidentemente sintonizados com a tua clarividência).

        Por isso, depois de bem dissecada esta tua forma de pensar, concluo: vai-te foder….

      • Que não tenham capacidade de compreender um texto não posso fazer nada, não disse que quem não concorda comigo não pensa, quem tem razão ou deixa de ter não me interessa nada, disse sim que comentários sem pensar e que a todos nos deviam envergonhar foram originados pelo tom do post, são factos e certamente que o objectivo do post não seria esse.
        Que muitos gostem deste tipo de posts não me surpreende nada, mas para mim e falo só por mim não é isto que quero e espero ler quando cá venho devido á admiração que tenho pelo blog.
        A quem era destinado o comentário percebeu o que disse e isso é que importa.

        Mudando para coisas mais importantes, 2 jogos 2 vitórias e falta só um ponto para carimbarmos a passagem à final-four, amanhã não há desculpas o futebol é só no Domingo por isso romaria a Odivelas apoiar o futsal!
        Esta equipa merece toda a força para trazer mais um titulo europeu numa modalidade em que esteve quase a vir o ano passado.
        E se a final four não for cá (muito provável que não seja) será para muitos ultima oportunidade de apoiar nesta prova os futuros campeões.
        http://www.sporting.pt/Modalidades/Futsal/UEFAFutsalCup/uefafutsalcup1112_pavilhao.asp

  2. Agrada-me saber que a maior parte dos jogadores foram formados cá nesta casa, mas irrita-me que todos eles queiram sair mal conseguem afirmar-se!
    Quanto ao macaco nascido em lourenço marques, desconfio que foram declarações proferidas depois de uma refeição bem regada, como aliás é normal nesse tipo de gente!

  3. Não gosto desse preto e odeio o Benfica.

    O André Martins vai ser um grande jogador.
    Apostem no miúdo!

    Hoje temos os juniores no site do liverpool e o futsal na RTP2. :)

    Vivó Cacifo!
    Vivó Sporting!

  4. Não foi o cacifo que tentou colar o rotulo de racista , elitista e aliado do antigo regime a todos os sportinguistas, tentando ilibar ao mesmo tempo todos os benfiquistas.
    É uma figura publica e o que ele diz é ouvido, devia ter cuidado.

    Alem disso o eusebio perdeu o respeito que ainda merecia como símbolo deste pais ao deixar a sua neutralidade para defender comentários racistas e na mesma semana acusar outros de racismo…

    Felizmente os nossos filhos lembrar-se-ão dos “péssimos” exemplos do Figo e
    Ronaldo, deixando para trás quem não sabe ou não pode fazer melhor…

    S. L.

  5. Venho aqui todos os dias e, quase quase sempre gosto, estou de acordo e, ate me emociono com os posts. Acho completamente desnecessária essa do preto de merda por mais que o gajo nos irrite.
    Quem esta mal que se mude? Mas temos que estar sempre a fazer vénias? Nao e’ esse nao-servilismo que nos faz sentir melhor que os outros?

    • Mendes,
      aqui não é uma questão de irritação. Isto é ironia, fundamentada nas declarações do Eusébio.
      Caso te tenham passado ao lado, depois do Alan ter-se queixado de ter sido chamado de “preto de merda” pelo Javi Garcia, o Eusébio disse o seguinte:
      “Disse que o Javi Garcia lhe chamou preto? E o que é que ele é? Se lhe tivessem chamado branco é que poderia ficar ofendido. Quantas vezes me chamaram isso e muitas mais coisas. Se eu fosse reagir, estava tramado, não acabava nenhum jogo. O Alan foi estúpido ao trazer isso a público”

      • Já conhecia as declarações. E entendi a ironia. O problema e’ que há muita gente que não quer ou n sabe perceber isso dessa maneira, como se nota em alguns comentários. Não quero parecer uma virgem ofendida mas quanto a mim essa passagem no post propaga uma ideia que, lendo os teus posts de há anos para ca, me parece que nunca quiseste transmitir e ate desencorajaste, e muito bem a meu ver. As vezes ate coisas extra futebol. Dai não ter gostado. Ab.

  6. Eu tenho a dizer que é dos post’s virais mais brilhantes que já até hoje neste blog.

    A verdade é mesmo essa, somos a fonte de jogadores de uns quantos filhos da puta que se enchem dele Europeu atrás de Mundial. E os comentadores nem sequer ai nem ui. Ontem durante o jogo ouvi algumas referências à formação de jogadores e nenhum deles do SPORTING ( o que é tarefa bastante dificil uma vez que a maioria cá passou), assim de repente recordo-me de falarem do João Pereira, do Coentrão e do B Alves.

    Quanto a essa figura vergonhosa que muitas vezes passa por representante do nosso país, já não há mais nada a dizer. As putas e o vinho já dizem o suficiente, infelizamente, já deve muitos anos à terra!

    FORÇA SPORTING!

  7. Em Português nos entendemos! Seja vernáculo ou ‘erudito’
    E quem desce ao nível da sargeta não deve esperar ser tratado de forma diferente: não merece respeito quem não se dá ao respeito.
    Não me interessa se o indivíduo estava sóbrio ou não; o que interessa é que um ‘embaixador da selecção’ não pode menosprezar qualquer clube. Qualquer clube! A FPF (mesmo com a direcção de saída) já o devia ter obrigado a pedir desculpa.
    Aplausos para o Cherbakov pelo texto
    SL

  8. Mas qual é o stress de se chamar “preto de merda” ao eusébio? É preciso ir buscar as declarações dele? Mas querem ver que afinal esse alcoólico é branco?

  9. Mais um grande texto do Cherba, para a colecção!

    Realmente sem o nosso Sporting, o que seria da selecção? Aquela, de quem o pardejo bravo lampião, se intitula como embaixador.
    Mas como mexer na merda cheira mal e dá voltas ao estômago, passemos à frente e desprezemos o que é insignificante.

    S.L.

  10. Off topic:

    Talvez por ter uma filha de dois anos e pouco, fiquei extremamente movido com a história do filho do Carlos Martins. Ele foi um dos nossos.

