As linhas com que nos cosemos

«O treinador principal Ricardo Sá Pinto, terá como adjuntos, Tiago Moutinho, Jorge Castelo, Nelson Pereira, Sérgio Vieira e Hugo Porfírio».
O elenco é digno de um filme para ser exibido no King, não é?

Ah, é verdade. Entretanto esqueci-me de confidenciar-vos uma coisa: o meu sonho passou a ser ser contratado pelo Godinho Lopes e assinar por dez anos. Depois ser despedido e continuar a receber todos os meses, até outro alguém querer contratar os meus serviços.

88 thoughts on “As linhas com que nos cosemos

  1. Se esta equipa técnica tiver sucesso, é tudpo uma maravilha, são sportinguistas de coração, tudo gente da casa.
    Se por acaso não tivermos sucesso, e se por algum motivo esta equipa técnica for afastada, será que o sportinguismo falará mais alto que as indemnizações???
    SL

    • O Castelo como comentador da sporttv era fraquíssimo. Vamos lá ver se como adjunto se safa. Já o Porfírio, como jogador era habilidoso mas a cabeça era zero. Cá estaremos para ver se passados estes anos todos cresceu qualquer coisa.

      • Mesmo que fosse o mourinho ou o guardiola para adjuntos iamos criticar…ser Sportinguista não é fácil..
        Deixem os homens trabalhar e depois fazemos o nosso juízo.
        Os porcos meteram o Pauladas Santos a adjunto e ninguém ve um tripeiro criticar…

    • diz que o gajo percebe de treino, mas que é muito problemático com os jogadores…vamos ver…

      mas o porfírio estava a treinar algum clube ou algo do género? onde é que foram desencantar o gajo?

    • Esse gajo não é um lamp assumido? Tenho a impressão de ser uma grande personagem (para o mal), mas posso estar a confundi-lo com outro qualquer…
      Se o Porfírio for o Porfírio que estou a pensar… ui, que belo exemplo e que grande experiência…
      O Moutinho (belo apelido, sim senhor, só faltava meterem lá alguém que se chamasse Futre) e o Vieira não estou a ver quem sejam.
      O Nelson é um tipo porreiro.
      Isto são todos uns grandes cromos… Que alguma coisa dê certo é a minha esperança… Mas lá que as expectativas agora nivelaram-se muito por baixo, lá isso se nivelaram.
      Então e o Lima, o Manuel Fernandes, o Oceano, etc.?

      • Menos mau, então; pelo menos, já deve haver algum conhecimento mútuo e dinâmica de trabalho com o Sá Pinto. E alguma experiência, vá lá, por ínfima que seja… coisa que só o alegado lamp terá e que não me parece tão boa quanto isso…

      • È pá não digam essas coisas o Jorge Castelo é Sportinguista como nós.
        Conheço bem o irmão e sei isso muito bem.

        Não comecem a mandar bites para o ar.

        Apenas nos resta apoiar, e acreditar que podemos fazer alguma coisa.

        Vamos lá Sporting

    • Fodasss realmente este Castelo é du crl, com 30 anos de carreira e o patamar mais alto que atingiu foi treinar o Grupo Desportivo do Banco de Portugal…

      Não havia mais ninguém crl ????

      Estes últimos anos têm sido filmes de terror atrás uns dos outros…

      Volta Otávio tás perdoado… pensei que tínhamos batido no fundo com o iPad do Cabral…. pelos vistos vamos ter uma saga…

      Pode ser que o Porfirio arranje aí uns cogumelos porreiros pró Pereirinha pra ver se o gajo acorda!!!

      Se isto não fosse no Sporting ainda dava pra rir… PQP

      • Pelo menos o Cabral ganhou a taça da Escócia com uma equipa bem inferior ao nosso SCP. Perguntem ao Paulinho o que ele acha do Cabral? Estes invejosos…

  2. Eh pá, eu olho para isto e só consigo pensar que faltam lá o Dominguez e o Dani…

    Acho que o Porfírio vai para observador. Quem é o preparador físico?

