103 thoughts on “Porreiro, era fazer dele um símbolo

  1. Os símbolos não se fazem Cherba. Os símbolos corporizam ideais ou vontades. Sinceramente não vejo isso no Rui. Nao vejo liderança, capacidade de comunicação, ou outra qualquer qualidade além de ser um bom guarda redes.

    Tenho pena mas Nao entendi o post.

    Z

    • são opiniões. Eu penso que não existem símbolos sem uma gestão desportiva que consiga mantê-los no clube. E, quer queiras ou não, neste momento o nome do Rui é o que mais facilmente um miúdo Sportinguista te apontará quando falar dos seus jogadores preferidos.

      • Cherba,

        Sem dúvida que são. E o facto de discordar contigo neste caso concreto é normal por se tratar disso mesmo.

        Estar no clube por estar não faz do jogador um símbolo. Mal comaprando, anda aí um gajo “governar-nos” desde 85 e não o reconheço como símbolo de nada.
        Mais faz CR com o video que colocou no Facebook. Ao Rui só me lembro de ouvir dizer que assobios “entram a 100 e saiem a 200″…

        Z

      • eu era capaz de ter dito pior, se tivesse uma molhada de imbecis atrás de mim sempre a gritar o nome de um sérvio de má memória.
        E, confesso, acho muito mais importante, quando foi noticiada a sua possível saida para Manchester, tê-lo ouvido afirmar “amo o Sporting e quero ser campeão”.

      • Sinceramente julgo que, se nem o Liedson, que fez o que fez pelo Sporting dentro de campo, anos a fio, conseguiu afirmar-se como símbolo e escapar a vários anti-corpos, não me parece que seja Patrício a consegui-lo.

        Todavia esta é uma questão que vai muito além da valia técnica e individual do atleta bem como da predisposição do clube enquanto instituição (e por que não tb dos adeptos) de consagrar símbolos.

        Sinceramente, tenho muita dificuldade em enquadrar Patrício numa galeria de atletas notáveis do nosso clube, gostava que a história e o futuro me desmentissem, mas também não quero estar para aqui a contribuir para uma discussão sobre um actual atleta, discussão essa que não é de todo consensual e que de momento não me parece benéfica para os interesses do clube.

        SL

      • Mais uma vez acho que o Z diz (quase) tudo. Desta vez, howeva, comento pelo “quase”.

        Pá os símbolos não se inventam, são-o, e quando o são, são para todos e não só para alguns. O Patrício é um puto talentoso e até pode ser o maior sportinguista do mundo, mas não convence toda a gente. Quiçá também por ter estado ligado aquela malta do “levantar a cabeça” (embora não tenha culpa disso) do tempo do Palbento, mas principalmente pela ausência de voz, de atitude. Como diz o Z, de carisma. E isto não se treina. Desculpar-lhe-íamos todas as falhas e defeitos se ele dissesse as palavras certas nos momentos certos mas isso ele não o faz. Culpa da idade? Talvez, mas não só, creio. Infelizmente.

        E é, penso eu, fácil demonstrá-lo. Se disser que o Sporting neste momento tem apenas um símbolo em campo, mas que o seu campo é o de futsal, é tão óbvio e tão consensual que nem preciso de dizer o nome do tipo, né?

  2. Quase que aposto que este vai acabar no Porto, para substituir o Helton.

    Vai ser pior do que aconteceu como o Moutinho, pois irá a custo zero.

    Veremos. Espero bem que não.

  3. Oh Cherba, foste um pouco agressivo, mas que ainda me estou a rir ás gargalhadas… Isso estou!

    Adiante, Rui Patrício é um dos nossos principais símbolos, e o facto de não vir para os jornais fazer declarações de amor, para mim não me diz nada. Sempre correcto, sempre fiel, nunca exigiu nada do Sporting, apenas exige o máximo de si próprio para ajudar o clube. Sempre que comete um erro, vejo aquele olhar de miúdo que lhe apetece chorar por não ter feito melhor… Isso para mim vale mais que qualquer video no FB ou declarações de amor no jornal.

    Força Rui!

