E este, já foi um teste a sério?

A pergunta fica para todos aqueles que, durante a última semana, alimentaram a tese de que, até agora, o Sporting ainda não tinha tido que defrontar qualquer equipa capaz de colocar-lhe sérias dificuldades. A visão pode ter tanto de tendencioso como de preocupado, pois se por um lado por servir para desvalorizar o que de bom tem sido feito em Alvalade, por outro pode confirmar que muito boa gente não esperaria que, por esta altura, o Sporting estivesse onde está, ameaçando seriamente os planos de um campeonato pintado a duas cores manhosas.

Este parece-me, desde logo, um enorme mérito de Domingos: o de ter conseguido que uma equipa construida de novo, e com um arranque de campeonato medonho, conseguisse, em relativamente pouco tempo, encontrar um fio de jogo, mostrar ideias e, não menos importante, carácter. Mais, o treinador procura agora suprimir a ausência de um dos mais importantes jogadores, Rinaudo, numa tarefa que já se adivinhava complicada e que está a confirmar-se isso mesmo. Ainda assim, e mesmo que fique com a ideia de que não está definido qual o plano B (e depois de mais uma exibição frouxa de André Santos, menos definido deve ter ficado), a verdade é que a equipa não deixa de entrar em campo com o mesmo espírito de conquista, consciente de que só tem a ganhar se cedo se adiantar no marcador.

Isso voltou a acontecer ontem, pese o primeiro lance de perigo ter pertencido ao Braga. A arrancada de Matías, que culminou no golo de Capel, mostrou que também sabemos jogar como o adversário e sair rápido em contra-golpe. O golo de Ínsua, meia dúzia de minutos volvidos, mostrou que também recuperámos algo que, nos últimos anos, tinha andado arredado de Alvalade: a estrelinha. Depois, vinte minutos finais da primeira parte a recuar demasiado e, pior, a não saber ocupar os espaços para solidificar esse esperar pelo adversário (resultou no primeiro golo, mas falhou durante muito tempo). Valeu, então, Rui Patrício, a responder como deve responder o redes de um grande, principalmente porque a defesa parecia acusar o tempo de paragem de três dos seus quatro elementos e o meio-campo parecia adormecido.

A segunda parte começou com a expulsão de Elderson e com Ogushi a falhar um golo quase feito. No espaço de cinco minutos, perdia-se a hipótese de arrumar o jogo e, acredito, embalar para uma goleada. A equipa relaxou, molengou, e o adversário acreditou. Quase do nada, podia ter marcado (puta de cabeçada do Paulo César), mas esse foi momento único nesta segunda parte, até porque a entrada de Carriço para a posição seis deu outra liberdade a Elias e a Schaars. A estocada final foi dada com a entrada de Carrillo, uma espécie de joker que divide opiniões (porque a equipa parece, muitas vezes, coxa à direita, porque Matías não é homem de ala, porque há quem ache que Carrillo se perde quando joga de início) e que continua a deliciar-nos com aqueles movimentos a fazer lembrar Nani, em diagonais para o interior que terminam em bombas directas à baliza.

 Resumidamente, uma grande vitória, frente a um dos mais complicados adversários, o moral reforçado, a onda verde a crescer e um Domingos a irritar-se com as insinuações sobre a sorte do Sporting. Só faltou dizerem que para a semana é que vamos ter um teste a sério…

64 thoughts on “E este, já foi um teste a sério?

  1. Prefiro ver o Carriço a substituir o Rinaudo, que a bailarina do André Santos;
    Ao menos dá pau quando tem de dar, e mesmo que comprometa em algum lance, temos sempre o capitão américa e sus muchachos lá atrás para compensar;

  2. E se para a semana ganharmos vão dizer que o teste a sério vai ser manter esta regularidade, e se a mantivermos vão esperar por uma lesão ou castigo de mais um jogador importante e dizer que o teste a sério vai ser jogar sem ele, e por aí fora, sempre a tentar minar de dúvidas o nosso caminho vitorioso. Vai ser de teste em teste até à prova final, no Marquês, onde cuspiremos do alto do nosso pedestal de campeão em todos os que nos tentaram e vão continuar a tentar denegrir.

  3. Eu que não gosto muito do Patrício, tenho que concordar que ontem esteve muito bem.

    Brilhante defesa, depois completada com o corte do João Pereira, e esteve sempre seguro a jogar com os pés. Nos lances aéreos, que me lembre, ganhou todos, tendo sofrido no mínimo duas faltas bem feias.

    A titularidade da selecção nacional está-lhe a dar outro arcaboiço.

  4. Concordo com o comentário. Acho que ainda estamos no início de uma caminhada que pode ser bem bonita, como celebração na praça de Portugal.