    Devia o Sporting organizar uma recolha de sangue no próximo jogo em casa com o Braga, para tentar encontrar dadores compativeis.

    Era bonito da nossa parte. Era ser Sporting.

    • bonito, sim senhor. pena só se lembrarem disso porque é uma celebridade, porque medula óssea e sangue fazem falta todos os dias. Que corra tudo bem com o filho do Carlos Martins e com os filhos de todos os anónimos.

      • Só para que te esclareça, estou inscrito na base de dados de dador de medúla óssea, há vário anoss. Não me lembro apenas por causa das celebridades, ok?

        Mas são as celebridades que fazem lembrar aqueles que acham que só acontece aos outros, que NINGUÈM é imune a uma tragédia.

    • Honestamente?

      Badamerda para o Carlos Martins que já mostrou sobejamente que é feito da mesma farinha que a merda do embaixador bêbedo da selecção, ainda que um dos melhores jogadores do mundo de sempre.

      Mas que o filho dele ultrapasse a coisa rapidamente, fique melhor e viva com saúde até para lá dos 99 anos.

  11. Melhor post dos ultimos anos. Se nao fosse o Sporting nao “teriamos” seleccao. Estariamos a lamentar mais uma ocasiao perdida.
    Lembro-me de ser miudo e comprar uma caderneta de cromos e estar la escrito nas paginas centrais “Portugal – o grande ausente”.

    Quanto ao resto, desprezo pedofilos. Deviam estar todos locked up, forever.

  12. Acho curioso quando se entende que uma opinião deve ser seguida por todos os que partilham um qualquer interesse comum. Infelizmente (para nós) é o que sucede na politíca, em que através do binómio “partido politico” se agrega uma cambada de seguidistas que geralmente só querem “mama” ou “tacho”. No entanto dizer que todos os politicos são uns filhos da puta será exagero, certamente conseguiremos arranjar 5 ou 6 tipos porreiros que de facto se preocupam, só isso. Em relação à questão levantada pelo post, concretamente a do òsebio, devo dizer o seguinte: não distingo pessoas pela côr da pele, para mim quem chama branco ou preto está, mesmo que depois diga que não é racista, a sê-lo. Se me perguntarem se nunca o fiz, direi que naturalmente já me saiu um “filha da puta do preto”, mas atenção,eu não sou racista.
    O òsebio emitiu assim que a modos de uma opinião à cacifo, enquanto nós aqui esteriotipamos os lampiões de “bêbados amantes do tintol”, ele de alguma forma fez o mesmo à sua maneira em relação aos Sportinguistas. Esqueceu-se que estava a dar uma entrevista, não foi politicamente correcto. O que é que eu tinha dito mesmo sobre os politicos??

  13. Sinceramente, não são pensamentos que me façam perder tempo. Preocupam-me é as lesões na equipa. Toda a gente sabe que aqueles jogadores passaram todos pelo Sporting. E o que é que isso nos vale? Nalguns casos, como o de Moutinho, nem sequer quero ser lembrado que ele passou por lá. E Postiga, o que ganhou no Sporting? E quanto ódio granjeou? Muito justamente, aliás. Este Postiga dos últimos tempos depressa se eclipsará.
    Se a comunicação social falasse desse facto provavelmente seria para salientar o mau aproveitamento que temos feito da formação. Por isso mais vale estarem calados. Mas a verdade é que todos sabem o que País deve ao Sporting. As distinções a Figo (de quem não gosto) e de Cristiano Ronaldo falam por si….

    Quanto ao Eusébio é outro assunto que não merece comentários. Não me revejo no conteúdo do post, como também não me revi nas acusações feitas à outra artista que teve aquelas declarações imbecis sobre a queda em Alvalade dos dois jovens adeptos, que felizmente recuperaram bem. Foi uma piada sem piada, a dela. Cria-me o mesmo desconforto que as piadas ou sketchs que envolvem o 11 de Setembro. Além do mais, foi imprudente da parte dela. Mas o direito à liberdade de expressão obriga-me a aceitar que se possa brincar com tudo nos tempos que correm, mesmo que não aceite e ache indecoroso. Agora, não será por causa destas discordâncias que deixarei de vir aqui postar as minhas postas de pescada…

    Abraços e Saudações Leoninas

  14. O Sporting enquanto clube formador tem pago uma factura muito cara, quer financeira quer desportivamente falando. Enquanto que outros apostam tudo em cafézinhos e fruta fresca e outros gastam fortunas e fortunas em vedetas ano após anos tudo na busca do sucesso fácil e instantâneo com as beneces de toda a corta que gravita no futebol português…

    O Sporting CP ao apostar declaradamente na formação tem tido custos, sobretudo a nível desportivo dessa aposta que tem feita e que no final de contas tem beneficiado mais o bem comum que o próprio clube.
    O que mais me repudia são as entidades oficiais com responsabilidade no desenvolvimento da modalidade em Portugal ainda gozarem com um clube que no mínimo merecia uma medalha de mérito nacional.
    Agora que se chega a uma era onde também temos o direito de querer ganhar, e onde a aposta na formação muito provavelmente irá ser afectada, vamos ver qual o impacto nas selecções nacionais e quais as medidas preventivas que se irão tomar.. Devo dizer que no final do dia e para o caso desta corja que “dirige” o futebol tuga ainda ter percebido nada de “teoria dos jogos”, no fim dizia eu, todos perdem!

    SL e boa sorte SPORTING CLUBE de PORTUGAL para hoje!

  15. ontem tive a fazer umas contas engraçadas que era que entre jogadores que foram formados em alvalade,que jogam ou jogaram lá e que o sporting ja teve direito de preferencia ou interesse do 11 inicial apenas o bruno alves nao se enquadrava nesses criterios senao vejamos:

    defesa:patricio , e joao pereira jogam la, o pepe ja jogou e o coentrao existiu interesse

    meio campo: veloso e moutinho jogaram e o rau meireles chegamos a ter preferencia

    ataque: ronaldo, nani e postiga jogaram.

    se alargarmos este criterio aos 18 de ontem, o numero é 14 em 18, so o brino alves, o eduardo, o rolando e o amorin naoo estao nos criterios

    • Por isso é que a conta mais justa seja a de escolher somente os que tiveram lá formação.