    • o observador é o sérgio vieira que era da equipa técnica do domingos. o preparador físico é o moutinho que estava nos juniores, sendo que o castelo também percebe de metodologia de treino, pelo que também deverá intervir a esse nível…

  3. Desde que o nosso Paulinho lá continue, por mim está tudo bem. Mas para esta equipa técnica ficar completa só faltava mesmo o Dani e Dominguez, ehehe. O Sá Pinto lá sabe, eu quero é golos, vitorias e titulos.

    Em relação ao Domingos, com um contrato até 2013 queriam o quê?! Muita sorte tivemos nós do homem não exigir o dinheiro todo de uma vez para rescindir contrato. Lá se iam os 500 mil € das cameras HD/Full HD/ Mega master/FM/AM que o PPC nos vendeu…

    SL

  4. Ser adepto sportinguista não é facil…”mas ser qualquer coisa” no Sporting com deterrminados adeptos é praticamente impossível…!!
    Então agora ninguém serve…?

    Pobre Sporting…assim não sei se lá vais…!!

    E falamos nós muitas vezes de termos uma imprensa adversa…
    De termos os árbitros sempre contra nós…
    De isto e mais aquilo…
    Mas para quê procuparmo-nos com coisas externas se é dentro do próprio universo do Clube que surgem as maiores dificuldades…?

    • Completamente de acordo, passam a vida a falar mal esquecem-se que foi por culpa dos adeptos ridiculos que temos que o Mourinho não veio para o Sporting era tradutor não era suas bestas..!!!!
      Assobiaram Acosta, Nani, Veloso, Patricio até o P.Bento que depois dele ter ido embora como vcs queriam ganhamos o q.??
      Trites..

    • Medida tipica á Bruno de Carvalho, populista.!!Tal como na RTPN o próprio Rui Oliveira e Costa arruinou o candidato Carvalho, como sempre apresentou se mal preparado a falar do que não sabe e a falar de uma forma populista.
      Tal como esta situaçao do Cherba, mas que grande jogador que era mto bom mesmo, mas o que pode ele arescentar aoSporting atualmente. A não ser reunir uns votos aos adepts mais desatentos…
      Cara Carvalho assim não vais lá..

  5. É decisão absurda em todos os sentidos sem pôr em causa o sportiguismo e a vontade de vencer que o Sá Pinto demonstra.
    Ainda estamos a pagar ao Pál Sérgio todos os meses, mas a cereja em cima do bolo vai ser pagarmos ao domingos até ao dia em que assina com pinto da costa e isso só deverá acontecer na véspera de o ter de inscrever com treinador para qualquer competição. Até lá vai trabalhando para o fcp à conta dos sócios do Sporting.
    Relativamente à equipa técnica o Sá até agora é sempre a surpreender. Honra lhe seja feita. Eu diria que anda a baixar a fasquia a todos os níveis: entradas de carriço, prereirinha e andré santos em campo (saiu-se bem, é verdade) e agora porfirio (um gajo que jogou no carnide e que tem uma carreira quer como jogador, quer como treinador, miserável) e Jorge Castelo (outro lampião, segundo rezam as crónicas).
    Bem, eu começo seriamente a pensar que não havia dinheiro pra mais: daí a ascensão de Sá, nélson e moutinho e as contratações destas duas vedetas. O belenenses de onde vem jorge castelo não paga ordenados há meses….

    • Até costumas escrever umas coisas acertadas,mas aqui só disseste merda desculpa a expressão….
      Agora para ser treinador adjunto tem de se ser do Sporting?tavamos nos mal se assim fosse….o Jesus é so Sporting e não defende o carnide com unhas e dentes?
      Pqp…..o mal do sporting começo a crer que não é só o projecto roquete mas também e se calhar em maior escala a nossa maneira de criticar tudo e todos,,,,Para nós esta sempre tudo mal….assim não vamos la certamente

      • Então mas corremos co Domingos porque era tripeiro e agora vamos encher-nos de lampiões??

        Mal por mal prefiro os tripas…

      • Não me conformo com esta decisão da direção. Então esta coisa de ainda ficarmos a pagar ao domingos é de bradar ao céus.