  4. 100% de acordo e passo a explicar porquê:

    excelente guarda redes completamente identificado e formado no clube. campeonissimo nas camadas jovens. já vencedor de taças e presenças na champions em epocas de vacas magras no SCP.

    carrega a mistica, já é um simbolo e pode-se tornar numa referência de uma decada na nossa baliza. não é carismatico a falar na imprensa mas entre os postes e á frente das redes tem carisma pa dar e vender…muitissimo forte psicologicamente e sem o muito habitual defeito de muitos redes nas saidas aos cruzamentos. não é perfeito, mas tem evoluido constantemente e dá segurança e pontos.

    ou chega uma proposta de no minimo 15M ou deveriamos mantê-lo durante muito tempo, em que será o nº1 de Portugal se continuar o caminho que tem percorrido até aqui. a fase mais dificil, em que era assobiado por atrasados mentais, já a passou com distinção.

    por isto e muito mais Zandonaide, YOURE WRONG, just flat out wrong.

      • o quê? achas que 15M é pouco pelo gigante Rui Patricio?
        por um guarda redes já é um preço elevadissimo…:)

      • Eu por uma oferta de 5 ou 10 milhões ainda ajudava a pagar o bilhete de avião, se fosse preciso!
        A partir do momento em que ele comece a saber jogar com os pés, não o venderia nem por 100 milhões!

      • Lolada, estou a ver que a lesão do Amunike está a passar do joelho para a cabeça. Deves ser daqueles que achavam que o Ricardo é que era bom, só porque sabia jogar muito bem com os pés.

      • Amunike,

        devias era preocupa-te com o facto de o patricio não saber é sair da baliza a um cruzamento ou cantos.

    • “Sem o habitual defeito dos redes na saída aos cruzamentos”?!?!?! Fdx, o patrício não sai a um cruzamento, caralho! Na minha opinião é esse à-vontade fora de postes que não faz dele um redes de elite…

      • Falta de à-vontade, queria eu dizer. E já lhe pagavam umas aulinhas de português e dicção em Alcochete..

    • Bem olha, eu nem sei assobiar, mas se soubesse, o Rui era jogador que tenho a certeza que teria assobiado. Provavelmente o único. Ele até pode vir a ser o melhor guarda redes de todos os tempos, mas a verdade, quer queira quer não, é que ele nos valeu pelo menos um campeonato. Não foi só a mão do ronny…

      Agora, a culpa foi dele? Não. Tinha de ser ter posto a rodar noutro clube e acabou a conversa. Mas que nos tirou muitos pontos, tirou!

  5. Os simbolos são criados pelos clubes, que os mantêm, mas em grande parte serão gerados pela comunicação social, e aí nós nunca fomos mestres.Basta ver o que sucedeu com o Vitor Baia, um caso claro disso mesmo. Quando foi para o Barça viu-se o que valia, mas aqui em Portugal era um Deus dourado. Aliás tudo o que brilha ou simplesmente cintila no fccorruptos passa a ser “vaca sagrada” nos diários desportivos. Se o Patricio se mudasse para norte passaria a ser o melhor, assim enquanto for nosso e por melhor que seja, é apenas mais um. Talvez um bom europeu mude isso, por outro lado tal tambem poderá significar o seu adeus a Alvalade.

  6. Os símbolos não se fazem, impõem-se naturalmente, por si mesmos. Gosto imenso do Rui Patrício, admiro o seu forte carácter para aguentar todas as críticas, insultos e assobiadelas, justas e injustas, de que já foi alvo na sua ainda muito curta carreira, mas também não acho que alguma vez venha a ser símbolo do nosso clube. Um jogador acarinhado e de boas memórias, sim, mas símbolo… Já defende a nossa baliza há quatro, cinco anos, e quando no início de cada época discutimos quem devia ser capitão de equipa, o nome dele nunca é mencionado. Pelo menos não me lembro de ter visto, e eu nunca me lembro dele para usar a braçadeira… Se estivesse perto de ser um símbolo, decerto me lembraria…
    Atenção, volto a dizer: gosto muito do Rui Patrício e já saí em defesa dele muitas vezes.