      Se por um lado tivemos interesse no Coentrão, e ele próprio é adepto do Sporting, por outro lado tens o João Pereira que lá joga, mas é lampião. O Pepe jogou alguns particulares, mas nem inscrito na Liga esteve.

      Dos 18 jogadores as minhas contas dão 7 jogadores (R. Patrício, M. Veloso, Moutinho, Nani, C. Ronaldo, Carlos Martins e R. Quaresma) efectivamente formados em Alvalade, 5 deles foram titulares e 2 entraram no decorrer da partida.

  16. Depois de ser um dos melhores em campo, Matias saíu perto do fim do jogo por lesão. Outra vez lesionado em jogo do Chile e nós é que ficamos sem o jogador. Estamos mesmo com pouca sorte em termos de lesões e logo numa fase complicada do calendário e quando Matigol estava a ser dos melhores… Puta de sorte.

  17. Esta equipa de juniores é uma delicia…que grande fio de jogo, com bola no pé, velocidade e intensidade de jogo.

    Mas que puta de golos….é de bicicleta, é de chapéu, é de livre, é de cruzamentos, mas que puta de equipa.

    Estes putos vão longe…

  18. preto de merda mesmo .. não há outra palavra. há uns tempos fui chacinado aqui por dizer o mesmo.
    PS: achei muito correcto o que o SPORTING em relação ao capel: veio desmentir a merda que veio escrita no cm, defendendo assim um jogador. é isto que os clubes grandes fazem

  19. CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP…excelente post Cherba…

    conseguiste resumir perfeitamente o meu sentimento ao ver jogar a selecção deste país de ingratos, novos ricos lampiões e ózebios de merda.

      • É mesmo preciso? Mas faço-te a vontade:

        – o Eusébio disse que não gostava do Sporting. Quem o pode culpar? Quantos de vós detestam o Benfica? Se o disserem em privado está tudo bem; se for em público, são uns brancos, pretos, verdes de merda? Ou a verdade não deve ser dita, quando se fala para a imprensa? Grande coerência, a vossa.
        – o Eusébio disse que, EM MAPUTO (leiam bem isto, porque parece que há um problema grave ao nível da compreensão do que está escrito), repito: EM MAPUTO, o Sporting de Lourenço Marques (actual Maputo, não vá alguém ficar às voltas) era um clube elitista, racista e o qual aproveitava a polícia para actos menos dignos. Tem mal dizer isto? Ou é o facto de o nome Sporting entrar no meio que vos faz confusão? Vocês acham o quê, que o Sporting é só feito de virtudes e honrarias? Conheçam a História deste país, conheçam a história desportiva deste país e terão surpresas desagradáveis, com toda a certeza. O Sporting – juntamente com o Porto – sempre foi o clube mais ligado ao regime de Salazar. Toda a gente o sabe. E, no entanto, nada disso Eusébio disse – e podia tê-lo dito, porque é a mais pura das verdades. Mas não disse. Falou na realidade moçambicana, falou o que todos – os que procuram saber; não os que abrem a boca e peidam-se sem factos nem fundamentos – sabem. Criticá-lo já não faria sentido. Chamar-lhe todos os nomes que aqui vejo, então, é de gente muito mal-formada e estúpida.

      • “O Sporting – juntamente com o Porto – sempre foi o clube mais ligado ao regime de Salazar. Toda a gente o sabe. E, no entanto, nada disso Eusébio disse – e podia tê-lo dito, porque é a mais pura das verdades.”

        Alto aí e pára o baile. Sustenta o que acabaste de dizer, senão passo a ter o direito de te mandar para o caralho.

      • Trolha, se não sabes, não vai ser de certeza um benfiquista a ensinar-te o que devia estar aprendido. Mas deixo-te um tema para discussão, um nome bastante caro aos do teu clube, e que ainda recentemente foi alvo de alguma discussão no meu blogue: Carlos Góis Mota. Pesquisa quem foi e o que fez.

        Podes mandar-me para o caralho à vontade. No nível de argumentos que esta caixa de comentários tem tido, até seria quase um elogio.

      • “Chamar-lhe todos os nomes que aqui vejo, então, é de gente muito mal-formada e estúpida.”

        ainda bem que o ózebio o disse “inocentemente” sem querer ofender ninguém…tal como tu.

        não és coerente, achas que o ózebio pode dizer aquilo que sente em relação aos Sportinguistas mas o contrário já é um insulto(????), pelo que falas pouco sabes de Moçambique(ainda lá tenho familia e dei-me ao trabalho de telefonar para lá antes de escrever) e assim passas por… estúpido e mal-formado.

        ps: espero que dia 26 a tua “azia” seja ainda maior

      • O Sporting era o clube do Salazar?

        Mas então não foi o Salazar que impediu o Eusébio de sair do Benfica?

        Na sociedade Portuguesa pré-25 de Abril, havia largas franjas da população afectas ao regime. Se o Benfica tinha uma larga família de sócios e associados, segundo dizem, maioria da população do país, não teria lógicamente maior percentagem de pides e etc entre os seus adeptos que o Sporting?

        Ou o inteligente Ricardo quer-nos fazer crer que era condição para entrar na pide, ser sócio do Sporting?

      • Caro Ricardo,
        Que o Sporting era o clube que reunia a maior simpatia por parte das grandes figuras do antigo regime ninguém o contradiz. Aqui não alinhamos em revisionismos históricos. Mas que foi o Benfica a servir os propósitos do regime também não. Ou achas que o facto de o Benfica ser a única instituição democrática (voto directo para o presidente) era uma coincidência? Que o Salazar ter impedido o Eusébio de ter saído foi apenas por questões afectivas? Foram transformados em aparelho ideológico e serviam para criar uma aparência de “normalidade” democrática. E isso julgo que também não podes negar.