        O facto de terem ligações ao carnide é pormenor. É verdade, hoje em dia isso já não tem grande relevância.
        Mas o mais preocupante para mim, daí eu ter falado em baixar a fasquia, é a aparente falta de qualidade e de curriculm dos técnicos. O Porfirio, ninguém sabe muito bem o que andava a fazer, e o Jorge Castelo tem passagens por clubes de terceira linha com excepção das camadas jovens do belenenses que anda pelas ruas da amargura…

        SL

      • Jesus é Sporting? Isso para mim é um mito. Um Sportinguista nunca na vida punha aquele cachecol asqueroso ao pescoço. Um cachecol vermelho ainda vá, agora um com o símbolo da galinha bem visível? NUNCA!

      • GreenMan o JJ tinha cativo na fila atrás da minha no antigo estádio e sempre que não estava nos jogos das equpas dele aparecia lá. E olha que festejava os golos e tudo ;)

        Realmente fica-lhe mal o cachecol mas só demonstra que o gajo “veste a camisola” dos clubes que treina. Não invalida que seja asqueroso, claro.

        Sporting sempre!

  6. Epa vamos esperar para ver, uma coisa é certa do sportinguismo do Sá e do Nelson ninguém pode duvidar.

    Tenho a firme convicção de que as coisas vão correr bem e que vai haver uma blindagem e união natural no balneário. É que o Pal Serge era assumidamente lampião e havia muita gente a defende-lo, tal como o Domingos é tripeiro.

    Ao menos estes são do SCP e com honra e orgulho e até têm o condão de ter ganho titulo lá e nunca disseram mal do clube. Outros há que são super sportinguistas quando dá jeito, mas há mínima oportunidade, lá vêm eles dizer que no porto é que é bom e lá é que eram felizes etc. Lembra-me os norte coreanos é tudo perfeito aparte da miséria da desgraça e da repressão.

    Alguns desses ás vezes até são do benfica.

    O Sá é sportiguista e património do SCP se ele escolheu aqueles adjuntos é porque são mais valias. Não acredito em agendas ocultas por parte do Sá.

    Já relativamente a outros treinadores que por lá passaram não tenho grandes dúvidas que tinham agendas ocultas.

  7. Epa vamos esperar para ver, uma coisa é certa do sportinguismo do Sá e do Nelson ninguém pode duvidar.

    Tenho a firme convicção de que as coisas vão correr bem e que vai haver uma blindagem e união natural no balneário. É que o Pal Serge era assumidamente lampião e havia muita gente a defende-lo, tal como o Domingos é tripeiro.

    Ao menos estes são do SCP e com honra e orgulho e até têm o condão de ter ganho titulos lá e nunca disseram mal do clube. Outros há que são super sportinguistas quando dá jeito, mas há mínima oportunidade, lá vêm eles dizer que no porto é que é bom e lá é que eram felizes etc. Lembra-me os norte coreanos é tudo perfeito aparte da miséria da desgraça e da repressão.

    Alguns desses às vezes até são do benfica.

    O Sá é sportiguista e património do SCP se ele escolheu aqueles adjuntos é porque são mais valias. Não acredito em agendas ocultas por parte do Sá.

    Já relativamente a outros treinadores e fazedores de opinião que por lá passaram ou querem passar não tenho grandes dúvidas que tinham e têm agendas ocultas.

  8. Não entendo a questão dos ordenados? Se o Domingos quisesse tinhamos de pagar todos os ordenados dele até ao final do contrato agora. Sendo assim se o Domingos conseguir contrato antes disso foi um bom acordo.Quanto a equipa tecnica não sou especialista não tenho nada a comentar… só espero que façam um bom trabalho

  9. Vamos esperar para ver, e deixar o Sá Pinto trabalhar. Uma coisa é treinar juniores outra é treinar a equipa principal, no passado já vimos o que aconteceu com o Liedson, o Sá Pinto tem um temperamento difícil, mas acredito que como homem inteligente que é, tenha aprendido com os erros, e nessa perspectiva poder lidar com o plantel sem guerras e picardias.
    Eu vou esperar para ver!

    Força Sporting

  10. Well, that’s a first… É a primeira vez que vejo crítica à escolha… DOS ADJUNTOS! Já agora é uma vergonha que se contrate o fornecimento de bolas de Berlim à Panike. E o papel higiénico? Renova? Fdx! Toda a gente sabe que a Renova além de ser benfiquista arranha o cu comó caralho. V-E-R-G-O-N-H-A! Assim não vamos lá :((((

    • Agora que falas nisso , nao percebo como ainda vende coca-cola se eles acabaram com o patrocinio.
      As sandes de leitao que um gajo enfarda ao intervalo veem sempre frias, há guito pra camaras e nao pagam a merda de um microondas? Depois querem apoio, como se fosse possivel depois de encher o bucho de gordura fria.