    Para o jogo com as galinhas, temos que mostrar mais coesão no meio-campo. O André Santos pode ganhar prémios, mas continua a desiludir-me como jogador, pelo menos na disposição que o Domingos criou para a equipa. Mas para qué tanta souplesse e bailarinismo. Ali no meio tem que haver gajos feios, decididos e que não tenham medo de meter o pé. O André não é esse jogador…

    Se eu fosse o treinador (ainda bem que não sou), escolheria o Carriço para jogar a trinco. Com a sua entrada ontem o Sporting serenou e ficou mais seguro. De resto, escalaria a mesma equipa, pedindo ao Matias que trouxesse mais magia e ao Carrillo, que quando entrasse, fosse directo à área adversária, muitas vezes e depressa, para ir castigando de amarelos e vermelhos os da agremiação do sporsboa e carnide.

    SL.

    • Eu vejo uma equipa de futebol tal qual uma de basquetebol, ou até mesmo como as diversas categorias de peso nos desportos de combate.

      O André Santos não tem ‘estaleca’ nem atributos para ser médio defensivo.

  5. Acho que já tivemos vários testes ” a sério”, com vários adversários e com diversas circunstâncias adversas…ontem foi só mais um. Valeu mais pelo resultado do que pela exibição, mas claramente deu para perceber que temos uma equipa com outra maturidade. Para a semana é um jogo diferente e vamos precisar de um tipo de “fibra” da qual ainda não precisámos este ano. Não é um campo fácil, não é uma equipa fácil, mas eu acredito que vamos lá para discutir o resultado. (André Santos precisa sem mais agressivo…não é mau jogador, mas é muito tenrinho.)

    Saudações Leoninas

  6. Além de ontem ter sido um bom jogo colectivo do Sporting, embora depois do segundo golo baixou perigosamente a pressão sobre os lampiões do norte, quero destacar algo que me pareceu que iria se tornar um problema mas que afinal não o foi: as inúmeras provocações ao João Pereira! Estava com receio que ele perdesse a cabeça e desse uma puta em algum desses cabrões, mas felizmente aguentou e acabou o jogo sem problemas! Claro que no galinheiro as provocações vão continuar e espero q ele continue a aguentar…

    • Pessoal, tentar responder à ralé é muito complicado, portanto vamos fazer isto em 2 fases. A 1ª é desprezo total e nem sequer lhes dirigir palavra porque para lhes explicar alguma coisa é ter que repetir a mesma aí umas 3 ou 4 vezes (o tinto é fodido) e a 2ª é dada no campo com um banho de bola como eles tanto gostam de levar. Sábado são as galinhas pessoal, seguindo depois os corruptos. De vitória em vitória, no fim da época estaremos no Marquês. Saudações Leoninas

    • Só deu Braga? Se viste o mesmo jogo que eu (o que duvido), viste 3 hipoteses para o Braga (Lima, cabeamento para defesa do patricio e bola no poste).

      Para o Sporting viste pelo menos: 2 golos, uma bola na barra, um cabeceamento do insua pouco ao lado, um centro rasteiro com a bola a andar a 1 metro da linha e com o carrillo a falhar depois, um livre do schaars para defesa a 2 tempos do GR.

      Uma coisa concordo conting. Deu muito Jorge Sousa… é que nem com os amarelos ridiculos aos jogadores do Sporting nem com a quantidade de faltas ridiculas ao pé da nossa àrea conseguiram ganhar!

      Deves ser o jornalista lampião todo borradinho que escreveu a crónica do jogo no Publico…

    • Isto não teria a mesma piada sem os lampiões de merda cheios de azia a arrotarem por aqui o seu bafo analfabeticamente fétido de vez em quando.

      Digo isto com todo o respeito. Repara que, chamando-te lampião de merda, não te estou a ofender, segundo a lógica daquele preto de merda (uma vez mais, epíteto sem carga racista, utilizado unicamente à luz da mesma lógica de não-ofensa) a quem ofereces o teu alargado rabinho com periodicidade diária.

  7. Vitória importante a confirmar que este ano vamos ter uma corrida a 2 com os cabrões do outro lado.

    O Sporting acumula vitórias e consistência o que vai acrescentando confiança à equipa e a todos nós.

    Ontem foi uma vitória bem difícil e como disse o Cherba tivemos de facto estrelinha em momentos chave do jogo, também é preciso mas trabalhámos muito e bem.

    Entrar forte e a marcar tem sido uma imagem de marca que ajuda e muito a gerir o jogo de acordo com as nossas necessidades.