        Saudações

      • “Foram transformados em aparelho ideológico e serviam para criar uma aparência de “normalidade” democrática.” – as coisas que os Ricardos deste mundo não gostam de discutir, nem sequer tocar.

      • Onde foi o Ricardo?? Ainda queria discutir abertamente a natureza fascista do Benfica e a sua consequente inconstitucionalidade.

    • Sabes uma coisa Ricardo, há aqui gente com idade suficiente, e que por acaso até viveu em Lourenço Marques, que sabe que as barbaridades que esse senhor disse, não passam de barbaridades.

      E outra coisa, essa tua insinuação de que os cacifeiros não sabem que Maputo, durante a época colonial, se chamava Lourenço Marques é rebuscada para não dizer torpe. E também sabemos quem foi Góis Mota. Já agora, também foram alvo de debate os ministros e figuras do antigo regime que estiveram ligados ao teu clube?
      E a talho de foice, os falhados governantes do pós 25 de Abril que também são adeptos do clube da tua simpatia, também foram escrutinados? E qual foi a conclusão da discussão tida no teu blogue acerca de um presidente dessa tua instituição que »apelou« ao voto num partido político, aquando de uma campanha eleitoral? Deixa lá a puta da política de fora porque aqui o que estamos a tratar é das afirmações despropositados de um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, Como homem, sempre deixou muito a desejar (sabes disso, não sabes?).

      E digo-te mais: sou racista sim senhor. E com R grande. Só que o meu racismo não tem a ver com raça, religião ou ideologia. Tem apenas que ver com a estupidez, a ingratidão e a falta de solidariedade. E o preto de merda do Eusébio ao abrir a boca da forma que fez, demonstrou precisamente que é estúpido, ingrato e que a solidariedade não é atributo que lhe grasse.

      Cumprimentos,

      Mário

  20. esta equipa de juniores é um caso sério. Que jogão!!!

    Fdx, a única nota negativa de hoje é mesmo a lesão do Matias.
    Estou a ver o resumo do meu Chile contra o Paraguai e o rapaz fez um grande jogo.

  21. Bom post.

    A falta de respeito pelo Sporting é gritante, principalmente dos “media” , fala-se muito que os clubes portugueses não apostam no jogador português, etc e tal e eu fico estupefacto quando ninguém tem a coragem ( só pode ser por falta de coragem ) de dizer que o Sporting é o único dos três grandes que aposta realmente na formação de jogadores portugueses.

    Mesmo este ano , onde há mais estrangeiros no plantel, na equipa principal estão A.Santos, Carriço, R.Patricio, Pereirinha, A. martins e Ilori, são 6 jogadores da formação !!

    Mais uma vez seremos nós os adeptos, pessoas como tu Cherba, aqui no blog e outros excelentes blogs, que despendem muito tempo ao serviço do Sporting, que não podem deixar que esta falta de respeito aconteça, o Sporting tem uma história demasiado grande para ser posta de lado. A direcção do clube tem, talvez, o papel principal nesta matéria.

    Quanto ao “embaixador da luz” ele que vá para o caralho, é uma marionete desbocada. Devia ter mais respeito por ele próprio.

    Quando falo nesse gajo não posso esquecer um nome, PEYROTEO. Ah e tal só fez 20 jogos pela selecção e o camandro… pois, mas para quem gosta de estatísticas ( e os lampiões adoram ) continua a ter a melhor média de golos ao serviço de Portugal, o problema é que foi do Sporting.

    Bela equipa de juniores temos nós.

  22. O eusébio é um preto de merda – e a expressão é tudo menos racista, pois se ele fosse branco, amarelo ou azul seria um branco de merda, amarelo de merda ou azul de merda!

    Cor ele pode ter qualquer uma, que não me faz diferença nenhuma – mas é um merdas!

    Agora é um merdas com a conivência do Sporting – é indesculpável que aceitemos com um gajo que se pavoneia com a selecção diga abertamente que odeia o Sporting e ninguém diga nada!!!

    Quanto aos juniores, temos vários jogadores que se fossem argentinos ou chilenos já poderiam estar no plantel principal – alguém que me diga o que têm Boji9 ou Rubio que Betinho não tenha. E por favor não me falem da bicicleta – falem-me da sua forma de jogar como PL.

    SL

    • Penso que é relativamente fácil entender a ironia usada no artigo, mas se, pelas tuas palavras, qualquer que fosse a cor não faria diferença, porque não chamar-lhe somente burro, ou palerma?

      Era bom que o Eusébio, com a idade que tem, a experiência de vida, a quantidade de pessoas que já conheceu, o seu trajecto no desporto, fosse mais coerente. Não o é, e muitas das vezes deve-se ao ambiente que o rodeia.

      O homem fala, sai burrice. Se fosse branco e fosse produto do mesmo ambiente, também falaria as mesmas burrices.

      Muitas das vezes a melhor resposta, é mesmo o desprezo, causa azia ao provocador.

      Neste caso, a nossa resposta DEVE ser dada em campo, com uma vitória na Luz.

  23. O nosso maior problema é mesmo esse: não há respeito pela instituição Sporting – pelo que dá e potencia ao futebol e ao desporto neste país.

    O Sporting tem que encontrar alguma maneira de promover a decência na imprensa. Não os podemos comprar como outros, não os podemos intimidar como outros. Talvez a resposta seja dava como foi hoje, com o “caso Capel”. Como se estivessemos a educar crianças pequenas que publicam todo o tipo de notícia “sem terem tido o cuidado de a confirmar junto da direcção de comunicação da SAD do Clube”.

    Só temo que seja uma abordagem demasiado ingénua.

    • P.S.: A falta de decência na imprensa inclui a manipulação da entrevista do Eusébio, onde ele não diz nada de mais (quando visto em contexto) nem que nunca tenha dito antes.

      Sejamos homenzinhos para reconhecer quando estamos a ser levados a reagir de determinada forma às provocações.