  7. Isto anda tudo louco no cacifo. Tão depressa dizem tudo e mais alguma coisa do rapaz como a sesuir já é um símbolo.

    Para mim, acho que é um guarda-redes vulgar, um pouco desajeitado, e que só joga no SCP por ser da “cantera”. Creio, na minha modesta opinião, que o marcelo será melhor pelo que já o vi fazer.

    Não tenho dúvidas de que se não fosse a teimosia e nabice do senhor P. Bento o SCP hoje teria um dos melhores guarda-redes da Europa: Vlamidir Stoij…

  8. Vou ter de concordar com o Zandonaide nesta.

    O Patrício é um burro do crl ! Entrevistas de merda ! Comunicação c/ o resto da equipa? Cum crl. Mesmo agora aconteceu com o Onyewu naquele atraso de cabeça.

    Sinceramente, no dia que for vendido não vou sentir falta dele.

    Entretanto, e não confundido as situações, há que proteger os contratos dos jogadores com maiores probabilidades de saírem.

    • Vou ter que te dizer que nesse lance a culpa é do senhor Capitão América! Vê-se nas imagens que ele olha para o Rui antes de passar a bola e já está o Rui a sair-se.
      Mais, gostava também de saber que entrevistas de merda deu o Rui… Mostra-nos que nós não sabemos… Mais, contra o SLBosta só não sofremos mais um porque o Rui foi gigante.
      E acredita que quando o Rui sair vais sentir a falta dele. Não te esqueças que ele apenas tem 22 anos e continua a evoluir…

      Só mais uma coisa, tenho pena que adeptos do SPORTING falem mal de jogadores do SPORTING, seja ele qual for.

      SL

      • “Só mais uma coisa, tenho pena que adeptos do SPORTING falem mal de jogadores do SPORTING, seja ele qual for.”

        Ainda estás nisto? Na fase do anjinho? Não é este um novo Sporting? O Sportinguezinho ainda não se foi? Quê, tenho de concordar ou pactuar com tudo o que se passa no clube?

        Falo e digo o que quero. Pago quotas, sou sócio há 20 anos e já gastei milhares de euros em deslocações. Fode-te, caralho.

        A minha opinião está sustentada pelas inúmeras más decisões do Patrício ao longo destes anos todos como titular do Sporting (QUE NOS VALERAM EMPATES E DERROTAS/ATRASOS PONTUAIS), MAIS (como tu gostas de dizer), se tivéssemos um guarda-redes à altura dos pergaminhos do clube já tínhamos sido campeões novamente, mas como o Sporting é um clube de experiências andamos-nos a foder há anos.

        Só tu pareces ter dificuldade em encontrar falhas na dimensão comunicacional do Patrício. Nem para entrevistas serve, quanto mais para comandar uma defesa com um norte-americano, um peruano e um argentino.

        Porra, meu rico Schmeichel.

      • Não é fase de anjinho nenhuma. Apenas não gosto. Foi apenas o que eu disse. Das-me esse direito??…
        Tenho pena que me tenhas faltado ao respeito, visto que eu não te faltei ao respeito… Mas os actos e as palavras ficam para quem os praticam ou dizem…
        Como já alguem aqui referiu, fosse o nosso problema a baliza e já há muito tinhamos sido campeões. Por alguma razão o Rui é titular da selecção portuguesa e está referenciado por varios clubes europeus, como o Inter de Milão, Manchester U e Manchester City (Só para dar exemplos)
        Mas cada um tem a sua opinião e eu gosto e muito do Rui Patrício!

        (e quanto ao peruano na defesa.. não o tenho visto lá, a nossa defesa é um americano, um português, um brasileiro e um argentino… por isso peço desculpa pelo Rui não saber falar inglês…)

        SL

      • Ó Trolha, e os pontos que te deu, lembras-te? Não fosse ele e tinahs saído da etar com mais dois ou três em cima…

      • Por aqui se vê o problema que nos assola… o RPatrício faz duas defesas incríveis e esteve sempre seguro em cantos e cruzamentos. O artur só fez uma defesa e eu pergunto se fosse o RPatrício a deixar a bola seguir para o Wolks a apanhar que dirias tu?! Enfim, não vale mesmo a pena…

      • O Patrício desde o ano passado que é dos nossos melhores trolha, isso parece-me inquestionável. Mas quanto a, se não fosse ele, já tínhamos sido campeões outra vez … sem dúvida alguma! Andámos a pagar pelas experiências.