      E custava muito arranjarem um bengaleiro na entrada?
      Um gajo nem consegue ver bem o jogo, com o raio do casaco do fato sempre a atrapalhar…

      Pronto, o cacifo vai virar livro de reclamaçoes.

      SL

  11. Não gosto da forma como o Porfirio se veste. Um adjunto do sporting tem que se vestir bem, pois só assim consegue incutir espirito de vitória na equipa.

  12. Uma proposta: Polga para adjunto do paulinho!!!!!!!!!!!!!!

    Mais a sério, embora estranhe a falta de alguém experiente, não tenho uma opinião definida porque não conhece o trabalho e conhecimentos dos ditos.

    Agora, a única coisa que espero que seja revista é a preparação física dos nossos jogadores, esteja o problema onde estiver.

  13. ..vinham logo os idosos ali da zona dos jerónimos a fazer comparações com o Costinha…… eheh

    devia haver alguma “tag” que um gajo pudesse colocar para indicar um comentário irónico. evitava muitos mal-entendidos

  14. não meto o como “apanha-bolas” porque nunca teria lugar na equipa de “apanha-bolas” mais rápida do mundo.

    nem sequer acertava nas mãos dos jogadores.

  15. ai ai,temos a equipa mais rápida do mundo em apanha-bolas!já agora que vocês falam em ser do Sporting ou não,o Paneleiro do Caixinha supostamente é do nosso Sporting e para nos rasgar e falar mal…lá estava ele e contra lamps e tripas baixa os cornos…por isso é um bocado relativo!o Sá lá sabe o porquê destas escolhas,o treinador por norma é que escolhe a equipa dele e se o Sá escolheu esta,não tenho nada contra!

    SL

  16. O Porfirio aqui à uns anos era um grande, grande maluco. Pode ser que esteja mais calmo, mas sinceramente, quando ouvi o nome dele na equipa técnica só me deu vontade de rir.
    “Quo Vadis” Sporting?

  17. a 1º vista parace uma autentica palhaçada, mas partindo do pressuposto que foi o sa pinto que escolheu a equipe com que vai trabalhar, dou-lhe o beneficio da duvida.

    isto se ser treinador de futebol, e muito mais do que transmitir mistica, caracter e personalidade aos jogadores. em metedologia de treino parece-me que faltara competencias ao mister sá, pelo que vamos continuar com a mesma incognita ??

    Será o neslon o nº 2 ? porque não aproveitar o velho MFernandes para a estrutura, já que anda por a papar alguns almoços.
    é o porfirio, sportinguista travestido. qual é o curriculum do gajo ??

  18. Se bem me lembro o Porfirio ainda jogou junto com o Sá no velhinho Alvalade da porta 10A. Juntamente com outros colossos… mas nesta equipa técnica falta claramente o Peixe, o Porfirio traz as mortalhas, o Sá faz os filtros, mas o hax vem por barco da Nazare e a carinha do Peixe nunca enganou. E também privou com eles nessa época… Agora a sério, por muito que não se goste e que não concorde com a escolha, esses são os que temos e para mim serão sempre os melhores do mundo por vestirem a camisola que AMO. Irei apoiar até ao fim.

    Creio ser isso que nos falta enquanto adeptos, apoio incondicional.

  19. O jorge castela nos últimos 30 anos nem sempre foi treinador. É doutorado, de longe dos gajos em portugal com maior formação em desporto, em particular no futebol. Tem conhecimentos aprofundados ao nível do treino, da análise técnico-táctica, por aí fora. É, de todos os elementos desta equipa do Sporting, o gajo que percebe mais de futebol do ponto de vista teórico (metodologia de treino, etc), com trabalho académico na área. Não se ponham já a queimá-lo por causa dos felgueiras ou merdas dessas quando o homem durante boa parte da carreira nem se limitou a ser treinador. O gajo sabe do assunto, é um académico com muito trabalho de observação, planeamento e organização no terreno e parece-me até que deverá ficar com algumas responsabilidades na relação com a nossa Academia – que bem precisa de continuar a ser defendida. De todas as decisões que esta direcção tomou na última semana, esta é a mais racional. É dar ao Sá Pinto (uma escolha de coração) uma ajuda do ponto de vista teórico, de alguém com ligações à área de formação e observação de jogadores. É inserir alguma lógica, raciocínio e método de trabalho numa equipa técnica ainda inexperiente que também precisa de crescer. Não há milagres, nem promessas, mas acho que o Jorge Castela pode ser o toque de clareza que falta, uma espécie de watson para o sherlock holmes (sá pinto). Vamos ver.