      • o comentário que mais gostei de ler até agora, focas um ponto essencial: para os media interessa o “graveto”…
        A Sociologia até “cientifizou” (flame pelo neologismo é merecido) a arte de manipular ( tambem, verdade seja dita juntou ao conhecimento humano os mecanismos de detecção da manipulação, mas adiante).
        Nesta vertigem histérica de troca de insultos ( arma de arremesso das mais antigas da História), quando é que se pára para ver as pessoas? Os alvos de insultos são pessoas, quer a titulo individual, quer como “corpus”/essência das instituições. Vamos começar a acalmar, pá!

        A internet já tem destas flame-wars desde ’69 ( não foi a world wide web o primeiro palco delas, antecipo o reparo, para os mais desatentos), o frenesim e gozo que dão deixam sempre um gosto amargo na análise “post-mortem”.

        Cenas lindas/sublimes a evocar os sentimentos mais puros da infância, que nos deixam mais leves e capazes de encarar o mundo de forma mais positiva é o que é preciso

        Compreender, aceitar, abranger é positivo. Excluir, fechar os olhos às nuances, reduzir as coisas ao básico é negativo. (soa naïve mas que se foda: é verdade)

        desliguem os flamethrowers, olhem para o mundo sem preconceitos,
        tive mesmo sorte de nascer nos anos 60… o que eu choro ao ver o Woodstock e reconhecer que o sonho era táo vulnerável e que foi eterno enquanto durou

        Que os homens de amanhã olhem para o clima de crispação desta época com incredulidade, é o que eu espero

        Peace and Love brothers

        P.S. só há uma raça: a raça humana; os meus brothers são sportinguistas e benfiquistas e portistas e vitorianos e, … e ad infinitum

    • Evidente, e por isso é que dei a resposta que dei acima.

      Primeiro que tudo, urge ler a entrevista na íntegra. As declarações dele, podem até não ter sido tão descabidas (lendo tudo).

      Foram insensatas, mas aquela é somente uma pequena parte de uma resposta de uma entrevista inteira.

      Acima dos 90% das frases que aparecem em manchetes, são de alguma forma manipuladas. Por vezes basta acrescentar uma vírgula, ou retirar um complemento verbal.

      Tenho praticamente a certeza que esta também o foi.

      Manipulação de manchetes = aumento do índice de vendas

    • Manipulação, homenzinhos, contexto, bla, bla, bla…. Realmente somos mesmos uns gajos muito porreiros. Sempre a desculpar tudo e todos, por vezes esquecemo-nos é é de defender o Sporting. E acreditem que sim estamos em guerra com tripeiros e lampiões e, neste momento, vale tudo para nos foder. Só não vêm quem não quer

  24. A falta de respeito de uns, apesar do seu estatuto, deve ser apontada mas, a meu ver, menorizada. A grandeza do Sporting e a sua natureza eclética e abrangente a todos os níveis não está hoje, nem nunca estará, em discussão venha quem vier dizer o que se lhe aprouver sobre o assunto. Assim como com a espécie de apresentadora, estas palavras apenas caem mal a quem as profere, pela falta de nível, objectividade e de respeito que lhe deviam ser exigidos. De resto nada tenho a dizer sobre esse assunto. Se o senhor dorme bem depois de ter dito algumas alarvidades, ainda bem para ele. Ao Sporting e à sua história fazem vénia a glória, a verdade, a excelência e a honestidade. Isso ninguém nos deu, mas também ninguém nos tira, seja lá quem for.
    Somos nós pela nossa acção que diariamente fazemos o clube. O resto são cantigas.
    Viva o Sporting!

    SL

  25. Deixemos a tonalidades cromáticas do símio do colombo e registe-se a vitória 5-3 do futsal. Jogámos bem, mas fomos demasiados macios a defender o que nos pode causar dissabores, à semelhança do último jogo com o Modicus e que hj esteve outra vez perto de acontecer. E falta-nos claramente um finalizador.

  26. Esse individuo “eusebio” e só mais um daqueles que não tem qualidade para abrir a boca e que se não fosse o futebol se calhar já tinha morrido a fome.
    Dizem os benfas que são seis milhões em portugal!!!!!!!!!!
    Eu chego a conclusão que e verdade pq só com seis milhões de benfas e que temos jornalistas a fazer entrevistas da qualidade que temos “Qualidade de merda”.
    Se eu fosse ministro da educação e me perguntassem O pq do estado deste País ?
    A resposta era fácil
    Com seis milhões de benfas os senhores estão a espera de quê?Um Pais não cresce com tanta gente inculta e ignorante que leva porrada do bêbado do pai quando sao pequenos ate serem do benfas.e que tem a estátua de um analfabeto,inculto,mal formado ,e chulo da sociedade aporta do Campo de futebol.

  27. Mais um Grande Post,nao ha muito a dizer…!o preto de merda(tenho familiares Angolanos)logo nao posso ser racista,nem o sou,mas este individuo ao qual eu já nao tinha respeito nenhum,continuo sem ter e no dia que ele morrer nem me aquece nem me arrefece e ao menos é menos um ignorante que desaparece!em relacao ao Post a parte que fala sobre Portugal acho que é mais do que óbvio qual o clube que dá os jogadores para que tenhamos uma selecao no mínimo aceitavel..e quem disser o contrario esta a mentir!eu por acaso vi o jogo todo entre o Chile com o paraguai e o Matias jogou muito bem!

    PS:alguém sabe links para ver o resumo dos juniores ou do futsal??eu tive a trabalhar e infelizmente nao pude ver…!SL

  28. Acabado de chegar de Odivelas, vi os últimos 15 minutos, vindo de Mafra onde vi 5 golos fenomenais…

    Concordo com as ideias do Cherba, no entanto não posso apoiar os termos usados, com todo o respeito.

    De resto foi uma grande jornada para o Sporting Clube de Portugal. Domingo lá estarei em Alvalade a dar força ao nosso Clube e já tenho na carteira o bilhete para a invasão à lixeira.

      • Peyroteo, eu também não ia, mas o meu sobrinho menor de idade comprou bilhete para mim e para ele (prenda de anos), custou-lhe as -poupanças e vai ser uma estreia para ele, ver o Sporting fora de portas.
        Custa-me dar dinheiro à agremiação corrupta, mas pelo nosso grande amor, vou tomar as vacinas de modo a não apanhar nenhuma doença.