    Por fim, notou-se uma vez mais que o grupo vive um ambiente fantástico, os festejos no relvado e fora dele são uma pequena demonstração disso e no meu entender o destaque da noite foi para o Banco do Sporting, primeiro no pormenor de Domingos a chamar a atenção a Capel para levantar a cabeça, e finalmente para o facto de todos os jogadores do Braga terem feito questão de ir saudar Domingos e a sua equipa técnica, acreditem que isto diz muito de uma equipa técnica.
    Eventualmente irá ajudar-me a perceber, ou a esquecer, o porquê de ter insistido em Postiga, Djaló e Evaldo nas 3 primeiras jornadas…

    Saudações Leoninas e agora somos nós contra milhões de ignorantes…

    • Deixem lá o homem jogar com a cabeça onde quiser. Ele é marreco, dá-lhe jeito curvar-se. Não quer dizer que a sua visão periférica esteja desligada.

      Seja qual for a situação, o número de defesas em cima dele, o lado do campo em que se encontra ou o grau de inclinação do pescoço, a bola sai sempre para a área, e sempre tensa e a pedir golo.

      Cá para mim até pode jogar com um capuz na cabeça, se continuar sempre assim.

      • Stan, por mim com mochila às costas ou sem ela eu quero é vê-lo partir o maxi todo… a questão não é essa.. é o mister tar atento a todos os pormenores do jogo ;)

      • Essa é que é essa – e quando até a verruga do Maxi já se tiver derretido de tanto o ver passar, o mochilas ainda vai ao outro lado estragar a noite ao Emerson um bocadinho.

  8. Teste a sério? A Lazio que perdeu em Alvalade mesmo a jogar uma parte com mais um jogador vai em 1º (duas equipas com os mesmos pontos em Itália). Provavelmente será a equipa mais forte que vai passar por Alvalada este ano (a menos que apareça um tubarão na Liga Europa). Se esse não foi um teste a sério, não estou a ver o que será…

  9. Este jogo mostrou claramente que Carriço terá de ser o trinco contra os lampiões e que o Sporting é hoje uma equipa muito segura, que não se desequilibra como acontecia no passado. E já agora tivemos a tal pontinha de sorte que nunca queria nada connosco…

    • O osébe tem uma dessas no seu domicílio. A espécie dele tem por hábito lançar as próprias fezes contra outros, e isso devia ser uma chatice quando ia lá gente jantar à barraca. Era quando se enfiava a criatura lá dentro. Deve ter sido daí que tiraram a ideia.

      • Porra se esta merda for verdade… era pegar na cabeça do eusébio e martelar no acrílico até partir… dassss!!

      • Poix, também quero continuar a acreditar que é mentira, pois pensar no facto de que poderia existir um estádio em Portugal com uma JAULA (?!) para albergar adeptos de futebol é animalesco, no mínimo.

      • Está confirmado. A estrutura está a ser montada e nós vamos ser a cobaia para a utilização da rede em futuros jogos.

    • Penso que a jaula vai com o carralh… pq vamos ser tantos no galinheiro, que não vamos caber lá.aquela mera durante a semana vai servir para o triste do eusebio receber la os amigos e comer bananas com o Rabo

  10. Como já foi dito, Valência, Juventus e Lázio estão actualmente uns furos acima de qualquer equipa portuguesa. E no geral correu bem, sendo que ainda não somos uma grande, grande equipa mas lá chegaremos. Ter-nos calhado a Lázio na Liga Europa foi bom. Na altura, eu disse logo isso, mas lá em Itália temos de ir com muitas cautelas para não sairmos com o saco cheio. Se garantirmos o primeiro lugar com o Zurique, como todos esperamos, o Domingos fica com um dilema porque as nossas segundas opções não têm sido competitivas.
    As contas do Campeonato até ver estão dentro do objectivo título. E se não perdermos na luz assim continuarão. Se perdermos, os jogos com porto e braga serão decisivos para nós porque o carnide na segunda volta vai baquear. As equipas estão equilibradas. Ambas têm dois jogadores em ponto de rebuçado: Capel e rodrigo. O carnide tem mais opções, o factor casa, e uma defesa aparentemente mais consistente. Por outro lado, o Grande tem um treinador actualmente mais respeitado e elogiado, e um outro factor que pode mover montanhas: um espírito de equipa e de união muito superior ao adversário.
    O nome do árbitro pouco me interessa. Tenho a certeza que vai ser um jogo infernal, com casos (ainda para mais com esta palhaçada das mãos na bola que para aí anda e em que os jogadores estão sistematicamente a pedir penaltys por tudo e por nada) previsivelmente expulsões, e em que dificilmente a arbitragem vai sair dignificada, qualquer que seja o boi preto. Para isso contribui sobremaneira a pressão, a história, e a emoção própria do único verdadeiro derby do futebol português…
    Saudações Leoninas

    • Eu sei é que o Capel vai levar tanta porradinha que vai desejar não ter saído de casa nesse dia. A questão vai ser se o filho da puta do boi que for nomeado vai ter tomates para expulsar alguém!