  9. Tenho pena que muitos adeptos do SPORTING falem mal de jogadores do SPORTING, sejam eles quais foram!

    Na minha opinião o Rui há muito que já é um símbolo. Não se esqueçam que é o guarda-redes mais jovem de sempre a assumir a titularidade da baliza do SPORTING!

    SL

  10. Vossés são todos uns malucos.
    O Sporting tem ali guarda-redes que, não sendo bom também não é mau, para pelo menos os próximos 10 anos.
    Esta história do Rui faz-me lembrar a do Víctor Valdés do Barca. Ao início também bastante contestado mas com calma e muita paciência lá foi ficando…hoje é titular do barca até ao final da carreira se quiser.

    Se todos os problemas do Sporting fossem na baliza já á muito que estávamos a festejar títulos.

    SL

    • São gémeos. a começar pela compleição fisica. Larga lá as drogas ou assume-te como lampião, ou vai mamar um daqueles das caldas pela nalga acima.

    • Tu é que devias levar na Boeck de tanta asneira que dizes… haja paciência! E depois admiram-se que o puto queira rumar a outras paragens.

  11. O pessoal anda um bocado excitado. Estes 2 jogos teoricamente acessíveis e de nível de dificuldade baixo com zurique e belém acalmarão um bocado as hostes, esperemos. São importantes, mesmo por isso.
    Quanto ao Rui Patrício nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Hoje temos de ter algum cuidado quando falamos de símbolos provenientes da Academia. É inevitável que o pessoal se lembre do palhaço do Moutinho que foi o emblema do clube durante anos. O melhor de todos actualmente é o Cristiano Ronaldo, digam o que disserem dele. Atendendo ao nível de visitas que o facebook dele tem, fez mais ontem pelo Sporting do que alguns que estão lá anos e anos e não rendem. Isto, sem referir os outros aspectos em que ele é uma mais valia para o Clube. Por exemplo o facto de ele ter sido formado em Alvalade ajuda muito nas contratações do Freitas.
    Por outro lado, lembrem-se que o Patrício tem 23 anos, o que para um guarda redes é idade de júnior, quase. Tem mais 15 anos de carreira pela frente e tem condições para ser tornar, por exemplo, titular indiscutível da selecção. A sua personalidade não indicia de facto que estejamos perante um líder nato da defesa, uma voz de comando, mas a verdade é que na segunda metade da época passada me surpreendeu e este ano também tem estado em bom plano e não tem comprometido. Pode ter um grande futuro até porque parece ter capacidade de trabalho. É uma aposta que continua a ser arriscada, sendo que o risco tem tendência a ser cada vez menor. Isto, porque efectivamente ainda não dá a confiança de um Artur que tem 30 anos ou de um Helton que tem 33 anos. E a idade num posto tão especifico é muito importante…
    SL

    • Esqueci-me de referir um aspecto nele que me irrita solenemente. Pode ser que assim alguém lhe diga para corrigir: são aquelas bolas que ele defende ou soca para a frente da baliza. Um redes experiente nunca faz aquilo. Por acaso tem tido sorte ultimamente porque ou os nossos defesas conseguem aliviar em esforço ou os atacantes adversários são inábeis nas recargas. Nessas situações o que há a fazer, de acordo com os livros, é defender ou socar para os lados…

  12. Anti-Patricio, Pró-Patricio, enfim… aqueles pezinhos não me convencem!!!!
    Agora que o brasuca Marcelo Boeck já merecia uma oportunidade, não em joguitos da Taça Lucilio e afins, mas ser titular em 2 ou 3 jogos seguidos, para ver se pega de estaca! Já merecia si senhor!
    Eu “acardito” que há ali potencial…

    • Acho notável a impunidade do Jornal Expresso que tão depressa tem a sua revista a entrevistar Eusébio e a alterar “ligeiramente” as suas palavras para fazer uma manchete bombástica, como vem agora limpar as mão à parede com esta “Reportagem-entrevisat-desmentido”. Só confirma que o trabalhinho foi mesmo feito por encomenda, e agora que já passou o jogo querem recuperar a face.