        SL

  29. bons post. todos teem direito,áh sua opinião mas ke esse fulano ke vive á custa de não sei quem não merece outro comentário como estes ke aqui foram descritos.
    virando de assunto,bela vitória do SPORTING no FUTSAL e então o ke se ade de dizer dos nossos putos no jogo contra o LIVERPOOL maravilha das maravilhas

    saudações leoninas

  30. Cherba, não tive oportunidade de ver o jogo de Portugal porque estava a embarcar para uma viagem de trabalho.

    Hoje quando chego ao Hotel enquanto ainda desfazia as malas fiz uma coisa que nunca faço: ligar a televisão. Pontaria das pontarias, estava a dar o jogo de ontem em diferido.

    Ora, os comentadores aqui no Uruguai não se cansavam de tecer elogios aos jogadores formados no “Sporting Clube”, inclusivé o Figo, e referir que deveriam sentir-se como em casa a jogar no seu estádio (a informação que tinham sobre o local do jogo deve ter ficado naquela querela ridícula que nos forçou a disputar o jogo na lixeira). Achei bastante piada a ninguém se lembrar que aquilo era o estádio do “maior clube de carnide”!

    Atenção que temos muito mais “publicidade grátis” ao Nosso Clube por esse mundo fora do que qualquer um de nós se dá conta. Vivi 5 anos na Holanda e isso foi por demais evidente no respeito que tinham por nós. E sim, ninguém por essa Europa e Mundo fora deixou de nos considerar uma equipa de topo, independentemente de termos andado a arrastar o nosso prestígio na lama.

    Em Portugal, no entanto, nota-se claramente um discurso jornalístico que anda a esticar a corda. Além do mais introduz o braga nesta equação dos grandes. Quem é o braga? o que ganhou até agora? quantos adeptos e sócios tem? quantos núcleos tem espalhados por Portugal e pelo Mundo fora? mesmo que tenha ido à final da Óroliga o ano passado, alguém fora do país se lembra disso? Pela mesma ordem de ideias, alguém se lembra que Nós fomos à final da UEFA em 2004/2005 e a perdemos em casa? Só mesmo os adeptos “papa-enciclopédias da bola”!

    O Sporting é o que é pelo que conquistou, pela paixão que move, pelo ENORME contingente de adeptos altamente fieis (e bipolares, onde me incluo com muito orgulho!! :D), pela visibilidade que teve ao formar alguns dos jogadores que ficarão para a história do futebol dentro de muitos anos. Isso sim! Aliás, quem conhecer bem a história do Sporting saberá que isso não foi feito só no futebol. Veja-se onde começou a jogar Carlos Lisboa, Carlos Resende, onde mais alto brilhou António Livramento, quem foi Carlos Lopes e Fernando Mamede, o que atingiu Joaquim Agostinho (que ainda tem “só” o seu nome imortalizado numa etapa do Tour, etc, etc, etc

    Sporting Sempre!

    • Confirmo isto, gord_illo! E dou mais uns exemplos.
      Tenho um bom amigo que vive em Zaragoza mas que é chileno. Há dias estavamos em trabalho em Birmingham e no intervalo do congresso, a conversa descambou para o futebol. Bem, o homem elogiava mais o Sporting que eu, sabia os resultados todos e começou a disparar a longa lista de miúdos que jogavam em toda a Europa e que tinham feito a formação no Sporting Clube de Portugal. De alguns nem eu me lembrava!
      O mesmo se passou com outro amigo da Holanda, o homem não gostava lá muito de futebol, mas lá foi dizendo que o único clube que conhecia de Portugal era o Sporting, que comparou ao Ajax.

      Acho que é por aqui que temos que investir e explorar. O Sporting CP tem tudo para ser uma das marcas globais do futebol. Competir com o Real e o United? Não me parece, mas podiamos perfeitamente estar a lutar para um 2ª patamar, logo atrás destes colossos, que têm meios que nós dificilmente teremos.
      Aliás, este tema está a discutir-se no congresso internacional de futebol que decorre no Estoril (creio).

      Como se chega lá:
      Com digressões no final e inicio de época. Pelo menos uma dessas tem que ser na Ásia (China, Tailândia, Singapura, Malásia, Japão, Coreia…)
      Ou visitas relâmpago como a de Angola (que teria tido resultados desportivos bem distintos se não tivessemos um camião de lesionados).
      Com jogos às 12horas, com transmissão para toda a Ásia.
      Com um craque ou dois dessas latitudes (por muito que nos custe, o Futre tinha e continua a ter razão)

      Concluindo.
      Temos uma bela equipa que é uma verdadeira sociedade das nações, bem temperada por portugueses (e outros que virão dos juniores) e isto é apelativo para o adepto comum e para o magnata que quer por o pé na europa e fazer muito dinheiro.

      Só não vê quem não quer!

      SL

  31. Vergonha!!!

    No Andebol goleamos o Benfica por 26-17.
    Atenção que chegamos a ter 12 golos de vantagem, mas melhor… na altura foi o dobro, foi um 24-12 !!!

    Pena termos desligado, pois em vez de acabar num 26-17, podia perfeitamente ter ficado um 34-17.

    Gostaria ainda de chamar a atenção para a falta de qualidade e isenção dos “Pragal Colaço” que metem a grunhir a um microfone da televisão pública paga por todos nós, a RTP.

    Disse a besta em tom muito melancólico; quando o Sporting no início da 2ª parte esmagou, por altura que marcou o 22-11 e claro que sentenciou o desafio:
    “Não há nada a fazer”.

    Que vergonha.

    • Enviei um protesto educado para a RTP2.

      Como Sportinguista e Português, contribuinte para o ordenado da personagem, não pretendo que mude de clube, como é óbvio, mas que seja profissional na sua função.

      Por momentos, parecia que o Benfica estava a ser goleado pelo CSKA numa competição Europeia.

      E era o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

      Tive vergonha pelo rapaz.