    • Sem conhecer o homem e depois de andar a procura de saber de quem se trata, foi exactamente com esta opinião que fiquei, um teorico que pode ajudar e muito o Sá Pinto, um Académico do que o futebol é e foi neste últimos dez anos.
      Pode resultar caso o Sá Pinto seja capaz de transformar a teoria em pratica à sua maneira que depende e muito da motivação.
      Este Sr. Castelo pelo que li é alguém que tenta reduzir ao máximo o “erro” tactico, aquele momento imprevisivel que por norma resulta em golo ou que provoca o golo e como conhecer o adversário de modo a criar-lhe o maximo de dificuldades possivel.

      Teorias são o que são e não são infaliveis mas dado a inexperiência da nova equipa técnica também penso que só pode ajudar assim se entendam as partes, a teórica e a prática.

      Quanto ao ser vermelho, eu prefiro pensar que o foi, hoje é verde.

      Porfirio é que não percebo mas também eu gosto de trabalhar com quem conheço e melhor se o considerar um amigo de muito tempo, facilita mesmo na discussão que nunca são raras em seja em que trabalho for.

  20. O Prof. Jorge Castelo foi meu professor na FMH. Que realmente conhece as componentes da táctica e do próprio jogo é indescutível. Por alguma coisa os cursos de treinadores da federfacão são ministrados com recurso a livros escritos por ele.
    Quando dizia que tinha estudado com o prof. Castelo em viagens ao estrangeiro (Brasil, Espanha…) conhecedores do estudo do futebol mostravam uma grande admiracão pelo Castelo e até por mim por ter tido a sorte de ser seu aluno.

    No entanto, o professor Jorge Castelo, apesar de toda a sua sabedoria, nunce teve grande sucesso, tirando alguns dos tempos em que esteve no Benfica, sempre em tarefas secundárias. As suas tentativas como treinador principal são ridiculas. O ponto alto da sua carreira foi treinar o Farense no ano do descalabro. Entrou a meio da época e foi despedido antes do final da mesma. Lembro-me que na altura este a vencer o Porto e (perdoem-me a linguagem) cagou-se todo, pôs os jogadores todos dentro da baliza e acabou por perder.

    Lembro-me de como professor, ter a capacidade de teoricamente caracterizar o fenómeno do futebol e as suas dimensões, mas nunca o conseguiu transportar para a prática. Inventou muitas movimentacões tácticas, nomeadamente em lances de bola parada, que infelizmente para ele, nunca resultaram.

    Sobre se é sportinguista ou não, não posso dizer, mas dizia-se que era lampião. Boa sorte para ele e para o Sá Pinto (que detesto) e para os outros todos.

  21. Embora tenha andado arredado d’O Cacifo, mais uma vez por motivos profissionais, mas sobretudo pela descrença em quem nos dirigia a equipa, eis que não posso deixar de saudar a nova equipa técnica e desejar-lhes toda a sorte do Mundo!!! Creio que contra ventos e marés iremos retomar a senda das vitórias… Acredito muito no Sá Pinto… O resto são ‘fait-divers’…

    Vamos SCP!!!

  22. O Mourinho era um ex-tradutor. O Rui Faria era um puto recém-licenciado que nunca tinha sequer trabalhado na vida. O actual “Silvino Louro melhor do mundo a treinar redes” ainda era o só o banal “Silvino”. E o Baltemar Brito, para o comum dos mortais, era apenas um desconhecido troglodita amazônico.

    Juntaram-se ao virar da esquina, e não se deram nada mal.

    Deixem a nossa nova equipa técnica trabalhar, e julguem-na pelos resultados. É o que eu vou fazer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s