      PQP!

      Z

  13. O Carrillo também está no estaleiro e o Matias a previsão são 3 semanas de recuperação, o que para o que é hábito nele deve significar aí um mês e meio para retomar ritmo. Está bonito…

  14. O Patricio é muito novo, tem apenas 22 anos e com o tempo, pode de facto tornar-se num simbolo ou numa figura de destaque do Sporting.

    Os “keepers” têm um prazo de validade mais longo e adquirem, de uma maneira geral, a maturidade futebolística mais tarde o que me faz pensar que não sendo ainda um grande “keeper” não faltará muito mais.

    O tempo o dirá, de qualquer modo não acredito que fique por cá por muito mais tempo.

  15. O Patrício está a fazer uma excelente época, ainda agora no jogo do derby fez um jogo muito bom, mas não estou de acordo em mantê-lo como símbolo do clube. Eu acho muito porreiro ele ser o titular da selecção para algum colosso pagar uns 8 ou 10 M (acima do valor do Roberto pelo menos) . Apesar do bom momento e o Rui tem coleccionado bons momento de forma, não nos podemos esquecer de um passado muito recente em que ele agarrava bolas atrasadas dos colegas. Eu sou dos que acham que um guarda-redes é fundamental para atingir títulos e ás vezes nem é pelas defesas que fazem mas sim pela alma que têm e pelo nervo que emprestam à equipa.
    O RP é um coitado, parece que está sempre triste e se as coisas estão a correr bem não é ali que as coisas vão melhorar. O Ricardo não defendia melhor que o Patrício mas todos têm de admitir a importância da sua alma no Euro 2004, na Taça Uefa em que fomos à final. O Quim também tem uma grande alma, capaz de depois um jogo menos conseguido levantar um estádio com defesas impossíveis e foi muito importante no título do benfica. Peter Scheimchel…melhor exemplo?! Não vejo isso no Patrício sinceramente… o Stojkovic por sua vez tinha essa alma, esse espírito de arriscar, de sair da baliza, de voar se fosse preciso. Um dos redes que mais gostava de ver no Sporting seria sem dúvida o Muslera.

    Concluindo, Patrício como símbolo? Para mim, não.

  16. Boa noite,
    Bem sei que por estes dias a opiniao de um benfiquista pode nao ser o mais avisado, mas ca vai uma tentativa:
    . Concordo com o 1o comentario, acho que o Patricio nunca será um simbolo, nao tem carisma, atitude, nem talento suficiente. É bom e é portugues. Só isso.
    . Do vosso grupo de jogadores quem pode ser simbolo e capitão pode ser um da dupla holandesa, 2 grandes jogadores. O Schaars é um belo jogador, um médio completo, todo-o-terreno, dá tudo em campo e tem uma grande atitude competitiva, dentro e fora do campo (ver uma entrevista a 1 mes atrás). O VW, pelo talento, potencial e garra. E marca golos, o que o torna sempre um pouco mais perto de poder ser a referencia dos adeptos.
    . Olhando friamente para o Patricio, ele não é um Marco Tabuas, como alguem aqui disse, mas é um pouco como o Quim era no Benfica. Era bom, mas apagado. Era regular e de vez em quando lá fazia umas saidas da baliza disparatadas…
    Só uma opiniao de quem corre por fora, cumpts,
    PN

  17. meus senhores quando se diz mal dum jogador do S.C.PORTUGAL com apenas 22 anos e para mais sendo o n.1 da nossa baliza e da SELEÇÃO NACIONAL devemos estar todos loucos há que apanhar tino nessas cabeças,são os tais comentários ke os p e os b gostam de ouvir para achincalhar o S.C.PORTUGAL ou ainda não se aperceberam disso

    SAUDAÇÕES LEONINAS

      • Joao Lopes a símbolo do scp! É mete-lo na jaula a atravessar o relvado de Alvalade como fizemos como o “sonho”, q por estas alturas deve estar ocupado num qq circo de Natal cardinalli :)

  18. “15M era fabuloso!
    Eu acho que ele não tem carisma. E sem carisma, não há símbolos. É apenas a minha opinião.”