  32. Quanto ao Eusébio tenho pena. Pois é um símbolo nacional quer se queira quer não.

    Por um lado levou muitas boladas na cabeça, também as garrafas de whiskey mamadas todos os dias, mas o principal é ter que justificar o cheque todos os meses do carnide.

    Termino a confirmar que já o apanhei várias vezes no black tie

  33. Caros,

    Concordo com a essência deste post em absoluto. Talvez não não sua forma. Como privilegio o conteúdo, identifico-me com o que o Cherba aqui escreveu.

    Fala-se de dois assuntos que estão de facto interligados em que um deles (Eusébio) é uma manifestação do outro (a falta de respeito pelo Sporting).
    Em relação a esta última já aqui escrevi por mais do que uma vez que o principal veículo de transmissão é a vergonhosa comunicação social que temos, o exemplo citado pelo Cherba é ilustrativo mas somos bombardeados semanalmente com dezenas deles. Alguém imagina a comunicação social calada se o João Pereira cometesse dois Pénaltis infantis em 5 jogos? Pois… Eu também não.

    No meu entender o Sporting tem que lutar nesta arena com as mesmas armas do adversário, ou seja tem que construir um “Lobby” que o represente de igual para igual.

    Agora o prato forte. A julgar pelos comentários vigorosos que se seguiram – A entrevista de Eusébio. Devo dizer que não a li (como é óbvio) porque não reconheço ao Eusébio qualquer capacidade para dizer coisas novas ou inteligentes.
    A minha opinião sobre o Eusébio é bastante negativa. Cheguei a pensar que pudesse estar toldada por se tratar de um símbolo benfiquista, mas uma melhor análise diz-me que não. Este homem é um exemplo de alguns aspectos negativos que existem na nossa sociedade. Agrada-lhe ser um símbolo nacional e viver “à pala” da seleção mas não consegue descolar do seu clube, do qual também se alimenta. Uma espécie de presidente da republica com preferências partidárias e a fazer lembrar os casos de acumulação de pensões por exemplo. Vive à sombra do que fez no passado não lhe sendo reconhecido obra de valor nos últimos 40 (q-u-a-r-e-n-t-a) anos.
    Quanto à entrevista em si, voltamos ao assunto da influência negativa da comunicação social. Devo dizer que Eusébio não tem por si só capacidade para dar respostas com mais de cinco palavras, portanto para se dar destaque a essa frase é porque ela deve ter sido encomendada. Assim como também foi a presumivel multa ao Diego Cappel. Mais notícias destas se seguirão. É que… estamos na ante-camâra do Derby. Não se esqueçam.

    Z

  34. Cherba, és grande, fdx, mais um post daqueles.
    A propósito do mesmo, ainda ontem estava a ter esta discussão com um conhecido meu. A selecção neste ultimo jogo jogou com:

    Rui Patrício (Joga); João Pereira (Joga), Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso (formado), Raul Meireles (Rúben Micael, 63′) e João Moutinho (formado); Nani (formado) (Quaresma, 82′, formado), Cristiano Ronaldo (formado) e Hélder Postiga (jogou) (Carlos Martins, 84′, formado). Treinador: P.Bento (formado)

    14 jogadores utilizados + 1 treinador = 15
    2 jogam no Sporting;
    6+1 foram formados no Sporting;
    1 jogou no Sporting

    De 15 apenas 5 nunca tiveram qualquer ligação com o clube. Isto a contar que o pepe oficialmente não calçou as botas.

    E depois vem aquele preto de merda que tem 95% do cérebro nos pés, dizer o que disse em relação a uma instituição que outrora também representou com as cores verde e branca, vestidas?!

    Conclusão: Enquanto continuarem a existir pessoas que vêm o Sporting como clube de futebol e não como uma instituição desportiva, a maior do nosso país e a segunda maior a nível mundial, barbaridades destes serão mais vezes ditas por gente triste e infeliz desta nossa sociedade.

    Sporting e Portugal Sempre!!!

      • do que tenho visto, pelo menos o ilori, o joão mário, o chaby, o iuri, o bruma, e o betinho têm potencial para em 3/4 anos chegarem à equipa principal do SCP.

        e já agora, que grandes golos do betinho e do etock, foda-se!

    • que duas xuxas mesmo!!! e não se enganem com o Ilori pelo jogo com o leiria, o miúdo é mto bom. Quanto ao betinho, estou muito curioso para ver o que vai fazer no resto do nextgen. Do chaby já vim que tem “10” nas costas!!

  35. Grande equipa de juniores sim senhor, e até aí se vê a falta de respeito dos jornais pelo nosso clube. Já imaginaram se fossem as galinhas quer estivessem a fazer a carreira que nós até agora fizémos na Next Gen Series? Até se vinham!

    Penso no entanto que nem todos aqueles miúdos que agora parecem ser grandes estrelas irão vingar. Por exemple o Bruma e o Iuri Medeirosnão me cheiram que vão longe. Oxalá esteja enganado mas cheira-me muito a Fábio Paim.

    Por outro lado gente como o João Mário (que grande maturidade tem aquele puto!), o João Carlos (que pézinhos!!!), o Chaby e o Betinho acho que realmente vão ser una fora de série. Espero que o Domingos ganhe um bocadinho de coragem e se deixe de Pereirinhices pois há aqui muita gente que já pode dar uma ajudinha de vez em quando.

    • o defesa esquerdo sabe centrar e bem , pelo que vi do resumo!
      enfim, pode perfeitamente chamar-se um miudo de vez em quando para ganhar experiência em jogos de menor pressão, em vez de insistir em mumias paraliticas como o pereirinha a.santos e evaldo só para enumerar alguns!
      já agora, o que não se deve fazer é mandar os miudos às feras como o llori no jogo decisivo contra o leiria!mas pronto também não havia opções…

      • O Ilori fez a pré-época e apesar de ser junior faz parte do plantel senior… se um jogo contra o leiria em casa é considerado “mandar os miúdos às feras”, não me parece que haja muitos mais jogos em que possa ser lançado “em segurança”. Se for esse o pensamento, então mais valia emprestá-lo para ganahr calo.