  11. Todos nós, enquanto Sportinguistas, deviamos já estar habituados ao tipo de comentários e tratamento que somos alvos.

    Quanto não estamos em forma, somos enxovalhados, quando crescemos metemos medo, depois esse medo é direccionado desta forma, com tentativas de destabilização, ao dizer que ainda não fizemos nada de especial, que somos levados ao colo, e por aí em diante.

    Mas é nestes momentos que existem coisas que entusiasmam particularmente, ontem ouvir o Salvador do braga a queixar-se da arbitagem foi priceless, ouvir jogadores como Ronaldo ou Nani a dizerem que vamos ser campeões é outro exemplo. Porque só nestes momentos é que nos motivamos, é que nos unimos e que acreditamos.

    À umas semanas atrás disse que podiamos ser campeões, muitos companheiros nossos me diziam que temos de ser prudentes, que não podiamos encher o peito que faltava muito. Hoje, na semana de dérbi, em que podemos passar o nosso rival na classicação, tendo tido nas ultimas semanas vitorias de todo o tipo, das sofridas às goleadas, há alguem que não acredite que podemos mesmo ser campeões?!

    Eu acredito, e ganhando no fim-de-semana, acreditarei ainda mais, além isso, quero ir ao MARQUES em MAIO!

    FORÇA SPORTING

  12. Essa do testes a sério é espectacular. Como se ganhar na mata real, vila do conde ou guimarães durante 1h10 com menos um jogador fosse fácil.

    Sobre ontem: gostei da vitória, da estrelinha de campeão, da eficácia, do respeito dos gajos do apito depois da vergonha que foi o arranque da temporada. Mesmo que não nos beneficiando. Pelo menos há critério uniforme.

    Não gostei: da exibição em geral, com o meio campo muito desligado, o wolfs muito sozinho, o flanco direito manco no ataque, a falta do nosso líder em campo, o homem das dobras, dos carrinhos limpos que depois dão amarelo – ai rinaudo… Também pode ser normal os espaços concedidos ao braga pelo facto de três deles virem de lesões. E pelo facto de o braga ser o braga, é uma excelente equipa.

    Não sei o que passa pela cabeça do Domingos, mas, como aqui foi dito, o André santos pode receber prémios mas dentro de campo está uns furos abaixo do é preciso no novo Sporting, um Sporting para ser campeão. Na época passada, no meio dos cristianos, passava despercebido e até se destacava aqui e ali. Este ano, ao lado do schaars, elias e em comparação com o rinaudo, nota-se que é claramente um suplente, uma alternativa. Tem boa vontade, mas é limitado.

    Gostei de ver ali o carriço. Talvez seja essa a opção para a posição 6 no galinheiro: vai ser uma guerra e duvido que o André santos seja a resposta.

    SL

    P.s – as galinhas já andam aí, doidas, doidas, doidas. Começou o jogo sujo. Vai saber tão bem depená-las no galinheiro…

    • Só um pequeno reparo: o critério dos gajos do apito foi tudo menos uniforme. E parar erradamente o jogo de dois em dois minutos tendencialmente para o mesmo lado tem o duplo efeito de (i) dar vantagem a quem sofre a falta e (ii) falsear a estatística de faltas e posse de bola. O que acaba por servir de muleta a quem queira pintar uma história diferente sobre o jogo que realmente aconteceu.

      SL

  13. Sou o único que quando ouve “Carrega (o) benfica!” lhe parece que estão a fazer um pedido ao arbitro?

    Considerando o historial de expulsões contra os vermelhos na primeira parte, ainda bem que ja treinamos bem o jogar e ganhar com 10 (Aposto em André Santos aos 30m).

    SL

    • Não sei se o Cherba não vai censurar este comentário como já fez com outros sem que tivesse ofendido alguém mas mesmo assim deixo aqui a explicaão para a famosa expressão “Carrega Benfica”

      Essa expressão passou a ser usada aquando da conquista da Taça Latina pelo Benfica, em que a Taça por ser enorme tinha de ser carregada por vários jogadores.

      E assim ficou a exressão “Carrega Benfica” como que ao dizê-la seja um pernúncio para mais uma conquista do Benfica.

  14. Ora nem mais!
    O que eu daria para, no domingo, poder continuar a ouvir dizerem que o SPORTING ainda não apanhou nenhuma equipa de peso!

    Siga a rusga!

    S.L.

  15. O Domingos ontem mostrou as garras.Ja eatava farto de tantas bocas. O Jardim foi burro ao cair na amadilha do jornalista.Minutos antes tinha dito que o Sporting ganhou pq tinha sido mais eficaz, mas ele depois disse que o arbitro tinha influenciado o resultado.No flash interview falou bem,mas depois de ouvir as ordens do seu presidente…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s