    Este blog, que acompanho desde há algum tempo, fervoroso, apaixonado, quase possessivo e porêm intensamente amando o Nosso Sporting…melhorou na sua análise recentemente…porque com lucidez e confiança, vendo sem pré-julgamentos, os jogos da época (e que tremida se iniciou, quase que a fogueira era em alvalade), QUE GRANDE SPORTING, QUE É O NOSSO AMOR EXISTE E RESPIRA…e quem diria ? Para mim, seria uma realidade a dois anos, jamais esta realidade…porque se Vcs. veêm o que eu vejo…Nós somos uma Phoenix renascida das cinzas em corpo de Leão voraz e insaciável…Este é o Sporting, com garra, com amor e paixão na camisola.
    Criticam Patricío ??? Ahahahahah… tem as suas saídas infelizes, teve os seus frangos…e terá ainda talvez….No entanto, QUANTOS GOLOS PATRÍCIO MIRACULOSAMENTE SALVOU ? QUANTOS PONTOS DEU ? QUANTA FÚRIA PRECÓCEMENTE SOFREU ? Criticam e dizem que PaTRICÍO É PEQUENO ???
    Sem Patrício…que não é nem Dantas nem uma sua amostra…mas foi, é e será pelo UM GRANDE E ETERNO SIMBOLO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!!
    Coisas simples.

    • Mas qual Dantas, o do “conde de monte cristo” ?!? da-se que isto hoje tá tudo maluco, devias querer dizer DAMAS, um erro algo grave para quem exibe tanto fervor Sportinguista.
      Anda aqui muita lampionagem dissimulada, pra eles todos um grande “FODAM-SE”! quando chegar à altura decisiva da liga, ali para meados de Fev./Março, vão ter a equipa toda rota, à semelhança do que aconteceu na época passada, pois o vosso esPertALHAÇO treinador encarrega-se de pôr sempre os mesmos a jogar o ano todo.

  19. O Boeck é superior ao Patrício,embora ache Patrício um bom GR.
    Mas Boeck mal seja titular no SCP será uma questão de tempo até ir para a Selecção Brasileira.

  20. fodasse é preciso ser cego ou atrasado mental pa não ver que o Rui é dos 30 melhores europeus e que o Victor Valdes provavelmente é tão bom ou melhor que o Casillas, pelo menos salva a sua equipa tantas vezes como são Iker.

  21. Ehpá, cum caralho!
    Temos um keeper que é titular desde os 18 anos na baliza. O único problema é ter feito os erros normais de cada gr nesta idade na baliza do nosso. Normalmente deveria andar a fazê-los no Barreirende ou no Alcabideche, emprestado, como o Golas anda a fazer.
    Mas o Rui, não. Erra, cada vez menos. De ano para ano está a evoluir.E tem a humildade de pedir desculpa à bancada e aos colegas, cada vez que erra,

    Não temos de apoiar cada merda que vem da formação (Pereirinha, esta é para ti). Mas temos de valorizar quem tem qualidade, quem tem evoluído, quem tem mostrado que sente o clube (quantas vezes foi assobiado e alguma vez disse que o clube era uma merda e queria ir ganhar Supertaças para outro lado????), e que pode vir a ser uma das bases do nosso futuro, além do possível encaixe financeiro que nos pode dar…

    Dass, somos mesmo um clube bipolar, que não sabe defender os nossos, quando o merecem…. Comparar o Rui com o Super Boeck, neste momento, é uma piada! Deus queira que o Boeck o possa substituir daqui a 2 anos, com 25 milhões no bolso, mas por agora…. Força, Rui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ah, e ouvi dizer que o Polga rende mesmo é na baliza, e só tem feito merda estes oito anos porque os treinadores (com o nabo do Domingos à cabeça) têm teimado em pô-lo a jogar fora da posição natural dele. Será que alguém me pode confirmar?

      No sítio certo, ou seja entre os postes, parece que é um dos melhores do mundo (foi campeão e tudo…)!

Deixe um comentário