    • o iuri medeiros é, tecnicamente, o melhor jogador dos juniores (e só tem 17 anos). resta saber como vai evoluir! o pormenor do gajo antes de centrar a bola para a bicicleta do betinho é delicioso!

  36. Malta, vim aqui parar através duma publicação deste post no facebook e permitam-me deixar a minha opinião.
    Penso que as declarações do Eusébio devem ser analisadas sob duas perspectivas:
    1.A parte em que ele desrespeitosamente se refere ao Sporting, colando rótulos de racismo ao clube. É deplorável, é de mau caracter e merece a nossa total repulsa. Puta que o pariu!
    2.O facto de ele desvalorizar a parte do “preto de merda” do Alan. Eu sinceramente acho q o Alan foi um merdas e n gostava q fizesse o mesmo com um dos nossos jogadores no próximo jogo. É estúpida esta mania de hoje em dia se um gajo se refere a outro como preto ser considerado racista. É ofensivo? Claro que é. E se lhe chamar filho da puta tb n é ofensivo? É mais grave dizer preto de merda do que filho da puta? Não me parece. Acresce o facto de estes insultos entre jogadores se passarem em campo, onde a malta está com a adrenalina em alta. Lembrem-se do caso Materazi/Zidane. Um gajo dizer “o cabrão do cigano é um fuço de merda” sobre o Quaresma é racismo? N me lixem! É uma ofensa, como tantas outras mas não é racismo. Racismo é uma coisa completamente diferente, muito mais grave e n tem puto a ver com A chamar “preto de merda” a B. Não vamos confundir os conceitos ou passamos a banalizar o conceito de racismo.
    “O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras”.

    Cumps a todos,
    FS

  37. Ao contrario do que mtos dizem chamar de preto a alguem e insulto.A raca e negra e o ser dessa raca e negro.Sou caboverdiano e Sportinguista doentio,mas fico triste qdo vejo que afinal os mandantes do Eusebio conseguiram aquilo que queriam: que baixassemos ao nivel deles. Chamar branco nao e insulto,pois a raca e branca.Insulto e chamar de cracker ou qualquer outro nome depreciativo em relacao a vossa raca. Um abraco leonino.

  38. Aquele que nao aprendeu com os erros do passado tende a comete-los de novo. Dizer que chamar fdp a alguem e o mesmo que usar um termo racista e de uma desonestidade intelectual gritante.Deviam aprender com os erros do passado,com os americano e brasileiros que qdo provado o insulto demonstram tolerancia zero.
    O Eusebio e um negro ignorante,mesmo que ele se autodenomina preto, que qdo fala so entra poeira e sai asneira. Nao devemos tentar justificar as nossas palavras com a ignorancia alheia. Sejamos honestos e respeitemos uns aos ooutros, pq so assim o nosso Sporting podera considerar-se uma equipa universal.
    Saudacoes leoninas.

    I Ain’t mad at ya!

    • Paulo, lamento mas a nossa discordância está precisamente aí: eu não considero que preto seja um termo racista. Se tivessem chamado ao Alan “Negro de merda!” já não havia problema ou estávamos exactamente a ter a mesma discussão? Faça uma análise isenta e responda-me com sinceridade.
      Vamos supor que se verifica o contrário, o Alan chama “Espanhol de merda!” ao espanhol. Estará a ser xenófobo? (aposto que ninguém achou estranho ou xenófobo eu referir-me ao javi garcia como “o espanhol”).
      Como é que nos referimos a alguém de raça cigana? Normalmente por “o cigano” ou “a cigana”. Alguém acha estranho ou racista? E se for por “lelo”, isso quer dizer que não posso ser seu amigo ou que não quero os meus filhos a frequentar uma escola com crianças ciganas só pq são de raça cigana? Há grandes amigos de raças diferentes que se chamam uns aos outros preto ou chinês ou outra coisa qq sem que haja qualquer problema nisso… tenho aliás um grande amigo preto (ou de raça negra, para os mais sensíveis) que certamente considera uma ofensa muito mais grave (com direito a chapada) se lhe chamarem fdp do que preto. Tem a ver com a sensibilidade de cada um. Muitos dos que agora consideram gravíssimo este tema, qtas vezes entre amigos brancos não se referiram a alguém como “o preto”? Consideram-se racistas?
      Por motivos profissionais já tive conhecimento de casos de verdadeiro racismo e garanto-lhe que n tem puto a ver com chamar preto ou branco ou outra coisa qq. Tem sim a ver com atitudes e descriminações racias, com ódios baseados na raça, coisas graves, bem graves que muitas pessoas nem desconfiam que acontecem.
      Volto a dizer, ofensivo até pode ser para alguns, mas não vamos confundir conceitos, pq racismo é uma coisa muito séria e de consequências normalmente mt graves!!!

      Vamos ao que interessa que é o futebol e a nossa vitória no galinheiro!!! Aposto num do Capel e outro do Schaars!!! ;)

      Cumps,
      FS

    • Nem vá mais longe: Entre os nossos jovens, de todas as raças, é hoje moda referirem-se aos jovens de origem africana (mais um belo e grande termo só para n dizermos “preto”) como “black”, ou seja, preto. Mesmo um “black” refere-se a outro “jovem negro” como black (ex: “o Manel, aquele black da turma x”). Em inglês é muita cool, em português é racismo… patético n acha? ;)

  39. E triste ouvir pessoas como JV Pinto, o Jesus eo Blatter acharem normal insultos racistas dentro das 4 linhas e justificando esse acto com a intensidade que se sente ou se joga uma partida de futebol.Aqui nos EUA o racismo e denunciado e recriminado em qualquer lugar.E a mesma desculpa que o bebado da qdo bate na mulher,estava bebado,nao conseguia pensar.

  40. O Sr. Ferreira , como embaixador da seleção , vi-o muitas noites no bar Elefante Branco , mas a confortar e dar apoio às orfãs brasileiras, exiladas ucranianas e sobrinhas africanas.
    Já tinha idade para ter juízo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s